




Porque é o maior encontro do turismo da América Latina. É a feira do agente de viagens.
Em um só lugar, você conhece destinos nacionais e internacionais, participa de capacitações exclusivas, acompanha tendências do setor e amplia sua rede de contatos com os grandes players do mercado.
Há um aconchego especial que você só encontrará no Caribe. Aqui, o sol brilha mais forte, os sorrisos são mais naturais e cada recepção faz você se sentir em casa. No Sandals, já está incluído tudo o que você precisa para férias incríveis, onde vocês podem mergulhar totalmente no modo: férias.
Estadias flexíveis, uma relação qualidade-preço imbatível e uma atmosfera de ilha sem limites: temos aqui temos tudo para que não precisem se preocupar com nada.
TAPortal.Sandals.com.br
+1 (305) 284-1300, opc. 4, ramal. 6665. ou entre em contato com seu BDM
SINTA O ACONCHEGO OFERTA DISPONÍVEL
US$1.500 INSTANTÂNEO Obtenha até EM CRÉDITO
+ Cruzeiro de catamarã para estadias de 5 ou + noites
Conversando com os promotores de Vendas campeões de 2025, os mais votados pelos agentes de viagens, pedimos a eles dicas sobre como a IA deve ser utilizada pelos profissionais de Turismo. Com uma variação técnica ou outra, as respostas foram todas para o mesmo lado: não temer os robôs. Aliar-se a eles onde é possível e continuar sendo demasiado humano quando a sensibilidade convir. Afinal, o medo do novo não é novidade no setor. A profissão já enfrentou o surgimento das OTAs, depois suas megapromoções e a promessa de pacotes "faça-você-mesmo", que pareciam ameaçar o futuro do atendimento personalizado. Muitos previram o fim do agente de viagens, mas o que se viu foi uma prova de resiliência e adaptação. O profissional aprendeu a dominar as mesmas ferramentas digitais, somando a elas seu diferencial insubstituível: a consultoria especializada e o fator humano.
Agora, a inteligência artificial surge como o próximo capítulo dessa evolução. Ela já está em toda parte, otimizando buscas e personalizando recomendações. No Turismo, seu potencial é imenso: pode sugerir roteiros, cruzar
dados de preços em segundos e prever a melhor época para uma viagem. Contudo, ela não consegue ouvir com atenção, captar a emoção de uma família planejando as férias dos sonhos ou entender os desejos não ditos de um casal em lua de mel. A IA é uma ferramenta de produtividade, não de sensibilidade. Usada de forma inteligente, ela libera o agente de tarefas operacionais e repetitivas, permitindo que ele invista seu tempo no que realmente importa: o relacionamento, a empatia, a curadoria e a personalização. Em vez de gastar horas comparando planilhas, o profissional pode se dedicar a conhecer seus clientes, viajar para sentir os destinos e criar propostas que verdadeiramente encantam. Ignorar a tecnologia é fechar os olhos para uma realidade consolidada. Usá-la de forma estratégica é potencializar o que o agente tem de mais valioso: sua humanidade. Afinal, a tecnologia pode até apoiar a escolha de um destino, mas é a confiança, a segurança e a expertise humana que transformam uma simples compra em uma viagem memorável e inesquecível.
Rodrigo Vieira Editor rodrigo@panrotas.com.br
Mais do que vender um produto, o executivo de Contas é um parceiro estratégico entre o relacionamento de uma corporação e seus clientes. O tempo pode passar, mudanças podem afetar o setor, mas o olho no olho, o relacionamento e a entrega humana seguem sendo os pilares mais importantes para vender mais e melhor. É isso que entendem gestores e diretores de grandes empresas do Turismo; profissionais, estes, que com anos de experiência tiveram sua base na promoção de Vendas.
Hoje promovidos a cargos de liderança e gestão, eles sabem identificar o que se destaca em um bom promotor: a busca por formação, o olhar estratégico para números, a relação de confiança com o agente de viagens, soft skills para lidar com o cliente.
Danillo Barbizan, agora diretor de Vendas da Gol, começou sua trajetória como executivo de Vendas, passando pela Ancoradouro e posteriormente Delta Air Lines. Ele reforça importância de estar sempre pronto para as demandas dos clientes, ao mesmo tempo em que busca conexões para ser ágil na resolução de problemas.
“É um trabalho muito relacional. O executivo de Contas precisa entender o seu papel na estrutura e focar para fazer a diferença na empresa e nos parceiros. Por ser muito focado na relação, precisa estar pronto para chorar junto com as agências. É nos momentos de problema que se faz de verdade este trabalho, sempre com conexões que possam resolver a questão”, destaca Danillo.
Com passagem pela Gol como executivo de Contas, Rodrigo Fritsche, atualmente diretor de Vendas da BRT, aponta como o papel do promotor de Vendas mudou com o tempo.
“O papel do executivo de Contas não é ser apenas um vendedor, é se portar como um parceiro estratégico que ajuda o agente de viagens a vender mais. Hoje, com a quantidade de produtos disponíveis e a tecnologia, o promotor de Vendas ajuda o cliente a tomar decisões mais certeiras para crescer.”
Daniel Firmino, diretor de Produtos Nacionais da Orinter, teve uma passagem de muito aprendizado pela Rede Ary, onde era executivo de Contas. No cargo, ele observou não apenas a importância do profissional para as agências como também para uma empresa.
“Muitas corporações não entendem a importância, acham que o executivo de Contas só faz visitas para tomar café, mas ele é a porta que abre a empresa para o mercado, é o portal para as melhores condições e é um profissional muito importante na engrenagem do Turismo. É quem vai além, é com quem a agência faz o primeiro contato. Quando se olha para o futuro, essa é a pessoa mais preparada para subir de cargo e chegar na liderança, porque passou por muita experiência”, aponta Firmino.
Para Rodrigo Fritsche, o agente de viagens busca um promotor que transforme o que é ofertado em algo concreto, olhando cada agência de forma estratégica. “O executivo de Vendas transforma, é um curador de oportunidades. Esse profissional acompanha as oportunidades de negócio e faz uma curadoria levando aos clientes as melhores condições e promoções, respeitando as características de cada agência.”
Emerson Camilo, hoje diretor da OTT Consolidadora, foi executivo de Contas na Alitalia, onde aprendeu que a atenção aos agentes é primordial para fidelizá-los. “O agente de viagens busca confiança. É fácil promover o produto indo a uma agência, mas nesse cargo se trabalha para resolver problemas e para isso precisa estar disponível sempre, entendendo e escutando as demandas com atenção e carinho”.
Gerente comercial da HotelDO, Bruna Barreto concorda. Ela foi executiva de Contas na própria operadora do Grupo Decolar, inclusive em épocas complicadas como a pandemia, por isso aponta a necessidade de ser transparente, sincero e honesto com o cliente.
“Tive que me redesenhar como executiva comercial na pandemia para não só acreditarem no produto, mas para passar confiança, mostrar que estamos disponíveis, confiar na empresa e em mim como pessoa: isso é o que o mercado exige do executivo hoje. Vejo que os agentes de viagens estão carentes e fragilizados, até por uma questão econômica no Brasil”, aponta.
“Os agentes buscam muito mais do que um bom produto ou preço. Eles buscam verdadeiros parceiros, profissionais que ofereçam soluções completas, que estejam disponíveis, que compreendam a rotina de uma agência. Eles valorizam agilidade, clareza e apoio nas negociações, mas, acima de tudo, confiabilidade: querem saber que têm um executivo que estará ao lado deles para impulsionar resultados de forma sustentável”, acrescenta Priscila Toledo, head de Sales da Connect by Pricetravel Holding. Como promotora de Vendas, atuou na Meliá Hotels, onde construiu relacionamentos com agentes e operadores, compreendendo suas necessidades.
Atualmente gerente de Vendas & Marketing do Marriott Guarulhos Airport e The Westin SP, hotéis franqueados da Rede Deville, Rodrigo Tort também destaca que os agentes buscam suporte e transparência dos times comerciais, “sustentados pelos cumprimentos das promessas e entregas e apoio verdadeiro na resolução de problemas, mas sempre de forma leve. Sempre fui uma pessoa acessível e muito direta. Com isso foi possível construir uma relação de grande confiança”, aponta.
Bruna Freitas foi executiva de Contas na própria Aeromexico, onde está hoje como country manager para Brasil, Peru e Bolívia. Ela observa diversas mudanças no mercado e no profissional de Vendas, mas o que perdura até hoje é a necessidade de ser útil ao agente de viagens. “Eu vim do operacional, então sabia bastante de tarifa e emissão de bilhetes. Quando eu me tornei executiva de Contas, eu vi que fazia a diferença ter essa base útil. Quando eu pensei nisso, tudo mudou: eu era recebida com expectativa nas agências, porque elas sabiam que eu estava ali para ajudar. Esse é o pensamento: como posso ajudar o cliente a vender mais?”, diz Bruna.
Esteja atento ao mercado e busque entender números
“Estudar bem o mercado é o primeiro passo. Para atuar, é preciso entender o que acontece na sua indústria, entender as companhias, os agentes, entender os parceiros no mercado. Além disso, o promotor que entende de números, de BI, estratégias comerciais, está um passo à frente no mercado”, destaca Emerson Camilo.
Bruna Barreto percebe uma falta no mercado de perfis comerciais e analíticos: é importante trabalhar sempre os dois lados. “Não tenha somente a parte comercial, mas também a analítica. Acho que isso falta muito no mercado hoje em dia: ou são muito comerciais, ou são muito analíticos; as coisas às vezes não se conversam muito e é importante casar os dois perfis”, aponta. E foi justamente olhando o mercado global e se atentando a novidades e insights da indústria que Rodrigo Tort foi subindo de cargo. “Como gosto da área comercial e também de Marketing, sempre fui me atualizando neste sentido e olhando outros mercados globalmente. Com isso, e usando a base de administração sempre em paralelo ao meu core business, fazia projetos e levava aos meus líderes para melhorar ou criar novos processos ou inovar”, diz.
3.
Renato Dassan, hoje diretor de Novos Negócios e GSA da Intermac, já foi executivo de Contas na mesma empresa e em concorrentes do seguro viagem. Ele destaca atributos como agilidade e simpatia, sem deixar de lado as metas pessoais e da empresa. “O vendedor é muito acionado para cuidar de problemas e, nessa situação, precisa ter o jogo de cintura para tratar com o cliente, e isso é muito importante de ser trabalhado”, aponta.
Para Priscila Toledo, ser um bom promotor de Vendas exige paixão e entusiasmo. “Entre as características essenciais, destaco a resiliência e persistência, já que nem sempre a resposta é “sim” e é preciso ter jogo de cintura para lidar com concorrência e adversidades”, aponta a head de Sales da Connect by Pricetravel Holding.
Camilo e Dassan apontam a organização como um fator essencial para ser um executivo de Contas de destaque. Ferramentas tecnológicas avançadas podem auxiliar nesse processo, conforme destacou o diretor da OTT. “Ter uma boa escrita, saber lidar com as tecnologias é essencial para uma boa organização”, afirma.
Renato seguiu uma linha mais prática: se organizar para otimizar tempo nas visitas. “É necessário entender a carteira de clientes, ter ela bem estruturada e dividida por setor e proximidade. Nosso tempo é valioso e, quando falamos de uma cidade como São Paulo, o deslocamento tende a demorar mais, então a organização é ainda mais fundamental”, diz.
Tenha atitude
4. 6.
No setor de seguros, Renato Dassan destaca a importância de sair do cliente com uma cotação feita, mostrando o produto na prática. “Essa proatividade precisa ser resgatada, entrar no cliente com uma postura de consultoria e perguntar se tem algum cliente precisando de cotação. Vejo que o vendedor hoje segue a parte teórica, mostrando a empresa e entendendo o perfil do cliente, mas falta a prática. Em agências as coisas são muito dinâmicas, com uma rotatividade de parceiros grande, então acredito que cotar a viagem e o produto faz a diferença”, aponta o diretor de Novos Negócios e GSA da Intermac
5.
Seja estratégico para o parceiro e a empresa
Para Danillo Barbizan, um negócio precisa ser bom para os dois lados. Vendedores podem ter a tendência de olhar muito para o cliente, mas é preciso ter um olhar estratégico também para a corporação que representa. “Às vezes você está colocando uma venda para dentro que é mais negativa do que positiva para a empresa. Por isso, em certas ocasiões renunciar a um negócio é mais assertivo. Entenda as necessidades e traduza isso lá na ponta, transformando em negócio”, destaca o diretor da Gol.
Busque conhecimento contínuo
Bruna Barreto destaca a importância de se capacitar, buscar cursos e formações novas, estando atento ao mercado e agregando na venda ao cliente. “Não acreditar que está bem o suficiente, mas que pode agregar mais, não apenas para a carteira, como para a empresa e a si próprio. Buscar informações, ter insights do mercado, não deixar de se capacitar”, recomenda.
7.
Esteja disponível
O trabalho de um promotor de Vendas passa muito por resolver perrengue, e os entrevistados reforçam justamente a importância de construir uma relação com o cliente, estando sempre disponível para ajudar o parceiro. “Mesmo que não tenha uma solução, dê uma resposta positiva”, afirma Bruna Freitas.
Existem lugares para você descobrir.
Existem lugares para você se descobrir. Temos um convite: venha viver novas experiências e conhecer tudo que essa terra tem a oferecer. É hora de respirar novos ares, desfrutar de novos sabores e se surpreender com os encantos desse lugar chamado Espírito Santo.
20 25
POR RODRIGO VIEIRA
A fim de mostrar as boas práticas e inspirar todos os profissionais por uma indústria melhor, voltamos com a eleição Melhores Promotores de Vendas do Turismo PANROTAS em 2025.
Em agosto, a PANROTAS questionou a agentes de viagens cadastrados em sua base de dados: quem são seus executivos de vendas preferidos em vários segmentos da indústria.
As perguntas foram enviadas às três principais bases de agências de viagens da PANROTAS: Grande São Paulo, Rio de Janeiro e São Paulo - Interior e Litoral.
Atenção: a PANROTAS não dá nenhuma alternativa de nomes ou empresas. Os agentes de viagens recebem um espaço em branco e respondem espontaneamente em quem bem entenderem. Os critérios ficam a cargo dos agentes de viagens. Eles votam em quem consideram seus favoritos no dia a dia. É parceria, é agilidade, confiança, credibilidade, afinidade?
Sim, sabemos que alguns executivos de contas fazem campanha para estarem entre os mais votados, mas quem poderia dizer que não merecem? Suponhamos que você receba de um executivo um pedido de voto. Se esse profissional for incompetente, lento e/ou antipático, você não perderia seu tempo entrando em um link para ajudá-lo. O executivo que fez campanha é um profissional antenado, por dentro das notícias e das ferramentas profissionais da PANROTAS, e jamais poderemos tirar seus méritos, pois se recebeu os votos é porque alguém dedicou seu tempo para entrar em um link, se cadastrar e dar seu voto de confiança. Neste ano, perguntamos aos campeões como os agentes de viagens podem se sobressair diante das ferramentas de inteligência artificial. Leia cada resposta atentamente, concorde, discorde, sublinhe para ter seus próprios insights... esses profissionais não foram campeões sem méritos: são verdadeiros especialistas.
∙ Todo participante teve de colocar seu e-mail para votar. Os votos de eleitores com e-mails com o mesmo domínio do (a) executivo (a) votado (a) foram excluídos
∙ Pedimos para os agentes votarem em seus promotores de Vendas preferidos, sem especificar cargos. Em alguns casos, fundadores, diretores e presidentes de empresas foram votados, e desconsideramos esses votos.
∙ Em algumas categorias, a lista de votados depois do top 3 traz números diferentes das outras. Há categorias com top 10, outras com top 11, outras com pouco mais ou menos do que isso. Essa diferença se dá porque muitas vezes o número de empatados em determinadas posições era grande demais.
∙ Nas categorias Aviação Nacional e Aviação Internacional, deixamos apenas os executivos das companhias aéreas, eliminando, portanto, profissionais da consolidação, que têm sua própria categoria.
∙ A categoria Hotelaria voltou este ano após ausência em 2024. Por outro lado, a categoria
Turismo de Luxo deixou a enquete este ano. A categoria Melhores Vendedores de Destinos - Interior e Litoral de São Paulo não entrou porque não alcançou o mínimo suficiente de votos.
∙ Os agentes de viagens podiam se abster de votar em qualquer categoria que achassem necessário, talvez por não trabalhar com algum segmento em específico, talvez por nenhum profissional vir à cabeça deles.
∙ Mais uma vez reforçando: a votação é espontânea. A PANROTAS não dá qualquer sugestão de profissional ou empresa para os votantes.
∙ E novamente reforçando: enviamos e-mail para nossas bases de agentes de viagens em São Paulo (Grande SP e interior e litoral) e Rio de Janeiro.
Parabéns a todos os profissionais que figuram em todas essas listas, não só aos medalhas de ouro, prata e bronze, mas a todos que foram lembrados pelos agentes de viagens. Trata-se de uma disputa bastante acirrada. Foram 605 votos válidos no Rio de Janeiro, 533 no interior de São Paulo e 2.155 na Grande São Paulo.
20 25
A companhia europeia com mais cidade alcançadas no Brasil é também a que tem o executivo mais votado pelos agentes de viagens da Grande São Paulo. Henrique Brasil afirma que ama atuar no trade turístico, onde desenvolveu sua carreira, sempre em busca de entregar o melhor para os parceiros.
TAP AIR PORTUGAL
TEMPO DE TURISMO
16 anos (2 anos e meio de TAP)
OUTRAS EMPRESAS
Transamerica Resort Comandatuba e Aerolíneas Argentinas
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
A IA é uma aliada valiosa, capaz de otimizar funções e abrir novas possibilidades, mas deve ser entendida como ferramenta complementar. O verdadeiro valor das relações está no humano, no diálogo e na capacidade de criar conexões reais que aproximam e geram vínculos.
CRISTIANE CORTIZO
COPA AIRLINES
HUGO SILVA FRANCO
AIR CANADA
CRISTINA RACHED – LUFTHANSA (EMPATE)
CIBELE BRANDÃO – EMIRATES (EMPATE)
PATRÍCIA SCHUBERT – EMIRATES
MARTA SOLETTI – UNITED AIRLINES (EMPATE) 5º
CAROLINA TAVARES – QATAR AIRWAYS (EMPATE)
TEMPO DE TURISMO
29 anos (2 anos na Air Canada)
OUTRAS EMPRESAS
1º LUGAR
Ernesto Airosa começou sua carreira na American Airlines, onde permaneceu por 27 anos — iniciando no departamento de Reservas, passando posteriormente pela Loja de Bilhetes, pelo Departamento Financeiro e, por fim, pelo Departamento Comercial. Uma carreira tão vasta em uma companhia aérea internacional certamente o credenciou entre os agentes de viagens e sem dúvida ele levou o melhor conhecimento técnico possível à Air Canada, onde agora segue sendo lembrado pelos agentes de viagens do interior paulista.
American Airlines
QUEM TE INSPIRA?
Sou muito observador e procuro aprender e me envolver em todos os assuntos e áreas. Sempre tive excelente relacionamento com meus líderes e parceiros do Turismo. Durante essa minha jornada, muitas pessoas me inspiraram e continuam a me inspirar. Aprendi e continuarei a aprender cotidianamente com cada uma delas.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
A IA está em todos os setores, tendo como “cérebro” os algoritmos. Minhas dicas aos parceiros agentes de viagens seriam: dominar a nossa arte, lembrando que o essencial é sempre buscar conhecimento e atualização dos produtos — seja aéreo, terrestre ou marítimo — e se aprofundar no assunto por meio de cursos, workshops e palestras. É fundamental manter a conexão com profissionais sérios, experientes e atualizados, além de estreitar laços com quem compartilha os mesmos objetivos. Também é importante ter um ambiente de trabalho adequado e com recursos, o que facilita a agilidade. Hoje não somos mais rápidos que a IA, mas o capital intelectual e a compreensão humana continuam sendo o bem mais precioso da empresa.
CARLA MARIN ITA AIRWAYS (EMPATE)
20 25
Depois de um segundo lugar na edição de 2024, Denize Fortuna sobe ao topo do pódio neste ano. Sinal de que trabalha com muita competência e, portanto, é sempre lembrada pelos agentes de viagens do Rio.
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
20 anos (6 anos de Tap)
OUTRAS EMPRESAS
Latam e Copa Airlines
QUEM TE INSPIRA?
Os meus líderes atuais Carlos Antunes e Renata Di Bernardo, além do Luis Quaggio e Robson Gaglianone.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
IA é uma realidade e acredito que podemos ter a tecnologia como uma aliada principalmente em relação a ganhar agilidade em um mundo que tudo é urgente e usá-la para ajudar a oferecer cada vez mais a viagem, a experiência personalizada. IA te oferece informações e os agentes que realizam o sonho com sua experiência, seu conhecimento, a construção de parcerias com seus fornecedores.
ROBERTA BATISTA – COPA AIRLINES (EMPATE)
RICARDO VIOLA – EMIRATES (EMPATE)
20 25
1º LUGAR
Os mais de 15 anos em várias camadas da aviação comercial brasileira fizeram Letícia Paganini chegar ao cargo de executiva de Grandes Contas na Gol. A campeã da categoria aviação nacional 2025 certamente é uma das responsáveis por manter a companhia aérea no ritmo acelerado de reestruturação e saída do Chapter 11.
TEMPO DE TURISMO
18 anos (6 anos de Gol)
OUTRAS EMPRESAS
Avianca Brasil
QUEM TE INSPIRA?
Minha Mãe, Lana Paganini. Trabalhou no Turismo sua vida profissional inteira, em grandes Empresas como Varig e Gol. Muito dedicada, prestativa e respeitada. Deixou um legado por onde passou.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Por mais que a IA esteja evoluindo bem rapidamente e fazendo parte cada vez mais do nosso dia a dia, a proximidade com as pessoas, o contato personalizado, o famoso approach, não há tecnologia que alcance! Entender a necessidade do cliente, tentar encantar, superar as expectativas, faz toda a diferença.
1º LUGAR
Adrielly Guarizo é uma das principais caras da Latam Airlines no Interior de São Paulo, e não é por acaso. Está há 18 anos na companhia aérea, tendo passado por várias áreas e hoje ocupando uma das principais frentes da Latam Airlines na região: as Contas Corporativas. Sempre em visita a TMCs parceiras, Adrielly foi naturalmente lembrada nesta votação e sobe no lugar mais alto do pódio.
TEMPO DE TURISMO
20 anos (18 anos de Latam)
OUTRAS EMPRESAS
Teorema Viagens e Turismo
QUEM TE INSPIRA?
A força da minha mãe, uma mulher batalhadora, que dedicou sua vida à educação dos filhos e sempre esteve ao meu lado em cada escolha. Esse exemplo me ensina a transformar obstáculos em oportunidades e a seguir sempre em frente com confiança.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA Usem a IA como aliada, não como concorrente. Ela ajuda na agilidade, mas o que faz você único é o cuidado humano: ouvir, acolher, personalizar e criar confiança. O cliente pode até pesquisar sozinho, mas é no carinho, na atenção e na consultoria de vocês que ele encontra valor de verdade.
Vaucir Teixeira veste a camisa das empresas em que atua. Variguiano de origem e na Azul praticamente desde a fundação da companhia aérea paulista, o executivo trabalha com agências de viagens há 30 anos. Mais uma vez, Vaucir está entre os mais votados na categoria aviação no interior de São Paulo e merece todo o reconhecimento.
TEMPO DE TURISMO
30 anos (16 na Azul)
OUTRAS EMPRESAS
Varig
QUEM TE INSPIRA?
Quem me inspira são aquelas pessoas que mantêm a humildade e a disposição para compartilhar conhecimento. Que se alegram em ver o crescimento dos outros, oferecendo orientação prática e encorajamento. Não guardam o "segredo do sucesso", mas o multiplicam, criando um ambiente onde todos se sentem capacitados a inovar e melhorar. Temos muitos exemplos.
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
A Inteligência Artificial não é mais uma tecnologia futurista, mas uma ferramenta presente que pode transformar diversas indústrias, incluindo a de viagens. Para os agentes de viagens, a IA pode ser vista tanto como um desafio quanto uma oportunidade poderosa.
20 25
Deu ele de novo. Sebastião Garcia fez valer seus mais de 30 anos de setor e levou a primeira colocação em 2025, assim como no ano passado.
TEMPO DE TURISMO
32 anos (17 anos de Azul)
OUTRAS EMPRESAS
Rio Sul, Varig e Gol
QUEM TE INSPIRA?
A minha grande inspiração é a minha família, que está sempre presente em todos os momentos, bons e ruins da vida
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Para encararem a enxurrada tecnológica representada pela inteligência artificial, os aos gentes de viagens precisam saber tirar o melhor que a IA vai proporcionar no segmento do Turismo, mas uma coisa é certa: ninguém substitui o talento humano.
20 25
Novamente no topo do pódio na categoria Consolidadoras de São Paulo, Ricardo Martimiano dos Santos diz que uma das qualidades que mais diferencia um profissional de Turismo é compreender o gosto do cliente, em seus pormenores, é importantíssimo. Enfim, a dica é entender o fornecedor na ponta e ter empatia pelos clientes.
REXTUR ADVANCE
TEMPO DE TURISMO
16 anos (11 anos de CVC Corp, somando todas as passagens)
OUTRAS EMPRESAS
CVC Operadora, Kontik, CNT
QUEM TE INSPIRA?
Minha mãe, minha companheira e meus líderes na empresa. Mas sobretudo meus falecidos avós, que me deram todo o aprendizado dizendo que o trabalho, vontade e humildade sempre se sobressaem independente de qualquer fatores externos.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Vontade de fazer acontecer, sabendo que o momento em que o cliente te procura é o mais importante. Além disso, é essencial estar sempre antenado nas tendências do Trade, com capacitação e transparência.
ADRIANE DIAS
BARBOSA
VIP GSA (EMPATE)
VITOR RICCI
TP AIR (EMPATE)
LUCAS ASSIS REXTUR ADVANCE
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
23 anos (8 anos de Flytour)
OUTRAS EMPRESAS
Quality Resort Lins, Tam Viagens e Rextur Advance
QUEM TE INSPIRA?
Minha inspiração hoje no mercado é um profissional que se tornou meu irmão, o Raphael de Lucca, que acaba de ser anunciado como country manager da Iberia
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Campeão na edição passada, Mauro Henrique Batista volta a ser o promotor de vendas mais votado na consolidação do interior e litoral paulista. O executivo está na Flytour há oito anos e acredita no toque humano como diferencial, o diálogo para entender a necessidade e a preferência do agente de viagens. E ele recomenda que o agente faça o mesmo com seu cliente lá na ponta: tenha empatia e agilidade ao servir.
A dica para os agentes de viagem se destacarem, diante de toda essa tecnologia da inteligência artificial, é focar no toque humano, no atendimento personalizado, na empatia, no conhecimento profundo dos destinos e na criação de experiências únicas que a tecnologia não substitui. Isso faz toda a diferença. Ao mesmo tempo, estar alinhado com a IA traz grandes benefícios. Com a ferramenta, é possível acessar informações que antes exigiam muitas pesquisas para entender melhor roteiros e passeios de cada destino, inclusive aqueles que nunca vendemos. Com as perguntas certas, conseguimos descobrir peculiaridades e segredos que muitas vezes não conhecíamos a fundo em novos destinos.
REXTUR ADVANCE
PAULA CAROLINA
REXTUR ADVANCE (EMPATE)
COMPLETAM O TOP 11
RICARDO MORAIS (FOGUINHO) ANCORADOURO (EMPATE)
ALESSANDRA KOTI – REXTUR ADVANCE (EMPATE)
TUFI FURTADO – TP AIR (EMPATE)
MARLON PINHEIRO – ANCORADOURO (EMPATE)
PASQUALE ANSANTE – ANCORADOURO (EMPATE)
CARLOS BARBASSA – ANCORADOURO (EMPATE)
GUSTAVO COCIELO – BRT (EMPATE)
TAINARA DINI – SAKURA (EMPATE)
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
33 anos (25 anos de Flytour)
OUTRAS EMPRESAS
Citur e Riotravel
QUEM TE INSPIRA?
Minha família, que me apoia, incentiva e me ajuda no dia a dia.
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
Executivos de duas gigantes da consolidação aérea no Brasil compartilham o topo pódio no Rio de Janeiro. Dividindo voto a voto, Felipe Coimbra repete a primeira colocação de 2024, enquanto Paula Cafieiro pinta a medalha de prata do ano passado de dourado para este ano.
Lembre-se de que a IA é uma ferramenta para ajudar os agentes de viagens, e não para substituí-los. Ao desenvolver habilidades, dominar a tecnologia e focar em serviços personalizados, eles podem se sobressair diante da IA e oferecer experiências de viagem únicas e personalizadas para os clientes.
IA não é concorrente, é ferramenta, use ela como sua aliada. O que diferencia o agente de viagens é a conexão humana, a confiança e um trabalho personalizado 1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
33 anos (4 anos de Sakura)
OUTRAS EMPRESAS
Agência Bavaria Turismo, High Light e Ancoradouro
QUEM TE INSPIRA?
Eu teria alguns nomes, mas eu amo mesmo é gente que faz do propósito a sua bússola, e da generosidade, o seu caminho
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
LETÍCIA MOREIRA FLYTOUR
ANDREA
FERNANDES BASTOS
REXTUR ADVANCE (EMPATE)
DANIELLE REIS SKYTEAM (EMPATE)
DIOGO GUEDES – SKYTEAM (EMPATE)
20 25
No ano passado, Ivan Mauro comemorou, nesta mesma premiação, o fato de "estar entre gigantes da profissão e receber esse reconhecimento de agências parceiras". Na ocasião, ele ficou em segundo lugar da Grande São Paulo e do interior e litoral. Agora, Ivan merece celebrar ainda mais. Além de um pódio no interior, o executivo foi o mais bem colocado na mais disputada das votações, a da Grande São Paulo.
TEMPO DE TURISMO
20 anos (13 de MSC Cruzeiros)
OUTRAS EMPRESAS
Costa Cruzeiros
QUEM TE INSPIRA?
Minha família, meus pais e minha esposa e, no Turismo, um colega que já faleceu, João Batista, com quem aprendi muito
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Os agentes de viagens devem focar em oferecer um atendimento personalizado e humano, usando sua experiência e conhecimento para criar experiências únicas que a IA não pode replicar
CATIA ORMUNDO MSC CRUZEIROS
ADILSON MELO NCL
COMPLETAM O TOP 10
PEDRO AUGUSTO DA SILVA - MSC CRUZEIROS
MÁRIO NUNES BORGES JÚNIOR - R11 TRAVEL
ADRIANA ALMEIDA - R11 TRAVEL
GABRIELA DA SILVA - MSC CRUZEIROS
GUSTAVO CARVALHO - MSC CRUZEIROS (EMPATE)
MÁRCIO GENARO - MSC CRUZEIROS (EMPATE)
DORIVÂNIA MORAES - COSTA CRUZEIROS
Bicampeão do interior de São Paulo. Pedro Augusto da Silva novamente teve a maioria dos votos dos agentes de viagens de sua região. Segundo ele, uma de suas principais características profissionais é a empatia – se colocar no lugar do agente de viagens, que precisa de agilidade, informações precisas e soluções rápidas. Isso tudo fica ainda mais fácil quando você faz parte da empresa com o maior número de produtos em sua categoria no Brasil. A MSC Cruzeiros domina o mercado doméstico em termos de saídas e navios.
TEMPO DE TURISMO
21 anos (15 anos na MSC Cruzeiros)
OUTRAS EMPRESAS
Casa Grande Hotel e Forma Turismo
QUEM TE INSPIRA?
Minha inspiração é minha família, minha base, meus incentivadores. Por eles acordo todos os dias para fazer um mundo melhor. Fazer o dia de alguém diferente positivamente
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Devemos usar a ferramenta a nosso favor: criando imagens, roteiros e textos excelentes! Aproveitem essa “grande novidade” para impulsionar as vendas. Não tenham medo, a IA pode ser nossa parceira, aliada.
O campeão de cruzeiros no Rio de Janeiro tem experiências importantes em setores de fora do Turismo. Há pouco mais de dois anos na MSC, Everton Bezerra, com passagens por BRF, empresas de logística e outros segmentos, certamente já fez valer a pluralidade de sua experiência para agradar as agências de viagens cariocas. Uma primeira colocação interessante.
Começa pelo atendimento humano. Vendas é Relacionamento. Os agentes entendem as motivações emocionais que movem os sonhos dos clientes, algo que a IA não faz. Um simples contato de pós-venda fideliza mais do que qualquer chatbot. Aliás, a ideia não é se sobressair, mas transformar a IA em uma aliada. 1º
TEMPO DE TURISMO
2 anos e 2 meses (todo esse tempo na MSC Cruzeiros)
QUEM TE INSPIRA?
Toda luta que faço na vida tenho como base de inspiração a minha esposa, minha rainha. A garra de manter o lar, enquanto estou na batalha diária alimenta a minha vida profissional.
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
4º LUGAR
5º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR
20 25
Carlos Barbosa é diretamente responsável pelo crescimento de Aruba no mercado brasileiro. Cacá se tornou a cara do destino caribenho em nosso mercado e não coincidentemente o número de visitantes brasileiros só cresce na ilha, graças a seu conhecimento, relacionamento com o trade e habilidade comercial.
TEMPO DE TURISMO
34 anos (13 anos de Vitrine Global)
OUTRAS EMPRESAS
Kontik Franstur, American Express Business Travel, Copa Airlines, Avianca Airlines e Trend Operadora
QUEM TE INSPIRA?
Eloi Oliveira e Goiaci Guimarães no meu começo de carreira e, ao longo da carreira, Sidney Alonso, Alexandre Camargo e Luis Paulo Luppa
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
As ferramentas estão chegando a uma fase única de autonomia na conexão entre venda e pósvenda, liberando tempo para mais estudo, mais conhecimento, mais prospecção e uma consultoria em viagens diferenciada por parte do agente.
VINICIUS DANTAS
TURISMO DE CURAÇAO
(LÉKÈ REPRESENTAÇÕES)
REJANE SANTOS ABIH-CE
ASSOCIAÇÃO
NETO FERNANDES – VISIT ORLANDO
GUSTAVO ANDRÉ – ESPÍRITO SANTO
Notícias em tempo real
Coberturas exclusivas
Tendências do trade
Informação confiável, o tempo todo!
TEMPO DE TURISMO
19 anos (13 de Imaginadora)
OUTRAS EMPRESAS
Abav e Latitude International (representante de destinos como Índia, Equador, Dinamarca e Mônaco)
QUEM TE INSPIRA?
Bábara Picolo (ETS), Jaqueline Ledo (Visual) e Georgia Mariano (Diversa)
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
A IA pode ser vista como ameaça ou aliada. Essa situação lembra a chegada das OTAs, que ocuparam parte do mercado, mas também reforçaram as qualidades dos agentes de viagem na curadoria de produtos, confiança e atendimento. É importante usar a IA como ferramenta de pesquisa e “assistente virtual” para textos, imagens, entre outros, mas o real aproveitamento só acontece quando se sabe aplicá-la de fato para economizar tempo e ampliar recursos de trabalho. Passageiros que montam viagens apenas com a IA correm risco de receber informações incorretas.
1º LUGAR
Segundo Wagner Barros, que já ganhou outras edições deste mesmo prêmio, o mérito não é motivo para acomodação, mas sim combustível para ser ainda mais útil e aproveitar a visibilidade e gerar mais vendas para seus hotéis. “Além de agradecer aos agentes que sempre me apoiam e me vendem, agradeço ao PANROTAS por ser nossa fonte diária de informação e inspiração no Turismo. A PANROTAS conecta, fortalece e valoriza toda a cadeia do setor.”
TEMPO DE TURISMO
28 anos (14 anos de Ritz Corp)
OUTRAS EMPRESAS
Pestana Hotels e Radisson
QUEM TE INSPIRA
Pietro Coelho, diretor Ritz Corp, que constantemente me inspira com novos conteúdos e ideias para levar aos profissionais de Turismo.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Seja amiga, amigo da Inteligência Artificial e convide-a para ser sua assistente em tudo. Ela não foi criada para nos dominar, mas para nos ajudar: facilitar pesquisas, sugerir roteiros personalizados de acordo com o perfil do casal ou da família que atendemos. Quanto mais nos conectamos a ela, mais acesso temos a conteúdos extraordinários para postagens que inspiram e despertam o desejo de viajar em quem nos acompanha. Pense na IA como uma caixa mágica de ideias, capaz de indicar passeios, localizar lugares com precisão, recomendar restaurantes bem avaliados, mostrar o clima com dicas de roupas e revelar pontos imperdíveis em cada destino. A Inteligência Artificial nunca irá nos substituir, ela potencializa quem sabe usá-la. O contato humano só você pode oferecer — imagine esse seu dom de servir caminhando de mãos dadas com a IA.
THEMIS GODOY D BEACH RESORT
RENATA LEITE TIVOLI
MARIANA DIAS – CLUB MED (EMPATE)
LARISSA PAVÃO – CLUB MED (EMPATE)
Segundo Wagner Barros, que já ganhou outras edições deste mesmo prêmio, o mérito não é motivo para acomodação, mas sim combustível para ser ainda mais útil e aproveitar a visibilidade e gerar mais vendas para seus hotéis. “Além de agradecer aos agentes que sempre me apoiam e me vendem, agradeço ao PANROTAS por ser nossa fonte diária de informação e inspiração no Turismo. A PANROTAS conecta, fortalece e valoriza toda a cadeia do setor.”
TEMPO DE TURISMO
28 anos (14 anos de Ritz Corp)
OUTRAS EMPRESAS
Pestana Hotels e Radisson
QUEM TE INSPIRA?
Pietro Coelho, diretor Ritz Corp, que constantemente me inspira com novos conteúdos e ideias para levar aos profissionais de Turismo.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Seja amiga, amigo da Inteligência Artificial e convide-a para ser sua assistente em tudo. Ela não foi criada para nos dominar, mas para nos ajudar: facilitar pesquisas, sugerir roteiros personalizados de acordo com o perfil do casal ou da família que atendemos. Quanto mais nos conectamos a ela, mais acesso temos a conteúdos extraordinários para postagens que inspiram e despertam o desejo de viajar em quem nos acompanha. Pense na IA como uma caixa mágica de ideias, capaz de indicar passeios, localizar lugares com precisão, recomendar restaurantes bem avaliados, mostrar o clima com dicas de roupas e revelar pontos imperdíveis em cada destino. A Inteligência Artificial nunca irá nos substituir, ela potencializa quem sabe usá-la. O contato humano só você pode oferecer — imagine esse seu dom de servir caminhando de mãos dadas com a IA.
20 25
Uma mulher inspirada por mulheres. E que certamente inspira tantas outras por aí com sua vasta bagagem no Turismo. Sempre em cargo de liderança, coordenando equipes em Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, Jaqueline Messina merece o topo deste pódio tão concorrido por acreditar no talento humano de seus parceiros, na honestidade e na força da oratória para sustentar os desafios do dia a dia.
TEMPO DE TURISMO
36 anos (quase 4 anos no Wish)
OUTRAS EMPRESAS
MSC Cruzeiros, Crystal Cruise/Holland América e Silversea
QUEM TE INSPIRA?
Atualmente, são as minhas gestoras no Wish, Juliana Nogueira e Fernanda Oliveira. Entretanto, quem mais me inspirou e me ensinou na vida a me transformar no ser humano que sou hoje foi a minha avó Maria Dutra de Souza, uma paraibana de uma força gigantesca.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
A IA está transformando o mundo e não seria diferente no Setor de Turismo, principalmente em tarefas automatizáveis. Porém, os agentes de viagens têm a vantagem do fator humano, capazes de oferecer experiências que marcam a memória afetiva para toda a vida. Assim, precisam focar no que a IA ainda não faz tão bem (empatia, relacionamento humano, sonhos) e utilizá-la como parceira e aliada em todos os processos que tornam uma viagem memorável.
20 25
Por mais que sua principal atuação seja no interior de São Paulo, Jefer Junior atende em nível nacional e, na Grande São Paulo, foi bem lembrado pelas agências de viagens de lazer e corporativas. Está aí o resultado: primeiro colocado.
TEMPO DE TURISMO
8 anos (2 anos de Movida)
OUTRAS EMPRESAS
Unidas
QUEM TE INSPIRA?
Deus e família
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
A simplicidade e confiança são essenciais, somados ao atendimento personalizado e de prontidão, são os produtos principais que o cliente procura. A empatia somente nós podemos proporcionar.
SG RENTALS/HERTZ
4º LUGAR
5º LUGAR
6º LUGAR
FELIPE BECKER MOBILITY
SAMA SILVA – MOVIDA
JULIA ARANA – MOBILITY (EMPATE)
(EMPATE)
Com mais de quatro décadas de Turismo, Loris Tedeschi passou por muitas transformações da indústria no Brasil, e quanto mais o tempo passa, mais ele se destaca. Isso diz muito sobre algumas de suas principais habilidades profissionais e pessoais: inovador, auto motivado, flexível, apto a implementar novas ideias e conquistar suporte para o sucesso das mesmas, excelência em: comunicação pessoal, técnicas de vendas e negociação. O profissional da Agentcars ficou em primeiro no interior de São Paulo, mas também foi bem lembrado pelos agentes da capital e da Grande SP.
TEMPO DE TURISMO
43 anos (7 anos de Agentcars)
OUTRAS EMPRESAS
Hertz, interep, Lab, SMI (Alamo), Avipam
QUEM TE INSPIRA?
Meu pai, Ruggero Tedeschi, Cori Reis, meu primeiro chefe no Turismo, diretor da Braniff International e Newton Vieira, da SMI. Cada um deles, à sua maneira, moldou minha visão do turismo e inspirou minha forma de atuar no setor.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
O setor avança em ritmo acelerado, com novas tecnologias, tendências e destinos se consolidando no mercado. Porém, de nada adianta a indústria ser de vanguarda se os profissionais da linha de frente não acompanharem esse universo em constante transformação. É essencial investir em conhecimento. Estudar geografia, história e geopolítica não é detalhe, é diferencial. Entender o contexto cultural, social e econômico dos destinos gera credibilidade e fortalece a relação de confiança com o cliente. Também é fundamental viajar, explorar países ainda não conhecidos e sair do roteiro habitual. A experiência vivida é insubstituível: é ela que transmite emoção, inspiração e segurança ao recomendar um destino. O agente de viagens não vende apenas passagens ou pacotes, vende a possibilidade de transformar vidas. E, para entregar essa transformação, é preciso antes de tudo ampliar os próprios horizontes.
ALINE FERNANDES DOS SANTOS MOBILITY (EMPATE)
EDWARD MACHADO SG RENTALS/HERTZ (EMPATE)
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
28 anos (10 anos de SG Rentals)
OUTRAS EMPRESAS
Assist Card, Travel Ace, Soletur, Federação Nacional de Seguros
QUEM TE INSPIRA?
Minha primeira inspiração foi Evandro Corrêa, um grande líder e formador de profissionais de vendas, sempre preocupado em capacitar pessoas com caráter firme e determinação.
Hoje, meus colegas Diego Oliveira (Financeiro), Adriano Aguiar (Comercial) — e nosso presidente Sergio Guanais. Na vida pessoal, minha maior inspiração é Deus. É n’Ele que busco sabedoria para tomar decisões e forças para enfrentar os momentos difíceis. Acredito que o segredo do sucesso está na constância do propósito: manter-se firme naquilo em que se acredita, com ética, fé e resiliência, independentemente dos desafios.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Flávia Schimidt é uma profissional apaixonada por desenvolver conexões, liderar com propósito e transformar oportunidades em resultados concretos. Entre suas maiores paixões está a implementação de estratégias de marketing e vendas, além de abertura de novos mercados e fortalecimento de parcerias comerciais.
A Inteligência Artificial veio para ficar, mas nunca substituirá o fator humano que só o agente de viagens tem: a conexão, a escuta ativa e a personalização. Use a IA como aliada: ferramentas podem apoiar no ganho de produtividade, agilizar orçamentos, criar propostas personalizadas e ampliar conhecimento de destinos. Invista em relacionamento: o cliente valoriza quem entende suas necessidades e oferece soluções além do óbvio.
Capacite-se constantemente: domine as ferramentas digitais, mas mantenha o olhar consultivo, estratégico e humano.
Agregue valor: em vez de competir com tecnologia, ofereça o que ela não entrega — segurança, confiança, curadoria e experiência real.
20 25
Comprometimento, motivação para encarar desafios e foco em ampliar seus horizontes profissionais são habilidades que Rodrigo Bicudo considera essenciais para trabalhar em uma grande empresa como a Trend Operadora. Ele nem estaria nesta lista se não contasse com esses atributos, quem dirá no topo dela. A categoria mais disputada da Melhores Promotores de Vendas de 2025 tem novo campeão. Parabéns. 1º
TEMPO DE TURISMO
16 anos (9 anos de CVC Corp, dos quais 2 anos só de Trend)
OUTRAS EMPRESAS
Calcos Operadora e New Age
QUEM TE INSPIRA?
Gera Fleury, Douglas Silva, Rogério Mendes, Paulo Barnabé, Jonathas Mendes Mendroni, Cristina Krenk e outros de CVC Corp, mas atualmente quem mais me inspira é minha gerente regional Noah Britto e o diretor Bruno Heleno... Há tantos outros que não caberia neste espaço.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
A IA é ótima, mas não compreende tão bem emoções, experiências passadas e preferências subjetivas. Montar roteiros personalizados com base no estilo de vida, expectativas e histórias pessoais do cliente a IA jamais fará com tanto zelo. Por isso, o atendimento humano gera confiança, credibilidade e até fidelização do cliente.
RAPHAEL SILVA RCA OPERADORA
COMPLETAM O TOP 10
NAIANA SAVIETO CVC OPERADORA
VIVIAN LIMA – CVC OPERADORA
REYNALDO SANTOS – CVC OPERADORA
NIVALDO EGEIA – INCOMUM VIAGENS
MICHEL RAMOS– AZUL VIAGENS
HERIKA ALVES – HOTELDO
Thiago Marlus é um executivo muito respeitado dentro do Grupo Ancoradouro devido à confiança que transmitiu em seus 14 anos de empresa. Trabalhando nesta maneira, seria natural que ele também fizesse sucesso entre os agentes de viagens, e o resultado está aí: de sétimo lugar no ano passado para a medalha de ouro em 2025.
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
27 anos (14 anos no Grupo Ancoradouro)
OUTRAS EMPRESAS
Agência JPTur, DHS, Collegeturismo, Tam Viagens e Esfera Turismo
QUEM TE INSPIRA?
Michael Jordan, pela disciplina, resiliência e capacidade de superar limites — valores que também trago para minha vida profissional.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
O segredo está em algo que nenhuma tecnologia consegue substituir: o fator humano. A experiência em montar grupos, o conhecimento profundo de destinos, a empatia em entender cada cliente e o relacionamento construído com confiança e cuidado. É nesse toque humano que mora o verdadeiro diferencial do nosso trabalho.
LÍVIA VELLA BESTBUY
RUI ROSELINO AZUL VIAGENS
MARIANA FRANCO DE GODOY – BESTBUY (EMPATE)
ROSANA CARNICER FERREIRA – CVC (EMPATE)
CAIO ALMEIDA – NEW AGE (EMPATE)
CARLINHOS LEONARDI – CATIVA OPERADORA (EMPATE)
MARCELA LOUISE – AZUL VIAGENS (EMPATE)
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO 19 anos (12 anos na RCA)
OUTRAS EMPRESAS
Universal Assistance e Maktour Operadora
QUEM TE INSPIRA?
Meu pai, meu ídolo e herói
“Adaptabilidade a novas funções, novos ambientes e visão estratégica de vendas, pesquisa de mercado consumidor, conhecimento prático e teórico de técnicas de vendas e contatos comerciais.” É assim que Rodrigo Barcellos vê suas principais habilidades como promotor de vendas no Turismo. Não à toa o executivo da RCA é bicampeão: pelo segundo ano consecutivo ele leva a melhor entre os agentes de viagens cariocas na categoria operadoras.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA Montar uma estratégia bem definida de marketing e comercialização, atuar em diferentes nichos, estudar e diferenciar cadeias e público-alvo, especialização em diferentes segmentos, entender mais sobre o modus operandi e organizacional é ponto chave. Além disso, fortalecer laços comerciais com fornecedores de credibilidade, tradição, história e idoneidade, justamente para oferecer ao cliente na ponta uma experiência incrível, inesquecível, emocionante, única e principalmente segura. O agente precisa estar sempre antenado e atualizado sobre os produtos e destinos em alta, trazendo informações importantes e novidades, mantendo acesa essa chama de desejo por parte do cliente.
LITORAL VERDE
MARIANA CASANOVA SOUL TRAVELER COMPLETAM O TOP 10
LEONARDO CALVANO – BWT CARLOS AUGUSTO SARDO – DIVERSA TURISMO (EMPATE)
RAIANE RIOS – CVC (EMPATE)
Renato Gonçalves não titubeia. Qualquer pergunta sobre Universal Destinations, ele responde no ritmo Velozes & Furiosos. Não à toa, é a única unanimidade no topo do pódio das três cidades deste ano, uma evolução na comparação com 2024, quando liderou na Grande São Paulo e no interior paulista.
TEMPO DE TURISMO
18 anos (12 anos na Universal)
OUTRAS EMPRESAS
SeaWorld e Visit Orlando
QUEM TE INSPIRA?
Gabriella Cavalheiro, Marcos Barros, Pedro Davoli, Maurício Alexandre e Jane Terra são ótimos exemplos.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
O agente de viagens que consegue humanizar e de uma certa forma criar um vínculo emocional com o cliente se sobressai diante da IA. Acho importante adicionar os pontos de experiencia do consumidor, mas tentar traçar um perfil e estabelecer uma conversa durante o atendimento em busca de aproximação do cliente é fundamental. Uma forma interessante para isso é perguntar sobre as viagens anteriores, sobre o que é esperado dessa nova viagem e as preferências. Sugiro também contar relatos ocorridos em viagens do agente ou até mesmo sobre situações vividas por outros clientes, que possam ajudar a reforçar o que está sendo proposto ou ponderado. Recomendo oferecer as possibilidades e fazer os contra-argumentos em forma de perguntas, pois acaba sendo uma forma mais suave de sugerir e dar continuidade a conversa. Outra forma de humanizar ainda mais é transmitir sentimentos ao se comunicar com o cliente, seja com animação para uma experiencia que está sendo proposta, como com humor para uma situação ocorrida no destino, entre outros. Claro que tudo isso deve ser somado a todo o seu conhecimento, estudo, pró atividade com soluções e eficiência de serviço.
ALVES
4º LUGAR
5º LUGAR
6º LUGAR
JOSÉ RAFAEL VIEIRA – CVC CORP
TIAGO FANTINI – CATIVA
VITOR HUGO NOVAIS - HOTELDO
20 25
Renato Gonçalves não titubeia. Qualquer pergunta sobre Universal Destinations, ele responde no ritmo Velozes & Furiosos. Não à toa, é a única unanimidade no topo do pódio das três cidades deste ano, uma evolução na comparação com 2024, quando liderou na Grande São Paulo e no interior paulista.
TEMPO DE TURISMO
18 anos (12 anos na Universal)
OUTRAS EMPRESAS
SeaWorld e Visit Orlando
QUEM TE INSPIRA
Gabriella Cavalheiro, Marcos Barros, Pedro Davoli, Maurício Alexandre e Jane Terra são ótimos exemplos.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
O agente de viagens que consegue humanizar e de uma certa forma criar um vínculo emocional com o cliente se sobressai diante da IA.
Acho importante adicionar os pontos de experiencia do consumidor, mas tentar traçar um perfil e estabelecer uma conversa durante o atendimento em busca de aproximação do cliente é fundamental. Uma forma interessante para isso é perguntar sobre as viagens anteriores, sobre o que é esperado dessa nova viagem e as preferências. Sugiro também contar relatos ocorridos em viagens do agente ou até mesmo sobre situações vividas por outros clientes, que possam ajudar a reforçar o que está sendo proposto ou ponderado. Recomendo oferecer as possibilidades e fazer os contra-argumentos em forma de perguntas, pois acaba sendo uma forma mais suave de sugerir e dar continuidade a conversa. Outra forma de humanizar ainda mais é transmitir sentimentos ao se comunicar com o cliente, seja com animação para uma experiencia que está sendo proposta, como com humor para uma situação ocorrida no destino, entre outros. Claro que tudo isso deve ser somado a todo o seu conhecimento, estudo, pró atividade com soluções e eficiência de serviço.
JOSÉ RAFAEL VIEIRA CVC CORP (EMPATE)
THIAGO MARLUS MONDIALE BY ANCORADOURO (EMPATE)
COMPLETAM O TOP 7
MARA AUGUSTO – CENAV
MAURO BATISTA FLYTOUR CONSOLIDADORA
HÉLIO ISIDORO FILHO – CVC CORP (EMPATE)
CAROLINE GRAMAGLIO – DUO NETWORK (EMPATE)
Renato Gonçalves não titubeia. Qualquer pergunta sobre Universal Destinations, ele responde no ritmo Velozes & Furiosos. Não à toa, é a única unanimidade no topo do pódio das três cidades deste ano, uma evolução na comparação com 2024, quando liderou na Grande São Paulo e no interior paulista.
TEMPO DE TURISMO
18 anos (12 anos na Universal)
OUTRAS EMPRESAS
SeaWorld e Visit Orlando
QUEM TE INSPIRA
Gabriella Cavalheiro, Marcos Barros, Pedro Davoli, Maurício Alexandre e Jane Terra são ótimos exemplos.
RODRIGO BARCELLOS
RCA TURISMO
RAIANE DE PONTES
MARIANO RIOS
CVC
COMPLETAM O TOP 7
EVERTON BEZERRA – MSC CRUZEIROS
CAROLINA MAYA – DUO CONNECTIONS (EMPATE)
MARIANA CASANOVA – SOUL TRAVELER (EMPATE)
PAULA SPERLE – MSC CRUZEIROS (EMPATE)
1º LUGAR
As duas décadas de trajetória profissional fizeram
Deise Gomes desenvolver habilidades sólidas em comunicação, análise de mercado e construção de relacionamentos duradouros com parceiros estratégicos. São esses os atributos apontados pela número um da categoria receptivos em São Paulo que, com seis meses de Brocker chegou ao topo do pódio em uma disputa acirrada.
TEMPO DE TURISMO
20 anos (6 meses de Brocker)
OUTRAS EMPRESAS
Enotel Porto de Galinhas, Vila Galé, Nauticomar Porto Seguro, Gramado Parks e ViagensPromo
QUEM TE INSPIRA?
Regina Biondi, que foi minha diretora no Enotel Porto de Galinhas, hoje aposentada. Muito de minha carreira construí nessa empresa e ela me direcionou muito.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Buscar capacitação em diversos temas, inclusive no uso de ferramentas e tecnologias para vender mais. Eu ainda acredito no atendimento como um diferencial, no relacionamento do agente com o passageiro e em agregar valor a este atendimento com pessoas especializadas em Turismo.
THIAGO DANTAS POTIGUAR TURISMO
CARMEN SILVIA MASCIA LUCK RECEPTIVO
RODRIGO NUNES – LUCK (EMPATE)
ANDRÉ MATOS – TCH (EMPATE)
DANIEL MENTA – YES RECEPTIVO 4º
1º LUGAR
Ela já esteve do outro lado do balcão. Fernanda Meinerz iniciou sua carreira de mais de duas décadas como agente de viagens, após se formar em Bacharelado em Turismo, depois disso passeio por algumas empresas e diversos setores dentro de receptivos. Sem sombra de dúvidas essa é uma experiência que ajuda Fernanda a obter êxito e consequentemente este primeiro lugar na categoria Receptivos Rio de Janeiro. Ao saber das necessidades dos agentes de viagens, a executiva da Turistur é capaz de dar respostas assertivas e ágeis aos parceiros de indústria.
TEMPO DE TURISMO
23 anos (7 anos de Turistur)
OUTRAS EMPRESAS
Terra Turismo, Zeppelin Turismo, Liga Turismo e Brocker
QUEM TE INSPIRA?
Na vida pessoal, minha mãe, Nilza Meinerz, sempre acreditou nos meus sonhos e incentivou minha entrada no Turismo. Profissionalmente, me inspiro no meu exdiretor Fábio Bordin. Foi com ele que tive minha primeira grande oportunidade em receptivo, sempre me tirando da zona de conforto e mostrando um potencial que nem mesmo eu sabia que tinha.
As duas décadas de trajetória profissional fizeram Deise Gomes desenvolver habilidades sólidas em comunicação, análise de mercado e construção de relacionamentos duradouros com parceiros estratégicos. São esses os atributos apontados por ela, vice-colocada no Rio e número um da categoria receptivos em São Paulo que, com seis meses de Brocker já conquistou notoriedade.
2º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
20 anos (6 meses de Brocker)
OUTRAS EMPRESAS
Enotel Porto de Galinhas, Vila Galé, Nauticomar Porto Seguro, Gramado Parks e ViagensPromo
QUEM TE INSPIRA?
Regina Biondi, que foi minha diretora no Enotel Porto de Galinhas, hoje aposentada. Muito de minha carreira construí nessa empresa e ela me direcionou muito.
DICA PARA AGENTES ENFRENTAREM A IA
Buscar capacitação em diversos temas, inclusive no uso de ferramentas e tecnologias para vender mais. Eu ainda acredito no atendimento como um diferencial, no relacionamento do agente com o passageiro e em agregar valor a este atendimento com pessoas especializadas em Turismo.
20 25
1º LUGAR
TEMPO DE TURISMO
15 anos (2 anos de Hero)
OUTRAS EMPRESAS
American Travel Operadora, GTA e Affinity
QUEM TE INSPIRA?
Desde que eu me conheço por gente, Deus foi sempre quem me inspirou.
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
A Hero Seguros cresce em ritmo acelerado no mercado nacional e Fernanda Neme é uma das responsáveis por esta curva ascendente. A executiva acredita que o diferencial de um vendedor está em fazer a venda consultiva e, entre suas principais habilidades profissionais está o acompanhamento e auxílio na capacitação e desenvolvimento da equipe e em suas competências técnicas.
A IA está mudando muito a forma como viajamos e planejamos viagens, mas isso não significa que o papel do agente de viagens vai acabar — pelo contrário, quem souber usar a IA a seu favor pode se destacar ainda mais. Minha sugestão é que o agente seja consultor, construindo relacionamento, educando o cliente, oferecendo suporte em tempo real e apostando na curadoria de experiências exclusivas. É importante também investir em nichos, usar a IA como aliada e construir autoridade digital.
CAROL TRINDADE
RENATO GIGLIO FORTUNA AFFINITY
COMPLETAM O TOP 10
LEONARDO MARTINS – GTA
PATRÍCIA SILVA – HERO SEGUROS
GABRIEL DO PRADO – AFFINITY SEGUROS
EDUARDO SILVEIRA – GTA (EMPATE)
MARCELO KRAMER – CORIS (EMPATE)
RODRIGO BORETTI – GTA
RENATA MOTTA – HERO SEGUROS
1º LUGAR
A figura do trabalhador brasileiro motiva Gelder
Carvalho em seu dia a dia. Inspiração mais do que efetiva. Não à toa o executivo de Contas da Affinity no interior paulista subiu uma posição na comparação com a edição do ano passado para atingir o topo do pódio em 2025. Gelder está na memória, no conceito, no respeito do agente de viagens, e com certeza serve de inspiração para outros profissionais no setor.
TEMPO DE TURISMO
28 anos (11 anos na Affinity)
OUTRAS EMPRESAS
Varig, Tam e Coris
QUEM TE INSPIRA?
Hoje não diria que me inspiro em uma pessoa, mas sim na figura daquele trabalhador brasileiro que busca, além de sobreviver, cuidar de sua família, busca seus méritos de forma digna e com isso impulsiona o país sempre adiante.
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
Para sobrevivermos e nos destacarmos, precisamos tê-las como parceiras para ganhar tempo, mas sem deixar de valorizar o que elas não fazem. Isso significa ter visão de mercado, criatividade para inovar, habilidade de comunicação interpessoal e proximidade com os clientes — em outras palavras, praticar as características humanas que a IA não possui. Devemos deixar que ela cuide do que é automático e brilhar no que é humano.
DANIEL LOPES
GTA
COMPLETAM O TOP 11
THIAGO ASSIS – CORIS
GIOVANI ZONARO HARMÔNICA SEGUROS
RUDNEY CARIA – GTA (EMPATE)
WAGNER FIGUEIREDO – HERO SEGUROS (EMPATE)
HELEN VALAMEDI – CORIS
ANDERSON BITTENCOURT – GTA
JALES SABINO OLIVEIRA – VITAL CARD (EMPATE)
LILI GONZALES – LINKKA SEGUROS (EMPATE)
MÁRCIO QUEROBIM – CORIS (EMPATE)
1º LUGAR
Felipe Anjos conquista novamente a primeira posição da enquete de Melhores Promotores do Turismo. Tal como ano passado, ele aponta que atenção a todos os detalhes para ter capacidade de personalizar o produto é uma de suas principais virtudes. Agora com mais tempo de Hero (na eleição do ano passado ele tinha apenas 10 meses de casa), o carioca acredita que está ainda mais maduro em relação aos diferenciais da empresa, o que permite aprimorar ainda mais o atendimento.
TEMPO DE TURISMO
20 anos (quase 2 anos de Hero Seguros)
OUTRAS EMPRESAS
Universal Assistance, Assist Card, GTA e TBO.com
QUEM TE INSPIRA?
Luciana Volante, diretora na Hero Seguros
DICA PARA AGENTES
ENFRENTAREM A IA
A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa, mas não substitui a essência do agente de viagens: relacionamento humano, personalização e confiança. Minha dica é clara: use a IA a seu favor para ganhar tempo e eficiência, mas concentre sua energia no que a máquina não entrega — conhecer o cliente a fundo, antecipar desejos, criar experiências exclusivas e oferecer suporte humano em cada detalhe. Quem souber unir tecnologia com atendimento diferenciado vai se destacar no mercado e terá na IA uma parceira, e não uma concorrente.
GRAZIELLA PICCOLO
AFFINITY LYA SIQUEIRA CORIS
COMPLETAM O TOP 11
MÁRCIA DEL GAUDIO – GTA
LIDIANE CARDOSO – CORIS
ANDERSON MARQUES - GTA (EMPATE)
ROSE LIMA – CORIS (EMPATE)
ERIKA ALONSO – CORIS
JUCIARA EVANGELISTA – AFFINITY (EMPATE)
MÁRCIA CRISTINA PASSOS DE DEUS – INTERMAC (EMPATE)
PAULA OLIVEIRA – INTERMAC (EMPATE)
Rubia Coser, diretora e idealizadora do Travel Next Minas
A terceira edição da Travel Next Minas chega ao fim com resultados expressivos e acima das projeções. Realizada no Expominas, em Belo Horizonte, a feira reafirma seu lugar de destaque no calendário nacional do Turismo
A idealizadora e diretora do evento, Rubia Coser, confirmou que o público superou as expectativas. "Imaginávamos um fluxo de 6 mil pessoas, mas recebemos 7.186 participantes. É um crescimento de 40% em relação a 2024", conta Rubia.
Além do aumento de público, a movimentação de negócios também cresceu:
• 7.186 participantes confirmados;
• 40% de crescimento em relação a 2024;
• R$ 85 milhões em negócios gerados;
• Agentes de 13 Estados representados;
• 600 marcas presentes
"Não é apenas sobre quantidade, mas sobre a qualidade.
O agente que participa é selecionado, vem com o objetivo de fazer negócios. Esse é um diferencial que não podemos perder", reforçou Rubia.
Com todos os estandes comercializados, a Travel Next Minas já havia iniciado sua terceira edição com projeções otimistas.
Entre os atrativos de 2025, destacaram-se o espaço de inovação, o crescimento do segmento de luxo com o Travel Lux, além do lançamento de um aplicativo próprio para credenciamento, agenda e networking.
"Estamos construindo ano a ano um projeto sólido, que se tornou realidade. Hoje podemos dizer que a Travel Next é parte definitiva do calendário nacional do turismo", afirmou a executiva.
Para além dos números, Rubia ressalta que o evento cumpre sua missão principal: dar visibilidade às riquezas turísticas de Minas Gerais. “Cerca de 60% do patrimônio cultural brasileiro está aqui. Mostrar essa força é nosso papel. Minas é um luxo, e queremos trazer essa mineiridade para o centro das experiências”, disse.
Já pensando no próximo ano, Rubia projeta novidades que devem reforçar ainda mais a identidade mineira e o caráter estratégico da feira. “Queremos ampliar os espaços de debate, trazer novas experiências práticas e seguir valorizando o turismo de luxo aliado à autenticidade mineira. O crescimento é importante, mas sempre cuidando da qualidade”, concluiu.
PanEmpregos: o seu próximo embarque profissional
.
Informação confiável o tempo todo