Millioneyes 96

Page 36

Outros Olhares | 36 |

Luís Feijó Uma Shamir portuguesa que não para O líder luso da fabricante de lentes falou à Millioneyes sobre a inquietude natural da “sua” Shamir e como a pandemia a agravou. Perante enormes desafios causados pelo congelamento da economia em 2020, a estratégia desta fábrica é mesmo continuar a criar novos patamares de produtos e serviços. Na calha do novo ano há formação especializada, há armações made in Portugal, há lentes com novas características e, claro, à imagem de Luís Feijó, mais tecnologia inovadora. A Shamir lançou-se no ano 2020 com boas perspetivas, no entanto a pandemia trouxe alterações profundas. De facto, tivemos um início de ano 2020 bastante promissor, era de todo inesperado os meses de final de Março a meio de Maio. Com uma queda acima dos 90 por cento, entrámos em lay off, ficando apenas um dos turnos da nossa equipa de produção em pleno funcionamento. Aproveitámos esta fase para nos focarmos na I&D e ainda na construção da ampliação das nossas instalações, que cresceram mais 1500 metros quadrados. Ou seja, não pararam. Na última semana de Maio já tínhamos a produção a trabalhar em full time, mesmo com o Reino Unido ainda em confinamento total. Somos efetivamente um país com os melhores trabalhadores da União Europeia, adaptamo-nos rapidamente a novas situações, somos portugueses! Consegue fazer-nos um balanço deste 2020 singular? Ainda é cedo para fazer um balanço de um ano, especialmente este. Não será seguramente um ano positivo pelo ponto de vista humano, mas aprendemos muito ao longo destes últimos oito meses. “prognósticos só no fim do jogo” (risos).

Perante o arranque de 2021, que perspetiva para a Shamir? 2021 é a continuação de 2020 - incerteza!-, mas mantemo-nos sempre positivos, procurando soluções. Tem planos para implementar no novo ciclo? Conforme mencionei, durante a fase “calma” do ano fomos desenvolvendo novos projetos. Um deles foi a montagem de uma unidade de produção de armações em acetato na Shamir Portugal e ainda o desenvolvimento de personalização de armações, também de acetato, feitas em prototipagem. Demorou mais do dobro do tempo normal, dadas as proibições de circulação dos técnicos para fazerem a instalação e formação. Tivemos que ser autodidatas e persistentes. Mas estamos na reta final e contamos entregar as primeiras encomendas já este ano: handmade in Portugal! Ou seja, há grandes movimentos em marcha com a assinatura da Shamir Portugal. Nunca pararam as movimentações! A Shamir teve, graças à sua organização, a capacidade de se adaptar ao contexto pandémico de 2020 e, apenas uma semana após o confinamento do país, começámos uma ronda de webinars sobre os temas quentes do momento, para poder apoiar os nossos clientes. Abordámos aspetos legais e laborais ligados ao novo contexto (em


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Millioneyes 96 by millioneyes - Issuu