PETODONTOLOGIA
ENSINO PESQUISA EXTENSÃO

Manter um grupo engajado e alinhado vai muito além das atividades práticas envolve construir conexões, promover a troca de ideias e garantir que todos estejam na mesma página.
Manter um grupo engajado e alinhado vai muito além das atividades práticas envolve construir conexões, promover a troca de ideias e garantir que todos estejam na mesma página.
2024 foi um ano de muitas conquistas, aprendizados e momentos marcantes para o nosso grupo. Reunimos aqui alguns dos destaques das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Prepare-se para relembrar esses momentos especiais!
Dentre essas experiências, destacamos com muita gratidão as palestras inspiradoras de Anne Becker, Lucas Machado e Gustavo Dotto. Esses grandes profissionais trouxeram ensinamentos valiosos, abordando temas atuais e muitas vezes pouco explorados no currículo tradicional. Suas apresentações ampliaram os horizontes dos alunos, proporcionando reflexões profundas e essenciais para a prática na área da saúde.
COMPARTILHANDOCONHECIMENTOS
Neste ano, o projeto de ensino Intelecto foi palco de momentos inesquecíveis e marcantes para o aprendizado dos alunos de Odontologia.
Queremos expressar nossa gratidão às professoras de Libras, Carilissa Dall’Alba e Anie Goulart Gomes, pelo suporte indispensável ao projeto e por nos acompanharem na última gravação.
Agradecemos também à Coordenadoria de Tecnologia Educacional e ao Ronaldo, responsáveis pelas gravações e edições, e às voluntárias Vitória Baroni e Carolyne Pinheiro, cujo empenho tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.
O PET ODONTOLOGIA UFSM DÁ AS BOAS VINDAS AOS NOVOS PETIANOS SELECIONADOS NO ANO DE 2024 DESEJAMOS UMA ÓTIMA TRAJETÓRIA DENTRO DO GRUPO!
miguel
gabriel monique
A SELEÇÃO TEVE COMO TEMA O SERIADO FRIENDS E OCORREU NOS DIAS 26, 27 E 28 DE SETEMBRO
Agradecemos imensamente a todos os integrantes da Banca de Seleção de Novos Petianos 2024: à professora e coordenadora Graziela Botton, à professora Renata Morgental, à professora e tutora Mariana Marquezan e à mestranda Mariana Dotto.
Muito obrigada pelo empenho, dedicação e profissionalismo, e por disponibilizarem parte do tempo para contribuírem com algo tão essencial para o nosso grupo.
NO DIA 28/11/2024, OCORREU A 39ª EDIÇÃO DA JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. O PET-ODONTOLOGIA APRESENTOU DIVERSOS PROJETOS NOS EIXOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, DEMONSTRANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. A TUTORA DO GRUPO, PROF. DRA. MARIANA MARQUEZAN, TAMBÉM PARTICIPOU DO EVENTO, COMPONDO A BANCA AVALIADORA PARABENIZAMOS OS PETIANOS E A TUTORA PELA DEDICAÇÃO E CONTRIBUIÇÃ RÇAM O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO ACADÊMICA E A PROM AR NA COMUNIDADE.
Tema: Pet nas Redes - Canal de educominação do programa de educação tutorial do curso de odontologia da UFSM
Tema: Relações entre xerostomia, qualidade de vida e atividade física em idosos: Uma abordagem integrada à saúde bucal
Tema: Instrumentalização para o autocuidado bucal para a população privada de liberdade da penitenciária estadual de Santa Maria - RS
Tema: Compreensão dos traumatismos dentários pelos alunos dos cursos de licenciatura da UFSM
Tema: Odontorienta: Um projeto de ensino
Tema: Desenvolvimento dos acadêmicos integrantes do programa de educação tutorial (PET) do curso de odontologia - UFSM
Tema: Inciação científica: Um plano de desenvolvimento para os alunos de odntologia da Universidade Federal de Santa Maria
Tema: O exercício físico é eficaz para a redução da dor relacionada à DTM?: Uma revisão de escopo
Tema: Análise comparativa de prevalência de lesões orofaciais nos esportes nos esportes: futebol, futsal e futebol americano na cidade de Santa Maria - RS
Tema: Pet- Humaniza: Estratégias para aproximação entre surdos e a odontologia
Tema: Saúde em conto: Educação em Saúde para Crianças e Famílias
Tema: Escuta ativa: Fortalecendo a comunicação e gestão na saúde bucal
Tema: Feira das profissões: Um projeto de ensino
Tema: Recicla pet: Um destino sustentável para os resíduos plásticos
CIÊNCIAERESISTÊNCIA-18A20DEOUTUBRODE2024
Resumo expandido
Resumo simples
Intelecto PET: compartilhando conhecimentos em odontologia
Iniciação científica: um plano de desenvolvimento para os petianos de odontologia da Universidade Federal da Santa Maria
Hoje celebramos sua conquista com muita alegria! Vocês superaram desafios, cresceram juntos e chegaram até aqui com dedicação e esforço. Este é apenas o começo de uma jornada promissora, cheia de oportunidades.
O PET Odontologia agradece carinhosamente aos ex- petianos por toda sua dedicação ao programa durante todos esses anos!
Renata e Luiz, vocês são pessoas incríveis, que agregaram ao grupo com sua dedicação e experiência. Honraremos o legado que deixaram! Desejamos muito sucesso, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Uma vez petiano, sempre petiano! Saibam que aqui vocês tem uma família que podem contar sempre que precisarem!
Conhecido carinhosamente como 'Seu Leno', o colaborador da empresa Sulclean, que trabalha no 26F, concedeu uma entrevista ao PET Odontologia para compartilhar sua experiência durante as enchentes que afetaram sua casa em 2024. Muito querido por todos, Seu Leno é uma pessoa extremamente prestativa, sempre disposto a ajudar os integrantes do grupo PET em diversas atividades de extensão, como no transporte de materiais para as ações e até mesmo na mudança da sala do PET. Na entrevista, ele falou sobre os desafios enfrentados pelas enchentes e a imensa solidariedade que recebeu de funcionários, professores e alunos da UFSM, que se mobilizaram para apoiá-lo durante esse período difícil.
Pergunta 1:
Como que o senhor começou a trabalhar no prédio 26F?
“Sou colaborador da SULCLEN, já faz 16 anos, e eu estava no INPE, e daí como eu trabalhei no hospital por um período, eles fizeram uma equipe nova para o 26F quando o prédio foi inaugurado, como eu já tinha experiência em área hospitalar e aí ele perguntou se eu queria trabalhar aqui, logo que o prédio foi transferido, em 2018".
Pergunta 2:
Falando um pouco do triste período das enchentes, eu gostaria de saber do senhor como que as enchentes chegaram no local onde o senhor morava?
“Era uma chácara de um tio e uma tia de Porto Alegre que eu morava sozinho e cuidava. E da maneira que foi, nunca tinha acontecido, faz 15 anos que moro lá, sempre teve enchentes, mas não nessa proporção, destruiu tudo.”
“Eu estava trabalhando, estava chovendo forte, daí eu liguei para um vizinho que era um senhor que morava mais próximo da minha casa eu perguntei como estava a situação, e ele comentou que a água estava na rua já, disse pra ele sair de lá o quanto antes, ele saiu já com a água na altura do cavalo, e aí não parou mais, foram 3 dias de muita chuva. Daí nem fui para casa, e ficava pensando: será que destruiu muito?”
“Só consegui voltar para lá na quinta-feira de tarde, fiquei abrigado na casa de um primo e nesse dia voltamos lá. E era muita destruição, a água chegou na minha altura, cerca de 1,70m. Como não estava em casa não consegui recuperar nada, a água ainda derrubou o barranco que tinha e destruiu metade da casa.”
Pergunta 3:
A gente presenciou uma grande mobilização aqui no prédio para ajudar o senhor. Como começou essa ajuda?
“A empresa Sulclean me deu 1 semana de folga para me ajustar, achar um lugar para ficar, alugar. Nisso, o seu Flávio, que trabalha conosco, me ligou e perguntou como que estava a situação e pediu meu WhatsApp, pois a professora Cristiane Danesi queria falar comigo, ela disse que ia organizar um grupo para poder fazer uma arrecadação e juntar um pouco de dinheiro, móveis, roupas, roupas de cama… Mas não imaginava que seria uma proporção tão grande. Vocês (PET), alunos, professores, todo mundo. Não teve uma pessoa que não ajudou, e sou muito grato por isso.”
Pergunta 4:
E agora o senhor está morando onde?
“Onde eu moro é propriedade da minha irmã, ela mora em Porto Alegre, e me cedeu o apartamento para morar por enquanto, até conseguir arrumar a chácara, mais ou menos até ano que vem.”
Pergunta 5:
Gostaria que o senhor comentasse o que que significou essa ajuda que todos do prédio deram nesse período de dificuldade.
“Essa ajuda foi na hora certa, se não fosse ela eu estaria até agora tentando recuperar as coisas básicas, pra mim foi excelente, nota 1000”.