O Lamparim - Informativo PET Enfermagem - Nº 24 - Ano 11 - Agosto de 2019

Page 6

05

A ACESSIBILIDADE EM EVENTOS E A IDEIA TEMÁTICA DO LAMPARIM Organização: Carine Rieger Donel e Luiza Camila Jerke No Brasil há 841 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e anualmente são realizados encontros, a âmbito nacional (ENAPET) e regional (SULPET), a fim de potencializar as ações e fortalecer os grupos. No mês de março, os grupos PET da UFSM, em parceria com grupos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promoveram o I PETchê: Encontro Gaúcho dos grupos do Programa de Educação Tutorial. Desde o início da construção do evento, trabalhar a identidade petiana e, dentro dela, as diversas identidades existentes de pessoas e grupos, foi o foco principal. Para os organizadores, o evento deveria representar o máximo de identidades, diversidades e gêneros, respeitando-as.

Para ir além de identidade de gênero, cor, raça e etnia, o evento buscou expressar a necessidade de ser acessível e incluir o público, sendo ele uma pessoa portadora de qualquer tipo de necessidade, seja auditiva, visual ou usuário de cadeira de rodas. Para que isso acontecesse, havia uma comissão específica para cuidar dos detalhes inclusivos. Desde a divulgação do evento em mídias (com descrição da imagem para as pessoas com deficiência visual) até a escolha do local (de fácil acesso, com rampas, elevador e banheiros adaptados), capacitação do staff e petianos para saberem como abordar uma pessoa com algum tipo de deficiência.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.