
4 minute read
Liga de Biossegurança
Como surgiu a ideia de construção da Liga?
A A LigaLiga AcadêmicaAcadêmica emem OdontologiaOdontologia dada UniversidadeUniversidade FederalFederal dede SantaSanta MariaMaria é é umum projetoprojeto essencialmenteessencialmente acadêmico,acadêmico, semsem finsfins lucrativoslucrativos e e regidaregida porpor estatuto.estatuto. SurgiuSurgiu dede umauma necessidadenecessidade dede suprirsuprir a a carênciacarência dodo ensinoensino dede BiossegurançaBiossegurança nana OdontologiaOdontologia UFSM.UFSM. EmEm meadosmeados dede 2020,2020, durantedurante a a pandemiapandemia dede Covid-19,Covid-19, a a ideiaideia partiupartiu dede umum grupogrupo dede alunosalunos interessadosinteressados e e visionários.visionários. DiscentesDiscentes queque viramviram nono momentomomento atualatual dede instabilidadeinstabilidade umauma formaforma dede transformartransformar emem aprendizadoaprendizado e e ensinamentosensinamentos asas constantesconstantes mudançasmudanças nosnos paradigmasparadigmas queque atéaté então,então, conhecíamosconhecíamos sobresobre BiossegurançaBiossegurança emem Odontologia.Odontologia. A A primeiraprimeira ligaliga acadêmicaacadêmica criadacriada nono Brasil,Brasil, precursora,precursora, foifoi focadafocada nono estudoestudo dodo combatecombate dada sífilis,sífilis, sendosendo instauradainstaurada nono anoano dede 1918,1918, emem SãoSão Paulo,Paulo, porpor umauma entidadeentidade pertencentepertencente aoao CentroCentro AcadêmicoAcadêmico OswaldoOswaldo Cruz,Cruz, dada FMUSPFMUSP (Manual(Manual LigasLigas AcadêmicasAcadêmicas dada UniversidadeUniversidade FederalFederal dede Sergipe,Sergipe, SãoSão Cristóvão,Cristóvão, SE,SE, 2018).2018). DesdeDesde então,então, paulatinamentepaulatinamente asas ligasligas acadêmicasacadêmicas vêmvêm ocupandoocupando espaçoespaço e e sese destacandodestacando comocomo importanteimportante complementocomplemento dede formaçãoformação emem váriosvários cursos,cursos, comcom destaquedestaque aosaos dada áreaárea dada saúde.saúde. SuaSua formaçãoformação normalmentenormalmente contemplacontempla umum únicoúnico curso,curso, masmas nãonão é é incomumincomum serser encontradaencontrada nana formaforma multiprofissionalmultiprofissional (HELMO;(HELMO; SIMÕES,SIMÕES, 2010)2010)..
Advertisement
Quais são os objetivo da LABiO?

Proporcionar e aprofundar o conhecimento teórico-prático em biossegurança aos integrantes desta liga e/ou ouvintes através de grupos de discussão ou palestras realizadas, formando agentes multiplicadores no meio acadêmico, desenvolvendo também lideranças. Outro objetivo fundamental é auxiliar no treinamento do corpo discente para os novos protocolo de biossegurança do curso de Odontologia com respaldo da CBO.
Quem pode participar da Liga?
Alunos do curso de Odontologia da UFSM, sem pré requisito de semestre específico. O processo seletivo será realizado novamente quando algumas vagas ficarem em aberto, ainda não há previsão de novo processo seletivo
Como é ser integrante da liga/rotina?
É gratificante e desafiador. Por ser algo novo para o curso e também para nós, estamos em constante aprendizado e evolução, precisamos nos dedicar para poder oferecer o melhor para os acadêmicos e para a comunidade, pois como citamos, o curso estava carente de informações aprofundadas sobre biossegurança, então poder levar algum tipo de conhecimento nos dá o sentimento que estamos no caminho certo e isso nos motiva.
Além de aprofundar nossos conhecimentos em biossegurança que é o tema central da liga, outro objetivo nosso é a integração dos acadêmicos e também o comprometimento. Aprendemos cada vez mais sobre a importância de ter discentes interessados e buscando sempre o melhor para o curso.
O que a liga trouxe de aprendizado? Coordenadora
Dra. Alexsandra Stolz
Professora do departamento de estomatologia (UFSM). Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1993), mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel -1996) e Doutorado em CTBMF pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS2003).Possui Habilitação em Odontologia Hospitalar pelo CEMOI (Unidade Daher Brasília/DF).É membro do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar desde 2016.Possui MBA em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2019). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-MaxiloFacial e Odontologia Hospitalar. Membro da Comissão de biossegurança do curso de Odontologia UFSM.
''Quando recebi o convite para coordenar a LABiO fiquei lisonjeada pois essa é a primeira Liga Acadêmica que se tem noticia no nosso curso. Entendo que a função de um coordenador de liga acadêmica é ficar nos bastidores, dando suporte pedagógico e motivacional, mas sempre deixando o protagonismo para os ligantes. Nosso grupo é super atuante e acredito que a nossa principal mensagem seja essa: devemos confiar na própria capacidade, descobrir nossos talentos e buscar um diferencial de qualidade na nossa profissão. ''
Quais afazeres dos integrantes?
Cada cargo tem uma função específica, porém em alguns eventos dividimos as funções de acordo com o conhecimento de cada um. A rotina normal de todos os integrantes é realizar projetos de pesquisa e ensino que são produzidos no decorrer da semana. A presidência e vice organizam as ações do grupo e dirigem as reuniões. O grupo de mídias fica responsável por cuidar das redes sociais e produzir os posts. Os tesoureiros são responsáveis por fazer compra de materiais necessários e qualquer função relacionada a transações monetárias. As secretárias realizam as atas das reuniões. O cargo de membro efetivo auxilia as funções citadas anteriormente.
Temos reuniões semanais, realizadas nas quartas-feiras, discutimos o andamento de projetos de pesquisa e projetos de ensino. As reuniões duram em torno de 1 hora. Também há um calendário que organiza a ordem de produção de publicações para as redes sociais, as quais estão sendo realizadas 1 vez durante a semana. Em alguns projetos, como por exemplo, durante o Simpósios ou Capacitações precisamos de mais tempo de dedicação.
Como é a rotina do grupo?
Integrantes:
Vitória Zanetti (Presidente) Gabrieli Capra Tomasi (Vice presidente) Gabriel Bauken (Diretor de mídias) Blenda Luisa Freitas (Assessora de mídias) Eduarda Andreolli (Assessora de mídias) Felipe Somavilla Binotto (Tesureiro) Rafael Both (Tesoureiro) Natália Brum (Secretária) Luiza RIbeiro (Secretária) Francyéllen Teixeira (Membro efetivo)
P Á G I N A 1 1
