2 minute read

Setor de esterilização

S E R V I D O R A G I S E L E D A S I L V E I R A

Quem é Gisele e o que ela faz?

Advertisement

Gisele é colaboradora do setor de esterilização do Curso de Odontologia da UFSM há 6 anos. O papel que ela exerce junto com sua equipe exige grande responsabilidade pois são eles que operam as autoclaves e fazem a leitura dos testes de esterilização realizados diariamente para garantir a segurança do processo. Além disso, todos devem zelar pelo adequado funcionamento do setor e pela sua organização.

Qual a rotina do setor:

O processo de esterilização começa muito antes do recebimento dos materiais contaminados. A primeira etapa é a limpeza cuidadosa das autoclaves. Após isso, são realizados testes de segurança que vão verificar se o equipamento está atingindo a temperatura e a pressão adequada para esterilizar os materiais. O resultado desses testes é interpretado com todo o cuidado e guardado com o objetivo de atestar a segurança dos ciclos de esterilização que vão ocorrer durante o dia. Depois de tudo organizado, a equipe recebe os materiais contaminados, opera as autoclaves e armazena os materiais esterilizados, aguardando a retirada dos alunos. Além disso, faz parte da rotina do setor orientar os alunos do curso sobre a correta higienização e embalagem do material, processos que devem ser feitos antes da entrega deles ao setor.

O setor continua atuando durante a pandemia?

O que mudou com a panedmia? Como é trabalhar no setor?

O setor continua atuando em dias em que existe alguma demanda, seja o uso de alguma clínica ou quando os alunos solicitam a retirada de algum material que ficou armazenado desde o início da pandemia.

Em função da pandemia, o setor teve que reforçar ainda mais os seus cuidados com a biossegurança. Agora os colaboradores precisam usar Scrubs, face shield, máscara modelo PFF2 e luvas para receber e manusear o material. O setor ainda vai sofrer adequações e sua rotina revista conforme o retorno gradual das atividades do curso.

A Gisele gosta muito de trabalhar no setor, ela e seus colegas formam uma equipe que trabalha com muita responsabilidade e dedicação seguindo todos os protocolos de segurança. O trabalho dessa equipe permite que os atendimentos dentro das clínicas do curso sejam feitos de forma segura e tranquila. O setor de esterilização é conhecido como o coração do curso.

This article is from: