A nossa velha infância






Esta edição é dedicada à criança sempre presente no coração de cada um. Não lembra mais dela? Não ouve seu chamado? É hora de rever seus conceitos e refletir sobre as suas escolhas.
Clique nos ícones e conecte-se a nós agora mesmo!
“Há um menino, há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
O sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assom bra o menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito que não deixa rão de existir
Amizade, palavra, respeito, cará ter, bondade, alegria e amor
Pois não posso, não devo
Não quero viver como toda essa gente insiste em viver
Não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia
Bola de gude
Um solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcan ça um menino me dá a mão
Há um menino, há um moleque morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja ele vem pra me dar a mão.”
Letra da música Bola de Meia, Bola de Gude, de Milton Nascimento e Fernando Brant
“Que as coisas continuem como antes: eis a catástrofe. A infância é promessa de come ço, testemunho do eterno retorno do novo e, portanto, de adiamento da catástrofe. Talvez seja por isto que todo po der conservador busque do mesticar a infância: para man ter um estado de coisas é pre ciso, injustamente, conter o indeterminado. Todavia, isto não é senão um modo grotesco de fracassar. Sejam quais forem as forças, a infância re siste: condição e promessa do vivo, ela afirma a persistência inegociável da mutação.”
“Onde está o menino que fui, segue dentro de mim ou se foi?
– Sabe que não o quis nunca e que tampouco me queria?
– Por que andamos tanto tempo crescendo para separar-nos?
– Por que não morremos os dois quando minha infância morreu?
– E se minha alma tombou por que permanece o esqueleto?”
XLIV, O Livro das Perguntas Pablo Neruda
“Na roda do mundo lá vai o menino. O mundo é tão grande e os homens tão sós.
De pena, o menino começa a cantar. (Cantigas afastam as coisas escuras.)
Mãos dadas aos homens, lá vai o menino, na roda da vida rodando e cantando.
A seu lado, há muitos que cantam também: cantigas de escárnio e de maldizer.
Mas como ele sabe que os homens, embora se façam de fortes, se façam de grandes, no fundo carecem de aurora e de infância — então ele canta cantigas de roda e às vezes inventa algumas — mas sempre de amor ou de amigo.
Na roda do mundo, mãos dadas aos homens, lá vai o menino rodando e cantando cantigas que façam o mundo mais manso cantigas que façam a vida mais justa, cantigas que façam os homens mais crianças.”
Cantiga quase de roda Thiago de Mello
Clique aqui para ter mais informações e ver todas vantagens de divulgar seu serviço/produto para o seleto público do NBE.
Clique aqui para garantir que você sempre terá acesso ao NBE, as novidades e benefícios do nossos assinantes. Aproveite, é grátis!
Atz Advocacia Assessoria de Cobrança
Contato: W (54) 99946 4888 e (54) 9 9662.0728 hortensias@jornalbemestar.com.br
Vera Mari Damian - Mtb 5119
Rose Brogliato - Mtb 11004 Editoras
Conselho Editorial - Rose Brogliato, Vera Mari Damian, Lucimara Quadros, Esther Atz, Raul Bocco, Ângela Schmidt.
Tatiana Andrighetti
Atendimento Comercial
Informes publicitários, textos e colunas assinadas não correspondem necessariamente à opinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.
Que todos os méritos gerados por esse trabalho beneficiem e tragam felicidade para todos os seres.
A hortelã possui propriedades que ajudam a tratar diversos problemas di gestivos como a má digestão, vômitos, náuseas, inchaço abdominal, gases e acidez, além de ter efeito calmante e sedativo que contribui para diminuir os níveis de ansiedade, melhorando o hu mor e a qualidade do sono.
“O chá de hortelã tem sido muito utilizado para fins medicinais, por conta das substâncias existentes em sua com posição, como o mentol e o limone no, que são anti-inflamatórias, antioxi dante,, digestiva,, analgésica, e descon gestionantes”, explica a nutricionista da Iron Saúde Digital, Francianny Marília. “Contém propriedades antibacterianas que atuam contra as bactérias que po dem causar a infecção intestinal e nas vias respiratórias”, complementa.
Também é indicada para aliviar as
dores de cabeça e enxaqueca e di minuir as cólicas menstruais. Estu dos apontam que o chá da planta aju da as mulheres nas alterações hormo nais, pois equilibra os níveis dos hor mônios femininos e diminui os níveis de androgênios. Mas, a nutricionista alerta para o cuidado no uso por mu lheres grávidas, crianças menores de cinco anos, pessoas com re fluxo grave e hérnia de hia to, com problemas renais e/ ou danos no fígado.
Existem diversas espécies de hortelã, somando mais de 25 tipos. As mais conhecidas no Brasil são Mentha Piperita, e a Mentha Spicata, mas também contamos com a Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor. As vi
taminas A, C e do complexo B estão presentes na erva, que contém ainda fósforo, ferro e potássio.
O melhor é consumir a hor telã na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero de molhos, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás.
Coloque as folhas de horte lã frescas ou secas em água fer vendo. Aos poucos você vai dosar a quantidade a seu gosto. Tam pe durante cinco minutos, coe e beba o chá ao longo do dia.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtorno de ansiedade, um número que foi bastan te agravado em decorrência da pande mia da Covid-19.
Com a experiência de mais de 25 anos de atendimento clínico, a psicote rapeuta Rosemari Johan observa que to dos nós temos ansiedade em um mo mento ou outro de nossa vida, mas se a ansiedade começa a se somatizar no corpo ou mesmo se transformar em um transtorno, é preciso buscar ajuda de um psicólogo ou/e de um psiquiatra.
“É importante saber que a somati zação das emoções não passa pela ra cionalidade. Trata-se de um sentimento de medo fora de proporção em relação a um perigo real com diferentes tipos de manifestações e pode levar a situações
graves”, afirma a psicoterapeuta.
Entre as manifestações da ansiedade estão o aumento do cortisol, cansaço, fadiga, bloqueios do nosso pensamen to, perda de memória. Outros proces sos mentais inconscientes são descar regados no corpo na forma de alergias, queda de cabelo, doenças autoimunes e muitas outras.
A pessoa ansiosa precisa redefinir todo um estilo de vida para fugir dos prejuízos causados em sua saúde física e mental. O primeiro passo é procurar um profissional e passar por uma avaliação. Cuidar das nossas feridas emocionais, aprender a respirar corretamente, fazer exercícios físicos, comer de forma equi librada e correta, proporcionar momen tos de prazer e laser, manter um conví vio familiar saudável, praticar técnicas de relaxamento... são algumas orientações.
vas na vida de milhares de pessoas em todo mundo. Suas inúmeras palestras foram transcritas e disponibilizadas gra tuitamente em diversos idiomas e for matos, permitindo um amplo alcance de seus saberes.
Professor e escritor de vários livros , entre eles, “Transformando o Sofrimen to em Alegria” , “Flor do Dia: Mensagens de amor e autoconhecimento”, “Pleni tude: A vida além do medo”, “ Amar e Ser Livre: As bases para uma nova socie dade” , mas o grande êxito de livraria é “ Propósito : A co ragem de ser quem somos “ leitura obrigatória para àqueles que bus cam autoconheci mento e evolução pessoal.
- A liberdade é uma necessidade tão básica para a alma , quanto o alimento é para o corpo. Na verdade, ela é intrínse ca ao Ser, mas , ao encarnar neste plano, temos nossa liberdade restringida.
- Esta é a ilusão básica que sustenta a miséria no mundo: a ideia de que so mos carentes e precisamos receber algo de fora. ( ...) Nós temos a fonte do amor dentro de nós, mas acreditamos que pre cisamos receber este amor de alguém.
- Enquanto adultos conscientes, o nosso trabalho é resgatar a inocência perdida, a esponta neidade e a pureza da criança em nós, pois assim podere mos resgatar tam bém alegria e a le veza de viver.
Sri Prem Baba é um mestre espiri tual brasileiro. Seu nome hindi significa em sânscrito “ Sri” quer dizer senhor, “Prem” amor divino e “Baba” pai espi ritual. Em Rishkesh , na Região dos Hi malaias ,na India, encontrou seu grande professor e mestre espiritual Sri Hans raj Maharajii , que o iniciou nos aprendi zados da antiga linhagem Sachcha , que tem como missão despertar o amor em todos e em todos os lugares. Seu tra balho e ensinamentos já promoveram transformações profundas e significati
Colocamos aqui algumas fra ses dos livros para você refletir, ques tionar ou no míni mo se inspirar para uma vida melhor;
- Ao reconhe cermos nossa verda deira identidade, nos tornamos livres para ser quem somos .
- Muitas vezes a pessoa esta re alizada extrema mente, mas ain da se sente va zia e frustrada. O que ocorre é que o ego se especia lizou em determi nada coisa, apren deu a se mover no mundo e com isto conquistou o su
cesso material. A pessoa se tornou es pecialista no fazer, mas não no Ser. En tretanto, a completude somente é alcan çada quando o Ser e o Fazer se alinham. E esse alinhamento só ocorre quando o Propósito interno ( da alma ) se mani festa também externamente.
- Não há nada de errado com a ri queza, o problema é ausência de si mes mo. O que você conquistou lá fora não é um problema. O problema é não con quistar a si próprio.
Ao tentar ajudar alguém em crise de ansiedade, muita gente acaba piorando o quadro. Saiba o que você pode fazer.É importante ter noção de que a família nem sempre consegue ajudar, pois a crise vem dos medos inconscientes da pessoa.
Em caso de surto, é primordial aju dar a pessoa a respirar. Peça para que a pessoa olhe nos seus olhos, sinta os pés no chão e tome consciência da res piração. Abraçar a pessoa em crise pode ser uma ajuda, mas vai depender do que está por trás do trauma. Se a ori gem for um trauma causado por abuso, por exemplo, o abraço pode ser pior. É importante ter noção de que a família nem sempre consegue ajudar, pois a cri se vem dos medos inconscientes da pes soa. Por isto a pessoa ansiosa precisa do suporte de um profissional experiente.
Se você estiver diante de uma pessoa com quadro de ansiedade, ouvir mais do que julgar é crucial para a melhora do cenário. Mesmo com as melhores intenções, algumas frases po dem piorar o quadro, como por exemplo:
“Mantenha a calma”
Quando uma pessoa está em crise ansiosa, essa fala é uma das mais prejudiciais, senão a pior. A vítima da ansie dade gostaria de estar calma, e, por isso, não é de grande ajuda indicar o que ela deveria estar fazendo.
“Você está exagerando”
Quando alguém diz isso para uma vítima de ansiedade está diretamente invalidando o sentimento e a dor daquele que sofre. Essa fala propaga falta de empatia com a vítima - algo que a pessoa com ansiedade não precisa.
Em casos como esses, pode haver uma piora no quadro da vítima, pois ela mesma pode questionar suas emoções. Para controlar ao mínimo uma crise ansiosa é preciso ter consciência de que ela é, antes de tudo, verídica e válida.
“Eu te entendo!”
Não, você não entende. Mesmo que aquele que está tentando auxiliar um ansioso também sofra de ansiedade, esse transtorno não age da mesma maneira para todos. Desse modo, é injusto agir como se você soubesse exata mente o que o próximo está enfrentando. Ao invés disso, tente distrair a pessoa - pergunte a ela, por exemplo, qual é o seu filme favorito, a fim de afastá-la de pensamentos ansiosos.
“Você tem que superar”
Muitas vezes, ao observarmos alguém em crise, parece óbvio o que essa pessoa tem que fazer para driblar suas dores, mas esse indivíduo não está em condições para agir dessa forma. Existem múltiplas maneiras de indicar e acon selhar pessoas com ansiedade - as piores delas são as cobranças sobre algo que não são capazes de controlar.
“Eu também sou ansioso”
É normal uma pessoa ficar ansiosa antes de um encontro, uma entrevista de emprego ou algum outro evento im portante, mas isso não interfere na sua qualidade de vida como um transtorno mental, muito menos trata-se de uma doença como a ansiedade. Estar ansioso com determinada situação e o transtorno de ansiedade são coisas diferen tes. A pessoa que sofre com o transtorno ansioso não precisa de um motivo para ter uma crise, ela precisa ser tra tada e compreendida.
De acordo com Instituto Rio Gran dense do Arroz (Irga), a maior produção de arroz orgânico da América Latina está no Rio Grande do Sul e sua maior par te vem, há mais de 10 anos, das lavou ras de assentamentos agrícolas do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Um assentamento é um conjunto de unidades agrícolas instaladas pelo Insti tuto Nacional de Colonização e Refor ma Agrária (Incra), em locais onde origi nalmente existia um imóvel rural impro dutivo. Conforme prevê a Constituição Brasileira de 1888, uma área de terra não utilizada de maneira devida, pode ser le galmente desapropriada.
Diferentemente da maior parte da agricultura nacional, a produção do MST não visa o lucro. O Grupo Gestor do Arroz Agroecológico faz parte do Mo vimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e foi criado para consolidar a ca deia do arroz agroecológico, a fim de que os agricultores melhorassem sua renda com a produção.
A reconhecida produção gaúcha do arroz agroecológico do MST é coorde nada por nove cooperativas do Movi mento. A primeira experiência do MST na produção de arroz orgânico surgiu há 20 anos na região metropolitana de Porto Alegre e hoje está presente em
O filme Cordão Verde investiga a im portância da produção de alimentos or gânicos nas cidades de Porto Alegre e Amsterdã. Foi lançado em julho passa do, em Porto Alegre/RS e em breve es tará também disponibilizado no endereço @flowfilmsproducoes
O filme é uma coprodução brasilei ra e holandesa de Karine Emerich e Hopi Chapman. Com 29 minutos de duração, mostra o trabalho de produtores, feiras, lojas, escolas, especialistas da área e con sumidores em ambos os países.
A produção é assinada pela Flow Fil mes, em associação com a pH7 Filmes, e conta com o apoio dos Consulados da Holanda. Veja o trailer em www.nossobe mestar.com/agenda
11 municípios gaúchos das regiões Me tropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste. São 296 famílias, em 14 assenta mentos, que cultivam mais de 15,5 mil toneladas em cerca de 3200 hectares. O cultivo principal é de arroz orgânico nas variedades agulhinha e cateto.
A produção do MST abastece o mercado gaúcho com as marcas Ter ra Livre Agroecológica, Coopan, Coo pat e Origem Orgânica. Em nível nacio nal existem outras marcas, como as Raí zes do Campo, que comercializam o ar roz agroecológico gaúcho.
Todos os anos em março acontece no assentamento de Nova Santa Rita –região Metropolitana - a Festa da Colhei ta do Arroz Agroecológico
O evento organizado pelos integran tes da Cooperativa de Produção Agrope cuária Nova Santa Rita (Coopan), é aber to ao público, mediante agendamento.
“Para nós do MST, a Colheita do Ar roz Agroecológico tem uma enorme im portância. Queremos celebrar esse mo mento com a sociedade gaúcha e brasi leira, pois essa é uma construção coleti va das cooperativas e das famílias assen tadas. A nossa produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do
lucro”, pontua Marildo Mulinari, da Co opat. Prova disso foi a doação pelas coo perativas do MST de mais de 700 tonela das de alimentos a diversas entidades ca rentes, durante a pandemia.
Próximo à capital gaúcha, no interior da pequena cidade de Sentinela do Sul, é produzido desde 1983 um tipo diferen ciado de arroz baseado no princípio da agricultura biológico-dinâmica.
Conhecido como arroz biodinâmi co, chega ao mercado com a tradicio nal marca Volkmann e já foi apontado em congressos de agroecologia como “o melhor arroz do mundo”.
É considerado um produto de alta qualidade cujo grão é proveniente de um processo de cultivo diferenciado, que une as forças cósmicas e as terrenas para oferecer um alimento vivo. Por conta dis to apresenta alto teor nutritivo, sabor e textura únicos e um delicado equilíbrio entre nutrientes e forças formativas.
Toda vez que alguém me pergun ta qual a comida que eu mais gos to, não exito em responder: arroz integral.
Tive o privilégio de estudar e co zinhar com professores da Esco la Musso, fundada por Tomio Kiku chi, grande difusor da alimentação macrobiótica no Brasil e com eles aprendi o que considero a melhor receita de arroz do mundo.
No livro “A Arte Fundamental da Vida”, escrito por sua esposa Berna dete Kikushi, tem uma receita im batível para cozinhar arroz integral, considerado o prato básico da ali mentação macrobiótica. Experi mente fazer desta forma:
Ingredientes
• 2 copos de arroz integral cateto
• 3 copos de água
• 1 colher rasa pequena de sal
A quantidade de água pode variar conforme o arroz seja mais novo ou o clima mais seco. Mas a correspon
dência média é sempre 50% a mais de água do que de arroz.
• Coloque os ingredientes numa panela de pressão e leve ao fogo.
• Inicie com fogo brando por 3 minutos. Aumente para fogo mé dio por mais 3 minutos e depois em fogo forte até a válvula da pressão chiar.
• Mantenha esta chama por 1 a 2 minutos e reduza para fogo médio por 1 minuto.
• Em seguida, reduza para fogo brando por 40 a 60 minutos, con forme a quantidade de arroz.
• Aumente para fogo forte por 5 a 10 minutos, passe para fogo bran do por 3 a 5 minutos.
• Apague o fogo e deixe em re pouso por 5 a 10 minutos.
• Confira que a panela esteja sem pressão antes de abrir a tampa.
• Sirva com gersal.
*Estudante de Macrobiótica há 40 anos.
Dê preferência aos nossos anunciantes.
Diga que viu o anúncio em nosso jornal.
Receba um atendimento especial.
todos ganham.
a Rede do Bem.
Era uma vez... um reino em que as crianças eram as donas da rua. Todo mundo brincava junto, corria, suava, caía, levantava, jogava... até a hora em que a mãe ou o pai dava aquele grito chamando pelo nome e o sobrenome comum: “Fulano Vem Pra Dentro”.
É certo que cada tempo tem seus encantos e a tecnologia tem desvenda do mundos nunca dantes navegados, mas a falta de controle no uso de ce lulares, tabletes televisão e outros apa relhos eletrônicos distanciou as crian ças do convívio lúdico e mudou as in terações com outras formas de lazer.
E o pior, mergulhou adultos numa vida apressada e angustiante que in corporou alguns valores e práticas in compatíveis com a própria saúde físi ca e mental. Exemplo disto foi a ado ção das telas como parte integrante do dia a dia familiar durante a pande
Encontro com Sri Prem Baba
Data: 21 a 23 de outubro em Canela
Local: Grande Hotel Canela
Inscrições https://bit.ly/propositoRS
Informações : metadoorsgramado@gmail. com ou www.metadoors.com.br
Fone/ whatsApp : (54) 9 9153.5448 com Sabrina
Data: todas as quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Local: UCS -Campus Região das Hortênsias
Material: agulhas e lã (por conta do participante)
Ministrante: Membros do Lions Clube de Canela e convidados
Informações: metadoorsgramado@gmail. com ou www.metadoors.com.br (54) 9 9153.5448 com Sabrina
Com Nicholas Policarpio (Italia) e Dorivane Ramos (Brasil)
Data: 26 de novembro , das 10h às 19h.
Local: Grande Hotel Canela
Inscrições: Sympla/ Pré Lançamento Festival de Tantra
Informações: www. metadoors.com.br ou metadoorsgramado@gmail.com
Fone/WhatsApp: (54) 9 9153.5448 com Sabrina
Facilitadora : Andreia Gelaim
Data: 06 de outubro e 20 de outubro – em Canela Informações: (54) 9 8130 6265 com Andreia
FESTIVAL ERVA-MATE ANFITRIÃ
Data: de 08 a 15 de outubro
Locais: restaurantes da Região das Hortensias Informações http://chimateria.com.br/ festival-de-gastronomia
Contato: (54) 9 8145 4321
CANTINHO DA SAÚDE
Consultas de Iridologia e Biorressonância
Data: 06, 20 e 27 de outubro Consulta com Nutricionista
Data: 11, 18 e 25 de outubro Av. Borges de Medeiros, 2889 - centro Agendamentos fone: (54) 9.8432.0497
Grupo de Constelação Familiar Sistêmica
Facilitadora: Andreia Gelaim
Data: 13 de outubro Inscrições: (54) 9 8130 6265 com Andreia
Iridologia – Atendimentos Iridóloga Luana Schaefer
Endereço: Edificio Boulevard, sala 207 Agendamento: (54) 9 9954.1475 ou (54) 9 9929.29
CURSO REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS
Data: 18 e 19 de outubro
Local: Associação Comercial – ACINP Informações: (54) 99646. 5168
SANTO ANTONIO DA PATRULHAGRUPO DE CONSTELAÇÃO
FAMILIAR SISTÊMICA
Facilitadora : Andreia Gelaim
Data: 29 de outubro Informações: (54) 9 8130 6265 com Andreia
TRENAMENTO “ COMO ATRAIR
CLIENTES QUE PAGAM MAIS PELO SEU SERVIÇO”
Facilitador Marcelo Henrique Data: 27 de outubro, às 19h30 Inscrições/informações: contato@uniquanti. com.br
II JORNADA DA ALMA COMPANHEIRA
Data: 17, 19, 20,24, 26 e 27 de outubro Horário: das 21h30 às 22h30 Informações: (54) 9 9662 0728
mia, ocupando não só os espaços destinados ao tempo de trabalho, mas tomando conta da rotina de toda a fa mília, de manhã à noi te.
Segundo pesqui sa da Fundação Maria Cecilia Souto Vi digal, de São Paulo, o uso de tablets e celulares, que antes da pandemia fica va em 15% para crianças de zero a três anos, saltou para 59% durante os me ses de isolamento.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP é de que crianças abaixo de dois anos não te nham acesso a telas. Entre dois e cinco anos o limite máximo de uso é de uma hora diária; entre seis e dez anos, duas horas por dia; e acima de onze anos, três horas.
As recomendações da SBP visam preservar a própria saúde neurológica das crianças. A Primeira e Segunda In fância, que vão até os 6 anos, são con sideradas uma janela em que experiên cias, descobertas e afeto são levados para o resto da vida. É um momento oportuno também para introduzir va lores e aprendizados.
Neste período da vida o cérebro
da criança possui grande capacidade de se desenvolver, com milhares de si napses acontecendo e é muito importan te que a criança re ceba os estímulos adequados nesse período. Entre esses estímulos, o brincar é fundamental.
Pensadores como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Sara Paín, entre outros, fa lam como as crianças aprendem e se desenvolvem com o lúdico, construin do seu próprio mundo, e como se rela cionam com ele, com os outros e com elas mesmas, dando significado a tudo que aprendem. Por meio do lúdico, a
criança adquire conhecimento e tem melhor desempenho na aprendizagem.
A criança não deve ser limitada a brincar com brinquedos ou ser dire cionada por um cuidador, já que a imi tação do cotidiano e da rotina dos adultos faz parte do aprendizado infan til, como brincar de casinha ou fazer comida.
O faz de conta, em que a criança imita de uma forma mais livre e espon tânea, é ainda mais importante. Nes se momento, ela tem liberdade de imi tar o que quiser, de fadas e príncipes e princesas, a personagens de livros, de senhos ou filmes.
Ao praticar a imitação e o faz de conta, a criança adquire hábitos das pessoas ou personagens que ela utili za para a brincadeira, por isso é impor tante a supervisão e o cuidado ao que ela está tendo acesso. Se ela vê atitu des respeitosas e bondosas, essa será sua referência de vida. Isso vale tam bém para agressividade e má-índole.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o tempo limite para o uso de telas em cada idade, a fim de preservar a própria saúde neurológica das crianças.
“A criança precisa de estímulos adequados, de afeto, de uma boa nu trição e de muita brincadeira”, afir ma Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo, lançado em agosto de 2022 que nasceu da visão de que o desenvolvimento infan
a
Prezados leitores a partir de se tembro o jornal Nosso Bem Estar Hor tensias impresso , passaou a ter um custo de R$ 5,00 a unidade, com o objetivb de:
• Garantir que cada pessoa retire o jornal para sua coleção e ou leitura so bre saúde, bem estar e qualidade de vida, com o objetivo de uma distribui ção sustentável.
• Permitir que o Nosso Bem Estar continue realizando promoções cultu rais e beneficentes.
• Contamos com a compreensão de todos, desejando muita luz e paz nesta jornada.
ARMAZEM VIEZZER
Responsável Josue Viezzer
Av. João Pessoa, 622
CONFEITARIA MARTA Av. Julio de Castilhos, 151
FRUTEIRA DAPPER
Av. Julio de Castilhos, 146 – centro
STAR VIDEO
Av. Osvaldo Aranha,
SUPERMERCADO FORRAGEIRA
Av. Osvaldo Aranha, 54 – centro
CASA LOTÉRICA GENINHO
Rua Garibaldi, 308/sala 2 - centro
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
Av.Borges de Medeiros, 2100 centro
POSTO ABASTEC
Av. das Hortensias, 3549
MERCADO STAHL
Av. das Hortensias, 845 bairro Planalto
SUPERMERCADO BROMBATTI
Rua Duque de Caxias, 34 - Centro
LOTÉRICA DE NOVA PETRÓPOLIS
Rua Frederico Michaelsen, 459 Centro
REVISTARIA KNAAK RODOVIÁRIA
Av. 15 de Novembro, 1577 loja 9 Centro
SUPERMERCADO DIA A DIA
Rua Tiradentes, 75 - Centro
SUPERMERCADO REAL
Rua Sapiranga, 9 esq. Caxias Bairro Pousada da Neve
Com o aumento no uso das telas na vida das crianças, não só as chamadas brincadeiras tradicionais perderam espaço, mas a própria memória afetiva, considerada fundamental para o desenvolvimento infantil.
til tem suma importância na formação das pessoas. Num primeiro momento, o projeto vai atender crianças do Ce ará e de Minas Gerais, de zero a oito anos, além de mães, pais e cuidadores.
A realização é uma parceria en tre a ONG ChildFund - uma organiza ção internacional que atua na promo ção e na defesa dos direitos da crian ça e do adolescente e foi eleita a me lhor ONG para Crianças e Adolescen tes do país por três anos (2018, 2019 e 2021) e The LEGO Foundation, ONG suíça que promove mudanças sistêmi cas e escaláveis em parceria com ou tras pessoas e organizações, transfor mando atitudes e comportamentos em aprendizado, por meio de brincadeiras. Saiba mais https://www.childfundbrasil. org.br/blog/childfund-brasil-e-the-le go-foundation-lancam-projeto-brinca -e-aprende-comigo/
Com o aumento no uso das telas na vida das crianças, não só as chama das brincadeiras tradicionais perde ram espaço, mas a própria memória afetiva, considerada fundamental para o desenvolvimento infantil, já que é por meio dela que as crianças apren dem sobre limites, gostos, sentimen tos, funcionamento do próprio corpo
e das suas emoções.
Segundo a psicóloga e professora do curso de Psicologia do UNINAS SAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Larissa Oliveira, os pais podem ajudar a construir boas me mórias afetivas.
“É importante que os pais passem mais tempo de qualidade com as crian ças, jogando um jogo, lendo histórias
Autoras:
antes de dormir, brincando com massinha de modelar ou fazendo pinturas, por exemplo. Além dis so, podem cozinhar juntos, fazer pra tos simples como cupcake, tortinha de leite condensa do, brigadeiro, etc. Também é interessante os passeios fora de casa, em parques ou em locais que tenham atividades culturais. Tudo isso vai ser importante no desenvolvimento infan til”, ensina.
As memórias se formam a partir
das experiências que são registradas na consciên cia. E é no futuro que elas aparecem como memórias afetivas.
“Uma crian ça demanda muitos cuidados, mas a me mória afetiva e o desen volvimento infantil são pri mordiais para uma boa infância. Essas dicas que foram dadas precisam ser co locadas em prática. E mesmo os pais muito atarefados precisam reservar um tempo de qualidade com seus fi lhos”, finaliza.
A vivência das crianças com o ambiente natural vai determinar o seu amor e cuidado por todas as formas de vida. O prefácio (parte) do livro Brincar e Aprender com a Natureza, de Joseph Cornell, nos lembra da importância disto.
“A indescritível beleza de uma flor. A graça de um pássaro voando. O ruído do vento nas árvores. Em algum momento de nossas vidas somos tocados pela natureza.
Você, eu, todos nós, de uma forma pessoal e especial.
O imenso mistério da natureza nos revela um pouco de sua pureza, lembrando-nos de que a vida é mais importante do que as banalidades humanas.”
As memórias se formam a partir das experiências que são registradas na consciência. E é no futuro que elas aparecem como memórias afetivas.
“Estamos a serviço da terra. Sen timos o chamado de abrir portais de luz para sustentar, conter e expan dir a energia do coletivo da terra. Es tamos aqui para te ajudar a recordar quem você é na sua profundidade. Não se trata de aprender, e sim, recordar sua natureza primordial. Despertan do aquelas virtudes e códigos sagra dos que pertencem ao seu ser e rea tivando dons e talentos a serviço do amor que devemos entregar ao mun do. Cada um de nós constitui um pro jeto do universo que levou milhões de anos de evolução e deve ser honrado mediante a sua plena expressão e ex pansão. Somos recordadores.”
O tantra é a consciência de divin dade e de sacralidade de tudo, na sua respiração, na maneira de tratar o seu corpo, nas emoções e nos pen samentos. É um processo profundo que requer dedicação e coragem para romper aquilo que é falso dentro de você. O Tantra é uma escuta profunda da verdade que habita dentro de cada um de nós.. Através da respiração, nos conectamos com o universo, desper
tando o prazer da vida e de um úni co corpo.
É o caminho da inclusão de tudo o que pertence ao nosso ser, sem ex cluir ou rejeitar nada. Dando amor e incluindo todas as sombras que nos separam, porque tudo faz parte da totalidade da vida e da nossa apren dizagem e ,portanto , merece nos sa atenção e amor. Temos que entrar e reconhecer as sombras e acender luzes para que essa grande sexuali dade possa encontrar os nossos ca nais abertos e livres para se manifes
tar cada vez mais em harmonia com a natureza, numa fusão com o nosso masculino e feminino.
Nesta previa do “Festival Interna cional de Tantra iremos despertar e dar voz as virtudes do seu animal inte rior. Contatando com a sua nature za mais selvagem. A energia da sua alma é uma energia selvagem, isto não signi fica falta de controle. Selvagem signifi ca viver uma existência natural, livre, in tuitiva, amorosa e sonhadora, marcan do limites saudáveis. O Tantra recupe ra os códigos primordiais que abraçam a sua liberdade, que florescem no conta to, nos vínculos e afetos, harmonizando masculinidade e feminilidade, para trans cender tudo que é falso dentro de você e voltar a escutar a voz da sua verdade.
Abriremos um espaço ritualizado e sacralizado onde vamos tratar tudo que irá aflorar como sagrado. Um ca minho de amor e inclusão das luzes e também das sombras que nos sepa ram, valorizando tudo o que perten ce a nossa existência, estando presen tes e em amor.
Encontrará diferentes atividades de conexão, respiração, dança primal, meditação, ativação de chakras e bio dança (a dança da vida) num espaço de puro amor, celebração e liberação.
O Festival acontecerá dia 26 de novem bro próximo, no Grande Hotel Canela.
Para quem tem o sono regular é possível ter melhor controle dos níveis de estresse pela diminuição do cortisol.
ta. “Colocar em prática o conhecimen to e o afeto durante o processo de ela borar a refeição, além de ser saudável, faz parte da memória afetiva junto à família”, orienta Cristiane Coelho.
A especialista destaca também a im portância do movimento. “A prática de exercícios de forma constante auxilia no gasto enérgico contribuindo com a ma nutenção e ou perda de peso e, além dis so libera endorfina durante e após os
exercícios, sejam aeróbicos (andar, cor rer, pedalar) ou anaeróbicos, (fortaleci mento muscular). “
Segundo a médica, a meditação tam bém é uma ótima aliada no processo do emagrecimento.
“O aumento da concentração aju da a reorganizar os pensamentos con tribuindo com melhor bem-estar físico e emocional”, destaca. As massagens tam bém podem causar essa sensação e neste caso, a via muscular libera ocitocina que influi no bem-estar físico e emocional.
A alimentação consciente traz inúmeros benefícios, entre eles:
• Sentir melhor o sabor dos alimentos e perceber sinais de fome e saciedade;
• Potencializa melhores escolhas alimentares;
• Ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais;
Tudo isso contribui para uma alimentação melhor e pode ajudar a perder peso.
Percepção: Antes de dar a primeira mordida, pare, respire e observe o que você vai comer. Pense em todos os seres que colaboraram para que esta alimentação chegue até você e agradeça a todos.
Mastigue devagar: Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para re ceber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Quando você come com calma, percebe mais facilmente que está saciada(o). Se comer muito rápido, vai precisa de mais comida para se satisfazer.
Descanse entre as garfadas: Apoie o talher na mesa entre uma garfa da e outra para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto au tomático e a desacelerar.
Use os cinco sentidos: Enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente, da cozinha. Perceba a cor e a aparência do alimento, assim como sua textura. Sinta o aroma e então, saboreie, sentindo cada ingrediente na boca.
Quando você adota a alimentação consciente, sente mais pra zer em comer e, consequentemente, come menos, pois percebe melhor quando está saciada. Experimente por uma semana e veja a diferença. Você vai adorar!
Erros comuns são passados de geração para geração. Conheça aqui as orientações de um especialista.
Usar sabonete íntimo ou não? La var a calcinha durante o banho ou colocar na máquina? Esses questionamentos, com certeza, já passaram pela cabeça de toda mulher. Por mais que pareçam simples, os cuidados com a região íntima feminina me recem atenção, pois além de preservar a higiene e bem-estar da mulher, ajuda na prevenção de doenças e alergias.
De acordo com o ginecologista, obs tetra e especialista em estética íntima, Dr. Marcelo Ponte, muitos erros ainda são co metidos entre as mulheres na hora de cui dar da região íntima.
“A higienização local e das peças é es sencial para a saúde íntima. Alguns erros comuns que, muitas vezes, são passados de geração para geração, podem provocar
doenças e infecções, como a vaginose e a candidíase”, observa o especialista.
A higiene íntima feminina desperta a curiosidade e dúvida entre as mulheres. Confira aqui algumas orientações do gine cologista:
Sabonete íntimo - A resposta do especialista é clara: Não usar! “Esta é a dú vida número um entre as mulheres. O uso deste tipo de produto pode alterar o pH vaginal, que tem a função de blindar a re gião de infecções”, revela. A higiene vaginal deve ser feita com sabonete neutro.
Duchas vaginais - “Também não são recomendadas. A higiene íntima é feita por fora, o canal vaginal não precisa deste tipo de limpeza”, afirma.
Lavagem das calcinhas - A higieni zação das peças íntimas é de extrema im portância e deve ser feita de uma forma especifica. “Devido ao contato direto com a região, uma má higienização pode tra zer diversos problemas, como a tão incô moda candidíase. A forma correta de la var essas peças íntimas é com sabão neu tro ou sabão de coco. Se preferir usar a máquina, lave-as separadas das outras rou pas para evitar uma contaminação”, orien ta. Para a secagem das peças, o ideal é dei xá-las expostas ao sol e passar a ferro an tes do uso. Outra dica importante, é não deixar as calcinhas secarem no banheiro. Por ser um ambiente úmido e pouco areja do, acaba facilitando a proliferação de fun gos e bactérias.
Protetor diário - O uso de proteto res e absorventes todos os dias não é indi cado, pois provocam o abafamento da re gião, aumentando a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar infecções. O ginecologista também alerta para possíveis reações alérgicas, devido ao material plás tico destes produtos. “Algumas mulheres, têm alergia ao plástico e outros materiais de que esses protetores são feitos. Então o uso diário, pode gerar uma irritabilidade na região, provocando coceiras e descon fortos”, conclui.
Dormir sem calcinha - A práti ca tem alguns benefícios para a saúde ín tima, pois permite a respiração da região, evitando alergias e corrimentos. Algumas mulheres aproveitam este momento do sono para deixar que a região respire. Mas
Após sair da piscina ou chegar da praia, o ideal é higienizar a região íntima com sabonete neutro e colocar uma calcinha seca, de preferência de algodão.
para quem não se sente tão à vontade, é indicado dormir com calcinhas de tecidos mais leves, como o algodão, que permite maior circulação de ar.
Biquini/roupas de banho molhada - Estes são os vilões da saúde íntima! Podemos perceber que as infecções e des confortos, como a candidíase, aparecem
mais, ou se intensificam durante o verão. Segundo o ginecologista, isto acontece porque, para se manter saudável, a região íntima feminina precisar ficar seca e areja da o mais tempo possível. “Um dos prin cipais erros que as mulheres cometem, é sair do mar ou da piscina e continuar com o biquini molhado. Este contato com a rou pa íntima úmida também favorece as bac
térias que levam a infecções, especialmen te a candidíase”, afirma. Após sair da pisci na ou chegar da praia, o ideal é higienizar a região íntima com sabonete neutro e co locar uma calcinha seca, de preferência de algodão. São cuidados simples que, muitas vezes, passam despercebidos durante o dia a dia, mas fazem toda a diferença para evi tar doenças e manter o bem-estar íntimo.
A 13ª Edição da Bienal do Merco sul acontece de 15 de setembro a 05 de novembro em Porto Alegre - Rio Gran de do Sul com a marca de ser a primei ra mostra de arte de grande escala pós -pandemia no Brasil. Tem como tema TRAUMA, SONHO E FUGA e conta com 100 artistas, de mais de 20 países.
Além de obras no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, no Memorial do Rio Grande do Sul, no Fa rol Santander Porto Alegre, no Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quin
tana, na Fundação Iberê Camargo, no Instituto Ling, na Casa da Ospa (Fron teiras do Pensamento) e no Instituto Caldeira, esta edição terá um percurso de Arte Urbana na região central da ci dade.
Sob o título-tema, a mostra reco nhece nos traumas – individuais ou co letivos – o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga.
Assim, a vivência de um trauma co
letivo, como é o caso da pandemia de Covid-19, impulsiona a criação artística para um território novo. O impacto no imaginário comum, através da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios, abre portas para o escape de uma con dição imposta a todos nós.
As exposições têm acesso gratuito e pretendem proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes. https://www.bienalmercosul.art.br
No domingo de 09 de outubro, das 9h30min às 18h, o Brique da Redenção em Porto Alegre vai receber o Ratha-Ya tra, também conhecido como o Festival das Carruagens
O evento espiritual é celebrado na Índia há milhares de anos e no Ociden te desde 1968. Atualmente, é realizado em diversas cidades do mundo através de membros do movimento Hare Krishna.
O desfile é composto por carrua gens belamente ornamentadas e puxadas por devotos e por uma grande variedade de atrações como teatro, música, dança, mantra-yoga, além de um banquete vege tariano ao final distribuído para o público.
A Sociedade Internacional para Cons ciência de Krishna (ISKCON) representa fidedignamente a essência dos Vedas e cul tiva a devoção à Krishna, através do pro
E assim aconteceu o Festival da Primavera & Mystic Fest, dia 26 de setembro último , realizado pela pro motora de eventos Metadoors com o apoio deste jornal . Num ritual lindo de gratidão a terra e aos quatro ele mentos que compõem este novo ci clo, trazendo abundância, transforma ção e o renascimento da vida . Foi um dia inesquecível de celebração com vá rias palestras abordando auto conhe cimento e a integralidade do ser , além de rodas de conversa , meditação e música, oportunizando conexões, ne tworking e encontro com amigos.
Embora pareça que estamos vi vendo momentos instáveis e superan do moinhos de vento, distribuir sorri sos e abraços, segue sendo fundamental para o equilíbrio da saúde física, mental e emocional de todas as pessoas.
cesso de Bhakti-yoga (yoga da devoção).
O Festival de Domingo acontece re gularmente às 17h no Templo Hare Krish na em Porto Alegre, na rua 20 de Setem bro, 225, bairro Azenha. Inclui recitação de mantras, palestra filosófica, dança, mú sica e banquete vegetariano.
Todos os nossos eventos são gratui tos. Informações: (51) 98129-6459 / (51) 3136-6177