JORNAL DE COLEÇÃO • TEL. W (54) 9 9946.4888 • (54) 9 9662.0728 • WWW.NOSSOBEMESTAR.COM ANO 11 • Nº 161 • SETEMBRO 2022 comunitáriosYOGAEventosvisampromoverapráticaATENÇÃOAORÓTULOAlimentoscom corantes artificiais podem ser tóxicos FÉ E DEVOÇÃO Os “Caminhos de Caravaggio” vêm ganhando destaque no cenário turístico gaúcho VALOR R$ 5,00 TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE A importância BIODIVERSIDADEda Equipe foi ao “interior do interior” para registrar os biomas brasileiros ameaçados e seus guardiões Série Sementes do Amanhã






Responsabilidade
do reconhe cimento de que, ainda que a De mocracia não seja um regime per
Confiança É incrível a diferença que cada um pode fazer com suas ações. E para além das ações, um voto cons ciente pode ajudar a multiplicar os propósitos a partir de uma repre sentação política qualificada e em sintonia com o que a gente acre dita.Nesta edição trazemos pes soas que plantam o futuro e outras que vão até os confins para mos trar exemplos positivos, como é o caso da Nanda Barreto que conta uma bela história em nossa maté ria de capa. Que estas iniciativas flores çam e frutifiquem. Queremos viver confiantes no futuro.
CENTRAL BEM ESTAR INFORMAÇÕES DE QUALIDADE Esther Atz Editora Angela Schmitz Diretora Admnistrativa Fábio Ferreira Arte Final Sabrina Feliú Midias Sociais Atz Advocacia Assessoria de Cobrança Contato: W (54) 99946 4888 e (54) 9 9662.0728 hortensias@jornalbemestar.com.br
Nosso Bem estar • Nº 161 • Setembro 2022 • 2
Clique aqui para ter mais informações e ver todas vantagens de divulgar seu serviço/produto para o seleto público do NBE.
Por aqui, em torno do Parale lo 30, estamos nós querendo sa ber como será o futuro político/so cial/econômico de nosso país e o futuro ambiental de nosso Planeta. Cientes de nossa responsabilidade, o Nosso Bem Estar se uniu às deze nas de veículos de comunicação do país para publicar a Carta às Bra sileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito (no Portal: www. nossobemestar.com).Nossoapoiovem
Plantando o futuro feito, é o melhor regime que os se res humanos conseguiram desen volver na sua convivência social. Te mos o compromisso de olhar para a frente, de evoluir enquanto orga nização social.
HORTÊNSIAS
O
A história dessa agrofloresta é maravilhosa. A professora aposen tada Aneli Bertoncello teve a ideia de comemorar seus 70 anos com o plantio “como gratidão por ter nas cido num Planeta tão abençoado e para agradecer por uma vida aben çoada com saúde e vontade de cui dar da Umnatureza”.gestosimples, mas que aca bou inspirando a participação de muitas pessoas no município de São Valentim do Sul, próximo a Guaporé. Aos poucos, foram che gando de forma espontânea na pro priedade dela estudantes e profes sores, vereadores, técnicos da Ema
Gilberto Gil JEAN DA SILVA
Vera Mari Damian - Mtb 5119 Rose Brogliato - Mtb 11004 Editoras Conselho Editorial - Rose Brogliato, Vera Mari Damian, Lucimara Quadros, Esther Atz, Raul Bocco, Ângela Schmidt. Ingrid Müller Diagramação Tatiana Andrighetti Atendimento Comercial Informes publicitários, textos e colunas assinadas não correspondem necessariamente à opinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.
Clique nos ícones e conecte-se a nós agora mesmo!
E amor é o que não falta na foto que ilustra essa página, em que o pequeno Antônio, 6 meses, enfeita uma agrofloresta recém-plantada.
EDIÇÃO ESPECIAL DIGITAL
CONECTE-SE A NÓS
Amorosidade Evoluir, segundo nossa visão, é promover uma sociedade mais de mocrática, solidária e amorosa.
nosso grande músico e poeta Gilberto Gil co memora 80 anos em 2022 e tomamos em prestadas algumas frases de sua sa bedoria manifestada em letras de músicas que nos acalentam há déca das. Esta se chama Queremos Saber. Além de uma vasta obra, Gil também foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco. E Paz sempre está em falta, seja no coração ou nas relações entre as pessoas e na ções.
Que todos os méritos gerados por esse trabalho beneficiem e tragam felicidade para todos os seres.
“Queremos viver Confiantes no futuro Por isso se faz Prevernecessárioqual o itinerário da ilusão A ilusão do poder Pois se foi permitido ao Tantashomemcoisas conhecer É melhor que todos saibam O que pode acontecer.”
OS EDITORES Editorial
ter e da Secretaria do Meio Am biente, e também muitas pessoas da comunidade.Todosqueriam ver de perto e colaborar de alguma forma com a ideia e com o trabalho de dois jo vens de 25 anos, Sibele Espíndola e Jean da Silva – pais do Antônio, que elegeram o plantio agroflorestal como missão de vida.
Clique aqui para garantir que você sempre terá acesso ao NBE, as novidades e benefícios do nossos assinantes. Aproveite, é grátis!
QUEROQUEROANUNCIAR!RECEBER!








Água de linhaça
3 • Nº 161 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar AZERBAIJAN_STOCKERS/FREEPIK/NBE
A LINHAÇA TEM MÚLTIPLAS APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS
O nutricionista recomenda o uso de uma colher de sopa por dia e de forma regular, mas adverte que con sumir em excesso pode ter efeito contrário, provocando prisão de ven tre, diarreia, gases ou inchaço abdo minal.
Simples de preparar, é muito utilizada no tratamento da prisão de ventre. Coloque uma colher de sopa de linhaça num copo com água filtrada e deixe de molho durante toda a noite. No outro dia beba a água em jejum. Triture as sementes e utilize em preparos, molhos ou na elaboração de pães e afins.
A linhaça é considerada um ali mento muito benéfico para a saúde e beleza por ter um grande teor nu tricional, sendo rica em fibras, mag nésio, selênio, cálcio, fósforo, vitami na E, e 6, entre outros. É a mais rica fonte vegetal de ômega 3. Por possuir propriedades estrogênicas (lignanas, que substituem a função do estrogê nio), é muito consumida pelas mulhe res que se encontram na menopausa, pois ajuda a aliviar os sintomas. É grande aliada também na pre venção da prisão de ventre, graças às fibras insolúveis, que promovem os movimentos naturais do intesti no. “A linhaça combate a ansiedade e depressão por liberar a serotonina, conhecida como hormônio da felici dade. Também ajuda a manter a saú de dos olhos, controlar as taxas de glicose, diminuir o colesterol e trigli cerídeos, prolongar a sensação de sa ciedade e evitar o surgimento de cân cer”, explica o professor de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, André Nascimento.
Como consumir Você pode escolher entre a linha ça marrom ou linhaça dourada. Ambas são muito benéficas e saborosas, mas a dourada costuma ter um teor mais alto de lignanas. Pode ser utilizada no arroz, saladas, bolos, panquecas, pães e biscoitos, por exemplo. É importante comprar a semente de linhaça na forma de farinha ou tri turar a semente em casa, porque o in testino não consegue digerir e absor ver todos os nutrientes do grão intei ro. Além disso, essa semente deve fi car armazenada em um recipiente com boa vedação e protegida da luz, para preservar os nutrientes.
E ainda ajuda na beleza, fortifican do e estimulando o crescimento do cabelo, regenerando os fios danifica dos, retardando o envelhecimento da pele, prevenindo o surgimento de es pinhas e problemas capilares.
AliAdA dA sAúde e dA belezA






Número de praticantes de Yoga no Brasil não para de crescer. Em setembro, as práticas voltam para as ruas
DIVULGAÇÃO/NBEOYoga surgiu na Índia e chegou ao Ocidente, nos Estados Unidos, na déca da de 1920 com o mestre indiano Yo gananda.Osensinamentos espirituais da ciên cia e arte milenar do yoga aos poucos fo ram ganhando adeptos naquele país e em outros, brindando milhões de pratican tes com seus benefícios. No Brasil, esti ma-se que são centenas de milhares de pessoas e o número não para de crescer.
Aberta a temporada de YOGA
Notícia melhor ainda é saber que a maioria das escolas oferece uma aula de monstrativa, sem custo, para os novos interessados em conhecer a prática.
Veja aqui nas páginas do Bem Estar as escolas que vão receber você de por tas abertas para uma aula experimental.
A boa notícia é que são muitas as modalidades de yoga praticadas hoje no Ocidente e sempre vai haver um méto do e um(a) professor(a) e com o(a) qual você vai se identificar e rapidamente perceber os benefícios.
Nosso Bem estar • Nº 161 • Setembro 2022 • 4Yoga
Literalmente, Yoga significa “União” – união da respiração com o corpo, da mente com os músculos e, o mais im portante, união do eu com o divino.
Yoga não é uma religião. É uma ci ência antiga que leva à saúde no corpo, a paz na mente, alegria no coração e à li bertação da alma. É traduzida como um caminho de transformação pessoal e do mundo, já A boa notícia é que são muitas as modalidades de yoga praticadas hoje no ocidente e sempre vai haver um método e um(a) professor(a) e com o(a) qual você vai se identificar e rapidamente perceber os benefícios. Notícia melhor ainda é saber que a maioria das escolas oferece uma aula demonstrativa, sem custo, para os novos interessados em conhecer a prática.
Dica de
Yoga Para Todos - Parque da Redenção que, mudando o nosso mundo interior, mudamos o mundo a nossa volta. Quem não está ainda familiarizada(o) com as prática e está interessada(o) em começar, pode se confundir com tantos nomes estranhos: Hatha Yoga, Tantra Yoga, Kaiut Yoga, Ashtanga Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, Kundalini Yoga, Iyen gar Yoga, Satyananda Yoga, Kriya Yoga, entreHáoutros.ainda excelentes modalidades mais direcionadas, como Yoga Hormo nal, Yoga do Riso, Yoga Para Gestantes, Aerial Yoga, Yoga Para Pais e Filhos e muitas outras.




Karma Yoga é prática permanente do Nosso Bem Estar no Vale do
O Nosso Bem Estar costuma promover eventos públicos para a difusão do yoga com professores especializados. Agora em setembro vários eventos já estão marcados nas cidades sedes do Bem Estar.
Raul também desenvolve, há 20 anos, um projeto gratuito de Yoga para idosos. Em troca, os praticantes contri buem com mantimentos entregues para pessoas carentes.
O Nosso Bem Estar promove vá rias ações de voluntariado e há sete anos leva o Yoga de forma gratuita para par ques e praças em diversas cidades.
QuerCaímais uma boa notícia?
DIVULGAÇÃO/NBE
AGENDE-SE Hortênsias – Festival da PrimaveraCaxias do Sul – Yoga na Praça
“Promover ações altruístas sem es perar resultados” está na essência do Karma Yoga, que talvez possa ser con siderada a mais antiga forma de volunta riadoAmplamenteconhecida. praticada no Oriente, ganhou recentemente maior relevância através dos ensinamentos do mestre in diano Sathya Sai Baba, cuja frase “AME A TODOS, SIRVA A TODOS” aca bou indo parar nos estabelecimentos do Hard Rock Café de todo o planeta.
O editor do Nosso Bem Estar na região do Vale do Caí, Raul Bocco co nhece a prática de Karma Yoga em pro fundidade. Desde 1996 realiza trabalho comunitário em fazendas de recuperação de dependentes químicos, no interior de Montenegro, ministrando aula de yoga e meditação para reforçar os aspectos de desintoxicação e de proteção de divina. Mesmo “sem esperar resultados”, Raul tem recebido retornos emocio nantes conforme as palavras de alguns dos centros de internos atendidos: “o simples ato de soltar o corpo através de uma respiração suave ajuda a tranquili zar mentes atormentadas e a encontrar pequenos momentos de paz interior; “esta é a melhor droga porque só faz bem”, “é de graça e é legal” ou “me aju da a sentir Deus dentro de mim”. “É muito reconfortante o retorno que recebo. Digo que dou somente uma aula de yoga, mas recebo uma troca de muito carinho das pessoas. É muito gra tificante”, diz Raul Bocco.




Vários deles estão proibidos no país de origem. A busca crescente por uma alimentação natural e saudável exige atenção às informações da rotulagem. O consumo consciente pode evitar riscos à saúde. Sorvetes, refrigerantes, bolos, mas sas, biscoitos, gelatinas, doces e salgadi nhos. Praticamente todas essas opções possuem corantes em suas composi ções e a única função desses elementos é intensificar ou restaurar a cor de um alimento.Oimpacto visual do alimento é fa tor determinante no momento de deci são sobre o que comer ou não, confor me já comprovado em pesquisas. Ape
ADOBE STOCK/NBE
Você sabe identificar corantes artificiais no rótulo dos alimentos?
Nosso Bem estar • Nº 161 • Setembro 2022 • 6
alimEntação




•
• Azul Brilhante (E-133): tom de azul (banido na Alemanha, Áustria, Bélgi ca, França, Noruega, Suécia e Suíça)
Paulo Rogério, Gerente de Aplica ções da Oterra, explica sobre a diferen ça entre os corantes naturais e sintéti cos idênticos aos naturais. “Os corantes naturais têm o pigmento extraído a par tir de vegetais ou insetos enquanto que os sintéticos contêm esses pigmentos idênticos aos que ocorrem na nature za mas produzidos por síntese química”. A Oterra é a maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para ali mentos, bebidas e suplementos alimen tares, bem como para alimentação no mercado pet. Foi criada em 1876, na Di namarca, e ao longo de mais de um sécu lo se estabeleceu em 27 países. RISCOS À SAÚDE Existe um conjunto de evidências científicas sinalizando que corantes arti ficiais e inorgânicos podem causar pro blemas de saúde. Muitos destes coran tes já foram banidos em diversos países, mas continuam permitidos no Brasil. Os riscos identificados envolvem desde re ações alérgicas, com sintomas na pele e nos sistemas gastrointestinal e respirató rio, a hiperatividade em crianças e, até mesmo, câncer, passando também por doenças renais e anemia.
Pelo fato de algumas pessoas apre sentarem sensibilidade a este corante, a ANVISA determinou, em 2002, que nos produtos que contenha o corante, o seu nome esteja escrito por extenso na lis ta de ingredientes, acompanhado ou não do seu INS (INS 102), para facilitar sua identificação.
• Verde Rápido (E-143): tom de verde (proibido nos países da União Europeia)
A legislação brasileira permite o uso de 11 corantes artificiais na produção de alimentos e bebidas. São eles:
O corante inorgânico Dióxido de Titânio (E-171), usado para branque ar alimentos, inclusive no Brasil, foi proibido na União Europeia por suspeitas de que suas nanopartículas possam danificar o DNA. Na Bélgica, o elemento é considerado um possível cancerígeno. Os corantes naturais disponíveis no mercado já cobrem praticamente todo o espectro de cores que poderiam ser utilizadas em alimentos e bebidas, sem riscos para a saúde. Entretanto, os custos maiores para a indústria ainda cons tituem uma barreira para ampliar a sua utilização, mesmo em um cenário de consumo cada vez mais consciente, com preferência crescente por alimentos e bebidas mais naturais e saudáveis. Diante desta realidade, o melhor é ficar atenta (o) às embalagens e evitar o uso sempre que possível.
O caminho mais fácil é saber inter pretar as informações do rótulo dos produtos.Conforme as leis brasileiras, a indús tria alimentícia é obrigada a informar o consumidor sobre a presença de coran tes e suas especificações, além, é claro, de respeitar limites percentuais de utili zação. Mas identificar corretamente os co rantes exige muita atenção. Em alguns casos, as empresas usam uma numera ção que é padronizada internacional mente para mascarar a presença desses elementos nos alimentos ou bebidas.
• Amaranto (E-123): tom de vermelho
• Ponceau (E-129): tom de vermelho (proibido nos Estados Unidos e na No ruega)
• Azul Indigotina (E-132): tom de azul
7 Nº 161 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar sar de os corantes estarem mais presen tes no nosso dia a dia do que imagina mos, é identificar os tipos e, sempre que possível, optar pelos corantes naturais.
• Amarelo Crepúsculo (E-110): tons de amarelo e laranja
A Tartrazina é um dos corantes ar tificiais que mais preocupam pesquisa dores da área da saúde. Estudos reali zados nos Estados Unidos e na Europa comprovam casos de reações alérgicas ao corante Tartrazina, incluindo asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespas mos, urticária, eczema e dor de cabeça.
• Azul Patente V (E-131): tom de azul (proibido na Austrália, Estados Uni dos e Noruega) • Eritrosina (E-127): tons de vermelho e rosa (banido nos Estados Unidos e na Noruega)
• Vermelho 40 (E-129): tom de vermelho (banido em países como Alema nha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Suécia e Suíça)
• Azorrubina (E-122): tom de vermelho (proibido nos Estados Unidos, Ja pão, Noruega e Suécia)
CORANTES ARTIFICIAIS
• Tartrazina (E-102): tom amarelo

GRAMADO
PRÉ LANÇAMENTO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TANTRA Com Nicholas Policarpio ( Italia ) e Dorivane Ramos ( Brasil) Data: 26 de novembro , das 10h às 19h. Local: Grande Hotel Canela Inscrições: Sympla/ Bem De de ou Fone:metadoorsgramado@gmail.com(54)99153.5448comSabrina SISTÊMICA Facilitadora : Andreia Gelaim Data: 07 de setembro, às 15h – em Canela Informações: (54) 9 8130 6265 com Andreia EVENTOS CANTINHO DA SAÚDE Consultas de Iridologia e Biorressonância Data: 08, 15 e 22 de setembro Consulta com Nutricionista Data: 06, 13, 20 e 27 de setembro Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2889 - centro Agendamentos: (54) 9.8432.0497 Luciano Potter e Data: 14 de setembro, às 19h30 Hotel Fioreze Centro Rua São Pedro, 438 com Sindilojas – (54) 9 8172.0708 DE Data: 02 a 11 de setembro Vila Joaquina(54) de 08 a 20 de setembro no largo da Matriz de - centro DE CONSTELAÇÃO
Cultura, Lazer E Boas Ações Festival
Local:
centro Imformações:
9 9192 6187 OLIVEIRAS, OLIVAS E AZEITES – “ HARMONIZANDO SABORES” Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado Data:
Igreja
FAMILIAR SISTÊMICA Facilitadora: Andreia Gelaim Data: 15 de setembro, às 13h30 Inscrições: (54) 9 8130 6265 com Andreia NOVA PETROPOLIS IRIDOLOGIA – ATENDIMENTOS Iridóloga Luana Schaefer Endereço: Edificio Boulevard, sala 207 Agendamento: (54) 9 9954.1475 ou (54) 9 9929.29 KERB IM TANNENWALD Data: 10, 11, 17 e 18 de setembro Local: Pinhal Alto Informações: KerbImTannenwald.facebook.com/ HOMENS NA COZINHA – JANTAR BENEFICENTE Data: 10 de setembro, às 20h30 Local: Salão da Igreja Católica Informações pelos fones (54) 3281.1755/ 3281.3750 ou e-mail contato@acinp.com.br. PORTÃO GRUPO DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA Facilitadora : Andreia Gelaim Data: 17 de setembro, às 14h Informações: (54) 9 8130 6265 com Andreia
Informações:Tantrawww.metadoors.com.br
Local:
Gramado
PALESTRA “MODA IMPORTA” Facilitadores: jornalistas
GRUPO DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR
Local:
Pré Lançamento Agenda do
Cursos, Eventos, Dicas
Endereço:
FESTIVAL INTERNACIONAL
matéria TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE A importânciaBIODIVERSIDADEda Equipe foi ao "interior do interior" biomasregistrarparaosbrasileirosameaçadoseseusguardiões Série Sementes do Amanhã CANELA EVENTOS FESTIVAL DA PRIMAVERA & MISTYC FAST Rodas de Conversa . Vivências. Palestras . Exposições e muito mais Data: 25 de setembro ( domingo) ) Horário: das 10h às 19h30 Local: Grande Hotel Canela Informações: www.metadoors.com.br Ingressos: Sympla / Festival da Primavera ou pelo Informações:PIX (54) 9 9153 5448 com Sabrina TRICÔ SOLIDÁRIO GRATUITO Data: todas as quartas-feiras Horário: 14h às 16h Local: UCS -Campus Região das Hortênsias Material: agulhas e lã (por conta do participante) Ministrante: Membros do Lions Clube de Canela e convidados RETIRO COM SRI PREM BABA Transformando o Propósito em Abundância Data: 21 a 23 de outubro em Canela Local: Grande Hotel Canela Inscrições Fone:comInformações:https://bit.ly/propositoRSmetadoorsgramado@gmail.ouwww.metadoors.com.br(54)99153.5448comSabrina
LITERATURA
Ingressos:
– Centro de Cultura de JuntoGramadoaoLago Joaquina Rita Beer
IGREJINHA GRUPO
Marcella Lorenzon


De um lado, os desertos verdes dos latifúndios comandados por máqui nas e homens de negócios. De outro, a sociobiodiversidade que harmoniza e celebra a relação en tre o ser humano e o meio ambiente. E nós, cidadãos e cidadãs da cidade, consumidores em massa, onde entra mos neste contexto que expõe um dos principais dilemas contemporâneos? O que estamos servindo para as próximas gerações?
AGENDE A SUA CONSULTA A Saúde Mental é uma prioridade CAU SANTANA PSICOTERAPEUTA CRTP 1792/20 Atendimento On Line e Presencial (Gramado, Canela e Porto Alegre ) Ou baixe o app Booksy / Acesse: causantanapsicoterapia booksy com Depressão ansiedade entre outras manifestações emocionais prejudicam a sua vida Não deixe sua Saúde Mental em segundo plano Resgate o equilíbrio com o apoio da terapia Psicoterapia com Hatha Yoga e Meditação Psicoterapia aliando escuta e técnicas da Atenção Plena Programa de Controle do Stress (MBRS Mindfulness Based Stress Reduction) Mindfulness para crianças (de 7 a 11 anos) 5 4 9 9 2 5 1 0 2 1 2 @ c a u s a n t a n a p s i c o Psicoterapia dE Capa a TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE Fomos a localidades exuberantes, onde a resistência das comunidades tradicionais planta futuro para a humanidade. NaNda Barreto*
REGISTRO PARA O FUTURO Para gravar a série documental Se mentes do Amanhã, pesquisamos bas
O resultado desse trabalho pode ser assistido na programação do Canal Futura e também na internet, via Glo boplay (basta fazer um cadastro).
Com um bocadinho de curiosida de, podemos descobrir que vale a pena mudar hábitos irrefletidos. An
São alimentos cujo manejo e conserva ção estão a cargo de famílias agriculto ras, extrativistas, comunidades tradi cionais e povos indígenas.
Em horário nobre na tevê, o agro negócio gosta de se autoproclamar como o setor mais importante do país. No chão da realidade, o cenário é outro: cerca de 70% dos alimentos que chegam às mesas brasileiras são da agricultura familiar. Você sabe de onde vem o que te alimenta? A equipe da série documen tal Sementes do Amanhã, coordena da pelo diretor Alan Mendonça, viajou pelo Brasil para mostrar a origem de iguarias que fazem parte da nossa cul tura alimentar e que, infelizmente, es tão ameaçadas de extinção. Espremidos pelo agronegócio, to dos os biomas brasileiros estão em ris co. Ou seja, é possível que nossos des cendentes não possam desfrutar de grande parte da fauna e flora que hoje conhecemos. Entre as espécies sob ameaça, há uma vasta lista que traz co res, aromas e sabores às receitas tradi cionais da nossa gente. Diferente do que se pode imagi nar, não se trata de espécies exóticas: estou falando da castanha da Amazô nia (do Pará), além de frutas como bu riti, umbu, cacau cabruca, açaí-juçara, guaraná, butiá e mel de abelhas nativas.
“Algum dia olharemos para o pas sado sombrio da agricultura e ficare mos perplexos. Como pudemos acre ditar que era uma boa ideia cultivar nossos alimentos com veneno?”
tante, andamos muito de barco, carro, avião e a pé. Fizemos aquelas viagens de dias, subindo e descendo rios, dormin do em redes, alojamentos flutuhotéis de beira de estrada e moradias familiares. Fomos a localidades exuberantes, onde a resistência das comunidades tra dicionais planta futuro para a humanidade. Registramos parte da realidade vi vida por povos do campo, da floresta e das águas, com o intuito de que mais gente conheça e valorize os serviços ambientais prestados por eles.
Com esta reflexão da antropólo ga Jane Goodall, renovo o convite para que assistam à série. Que ela possa nos inspirar a con tribuir para criar o mundo em que que remos viver e deixar como legado.






Yvone Cardoso Terapeuta em Naturopatia Yvone138@gmail.comClinica ponsabilidade sobre absolutamente tudo que se manifesta no mundo e que somos parte deste mundo, tudo e to dos interligados na imensa rede plane tária e universal também descrita por Einstein e ainda ignorada pela maioria da humanidade.
EpisódioDOSEMENTESAMANHÃ1.
osso Bem estar • Nº 161 • Setembro 2022 • 10
E como ressoa isto na socie dade, ou seja, como esta onda fre quencial é traduzida pelos hormô nios fazendo química? Violência, corrupção, desrespeito à Vida. Nin guém se acha co-responsável, co -criador da forma como as coisas negativas acontecem mas, somos todos nós que esperamos e acredi tamos que nada irá mudar, que so mos vítimas do sistema.
TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE dando com menos pressa e observan do mais, a vida nos brinda com seu bem mais nutritivo: o Compreendertempo.asazonalidade da nossa própria existência ajuda a seme ar o que realmente importa: impactos positivos.Comprar de quem produz, redu zir supérfluos, buscar a origem de cada item na cesta básica, estudar as leis do setor, conhecer comunidades agricul toras e extrativistas, pressionar gesto res públicos, se engajar em coletivos e movimentos...Empequenos ou grandes passos, cada uma e cada um de nós é parte fun damental para restaurar e criar paisa gens produtivas sustentáveis. *Nanda Barreto é jornalista e escritora. Integrou a equipe da série documental Sementes do Amanhã, que ao longo de dez meses percorreu o Brasil conhecendo práticas sustentáveis de cultivo e manejo. Buriti Episódio 2. Açaí Episódio 3. Castanha do Brasil Episódio 4. Butiá Episódio 5. Umbu Episódio 6. Baunilha do Cerrado Episódio 7. Pinhão Episódio 8. Cacau Cabruca Episódio 9. Mel Episódio 10. Guaraná Episódio 11. Ostra Episódio 12. Pirarucu Episódio 13. Castanha Baru Siga no Instagram @sementesdoamanhadoc e posicione o leitor do celular no QR code para assistir!
Agora, analisem sob uma óptica di ferente: pela física quântica. Somos par tículas de Luz, átomos em movimento constante e impermanente, conden sados numa dimensão tridimensional que classificamos como matéria. Atra vés dos aceleradores de partículas po de-se verificar isto. Agora analisando a teoria da dupla fenda onde o elétron do qual somos feitos e tudo o mais no universo se comporta como onda ou como partícula e isso, apenas através do observador, porque é o que espe ramos que ele faça.
Então, quando olhamos nossos po líticos, a marginalização lá fora, quando saímos às ruas preocupados em sofrer qualquer tipo de dano, o que estamos fazendo de fato, senão, promover tudo isto? Se experimentos já foram feitos e relatados com grandes grupos de me ditação pela PAZ em uma determina da cidade norte-americana caindo to talmente o índice de criminalidade nes ta cidade e ainda assim a “ficha em nós não caiu”, a consciência de nossa res
Registramos parte da realidade vivida por povos do campo, da floresta e das águas, com o intuito de que mais gente conheça e valorize os serviços ambientais prestados por eles.
Gostaria de trazer uma reflexão a todos...
Quando olhamos todos os aspectos de violência e corrupção pensamos ser vítimas do Sistema, correto?
O observador também é criador enquanto acredita naquilo que ob serva, foca, dando energia a determi nada coisa. Cada sentimento de rai va que emitimos como vibração no campo quântico através do eletro magnetismo, em forma de informa ção e não transformado, transcendi do, onde ele acaba senão, na consci ência de massa?
BIORRESSONÂNCIAMETAISPESADOS





Para realizar a série Sementes do Amanhã, entrevistamos dezenas de agricultoras extrativistas, ambientalis tas, pescadoras e pesquisadoras. Nas linhas a seguir, ofereço um pouquinho do que vi e vivi. A caatinga ensina: resistir é conviver Era fevereiro e a seca estava tinho sa. Havia semanas que não caía um pin go d’água por ali, me contava seu Alci des Peixinho do Nascimento, 60 e pou cos anos, enquanto caminhávamos pela sua plantação de poucos e insistentes alimentos, na comunidade de Ouricuri, município de Uauá, no sertão baiano. Aqui e acolá havia um pé de mandio ca, maracujá nativo, mandacaru, xique -xique, umbuzeiro e outras frutíferas.
leva para chegar nesse tamanho?”, per guntei ao agricultor, apontando um ar busto de metro e meio, brotado de um chão seco, puro pó avermelhado. A resposta alargou minha com preensão: “Depende, minha filha. aqui, não tem tanto valor os anos. no ser tão, o tempo se conta em chuvas”. Contrariando o destino imposto pela falta de oportunidades, seu Alci des escolheu ser mais teimoso que a caatinga. “Eu resolvi ficar e aprender com a natureza. Tudo nela tem uma ra zão de ser”.
Luz, câmera, sociobiodiversidade em ação
Umbu Seu Alcides é um dos entrevistados do episódio sobre o umbuzeiro, descri to como a “árvore sagrada do sertão” a Com um bocadinho de curiosidade, podemos descobrir que vale a pena mudar hábitos irrefletidos. Andando com menos pressa e observando mais, a vida nos brinda com seu bem mais nutritivo: o tempo. por Euclides da Cunha, em Os Sertões. A alcunha tem motivo: além de o umbu saciar a sede do sertanejo, dele tudo se aproveita! No filme, mostra mos a dedicação de quem preserva e gera renda a partir deste delicioso fru to, que infelizmente está ameaçado de extinção. Butiá Gravamos o episódio sobre o Butiá em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A forte relação das comunidades tradi cionais com este fruto é um fator fun damental para a conservação. O que vi mos foi um resgate do uso do butiá por meio da criatividade e empreendedo rismo local, com a produção de cerve jas, sorvetes, geleias, cachaças, picolés e outras receitas de dar água na boca, além de festivais e feiras que buscam di vulgar e valorizar a espécie. Também conhecido como coquinho azedo, o butiá é um fruto cor amarelo -alaranjada de palmeiras que ocorrem nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oes te. Ao todo, são 20 espécies desta pal meira, com ocorrência nos campos, cer rados e restingas da Argentina, Pa raguai e Uruguai, além do Brasil.
11 • Nº 161 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar matéria dE Capa TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE
“Quantos anos um pé de acerola





Originalmente cultivada pelos po vos mesoamericanos pré-colombianos, a iguaria parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520.
O engenheiro florestal Flúvio Mas carenhas explica a paisagem: “Nenhum fazendeiro da região corta a castanhei ra porque ela é protegida por lei, mas a supressão da mata ao seu redor fará com que ela morra isolada. O que ve mos nestes locais são verdadeiros cemi térios de árvores”. O cenário de desmatamento só ter mina quando esbarra na placa que indica o início da Resex, de onde sai boa par te da castanha consumida pelo mundo. “Uma castanheira no seu habitat na tural tem um aspecto totalmente dife rente. Ela começa a produzir com oito anos e pode seguir assim por séculos. Mas quando está ilhada no campo, a cas tanheira fica inalcançável aos polinizado res, que utilizam os substratos da flora associada como escada”, explica Flúvio.
Nosso Bem estar • Nº 161 • Setembro 2022 • 12 Rua Batista Luzardo, 167 Canela/RS (54) 3282 6074 (54) 99112 5515 Visite nos ALUGUEL DE CONSULTÓRIOS SALAS DE REUNIÃO ESPAÇO PARA PALESTRAS ÁREA SOCIAL CAFETERIA AGENDAMENTOS RECEPÇÃO COWORKING MULTIDISCIPLINAR ENDEREÇO COMERCIAL CONSULTÓRIO VIRTUAL @biocoworking BIO CWRK TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/DIVULGAÇÃO/NBE
Guaraná indígena Inventores da cultura do guaraná, o povo Sateré-mawé semi-domesticou a trepadeira silvestre há centenas de anos e criou o processo de beneficiamento da planta, possibilitando que ela se tor nasse conhecida e consumida no mun do inteiro.Paraeles, o guaraná (waranã) é uma espécie sagrada, fonte de sabedoria. Até hoje, eles não tomam nenhuma decisão coletiva importante sem o con sentimento da bebida que produzem a partir do fruto, que não tem nada a ver com o refrigerante que se tornou popu lar adotando o nome da fruta.
A baunilha que vimos lá no povo Ka lunga possui raízes grossas e aéreas, fo lhas ovais em forma de lança e de cor verde escura. As suas flores são verde -amareladas e o fruto mede de 20 a 25 cm de comprimento e tem o formato alongado. O aroma das baunilhas é rico, adocicado e forte.
matéria dE Capa Baunilha do cerrado O cerrado é reconhecido como a savana mais rica em diversidade do mundo, abrigando cerca de 5% da fauna e flora de todo o planeta. São quase 12 mil espécies de plantas nativas na região. Além disso, o cerrado é conside rado a caixa d’água do Brasil, por con ta das nascentes que dão origem às três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, São Francisco e Pra ta. Localizado principalmente no centro do país, o cerrado faz conexão com ou tros biomas: Caatinga, Amazônia, Pan tanal e Mata Atlântica. É neste ambiente tão biodiverso, mais especificamente no território Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil, em Goiás, que se desenvolve uma baunilha nativa.
Castanha da Amazônia A trabalhadora rural Leide Aquino, 55, cresceu quebrando castanha. “Aqui a gente aprende a ser quebradeira as sim desde que tem força para segurar o facão”, salienta. Nas contas dela, o es forço vale a pena. “Você tem que an dar dentro da mata e carregar bastante peso, mas para nós a safra da castanha sempre significou um período em que todo mundo tem dinheiro no bolso”. Moradora da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre - uma área de 970.570 hectares, pioneira no conceito de unidade de conservação de uso sustentável -, Leide testemunha o avanço da derrubada dos castanhais no entorno. A criação bovina prospera ao longo dos 187 quilômetros de estradas que ligam Rio Branco a Xapuri, municí pio onde ela vive. No lugar da floresta, o que se vê até o horizonte é pasto e gado. Exceto por algumas árvores solitárias aqui e acolá: são as castanheiras, uma das espécies mais imponentes - e também mais vul neráveis - da Amazônia.







Os “Caminhos de Caravaggio” vêm ganhando destaque no cenário turístico gaúcho, nos últimos anos, pelas belezas naturais, conexão es piritual e experiências gastronô micas. O roteiro passa por Cane la, Caxias do Sul, Farroupilha, Gra mado e Nova Petrópolis e, para fo mentar ainda mais o turismo regio nal, os municípios uniram esforços e desenvolveram o projeto “Cami nhos de Caravaggio: Experiência de Fé, Devoção e Empreendedorismo”. A iniciativa venceu em abril deste ano a etapa estadual do Prêmio Se brae Prefeito Empreendedor na ca tegoria “Governança Regional e Co operação Intermunicipal” Desde o início, a coordenação geral do projeto foi realizada por Farroupilha em parceria com as ci dades de Canela, Caxias do Sul, Gramado e Nova Petrópolis . O Projeto fortalece o turismo regional e é uma alternativa de ren da para as famílias de agricultores, incentivando a abrirem suas pro priedades para ofertar novas expe riências e serviços aos peregrinos que visitam a região do Caravag gio. Com a iniciativa, a rota turística apresentou um aumento médio de 5% no número de negócios, com 13 novos empreendimentos abertos. Isso trouxe crescimento de recei ta e tributos aos municípios envol vidos, influência positiva na geração de empregos para o setor turístico e diversificação dos serviços oferta dos. Também abriu aos empreende dores a oportunidade de venda di reta de seus produtos aos consumi dores, incrementando seus lucros e aumentando a renda das famílias e empreendedores. Oportunizando para alguns negócios a oferta de seus serviços em plataformas onli ne como Booking, TripAdvisor, Air bnb e ampliação da divulgação nas mídias sociais, o que também con tribui para a visibilidade da região como um todo, a partir de 2021, a rota registou um aumento de 290% no número de peregrinos. O Prêmio Sebrae Prefeito Em preendedor é concedido a prefei tos e prefeitas de todo o Brasil, que tenham implementado proje tos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à for malização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos ne gócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, na Lei da Liberdade Econômica e nos Ob jetivos do Desenvolvimento Sus tentável (ODS), contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município. Os projetos passam por avaliações técnicas e são julgados por comissões formadas por espe cialistas de entidades, universida des e órgãos de controle.
Moglia Comunicação Empresarial (51)99622 8599 Agende seu horário! (54)99982 9700 C E N T R O D E S A Ú D E E B E M E S T A R Rua 7 de Setembro 271, Sala 5 Centro, Nova Petrópolis (Ao lado da rua coberta) M A S S O T E R A P I A A U T O C U I D A D O
13 • Nº 161 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar Curso
Fé, Devoção e Empreendedorismo









*Thais Wortmann Gomes é profissional de Educação Física e Shiatsuterapeuta
Há 27 anos atuando nesta área, já vi resultados excelentes em programas para abandono do tabagismo, nos tra tamentos de diabetes, obesidade, hi pertensão e reabilitação de pessoas na terceira idade. Tem se mostrado tam bém excelente no restabelecimento pós-covid ou covid longa.
DORES, LESÕES E DEPRESSÃO No ano de 1986, a Psicologia do Exercício Físico e do Esporte foi reco nhecida como especialidade da Psicolo gia, mas sua origem é bem mais antiga. Em 1925, o psicólogo norte-americano Colemann Griffth criou um laboratório de Psicologia do Esporte, na Universi dade de Illinois (EUA), que norteou vá rios estudos para entender os efeitos de fatores psicológicos sobre o desem penho físico e motor. A Psicologia do Exercício Físico se refere aos fundamentos psicológicos, processos e consequências da regula ção psicológica das atividades relacio nadas aos movimentos físicos e do Es porte. O foco deste estudo pode es tar em diferentes dimensões psicológi cas da conduta humana, ou seja, afe tiva, cognitiva, motivacional ou sensó rio-motora.Podeser desenvolvida em grupos ou individualmente e realizada num contexto educacional, recreativo, com petitivo, preventivo ou reabilitador.
Psicologia do Exercício integra corpo e mente
Procure fechar os olhos por alguns instantes e tente perceber o que repre senta o seu corpo na sua vida. Qual a sua atenção e cuidados para com ele e o quanto você valoriza os sinais, que tan tas vezes ele tenta comunicar a você? Agora identifique tudo que traz desconforto, dores, ansiedade, tristeza, insatisfação... E respire profundamente. Crie um instante para oxigenar a men te, eliminar toxinas e relaxar as tensões do corpo.-Parece tão simples, mas não é! Cada movimento, cada exercí cio traz impresso um sentimento, uma emoção consciente ou inconsciente que atua profundamente na nossa psiquê. Essa associação de movimentos e exercícios direcionados aos aspectos individuais auxilia nos processos sub conscientes da mente. É uma forma de organizar as emoções que vai colaborar na elaboração de conflitos e dificulda des da nossa vida. Quanto mais a men te interagir com o corpo, maior o do mínio sobre ambos e maior o estado de equilíbrio do organismo. As vantagens da Psicologia do Exercício já são bastante conhecidas no mundo dos esportes, já que, numa competição, a administração das emo ções através da preparação psicológi ca pode ser determinante para a vitó ria ou a Maisderrota.recentemente, porém, esta ciência ampliou horizontes e ganhou novos públicos. Por atuar nos desblo queios emocionais, físicos e energéti cos, apresenta resultados significati vos, em especial, nas dores crônicas, doenças psicossomáticas e autoimu nes de pessoas em geral, bem como nos tratamentos de ansiedade e de pressão.Entre as mais novas aplicações com grande sucesso estão os trata mentos para reabilitação pós-covid e do equilíbrio da saúde física e mental. Os programas de atendimento costu mam ser organizados a partir de uma observação clínica. O planejamento do trabalho inclui uma análise cons tante e pode combinar atendimentos presenciais e online.
Nosso Bem estar • Nº 161 • Setembro 2022 • 14saúdE
Prática tem se mostrado excelente ferramenta no restabelecimento pós-covid ou covid longa.
Na Psicologia do Exercício é pro movido um redirecionamento para que a pessoa possa gerenciar sua vida com novas ferramentas e estratégias, a fim de amenizar dores, reduzir o estresse e ampliar sua qualidade de vida. O re sultado maior é o desenvolvimento das potencialidades individuais e a redução do desgaste físico e mental.
Cada movimento, cada exercício traz impresso um sentimento, uma emoção consciente ou inconsciente que atua profundamente na nossa psiquê. ThAis WorTmAnn Gomes*



15 • Nº 161 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar
E o que é Alopecia ? é um termo gené rico que representa um número expressivo de tipos de queda de cabelo, que abrange desde um afinamento até a completa calví cie (em casos extremos) tanto nos pelos do corpo , face e cabelo. Uma doença autoimu ne a qual o sistema imunológico do corpo ataca os folículos do cabelo. (segundo a So ciedade Brasileira de Dermatologia – SBD).
Espaço ETerapêutico spaço ETerapêutico spaço Terapêutico Atendimento Atendimento Online e OPresencial nline OPresencial nline e Presencial Trabalhamos com Resultados! (92) (92) (92) 99196 95686 99196.5686 9196.5686 @espacoterapeuticoistoeterapia @espacoterapeuticoistoeterapia Para questões físicas Pe ara questões físicas Pe ara questões físicas e emocionais emocionais emocionais Terapias Energéticas em eGramado! m eGramado! m Gramado!
Além destas há outros tipos que relatamos aqui para seu conhecimento, como segue: Alopecia Difusa escassez e queda de cabe lo acelerada são características da alopecia di fusa. Ela acontece quando os folículos capila res passam por um período chamado eflúvio
Há dois tipos principais de alopecia a Androgenética é a chamada calvície , que pode afetar homens e mulheres, sendo me nos comum entre o sexo feminino, está re lacionada a características genéticas da pes soa. A queda capilar é mais difusa, sendo mais pronunciada em alguns locais , como o topo da cabeça ou em entradas laterais , so bre as têmporas e a Alopecia Areata que é uma doença inflamatória que inativa os fo lículos capilares e provoca queda de cabe lo, está frequentemente associada a fatores emocionais, como traumas físicos, estresse e quadros infecciosos (alérgicos).
Setembro: Mês da Conscientização da Alopecia telógeno, no qual os fios pulam os estágios de crescimento capilar e vão direto para a fase de queda, pode provocar a queda de 400 a 500 fios diariamente, mas não resulta em calvície total, já que o cabelo continua crescendo, ain da que em um ritmo mais lento. Alopecia Frontal Fibrosante pode ser as sociada a condições genéticas, hormonais e ambientais. Esse tipo de queda de cabelo é mais comum entre mulheres na pós-meno pausa e consiste em um processo inflamató rio que destrói os folículos capilares, impe dindo o nascimento de novos fios. Alopecia Senil é relacionada ao avanço da idade e costuma surgir após os 50 anos, quando os fios afinam gradativamente e dei xam o cabelo mais ralo. Muitas vezes é cau sada por questões hormonais, mas também pode se apresentar de forma natural, provo cada pelo Sobreenvelhecimento.esteassuntotão importante o Jor nal Bem Estar Hortensias pediu o depoimen to da Sra. Denara Costa Vianna, fundadora da Loja DenaWigs , para nos contar sua vivência com esta doença , onde através dela empre endeu um novo negócio , ajudando ,também ,a outras pessoas, principalmente mulheres, a re pensar seu estilo de vida . “ Me chamo Denara tive alopecia aos 11 anos de idade , ainda uma menininha . O pon to mais delicado dessa jornada é o impacto na autoestima. Assumir a condição de não ter ca belos é um processo de desconstrução que faz com que muitas mulheres tenham que ressigni ficar a forma como se vêem . E só quem pas sa por essa experiência de lidar com olhares e a auto aceitação ,entende de fato o que é con viver com a Alopecia. Muitas mulheres procu ram lutar contra o diagnóstico, entretanto pen so que a melhor forma de tratar a calvície fe minina é aceitar e se reconhecer com ela. Po demos usar cabelo curto , raspado, carequinha ou peruca, isso não diminui a nossa beleza, ao contrário mostra a força e a coragem de quem lida abertamente com o assunto. Uso Perucas e, exatamente por esta razão a Loja DenaWigs foi pensada , minha experiência em usar peru cas cria imediatamente um vínculo com minhas clientes, o que nos deixa muito próximas, com partilhamos nossas histórias, além de tirar todas as dúvidas de como cuidar e escolher estilo, es trutura e tipo de peruca ideal. Usar perucas é uma opção perfeita. Fortalece a auto estima da mulher, o efeito é transformador ! “ É normal perder de 50 a 100 fios de ca belo por dia , mas se você perceber aumen to de queda , é preciso investigar as causas , buscando a avaliação de um especialista .











Uma família de descendentes holandeses sonhava em homena gear as colônias holandesas do Bra sil , reproduzindo a vida de uma ci dade típica da Holanda atual. O so nho se realizou e foi assim que nas ceu Zaandam , localizada em Nova Petrópolis, em homenagem a um pequeno rio , localizado no noro este da Holanda , chamado Zaan , próximo a Amsterdam. Nova Petrópolis, carinhosamente chamada de “sim plesmente germânica”, tem no interior as suas principais manifestações culturais. Pinhal Alto, localidade distante cerca de 15km do centro da cidade, voltará a realizar, de forma presencial, o maior evento cultural do interior, o Kerb Im Tannenwald, organizado por voluntários da co munidade, que valoriza o legado germânico trazido pelos imigrantes desde 1850. A programação inicia no dia 10 de setembro, sábado, com a abertura oficial às 19h e, na sequência, o espetácu lo “Tannenwald: die neue Heimat” (Pinhal Alto: um novo lar) que contará a história da chegada dos primeiros imi grantes até a realização do primeiro kerb. O espetáculo contará com a participação de diversos grupos culturais e pessoas da comunidade, com entrada franca. Os festejos continuam no próximo final de semana , dias 17 e 18 de setembro. Quer saber mais curta o facebook.com/Ker bImTannenwald.
Neste pedaço da Holanda no Brasil você e sua família encontra rão várias surpresas e experiências o ano todo como o Grupo da Bio tur Viagens de ex-alunos do Colé gio Inácio Montanha de Porto Alegre , coordenados por Jocelim Azambu ja, os quais foram recepcionados por Tatiana Janaína Ram , prefeita da Ci dade Holan Kerb Im Tannenwald
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi reconhecido pela UNESCO como um território de relevância geológica internacio nal e agora passa a integrar oficial mente a Rede Global de Geopar ques (Global Geoparks NetworkGGN) como o segundo geoparque brasileiro com a chancela. A Urbia Parques, que tem a concessão dos serviços de apoio à visitação, ao tu rismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza nas áreas de aces so ao público dos Parques Nacio nais de Aparados da Serra e da Ser ra Geral, comemora o título, fun damental para fomentar o turismo ambiental nas cidades do Geopar que. Com isso, o Brasil passa a ter três Geoparques, sendo o primeiro deles o de Araripe, no Ceará, con tará com a reconhecido em 2006, e agora os Caminhos dos Cânions do Sul (entre os Estados de Santa Cata rina e Rio Grande do Sul) e de Seri dó (Rio Grande do Norte), agracia dos Osconcomitantemente.GeoparquesMundiais da Unesco são considerados terri tórios do futuro, nos quais rique zas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades. O Geopar que Cânions do Sul é formado pe los municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Gran de do Sul; e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O ter ritório abrange uma área total de 2.830 km² e em que residem cerca de 74 mil habitantes.
CânionsGeoparquedoSul
Zaandam um pedaço da Holanda no Brasil






