Doação de Medula óssea A maior parte das pessoas já escutou sobre doação de medula óssea, mas poucos sabem o porquê dessa importância, sendo assim, você vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto através dessa matéria. • O que é medula óssea?
Medula óssea é um tecido líquido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, contém as células tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue. Entre os componentes temos os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos que fazem parte do sistema de defesa do organismo e as plaquetas responsáveis pela coagulação sanguínea.
• Quem precisa de doação de medula óssea?
Pacientes que tem Leucemia, portadores de aplasia de medula óssea ou pacientes com síndromes de imunodeficiência congênita. Esses são indivíduos que possuem um comprometimento na produção normal de células sanguíneas.
É importante lembrar que no caso de LEUCEMIA a indicação de transplante depende do tipo da leucemia. Em alguns casos, é realizado apenas tratamento convencional como quimioterapia e radioterapia. Critérios para ser um doador de medula óssea - Ter entre 18 e 55 anos de idade; - Estar em bom estado de saúde; - Não ter doença infecciosa transmíssivel pelo sangue (ex.hepatite); - Não apresentar história de doença neiplásica (câncer) hematológica ou autoimune (ex. lúpus eritematoso sistemico e artrite reumatóide);
Alguns dados sobre doação de medula óssea Doadores por UF de residência e região: Número de doadores cadastrados por UF de residencia e região.
Analisando o gráfico podemos concluir que há uma grande discrepância entre o número de doadores cadastrados pelo REDOME. Esse fato tem grande impacto nas chances de salvar a vida de um paciente que espera encontrar um doador compatível. Se mais indivíduos se cadastrassem como doadores, consequentemente as chances de encontrar um doador compatível aumentariam, independente da região. NORTE e CENTRO-OESTE possuem os menores números de doadores, sendo assim seria uma área com maior foco para desenvolvimento de campanhas para conscientizar a população e encoraja-la a fazer parte dessa causa.
O que é Redome? É um Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o qual é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil. Além disso, é responsável pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros.
Receptores por UF de residência e região: Número total de pacientes inscritos no REREME, que já realizaram busca de doador não aparentado, por UF de residência e região. O número não se refere só aos pacientes ativos que estão realizando busca no momento.
Analisando o gráfico concluímos que a região Sudeste possui maior número de pacientes cadastrados no REREME, juntamente com o maior número de doadores que foi analisado no gráfico anterior. Provavelmente essa região tem maior engajamento em levar informações sobre essa causa para a população e conseguir números mais altos nesses dois fatores (número de doadores cadastrados e número de receptores.
• O que é REREME? É o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea que faz a inclusão de informações dos pacientes que necessitam de transplante de medula e não possuem irmão compatível. PÁGINA 9