PANROTAS 1.391 - Power List 2019

Page 16

MOMENTO BRASIL A aviação e o País respiram melhor nesse final de terceiro trimestre, e a Latam já colocou para voar dez dos 14 aviões que pegou da Avianca Brasil, mostrando que a capacidade está se ajustando e que não deve haver mais aumento de tarifas, como houve no primeiro semestre, devido à saída repentina de 50 aviões do mercado. No doméstico, a oferta se regulará, mas no inter, Cadier ainda vê um excesso para a Europa, ainda mais com a chegada de mais players. O presidente da Latam afirma que a companhia não deixará seus destinos tradicionais e investirá em melhorias onde há maior demanda, como para Portugal, que ganhará o A350 a partir de fevereiro de 2020. Mais investimentos do grupo no Brasil dependem também da estabilidade e da segurança jurídica para esses novos aportes. A atam não ficou satisfeita com as mudanças de regras na divisão de slots em ongonhas, o que acabou beneficiando a Azul, e também está preocupada com o aumento de processos judiciais no Brasil, por motivos que muitas vezes não dependem da empresa aérea, por exemplo causas naturais que podem levar a cancelamentos e atrasos, justamente os dois principais motivos das ações. Segundo ele, todos pagam mais caro por isso. Cadier também se diz favorável à entrada de mais aéreas no País e às mudanças recentes como aumento de capital estrangeiro e aos acordos de céus abertos. Mas o Brasil, em alguns itens, ainda perde em competi-

14 12 a 14.indd 14

tividade para outros mercados, o que pode atrapalhar investimentos futuros. Sobre a saída da concorrente Azul da Abear, ele diz não entender, pois assuntos comerciais nunca foram discutidos na entidade (ou por ela) e sua importância para educar e organizar o setor é indiscutível. Para os próximos meses, a expectativa é em relação à velocidade de entrega dos novos aviões, ao lançamento do novo programa de fidelidade e ao desenhos dos joint business agreements com American Airlines, Iberia e British Airways, que iniciarão logo, mas sem incluir o Chile, que recomeçará do zero o processo. Uma nova Latam está no ar, mas o trabalho não acabou. Faltam as entregas mais concretas e estar antenado e ser ágil para mudanças futuras. Jerome Cadier está satisfeito com o momento e o futuro da empresa, e atento aos movimentos no Brasil e no mundo. O cansaço com certeza desaparecerá quando os resultados chegarem com mais força.

PANROTAS POWER LIST 2019

19/09/19 22:16


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
PANROTAS 1.391 - Power List 2019 by PANROTAS Editora - Issuu