OsmusikéCadernos 3 – PARTE II

Page 217

Bairrismo e Solidariedade vimaranense Gualterianas 1947: a reconstrução em 5 dias da Praça de Toiros totalmente destruída por violento incêndio. Silvestre Barreira

Para além da Marcha Gualteriana que arrastava multidões, as Gualterianas tinham outro número que estava a gerar uma grande procura por parte de aficionados de todo o país: as duas Corridas de Toiros a realizar no Domingo 3 de Agosto e na Segunda-feira. Um terceiro e importante evento era a Procissão de S. Gualter que se esperava que fosse ainda mais sumptuosa. Tudo indicava que se alcançaria as melhores Festas de sempre Há já tantos pedidos de alojamento que a Comissão Executiva das Festas faz um apelo aos vimaranenses pedindo-lhes que “se tiverem aposentos disponíveis o comuniquem à sede da Junta de Turismo”. Mas o inesperado aconteceu e alterou as expectativas criadas. Às 2 horas da madrugada um violento incêndio desencadeou-se na Praça de Toiros e os bombeiros foram impotentes para o combater. A Praça ficou totalmente destruída. As Festas corriam o risco de ficar amputadas de um ponto alto do seu programa. A desolação deu lugar a uma raiva canalizada na vontade de contrariar o destino e produzir o impossível. Nunca houve nada assim a cidade mobilizou-se no seu orgulho ferido. E o impossível aconteceu. O desejo fez-se vontade assente no conhecimento da situação real, das necessidades e respostas possíveis para as satisfazer e na gestão dos meios para concluir uma tarefa tão exigente. Os mestres-de-obras confirmavam a garantia dada pelo empreiteiro da Praça de que era possível reconstruir este equipamento em tempo útil desde que houvesse madeira e mão-de-obra. A primeira dificuldade a superar era o abastecimento em madeiras dado que não havia quantidade suficiente em todos os fornecedores contactados. A situação altera-se quando A. Salgado, tendo conhecimento da situação, pôs à disposição a madeira necessária para a nova praça. Era preciso parar para pensar, analisar correctamente a situação e decidir rapidamente e com discernimento. Estes princípios foram a base de toda a organização e execução da obra.

573


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.