Nosso Bem Estar Setembro 2022

Page 1

SETEMBRO 2022 Distribuição gratuitaWWW.NOSSOBEMESTAR.COMJORNAL DE COLEÇÃO Inscreva-se na Newsletter do Nosso Bem Estar e receba conteúdos incríveis toda semana! Acesse o site ou envie um e-mail pra gente!   comunitáriosYOGAEventosvisampromoverapráticaATENÇÃOAORÓTULOAlimentoscom corantes artificiais podem ser ACUPUNTURAtóxicosDescontoparaparceirosdoNossoBemEstaremcursodepós TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE A importância BIODIVERSIDADEda Equipe foi ao “interior do interior” para registrar os biomas brasileiros ameaçados e seus guardiões Série Sementes do Amanhã

Editoras: Vera Mari Damian MTb 5119 Rose Brogliato MTb 11004 Thais Wortmann Gomes Representante Porto Alegre (51) 99911-4403 Ingrid Müller, Fábio Ferreira e Voxmidia Diagramação Vera Maria Crippa Atendimento www.nossobemestar.com do sul 12 – 130 Vale do Caí – ano 10 – nº 111 Porto alegre – ano 19 – nº 226 (54) 99713-6574 (51) 99996-9478 (51) 3147-0021 Nosso Bem Estar Região Caxias ter e da Secretaria do Meio Am biente, e também muitas pessoas da comunidade.Todosqueriam ver de perto e colaborar de alguma forma com a ideia e com o trabalho de dois jo vens de 25 anos, Sibele Espíndola e Jean da Silva – pais do Antônio, que elegeram o plantio agroflorestal como missão de vida.

OS EDITORES Editorial

A história dessa agrofloresta é maravilhosa. A professora aposen tada Aneli Bertoncello teve a ideia de comemorar seus 70 anos com o plantio “como gratidão por ter nas cido num Planeta tão abençoado e para agradecer por uma vida aben çoada com saúde e vontade de cui dar da Umnatureza”.gestosimples, mas que aca bou inspirando a participação de muitas pessoas no município de São Valentim do Sul, próximo a Guaporé. Aos poucos, foram che gando de forma espontânea na pro priedade dela estudantes e profes sores, vereadores, técnicos da Ema

Clique aqui para ter mais informações e ver todas vantagens de divulgar seu serviço/produto para o seleto público do NBE.

Caxias

nosso grande músico e poeta Gilberto Gil co memora 80 anos em 2022 e tomamos em prestadas algumas frases de sua sa bedoria manifestada em letras de músicas que nos acalentam há déca das. Esta se chama Queremos Saber. Além de uma vasta obra, Gil também foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco. E Paz sempre está em falta, seja no coração ou nas relações entre as pessoas e na ções. Responsabilidade

Nosso Bem estar • Nº 131 • Setembro 2022 • 2

Clique nos links e conecte-se com a gente agora mesmo!

Conselho Editorial - Rose Brogliato, Vera Mari Damian, Lucimara Quadros, Esther Atz, Raul Bocco, Ângela Schmidt, Érico Vieira, Max Bof, Thais Wortmann Gomes. Informes publicitários, textos e colunas assinadas não correspondem necessa riamente à opinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.

– ano

do Sul Nosso Bem Estar Vale do Caí Nosso Bem Estar Porto Alegre

Clique aqui para garantir que você sempre terá acesso ao NBE, as novidades e benefícios do nossos assinantes. Aproveite, é grátis! QUERO ANUNCIAR! QUERO RECEBER GRÁTIS!

Confiança É incrível a diferença que cada um pode fazer com suas ações. E para além das ações, um voto cons ciente pode ajudar a multiplicar os propósitos a partir de uma repre sentação política qualificada e em sintonia com o que a gente acre dita.Nesta edição trazemos pes soas que plantam o futuro e outras que vão até os confins para mos trar exemplos positivos, como é o caso da Nanda Barreto que conta uma bela história em nossa maté ria de capa. Que estas iniciativas flores çam e frutifiquem. Queremos viver confiantes no futuro.

Por aqui, em torno do Parale lo 30, estamos nós querendo sa ber como será o futuro político/so cial/econômico de nosso país e o futuro ambiental de nosso Planeta. Cientes de nossa responsabilidade, o Nosso Bem Estar se uniu às de zenas de veículos de comunicação do país para publicar a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito (na contracapa desteNossojornal).apoio vem do reconhe cimento de que, ainda que a De mocracia não seja um regime per

Evoluir, segundo nossa visão, é promover uma sociedade mais de mocrática, solidária e amorosa.

Que todos os méritos gerados por esse trabalho beneficiem e tragam felicidade para todos os seres.

“Queremos viver Confiantes no futuro Por isso se faz Prevernecessárioqual o itinerário da ilusão A ilusão do poder Pois se foi permitido ao Tantashomemcoisas conhecer É melhor que todos saibam O que pode acontecer.” Gilberto Gil JEAN DA SILVA

Plantando o futuro feito, é o melhor regime que os se res humanos conseguiram desen volver na sua convivência social. Te mos o compromisso de olhar para a frente, de evoluir enquanto orga nização social.

E amor é o que não falta na foto que ilustra essa página, em que o pequeno Antônio, 6 meses, enfeita uma agrofloresta recém-plantada.

O

Amorosidade

Simples de preparar, é muito utilizada no tratamento da prisão de ventre. Coloque uma colher de sopa de linhaça num copo com água filtrada e deixe de molho durante toda a noite. No outro dia beba a água em jejum. Triture as sementes e utilize em preparos, molhos ou na elaboração de pães e afins.

AliAdA dA sAúde e dA belezA

Como consumir Você pode escolher entre a linha ça marrom ou linhaça dourada. Ambas são muito benéficas e saborosas, mas a dourada costuma ter um teor mais alto de lignanas. Pode ser utilizada no arroz, saladas, bolos, panquecas, pães e biscoitos, por exemplo. É importante comprar a semente de linhaça na forma de farinha ou tri turar a semente em casa, porque o in testino não consegue digerir e absor ver todos os nutrientes do grão intei ro. Além disso, essa semente deve fi car armazenada em um recipiente com boa vedação e protegida da luz, para preservar os nutrientes.

VIDA E EQUILÍBRIO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Medicina ConstelaçãoBiomagnetismo,Chinesa,TradicionalSistêmica,MahaLilah Caxias do Sul - RS Av. Rio Branco, 247 - Sala 804 54 99958-3307 | 54 99994-3405 Farroupilha - RS Rua da República, 425 - Sala 506 Natalina Pedrolo Profissionais com mais de 12 anos de experiência; Formação e especializações no Brasil e na China; Técnicas eficazes aplicadas de acordo com a sua necessidade; É a verdadeira Medicina Chinesa. Elisangela Arruda

A linhaça é considerada um ali mento muito benéfico para a saúde e beleza por ter um grande teor nu tricional, sendo rica em fibras, mag nésio, selênio, cálcio, fósforo, vitami na E, e 6, entre outros. É a mais rica fonte vegetal de ômega 3. Por possuir propriedades estrogênicas (lignanas, que substituem a função do estrogê nio), é muito consumida pelas mulhe res que se encontram na menopausa, pois ajuda a aliviar os sintomas. É grande aliada também na pre venção da prisão de ventre, graças às fibras insolúveis, que promovem os movimentos naturais do intesti no. “A linhaça combate a ansiedade e depressão por liberar a serotonina, conhecida como hormônio da felici dade. Também ajuda a manter a saú de dos olhos, controlar as taxas de glicose, diminuir o colesterol e trigli cerídeos, prolongar a sensação de sa ciedade e evitar o surgimento de cân cer”, explica o professor de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, André Nascimento.

3 • Nº 131 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar AZERBAIJAN_STOCKERS/FREEPIK/NBE

Água de linhaça

A LINHAÇA TEM MÚLTIPLAS APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS

E ainda ajuda na beleza, fortifican do e estimulando o crescimento do cabelo, regenerando os fios danifica dos, retardando o envelhecimento da pele, prevenindo o surgimento de es pinhas e problemas capilares.

O nutricionista recomenda o uso de uma colher de sopa por dia e de forma regular, mas adverte que con sumir em excesso pode ter efeito contrário, provocando prisão de ven tre, diarreia, gases ou inchaço abdo minal.

54 ENTRE3028-6362EMCONTATOPARASABERMAIS @viverintegralcoworking R. João Triches, 2533 - Pio X, Caxias do Sul/RS como pro ssional parceiro! Locação Mensal Compartilhada: Yoga, Pilates, Tai-Chi-Chuan, Meditação ou áreas a ns Esse espaço pode ser seu! Salão Expansão

Yoga Para Todos - Parque da Redenção que, mudando o nosso mundo interior, mudamos o mundo a nossa volta. Quem não está ainda familiarizada(o) com as prática e está interessada(o) em começar, pode se confundir com tantos nomes estranhos: Hatha Yoga, Tantra Yoga, Kaiut Yoga, Ashtanga Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, Kundalini Yoga, Iyen gar Yoga, Satyananda Yoga, Kriya Yoga, entreHáoutros.ainda excelentes modalidades mais direcionadas, como Yoga Hormo nal, Yoga do Riso, Yoga Para Gestantes, Aerial Yoga, Yoga Para Pais e Filhos e muitas outras. A boa notícia é que são muitas as modalidades de yoga praticadas hoje no Ocidente e sempre vai haver um méto do e um(a) professor(a) e com o(a) qual você vai se identificar e rapidamente perceber os benefícios. Notícia melhor ainda é saber que a maioria das escolas oferece uma aula de monstrativa, sem custo, para os novos interessados em conhecer a prática. Veja aqui nas páginas do Bem Estar as escolas que vão receber você de por tas abertas para uma aula experimental.

Número de praticantes de Yoga no Brasil não para de crescer. Em setembro, as práticas voltam para as ruas

Nosso Bem estar • Nº 131 • Setembro 2022 • 4Yoga

Aberta a temporada de YOGA

Literalmente, Yoga significa “União” – união da respiração com o corpo, da mente com os músculos e, o mais im portante, união do eu com o divino.

DIVULGAÇÃO/NBEOYoga surgiu na Índia e chegou ao Ocidente, nos Estados Unidos, na déca da de 1920 com o mestre indiano Yo gananda.Osensinamentos espirituais da ciên cia e arte milenar do yoga aos poucos fo ram ganhando adeptos naquele país e em outros, brindando milhões de pratican tes com seus benefícios. No Brasil, esti ma-se que são centenas de milhares de pessoas e o número não para de crescer.

Yoga não é uma religião. É uma ci ência antiga que leva à saúde no corpo, a paz na mente, alegria no coração e à li bertação da alma. É traduzida como um caminho de transformação pessoal e do mundo, já A boa notícia é que são muitas as modalidades de yoga praticadas hoje no ocidente e sempre vai haver um método e um(a) professor(a) e com o(a) qual você vai se identificar e rapidamente perceber os benefícios. Notícia melhor ainda é saber que a maioria das escolas oferece uma aula demonstrativa, sem custo, para os novos interessados em conhecer a prática.

O Nosso Bem Estar costuma promover eventos públicos para a difusão do yoga com professores especializados. Agora em setembro vários eventos já estão marcados nas cidades sedes do Bem Estar.

“Promover ações altruístas sem es perar resultados” está na essência do Karma Yoga, que talvez possa ser con siderada a mais antiga forma de volunta riadoAmplamenteconhecida. praticada no Oriente, ganhou recentemente maior relevância através dos ensinamentos do mestre in diano Sathya Sai Baba, cuja frase “AME A TODOS, SIRVA A TODOS” aca bou indo parar nos estabelecimentos do Hard Rock Café de todo o planeta.

AGENDE-SE Hortênsias – Festival da PrimaveraCaxias do Sul – Yoga na Praça

QuerCaímais uma boa notícia?

O Nosso Bem Estar promove vá rias ações de voluntariado e há sete anos leva o Yoga de forma gratuita para par ques e praças em diversas cidades.

Karma Yoga é prática permanente do Nosso Bem Estar no Vale do

O editor do Nosso Bem Estar na região do Vale do Caí, Raul Bocco co nhece a prática de Karma Yoga em pro fundidade. Desde 1996 realiza trabalho comunitário em fazendas de recuperação de dependentes químicos, no interior de Montenegro, ministrando aula de yoga e meditação para reforçar os aspectos de desintoxicação e de proteção de divina. Mesmo “sem esperar resultados”, Raul tem recebido retornos emocio nantes conforme as palavras de alguns dos centros de internos atendidos: “o simples ato de soltar o corpo através de uma respiração suave ajuda a tranquili zar mentes atormentadas e a encontrar pequenos momentos de paz interior; “esta é a melhor droga porque só faz bem”, “é de graça e é legal” ou “me aju da a sentir Deus dentro de mim”. “É muito reconfortante o retorno que recebo. Digo que dou somente uma aula de yoga, mas recebo uma troca de muito carinho das pessoas. É muito gra tificante”, diz Raul Bocco.

Raul também desenvolve, há 20 anos, um projeto gratuito de Yoga para idosos. Em troca, os praticantes contri buem com mantimentos entregues para pessoas carentes.

DIVULGAÇÃO/NBE

Nosso Bem estar • Nº 131 • Setembro 2022 • 6alimEntação

ADOBE STOCK/NBE

Vários deles estão proibidos no país de origem. A busca crescente por uma alimentação natural e saudável exige atenção às informações da rotulagem. O consumo consciente pode evitar riscos à saúde. Sorvetes, refrigerantes, bolos, mas sas, biscoitos, gelatinas, doces e salgadi nhos. Praticamente todas essas opções possuem corantes em suas composi ções e a única função desses elementos é intensificar ou restaurar a cor de um alimento.Oimpacto visual do alimento é fa tor determinante no momento de deci são sobre o que comer ou não, confor me já comprovado em pesquisas. Ape

Você sabe identificar corantes artificiais no rótulo dos alimentos?

• Azul Indigotina (E-132): tom de azul

• Tartrazina (E-102): tom amarelo

• Vermelho 40 (E-129): tom de vermelho (banido em países como Alema nha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Suécia e Suíça)

• Verde Rápido (E-143): tom de verde (proibido nos países da União Europeia)

CORANTES ARTIFICIAIS

• Azul Brilhante (E-133): tom de azul (banido na Alemanha, Áustria, Bélgi ca, França, Noruega, Suécia e Suíça)

• Eritrosina (E-127): tons de vermelho e rosa (banido nos Estados Unidos e na Noruega)

7 • Nº 131 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar sar de os corantes estarem mais presen tes no nosso dia a dia do que imagina mos, é identificar os tipos e, sempre que possível, optar pelos corantes naturais.

• Amaranto (E-123): tom de vermelho

A legislação brasileira permite o uso de 11 corantes artificiais na produção de alimentos e bebidas. São eles:

• Azorrubina (E-122): tom de vermelho (proibido nos Estados Unidos, Ja pão, Noruega e Suécia)

O corante inorgânico Dióxido de Titânio (E-171), usado para branque ar alimentos, inclusive no Brasil, foi proibido na União Europeia por suspeitas de que suas nanopartículas possam danificar o DNA. Na Bélgica, o elemento é considerado um possível cancerígeno. Os corantes naturais disponíveis no mercado já cobrem praticamente todo o espectro de cores que poderiam ser utilizadas em alimentos e bebidas, sem riscos para a saúde. Entretanto, os custos maiores para a indústria ainda cons tituem uma barreira para ampliar a sua utilização, mesmo em um cenário de consumo cada vez mais consciente, com preferência crescente por alimentos e bebidas mais naturais e saudáveis. Diante desta realidade, o melhor é ficar atenta (o) às embalagens e evitar o uso sempre que possível.

A Tartrazina é um dos corantes ar tificiais que mais preocupam pesquisa dores da área da saúde. Estudos reali zados nos Estados Unidos e na Europa comprovam casos de reações alérgicas ao corante Tartrazina, incluindo asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespas mos, urticária, eczema e dor de cabeça.

O caminho mais fácil é saber inter pretar as informações do rótulo dos produtos.Conforme as leis brasileiras, a indús tria alimentícia é obrigada a informar o consumidor sobre a presença de coran tes e suas especificações, além, é claro, de respeitar limites percentuais de utili zação. Mas identificar corretamente os co rantes exige muita atenção. Em alguns casos, as empresas usam uma numera ção que é padronizada internacional mente para mascarar a presença desses elementos nos alimentos ou bebidas.

• Amarelo Crepúsculo (E-110): tons de amarelo e laranja

• Azul Patente V (E-131): tom de azul (proibido na Austrália, Estados Uni dos e Noruega)

Pelo fato de algumas pessoas apre sentarem sensibilidade a este corante, a ANVISA determinou, em 2002, que nos produtos que contenha o corante, o seu nome esteja escrito por extenso na lis ta de ingredientes, acompanhado ou não do seu INS (INS 102), para facilitar sua identificação.

Paulo Rogério, Gerente de Aplica ções da Oterra, explica sobre a diferen ça entre os corantes naturais e sintéti cos idênticos aos naturais. “Os corantes naturais têm o pigmento extraído a par tir de vegetais ou insetos enquanto que os sintéticos contêm esses pigmentos idênticos aos que ocorrem na nature za mas produzidos por síntese química”. A Oterra é a maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para ali mentos, bebidas e suplementos alimen tares, bem como para alimentação no mercado pet. Foi criada em 1876, na Di namarca, e ao longo de mais de um sécu lo se estabeleceu em 27 países. RISCOS À SAÚDE Existe um conjunto de evidências científicas sinalizando que corantes arti ficiais e inorgânicos podem causar pro blemas de saúde. Muitos destes coran tes já foram banidos em diversos países, mas continuam permitidos no Brasil. Os riscos identificados envolvem desde re ações alérgicas, com sintomas na pele e nos sistemas gastrointestinal e respirató rio, a hiperatividade em crianças e, até mesmo, câncer, passando também por doenças renais e anemia.

• Ponceau (E-129): tom de vermelho (proibido nos Estados Unidos e na No ruega)

matéria TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE A importânciaBIODIVERSIDADEda Equipe foi ao "interior do interior" biomasregistrarparaosbrasileirosameaçadoseseusguardiões Série Sementes do Amanhã agar agnes saúde auditiva Dificuldade para ouvir? Venha e volte a ouvir os sons da vida! ( 51 3632-1569 51 3057-3050

De um lado, os desertos verdes dos latifúndios comandados por máqui nas e homens de negócios. De outro, a sociobiodiversidade que harmoniza e celebra a relação en tre o ser humano e o meio ambiente. E nós, cidadãos e cidadãs da cidade, consumidores em massa, onde entra mos neste contexto que expõe um dos principais dilemas contemporâneos? O que estamos servindo para as próximas gerações?

Com esta reflexão da antropólo ga Jane Goodall, renovo o convite para que assistam à série. Que ela possa nos inspirar a con tribuir para criar o mundo em que que remos viver e deixar como legado.

MESA CONSTELADORA ANCESTRAL Curso 100% presencial UMA FERRAMENTA ÚNICA, QUE BUSCA A HARMONIA, O EQUILÍBRIO E CURA DE TODO SISTEMA PRÓXIMAS TURMAS TURMA 2 Dias: 8 e 9/10 das 9 às 17h Dias: 22 e 23/10 das 9 às 17h TURMA 3 Dias: 5 e 6/11 das 9 às 17h Dias: 19 e 20/11 das 9 às 17h INFORMAÇÕES WhatsApp (51) 98129 3939 Site AUTOCURA DO SER LOCAL: Centro de Terapias Mãos de Luz Porto Alegre/RS Idealizadora e Ministrante: Drª Vivian Favero Mestre em Biologia Celular e Molecular Doutora em Ciências da Saúde Consteladora Familiar e Sistêmica

Em horário nobre na tevê, o agro negócio gosta de se autoproclamar como o setor mais importante do país. No chão da realidade, o cenário é outro: cerca de 70% dos alimentos que chegam às mesas brasileiras são da agricultura familiar.

Espremidos pelo agronegócio, to dos os biomas brasileiros estão em ris co. Ou seja, é possível que nossos des cendentes não possam desfrutar de grande parte da fauna e flora que hoje conhecemos. Entre as espécies sob ameaça, há uma vasta lista que traz co res, aromas e sabores às receitas tradi cionais da nossa gente. Diferente do que se pode imagi nar, não se trata de espécies exóticas: estou falando da castanha da Amazô nia (do Pará), além de frutas como bu riti, umbu, cacau cabruca, açaí-juçara, guaraná, butiá e mel de abelhas nativas. São alimentos cujo manejo e conserva ção estão a cargo de famílias agriculto ras, extrativistas, comunidades tradi cionais e povos indígenas.

REGISTRO PARA O FUTURO

Você sabe de onde vem o que te alimenta? A equipe da série documen tal Sementes do Amanhã, coordena da pelo diretor Alan Mendonça, viajou pelo Brasil para mostrar a origem de iguarias que fazem parte da nossa cul tura alimentar e que, infelizmente, es tão ameaçadas de extinção.

dE Capa a TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE

Com um bocadinho de curiosida de, podemos descobrir que vale a pena mudar hábitos irrefletidos. An

O resultado desse trabalho pode ser assistido na programação do Canal Futura e também na internet, via Glo boplay (basta fazer um cadastro).

NaNda Barreto*

tante, andamos muito de barco, carro, avião e a pé. Fizemos aquelas viagens de dias, subindo e descendo rios, dormin do em redes, alojamentos flutuhotéis de beira de estrada e moradias familiares. Fomos a localidades exuberantes, onde a resistência das comunidades tra dicionais planta futuro para a humanidade. Registramos parte da realidade vi vida por povos do campo, da floresta e das águas, com o intuito de que mais gente conheça e valorize os serviços ambientais prestados por eles.

“Algum dia olharemos para o pas sado sombrio da agricultura e ficare mos perplexos. Como pudemos acre ditar que era uma boa ideia cultivar nossos alimentos com veneno?”

Para gravar a série documental Se mentes do Amanhã, pesquisamos bas

Fomos a localidades exuberantes, onde a resistência das comunidades tradicionais planta futuro para a humanidade.

osso Bem estar • Nº 131 • Setembro 2022 • 10

TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE dando com menos pressa e observan do mais, a vida nos brinda com seu bem mais nutritivo: o Compreendertempo.asazonalidade da nossa própria existência ajuda a seme ar o que realmente importa: impactos positivos.Comprar de quem produz, redu zir supérfluos, buscar a origem de cada item na cesta básica, estudar as leis do setor, conhecer comunidades agricul toras e extrativistas, pressionar gesto res públicos, se engajar em coletivos e movimentos...Empequenos ou grandes passos, cada uma e cada um de nós é parte fun damental para restaurar e criar paisa gens produtivas sustentáveis. *Nanda Barreto é jornalista e escritora. Integrou a equipe da série documental Sementes do Amanhã, que ao longo de dez meses percorreu o Brasil conhecendo práticas sustentáveis de cultivo e manejo.

EpisódioDOSEMENTESAMANHÃ1. Buriti Episódio 2. Açaí Episódio 3. Castanha do Brasil Episódio 4. Butiá Episódio 5. Umbu Episódio 6. Baunilha do Cerrado Episódio 7. Pinhão Episódio 8. Cacau Cabruca Episódio 9. Mel Episódio 10. Guaraná Episódio 11. Ostra Episódio 12. Pirarucu Episódio 13. Castanha Baru Siga no @sementesdoamanhadocInstagram e posicione o leitor do celular no QR code para assistir! Registramos parte da realidade vivida por povos do campo, da floresta e das águas, com o intuito de que mais gente conheça e valorize os serviços ambientais prestados por eles.

Consultas e Aulas de Tarô em Porto Alegre COM JULIO SOARES (51) 99711-7557 fortunaar@fortunaarcanacana@gmail.com

Umbu Seu Alcides é um dos entrevistados do episódio sobre o umbuzeiro, descri to como a “árvore sagrada do sertão” a Com um bocadinho de curiosidade, podemos descobrir que vale a pena mudar hábitos irrefletidos. Andando com menos pressa e observando mais, a vida nos brinda com seu bem mais nutritivo: o tempo. por Euclides da Cunha, em Os Sertões. A alcunha tem motivo: além de o umbu saciar a sede do sertanejo, dele tudo se aproveita! No filme, mostra mos a dedicação de quem preserva e gera renda a partir deste delicioso fru to, que infelizmente está ameaçado de extinção. Butiá Gravamos o episódio sobre o Butiá em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A forte relação das comunidades tradi cionais com este fruto é um fator fun damental para a conservação. O que vi mos foi um resgate do uso do butiá por meio da criatividade e empreendedo rismo local, com a produção de cerve jas, sorvetes, geleias, cachaças, picolés e outras receitas de dar água na boca, além de festivais e feiras que buscam di vulgar e valorizar a espécie. Também conhecido como coquinho azedo, o butiá é um fruto cor amarelo -alaranjada de palmeiras que ocorrem nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oes te. Ao todo, são 20 espécies desta pal meira, com ocorrência nos campos, cer rados e restingas da Argentina, Pa raguai e Uruguai, além do Brasil.

Para realizar a série Sementes do Amanhã, entrevistamos dezenas de agricultoras extrativistas, ambientalis tas, pescadoras e pesquisadoras. Nas linhas a seguir, ofereço um pouquinho do que vi e vivi.  A caatinga ensina: resistir é conviver Era fevereiro e a seca estava tinho sa. Havia semanas que não caía um pin go d’água por ali, me contava seu Alci des Peixinho do Nascimento, 60 e pou cos anos, enquanto caminhávamos pela sua plantação de poucos e insistentes alimentos, na comunidade de Ouricuri, município de Uauá, no sertão baiano. Aqui e acolá havia um pé de mandio ca, maracujá nativo, mandacaru, xique -xique, umbuzeiro e outras frutíferas.

Luz, câmera, sociobiodiversidade em ação

“Quantos anos um pé de acerola

11 • Nº 131 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar matéria dE Capa TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/NBE

A resposta alargou minha com preensão: “Depende, minha filha. aqui, não tem tanto valor os anos. no ser tão, o tempo se conta em chuvas”. Contrariando o destino imposto pela falta de oportunidades, seu Alci des escolheu ser mais teimoso que a caatinga. “Eu resolvi ficar e aprender com a natureza. Tudo nela tem uma ra zão de ser”.

leva para chegar nesse tamanho?”, per guntei ao agricultor, apontando um ar busto de metro e meio, brotado de um chão seco, puro pó avermelhado.

“Uma castanheira no seu habitat na tural tem um aspecto totalmente dife rente. Ela começa a produzir com oito anos e pode seguir assim por séculos. Mas quando está ilhada no campo, a cas tanheira fica inalcançável aos polinizado res, que utilizam os substratos da flora associada como escada”, explica Flúvio.

BLAURAOCCO laurabocco@gmail.comTRADUTORAINTÉRPRETEREVISORAINGLÊSESPANHOLPORTUGUÊS+555199657-3015 Traduções escritas em geral TraduçõesRevisõessimultâneas(ABNT)

Guaraná indígena Inventores da cultura do guaraná, o povo Sateré-mawé semi-domesticou a trepadeira silvestre há centenas de anos e criou o processo de beneficiamento da planta, possibilitando que ela se tor nasse conhecida e consumida no mun do inteiro.Paraeles, o guaraná (waranã) é uma espécie sagrada, fonte de sabedoria. Até hoje, eles não tomam nenhuma decisão coletiva importante sem o con sentimento da bebida que produzem a partir do fruto, que não tem nada a ver com o refrigerante que se tornou popu lar adotando o nome da fruta.

O cenário de desmatamento só ter mina quando esbarra na placa que indica o início da Resex, de onde sai boa par te da castanha consumida pelo mundo.

A baunilha que vimos lá no povo Ka lunga possui raízes grossas e aéreas, fo lhas ovais em forma de lança e de cor verde escura. As suas flores são verde -amareladas e o fruto mede de 20 a 25 cm de comprimento e tem o formato alongado. O aroma das baunilhas é rico, adocicado e forte.

Castanha da Amazônia A trabalhadora rural Leide Aquino, 55, cresceu quebrando castanha. “Aqui a gente aprende a ser quebradeira as sim desde que tem força para segurar o facão”, salienta. Nas contas dela, o es forço vale a pena. “Você tem que an dar dentro da mata e carregar bastante peso, mas para nós a safra da castanha sempre significou um período em que todo mundo tem dinheiro no bolso”. Moradora da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre - uma área de 970.570 hectares, pioneira no conceito de unidade de conservação de uso sustentável -, Leide testemunha o avanço da derrubada dos castanhais no entorno. A criação bovina prospera ao longo dos 187 quilômetros de estradas que ligam Rio Branco a Xapuri, municí pio onde ela vive. No lugar da floresta, o que se vê até o horizonte é pasto e gado. Exceto por algumas árvores solitárias aqui e acolá: são as castanheiras, uma das espécies mais imponentes - e também mais vul neráveis - da Amazônia. O engenheiro florestal Flúvio Mas carenhas explica a paisagem: “Nenhum fazendeiro da região corta a castanhei ra porque ela é protegida por lei, mas a supressão da mata ao seu redor fará com que ela morra isolada. O que ve mos nestes locais são verdadeiros cemi térios de árvores”.

Nosso Bem estar • Nº 131 • Setembro 2022 • 12 TERRAMAR FILMES/SEMENTES DO AMANHÃ/DIVULGAÇÃO/NBE

Originalmente cultivada pelos po vos mesoamericanos pré-colombianos, a iguaria parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520.

Baunilha do cerrado O cerrado é reconhecido como a savana mais rica em diversidade do mundo, abrigando cerca de 5% da fauna e flora de todo o planeta. São quase 12 mil espécies de plantas nativas na região. Além disso, o cerrado é conside rado a caixa d’água do Brasil, por con ta das nascentes que dão origem às três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, São Francisco e Pra ta. Localizado principalmente no centro do país, o cerrado faz conexão com ou tros biomas: Caatinga, Amazônia, Pan tanal e Mata Atlântica. É neste ambiente tão biodiverso, mais especificamente no território Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil, em Goiás, que se desenvolve uma baunilha nativa.

matéria dE Capa

Gisele é Mestre e Doutora em Saú de Coletiva e destaca o diferencial de que os polos da FSG já possuem um Centro Integrado de Saúde aberto à comunidade que oferece consultas com valor social inferior às do mercado. Neste Centro, os alunos da Pós-Gra duação em Acupuntura poderão exer cer suas aulas práticas e estágios, sempre com a supervisão de professores. A coordenação local do curso está a cargo de Daniel Silva dos Reis ex-alu no de Biomedicina com Pós-graduação em Acupuntura e especialização prática clínica em Hospital da China. “O mercado de trabalho do profis sional terapeuta que atua com Acupun tura é amplo e vem crescendo bastan te nos últimos anos. O profissional des ta área acaba atuando em consultório próprio, ou em equipes multidisciplina res”, explica o coordenador. A FSG integra o Grupo Cruzei ro do Sul Educacional - quarto maior grupo de ensino do Brasil. Fundado em 1965, possui 14 instituições de Ensino Superior e conta com 374 mil alunos em cursos presenciais e a distância. Faça contato pelo Bemcontato@nossobemestar.come-mailsevocêtemocartãoNossoEstarouénossoparceiro(a)paragarantirdescontosespeciaisnestecurso!

13 • Nº 131 • Setembro 2022 • Nosso Bem estar Curso FREEPIK/NBE

O Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG – está lançando a pri meira pós-graduação em Acupuntura em formato híbrido. O curso é reconhecido pelo MEC e contará com 1200 horas letivas, em 27 meses. Os encontros são quinzenais de modo simultâneo, remoto e presen cial, nas sextas-feiras e sábados. Neste formato, o curso permite a participa ção de alunos de várias cidades. A especialização inicia em outubro nos polos de Franca (SP), João Pessoa (PB) e Caxias do Sul (RS). Em 2023, será estendido para outros três polos do país. No currículo estão previstas disci plinas de Neurociência, Espiritualida de e Saúde, Fisiologia Humana e Bioe nergética, Filosofia e Fundamentos da Medicina Chinesa, Estudo dos Meridia nos, Técnicas de Agulhamento, Moxa terapia, Auriculoterapia Ventosatera pia, entre muitas outras. O curso vai capacitar profissionais para o exercício da Acupuntura, a fim de atuar nas áre as clínicas dos sistemas de saúde públi ca e privada e também atender de ma neira autônoma.

FSG lança Pós em Acupuntura

O lançamento da Pós, em julho, contou com a presença da Coordena dora Nacional da Especialização Muti profissional em Acupuntura, Gisele Da mianFarmacêuticaGouveia. com formação em Ho meopatia, Gisele trabalhou 12 anos na Se cretaria de Saúde do Estado de Santa Ca tarina, onde foi responsável pela implan tação das Práticas Integrativas e Comple mentares no SUS de 268 municípios.

Modelo híbrido facilita a participação de alunos de várias cidades

Nosso Bem estar • Nº 131 • Setembro 2022 • 14saúdE FREEPIK/NBE

Prática tem se mostrado excelente ferramenta no restabelecimento pós-covid ou covid longa. Cada movimento, cada exercício traz impresso um sentimento, uma emoção consciente ou inconsciente que atua profundamente na nossa psiquê.

NUMEROLOGIA SISTÊMICA PESSOAL Ministrante: Josi Toigo Dias: 02 e 03/SET Local: Viver Integral Coworking - Caxias do Sul Contato: (54) 9 8401-3538 Ver página 4 ANTIGINÁSTICA Demonstração gratuita Facilitadora: Tânia Zaballa Dia: 01/SET- 14h Local: Florum Espaço Terapêutico - Caxias do Sul WhatsApp: 54 9207-6590 Ver página 12 CONSTELAÇÕES SOLIDÁRIAS Consteladora: Eliana Borelli Dia: 27/SET – 14h Dia: 28/SET – 19h Local: Florum espaço terapêutico - Rua Sinimbu, 1209, sala 1002 – Caxias do Sul WhatsApp: 54 99973.7676 Vagas limitadas Ver página 12

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA Reconhecido pelo MEC – Início em 15/10 Local: FSG -Centro Universitário – Caxias do Sul Aulas híbridas - 27 meses – sextas e sábados Informações (54) 2101.6051 / 99956.3711 Descontos especiais para parceiros do Nosso Bem Estar. Ver página 13

ThAis WorTmAnn Gomes* Procure fechar os olhos por alguns instantes e tente perceber o que re presenta o seu corpo na sua vida. Qual a sua atenção e cuidados para com ele e o quanto você valoriza os sinais, que tantas vezes ele tenta comunicar a você? Agora identifique tudo que traz desconforto, dores, ansiedade, triste za, insatisfação... E respire profunda mente. Crie um instante para oxigenar a mente, eliminar toxinas e relaxar as tensões do corpo. - Parece tão simples, mas não é! Cada movimento, cada exercí cio traz impresso um sentimento, uma emoção consciente ou inconsciente que atua profundamente na nossa psiquê. Essa associação de movimentos e exercícios direcionados aos aspectos individuais auxilia nos processos sub conscientes da mente. É uma forma de organizar as emoções que vai colabo rar na elaboração de conflitos e difi culdades da nossa vida. Quanto mais a mente interagir com o corpo, maior o domínio sobre ambos e maior o estado de equilíbrio do organismo. As vantagens da Psicologia do Exercício já são bastante conhecidas no mundo dos esportes, já que, numa competição, a administração das emo ções através da preparação psicológi ca pode ser determinante para a vitó ria ou a Maisderrota.recentemente, porém, esta ciência ampliou horizontes e ganhou novos públicos. Por atuar nos desblo queios emocionais, físicos e energéti cos, apresenta resultados significativos, em especial, nas dores crônicas, doen ças psicossomáticas e autoimunes de pessoas em geral, bem como nos trata mentos de ansiedade e depressão. Entre as mais novas aplicações com grande sucesso estão os tratamentos para reabilitação pós-covid e do equi líbrio da saúde física e mental. Os pro gramas de atendimento costumam ser organizados a partir de uma observa ção clínica. O planejamento do tra

FORMAÇÃO EM ARCANOS MAIORES DO TARÔ Ministrante: Julio Soares (Fortuna Arcana) Data: Sábados- das 10h30 às 11h45 Espaço 80- Travessa Comendador Batista 80, PoA. fortunaarcana@gmail.com ou @fortunaarcana Ver página 11

DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO Ação gratuita e solidária Data: 10/SET - das 9h às 16h Local: Praça Dante Alighieri – Caxias do Sul Atendimentos pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br

TARÔ COMPLETO 78 CARTAS Arcanos menores, maiores e jogos. Ministrante: Emília Gontow Online Individual e Grupo Contato: (51) 99612.3926 - emiliatarot@gmail.com Ver página 12 NUMEROLOGIA PESSOAL E EMPRESARIAL ASTROLOGIA E FLORAIS DE BACH /TARÔ/ BARALHO CIGANO Ministrante: Cris costa Informações: (51)99609-4668/ (51) 3737.0272 Ver página 12 REIKI II Ministrante: Fran Domingues Data: 23 e 24/SET Local: Viver Integral Coworking - Caxias do Sul Contato: (54) 99114-8787 (whatsapp) Ver página 4

SOB O OLHAR DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA/on-line. Ministrante: Andréa Comin Klin Data: Acesso imediato após a inscrição Local: online - Hotmart Contato: (54) 98125.1847

OUTROS

GRUPO DE ESTUDOS PATHWORK ON-LINE Ministrante: Eliana Borelli Data - às quintas-feiras -19h30 às 21h Local: plataforma Zoom Contato: (54) 999.737676 Ver página 12 CHÁS, AROMATERAPIA E RELÓGIO BIOLÓGICO

VIVENCIANDO O AYURVEDA III - ONLINE Entenda como o seu sistema digestório funciona! Um convite especial em 3 aulas abertas e gratuitas Ministrante: Paulo Alvarenga terapeuta Ayurveda Início: 13 de setembro- 3 meses Nas terças-feiras das 19h30min às 21h30min Modo ONLINE Em cada aula 3 estudos de ervas + E-book com as 40 ervas mais importantes do Ayurveda. Infos: (54) 3025.5431- WhatsApp (54) 99971.3999 Ver página 12

MANEJO ECOLÓGICA DAS ÁGUAS Ministrado por Sérgio Antônio e Vicente Medaglia Data: 23 a 25/SET Local: Sítio Bandeira Branca - Maquiné/RS curso-manejo-de-aguashttps://www.sitiobandeirabranca.com.br/

CURSOS/WORKSHOPVIVÊNCIAS

PROGRAMAÇÃO ESPAÇO 80 COLETIVO DE BEM ESTAR 10/SET - Massagem Com Terapia Vibracional Vamos vivenciar as práticas de conexão com nosso físico, mental e Espiritual, trabalhando três pilares, olhar, movimento e Som. Conexão com o movimento do Fogo, Terra, água e ar. Informações: (51)94799081 com Mauricio Ver página 9 17/SET - Vivência em Tantra Vibracional no Sagrado Informações: (51)94799081 com Mauricio Ver página 9 17/SET - Oficina de Japamala Montagem, utilização, significado, cores, conexão, intenção e consagração do japamala. Tudo em conexão com mantras e meditações! Material, apostila e confecção de um japamala pessoal. Informações: (51) 999723052 com Andréa Ver página 9 24/SET - Curso de Mandalas e Geometria Sagrada Criação de uma Mandala com elementos da Geometria Sagrada em conexão com a fonte primordial da criação do Universo, reproduzido elementos importantes de meditação e Informações:autoconhecimento.(51)999723052 com Andréa Local: Travessa Comendador Batista, nº 80 –Cidade Baixa - POA Ver página 9

NOITE DE CANÇÕES DEVOCIONAIS COM CHIDAKASHA Canções para Silenciar... e Ouvir o Coração. Data: 30/SET - 20Hs Local: Rua Antônio Pisani,30 - São Pelegrino Caxias do Sul

COMPLEMENTARES Graduação - Unicesumar Promoção: 30% de desconto no curso todo 2 anos e meio de curso – Formato híbrido Contato: (54) 99149.5917

HAPPY HUB EDUCACIONAL Oficina gratuita de uma aula experimental Idade: 5 aos 14 anos - manhã e da tarde Local: Polo da Unicesumar Caxias do Sul Informações - (54) 99274-7181

Psicologia do Exercício integra corpo e mente

BRECHÓ CHICÃO Fundos revertidos para o auxílio aos animais de quatro patas Data: 10 até 13/SET Sábado e domingo das 8h às 18h Segunda e terça das 12h às 18h Local: Rua Pio XII, 1042, no Bairro São José –Caxias do Sul Infos: (54) 99155.8283 (W) Ver página 15

TECNOLOGIA EM TERAPIAS INTEGRATIVAS

Setembro 2022 Nosso Bem estar balho inclui uma aná lise constante e pode combinar presenciaisatendimentoseonline.

Brechó

atuando nesta área, já vi resulta dos excelentes em pro gramas para abandono do tabagismo, nos tra tamentos de diabetes, obesidade, hipertensão e reabilitação de pes soas na terceira idade. Tem se mostrado tam bém excelente no res tabelecimento pós-co vid ou covid longa. Na Psicologia do Exercício é pro movido um redirecionamento para que a pessoa possa gerenciar sua vida com novas ferramentas e estratégias, a fim de amenizar dores, reduzir o estresse e ampliar sua qualidade de vida. O re sultado maior é o desenvolvimento das potencialidades individuais e a redução do desgaste físico e mental.

15 • Nº 131 •

*Thais Wortmann Gomes é profissional de Educação Física e Shiatsuterapeuta da Ong Chicão de Setembro De 10 a 13 de Setembro de 2022 DE (contate para informações e agendamento) PARA - e (54) 99935.3005 - (54) 3221.2620 3028-6362 (whatsapp) (54) 99695.6100

DORES, LESÕES E DEPRESSÃO No ano de 1986, a Psicologia do Exercício Físico e do Esporte foi reconhecida como es pecialidade da Psico logia, mas sua origem é bem mais antiga. Em 1925, o psicólogo nor te-americano Cole mann Griffth criou um laboratório de Psicolo gia do Esporte, na Uni versidade de Illinois (EUA), que nor teou vários estudos para entender os efeitos de fatores psicológicos sobre o desempenho físico e motor. A Psicologia do Exercício Físico se refere aos fundamentos psicológicos, processos e consequências da regula ção psicológica das atividades relacio nadas aos movimentos físicos e do Es porte. O foco deste estudo pode es tar em diferentes dimensões psicoló gicas da conduta humana, ou seja, afe tiva, cognitiva, motivacional ou sensó rio-motora.Podeser desenvol vida em grupos ou indi vidualmente e realizada num contexto educa cional, recreativo, com petitivo, preventivo ou reabilitador.Há27anos

YOGA

Edição

AULAS

YOGA HORMONAL Local: Lis Caberlon Personal

HATHA YOGA Local: Marinez Sonda- Nova Pádua e Flores da (54)Cunha98129.4448 GUIA DE YOGA Caxias do Sul

TANTRA YOGA Viver Integral Coworking - 54

Aulas em grupo

KAIUT YOGA | HATHA YOGA Local: Centro Mundo Yoga

YOGA

personal

GESTANTES Taís Moré

Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!!!!

Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito JORGE CORREA/DIVULGAÇÃO/NBE

Nos próximos dias, em meio a estes desafios, teremos o início da campanha eleitoral para a renovação dos mandatos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre osvários projetos políticos visando a convencer o eleitorado da melhor proposta para osrumos do país nos próximos anos.

... Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34ºaniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para o País sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberaniaApopular.liçãode

Setores que, desde 2018 ou mesmo antes disto, se colocavam em lados opostos na luta política no Brasil estão hoje unidos em torno da CARTA ÀS BRASILEIRAS E AOS BRASILEIROS EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO que foi subscrita por mais de um milhão de pessoas e entidades, em poucos dias.

Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigopara a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações dedesacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional. Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e aconfiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito. Aqui, também não terão. Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários dademocracia. Sabemos deixar de lado divergências menores em prol de algo muitomaior, a defesa da ordem democrática.

Goffredo está estampada em nossa Constituição “Todo poder emanado povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nostermos desta Constituição”. Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplono mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras econfiáveis, assim como a Justiça Eleitoral. Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em um País de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude.

No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura etortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições.

O evento replicou o manifesto con tra a ditadura militar – Carta aos Brasi leiros -, lido publicamente em 1977 pelo jurista Goffredo Telles Júnior. Na ocasião, alguns dos signatários do manifesto de 45 anos atrás estive ram presentes, mas esta Carta ganhou contornos muito especiais por ser ca paz de consolidar uma nova aliança para um pacto democrático no Brasil. Setores que, desde 2018 ou mes mo antes disto, se colocavam em lados opostos na luta política no Brasil estão hoje unidos em torno da Carta às Bra sileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que foi subscrita por mais de um milhão de pes soas e entidades, em poucos dias. Entre elas, diversas lideranças em presariais, banqueiros, empresários, ex-presidentes, ex-ministros, artistas, atletas, organizações sindicais, movi mentos populares, estudantes, vetera nos do Direito e importantes associa ções empresariais como a Federação das Indústrias de São Paulo e a Federa ção Brasileira dos Bancos.

Brasileiros se unem para defender a democracia

A Carta às Brasileiras e aos Brasi leiros em Defesa do Estado Democráti co de Direito pontua a defesa intransi gente e urgente do Estado Democráti co de Direito e de que não serão tole radas quaisquer tentativas de tumultuar as eleições, desacreditar o Tribunal Su perior Eleitoral (TSE) e/ou lançar sus peitas sobre a eficácia e a lisura do pro cesso por meio das urnas eletrônicas.

O Nosso Bem Estar se soma aos demais veículos de comunicação do país no esforço e responsabilidade de divulgar a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado De mocrático de Direito No último dia 11 de agosto, milha res de brasileiras e brasileiros se reuni ram em dezenas de cidades para faze rem, coletivamente, a leitura de um do cumento histórico em defesa da demo cracia no Brasil.

Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente dapreferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileirosa ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.