Família centrada em Cristo - Tim Chester e Ed Moll

Page 1


Rio de Janeiro, RJ

Família centrada em Cristo

Traduzido do original em inglês: Gospel-centered Family: Becoming the Parents God Wants You to Be

Copyright © 2011 Tim Chester, Ed Moll | Good Book Company

Publicado originalmente por The Good Book Company www.thegoodbook.com

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por PRO NOBIS EDITORA

Rua Professor Saldanha 110, Lagoa, Rio de Janeiro-RJ, 22.461-220

1ª edição: 2025

ISBN: 978-65-81489-82-3

Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo citações breves, com indicação da fonte.

Direção executiva

Judiclay Silva Santos

Conselho editorial

Judiclay Santos

David Bledsoe

Paulo Valle

Gilson Santos

Leandro Peixoto

Supervisão editorial: Cesare Turazzi

Tradução: Mariana Ayres

Preparação e revisão de texto: Gabriel Lago

Capa: Luis de Paula

Diagramação: Marcos Jundurian

Nesta obra, as citações bíblicas foram extraídas da Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA), salvo informação em contrário.

As opiniões representadas nesta obra são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam as opiniões e os posicionamentos da Pro Nobis Editora ou de sua equipe editorial.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Chester, Tim

Família centrada em Cristo/Tim Chester; tradução Mariana Ayres. – Rio de Janeiro: Pro Nobis Editora, 2025.

Título original: Gospel-Centeres Family.

ISBN 978-65-81489-82-3

1. Família - Aspectos religiosos - Cristianismo 2. Relacionamentos 3. Vida cristã 4. Teologia cristã I. Título. 25-289185

Índices para catálogo sistemático:

1. Família: Aspectos religiosos: Cristianismo 261.83585

Eliete Marques da Silva - Bibliotecária - CRB-8/9380

contato@pronobiseditora.com.br www.pronobiseditora.com.br

CDD-261.83585

Sumário

Prefácio à edição em português — Áquila Serra Cabral ................................. 7

Introdução ................................................ 13

Como ler este livro ................................... 17

Primeira parte: Uma família centrada no evangelho

1. Famílias centradas no evangelho ...... 21

2. Esperança centrada no evangelho ..... 31

Segunda parte: Uma família centrada na graça

3. Pastoreando o coração dos pais ......... 41

4. Graça para o coração dos pais ........... 49

5. Pastoreando o coração de uma criança ....................................... 59

6. Graça para o coração da criança ....... 73

7. Filhos são um presente ....................... 81

Terceira parte:

Uma família centrada na Palavra

8. Vivendo a Palavra .............................. 93

9. A Palavra e outras vozes .................... 101

10. Orando a Palavra ............................... 111

Quarta parte:

Uma família centrada na missão

11. Uma família maior ............................ 121

12. Uma família que serve ....................... 131

....................................

Família centrada em Cristo

Prefácio à edição em português

É verdade que a família está vivendo tempos difíceis. Criar filhos tem sido um grande desafio.

Essa é a primeira geração em que os pais não são autoridade para os filhos sobre como as coisas funcionam. Os pequenos digitam na barra de busca da internet sobre o assunto que desejam saber, e se acham os experts. Casar e permanecer casado também nunca foi tarefa fácil, mas parece que as dificuldades estão ganhando contornos nunca vistos. A coisa piora se considerarmos o turbilhão de propostas e teorias que, em tese, deveriam ajudar a família a sobreviver nesse caos, mas na verdade trazem mais cansaço e desesperança.

Apesar disso, nem tudo está perdido. Encontramos alívio quando nos deparamos com um livro como o que você tem em mãos. Família

Prefácio à edição em português

centrada em Cristo não traz expectativas irreais ou manuais de comportamento que levam ao legalismo. A abordagem de Tim Chester é franca, sem floreios, vai direto ao ponto. Os capítulos curtos são ótimos para quem tem pouco tempo disponível, mas vive uma demanda gigante e real. O autor fala como quem conhece o chão da fábrica. Ele nos convida a olhar para nossa família com as lentes do evangelho, mensagem pela qual Deus chama pecadores como nós para uma vida de lutas e vitórias na família.

Uma grande vantagem nesse material é que o autor traz a teologia para a prática da vida. Não é um padrão inalcançável. Parece que estamos com um companheiro de jornada bem ao lado, dando-nos preciosos conselhos, com uma boa pitada de senso de humor. É bem estimulante. É bom receber palavras de alguém que sabe o que estamos passando, e tem o que dizer biblicamente. Ele parte da premissa de que a família cristã não pode estar centrada em si mesma, mas sim no evangelho de Jesus Cristo. Somos convidados a viver a vocação familiar como parte da grande história da redenção.

O livro é dividido em quatro partes bem definidas. Na primeira, “Uma família centrada no evangelho”, somos lembrados de que o lar

Família centrada em Cristo

é uma miniatura do reino de Deus, e de que a autoridade deve apontar para o rei, não para o controle dos pais. Não fomos chamados a criar filhos para que sejam primeiramente bem-sucedidos, mas para que aprendam a se submeter ao senhorio de Jesus Cristo. A autoridade dos pais não deve ser algo que aponta para si mesma, mas para o reino do Senhor — de maneira graciosa, não com imposição autoritária. A obediência dos filhos aos pais é mais do que comportamento; trata-se de um preparo para a submissão a Deus. Em seguida, somos levados a refletir sobre “Uma família centrada na graça”. As verdades aqui são libertadoras! Chester nos desafia a caminhar sem perfeccionismos nem permissividade na criação de nossos filhos. Precisamos entender que o que determina o valor da família não é primeiramente o comportamento dos filhos, mas a graça que permeia os relacionamentos. Não podemos esquecer que pais também são pecadores em formação, e que nossas limitações e erros não são obstáculos, mas oportunidades para revelar o perdão e ensinar sobre a graça de Deus. Os pais precisam ser pastoreados por Deus, para que possam pastorear bem o coração de seus filhos. Pais precisam tanto da graça quanto seus filhos, pois dessa maneira entenderão que

Prefácio à edição em português

a solução é discipulado, não só correção. Deus nos deu filhos para que os guiemos, mas também para que deles desfrutemos. Esse relacionamento deve superar o peso da rotina.

A terceira parte, “Uma família centrada na Palavra”, nos lembra de que não podemos esquecer a Bíblia, tratando-a como um item de decoração na estante da sala, ou um objeto usado apenas aos domingos. É nela que encontramos sabedoria, direção, consolo e disciplina para nossa caminhada e nossos relacionamentos familiares. Não é um convite ao formalismo espiritual, mas a uma vida centrada e moldada pelas Escrituras. O autor nos oferece recursos importantes para cultivar uma espiritualidade viva em casa, longe da culpa e do peso, com alegria e leveza.

Finalmente, em “Uma família centrada na missão”, aprendemos que nosso lar não deve ser um fim em si mesmo, mas uma plataforma de lançamento para o serviço cristão. Não podemos fazer de nossos filhos nosso projeto pessoal, mas desenvolvê-los como cooperadores do reino de Deus. Hospitalidade, generosidade e solidariedade são atitudes comuns a famílias centradas na missão de servir a Deus além de si mesmas. O trabalho do Senhor não acontece apenas nas

Família centrada em Cristo igrejas, mas em salas de estar, conversas à mesa, viagens e outras oportunidades.

O que encanta no material que você tem em mãos não é apenas seu conteúdo, mas a maneira que Chester usa as palavras. Sua linguagem é honesta e traz esperança àqueles que sabem que há ainda muito mato alto a ser cortado. Ao ler esse livro, você não será sufocado com listas intermináveis, histórias de final perfeito ou comparações injustas. Se você é pai ou mãe, do tipo que nem sempre sabe o que fazer ou como responder, então siga na leitura. Se seu casamento nem sempre vive dias bons, ou está soterrado por expectativas irreais, então não pare a leitura nesse prefácio.

Leia de coração aberto e mente permeável. Acredite, mais do que um manual pragmático, você será levado a crer (e praticar) em princípios divinos, não métodos humanos. Será importante relembrar que sua família é um jardim onde a graça de Deus poderá florescer e frutificar de maneira abundante.

Família centrada em Cristo é um convite a fazer de seu lar um lugar onde o centro é o Salvador, o ambiente é sua graça e o reino é o destino.

Louvo ao Senhor pela existência da Pro Nobis Editora, que nos presenteia com essa

Prefácio à edição em português

dádiva em nossa língua. Oro para que você aproveite cada página, e que sua família seja realmente centrada em Cristo.

A ele a honra, a glória e o louvor!

Áquila Serra Cabral, pastor da PIB de Muriaé (MG), escritor e mestre em teologia

Introdução

Crianças são ótimas. Estou falando sério: elas são. Claro, às vezes nos tiram do sério (acredito que não sejam só as minhas). No entanto, ainda assim, com certeza as amamos muito.

Pais também são ótimos. É verdade que alguns são abusivos. Não obstante, a maioria tem um amor profundo por seus filhos. É claro, somos falhos, ou melhor, muito falhos (conquanto afirmemos que a mamãe sempre tem razão). Mas tentamos fazer o nosso melhor pelos nossos filhos.

Criar filhos é difícil. Famílias oferecem segurança, aceitação, proteção, amor. Contudo, também podem ser lugares de conflito, desafio, desconfiança.

Este é um livro sobre famílias centradas no evangelho. A palavra “evangelho” significa “boas novas”. Portanto, este livro oferece boas

Família centrada em Cristo

Introdução

novas para as famílias. Oferece ideias para ajudar você a navegar pelas águas às vezes turbulentas da vida familiar.

Todavia, nossas boas novas são mais do que bons conselhos. São mais do que dicas baseadas na experiência. São as boas novas de vida, esperança, perdão e liberdade em Jesus, e como essas boas novas impactam a vida familiar.

A Bíblia não é um manual sobre criação de filhos. Você não pode procurar na letra “D” por “disciplina” ou em “A” por “adolescentes”.

A Bíblia é uma história — a história da salvação de Deus. Ela conta sobre a criação do mundo, a rebelião da humanidade, as promessas que Deus fez a Israel e a vinda do Filho de Deus, Jesus.

Relata-nos como Deus projetou o mundo, o que deu errado e como o Senhor está consertando o mundo de novo, através de Jesus.

Este livro mostra como essa história maravilhosa se cruza com a história da sua família.

A história da Bíblia pode se tornar a história do que Deus projetou para sua família ser, o que está errado em sua família e como Deus pode consertá-la por meio de seu Filho, Jesus.

Existem duas abordagens comuns e contrastantes para a criação de filhos. Algumas pessoas dizem que cada família é diferente e, portanto, os

Família centrada em Cristo pais precisam ir improvisando. Outras enfatizam máximas bíblicas, prescrevendo técnicas precisas.

A realidade é que existem princípios bíblicos — mas no sentido de conceitos, e não de processos. Ser um bom pai não significa necessariamente adotar certas técnicas. Trata-se de viver como parte da história de Deus e deixar que as boas novas do Senhor moldem seus valores, atitudes e comportamentos.

Existem famílias de diferentes tipos, formas e tamanhos: um pai e uma mãe; pais solteiros; padrastos; vários filhos; filho único; enteados. Tentamos não presumir que toda família se encaixa no modelo “pai, mãe e dois ou três filhos”. Reconhecemos que pais solteiros enfrentam desafios extras, enquanto os enteados trazem suas próprias questões exclusivas. Entretanto, para facilitar a vida, ora falaremos sobre um filho, ora sobre todos em geral; ora sobre o pai ou mãe, ora sobre os pais como um todo. Mais uma coisa antes de começarmos: dividimos o livro em muitos capítulos curtos para facilitar a leitura entre a troca de fraldas e a limpeza de vômitos, ou entre dar caronas e lavar uniformes. Capítulos curtos também significam que vocês podem lê-lo como casal após um longo dia.

Introdução

Se quiserem lê-lo em grupo, podem até juntar capítulos, embora talvez descubram que possuem o suficiente para conversar juntos, lendo um capítulo de cada vez. Não tenham mais de dez pessoas para cada líder. Os pais podem se sentir bastante vulneráveis ao falar sobre a vida familiar, então concordem com algumas regras básicas: manteremos confidências, celebraremos nossos filhos em vez de depreciá-los, apoiaremos nosso cônjuge em vez de botá-lo para baixo, nos submeteremos à Palavra de Deus em vez de presumir que somos especialistas. Comecem com uma atividade de aquecimento. Concluam com algum tempo para que as pessoas identifiquem mudanças específicas que desejam implementar. E, como a criação de filhos geralmente vem com uma dose de culpa, terminem lembrando-se da graça de Deus.

Família centrada em Cristo

► Considere isto

Como ler este livro

Um cenário — geralmente baseado em uma situação da vida real — que levanta algum tipo de dilema ou frustração na vida em família.

► Contexto bíblico

Uma passagem bíblica relevante seguida de algumas perguntas para ajudar você a refletir sobre ela.

► Leia tudo a respeito

Uma discussão sobre o princípio, tanto em termos de seu fundamento teológico quanto de sua aplicação contemporânea.

► Perguntas para reflexão

Perguntas que podem ser usadas para discussão em grupo ou reflexão pessoal.

► Ideias de ação

Algumas ideias ou um exercício para ajudar a pensar na aplicação do princípio à sua própria situação.

► Tentamos fazer este livro funcionar:

• seja para leitura individual ou como base para discussão em grupo;

• seja para você que deseja trabalhar com ele sistematicamente ou consultar tópicos específicos à medida que surgem.

Primeira parte

Uma família centrada no evangelho

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.