Nossa Londres - Dez/15 e Jan/16

Page 12

Beleza

COMO PREVENIR E ACABAR COM MANCHAS ESCURAS NAS AXILAS Manchas escuras debaixo do braço é um problema bastante comum entre as mulheres, principalmente as de pele morena. Alergias, irritações e depilação com lâmina ou cera estão entre os principais motivos para o surgimento dessas manchas nas axilas. o protetor solar pode ser um grande aliado na prevenção contra essas manchas, já que o sol piora ainda mais o aspecto. Usar um cosmético calmante após a depilação, caprichar na hidratação e evitar desodorantes com álcool também ajudam a proteger a região conta o escurecimento. Na tentativa de acabar com as manchas, algumas mulheres recorrem à receitas caseiras com água oxigenada, talco, limão com açúcar e outras várias soluções in-

dicadas por amigas. Especialistas alertam que, além de ineficazes, esses métodos podem piorar ainda mais o problema e ainda causar queimaduras. Desodorantes clareadores que reduzem a formação de melanina podem ser boas opções no tratamento de manchas nas axilas.Especialistas afirmam que clareamentos com laser, peeling e utilização de ácidos clareadores costumam ser os mais eficazes contra o problema. Os procedimentos, no entanto, devem ser feitos apenas em clínicas especializadas e com indicação de seu dermatologista.

REMÉDIO CONTRA VITILIGO PROMETE ACABAR COM OS CABELOS BRANCOS Os pesquisadores, da Universidade de Bradford, da Inglaterra, e de Greifswald, na Alemanha, chegaram à conclusão de que o cabelo branco é causado por um processo que eles chamaram de “estresse oxidativo epidérmico”. O fio acumula peróxido de hidrogênio (mesma substância da água oxigenada), que acaba “tirando” sua cor. O tratamento contra o branqueamento removeria esse peróxido de hidrogênio do cabelo a partir do uso tópico de um ativador de luz solar, a pseudocatalase modificada. O estudo foi publicado no Faseb Journal, dos Estados Unidos.

Tratando o vitiligo “Por gerações, vários remédios foram produzidos para tentar esconder os cabelos grisalhos, mas agora, pela primeira vez, um tratamento real foi desenvolvido para atacar a raiz do problema”, comenta Gerald Weissmann, editor-chefe da Faseb. Segundo ele, a descoberta é interessante não somente pela possibilidade de reverter o processo de embranquecimento dos cabelos, mas também pelo efeito nos pacientes com vitiligo. O vitiligo é uma doença não-contagiosa que causa a

12

despigmentação da pele, por causa da falta de melanina, nossa “cor” natural. O paciente fica com manchas brancas espalhadas principalmente pelos joelhos, cotovelos, rosto, pés e mãos, e as lesões podem ou não se alastrar pelo resto do corpo. “Na teoria, o vitiligo é um problema somente estético, mas pode trazer consequências graves a quem possui a doença, como efeitos sociais e emocionais. Um tratamento realmente eficaz para essa doença pode melhorar a vida de muita gente”, defendeu o editor do Faseb Journal, Gerald Weissmann ao Daily Mail. Mais de dois mil pacientes com vitiligo foram submetidos ao tratamento, e apresentaram melhora significativa nas manchas da pele e dos cílios – a pigmentação voltou totalmente em alguns dos pesquisados, e parcialmente em outros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.