
4 minute read
Doação de medula óssea
DoaçãoDoação dede MedulaMedula ósseaóssea
A A maiormaior parteparte dasdas pessoaspessoas jájá escutouescutou sobresobre doaçãodoação dede medulamedula óssea,óssea, masmas poucospoucos sabemsabem o o porquêporquê dessadessa importância,importância, sendosendo assim,assim, vocêvocê vaivai terter a a oportunidadeoportunidade dede conhecerconhecer maismais sobresobre o o assuntoassunto atravésatravés dessadessa matéria.matéria.
Advertisement
• O que é medula óssea?
Medula óssea é um tecido líquido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, contém as células tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue. Entre os componentes temos os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos que fazem parte do sistema de defesa do organismo e as plaquetas responsáveis pela coagulação sanguínea.
• Quem precisa de doação de medula óssea?
Pacientes que tem Leucemia, portadores de aplasia de medula óssea ou pacientes com síndromes de imunodeficiência congênita. Esses são indivíduos que possuem um comprometimento na produção normal de células sanguíneas.
É importante lembrar que no caso de LEUCEMIA a indicação de transplante depende do tipo da leucemia. Em alguns casos, é realizado apenas tratamento convencional como quimioterapia e radioterapia.
Critérios para ser um doador de medula óssea
Alguns dados sobre doação de medula óssea
- Ter entre 18 e 55 anos de idade; - Estar em bom estado de saúde; - Não ter doença infecciosa transmíssivel pelo sangue (ex.hepatite); - Não apresentar história de doença neiplásica (câncer) hematológica ou autoimune (ex. lúpus eritematoso sistemico e artrite reumatóide);
Analisando o gráfico podemos concluir que há uma grande discrepância entre o número de doadores cadastrados pelo REDOME. Esse fato tem grande impacto nas chances de salvar a vida de um paciente que espera encontrar um doador compatível. Se mais indivíduos se cadastrassem como doadores, consequentemente as chances de encontrar um doador compatível aumentariam, independente da região.
O que é Redome?
É um Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o qual é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil. Além disso, é responsável pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros.
Doadores por UF de residência e região: Número de doadores cadastrados por UF de residencia e região.
Receptores por UF de residência e região:

Número total de pacientes inscritos no REREME, que já realizaram busca de doador não aparentado, por UF de residência e região. O número não se refere só aos pacientes ativos que estão realizando busca no momento.
Analisando o gráfico concluímos que a região Sudeste possui maior número de pacientes cadastrados no REREME, juntamente com o maior número de doadores que foi analisado no gráfico anterior. Provavelmente essa região tem maior engajamento em levar informações sobre essa causa para a população e conseguir números mais altos nesses dois fatores (número de doadores cadastrados e número de receptores.

•• O O queque aconteceacontece apósapós o o cadastrocadastro nono REDOME?REDOME?
•• OndeOnde sese inscreverinscrever parapara serser umum doador voluntário de Medula?doador voluntário de Medula?
Para ser um doador o indivíduo precisa fazer o cadastro, o qual é necessário documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Também é necessária uma coleta de amostra de sangue (5ml) para testes de tipificação HLA (fundamental para compatibilidade do transplante.) Esses dados serão incluídos no REDOME, caso tenha identificação de compatibilidade com algum paciente, a pessoa será contatada para realizar outros testes.
O cadastro permanece ativo até completar seus 60 anos, sendo assim, ele poderá ser selecionado para um paciente ao longo de toda vida. Um ponto importante é que o doador mantenha seus dados pessoais atualizados, o que pode ser feito através do site do REDOME.
Através do cadastro no REDOME, o qual é realizado nos hemocentros de todo país. Você deve procurar o hemocentro de sua cidade para obter informações sobre dia e horário. A lista completa dos hemocentros pode ser encontrada em: http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/
•• ComoComo é é realizadarealizada a a doaçãodoação dede Medula Óssea?Medula Óssea?
• Quais as chances de encontrar um doador compatível de medula óssea?


É realizada uma coleta de células tronco hematopoiéticas que ocorre nos centros de transplantes ou hemocentros públicos ou privados, em todo o país, autorizados pelo Ministério da Saúde. A coleta pode ocorrer de duas formas diferentes:
- Na coleta de medula óssea, o procedimento ocorre sob anestesia geral ou peridural em um centro cirúrgico e necessita de internação de 24 horas. Em torno de 90 min, as células serão coletadas através de punçoes na região pélvica posterior (osso do quadril).
- Também pode ser feita doação por aferése, onde as células são coletadas diretamente na corrente sanguínea, que ocorre através do procedimento de aferése. Dessa forma, o procedimento dura de 3 a 4 horas, porém o doador recebe medicação por 5 dias para estimular as células tronco.

Levando em conta as características genéticas, a chance é de 30% entre irmãos e bem menor entre doadores não aparentados. Por essa dificuldade em encontrar doadores compatíveis não aparentados também existe o Registro de Doadores Voluntários em diferentes países. O REDOME é considerado o terceiro maior registro e representa para os pacientes brasileiros, a maior chance de encontrar um doador não aparentado.