NEI RAS PAI

TROFÉU JOSÉ FINKEL
CLUBE SE TORNA PALCO DO TORNEIO NACIONAL
10 ANOS DO
CLUBE DE LEITURA UMA DÉCADA DE AMOR AOS LIVROS
JOTA QUEST VEM AÍ
BANDA SE APRESENTA NO CLUBE EM 25/10
FUTEBOL SOLIDÁRIO EVENTO CHEGA À SUA QUARTA EDIÇÃO


TROFÉU JOSÉ FINKEL
CLUBE SE TORNA PALCO DO TORNEIO NACIONAL
JOTA QUEST VEM AÍ
BANDA SE APRESENTA NO CLUBE EM 25/10
FUTEBOL SOLIDÁRIO EVENTO CHEGA À SUA QUARTA EDIÇÃO
Se você quer viajar o mundo e não pagar IOF nas compras, o BTG é o seu Banco.
No BTG Pactual, os cartões têm IOF Zero em compras internacionais, sem limite de valor. Além disso, você tem acesso a mais de 1.000 salas VIP e um programa de benefícios completo, com pontos ou cashback, à sua escolha.
*Cartão sujeito à análise de crédito. A Campanha IOF Zero é válida exclusivamente para compras internacionais no crédito e débito, por tempo indeterminado, e poderá cessar a qualquer momento sem aviso prévio. Não serão consideradas transações no cartão de débito internacional. Consulte o Regulamento.
Caros Associados, Entramos oficialmente na reta final de nosso primeiro ano à frente da Diretoria Executiva do Paineiras. Este tem sido um ano e tanto: inúmeros aprendizados, novas experiências, incontáveis horas de dedicação e um intenso trabalho de planejamento, tudo sempre alinhado ao nosso propósito de construir um clube ainda mais forte, estruturado e adaptado às necessidades e anseios de nosso corpo associativo.
Sem dúvidas, uma vivência rica e extremamente transformadora em nossas vidas. Estamos apenas no primeiro ano, e ainda há muito por vir. Vamos seguir construindo juntos.
Gostaria de parabenizar nossos 40 novos conselheiros. O Conselho Deliberativo desempenha um papel de suma importância no dia a dia do Paineiras, garantindo que a voz do associado seja ativamente ouvida e esteja sempre devidamente representada nos mais diversos processos do clube. Sejam todos muito bem-vindos, será um prazer trabalhar juntos em prol de nosso clube.
Faço questão de compartilhar com todos a enorme satisfação em termos realizado, no mês passado, a 37ª edição do Festival de Escolas de Esportes. Para um apaixonado pelos esportes como eu, é incrivelmente gratificante ver nosso
clube oferecer à sociedade um evento deste porte, uma enorme celebração da infância, da juventude e do esporte como ferramenta de formação de cidadãos. É bonito ver nosso Ginásio do Vale repleto de famílias, todas reunidas em prol do esporte. Parabenizo todas as equipes envolvidas pelo cuidado e carinho na organização do evento.
Também estamos vivendo a temporada de teatro paineirense. Os diversos grupos do clube estão apresentando seus trabalhos do ano, com montagens bastante interessantes. Parabenizo os grupos, tanto adultos quanto infantojuvenis, bem como todos os associados envolvidos nessa produção artística, que enriquece a experiência cultural paineirense.
Neste mês de outubro, temos o prazer de trazer, pela primeira vez ao clube, um
evento há muito pedido e aguardado pelo paineirense: um show exclusivo de uma das maiores bandas da história do país, os mineiros do Jota Quest. Eles se apresentarão no Salão Nobre, no sábado (25/10). Os ingressos já estão à venda online. Garanta já o seu e o de seus convidados. Espero vê-los na pista para curtirmos juntos esse evento, que promete entrar para a história do Paineiras. Nos vemos lá!
Para finalizar, aproveito para agradecer a todos, associados e colaboradores, que ativamente participam das nossas campanhas de doação de sangue e que, no último dia 30, marcaram novamente presença na 21ª edição desta bela iniciativa conduzida por nossa área médica em parceria com o DASP e, desta vez, com o Hospital Israelita Albert Einstein. É um orgulho que uma ação desta natureza tenha se sedimentado
de tal maneira em nosso clube. Isso apenas demonstra o DNA paineirense voltado para a solidariedade. Obrigado a todos os envolvidos. Aliás, para quem não viu, nossa edição de setembro da revista abordou, com muita propriedade, as diversas iniciativas de caráter social no clube conduzidas pelo DASP –Departamento de Assistência Social. Vale a pena uma leitura atenta.
Um abraço,
Nossos profundos e sinceros agradecimentos!
Foi uma honra e um privilégio a oportunidade que tivemos para presidir o Conselho Deliberativo do Clube Paineiras do Morumby.
Estamos aqui nos despedindo e agradecendo a todas as pessoas que contribuíram com a nossa gestão no mandato de outubro 2023 a outubro 2025.
Foram 2 anos muito intensos de realizações de diversos trabalhos, sempre orientados em benefício de nosso clube e dos associados.
Começo destacando todo o apoio recebido do nosso vice-presidente, Sr. Salvio Spinola Fagundes Filho, que com muita competência também presidiu a nossa Comissão de Julgamento. Igualmente ao nosso secretário, Sr. José Luís Marquezini, pelo exercício do cargo com muito empenho e profissionalismo que, além de cuidar do expediente, da agenda das reuniões de nosso conselho, também secretariou 2 importantíssimas assembleias gerais de associados, sendo uma extraordinária e outra ordinária, realizadas com muito sucesso nesse ano de 2025.
Aos nossos conselheiros membros das Comissões Permanentes de
Sindicância, Avaliação Esportiva e Julgamento, as nossas imensas gratidões pelo tempo dedicado e os trabalhos realizados em equipe, muitas vezes caracterizados por intensas e urgentes demandas, com prazos apertados.
Igualmente, aos conselheiros e membros convidados, que aceitaram participar e compor as 3 comissões temporárias instaladas ao longo desses 2 anos para estudarem, analisarem e opinarem sobre temas complexos, objetivando subsidiar por meio de relatórios as deliberações do plenário, acerca de assuntos muito relevantes como: documentação de propriedades do clube, alterações estatutárias, avaliação e proposta de adequação dos artigos dispostos em nosso estatuto social e no regimento interno do conselho deliberativo referentes aos atletas não associados, bem como a conclusão e votação sobre a introdução e alterações de medidas disciplinares. Todos merecem um reconhecimento pelos esforços e resultados dos seus trabalhos.
Aos nossos queridos colaboradores da nossa secretaria do Conselho Sra. Valdete e Sr. Michel, que incansavelmente, com muito respeito e ética, sempre desempenharam maravilhosamente os seus trabalhos, dando segurança, apoio, suporte e informações aos nossos conselheiros.
Por fim, a todos os colaboradores de nosso clube e fornecedores que nos assessoraram durante as diversas atividades e necessidades que superamos para chegar nesse momento espetacular do dever cumprido.
Não podemos nos despedir sem parabenizar e cumprimentar os 40 novos conselheiros eleitos e reeleitos, que tomam posse em outubro/2025, desejando muito sucesso em seus
mandatos. Da mesma forma, aos suplentes que participaram das eleições e, seguramente, serão periodicamente convocados a compor o nosso plenário e tomar posse em substituição aos conselheiros(as) que deixarem seus mandatos por razões diversas estatutárias.
Continuarei sempre à disposição de todos para contribuir com mais essa fabulosa experiência adquirida em nosso Clube Paineiras do Morumby.
Atenciosamente,
DO CONSELHO DELIBERATIVO
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE
Paulo Cezar Pereira Mayer
1º VICE-PRESIDENTE
Marcelo Calil Bianchi
2º VICE-PRESIDENTE
Rolf Stauffenegger
DIRETORA ADMINISTRATIVA
Dora Regina Estevam
DIRETOR FINANCEIRO
Guilherme Ribeiro
dos Santos Filho
CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE
Marcelo de Lima Dias
VICE-PRESIDENTE
Sálvio Spinola F. Filho
SECRETÁRIO
José Luís Marquezini
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE
Wesley Lúcio Cavalcante de Melo
SECRETÁRIO
Lauro Leite Silva
MEMBROS EFETIVOS
Alexandre Melo Mitzkun
Luiz Carlos Lazarini
Sergio Viera Rodado
MEMBROS SUPLENTES
Alvimar Leite da Silva Junior
Felipe Mota Separovic Rodrigues
Pablo Mendes Lara
COMISSÃO DE SINDICÂNCIA
PRESIDENTE
Armando José dos Inocentes
SECRETÁRIO
Rogério Steinle de Moraes
MEMBROS EFETIVOS
Cristina Maria Arvate Alvares
Luiz Gustavo Vazzoler
Maurício Steffen
MEMBROS SUPLENTES
Adeilton Bomfim Brandão
Rosana Cristina P. C. Garcia
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ESPORTIVA
PRESIDENTE
Ariovaldo Fernandes
Xavier Rabello
SECRETÁRIO
Fauze Jibran Hsieh
MEMBROS EFETIVOS
José Francisco Leite Moreira
Carlos E. de P. Figueiredo
Alexandre Dias Couto
MEMBROS SUPLENTES
Caio Rodrigues Luccas, Fabiana Linge
Carla Cristina C. C. Miranda Salles
COMISSÃO DE JULGAMENTO
PRESIDENTE
Sálvio Spinola F. Filho
SECRETÁRIO
Vinícius de Nóbrega
MEMBROS EFETIVOS
Aloma De Melo Rangel
Joanna Picarelli Ribeiro Porto
Luiz Fernando Alouche
MEMBROS SUPLENTES
Karen Campion Lucke Dell’Aquila
Eliane Cinelli
Claudia Cristina Naufel Terzian
COMISSÃO EDITORIAL
Celso Motta Teixeira Castro
Piergiorgio Helzel
DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PAINEIRAS – DASP
Katia de Carvalho Figueiredo ADJUNTA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PAINEIRAS – DASP
Monica Rossi Geraissati
ADJUNTA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PAINEIRAS – DASP
Mirela Lannocca
CENTRAL DE ATENDIMENTO E LOCAÇÕES
Sebastiao Luiz da Silva Filho ADJUNTA DE LOCAÇÕES
Caroline Deslandes
Castanheira Brito HIGIENE E SAÚDE
Filipe Taddeo Soares
MANUTENÇÃO E OBRAS
Rogerio Marques da Silva PLANO ESTRATÉGICO
João Orlando Vian
TECNOLOGIA
Ricardo Esper
DIRETORIA DE ESPORTES
BASQUETE
Mario Valério Occhialini Neto
BEACH TENNIS
Michel Kury Guerra FITNESS
Marco Antonio Vital Ribeiro
FUTEBOL MÁSTER
Giuliano Moya Fontanini
FUTEBOL MENORES
Daniel Alvarenga
GERAL ESPORTES DE ALTO RENDIMENTO
Felipe Vaz Domingues
GERAL DE ESPORTES
SOCIAIS E RECREATIVOS
Guilherme Felipe Japur de Sá
JIU JITSU
Luiz Francisco Serra Passanante
LPO / CROSSFIT
Paula Virginia Pedro
NATAÇÃO
Sandro Rabelo Amorim
NATAÇÃO MASTER
Guilherme Cotomacci
PETECA
Emilio Geraissati Filho
POLO AQUÁTICO
Filipe Taddeo Soares
SEFFE/SAT
Arine Aparecida Teodoro
Ribeiro D. Cruz
SNOOKER
Luiz Gonzaga Soares
SQUASH
Alexandre Eneias Capucho
TÊNIS ALTO RENDIMENTO
Ricardo Bento Alves
XADREZ
Flavia Castagnari Chaves de Arruda Alves
COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL
Departamento de Marketing do Clube Paineiras do Morumby
SUPERVISÃO E EDIÇÃO
Felix Mifune
REDAÇÃO
- Jornalistas: Gabriel Nunes (Mtb 89.304), Lucas Medeiros e Marianna Feiteiro
ARTE
Arthur Toledo, João Sartore e Therezinha Prado
ANALISTAS DE MARKETING
Bárbara Carvalho, Fernando Paiva e Thays Almeida
FOTOS
Arquivo Paineiras, Fernando Paiva, iStock Photo e Mana Fotografia
IMPRESSÃO
Gráfica Stampato
REVISTA PAINEIRAS
Periodicidade: Mensal
Tiragem: 6.000 exemplares
CLUBE DE LEITURA CELEBRANDO
10 ANOS DE HISTÓRIA
INSTITUCIONAL
10 PRATA DA CASA GENTILEZA À ALTURA
EU NO PAINEIRAS
AMOR DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO
MÉDICO
10 MITOS E VERDADES
SOBRE O CÂNCER DE MAMA
VEM AÍ A 4ª EDIÇÃO DO EVENTO
CLUBE RECEBE BIA MANTELLATO
NOITE DE CONVIDADOS ESPECIAIS
JANTAR ESPECIAL DOS
65 ANOS DO PAINEIRAS
SUSTENTABILIDADE EM MOVIMENTO
SHOW ESPECIAL
JOTA QUEST NO PAINEIRAS
30 TBT O 10º QUALIVIDA ESTÁ CHEGANDO
FORA DA CAIXINHA
A RELAÇÃO ENTRE
ALUNOS E PROFESSORES 72 SERVIÇOS
ESPORTES
36 TROFÉU JOSÉ FINKEL
CLUBE SE TORNA PALCO
PARA O CAMPEONATO
40 POLO
CAMPEÕES NO PANAMERICANO SUB-15
42 TÊNIS
PERFORMANCE CAMPEÃ NO SAIBRO
44 NATAÇÃO MASTER MANTENDO O RITMO DE CONQUISTAS
46 SCORP
VELOCIDADE E EVOLUÇÃO CONSTANTE
48 VÔLEI
CRESCIMENTO NAS QUADRAS DE AREIA
50 WORKSHOP
ARTES MARCIAIS EM FOCO
52 CIRCUITO FUNCIONAL UM DOMINGO ESPECIAL
54 FORMAÇÃO ESPORTIVA MATRÍCULAS PARA 2026
56 FESTIVAL DE ESCOLAS DE ESPORTES EVENTO CHEGA À SUA 37ª EDIÇÃO
SOCIOCULTURAL
62 AGENDA
64 CAVAQUINHO DO SAMBA AO ROCK
68 CURSOS CULTURAIS MATRÍCULAS PARA 2026
70 BIBLIOTECA
Figura fundamental do basquetebol paineirense, Ari Rodrigues completa 14 anos no clube, período marcado por crescimento profissional e construção de relação harmoniosa com o associado.
Uma história de amor pelo basquete, crescimento profissional e a construção de um relacionamento saudável com alunos e pais. Esses são os pontos principais da trajetória do professor e técnico da modalidade no Paineiras, que completa 14 anos neste mês de outubro. Pilar fundamental para o esporte no clube, o Prata da Casa tem papel importante na área de formação esportiva e no âmbito do alto rendimento.
Natural de Andradina, interior de São Paulo, Ari foi jogador profissional de basquetebol por 25 anos, acumulando grandes experiências em clubes importantes e passagens pela seleção paulista e seleção brasileira. Em 2011, o então ex-atleta estava em início de carreira como técnico no Grêmio Barueri. No mesmo ano, sua relação com o Paineiras começou. “Logo no dia que vim para fazer entrevista, acabei me apaixonando pelo projeto de crescimento do clube e pelas condições da vaga”, recorda.
De lá pra cá, a carreira de Ari no Paineiras é marcada por avanços e muito crescimento, o que o levou a ser uma das figuras fundamentais para o basquete do clube. Hoje, além de seu papel como professor da modalidade no setor de formação esportiva, ele também é um dos técnicos que fazem parte das equipes de alto rendimento, projeto implantado nos últimos anos dentro do programa de representação paineirense.
Além do sucesso na carreira como professor e treinador da modalidade, a que, segundo ele conta, deve a vida, Ari também celebra a oportunidade de ser um personagem importante na formação dos pequenos associados. Para isso, ele conta como fez para desenvolver uma qualidade e um método particular de relacionamento, superando eventuais “barreiras” que uma característica física própria poderia criar.
“Sei que sou um cara grande, com aproximadamente 2 metros de altura. Se eu chegar “falando alto” e dando muitas broncas, posso acabar intimidando os alunos, quando o objetivo verdadeiro é ensinar e passar os valores do esporte para essas crianças. Tanto com eles como com os pais, procuro utilizar um diálogo gentil e empático para lidar com cada questão. Acaba sendo uma troca muito rica para ambas as partes. Cheguei muito tímido e fechado, mas aqui no clube, tive a oportunidade de trabalhar e desenvolver esse meu outro lado”, detalha Ari.
Tanto com eles como com os pais, procuro utilizar um diálogo gentil e empático para lidar com cada questão. Acaba sendo uma troca muito rica para ambas as partes.
Assim como para pais e alunos, Ari também é figura importante e referência para os jovens profissionais que passam pelo clube, compartilhando suas experiências como ex-jogador, professor e técnico esportivo. “Fico muito feliz em ver e saber que muitos dos estagiários que passaram por aqui, conseguiram traçar um caminho de construção em suas carreiras, seja aqui ou em outros lugares. Isso também coloca o clube como exemplo na formação de profissionais”, conta.
Da mesma forma que Ari é importante para o desenvolvimento esportivo do clube, também é grato por todas as oportunidades que recebeu em sua harmoniosa relação com o Paineiras. Um profissional que é exemplo de como criar relações construtivas.
Conheça Ana Maria Celidonio, amante da literatura e mediadora do Clube de Leitura do Paineiras desde 2017.
ARevista Paineiras segue contando a história de quem tantas histórias disseca e compartilha nas reuniões do Clube de Leitura do Paineiras, ao longo desses 10 anos de trajetória. Chegou a hora conhecer um pouco mais sobre Ana Maria Celidonio, associada amante dos livros e, desde 2017, mediadora de um dos grupos de debate literário do clube. Tudo teve início em sua infância, com uma grande influência da família.
O amor pelos livros é uma herança de seu pai, uma pessoa exigente e crítica quando o assunto era literatura. “Ele e minha mãe foram os responsáveis por me indicar muitos dos primeiros livros que li, em uma época em que o acesso às obras não era tão simples. As bibliotecas não eram os grandes prédios que são hoje e ficavam, muitas vezes em casas. A cada 15 dias, eles iam até esses lugares e me traziam novos títulos”.
Fascinada por conhecer os diferentes contextos históricos, Ana se tornou fã de biografias e uma verdadeira amante das obras clássicas de países como Portugal, Tchéquia, Alemanha e Brasil. Mas ela ressalta a importância de explorar também a literatura contemporânea, destacando a grande onda de novas autoras.
A paixão pela literatura no coração de Ana Maria ganhou um novo capítulo justamente quando ela teve seus primeiros contatos com o Clube de Leitura do Paineiras. Hoje, quem a vê consolidada como mediadora, não imagina as primeiras impressões dela sobre a possibilidade de integrar um grupo voltado à discussão literária.
“Quando criaram o clube de leitura, eu achei maravilhoso. No entanto, não pensava em me inscrever pelo fato de pensar que não seria capaz de acompanhar as discussões. Mas fiquei sabendo, por uma amiga, que a Débora era quem fazia a mediação do então único clube de leitura paineirense, e isso me encorajou a fazer entrar no grupo, em 2016. Após um período de muito envolvimento com os encontros e com os livros, fui convidada para ser mediadora em 2017”, relembra Ana Maria.
A entrada de Ana Maria no Clube de Leitura, segundo ela mesma diz, veio em um momento muito bom em sua vida pessoal. Dois anos antes da criação do grupo, ela havia se aposentado e decidiu que se dedicaria a seus netos. “Nesse período, clube de leitura preencheu um grande espaço em minha vida e me proporcionou uma atividade que trazia prazer por meio da leitura, a reponsabilidade de me preparar para mediar o grupo e o convívio social e a troca de experiências com outras pessoas”, conta.
Hoje, figura extremamente importante na construção da trajetória do Clube de Leitura do Paineiras, Ana Maria construiu uma carreira profissional no setor de assistência social, ocupando um cargo público na secretaria municipal, além de uma passagem pela secretaria de cultura do estado. Entre suas grandes contribuições sociais, está a implantação da rede de creches de São Paulo, da qual ela tanto se orgulha.
Todo o amor que Ana Maria dedicou a sua carreira profissional por quase 50 anos, hoje ela direciona ao mundo dos livros, buscando enriquecer o debate literário e incentivar cada vez mais as pessoas a entrarem nesse universo.
Chegou a hora de acabar com as dúvidas sobre esse tema tão importante para a sociedade no mês especialmente dedicado à conscientização sobre o assunto.
OOutubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar de ser um tema muito discutido, ainda existem muitas dúvidas que podem atrapalhar os cuidados com a saúde. A seguir, o associado confere 10 mitos e verdades que ajudam a esclarecer esse assunto:
1 - Só mulheres com histórico familiar têm risco de câncer de mama
Mito. Apenas 5 a 10% dos casos estão relacionados à hereditariedade, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A maioria ocorre em mulheres sem histórico familiar.
2 - Homens também podem ter câncer de mama
Verdade. Embora raro, cerca de 1% dos casos de câncer de mama acontecem em homens.
3 - Usar sutiã apertado pode causar câncer de mama
Mito. Não existe relação entre o tipo de sutiã e o desenvolvimento da doença.
4 - O autoexame substitui a mamografia
Mito. O autoexame ajuda a conhecer o próprio corpo, mas não substitui a mamografia, que é o exame capaz de detectar lesões em estágios iniciais.
5 - O câncer de mama pode ser curado se diagnosticado precocemente
Verdade. Quando identificado no início, as chances de cura podem chegar a 95% de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
6 - Quem tem mamas pequenas não precisa se preocupar
Mito. O risco de câncer de mama não está relacionado ao tamanho das mamas.
7 - A prática regular de atividade física reduz o risco de câncer de mama
Verdade. Exercícios ajudam no controle do peso corporal, reduzem níveis de hormônios ligados à doença e fortalecem a imunidade.
8 - Mulheres jovens não têm risco de câncer de mama
Mito. Apesar de ser mais comum após os 50 anos, o câncer de mama também pode acometer mulheres jovens.
9 - Alimentação equilibrada ajuda na prevenção
Verdade. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e pobre em ultraprocessados contribui para a redução do risco.
10 - Sentir dor na mama é sinal de câncer
Mito. Na maioria das vezes, a dor nas mamas está ligada a alterações hormonais. O câncer de mama geralmente não causa dor em seu estágio inicial.
O câncer de mama é um desafio de saúde pública, mas também um dos tipos de câncer mais tratáveis, quando diagnosticado precocemente. O Outubro Rosa é um lembrete para manter os exames em dia, praticar hábitos saudáveis e conversar com seus médicos sobre prevenção.
Com craques e personalidades, quarta edição do evento acontece em 8/11, prometendo um verdadeiro show de bola para associados e ajudando a quem realmente precisa.
Aedição de 2025 do Futebol
Solidário chega ao Paineiras para trazer ao público solidariedade e muita emoção. A quarta edição do evento, que vem se consolidando como tradição no clube, acontece no dia 8 de novembro, às 14h, no campo de futebol, e promete trazer grandes nomes do esporte e personalidades, que entrarão em campo, atraindo a atenção de associados e amantes do esporte em prol de uma causa nobre.
Assim como na edição de 2024, os ingressos serão trocados por alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade. A cada 5kg de alimento, o associado tem direito a 1 ingresso, sendo proibida a troca por sal. O evento, organizado com dedicação pela diretoria executiva do clube e pelos diretores envolvidos, tem como foco a solidariedade. Por meio do Departamento de Assistência Social do Paineiras –DASP, o clube destina o montante arrecadado a instituições de caridade.
ESTRELAS EM CAMPO
As três primeiras edições do Futebol Solidário foram recheadas de personalidades, incluindo nomes que fizeram história no futebol e influenciadores digitais. Já entraram no campo de futebol do Paineiras, em prol da caridade, figuras como os paineirenses Kaká, Belleti, Sálvio Spinola, Alex e Milton Cruz, bem como Silas, Sousa, Dodô, Fernando Baiano, Diogo Cruz, Michel Bastos, Célio Silva, Richarlyson, entre outros. Os influenciadores digitais Jukanalha e Fausto Carvalho, o “Jorginho”, também já marcaram presença no evento, garantindo momentos de diversão.
Curioso para ver quem vai brilhar na edição de 2025 do Futebol Solidário? Então não perca tempo: garanta o seu ingresso e corra para a arquibancada para não perder nenhum lance desse jogo tão especial.
8/11, sábado
Às 14h, no Campo de Futebol
A cada 5kg de alimento doado, o associado terá direito a 1 (um) ingresso. Proibida a troca por sal . Os ingressos serão trocados por alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições de caridade apoiadas pelo DASP. A doação dos alimentos para o evento não isenta a compra de convite para convidados, lembrando que esta deve ser feita somente por meio de associado na Central de Atendimento.
LOCAL DE TROCA: Estande de Vendas (Portaria Social). Os ingressos para o evento podem ser adquiridos a partir de 13/10.
Ex-atleta do polo aquático paineirese volta ao clube para compartilhar sua experiência no esporte em palestra especial, no Piano Bar.
Oesporte paineirense viveu um momento especial no início do último mês, ao receber a visita de Bia Mantellato , um dos grandes nomes do polo aquático nacional e ex-atleta do clube. Reconhecida por sua trajetória marcada por conquistas expressivas, Bia foi protagonista de grandes vitórias que ajudaram a escrever capítulos importantes da história da modalidade do Paineiras.
A programação incluiu uma palestra aberta aos associados, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a experiência de uma atleta de alto rendimento, suas histórias dentro e fora das piscinas e a importância da dedicação e disciplina no caminho rumo ao sucesso esportivo.
Durante o encontro, realizado no Piano Bar, o Paineiras também prestou uma homenagem à ex-jogadora, entregando-lhe uma placa especial em reconhecimento à sua contribuição ao clube e ao desenvolvimento do polo aquático.
CARREIRA CONSOLIDADA INTERNACIONALMENTE
Formada nas categorias de base do polo aquático do Paineiras, Ana Beatriz Mantellato sempre foi uma atleta de grande destaque, sendo MVP e artilheira em diversas competições, além de acumular convocações para as seleções brasileiras de base.
Além do Paineiras, Bia teve uma passagem de sucesso na Universidade do Havaí, se consolidando como jogadora de destaque, conquistando múltiplos prêmios individuais e acadêmicos. O mesmo se pode dizer de seu atual momento da carreira, em que defende a equipe da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Por lá, se provou um reforço de peso, mantendo regularidade e impacto em competições de alto nível.
Vale ressaltar também a participação de Bia na seleção brasileira principal. Ela participou de competições internacionais, contribuindo com medalhas, como a prata conquistada nos Jogos Pan-Americanos de 2019, disputados na cidade de Lima, no Peru.
Mais do que uma lembrança de sua passagem, o evento reforçou o elo entre Bia e o Paineiras, celebrando uma trajetória que continua a inspirar as jovens gerações de atletas paineirenses e fortalecendo a tradição do clube como formador de talentos no cenário esportivo nacional.
Com a presença de dirigentes dos principais clubes do estado de São Paulo, Paineiras sedia jantar da reunião ordinária da ACESC.
Uma tradição que já atravessa décadas. Mais uma vez na história, o Paineiras teve a honra de sediar a reunião ordinária e o jantar do conselho superior da ACESC – Associação dos Clubes Esportivos, Sociais e Culturais de São Paulo. No início de setembro, o evento foi realizado no Restaurante das Cúpulas e contou com a presença de diretores dos clubes que fazem parte da associação.
Além da presença dos presidentes dos clubes afiliados à associação, o clube teve a honra de receber o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Goulart. Sua participação foi de grande relevância para enriquecer o debate com os clubes socioculturais e esportivos, fortalecendo não apenas a comunidade, mas também o setor empresarial.
Como de praxe, o evento contribuiu para fortalecer os laços entre os clubes membros da associação, que há anos promovem o bem-estar, a convivência social e o desenvolvimento esportivo em São Paulo.
Para quem não conhece, a Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de SP reúne e representa 22 clubes paulistanos e mais de 175 mil associados.
Com prazer e satisfação, o Paineiras recebeu todos que fazem parte dessa associação em uma cerimônia digna dessa tradição e colocou à disposição dos convidados o capricho do repleto cardápio do Rofer.
Para quem não conhece, a Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de SP reúne e representa 22 clubes paulistanos e mais de 175 mil associados. A associação tem por objetivo incentivar a integração entre os clubes, por meio de eventos dos mais diversos tipos, abrangendo atividades esportivas, culturais e sociais.
As fotos da reunião ordinária e jantar da ACESC - Associação dos Clubes Esportivos, Sociais e Culturais de São Paulo estão disponíveis na página do Flickr da associação. Acesse pelo QR Code.
Com direito a show especial da cantora Ana Carolina e tudo o que o associado mais adora em comemorações, paineirenses vivem noite inesquecível no Salão Nobre.
Para fechar o mês especial de comemorações, o paineirense viveu a sua tão tradicional noite de gala, com uma clássica comemoração em seu Salão Nobre. Duas semanas depois do especial, o clube realizou a sua tão aguardada e charmosa festa de aniversário, reunindo associados e convidados em um evento all-inclusive, com direito a um show especial da cantora Ana Carolina.
Com sua voz grave inconfundível e uma presença de palco magnética, Ana Carolina trouxe para o palco do Salão Nobre sua turnê “25 Anas”, que, como o próprio nome sugere, celebra os 25 anos de carreira da artista em 2025. A apresentação foi cheia de novidades marcantes para quem esteve presente no evento. A artista trouxe clássicos e apresentou novas canções ao vivo.
A celebração contou também com o já “queridinho” do clube Dj Rafael Reis, que agitou associados e convidados
com sua playlist variada, de sucessos especialmente selecionados para a festa paineirense. E “fechando os trabalhos” da noite em grande estilo, o encerramento da celebração ficou a cargo da Banda Romma, que trouxe um repertório que misturou músicas que acompanham a trajetória do grupo, além de hits atuais e versões exclusivas. Além da música boa em uma noite de gala, associados e convidados aproveitaram um evento com cardápio refinado, especialmente pensado para uma ocasião tão especial.
SEMPRE GRATO!
Com grande satisfação, o clube expressa sua gratidão a todos que compareceram e aproveitaram tudo o que a noite de celebração proporcionou. Com capricho e atenção a cada detalhe, o Paineiras pensa sempre em tornar a experiência de associados e convidados em algo único. O agradecimento também é direcionado a todos os envolvidos na produção de um evento de tamanha magnitude e importância.
Paineiras lança ferramenta de cálculo de pegada de carbono e celebra 65 anos com ação climática concreta. como reflorestamento/conservação ambiental (REDD+) ou programas integrados junto a comunidades.
Oficialmente, o paineirense passou a ter acesso a calculadora online de pegada de carbono, uma ferramenta implementada em parceria com a ECCAPLAN, que permite ao associado calcular as emissões geradas em seu deslocamento até o clube e, de forma voluntária, realizar a neutralização dessas emissões, apoiando um projeto sustentável auditado e certificado,
MAS, POR QUE NEUTRALIZAR NOSSAS EMISSÕES?
Os deslocamentos até o clube, principalmente de carro, geram emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa (GEE’s) que contribuem diretamente para o aquecimento global. Ao se
compensar essas emissões, parte do impacto ambiental gerado é neutralizado, o que contribui para a mitigação das mudanças climáticas.
A calculadora estará permanentemente disponível aos associados nas redes sociais e no site oficial do Paineiras. Dessa forma, o clube proporciona a todos a oportunidade de transformar cada deslocamento ao clube em um gesto efetivo de responsabilidade ambiental.
ESPECIAL DE 65 ANOS:
RESULTADOS DA NEUTRALIZAÇÃO
Como o leitor pôde acompanhar na edição anterior, o Festival Especial de 65 anos do clube foi uma confirmação de seu compromisso com sua responsabilidade ambiental. No evento, o clube adotou as práticas do programa Paineiras + Sustentável, e obteve o Selo Evento Neutro que reforça o compromisso do clube em combater as mudanças climáticas, e o Selo Sou Resíduo Zero pela correta separação e destinação dos resíduos gerados pela festa, contribuindo com a redução de resíduos enviados para aterros.
Neutralização de Carbono:
Durante os dois dias, foram gerados 15.561,29 kg de CO2eq provenientes da infraestrutura, transporte e resíduos. Todas essas emissões foram compensadas com a neutralização de 16.000,00 kg de CO2eq, por meio de créditos de carbono apoiando o projeto de Energia Renovável –Usina Hidrelétrica Salto Pilão, tendo como resultado um evento carbono neutro, alinhado às melhores práticas globais de sustentabilidade.
Gestão de Resíduos: Como parte do programa Sou Resíduo Zero, foram triados in loco e destinados de forma ambientalmente adequada 1.137,3 kg de resíduos gerados durante o evento. Desse total, 587,3 kg (52%) foram reaproveitados, sendo 400 kg encaminhados para reciclagem e 187,3 kg incorporados às composteiras do Clube, onde serão
Papel-Papelão: 120 kg
Plástico: 210 kg
Orgânico: 187,3 kg
transformados em adubo orgânico para a manutenção e o enriquecimento das áreas verdes do Paineiras.
A destinação correta dos resíduos também gerou impacto social positivo, ao beneficiar cooperativas de catadores. Ainda assim, 48% do total gerado (550 kg) corresponde a rejeitos, que são aqueles materiais sem viabilidade de reaproveitamento, que precisam ser enviados a aterros sanitários. O dado reforça a necessidade de repensarmos hábitos de consumo e priorizarmos escolhas que gerem menos resíduos desde a origem.
Óleo: 40 kg
Metal: 30 kg
Acesse a calculadora QR CODE
Clube prepara noite especial para associados e convidados no dia 25 de outubro, com show exclusivo de um dos grupos mais consagrados do pop rock nacional, no Salão Nobre.
Outubro reserva um show inédito nas dependências paineirenses. No dia 25, o palco do Salão Nobre receberá o brilho e a energia de uma das bandas mais consagradas do pop rock nacional: Jota Quest. Associados e convidados vão aproveitar a apresentação do grupo em um evento no formato balada, que ainda contará com a participação da DJ Leticia Mello.
Com quase três décadas de trajetória, o grupo Jota Quest, formado por Rogério Flausino, Marco Túlio, PJ, Paulinho Fonseca e Márcio Buzelin conquistou o Brasil com sucessos que marcaram gerações, como “Fácil”, “Só Hoje”, “Dias Melhores” e “Amor Maior”. Reconhecida por sua energia contagiante nos palcos e pela mistura de pop, rock, funk e soul, a banda se tornou referência na música brasileira desde o lançamento do álbum de estreia, em 1996.
Ao longo da carreira, o Jota Quest lançou diversos discos de sucesso, recebeu prêmios importantes e lotou arenas em turnês pelo Brasil e no exterior. Mais do que hits, o grupo se mantém relevante pela capacidade de se reinventar e dialogar com diferentes gerações de fãs.
SHOW DO JOTA QUEST - DAS 21H ÀS 3H - SAGUÃO SOCIAL E SALÃO NOBRE
INGRESSOS
Associados: R$ 250
Convidados: R$ 350 (À vista ou em até 3x sem juros)
PROGRAMAÇÃO
• DJ Leticia Mello, das 21h às 23h
• Jota Quest, às 23h Após o show, a festa continua com a DJ Leticia Mello, com encerramento às 3h.
Venda de ingressos exclusivamente online pelo link: clubepaineiras.showare.com.br até o dia 25/10, às 21h, ou enquanto durarem os ingressos. Evento exclusivo para maiores de 18 anos.
A troca pelo ingresso físico poderá ser realizada no estande de vendas de 1/10, às 9h, até 25/10, às 19h. É necessário apresentar o recibo para a retirada.
O ingresso físico será obrigatório para acesso ao evento. A entrada não será permitida sem o ingresso em mãos.
TAXA DE ROLHA: R$60
Os serviços de Alimentos e Bebidas serão cobrados à parte.
Não será permitido o acesso ao evento usando camiseta regata, shorts, chinelo, boné ou sem camisa. Ao participar deste evento, autoriza o Clube Paineiras do Morumby a utilizar a imagem e voz captada, fotos e/ou vídeo nos materiais internos e institucionais do clube nos termos de suas finalidades estatutárias.
Chegou a hora de relembrar a última edição do circuito interno de saúde do Paineiras, que acontece pela décima vez no próximo dia 25 de outubro no Saguão Social.
Na edição de outubro, o TBT da Revista Paineiras aproveita “aquecer” o associado para o 10º Qualivida – Circuito Interno de Saúde, que volta a ser realizado em 2025 no próximo dia 25, no Saguão Social. Para isso, é hora de recordar como foi a última edição do evento, que reuniu cerca de mil pessoas que compareceram em busca de saúde, bem-estar e momentos de relaxamento.
Como já virou tradição, o evento promovido pelo Centro Médico do clube ofereceu uma programação completa para todos os públicos. O associado viveu um dia voltado à promoção da qualidade de vida, tendo à disposição uma série de serviços voltados à prevenção e cuidados com a saúde.
Entre as principais ações do evento do último ano, o departamento de esportes se destacou com avaliações posturais e análises de bioimpedância, proporcionando aos participantes um diagnóstico detalhado sobre corpo e postura. Outro ponto alto foi o reforço à alimentação equilibrada promovido pelo Centro Médico, que ofereceu aos visitantes opções saudáveis como água de coco e saladas de frutas.
O sucesso do 9º Qualivida serviu para reforçar o compromisso do Paineiras em proporcionar momentos de aprendizado, saúde e bem-estar para seus associados. O evento, já consolidado no nosso calendário, mostrou mais uma vez a importância de cuidar do corpo e da mente, promovendo qualidade de vida para toda a família paineirense.
E as expectativas para décima edição do circuito interno de saúde do clube são as melhores possíveis. Anote na sua agenda a data e o horário do evento para não perder nada e fique de olho nos canais de comunicação do Paineiras para conferir todas as informações.
10ª Edição do Qualivida – Circuito Interno de Saúde – 25/10 Das 9h às 17h No Saguão Social
O associado viveu um dia voltado à promoção da qualidade de vida, tendo à disposição uma série de serviços voltados à prevenção e cuidados com a saúde.
Clube de Leitura do Paineiras completa uma década de história com encontros que vão muito além do debate literário, promovendo um ambiente de escuta e acolhimento.
Um espaço que se originou pelo interesse na discussão literária e que, com o passar do tempo, se tornou um ambiente de enriquecimento e troca cultural e convivência entre associados apaixonados pela literatura. Em outubro de 2025, o Clube de Leitura do Paineiras comemora 10 anos de história e se consolida cada vez mais como uma ponte que conecta associados por meio do universo dos livros.
Criado em 2015, o Clube de Leitura do Paineiras nasceu com o propósito de reunir leitores associados interessados em apreciar grandes obras literárias. Na época, o projeto foi apresentado pela diretoria sociocultural, apoiado pela Companhia das Letras. Desde então, o que se viu foi uma trajetória de desenvolvimento e sucesso, em termos de crescimento e engajamento de sua comunidade.
Atualmente, das instituições clubísticas que realizam encontros de leitura, o Paineiras é a que mais possui grupos voltados ao debate literário: são quatro grupos dedicados a literatura adulta que, em datas e horários diferentes, promovem essas reuniões. A quantidade de grupos é resultado da grande adesão e interesse dos associados em participar desse universo. Foi necessária a criação de diferentes grupos para atender à quantidade de pessoas e às diferentes disponibilidades delas. Além do Clubinho de Leitura, que aborda obras infantis com uma proposta lúdica e divertida, incentivando a leitura entre os pequenos associados.
“Na cidade de São Paulo, o Paineiras é o clube com o maior número de participantes. Nos grupos, temos 30 integrantes em cada e, em todos, estamos com listas de espera. Quando entramos em contato com outras instituições em eventos do Sindi Clubes, por exemplo, recebemos informações de que em outros clubes, o engajamento dos associados não acontece com o volume e a naturalidade que encontramos por aqui”, conta Zelita Guedes, mediadora do Clube de Leitura desde 2015.
Além de aprofundar o conteúdo dos livros, a leitura coletiva permite colocar em debate ideias, temas e nuances que traz inúmeros benefícios: aumento da capacidade de escuta, senso crítico, ampliação do repertório cultural, aumento da autoestima e autoconhecimento, entre outros. “A leitura, por si, é um ato muito solitário. Se você está junto de pessoas que compartilham o gosto pela atividade e querem discutir um texto, tanto o conteúdo como o debate se ampliam. Cada pessoa olha o livro de um jeito e é capaz de trazer reflexões inéditas para quem está lendo a mesma obra”, ressalta Débora Nascimento, mediadora do grupo desde seu primeiro ano e uma das pessoas responsáveis por seu crescimento.
Débora e Zelita integram o grupo das quatro mediadoras do Clube de Leitura. Com elas, Ana Maria Celidônio e Elisabete Beltrão Gomide são as responsáveis por conduzir as discussões dos grupos, bem como realizar o trabalho de curadoria dos livros que são colocados em debate nos encontros, evitando escolhas de Bestsellers, uma vez que os associados
facilmente encontrariam numa lista de mais vendidos. Elas se reúnem frequentemente para levantar e decidir as obras que entrarão em pauta e, escolhem livros considerando o perfil de cada grupo.
“São selecionados livros que você não pegaria sozinho na biblioteca. Instigamos as pessoas a lerem obras contemporâneas, livros que trazem temáticas polêmicas ou que não sejam cronológicos. É uma curadoria coletiva que tem como objetivo, de fato, desafiar e dar trabalho para o leitor”, detalha Débora.
A partir da escolha das obras, cada grupo discutirá seu livro de um modo singular, as discussões expandem para reflexões sobre questões históricas, sociais, filosóficas e até mesmo pautas contemporâneas, sempre sob o olhar crítico e enriquecedor dos participantes.
“Junto com o prazer de discutir as obras, vem a satisfação de sentir que as pessoas se abrem para debater temas importantes e fundamentais para se entender melhor o ser humano e, dessa forma, alcançar dimensões que, sozinhas talvez elas não conseguissem”, destaca Elisabete, mediadora do Clube de Leitura desde 2019.
Nestes anos de história dentro do Paineiras, o Clube de Leitura acabou se tornando uma ferramenta social importante no que diz respeito a integração de pessoas e difusão da cultura. “É um espaço democrático em que todas as pessoas têm a liberdade de questionar e comentar. Quem frequenta as reuniões, encontra um espaço de inclusão e acolhimento por meio do incentivo da leitura”, enfatiza Ana Maria, mediadora do grupo desde o início de 2016.
participam, se tornam incentivadores e, alguns casos, também criam seus próprios grupos de leitura, animam-se a escrever.
Mais do que isso, a construção da trajetória do Clube de Leitura é baseada no incentivo à leitura, que acaba por tornar os associados que por lá passam, grandes influenciadores do amor aos livros e da arte escrita, visto que muitos dos que
Ao longo dessa década, inúmeras obras de autores nacionais e internacionais já foram exploradas, com clássicos e lançamentos recentes despertando diálogos instigantes. A proposta vai além do simples ato de ler: trata-se de compartilhar conhecimentos, impressões, vivências e perspectivas que fortalecem a conexão entre literatura e vida cotidiana.
É um espaço democrático em que todas as pessoas têm a liberdade de questionar e comentar. Quem frequenta as reuniões, encontra um espaço de inclusão e acolhimento por meio do incentivo da leitura
Conheça mais sobre a história do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, evento que acontece no Paineiras, de 28 de outubro a 1o de novembro.
Pela primeira vez na história, o Paineiras terá a honra de ser a sede do Troféu José FinkelCampeonato Brasileiro Absoluto de Natação. O torneio símbolo da natação brasileira será realizado entre 28 de outubro e 1º de novembro no Complexo Aquático do Vale, nas piscinas paineirenses. Poucos dias antes do evento, é hora de conhecer um pouco mais sobre a competição e saber como o clube se preparou para receber um evento desse porte.
Há mais de cinco décadas, o Troféu José Finkel ocupa o centro do palco no segundo semestre e dita o ritmo do alto rendimento no país. Conhecido como Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, o torneio é inserido no calendário da modalidade como um grande laboratório tático, seletiva para campeonatos internacionais, palco de recordes sul-americanos e um ritual de passagem para gerações de atletas.
A história do Finkel nasce de uma comoção. Em 1971, o jovem nadador curitibano José Finkel morreu em decorrência de câncer. No ano seguinte, para preencher o vazio no calendário e homenagear o atleta, Berek Krieger, então presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, articulou a criação de um novo torneio, no inverno. A primeira edição aconteceu em 1972, em Curitiba, com o Botafogo campeão.
Uma característica que elevou o Finkel foi sua função como seletiva para mundiais de piscina curta. Em 2022, por exemplo, Recife recebeu o torneio com índices classificatórios definidos pela CBDA, e dali saiu a base da delegação brasileira para o Mundial de Melbourne. A cena se repete ano após ano com protagonistas diferentes. Em 2024, por exemplo, o encerramento do Finkel teve a associada e ex-atleta do Paineiras Stephanie Balduccini cravando recorde sulamericano nos 100 metros medley.
Desde o início, o Finkel é uma competição por clubes, com provas individuais e de revezamento somando pontos para a classificação geral. Essa mecânica consolidou a rivalidade entre os principais polos de formação do país e ajudou a elevar o nível do calendário doméstico. Ao longo da história, Flamengo, Pinheiros, Minas e outras potências alternaram hegemonias, enquanto projetos regionais emergiram e voltaram a desafiar os favoritos.
O clube vive a expectativa de sediar pela primeira vez o Troféu José Finkel. Felipe Vaz Domingues, diretor Geral de Esportes de Alto Rendimento, menciona que o interesse em receber o evento realizado em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA e com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC surgiu de acordo com a nova diretriz da diretoria executiva, alinhada com os objetivos previstos no Plano Funcional Estratégico.
“Entre os objetivos previstos, estão fomentar o esporte de base até o alto rendimento, nos consolidar como referência no cenário nacional, contribuir
com o legado esportivo para o clube, bem como oportunizar aos nossos atletas, associados e para a toda a comunidade esportiva a experiência e vivência em um ambiente de alta performance. Vale destacar também que o Paineiras possui um “know-how” muito grande em receber grandes eventos”, explica Domingues.
Segundo o diretor geral de Esportes de Alto Rendimento, as expectativas gerais para o evento são grandes em realizar uma competição que fique marcada como referência nacional em organização e hospitalidade. “Em relação aos resultados, as perspectivas também são positivas: o Troféu José Finkel será um marco importante para a formação da seleção brasileira de natação. Quanto aos atletas do Paineiras, contamos com uma equipe jovem, e receber este evento em casa será uma experiência valiosa para o crescimento esportivo de cada um deles”.
Além disso, Domingues comenta que, institucionalmente, o Paineiras ganha projeção, reconhecimento e prestígio; e, esportivamente, se consolida como celeiro de talentos e palco estratégico para o crescimento da modalidade.
Para receber a competição, o clube alinhou e mobilizou todas suas áreas sobre as demandas e criou um projeto detalhado de toda a área de competição, contemplando piscina, vestiários, espaços para as equipes, compra de materiais, arquibancadas, área para os profissionais de análise de desempenho e tudo o que diz respeito à logística do campeonato.
Vale ressaltar que o clube se reuniu com a CBDA para apresentar as dependências paineirenses e o projeto, e tratou diretamente com a Federação Aquática Paulista - FAP para alinhar os detalhes e logística da arbitragem. No dia 27/10, véspera do início da competição, ocorrerá o congresso técnico oficial.
Se prepare para viver as emoções do Troféu José Finkel - Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, evento aberto ao público.
DATA: 28/10 à 1/11/2025
LOCAL: Piscina Olímpica do Complexo Aquático do Vale
TREINAMENTO: segunda-feira
27/10 – 14h00 às 19h00
COMPETIÇÃO: terça-feira
28/10 a sábado 1/11
Período da manhã 8h às 13h
Período da tarde 16h às 21h
Com brilho de três atletas do polo aquático paineirense, seleção brasileira supera grandes
adversários, conquistando título importante e vaga para o mundial.
Um grande feito para o polo aquático paineirense. O clube viu três de seus atletas se destacarem na seleção brasileira sub-15 durante o Pan-Americano da modalidade, disputado em Bauru. Philippe Krykorka, Bernardo Nicoletti, e Eduardo Driemeyer foram protagonistas da campanha vitoriosa que garantiu ao Brasil o título de campeões, após uma emocionante vitória sobre os Estados Unidos na final.
A competição, realizada nas dependências da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA), reuniu seleções de nove países (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, Chile, Porto Rico,
México e Uruguai) em disputas acirradas nos naipes masculino e feminino. Além do título, a seleção brasileira garantiu uma vaga para o Campeonato Mundial do próximo ano, um feito que coloca o polo aquático brasileiro em evidência no cenário internacional.
‘’Os três atletas tiveram uma performance incrível nesse campeonato, desde o começo do ano vieram treinando muito forte visando os jogos dos campeonatos estaduais, nacionais e principalmente o Pan. Eles se mantiveram treinando no período das férias escolares, o que não é muito comum, pois muitos viajam com as famílias’’, comentou Frank Diaz, técnico de polo aquático do Paineiras.
O torneio foi marcado por momentos de alta tensão, mas também por um excelente trabalho em equipe. Philippe Krykorka, atleta do Paineiras, teve uma participação especialmente brilhante e se destacou como artilheiro da competição.
‘’Essa conquista é muito importante e significativa para o polo aquático paineirense, pois demonstra o trabalho de formação esportiva que é realizado no clube, incentiva a chegada de novos associados praticantes, mantém viva a tradição de sermos um clube formador que aporta atletas de relevância para a seleção brasileira, melhora o nível técnico das equipes e de certa forma nós mantém entre as melhores equipes do Brasil’’, completou Frank.
A conquista do Pan-Americano é uma prova clara da qualidade do trabalho realizado pelo Paineiras no polo aquático. Atletas como Philippe, Bernardo e Eduardo são exemplos de como a dedicação, o treinamento e a disciplina podem resultar em grandes conquistas.
Sobre o futuro do esporte no Paineiras, Frank Diaz comentou que ‘’os planos para a modalidade após essa conquista, são seguir trabalhando arduamente na formação de novos jogadores e que assim possam surgir outros jogadores campeões como eles, assegurarmos que nossos
A conquista do PanAmericano é uma prova clara da qualidade do trabalho realizado pelo Paineiras no polo aquático.
atletas tenham as melhores condições esportivas de treinamento e assim poderem conquistar títulos importantes no âmbito nacional, estadual e internacional’’.
Com os atletas do Paineiras se destacando na seleção brasileira, o futuro da modalidade no clube está ainda mais promissor. O Paineiras segue investindo em seu programa de polo aquático, com o objetivo de formar novas gerações de atletas capazes de representar o Brasil e o clube em competições nacionais e internacionais.
Tênis paineirense honra tradição e se destaca na disputa do ITF Cosat, em São Paulo, e do CBI, no Rio Grande do Sul.
Com títulos e resultados expressivos, os tenistas do Paineiras mostraram seu valor em importantes competições do circuito. Os atletas provaram seu potencial em grandes desafios, competindo no ITF Cosat, disputado na capital de São Paulo, e no CBI, realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
ITF COSAT
No ITF COSAT, realizado nas quadras do Corinthians, o clube celebrou três títulos e dois vice-campeonatos. Veja quais foram os atletas do Paineiras que subiram no pódio e trouxeram medalhas para casa desse torneio internacional tão importante:
Larissa Silenci (18F) - Campeã de duplas e vice-campeã de simples.
Davi Souza (16M) - Campeão de simples
Nicolas Kanashiro (14M) - Campeão de simples
Ana Lara Camargo (14F) – Vice-campeã de simples
CBI EM CAXIAS DO SUL
Pouco tempo depois, a equipe de tenistas do clube entrou em ação em um desafio no sul do país, pelo Campeonato
Brasileiro Interclubes. Os resultados conquistados em âmbito nacional classificaram o clube para o CBI por equipes nas categorias 14, 16 e 18 anos, no masculino e no feminino, que será realizado em Brasília, entre 8 e 13 de dezembro.
Ana Lara Camargo (14F) – Campeã de simples
Lara Shinzato (14F) – Semifinalista de simples e de duplas
Davi Souza (16M) – Vice-campeão de simples e de duplas
Matheus Ranciaro (18M) – Campeão de simples e vice-campeão de simples
Nicolas Kanashiro – (14M) – Campeão de duplas
Laís Lobo (16F) – Vice-campeã de duplas
Lara Kanadani (16F) – Semifinalista de duplas
Pedro Queiroz (16M) - Vice-campeão de duplas
Larissa Silenci (18F) – Semifinalista de duplas.
Após as quatro etapas do CBI, a Confederação Brasileira de Tênis –CBT divulgou uma atualização de seu ranking, com uma grande notícia para o clube: o Paineiras está na 1ª colocação geral.
Os atletas provaram seu potencial em grandes desafios, competindo no ITF Cosat, disputado na capital de São Paulo, e no CBI, realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Clube apresenta grande desempenho na 4ª etapa do Circuito Paulista Masters de Natação e fecha competição na segunda colocação geral.
Atemporada para os atletas da natação master do Paineiras segue em ritmo acelerado, repleta de compromissos importantes em competições de altíssimo nível. Recentemente, a equipe paineirense esteve em ação na 4ª etapa do Circuito Paulista Masters de Natação, realizada na piscina do Esporte Clube Pinheiros, e conquistou um grande resultado, encerrando o torneio no 2º lugar na contagem geral de pontos.
Na competição estadual, os nadadores do clube trouxeram para casa 40 medalhas, sendo 15 de ouro, 16 de prata e 9 de bronze. Além disso, destaque para Luiz Henrique Valverde (categoria 60+), que estabeleceu novo recorde paulista APMN na prova de 100 metros peito; e Renato Cordani (categoria 55+), que estabeleceu novo recorde sul-americano, brasileiro e paulista APMN na prova de 100 metros medley e novo recorde paulista APMN na prova de 50 metros costas.
Aroma Martorell: 2º lugar nos 100 metros medley
Carolina Chalita Soares: 1º lugar nos 100 metros medley e 1º lugar nos 50 metros costas
Carlos Alberto Pingarilho: 2º lugar nos 200 metros borboleta
Fernando B. Editore: 3º lugar nos 100 metros medley
Gherda E. Hupfeld: 1º lugar nos 50 metros costas
Guilherme Cotomacci: 3º lugar nos 400 metros livre e 3º lugar nos 100 metros peito
Hugo S. Morais: 2º lugar nos 400 metros livre e 2º lugar nos 100 metros peito
Ivan Nazarenko: 1º lugar nos 400 metros livre
Julia P. Abdu: 2º lugar nos 50 metros costas e 1º lugar nos 200 metros borboleta
Liege Neves G. Madureira: 2º lugar nos 100 metros peito
Luiz Alfredo Mader: 1º lugar nos 100 metros peito
Luiz Henrique F. Goes: 3º lugar nos 50 metros costas
Luiz Henrique Valverde: 1º lugar nos 100 metros medley e 1º lugar nos 100 metros peito
Manuel Ricardo Ximenes: 2º lugar nos 100 metros medley e 3º lugar nos 100 metros peito
Maria Claudia Bicudo: 3º lugar nos 100 metros medley e 1º lugar nos 100 metros peito
Marcia Pannunzio: 2º lugar nos 400 metros livre e 2º lugar nos 50 metros costas
Marily Diniz Chaves: 3º lugar nos 400 metros livre e 3º lugar nos 50 metros costas
Merciana T. Vandeveld: 2º lugar nos 100 metros medley e 1º lugar nos 50 metros costas
Oliver Wormser: 2º lugar nos 50 metros costas
Renato Cordani: 1º lugar nos 100 metros medley e 1º lugar nos 50 metros costas
Rodrigo Toniolo: 2º lugar nos 100 metros medley e 2º lugar nos 50 metros costas
Sylvio Fleury: 3º lugar nos 400 metros livre
Talitha B. Adde: 2º lugar nos 400 metros livre e 2º lugar nos 100 metros peito
Victoria Kwon: 1º lugar nos 100 metros medley e 2º lugar nos 50 metros costas
Vivien Lantieri: 1º lugar nos 100 metros medley e 1º lugar nos 100 metros peito
Um dos destaques do clube na 4ª etapa do Circuito Paulista, Renato Cordani representou o Paineiras no Campeonato Mundial Masters de Natação, em Singapura. O paineirense obteve grandes resultados e classificação, fechando sua participação entre os 10 melhores do mundo em sua categoria (55+) e estabeleceu novos recordes em todas as provas nadadas. Confira as marcas registradas:
• Novo recorde paulista na prova de 400 metros medley
• Novo recorde paulista e brasileiro na prova de 200 metros peito
• Novo recorde paulista na prova de 50 metros costas
• Novo recorde paulista na prova de 200 metros medley
Vale lembrar que esse evento realizado pela World Aquatics (WA) aconteceu no mesmo local onde foi realizado o Campeonato Mundial de Natação.
Grandes desafios e conquistas importantes marcam desempenho dos membros do grupo de corredores do Paineiras nas provas mais recentes da modalidade.
Os últimos meses foram marcados por grandes resultados em desafios importantes para os membros do SCORP, grupo de corrida Paineiras. Os atletas participaram de provas variadas, que foram da serra mineira às ruas de São Paulo, passando até pelo ciclismo em Campos do Jordão, mostrando preparo, determinação e espírito de equipe.
Para começar, vale ressaltar o desempenho de Rogério Augusto da Silva, que fez história mais uma vez na La Misión Brasil, disputada na desafiadora Serra Fina, em Minas Gerais. No percurso de 7km, o corredor conquistou o bicampeonato da prova, garantindo o 1º lugar em sua faixa etária, com o tempo de 58min53s
Pouco tempo depois, três associados vestiram a camisa do Paineiras na Track&Field Run Series – Shopping Cidade Jardim II , realizada na Marginal Pinheiros. Nos 6km, Danielle Sobreira de Albuquerque completou a prova em 31min55s, seguida por Célio de Melo Almada Neto ( 34min12s ) e Rafael Aliperti Almada ( 34min14s ).
Já no Circuito Juntos – Bota pra Correr, realizado no Parque do Ibirapuera, o Paineiras se viu representado pela dupla Felipe Baldon Mattar e Dulci Baldon Mattar. Nos 10km, Felipe registrou o tempo de 52min39s, enquanto Dulci completou o percurso em 1h02min07s
O espírito de união também marcou a Maratona Fila de Revezamento , na Cidade Universitária. Representando o SCORP, Marcelo de Paula Picarelli correu os 42km em 4h22min08s , enquanto o quarteto formado por André Zamboni Cespi, Evelin Xavier Hunnicutt Cortada, Átila Hunnicutt Cortada e Glícia Andréia Neves de Melo Barreto cruzou a linha de chegada com 3h49min55s
A clássica Run the Bridge, disputada na Ponte Estaiada, testou a resistência dos atletas nos 30km. Marcelo de Paula Picarelli completou a distância em 3h00min03s , seguido de perto por José Antônio Machado Júnior, com 3h10min52s
No tradicional Troféu Independência do Brasil , que reuniu corredores no Ipiranga, destaque para: Evelin Xavier Hunnicutt Cortada (5km), que conquistou a 12ª posição em sua faixa etária, com o tempo de 29min41s ; e Átila Hunnicutt Cortada (10km), que completou em 48min10s , garantindo o 14º lugar em sua categoria
Por fim, o SCORP também esteve representado no pedal: na Copa VO2 de Ciclismo Amador , em Campos do Jordão, César Assolant Munhoz concluiu os 50km em 2h59min19s , conquistando a 6ª posição em sua categoria
Faça parte do SCORP
Treinos (manhã): 2ª, 3ª e 5ª, das 7h às 11h
Treinos (tarde/noite): 3ª e 5ª, das 17h às 20h
Sábado: 7h às 11h
Idade mínima: 14 anos.
Matrículas direto na Central de Atendimento ou ligue 11-3779-2000, opção 7.
Vôlei paieneirense tem mês agitado com a realização do VI Torneio Interno e vitória das associadas na Liga OBR.
Ovôlei de praia segue ganhando espaço dentro do coração dos paineirenses. Alguns eventos e acontecimentos têm contribuído com esse crescimento, como a realização do VI Torneio Interno de Vôlei de Praia e o grande resultado de Helena Reis Alves e Luísa de Barros Gonsalez na 6ª Etapa da Liga OBR Vôlei de Praia, que conquistaram o título na categoria adulto/iniciante.
O VI Torneio Interno de Vôlei de Praia do Paineiras foi realizado com grande sucesso, contando com a participação de um número expressivo de atletas, de diversos níveis, e um ambiente de competitividade saudável. A competição, que acontece anualmente, tem sido uma excelente oportunidade para os membros do clube se desafiarem e aprimorarem suas habilidades na modalidade.
‘’O maior desafio enfrentado pelos participantes, sem dúvida, foi o controle emocional aliado ao preparo físico. Como os jogos são disputados em sets únicos, cada ponto tem um peso significativo, exigindo tomadas de decisão rápidas e assertivas. Essa combinação faz com que os atletas precisem estar muito bem-preparados, tanto física quanto mentalmente’’, comentou Fabiana Linge, diretora de voleibol do Paineiras.
Veja quem foram as duplas que terminaram a competição no pódio em cada categoria:
Iniciantes 1 e 2
Campeãs: Fernanda e Beatriz
Vice-campeãs: Caru e Claudia
Terceiro Lugar: Thaís e Paty Acurcio
Intermediário + Avançado
Campeãs: Helena e Dani
Vice-campeãs: Raquel e Joana
Terceiro Lugar: Ale Figueiredo e Thaís Benini
Masculino
Campeões: Leandro e Stefan
Vice-campeões: Everaldo e Bruno
Terceiro lugar: Andre e Otávio
NA LIGA OBR
No dia 24 de agosto, Helena Reis Alves e Luísa de Barros Gonsalez representaram o Paineiras na 6ª Etapa da Liga OBR
Vôlei de Praia, disputada na Arena Power Beach. As atletas competiram na categoria adulto / iniciante e, após uma série de partidas intensas, conquistaram o título de campeãs. Esse resultado foi um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de Helena e Luísa, que seguem em uma trajetória de crescimento dentro da modalidade.
O torneio, realizado mensalmente na moderna Arena Power Beach, é conhecido pela qualidade das disputas e pela diversidade de equipes que participam. Com o apoio dos treinadores Eduardo Tormar e Edneia Fukumoto, as atletas apresentaram um desempenho consistente, conquistando o respeito e reconhecimento dentro da Liga OBR.
Fabiana Linge, ao olhar para o futuro da modalidade no clube, compartilha suas expectativas. ‘’A expectativa é que o vôlei de praia continue crescendo dentro do clube, se fortalecendo na base formativa e despertando cada vez mais o interesse dos associados. Com esse desenvolvimento, acreditamos que será possível, em um futuro próximo, pensar em uma transição gradual para uma estrutura competitiva’’.
O torneio, realizado mensalmente na moderna Arena Power Beach, é conhecido pela qualidade das disputas e pela diversidade de equipes que participam.
Com presença de Rogério “Minotouro” Nogueira, clube organiza programação repleta de eventos direcionados aos amantes e praticantes de artes marciais.
Um grande workshop de artes marciais. Essa é a melhor forma de definir o evento que reuniu associados e praticantes de jiu-jítsu, judô e boxe, marcado pela troca de experiências e pelo aprendizado. Realizado nas Quadras do Vale, o encontro contou com a presença especial de Rogério “Minotouro” Nogueira, um dos maiores nomes do MMA brasileiro e referência mundial nas artes marciais.
A programação começou logo cedo, às 9h, com um aulão coletivo de Boxe que envolveu participantes de diferentes níveis de prática, unindo fundamentos técnicos e exercícios de condicionamento. Em seguida, às 11h, Minotouro conduziu uma palestra inspiradora, compartilhando passagens de sua trajetória dentro e fora dos tatames.
O ponto alto da manhã foi a clínica prática, realizada das 12h às 14h, quando o atleta demonstrou técnicas, guiou exercícios específicos e apresentou estratégias aplicadas em competições de alto rendimento. Os associados tiveram a oportunidade não apenas de treinar ao lado de um ídolo do esporte, mas também de compreender a importância da disciplina, do foco e da resiliência no desenvolvimento pessoal e esportivo.
Antônio Rogério Correia Nogueira, o “Minotouro”, é faixa preta de jiu-jítsu e tem uma carreira marcada por conquistas expressivas. No Boxe, foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, além de conquistar títulos nacionais na modalidade. No MMA, brilhou em organizações de prestígio como o PRIDE, no Japão, e o UFC, onde protagonizou lutas históricas e consolidou seu nome entre os grandes da categoria meio-pesado.
Mais do que um atleta vitorioso, Minotouro também se destaca por sua atuação fora dos ringues e tatames. É empreendedor social e mantém projetos que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e transformação, impactando jovens no Brasil e em outros países.
Durante todo o workshop, os associados do Paineiras puderam vivenciar um ambiente de integração, marcado pela prática esportiva e pela valorização dos fundamentos das artes marciais. E as fotos desse encontro podem ser conferidas na página oficial do clube do Flickr.
Digitalize o QR Code a seguir e acesse o álbum completo:
Com energia, descontração e música boa, Circuito Funcional Track & Field proporciona dia especial para associados com atividades dinâmicas e variadas.
O evento teve como atração principal uma aula dinâmica e envolvente, com uma série de exercícios funcionais variados, que tiveram como objetivo contribuir para o condicionamento físico e o bem-estar de todos os paineirenses.
Na reta final de agosto, um evento agitou as quadras do Ginásio do Vale, colocando os associados presentes para suar e se divertir muito. No último domingo do mês, o clube promoveu o Circuito Funcional Track & Field, que contou com comando e condução dos professores Sandro Canola e Weslly Rodrigues. Os participantes puderam vivenciar um domingo especial, repleto de atrações.
O evento teve como atração principal uma aula dinâmica e envolvente, com uma série de exercícios funcionais variados, que tiveram como objetivo contribuir para o condicionamento físico e o bem-estar de todos os paineirenses. A parceria com a Track & Field deixou o encontro ainda mais especial, oferecendo aos inscritos um kit exclusivo, recheado de mimos especiais, incluindo a camiseta do evento.
Para completar a experiência, o evento contou com toda a animação da banda
Jurrassic Rock, que trouxe um repertório vibrante e de qualidade, tornando o ambiente ainda mais agradável. Por fim, para encerrar o dia de maneira ainda mais gostosa e saudável, o paineirense teve direito a um delicioso café da manhã de confraternização, que reforçou o clima de integração entre os participantes.
O Circuito Funcional Track&Field é uma iniciativa da marca para promover e apoiar treinos funcionais de forma mais ampla e descentralizada, conectando trainers e entusiastas em diferentes espaços.
De acordo com os profissionais envolvidos na realização do evento, a repercussão foi extremamente positiva e o clube, inclusive já pensa na possibilidade dos próximos. Tudo isso com foco na saúde e boas experiências para nossos associados.
Prepare-se para os desafios do próximo ano e fique
Apartir de novembro, estarão abertas as pré-inscrições para as atividades esportivas de 2026 na área de formação esportiva do Paineiras. Os associados que estiveram matriculados em 2025 e que mantiveram a frequência regular (sem exclusão por faltas) deverão, obrigatoriamente, registrar sua intenção de continuar nas atividades para garantir a vaga no próximo ano.
• 17 a 23/11 – Pré-inscrição de matrícula
Todos os associados matriculados e ativos em 2025, deverão registrar sua intenção de matrícula para 2026, na Central de Atendimento ou pelo aplicativo do Clube. A vaga estará garantida, podendo não ocorrer no mesmo dia, horário ou professor.
As vagas são limitadas por turma. Caso o número de interessados ultrapasse o número disponível, será realizado um sorteio eletrônico, aberto ao público, na Central de Atendimento, no dia 26/11/2025.
A idade considerada para a préinscrição será a que o aluno tiver até 2/2/2026.
• 26/11 – Sorteio das vagas
• 28 a 30/11 e 1/12 – Troca para 2ª opção de horário.
Após o sorteio, os alunos que ficarem na lista de espera terão 4 dias para escolher uma nova turma, conforme a disponibilidade. A mudança deverá ser para o mesmo nível e faixa etária em que o aluno foi avaliado previamente. As trocas serão feitas exclusivamente na Central de Atendimento.
ALUNOS NOVOS
• 3/11 a 5/12 – Testes de habilidade: cursos que exigem avaliação prévia terão este período destinado aos testes.
• 3 a 8/12 – Matrículas para alunos novos: todos os associados deverão registrar sua intenção de matrícula na Central de Atendimento ou pelo aplicativo do Clube. A manifestação de interesse não garante a vaga.
Idade para matrícula: o associado deverá ter a idade completa exigida até 2/2/2026.
• 10/12 – Sorteio das vagas
INÍCIO DAS AULAS: 02/02/2026, EXCETO PARA O CURSO DE NATAÇÃO.
Pela 37ª vez, clube reúne instituições e milhares de pessoas para realizar seu tradicional evento, que visa despertar e estimular o gosto pela prática esportiva.
DPara relembrar esse evento que já deixou saudades, confira as fotos da 37ª edição do Festival de Escola de Esportes, que estão disponíveis na página oficial do clube no Flickr. Acesse pelo QR Code.
ois finais de semana de celebração ao esporte, à saúde e à integração familiar. Assim foram os intensos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro, datas em que o clube realizou o tão aguardado e tradicional Festival de Escolas de Esportes. Essa foi a 37ª edição do evento que se tornou uma grande referência no estado de São Paulo, quando o assunto é formação esportiva.
O XXXVII Festival de Escolas de Esportes colocou em ação associados e atletas de outras entidades em atividades de diversas modalidades esportivas organizadas por categorias, de acordo com a idade dos participantes. Com quase quatro décadas de história, o festival é mais do que um evento de competições esportivas: é um encontro que une gerações em torno da prática saudável e do espírito esportivo.
Como em todas as edições, milhares de crianças, pais e avós se reúnem para
prestigiar e vivenciar momentos de alegria e aprendizado. Durante o festival, além do tradicional desfile de participantes, quem veio ao evento aproveitou uma programação especial com diversas apresentações artísticas.
UMA HOMENAGEM ESPECIAL
A edição de 2025 do festival celebrou os 39 anos da trajetória do Setor de Educação Física e Formação Esportiva –SEFFE e reservou uma justa homenagem à diretora Silvia Paes Barreto Smith, que, ao lado de Reginaldo Teixeira Rosa, gerente de Esportes, construiu o projeto que transformou a vivência esportiva do clube.
AS FOTOS DO FESTIVAL
O Festival de Escolas de Esportes é realizado anualmente pelo Paineiras com o intuito de despertar e estimular o gosto pela prática esportiva, além do intercâmbio social e esportivo entre clubes.
e o Dia
Professor (15) são comemorados lado a lado em outubro. A relação entre essas duas figuras representa a manutenção da humanidade em um bom caminho.
Arelação professor-aluno exerce uma influência enorme na vida de qualquer pessoa. Você já parou para pensar que, nos anos iniciais da vida, passamos boa parte dos nossos dias na presença de professores? Essa interação, tão viva e presente no cotidiano paineirense, perdura desde a infância até pelo menos o fim da adolescência e início da vida adulta.
Assim, é uma relação que está longe de servir apenas para nossa formação técnica: através dela, entramos em contato com nosso jeito de pensar (e com o jeito de pensar de outras pessoas), aprendemos a nos relacionar em sociedade, fortalecemos valores e construímos a base para nossa independência no futuro.
Mesmo na vida adulta, a experiência de ter aulas com um professor é algo transformador. Trata-se de uma ponte que nos leva de um lugar de ignorância sobre um tema ou habilidade específica para um mundo cheio de possibilidades, onde conseguimos transitar com as próprias pernas, braços e mente após passar pelo processo de introdução àquele assunto.
“O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.” - Ralph Waldo Emerson, filósofo estadunidense. Essa dinâmica muito nos ensina sobre a vida em sociedade e a própria natureza do ser humano, e parte de algo aparentemente contraditório: para nos tornarmos independentes, primeiro precisamos depender de outra pessoa para nos guiar e capacitar. É assim na nossa infância e adolescência, e continua sendo assim de certa forma na vida adulta - afinal, nossas vivências são baseadas em colaborações e compartilhamentos.
Em poucas palavras, educadores são pessoas que apoiam outras pessoas na obtenção de conhecimento, competência ou valores.
No Brasil, dificilmente aqueles que escolhem a carreira da educação o fazem por recompensas financeiras ou materiais (embora haja também esses casos).
De maneira geral, o educador é aquele que demonstra vocação em, e sente-se gratificado por, extrair o melhor de cada pessoa e guiá-la a um caminho de autonomia e emancipação.
Esse professor que “atua por amor” não costuma desejar que seu aluno seja dependente de seus ensinamentos: ele espera que suas lições deem asas para que o estudante possa alçar seus próprios voos com preparo, consciência e confiança.
A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra
G. K. CHESTERTON, FILÓSOFO E CRÍTICO INGLÊS
A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida
JOHN DEWEY, FILÓSOFO E PEDAGOGO ESTADUNIDENSE
Estudos mostram que, em locais de aprendizado que são verdadeiramente inclusivos e emancipadores, o professor é aquele que tem a habilidade de apoiar a individualidade de cada estudante. Isso significa interessar-se por conhecer suas necessidades específicas, perceber seus estados emocionais e reconhecer seus potenciais. Ou seja, muito mais do que conhecimento técnico, é um ofício que exige grandes capacidades humanas.
Para quem atua na área da educação, a vida na comunidade escolar pode trazer muitos benefícios: estudos mostram que bons relacionamentos nesse ambiente promovem aumento da satisfação pessoal, senso de pertencimento e melhora da autoconfiança e senso de orgulho. Além disso, espaços vibrantes em novos conhecimentos, atualizações e reflexões podem ser bastante estimulantes para os acadêmicos.
Segundo Paulo Freire, renomado educador e filósofo brasileiro que foi consagrado como o “pai da pedagogia”, o professor deve estabelecer uma relação dialógica com o aluno, isto é, baseada no diálogo. Dessa forma, o processo educativo ocorre como uma troca contínua, na qual tanto os alunos quanto os professores são
curiosos, questionadores e constroem conhecimentos juntos. Ou seja: o professor ensina tanto quanto aprende na sala de aula.
Da perspectiva dos alunos, o bom relacionamento com professores aumenta a motivação, engajamento e aprendizado. É um fator que os estimula a buscar ajuda quando necessário (uma habilidade de vida valiosa); estudar com mais afinco e, assim, desenvolver o conhecimento com mais qualidade; ter mais interesse nas aulas e nas próprias interações sociais; e também melhora
o bem-estar geral e a sensação de pertencimento dos estudantes.
Quando falamos especificamente de crianças e adolescentes, o papel do professor em suas vidas emocionais é ainda mais importante. Nessa fase da vida, estamos dando nossos primeiros e segundos passos em direção à independência e, para isso, é fundamental contar com a orientação de adultos educadores. Para muito além das matérias escolares, eles contribuem para nosso aprendizado sobre limites, regras sociais e relacionamento interpessoal.
A sensação de ser enxergado pelo educador, e com ele desenvolver uma relação de confiança e apoio, pode levar crianças e adultos a atingirem seu máximo potencial. Mais do que isso: constrói autoestima, desperta novos interesses e, no caso dos pequenos, serve como base para uma vida em comunidade pautada no diálogo e na colaboração.
E você, consegue se lembrar de professores que marcaram sua vida e ensinaram habilidades humanas que você carrega até hoje?
Com mês recheado de eventos, os destaques ficam por conta da Festa das Crianças e o tradicional Festival de Dança, que prometem agitar o clube.
4/10
Oficina de Coral “Brincar e Cantar” – Sala Corpo e Arte e Plataforma Infantil – Oficina: das 14h às 15h30, na Sala Corpo e Arte – Apresentação especial do Coral Paineiras: às 16h, na Plataforma Infantil Evento gratuito para associados e convidados pagam valor normal de entrada para acesso ao clube.
4 E 5/10
Apresentação do Teatro Infantojuvenil Divertidamente III Sábado, às 17h / Domingo, às 11h – Teatro Paineiras Entrada gratuita mediante a retirada de ingressos a partir de 25/9, às 9h, no estande de vendas.
Sexta Dançante – Banda Feelings + DJ Gil Levy e Personal Dancers – das 21h às 2h – Boate Ingressos: R$50 – vendas a partir de 22/9, às 9h, no estande de vendas ou on-line através do site: clubepaineiras.showare.com.br/ (compra para convidados somente através de associado)
A&B: consumação paga à parte Faixa etária: a partir de 16 anos, desde que acompanhado por responsável (associado) maior.
10/10 11/10
Apresentação de Dança Flamenca - às 17h e às 19h – Teatro Paineiras
Ingressos: R$ 35 – Compras somente online, pelo site clubepaineiras. showare.com.br (compra para convidados apenas por meio de associado). O clube não efetua devoluções de ingressos adquiridos. Lembrando que os ingressos são limitados e o assento é livre.
Venda exclusiva para o elenco de 23/09, às 9h, até 30/9. Para o público geral, a partir de 1/10, às 9h. (ingressos sujeitos à disponibilidade).
*Faixa etária: livre
11 E 12/10
Festa das Crianças
– das 10h às 17h
– Saguão Social e Salão Nobre
Dois dias de muitas atrações e brincadeiras para a garotada! Evento gratuito para associados. Convidados pagam o valor de entrada normal do clube.
18/10
Sábado Musical
– RH Bezerra Jazz Band – das 20h à 1h – Piano Bar
Ingressos: R$50 – vendas a partir de 1/10, às 9h, no estande de vendas ou on-line pelo site: clubepaineiras.showare.com.br/ (compra para convidados somente por meio do associado)
Obs.: Ingressos adquiridos não serão reembolsados
A&B: consumação paga à parte Faixa etária: a partir de 16 anos, desde que acompanhado por responsável (associado) maior.
18 E 19/10
Apresentação de Dança Moderna: O Baile
– às 17h e às 19h – Teatro Paineiras
Ingressos: R$ 35 – Compras somente online, pelo site clubepaineiras. showare.com.br (compra para convidados apenas por meio de associado). O clube não efetua devoluções de ingressos adquiridos. Lembrando que os ingressos são limitados e o assento é livre. Venda exclusiva para o elenco de 7/10, às 9h, até 13/10. Para o público geral, a partir de 14/10, às 9h. (ingressos sujeitos à disponibilidade).
*Faixa etária: livre
25 E 26/10
Festival de Dança – às 17h e às 19h – Teatro Paineiras
Ingressos: R$ 40 – Compras somente online, pelo site clubepaineiras. showare.com.br (compra para convidados apenas por meio de associado). O clube não efetua devoluções de ingressos adquiridos. Lembrando que os ingressos são limitados e o assento é livre.
Venda exclusiva para o elenco de 20/10, às 9h, até 23/10. Para o público geral, a partir de 24/10, às 9h. (ingressos sujeitos à disponibilidade).
*Faixa etária: livre
31/10 A 6/11
Exposição ACESC de Artes Plásticas e Fotografia – Durante o horário de funcionamento do clube – Saguão Social Venha conferir as obras selecionadas de artistas dos clubes afiliados. Entrada gratuita.
Todos os eventos no site
Visite o site oficial do clube e confira uma agenda completa e atualizada com todos os eventos que estão acontecendo ou irão acontecer no clube. Você pode conferir datas, horários, locais e duração de tudo o que rola no Paineiras. Para acessar tudo isso é muito fácil: basta escanear o QR code a seguir e ficar por dentro do universo de acontecimentos que é o Clube Paineiras do Morumby.
Você provavelmente associa este instrumento às rodas de pagode e à música popular brasileira, mas sabia que o cavaquinho também transita por ritmos como o swing, o reggae e até mesmo o rock?
Melódico e melancólico no choro, alegre e brincalhão no pagode, swingado no rock: em cada estilo musical, o cavaco mostra suas diferentes facetas e abrilhanta a melodia com sua sonoridade inconfundível. Você imaginava que esse instrumento poderia ser tão versátil?
No Paineiras, a modalidade entrou para a grade de cursos do Sociocultural há menos de um ano e vem atraindo tanto novatos no mundo musical quanto praticantes de outros
Até mesmo no funk o cavaco vem sendo utilizado, já que uma de suas possibilidades é um toque mais percussivo, que ajuda a marcar a batida. Porém, é no samba, chorinho e MPB que o instrumento brilha em seu protagonismo.
instrumentos que resolveram se aventurar no simpático cavaquinho.
“Tem gente que veio da bateria, do violão, e alunos que não passaram por instrumento nenhum, já vieram direto para o cavaquinho. Para quem gosta de samba, a batida no violão é mais complexa, então o cavaquinho pode ser mais interessante”, conta o professor Fábio Mota Miranda, que está à frente das aulas há seis meses.
Já no rock, a incorporação do cavaco é recente e tem gerado sonoridades cativantes. “Ele se encaixa melhor no
samba rock e no pop rock, dialogando com a guitarra: enquanto o cavaco faz um fundo mais agudo, a guitarra vem solando por cima, adicionando mais camadas à música”, explica o professor.
Até mesmo no funk o cavaco vem sendo utilizado, já que uma de suas possibilidades é um toque mais percussivo, que ajuda a marcar a batida. Porém, é no samba, chorinho e MPB que o instrumento brilha em seu protagonismo. “Ele é uma das cabeças do samba: sem ele, fica faltando alguma coisa”, diz Fábio.
Muitos alunos descrevem a sensação de estudar o cavaco como o aprendizado de um novo idioma. Isso porque, segundo explica o professor, a prática exige que o aluno aprenda a movimentar as mãos de uma maneira diferente da que se acostumou a fazer a vida inteira.
“Nossos dedos são praticamente grudados: tudo o que o anelar faz, o mindinho quer fazer junto. E para fazer os acordes, é necessário treinar essa independência entre os dedos e também fortalecê-los.”
Para isso, o início do curso é baseado em exercícios de digitação, feitos no próprio instrumento. O objetivo é que o aluno assimile os novos movimentos até que a passagem de acordes — que costuma ser rápida na maioria dos ritmos — se torne algo natural e intuitivo.
Além disso, é necessário fortalecer os dedos e calejar as pontas, já que as cordas do cavaquinho são mais firmes do que outros instrumentos de corda e, para quem ainda não está treinado, é preciso fazer muita força para obter um som “limpo”. Com o tempo, a necessidade de força vai diminuindo.
“Quem vem do violão, por exemplo, já tem uma vantagem em relação a isso, porque vem com uma independência nos dedos e, assim, consegue pegar os acordes bem mais rapidamente”, conta o professor.
A conexão emocional com a música também é muito vantajosa e torna-se cada vez mais forte conforme a prática do instrumento vai deixando de ser um processo racional e passando a ser algo intuitivo.
Já o desenvolvimento de ritmos é feito conforme o avanço do aprendizado. Inicialmente, o ensino é baseado no samba e pagode que, segundo Fábio, são os gêneros mais fáceis de se treinar no cavaco. Mas quando o aluno já desenvolveu uma boa percepção musical e se acostumou à troca de acordes, podem ser introduzidos novos ritmos nas aulas.
Fábio destaca como o aprendizado desse instrumento pode ser benéfico para o desenvolvimento de novas habilidades e a melhora da autopercepção corporal do praticante.
Isso é, inclusive, algo comprovado pela ciência: ao aprender a tocar um novo instrumento musical, nosso cérebro precisa ativar várias áreas simultaneamente. Com o tempo, a atividade cerebral gradativamente diminui, indicando que os movimentos foram otimizados.
Esse processo não apenas deixa o cérebro mais propenso a (e interessado em) adquirir novos aprendizados, como também auxilia nodesenvolvimento de um envelhecimento saudável e diminui efeitos neurológicos decorrentes de possíveis traumas, como doenças degenerativas, AVC e outras intercorrências.
A conexão emocional com a música também é muito vantajosa e torna-se cada vez mais forte conforme a prática do instrumento vai deixando de ser um processo racional e passando a ser algo
intuitivo. Isso porque tocar o instrumento passa a envolver não apenas aquilo que foi aprendido em aula, mas também aquilo que se está sentindo ao tocar a música.
O professor conta que os alunos de cavaquinho do Paineiras são de perfis variados: homens e mulheres da faixa dos 15 até os 40 anos. E garante que quem se interessar por aprender o instrumento, terá uma experiência muito divertida.
As aulas de cavaquinho do clube são oferecidas aos associados nascidos em 2015 ou anos anteriores e acontecem às segundas, quartas, quintas e sextasfeiras, em diversos horários na parte da manhã, tarde e noite.
Entre em contato na Central de Atendimento ou acesse o aplicativo Meu Paineiras e informe-se sobre as vagas disponíveis.
A partir de novembro, começa o processo de rematrículas e matrículas para os cursos de 2026. Fique de olho nas datas e procedimentos para garantir sua vaga
Oano vai entrando em sua reta final, e junto com ela começam os preparativos para um 2026 de muita arte, cultura e aprendizados no departamento Sociocultural. Para assegurar sua vaga nas atividades, é obrigatório fazer a rematrícula. Confira o procedimento para cada caso:
REMATRÍCULA
SOCIOCULTURAL: DE 17 A 23/11 (REMATRÍCULA AUTOMÁTICA)
As rematrículas serão automáticas aos alunos dos Cursos Culturais, conforme nível e faixa etária do aluno em 2026. Caso o aluno não tenha interesse em manter a rematrícula, deverá, nesse mesmo período, solicitar o cancelamento diretamente na Central de Atendimento. O aluno que desejar mudar de horário deverá efetuar a troca nas datas apontadas a seguir. No curso de Tricô e Crochê, não haverá matrícula automática: os alunos deverão se inscrever no período de matrículas de novos alunos (confira as regras mais abaixo).
PROCEDIMENTO DA REMATRÍCULA AUTOMÁTICA:
Para os cursos em que não há mudança de nível ou faixa etária, o aluno será rematriculado no mesmo dia e horário em que já frequenta as aulas; Para os cursos em que há mudança de nível, o aluno será rematriculado no nível avaliado/indicado pelo professor; Para os cursos em que há mudança de faixa etária, a rematrícula será realizada no dia e horário correspondente à idade do associado no início das aulas.
TRANSFERÊNCIA DE HORÁRIO DA REMATRÍCULA: DE 28/11 A 1/12 (NA CENTRAL DE ATENDIMENTO E APLICATIVO MEU PAINEIRAS)
As transferências de horários podem ser realizadas livremente nos cursos onde não há definição de níveis. Para os cursos onde há classificação por níveis, as transferências podem ser efetuadas somente dentro do mesmo nível indicado pelo professor.
MATRÍCULAS DE NOVOS
ALUNOS: DE 3 A 8/12 (NA CENTRAL DE ATENDIMENTO E APLICATIVO MEU PAINEIRAS)
Matrículas no nível I são livres, conforme grade horária dos cursos. A partir do nível II, os associados somente poderão realizar a matrícula com o formulário de teste de habilidade devidamente preenchido e assinado pelo professor. Os testes serão realizados a partir do início das aulas em 2026.
MATRÍCULAS: DIA 10/12
Se o número de associados inscritos for inferior ao número de vagas disponíveis, o sistema informatizado preenche as vagas com todos os inscritos. Se o número de alunos inscritos for maior que o número de vagas disponíveis, será realizado um sorteio eletrônico para preenchimento aleatório das vagas.
Os associados não contemplados no sorteio serão adicionados à lista de espera, seguindo a mesma ordem do sorteio, e serão convocados para realizar as inscrições sempre que houver desistências. Após o sorteio, as informações sobre os resultados poderão ser adquiridas na Central de Atendimento ou através do App Meu Paineiras.
Matrículas para as vagas remanescentes: a partir de 11/12, por ordem de chegada.
Início das aulas: a partir de 2/2/2026
CLUBINHO DE LEITURA
22/10 (quarta-feira), às 16h30 - SEART
(Brinquedoteca)
Livro: Severino faz chover, de Ana Maria Machado
Mediação: Grupo “A voz da Contação”
Para os apaixonados por Fórmula 1, Lewis Hamilton: A biografia, de Frank Worrall, é um retrato fascinante da vida e carreira do piloto que redefiniu os limites do esporte. Com sete títulos mundiais e recordes históricos em vitórias, poles e pódios, Hamilton se consolidou como uma lenda viva e agora inicia um novo capítulo ao se juntar à Ferrari. Worrall narra desde sua estreia, em 2007, até rivalidades intensas com Rosberg, Vettel e Verstappen, revelando também os bastidores da surpreendente saída da Mercedes. Mais que uma celebração de vitórias, a biografia explora a personalidade e o ativismo de Hamilton, destacando seu impacto dentro e fora das pistas.
CLUBE DE LEITURA
2/10 (quinta-feira), às 11h –
No Carteado
Livro: Caminhando com os mortos, de Micheliny Verunschk
Mediadora: Ana Maria Celidonio
9/10 (quinta-feira), às 15h -
No Carteado
Livro: O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk Mediadora: Zelita Guedes
18/10 (sábado), às 10h – Centro
Cultural - Sala Leonardo da Vinci
Livro: A humilhação, de Philip Roth
Mediadora: Elisabete Beltrão Gomide
ADULTO
INFANTIL E INFANTOJUVENIL
Segunda a quinta-feira: 8h às 20h
Sexta-feira: 8h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingos e feriados: 9h às 13h
Dias úteis entre feriados prolongados: 8h às 18h
BIBLIOTECA ON - LINE
Veja como acessar o nosso acervo on-line: www.clubepaineiras.com.br
• Serviços
• Biblioteca
• Biblioteca on-line
• Acessar o campo “login usuário” (titular: 4 dígitos/dependente: 6 dígitos)
• Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, ligue para 3779-2054.
IMPORTANTE
Em 31/10, a Biblioteca estará fechada para a realização do inventário anual. Agradecemos a compreensão de todos!
BARBEARIA DO ELIAS
Sede Social, piso 2S – 3779.2128 / 95582-7616 (WhatsApp)
Terça a sexta: 10h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: 9h às 14h Nos feriados em segundas-feiras, o local permanece fechado.
CRYO CLUB CARE
Em frente ao Freshy Spa – 97838-0948
Segunda à sexta: 7h30 às 21h
Sábado: 9h às 16h
Domingo: Fechado
FRESHY SPA
*Massagens e tratamentos
Segunda a sábado: das 8h às 22h
Domingo e feriados: 8h às 18h (agendamento até as 16h)
*Saunas Masculina e Feminina
Segunda: 14h às 22h
Terça a sábado: 8h às 22h
Domingos: 8h às 18h
Telefones: 3779-2129/3779-2118
Celular: 98930-2680
SALÃO DE BELEZA LUNA
Sede Social, piso 2S
3779-2127/3779-1724
Terça a sábado: 8h30 às 19h10
Domingo, segunda e feriados: fechado
BANCA DE REVISTAS E JORNAIS
Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca
3779-2143/ 99882-0002 (WhatsApp)
Segunda a sexta: 8h30 às 20h30
Sábado, domingo e feriado: 9h às 19h
BEST FIT
LOJA DE ARTIGOS ESPORTIVOS
Alameda Paineiras – Piso 3S – 3779-2135
Segunda a quinta: 8h às 20h
Sexta: 8h às 18h
Sábado, domingo e feriado: 9h às 18h
EMPÓRIO PETIT MARCHÉ
Sede Social – 97050-9900
Segunda: 13h às 19h
Terça a sábado: 9h às 19h
Domingo e feriados: 9h às 17h30
ERNESTO, O HONESTO
Sede Social, Piso 3S
Segunda a domingo: 24h
WhatsApp: (11) 91945-7074
FAIR PLAY
Alameda Paineiras – Piso 3S 3779-1749
Segunda a sexta: 8h às 19h
LAVA-RÁPIDO GIRASSOL
Estacionamento, 3o subsolo
Piso Paineira das Pedras, 3 - 3779-1731
Segunda a sábado: 8h às 18h
Domingo: fechado
Feriados: 8h às 17h
MYFIX
Alameda Paineiras – Piso - 3S 3779-2033 / 3205-4501
Segunda a sexta: 9h às 18h
Sábado: 9h às 14h
Domingo e feriados: fechado
ZAP SERVICE
Alameda Paineiras – Piso 3S – 94142-9917
Segunda a sexta: 7h às 20h
Sábado: 8h às 16h
Domingos e Feriados – fechado
ACADEMIA
Complexo Esportivo, piso 2S – 3779-2107
Segunda a sexta: 6h às 22h
Sábado: 6h às 19h
Domingo: 7h às 18h
Feriados: 8h às 18h
ACHADOS E PERDIDOS
Área Administrativa (Saída de funcionários), no piso 1S da Sede Social
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h
Fechado para almoço das 13h às 14h
WhatsApp: 11 99866.3921
BIBLIOTECA PAINEIRAS
Sede Social, piso social 3S, ao lado do Centro Médico – 3779-2054
Segunda a quinta-feira: 8h às 20h
Sexta: 8h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingos e feriados: 9h às 13h
Dias úteis entre feriados prolongados: 8h às 18h
CAIXA ELETRÔNICO BANCO24HORAS
Sede Social, piso 3S
CENTRO CULTURAL
Edifício Milan
3779-2053 / 3779-2058
Segunda a quinta: 8h às 21h
Sextas das 8h às 17h
Sábado das 8h às 16h
Domingo e feriados: fechado
CENTRO MÉDICO
Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca – 3779-2059
Segunda a sábado: 6h às 23h
Domingos e feriados: 6h às 22h
COLOMBI TRAVEL DESIGN
Alameda Paineiras – Piso 3S
Telefone / WhatsApp - 55 11 91059-4126
Sábado e domingo: 9h às 17h
Feriados – 9h às 14h
consultor@colombitravel.com.br
Segunda a sexta: 9h às 18h
Sábado, domingo e feriados: fechado
DEPARTAMENTO DE ESPORTES COMPETITIVOS
Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779-2110
Segunda: 7h às 17h
Terça a sexta: 7h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: fechado
DEPARTAMENTO DE ESPORTES FORMATIVOS
Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779-2103/3779-2115
Segunda: 8h às 18h
Terça a sexta: 8h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: fechado
DEPARTAMENTO DE ESPORTES RECREATIVOS
Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779-2102
Terça a sexta: 8h às 22h
Sábado: 8h às 17h
Domingo, segunda e feriados: fechado
DEPARTAMENTO SOCIOCULTURAL
Centro Cultural, Edifício Milan 3779-1763 / 3779-2126 / 3779-2147
Segunda a quinta: 8h às 18h
Sextas: 8h às 17h
Sábado, domingo e feriados: fechado
ESTANDE DE VENDAS
Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) 3779.2146
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h
MEMORIAL PAINEIRAS
Sede Social, piso 1S, ao lado da Sala de TV – 99975-9598
OUVIDORIA
Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) – 3779-1716
Segunda a quinta: 8h às 18h
Sexta: 8h às 17h ouvidoria@clubepaineiras.com.br
PISCINAS
Segunda a sexta: 6h às 22h
Sábado: 6h às 21h
Domingo e feriados: 6h às 20h
RECICLAGEM ECOLOOP
Reciclagem de latas de alumínio e garrafas pet.
Elevadores do Estacionamento, piso C
REPROGRAFIA
Sede Social, piso 3S – 3779-2019
Segunda a sexta: 8h30 às 17h
Sábado: 8h30 às 16h
Domingo e feriados: fechado
*Fechada para almoço, das 13h às 14h
SEGURANÇA
Central de Segurança, Sede Social – piso 1S – 3779-2022
Atendimento 24 horas
Referência em alfabetização na região, o Elvira Morumbi é o equilíbrio entre excelência pedagógica e acolhimento individual.
Agende uma visita e venha conhecer as nossas unidades
VESTIÁRIOS
Segunda a sexta: 5h45 às 23h
Sábado: 5h45 às 22h
Domingo e feriados: 5h45 às 21h
BERÇÁRIO E FRALDÁRIO
Sede Social, piso 1S,
Playground – 3779-2048
Segunda a domingo: 8h às 20h
BRINQUEDOTECA
Plataforma Infantil, piso 3s 3779-2056
Segunda a sexta: 9h às 19h50
Sábado: 9h as 17h50
Domingos e feriado: 9h às 16h50
MAPLE BEAR
Setor Educação Infantil – Antigo Cultural Piso 3S, próximo ao lago das carpas 99269-9086
Segunda a sexta: 7h45 às 17h30
SEART
Plataforma Infantil, piso 3s 3779-2056
Segunda a sexta: 9h às 17h50
Sábado, domingo e feriado: fechado
RESTAURANTES E LANCHONETES
BAR BEACH
Ginásio Velho, piso 2, próximo das quadras do Beach Tennis 3779-2133 – 97049-5344 (WhatsApp)
Segunda a sexta: 7h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 7h às 19h
BAR DO BEACH QUINTAL
Ao lado da Quadra de Peteca, próximo das Quadras de Beach Tennis 97049-5344 (WhatsApp)
Segunda: fechado
Terça a sexta: 15h às 21h
Sábado, domingo e feriado: 8h às 16h
BAR DA LATERA
Ao lado do campo de futebol 93805-7876 / 98719-7344
Segunda: Fechado
Terça a sexta: 14h às 23h
Sábado, domingo e feriado: 9h às 17h30
BAR DA SAUNA
Terça a sexta: 14h às 20h30
Sábado: 12h às 20h30
Domingo: 9h às 14h30
Feriados: 10h às 19h
CAFÉ KOPENHAGEN
Sede Social, piso térreo, no Saguão Social – 3779-2138
Segunda a sábado: 9h às 20h
Domingo e feriados: 10h às 19h
CAFÉ PAINEIRAS
Sede Social, piso 3S, próximo às Quadras de Tênis – 3779-2136/ 98994-7877 (WhatsApp)
Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábado: 7h às 20h
Domingo e feriados: 7h às 19h
DA PÁ VIRADA GELATERIA
Plataforma das piscinas, piso 1S Terça a sábado: 10h às 22h
Domingos e feriados das 10h às 21h
*Em feriados de segunda-feira: 10h às 21h
FRESTO
Sede Social – Piso - 1S 3779-2130 / 95610-7463
Segunda a sexta: 9h às 23h
Sábados, domingos e feriado: 9h às 22h
OLIVA COZINHA MEDITERRÂNEA
Depois das Piscinas Sociais, ao lado do Snooker 98899-0887 (WhatsApp)
Segunda e terça: fechado
Quarta e sexta: 12 às 16h, 18h30 às 23h (intervalo das 16h às 18h30)
Sábado: 12 às 16h, 18h30 às 22h (intervalo das 16h às 18h30)
Domingo: 12h às 17h
PEIXE AO CUBO
Complexo Esportivo, piso 2, próximo as Quadras de Tênis Cobertas - 2539-4800
Segunda a segunda: 12h às 22h
Delivery – Segunda a sábado: 12h às 23h
Domingo e feriados: 12h às 22h
RESTAURANTE SOCIAL – ROFER
Segunda a sexta: 11h30 às 15h
Sábado, domingo e feriados: 12h às 16h
Delivery – Sábado e domingo: 11h30 às 15h30
SALUMERIA LE PETIT MARCHÉ
Alameda Paineiras, piso 3S - 95312-3030
Segunda: Fechado
Terça a sábado: 9h30 às 19h
Domingo e feriado: 9h30 às 17h30
TRASTEVERE (JANTAR)
Segunda: fechado
Terça a domingo e feriados: 18h às 23h
COMUNIQUE - SE COM O PAINEIRAS CENTRAL DE ATENDIMENTO (CAT)
Sede Social, piso térreo, Portaria Social – 3779.2000 - Opção 7
Informações em geral, inscrições para cursos, convidados, cadastramento, transferência e “locação” de títulos, etc. Horário de atendimento: Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h
CONSELHO DELIBERATIVO conselho@clubepaineiras.com.br
DIRETORIA EXECUTIVA E DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS presidencia@clubepaineiras.com.br
Este é o Canal de Comunicação entre os Associados e a Diretoria Executiva e Diretoria de Departamentos da Gestão 2025 - 2027
OUVIDORIA ouvidoria@clubepaineiras.com.br
Aqui você esclarece suas dúvidas, faz sugestões, críticas construtivas e elogios 3779.1716
FACEBOOK (PÁGINA OFICIAL) facebook.com/clube. paineirasdomorumby/
INSTAGRAM (PÁGINA OFICIAL) instagram.com/clubepaineirasoficial/ TIKTOK (PÁGINA OFICIAL) tiktok.com/@clubepaineiras
PORTAL PAINEIRAS
Acesse todas as informações do Clube www.clubepaineiras.org.br
ANÚNCIOS, AÇÕES PROMOCIONAIS E PATROCÍNIOS marketing@clubepaineiras.com.br 3779-2073
LOCAÇÕES PARA EVENTOS
Sede Social, piso térreo, Portaria Social, Central de Atendimento (CAT) 3779-1709 / 3779-1740 WhatsApp: 9.7091-9738 locacoes@clubepaineiras.com.br
Domingo e segunda: fechado
De terça a sexta: 8h às 18h
Sábado: 8h às 17h
Av. Dr. Alberto Penteado, 605, Morumbi, São Paulo, SP - CEP: 05678-000
SEE-SAW BILINGUAL EDUCATION
Reconhecida pelas famílias. Preparando para o mundo!
A SEE-SAW Bilingual Education foi eleita uma das escolas mais recomendadas pelas famílias e conquistou o selo Family’s Choice 2025, da SchoolAdvisor!
Somos a única escola do Morumbi e da Vila
Andrade a receber esse reconhecimento, em 2025 - um reflexo direto da confiança das famílias e da experiência transformadora vivida pelos alunos na nossa Escola.
Na SEE-SAW, a Educação Bilíngue vai muito além do Inglês:
Unimos excelência acadêmica e inovação (com currículo brasileiro e canadense);
Desenvolvemos habilidades socioemocionais e cognitivas;
Valorizamos o acolhimento e o olhar individual para cada aluno.
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, formamos alunos protagonistas, críticos e preparados para o futuro - no Brasil e no mundo!
Agende uma visita e descubra por que a SEE-SAW é a escolha ideal para o seu filho!
“Os professores são incríveis. Toda a equipe do Stockler é sensacional.”
Julia
Aprovada em Arquitetura/USP
90% de aprovação nos vestibulares 2023
Entre as 5 melhores escolas de São Paulo
Fonte: consultoria AIO, segundo dados do Enem 2023
100% de aprovação em Administração, Direito e Engenharia
“Se o seu objetivo é que seu filho passe de primeira no vestibular, o Stockler é uma das melhores escolas.”
Ernesto
Aprovado em Direito/PUC-SP
“O atendimento de perto, olhando no nosso olho, foi muito importante para me ajudar a passar no vestibular”
Felipe
Aprovado em Medicina/Unilus - Santos
Matrículas abertas
Fundamental II e Ensino Médio
Brooklin - São Paulo
Nossa equação
RIGOR ACADÊMICO
ACOLHIMENTO
TRAJETÓRIAS DE SUCESSO + =
stockler.com.br