Revista Paineiras - Março 2021

Page 48

SUSTENTABILIDADE

E-LIXO: CUIDAD Você sabia que nosso País é primeiro na lista produtores de lixo eletrônico na América Latina? De acordo com o estudo Global e-Waste Monitor, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil gera em média mais de 1,5 milhão de toneladas desse tipo de resíduo por anos, sendo o sétimo maior produtor do mundo. Segundo o levantamento, apenas 2% do total acaba sendo destinado à reciclagem. Produtos como baterias, pilhas e diversos componentes eletrônicos são confeccionados com o uso de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio. Uma vez expostos às ações climáticas, por exemplo, podem acabar sendo liberados no solo e na água, causando enormes prejuízos, já que produtos deste tipo são compostos por materiais tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde, além de extremamente agressivos ao meio-ambiente.

CONFIRA ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O DESCARTE DO CHAMADO E-LIXO NO MUNDO: • Anualmente, mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo inteiro • Por ano, o Brasil descarta 97 mil toneladas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras • Quase todo lixo eletrônico do Brasil é descartado de maneira errada • Cada um de nós produz, em média, 8,3 quilogramas de e-lixo por ano.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Paineiras - Março 2021 by Clube Paineiras do Morumby - Issuu