A Max Foods Comunicação Empresarial e Editora, através da REVISTA CEREALTEC atinge a importante cadeia dos cereais do: campo - armazenadores - processadorestransformadores - mercado - consumidores.
Com a proposta de ter uma linguagem clara e diversificada entregamos bimestramente um conteúdo de relevância para todos os envolvidos.
Público: presidentes, diretores, consultores, compradores, entidades, orgãos públicos, engenheiros, garantia da qualidade, especialistas, etc.
Diversidade de produtos
O mercado de derivados de cereais no Brasil é um dos mais relevantes e dinâmicos da economia nacional. O país, reconhecido como um dos maiores produtores e exportadores de grãos do mundo. Dentre os cereais destacam-se especialmente pela produção de milho, arroz e trigo.
Esses grãos são a base para uma ampla gama de produtos: farinhas, óleos, rações, alimentos processados e outros itens que abastecem tanto o mercado interno quanto mais de 190 países.
A indústria brasileira de alimentos e bebidas, fortemente dependente desses insumos, é a maior do país, responsável por 10,8% do PIB e por mais de 2 milhões de empregos formais.
Com a safra de 2025 prometendo ser uma das mais expressivas da história, o setor segue em expansão, impulsionado pela crescente demanda e pelo investimento contínuo em inovação.
O Brasil consolida, assim, sua posição como um dos principais players globais na produção e exportação de alimentos.
Augusto
Cezar de
Almeida Neto Diretor Max Foods Multi Negócios
Augusto Cezar de Almeida Neto - Diretor
Especialista e historiador da panificação, é fundador e curador do Museu da Panificação Brasileira. Atua como palestrante em eventos de destaque, abordando temas como O Futuro do Pão Francês, O Futuro das Padarias no Brasil, e O Futuro das Padarias Artesanais e da Fermentação Natural no Brasil, entre outros. Idealizador do Fórum Nacional pela Melhoria da Qualidade do Pão Francês, também é autor de 33 livros dedicados à panificação e áreas correlatas.
PANIFICAÇÃO BRASILEIRA (mensal - padarias, confeitarias, supermercados com padarias, indústrias de pães e bolos e correlatos)I MERCADO SORVETEIRO (mensal - sorveterias artesanais, semi industriais, industriais e similares) I CONFEITARIA BRASIL (mensal - confeitarias artesanais, semi industriais, industriais e similares)I CAFETERIA & CIA (mensal - cafeterias, coffee machine e correlatos) I LOJAS DE CONVENIÊNCIAS & EMPÓRIOS ( lojas de conveniências, empórios, mercearias, hortifrúti e outros) I BARES & CIA (mensal - bares, pubs, botecos e outros) I REFEIÇÕES COLETIVAS & CATERING (bimestral – refeitórios industriais e sociais, catering e similares) I BUFFET & EVENTOS (mensal – buffets, feiras, congressos, inaugurações, etc) I PADARIA DO MESTRE (padarias e profissioniais) I CEREALTEC (bimestral - toda a cadeia de transformadores de trigo, aveia, centeio, cevada,etc) I PASTELARIA & ROTISSERIA (mensal - pastelarias, rotisserias e similares) I PIZZARIA & OUTROS (mensal - pizzarias, creperias, tapiocarias, wraperias e outros) I HOTÉIS & RESTAURANTES (mensal - hotéis, pousadas, spas, restaurantes e similares).
São Paulo: Rua Charles Spencer Chaplin, 315 – conj. 2 – Morumbi – CEP 05642-010
Distribuição nacional
Acesso edição digital gratuita issuu.com/maxfoodsrevistas
PRINCIPAIS PRÊMIOS
PRÊMIOS REGIONAIS
Melhores Padarias, Confeitarias, Sorveterias - Padeiros, confeiteiros e Gelatiers.
M. Dias Branco fortalece foodservice com marcas de margarinas e gorduras, farinhas e pré-misturas e massas
BISCOITOS E BOLACHAS NO NORDESTE
24
24 01
Capa Cereals - Pixabay Free
Farinha, farelo ou flocos? Como deixar as receitas mais saudáveis e saborosas usando os diferentes tipos de aveia 06
BISCOITOS E BOLACHAS NO NORDESTE
Padarias e pequenas fabricas de delícias populares
Aveia - Pixabay Free
CIEE CONTA COM DIVERSAS VAGAS DE ESTÁGIO E APRENDIZAGEM VOLTADAS PARA A ÁREA DE PANIFICAÇÃO E COMÉRCIO
A instituição conta com mais de 30 mil empresas parceiras e a contratação é facilitada
O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, atua desde a sua fundação com a capacitação profissional de jovens e adolescentes e foi responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho. A organização possui parceria com empresas de diversos ramos e, conta com vagas destinadas a estagiários e aprendizes do setor de serviços e comércio de alimentos.
As empresas que contratam com o CIEE têm acesso a uma plataforma de acompanhamento online sobre tudo que acontece com seus estagiários, sua vaga publicada no Linkedin de forma gratuita, assinatura de documentos totalmente online e sem complicações, além de outras vantagens.
Os parceiros contam ainda com um ambiente exclusivo para empresas no Portal do CIEE, que oferece maior controle e facilidade na abertura de vagas. O serviço de abertura de vagas é gratuito e o modelo de contratação é feito para proporcionar uma gestão mais eficaz e descomplicada.
Para saber mais sobre como se tornar parceiro, acesse o QR CODE:
M. Dias Branco fortalece foodservice com marcas de margarinas e gorduras, farinhas e pré-misturas e massas
Companhia, que já dispõe de marcas tradicionais voltadas ao canal, cria área totalmente voltada para atender indústrias e operadores de foodservice
Com esforços direcionados, a M. Dias Branco planeja fortalecer a presença no mercado de foodservice em 2025. A principal mudança foi a criação de uma área totalmente voltada para o canal, que trouxe Daniel Ponçano para assumir a diretoria de foodservice da Companhia, no segundo semestre de 2024. Atualmente, a área já dispõe de marcas tradicionais de farinhas, pré-misturas e margarinas industriais voltadas para restaurantes, pizzarias, padarias e confeitarias e indústrias: Medalha de Ouro, Do Padeiro, Adorita,
Monarca, Bella Massa, Imperial, Finna Mix, Isabela, Adria, Puro Sabor e Finna.
Segundo o Instituto de pesquisa Mosaiclab, realizado no segundo semestre de 2023, a M. Dias Branco é, em todo território nordestino, líder em farinha de trigo, com Finna e Medalha de Ouro; vice-líder em margarina, com Medalha de Ouro e Puro Sabor; e líder em massas com as marcas Vitarella e Pilar. “Sabemos que, embora tenhamos presença maciça nessa região, ainda há mercados para aumentar nossa participação, como o fortalecimento de gorduras e a entrada com força total no mercado de massas para o foodservice, em que já temos expertise com o portfólio de consumo”, afirma Daniel Ponçano, diretor de Foodservice da M. Dias Branco. “Já no Sul, região na qual a Companhia tem dois moinhos, temos uma tendência natural a expandir localmente”, completa o executivo.
Estrutura
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), as vendas no mercado interno de foodservice alcançaram, em 2024, R$ 260,9 bilhões, com crescimento de 10,4% no mercado de alimentação fora do lar comparado ao ano anterior.
Para atender ao crescente mercado, por meio de um portfólio cuidadosamente pensado para suprir diferentes demandas de aplicações, a Companhia conta com uma estrutura que contempla sete moinhos de trigo próprios e modernos, duas fábricas de cremes e gorduras vegetais e 28 Centros de Distribuição presentes em locais estratégicos do Brasil.
“Com isso, conseguimos atender a todo o país com a qualidade dos produtos da M. Dias Branco, tanto grandes indústrias quanto transformadores, a partir de soluções cada vez mais inovadoras”, conta o executivo. Outros diferenciais da Companhia incluem padarias para teste de produto, além de planta piloto e cozinha experimental na fábrica de gorduras vegetais (GME), instalada em Fortaleza, para testes de performance dos produtos, simulando situações de mercado.
Ponçano destaca que o time de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Companhia desempenha um papel fundamental na inovação e criação de produtos que atendem às demandas do mercado. “Trabalhando lado a lado com o time técnico, acompanhamos cada etapa do processo, desde o desenvolvimento de novas soluções até o suporte direto aos clientes para garantir a máxima performance e satisfação. Essa dedicação reforça nosso compromis-
so com a excelência e a parceria com nossos clientes e indústrias”, salienta.
Social
O investimento e esforços da Companhia no canal também englobam questões sociais. Em sua Agenda Estratégica ESG, com metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a M. Dias Branco se compromete a atingir 80% de compra de fornecedores locais até 2030 e a impactar 150 mil pessoas por programa de empreendedorismo e profissionalização.
Nesse sentido, a M. Dias Branco já conta com o Programa Alimentando Sonhos, desenvolvido com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades por meio da capacitação na área de gastronomia.
supermercados
PASTELARIAS
Em agosto de 2024, a Companhia, junto ao programa Ceará Sem Fome e o Instituto Pacto Contra a Fome, também assinou um Termo de Adesão e um Acordo de Cooperação Técnica para a realização dos cursos de capacitação nas cozinhas comunitárias do Ceará Sem Fome. A parceria com o governo do Ceará tem como objetivo contribuir para a segurança alimentar e promover a transformação social no estado.
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e so cial do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
O FUTURO DAS PADARIAS ARTESANAIS E DA FERMENTAÇÃO NATURAL NO BRASIL
Como sua empresa está preparada para atender AS DEMANDAS
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS?
Direcionado a:
Modelo - 01 - fornecedores
Modelo - 02 - in company (fornecedores)
Modelo - 03 - padarias e correlatos
Padarias Artesanais e da Fermentação Natural
1. HISTÓRICO DO SETOR
Evolução dos pães no Brasil
Pães artesanais e fermentação natural
Crescimento da panificação artesanal
Resgate das técnicas tradicionais
2. ANÁLISE DO NEGÓCIO
Perfil das padarias
Modelo atual: tradicional x artesanal
Perspectivas futuras para o setor
Produção própria e controle de qualidade
AUGUSTO CEZAR
Expansão para confeitaria e produtos agregados
3. DADOS DE PESQUISA (DataFoods)
Participação de mercado por tipo de pão
Crescimento do consumo de pães artesanais
Preferências do consumidor moderno
Tendências e busca por produtos mais naturais e saudáveis
4. INFORMAÇÕES DE MERCADO
Concorrência direta e indireta
Presença de redes e supermercados
Valorização da experiência do consumidor
Opiniões de especialistas e projeções
Duração: 120 minutos, incluindo 30 minutos para perguntas
Evento on-line
Confidencialidade
Certificado
Investimento por pessoa R$ 3000,00
Especialista e historiador da panificação brasileira - 35 anos de atuação nos principais grupos moageiros. serviços técnicos a padarias e indústrias de panificação, consultoria para fábricas de pré-misturas, melhoradores e aditivos para panificação e autor de 33 livros.
Contato e informações: augusto@panificacaobrasileira.com.br
11.99101-3902
11.99342-4860
JUNTOS VISANDO
O FUTURO DA SUA EMPRESA SERVIÇOS DE ASSESSORIA NÃO DEVEM SER GENERALIZADOS POR PROFISSIONAIS QUE SABEM UM POUCO DE TUDO.
Especialistas geram soluções mais qualificadas e personalizadas para nossos clientes.
Nossas respostas não são tradicionais ou copiadas de um livro didático, mas projetadas caso a caso, de momento a momento.
Somos
especialistas em Consultoria, Reestruturação
e M&A.
Combinamos competências e experiências para promover o crescimento sustentável e preparar as empresas para as transformações e oportunidades do mercado.
SUCESSO
Lado a lado com os executivos que nos contratam, analisamos, refletimos e implementamos estratégias fortes e sustentáveis.
JUNTOS VISANDO O FUTURO DA SUA EMPRESA
PARCERIA
Buscamos o auxílio de profissionais qualificados para nos apoiar na tomada de decisões.
Não é só humildade, bom senso aliado à responsabilidade é o que nos move para garantir qualidade, para sua satisfação.
Sagaz Consultoria e Participações Ltda. Rua Cel. José Eusébio, 95 – casa 13
Higienópolis -São Paulo, SP – CEP 01239-030
Roberto de Azevedo e-mail: razevedo@sagazbrazil.com
Tel.: (11) 99955-4561
ÁREAS DE ATUAÇÃO
• CONSULTORIA DE EMPRESAS:
Gestão e Análise do Negócio
Análise financeira e econômica do status quo da empresa
Análise industrial e de mercado
Proposta de um Plano de Negócios (Business Plan)
Implementação do Plano de Negócios
• REESTRUTURAÇÃO:
Gestão Compartilhada
Gestão Interina (Interim Management).
• RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Definição de um Plano de Recuperação Judicial
Negociação com assembleia de credores
Negociação com instituições financeiras, fornecedores e sindicatos
Implementação do plano de recuperação
• FUSÕES E AQUISIÇÕES (M&A):
Temos um histórico de sucesso em transações com fundos de investimentos, empresas estrangeiras e empresas locais.
Desde a nossa fundação, em 2011, temos criado valor para nossos clientes através de trabalhos estruturados, conduzidos por profissionais com amplo conhecimento dos segmentos em que atuam e de negociação.
Nossos profissionais possuem metodologia com comprovado sucesso de trabalho.
Manteremos sob completo sigilo as informações de sua empresa até a confirmação do interesse do potencial investidor e assinatura de acordos de confidencialidade.
Efetuamos todas as etapas do processo de venda. Iniciamos com o valuation, passando pela busca de potenciais interessados, a estruturação de material para análise da operação, coordenação da due diligence e negociação de contratos de compra e venda.
marketing e tecnologia
Moagem de trigo no Brasil cresceu 3% em 2024, aponta Abitrigo
Pesquisa realizada pela entidade mostra que mais de 13 milhões de toneladas do cereal foram moídos pelas 150 plantas industriais
A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) divulgou os resultados da Pesquisa de Moagem de Trigo referente a 2024, que apontam um crescimento de 3% no volume do grão moído no Brasil em relação a 2023. Ao todo, foram processadas mais de 13,19 milhões de toneladas do cereal em 150 plantas industriais distribuídas pelo país, consolidando um aumento de 380.432 toneladas no período.
“O crescimento observado reforça a importância da cadeia moageira para a segurança alimentar do Brasil e demonstra a resiliência do setor em face de desafios econômicos e climáticos”, afirma o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa. O crescimento superior ao crescimento populacional aponta para a adoção dos produtos a base de trigo como fonte prioritária de alimen-
CIRCUITO DE PALESTRAS QUAIS SÃO OS RISCOS E OPORTUNIDADES PARA O SEU NEGÓCIO? AUGUSTO CEZAR DE ALMEIDA - ESPECIALISTA EM PANIFICAÇÃO, COM 35 ANOS DE ATUAÇÃO NOS PRINCIPAIS GRUPOS MOAGEIROS, SERVIÇOS TÉCNICOS A PADARIAS E INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO, CONSULTORIAS PARA FÁBRICAS DE PRÈ-MISTURAS, MELHORADORES E ADITIVOS PARA PANIFICAÇÃO E AUTOR DE 23 LIVROS. DATAFOODS - LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISAS REALIZADAS PELA ÁREA ESPECIALIZADA DA
Direcionado a:
Modelo - 01 : fornecedores
Modelo - 02: in company (fornecedores)
Modelo - 03: padarias e correlatos
tação dos brasileiros.
A destinação das farinhas produzidas seguiu a tendência de anos anteriores. Os principais destinos da farinha de trigo foram: panificação e pré-misturas (30%), indústria de massas (15,4%) e indústria de biscoitos (11,9%).
O presidente-executivo enfatiza que os dados levantados na pesquisa são fundamentais para guiar estratégias de atuação do setor. “Este levantamento é um referencial indispensável para a indústria moageira nacional. Com base nele, a Abitrigo continuará a trabalhar junto aos seus associados para fortalecer a cadeia produtiva e atender às necessidades do mercado com excelência.”
Uso de trigo importado e armazenagem
Um dado relevante do levantamento foi a análise da dependência do trigo importado na produção brasileira, que representa cerca de 50% do grão consumido. Em 2024, segundo a pesquisa, as regiões Norte e Nordeste apresentaram a maior proporção de uso de trigo importado, com quase todo o volume
do cereal processado vindo de outros países. “Essa dependência reflete a falta de autossuficiência na produção local e a necessidade de estratégias logísticas eficientes para garantir o abastecimento”, destaca Barbosa.
Ele ainda reforça que esse cenário ressalta a importância do comércio internacional para a cadeia de trigo no Brasil e sugere oportunidades para o desenvolvimento de políticas voltadas à ampliação da produção nacional, especialmente em regiões com grande demanda e menor acesso ao trigo nacional.
Outro aspecto relevante foi a análise da infraestrutura de armazenagem estática nas plantas industriais, que revelou adaptações estratégicas de acordo com as especificidades regionais. “Esta é uma grande demanda de melhoria do setor: a necessidade de linhas de financiamento para expansão de silos para garantia dos estoques de trigo nacional, evitando que se exporte na safra, a despeito da insuficiência brasileira de produção de trigo, e se tenha que importar durante o ano”, evidencia Barbosa.
Farinhas de trigo para preparações específicas fomentam o mercado de panificação e pizza
Com mais de 70 mil padarias e mais de 122 mil pizzarias no País, empreendedores dos segmentos têm buscado por produtos próprios para as determinadas preparações
Investir em farinhas de trigo específicas para cada tipo de preparação pode trazer benefícios significativos para o resultado final do produto. Isso ocorre porque cada tipo de farinha possui características únicas, como o teor de proteína, o tamanho do grão e a quantidade de amido, fatores que influenciam diretamente na textura, no sabor e na qualidade das preparações. Sempre atento às demandas e mudanças do mercado, o Grupo Ocrim investe constantemente em melhorias na sua linha de farinha de trigo Mirella. O reflexo dessa preocupação pode ser visto em algumas das opções oferecidas, focadas em produtos específicos como pizza e pastel, além do pães francês e doce, e da farinha orgânica, produto no qual o Grupo é pioneiro no mercado brasileiro.
Essa utilização também pode auxiliar em possíveis problemas no processo preparação, como evitar que a massa fique pesada demais ou que não cresça o suficiente.
O presidente da empresa, Amedeo di San Marzano, ressalta que a preferência e aderência dessas farinhas são percebidas, principalmente, entre pessoas que possuem o próprio negócio. “Devido à crescente profissionalização e qualificação do setor, é cada vez mais importante acompanhar esse movimento, tanto por meio do conhecimento como por meio do investimento em ingredientes de alta qualidade, que se diferenciam no mercado.”
Os dados vêm se fermentando no País
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021 o nicho faturou R$105,85 bilhões, um crescimento de 15,3% em relação ao ano anterior. Atualmente, são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil, gerando cerca 920 mil empregos diretos e 1,6 milhões indiretos, segundo dados de 2020. A estimativa é que 41 milhões de pessoas vão diariamente nas pada-
rias para comprar o tradicional pãozinho.
Gilson Santos, proprietário da padaria A Fornada, localizada em São Paulo (SP) e premiada internacionalmente, compartilha que o resultado dos pães feitos com a farinha da marca é incomparável. "Há 12 anos faço pães com a farinha Mirella Orgânica e o sabor, a textura e a aparência são diferenciadas", diz.
Já no segmento de outra paixão nacional, a pizza, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), os números também são expressivos. Em um estudo realizado em 2022, a Associação mapeou mais de 83 mil pizzarias e pôde ter um conhecimento melhor sobre o mercado.
Estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias, sendo 26.160 so
Ainda de acordo com a APUBRA, 95% das pizzarias são classificadas como microempresas e 54% como MEI, o que demonstra como o segmento ajuda a impulsionar o pequeno empreendedor e a economia interna.
Ronaldo Ayres, conhecido como o nome da sua marca "Sr. Pizza", é diretor do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil, o maior centro nacional de formação de pizzaiolos, e conta os diferenciais que a farinha Mirella Pizza proporciona no dia a dia.
“É uma linha que se adequa muito bem às pizzas de longa fermentação, por exemplo, sendo mais leve, agradável e com melhor digestibilidade. Inclusive, acredito que ela está em um nível superior às internacionais, pois é produzida com um trigo de alta qualidade em um processo que privilegia todo o potencial do grão", afirma.
Sobre a Ocrim
Tradição e qualidade são pilares do Grupo Ocrim, indústria de farinha de trigo, produtos para panificação, confeitaria e uso doméstico, além de massas, biscoitos e ração animal. Com 71 anos de história e pioneira na região Norte, detém oito marcas e é uma das principais empresas de moagem de trigo do Brasil.
Sólido, dinâmico e correto com o meio ambiente, tem moinhos Belém (PA) e Manaus (AM), uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua (PA) e uma fábrica de ração em Manaus.
A rigorosa cadeia produtiva garante a excelência do portfólio, composto pe las farinhas Mirella, Trigolar, Ambra e Amorati, biscoitos Trigolino e Zalppi, massas Ricosa, Trigolino, Ambra, Amorati e rações Family Plus.
Muito além da cerveja: conheça outras funções da cevada na alimentação
Fonte de fibras e vitaminas, o cereal, conhecido por ser ingrediente da cerveja, pode virar inúmeras receitas nutritivas, de pães a saladas
Sua popularidade como matéria-prima da cerveja não faz jus à importância e versatilidade que tem em tantas outras preparações. A cevada, ou cevadinha, como é conhecida, vai muito além de ser somente a alma dessa bebida milenar, que dá origem ao malte, responsável pelo corpo, cor e aroma da cerveja. Fonte de fibras, vitaminas e carboidratos, o grão pode ser facilmente inserido na alimentação para uma rotina alimentar mais equilibrada e nutritiva. Esse cereal é um alimento natural que foi por muito tempo conhecido apenas como um ingrediente da cerveja, mas de alguns anos para cá, ganhou protagonismo em receitas brasileiras tradicionais por seu alto valor nutricional. Segundo a nutricionista da Ambev, Júlia Toledo, "a cevada é um cereal muito nutritivo, fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio, selênio e fósforo.
Seu consumo é recomendado como parte de uma dieta saudável, desempenhando um papel fundamental no fornecimento de energia para o corpo".
Versátil e com sabor suave, a cevada pode ser introduzida no cardápio de formas distintas e consumida crua ou cozida. De acordo com Júlia, o grão pode ser adicionado em saladas, snacks, sopas e até mesmo em pães, que ganham mais sabor e nutrientes com o ingrediente.
"As variações de massas também podem ser mais bem aproveitadas com a inclusão desse cereal. É possível encontrar no mercado uma outra versão de cevada: tostada ou moída, muito utilizada como substituta ao café, uma vez que não possui cafeína", explica a nutricionista.
Na cerveja, a cevada pode ser usada tanto in natura quanto malteada e o seu papel será propiciar corpo, cor, aroma, espuma e dulçor na bebida. Júlia comenta que as propriedades e benefícios da cevada também podem estar presentes na cerveja e reforça que o consumo moderado deve ser pautado sempre levando em consideração as características fisiológicas e metabólicas de cada indivíduo . Para Carolina Loureiro, beer sommelière da Ambev, a quantidade desse ingrediente na cerveja vai depender do estilo que está sendo produzido pelo mestre-cervejeiro, "as versões que possuem um corpo maior precisam de mais malte, por exemplo. Além da cevada, outros cereais são usados na produção da cerveja, dependendo das características e sabores de cada receita, como arroz, milho, aveia e trigo", conta a especialista.
PRÊMIO 1000 MELHORES PADARIAS
A MAIOR premiação DO MUNDO !
• CONSUMIDORES indicam três marcas de produtos que compra na padaria indicada.
• padarias indicam três fornecedores de produtos / serviços.
• fornecedores indicam as melhores padarias em suas áreas de atuação.
ORGANIZAÇÃO
marketing e tecnologia
O Autor e o livro - AUGUSTO CEZAR DE ALMEIDA NETO BISCOITOS E BOLACHAS NO NORDESTEPadarias e pequenas fabricas de delícias populares
Apresentamos com grande entusiasmo o mais recente lançamento literário de Augusto Cezar de Almeida, renomado especialista e historiador da panificação brasileira. Com uma trajetória ímpar, Almeida ostenta o título de autor com o maior número de livros publicados sobre o tema, somando um total de 30 obras em seu repertório, sendo oito delas dedicadas exclusivamente à rica História da Panificação Brasileira.
Engenheiro Químico, com MBA em Marketing e Pós-Graduação em Competitividade Empresarial, Augusto Cezar de Almeida não só domina os aspectos técnicos da panificação, mas também mergulha nas intricadas conexões que essa arte tem com diversas áreas do conhecimento. Seus escritos exploram não apenas a história e a tecnologia por trás do pão, mas também adentram em aspectos filosóficos, religiosos, fatos curiosos, supersticiosos, além de estórias, gírias, música e outras manifestações culturais que permeiam o universo da panificação.
Além de sua vasta produção literária, Augusto Cezar de Almeida é um profissional atuante no mercado, com experiência em empresas renomadas como Bunge, J. Macedo, Puratos, Perfecta, Granotec, Prozyn entre outras. Sua expertise se estende além das páginas de seus livros, oferecendo consultoria para diversas empresas do ramo, palestrando tanto no Brasil quanto no exterior e sendo o criador de eventos renomados, como "O Futuro do Pão Francês" e "O Futuro das Padarias do Brasil".
Augusto Cezar também se volta para a valorização das padarias e dos padeiros, com os maiores prêmios do mundo para padarias e padeiros: Prêmio 1000 Melhores Padarias do Brasil e Prêmio 1000 Melhores Padeiros do Brasil. Além disso, realiza a mais de 15 anos os prêmios presenciais: Prêmio Melhores Padarias do Brasil e Prêmio Melhores Padeiros do Brasil, e o concurso Melhores Produtos de Padarias do Brasil.
Como se não bastasse, Almeida é também o criador e curador do Museu da Panificação Brasileira, um espaço que celebra e preserva a rica história dessa arte tão essencial para a cultura brasileira.
Augusto Cezar de Almeida se destaca como uma figura incontornável no cenário da panificação brasileira, com a Revista Panificação Brasileira, e ampla coleção de artigos e obras que abrangem desde dicionários e guias práticos até análises profundas dos aspectos mais intricados dessa arte. Ele se firma como um guardião e difusor do conhecimento sobre esse pilar essencial de nossa cultura de panificação.
BISCOITOS E BOLACHAS
NO NORDESTE
PADARIAS E PEQUENAS FÁBRICAS DE DELÍCIAS POPULARES
Augusto Cezar de Almeida Neto
marketing e tecnologia
Conheça as obras do autor:
Dicionário da Panificação Brasileira
ABC da Panificação Brasileira
Pães no Brasil
O Pão e suas simbologias
Marketing na Panificação
Pães Internacionais – delicias da panificação
Tudo que o padeiro precisa saber
Padarias – nomes que fazem história & suas curiosidades
Pães, bolos e doces na feira central de Campina Grande
A História da Panificação Brasileira – a fantástica história do pão e da evolução das padarias no Brasil
Panificação e Confeitaria do Século XXI (com Giovani Mendonça e Sandra Thebishe)
Biscoitos Finos e Tradicionais em Padaria
Panificação Brasileira em Revista
Pão Francês e suas variedades
Pão Doce e suas Variedades
Padaria Centro de Bons Negócios
A Linguagem das Padarias – “novo dicionário da panificação brasileira”
Memórias da Panificação Brasileira
Arte & Imagens – construindo uma visão da arte da pintura e do pão
História da Panificação – passado e presente
Padeiro Qualificado
Os Quatro Pilares da Panificação
Pão no Mundo - a linguagem universal do Pão
Pães na Hotelaria
Padarias do Brasil em Tempos de Pandemia (em fase de conclusão)
As Mulheres na Panificação – “lutas, discriminações, conquistas e contribuições na construção da panificação brasileira”.
Os famosos das padarias do Brasil
Visões do Sabor – Cronografia do Pão.
Panetone – delícias lucrativas – “estratégias e dicas para vender mais”
Pães e Padarias em Tempos de Guerra – a panificação brasileira durante o período da II Guerra Mundial
Biscoitos e Bolachas no Nordeste - padarias e pequenas fábricas de delícias populares.
PADARIAS DO BRASIL
Saiba como participar ! augusto@panificacaobrasileira.com.br
Brioche
Sagrado Boulangerie
O maior evento de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas
Canal de Conteúdo Oficial
PRÊMIO
PADARIAS DO
A premiação mais valorizaDA da Panificação
•CONSUMIDORES indicam três marcas de produtos que compra na padaria indicada.
•padarias indicam três fornecedores de produtos / serviços.
•fornecedores indicam as melhores padarias em suas áres de atuação.
ORGANIZAÇÃO
INSCRIÇÕES A PARTIR MÍDIAS
MELHORES DO BRASIL 2025
Panificação Brasileira
DE MAIO
Farinha, farelo ou flocos? Como deixar as receitas mais saudáveis e saborosas usando os diferentes tipos de aveia
Mais nutritivo que outros cereais, o “supergrão” fornece energia por um longo período, aumentando a sensação de disposição, e pode ser usado nas mais diversas receitas, desde salgados até sobremesas
As pessoas empenhadas em manter um hábito de vida saudável agora têm mais um motivo para consumir a aveia. Muitos não sabem, mas o uso do cereal vai muito além do mingau ou do uso “polvilhado” sobre as frutas. Este “supergrão” pode ser encontrado em três diferentes formas, sendo como farinha, em flocos (finos ou regulares), ou até mesmo como farelo, o que possibilita o preparo de uma infinidade de receitas práticas e nutritivas, além de saborosas.
Um fato ainda pouco conhecido pelas pessoas é que o cereal oferece uma série
do complexo B.
Pelo fato de possuir uma textura muito fina, a farinha de aveia, que também é rica em minerais e fitoquímicos, pode substituir total ou parcialmente a farinha branca, que é menos nutritiva. Além disso, também pode ser utilizada como agente espessante para sopas e cremes, ou receitas mais elaboradas, como na massa e recheio de panquecas, em pães e até mesmo como complemento nutricional em pratos tradicionais, como o feijão, sem comprometer o sabor das receitas.
Já o Oat Bran, ou farelo de aveia, feito pela parte externa da casca, rica em fibras beta-glucanas, possui uma textura mais firme, dando crocância e textura aos alimentos e pode ser usado para empanados, milanesas e itens levados ao forno. Com alto teor nutricional, este ingrediente também costuma surpreender as pessoas no preparo de receitas como massas de tortas e biscoitos salgados.
Extremamente práticos, os flocos da aveia, por sua vez, são indicados para dar mais sabor a frutas e iogurtes ou consistência em preparos mais elaborados, como as overnight oats (sobremesa que combina iogurte, frutas e aveia), bolos, crumbles e em receitas salgadas, como um hambúrguer com aveia. Esta forma do cereal apresenta maior concentração de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres produzidos no organismo, como as avenantramidas, existentes apenas neste cereal, que se aliam aos flavonoides e tocoferol do “supergrão” para ajudar a retardar o envelhecimento.
Conheça todos os principais benefícios obtidos com a inclusão da aveia na alimentação
Para o bem estar - Densidade de nutrientes: O consumo diário de aminoácidos, como triptofano e metionina, é essencial, pois eles estão relacionados com a melhora do sono e humor. Esses aminoácidos não são produzidos pelo corpo, sendo necessário obtê-los através da alimentação. Ao contrário da maioria dos grãos, a aveia apresenta boa concentração desses nutrientes.
Contra radicais livres - Potencial Antioxidante: A aveia é o único cereal na natureza que contém avenantramidas, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, auxiliando na desaceleração do envelhecimento precoce, contando também com função anti-inflamatória. O elemento age em conjunto com outros compostos fenólipos presentes na casca, como ácidos ferúlicos, caféicos e fíticos.
Para gerenciar o peso - Potencial de saciedade: Graças à grande quantidade de
marketing e tecnologia
Beta-glucanas, sempre que ingerida, a aveia contribui para controlar a glicemia e proporciona uma sensação de saciedade maior do que outros cereais com menor teor de fibras solúveis, ajudando no controle do peso.
Para cuidar do coração – Potencial para reduzir o colesterol: Para a prevenção de doenças cardiovasculares, a FDA e a ANVISA recomendam uma dose diária de três gramas de fibra Beta-glucana, que podem ser obtidas com a ingestão de 40 gramas de aveia Oat Bran, o que equivale a aproximadamente quatro colheres de sopa. Essa alegação só está aprovada para a Beta-glucana presente na aveia, que apresenta grandes quantidades dessa fibra solúvel. A recomendação é baseada em pesquisas que apontam que essa fibra ajuda na redução da absorção do colesterol ruim pelo organismo.
Para se sentir mais leve – Potencial para auxiliar na função intestinal: Ingerindo duas colheres de sopa de aveia diariamente, as pessoas consomem o equivalente a 12% das fibras necessárias no dia. O hábito de consumir o supergrão, rico em fibras Beta-glucana, auxilia na função intestinal, proporcionando assim mais leveza e disposição para as tarefas do dia a dia.
SOBRE A PEPSICO
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo teve uma receita líquida de mais de US$ 66 bilhões em 2014, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO –LAY®, GATORADE® , PEPSI-COLA®, QUAKER® e TROPICANA®. O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.
No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas.
No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 14 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, HELLO BY H2OH!™, GATORADE® E LIPTON®Ice Tea aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.
SE O SEU NEGÓCIO É TER SUCESSO,
AQUI VAI O INGREDIENTE IDEAL: ÓLEO DE ALGODÃO ELOGIATA.
Extraído a partir de sementes de algodão e refinado pelos mais avançados processos, o Óleo de Algodão Elogiata é indispensável para você que busca qualidade e mais estabilidade. Perfeito para frituras, molhos, panificação e confeitaria, além do alto rendimento, com o Óleo de Algodão Elogiata em seu negócio, pode se preparar: você não vai parar de receber elogios.
%
GORDURA TRANS
PCRT Consul T o R ia
Foco voltado para empresas que buscam se adequar as normas técnicas nacionais e internacionais, regulamentações, certificações, saúde e segurança.
Para atendermos sua empresa da melhor maneira e superar as expectativas, oferecemos um conjunto de diferenciais e uma equipe altamente qualificada e capacitada.
Cultura, Educação, Tecnologia e Inovação na Panificação
Por Prof. Odoaldo Rochefort
A panificação sempre foi uma paixão, um campo de estudo e uma jornada de descobertas constantes. Mas há momentos em que essa trajetória ganha novos significados e nos faz sentir parte de algo ainda maior. Escrever meu primeiro artigo para a Revista Panificação Brasileira é um desses momentos. Contribuir para essa publicação é mais do que compartilhar informações e experiências, é um convite para dialogar com profissionais, empreendedores e apaixonados pela panificação em todo o país.
Ao longo dos anos, tive a oportunidade de ensinar, aprender e trocar experiências com padeiros, confeiteiros, empresários e estudantes. Agora, levo para essas páginas um pouco dessa vivência, com o desejo de inspirar e contribuir para o crescimento do setor. Cada palavra escrita carrega a responsabilidade de respeitar as tradições, celebrar as inovações e valorizar as pessoas que fazem da panificação um universo tão rico.
Uma Breve Apresentação
Para aqueles que ainda não me conhecem, permitam-me uma breve apresentação. Minha trajetória na panificação começou na adolescência, influenciada diretamente por minha família. Sou filho de comerciantes que, na década de 1990, foram pioneiros com um modelo de negócio inovador para a época: a Casa do Padeiro de Porto Alegre. No qual, era possível encontrar, em um só lugar, ingredientes, utensílios, equipamentos e cursos de capacitação para panificação e confeitaria. Isso em uma época de acesso limitado à informação e sem a facilidade da internet. Minha família criou um verdadeiro centro de conhecimento e desenvolvimento para o setor. Tanto que empresários de outros estados vinham à Porto Alegre para conhecer a Casa do Padeiro e aprender sobre essa nova experiência de negócio.
Minha formação acadêmica me levou por um caminho pararlelo, mas complementar. Sou Doutor em Química e tenho duas graduações: Química Industrial e Licenciatura em Química. Tive a oportunidade de estudar integralmente em escolas e universidade pública e, com imensa gratidão, dediquei 21 anos ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, contribuindo para a formação de novos profissionais.
KONEXÃO
INFLUENCIADORES
Dificuldade em encontrar bons influenciadores do setor?
Busca por profissionais reconhecidos no mercado?
Padeiros e confeiteiros premiados pelo Prêmio Melhores Padeiros do Brasil (Revista Panificação Brasileira)
Campanhas com apoio de quem entende de panificação e confeitaria
QUEM SOMOS E
COMO ATUAMOS
Agência de influenciadores especializados nos nichos de Panificação e Confeitaria. Trazemos uma proposta de valor trabalhando com um time seleto dos melhores profissionais, com grande número de seguidores e visualizações, premiados e experientes no mercado. Com atendimento personalizado, focando em influenciadores que possam participar das campanhas dos parceiros, gerando engajamento real e de qualidade. Os diferenciais são evidenciados pela parceria exclusiva com os nossos meios de comunicação para o setor de panificação e food service, além de contar com profissionais premiados entre os melhores do Brasil, expertise na produção, cuidado e preparo na apresentação e postura profissional.
O QUE PROPOMOS
Geração de resultados superiores em campanhas com influenciadores digitais da Konexão Influenciadores. Ganhos de escala com nosso time de influenciadores. Com time experiente cuidamos de tudo do briefing para você.
Agregar através do nosso processo de busca de influenciadores, otimizando o tempo e trazendo de maneira eficaz mais resultados.
Através do nosso banco de talentos auxiliamos na localização de influenciadores, com perfis validados e sugerindo os mais adequando as campanhas. Contato e informações: augusto@panificacaobrasileira.com.br 11.99101-3902 11.99342-4860
marketing e tecnologia
Enquanto construía minha trajetória na Química, acompanhava de perto o crescimento da Casa do Padeiro e do setor de panificação. Isso me permitiu conhecer de perto os principais players do mercado, desde empresários de grandes empresas internacionais passando por padeiros, confeiteiros e culinaristas que marcaram época. Frequentei feiras nacionais e internacionais, como FISPAL, FIPAN, HOTEC, FITHEP (Argentina) e IBA (Alemanha), sempre buscando conhecimento e inovação para o setor.
Com essa vivência, foi natural estabelecer uma ponte entre a Química e a Panificação. Acredito profundamente que a transformação de um setor – e de um país – passa pela educação. Foi com esse propósito que idealizei e implementei o primeiro Curso Técnico em Panificação do Rio Grande do Sul, um programa público e gratuito no IFRS, que este ano completa 15 anos.
Ao longo da minha jornada, desenvolvi diversos projetos de qualificação profissional, coordenei concursos de esculturas em pães e bolos artísticos, participei de exposições e festivais gastronômicos, e contribui para ações solidárias durante a pandemia e os eventos climáticos no RS. Fui jurado da Revista Veja Porto Alegre e de inúmeros concursos gastronômicos. Além disso, tive a honra de criar o Pão do Caminho dos Moinhos, um projeto que fortalece o patrimônio histórico do Museu do Pão de Ilópolis/RS.
FIQUE POR DENTRO DO MERCADO
E
APROVEITE E DEIXE SEU LIKE!
marketing e tecnologia
Essa trajetória, que une tradição, conhecimento científico e paixão pela panificação, me trouxe até aqui.
Neste espaço serão tratados diversos assuntos envolvendo a Cultura, a Educação, a Tecnologia e a Inovação e as suas inter-relações, com o intuito de informar os profissionais e empresários do setor de panificação sobre as transformações e as bases técnicas que regem as operações no dia-a-dia, para que possam aplicar o que fizer sentido para o seu negócio e profissão, com o intuito de qualificar ainda mais as suas entregas para os consumidores e, como consequência, aumentar as suas vendas.
A inter-relação entre Cultura, Educação, Tecnologia e Inovação no setor de panificação é profunda e impacta tanto a tradição, quanto a modernização do segmento. Vejamos como eles se conectam:
1. Cultura: A panificação é uma atividade fortemente enraizada na cultura de diferentes povos, carregando tradições, técnicas e ingredientes típicos de cada região. No Brasil, por exemplo, a imigração europeia influenciou a diversidade de pães regionais, como o pão francês, a broa de milho e o pão sovado. A valorização da cultura alimentar e do patrimônio gastronômico fortalece a identidade dos produtos e pode impulsionar o mercado de pães artesanais e regionais.
2. Educação: A qualificação profissional é essencial para a evolução do setor. Cursos técnicos, graduações e especializações em panificação contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos, a gestão eficiente dos negócios e o desenvolvimento de novos produtos. Projetos de educação continuada são fundamentais para manter os profissionais atualizados sobre novas técnicas e tendências do mercado.
3. Tecnologia: A modernização dos processos produtivos, a automação de panificadoras e a utilização de novos equipamentos são exemplos da influência da tecnologia no setor. Softwares de gestão, fermentações controladas por sensores e a aplicação da inteligência artificial na previsão da demanda são avanços que otimizam a produção e reduzem desperdícios. Além disso, a pesquisa de alimentos e a biotecnologia tem papel fundamental no desenvolvimento de novos ingredientes e processos.
4. Inovação: A inovação pode ocorrer em diferentes frentes: produtos (desenvolvimento de pães funcionais, sem glúten, com fermentação natural e ingredientes mais saudáveis); processos (técnicas como fermentação controlada, congelamento de massas e panificação sustentável) e modelos de negócio (novas formas de distribuição, como padarias digitais
e assinaturas semanais de produtos).
A integração desses quatro pilares fortalece o setor, promovendo um equilíbrio entre tradição e modernidade, qualificação profissional e crescimento sustentável.
A Ciência por Trás do Pão: Transformações Bioquímicas
O pão é um dos alimentos mais antigos e consumidos pela humanidade, presente em praticamente todas as culturas ao redor do mundo. Sua história remonta a milhares de anos, e sua popularidade persiste até hoje. No entanto, para além dos aspectos históricos e culturais, o que torna o pão tão especial?
A resposta está em suas transformações bioquímicas durante o processo de produção, que criam texturas, aromas e sabores únicos, e em sua capacidade de se conectar com as tradições e inovações de cada sociedade.
A produção do pão envolve uma série de transformações bioquímicas complexas, desde a mistura dos ingredientes até a cocção. Os principais processos incluem:
1. A fermentação, o coração do processo de panificação
A fermentação é a etapa chave na panificação, na qual leveduras (Saccharomyces cerevisiae) e/ou bactérias utilizam os açúcares (glicose e maltose) presentes na farinha de trigo para produzir gás carbônico e etanol, criando bolhas que dão ao pão sua textura aerada. Há duas fermentações principais:
• Fermentação alcoólica: as leveduras metabolizam os açúcares, gerando gás carbônico, que fica retido na rede de glúten, fazendo a massa crescer O etanol gerado evapora durante a cocção.
• Fermentação lática (em massas de fermentação natural): bactérias ácido-láticas, como Lactobacillus, produzem ácido lático e acético, contribuindo para a complexidade de sabor e aroma do pão, deixando um toque levemente ácido.
2. A formação da rede de glúten garante a estrutura do pão
O glúten é uma rede proteica formada pelas proteínas insolúveis da farinha de trigo (glutenina e gliadina) quando misturadas com água e submetidas à ação mecânica (sova). Essa estrutura confere elasticidade e retenção de gases, determinando a textura final do pão.
3. A ação das enzimas
As enzimas presentes na farinha de trigo (amilases e proteases) quebram o amido em açúcares simples e as proteínas em aminoácidos, que são essenciais para as reações de Maillard durante o assamento.
marketing e tecnologia
4. O assamento e a alquimia do calor
O assamento é a etapa final, onde a massa crua se transforma em pão dourado e perfumado. Aqui, ocorrem algumas das transformações mais importantes no pão:
• Reação de Maillard: entre aminoácidos (proteínas) e açúcares redutores em temperaturas acima de 140 °C. Produz compostos como melanoidinas, que dão ao pão sua cor dourada e sabores tostados e caramelizados.
• Caramelização: degradação de açúcares, em temperaturas acima de 160 °C, criando sabores adocicados e amargos.
• Gelatinização do Amido: o calor faz com que o amido absorva água e se expanda, criando a estrutura firme e úmida do miolo.
• Formação da Casca: a perda de umidade na superfície da massa cria uma crosta crocante, que concentra os aromas e protege o miolo. Enfim, por trás do aroma do pão fresco, da textura crocante da casca e do miolo macio estão as reações bioquímicas que criam uma experiência sensorial única.
Por que o pão faz sucesso no mundo todo?
O pão é um alimento universal por várias razões:
• Acessibilidade: seus ingredientes básicos (farinha de trigo, água, fermento biológico e sal) são simples e acessíveis economicamente. Pode ser produzido em escala artesanal ou industrial, atendendo a diferentes mercados.
• Versatilidade: adapta-se a diferentes culturas e preferências, variando em formato, sabor e composição. O pão pode ser feito com uma variedade enorme de ingredientes, desde farinhas de trigo, centeio e milho até alternativas modernas como farinha de grilos ou de cascas de frutas.
• Valor nutricional: é fonte de carboidratos, fibras, proteínas e micronutrientes essenciais, especialmente quando produzido com farinhas integrais.
• Capacidade de adaptação: ao longo da história, técnicas de panificação foram aprimoradas, permitindo a criação de produtos específicos para diferentes dietas e preferências alimentares, como pães sem glúten, low-carb, veganos ou enriquecidos com nutrientes.
• Simbolismo cultural: em muitas sociedades, o pão representa sustento, partilha e tradição, sendo parte fundamental de rituais e celebrações. Cada cultura tem seu pão icônico, que reflete sua história e tradições, por exemplo: a França tem o baguete e o croissant; a Itália tem a ciabatta e a focaccia; o Brasil tem o pão de queijo e o pão francês; a Índia tem o naan e roti, o México tem a tortilha.
O pão é mais do que um alimento
O pão, alimento que atravessa civilizações, é muito mais do que um alimento; é uma expressão da ciência, da cultura e da criatividade humana. Suas transformações bioquímicas durante a fermentação e o assamento criam sabores e texturas que cativam paladares ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, sua capacidade de se adaptar às necessidades e tradições de cada sociedade faz dele um símbolo que representa sustento, partilha e tradição, sendo parte fundamental de rituais e celebrações. Desde os pães mais simples até as criações autorais, o pão continua a ser um alimento essencial, que conecta passado e futuro, tradição e tecnologia. Por isso, ele não apenas faz sucesso, mas também permanece como um dos alimentos mais amados e universais da humanidade.
Desejo muitas trocas com vocês. Por isso, mandem suas dúvidas, sugestões e críticas para o e-mail odoaldorochefort64@gmail.com. Terei um enorme prazer em trocas ideias com vocês. Que este seja o primeiro de muitos textos, que sirvam para fortalecer nosso segmento, incentivar a capacitação e estimular novas ideias. Agradeço à Revista Panificação Brasileira pela oportunidade e aos leitores por compartilharem essa jornada.
Boas e lucrativas fornandas.
Conheça as propriedades do trigo e seus benefícios como alimento
Nutricionista explica que o grão e seus derivados podem ajudar no controle do peso e na redução dos riscos para diversas doenças
Utilizada para o preparo de pães, massas, bolos e biscoitos, a farinha de trigo vem ganhando destaque no equilíbrio das dietas. Por ser um cereal rico em carboidrato, os alimentos à base de trigo são nossas principais fontes de energia, atuam na prevenção de diversas doenças e ainda fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em falta, resultam em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra.
De acordo com a nutricionista da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), Vanderli Marchiori, o grão e seus derivados devem ser consumidos diariamente.
"Estes alimentos são fundamentais para a fabricação de serotonina – um neurotransmissor que garante a sensação de bem-estar, reduz a ansiedade, regula o humor e o apetite, e ainda ajuda a combater a enxaqueca –, além de conter minerais e outros nutrientes".
O processo de moagem do grão dá origem a uma proporção de, em média, 75% de farinha e 25% de farelo de trigo. No mercado há uma grande variedade de farinhas refinadas brancas e amarelas (especiais), integrais (grossa e fina), farelo, fibra, gérmen, além dos pães, massas, e outros produtos à base do cereal.
Conheça as diferenças, propriedades e benefícios do trigo e de cada tipo de farinha na alimentação:
Farelo – fonte de fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, zinco e potássio,
POR QUE INVESTIR
NA REVISTA PANIFICAÇÃO BRASILEIRA ?
Perfil Editorial!
Considerada a publicação mais completa do mercado de panificação e confeitaria do Brasil.
Público segmentado e qualificado!
Empresários da panificação e confeitaria, distribuidores especializados, diretores, gerentes de vendas e marketing, nutricionistas, fornecedores, engenheiros de alimentos, padeiros, confeiteiros, chefs, consultores, estudantes, formadores de opinião, autoridades e lideranças. Versão on-line!
Todas as edições são disponibilizadas na internet, multiplicando a visitação e visualização dos anúncios.
Comunicação digital!
Com atualizações diária, o site www.panificacaobrasileira.com.br tem atrações para os anúncios e empresas. Ponto permanente de informações sobre seus produtos e serviços.
Envio de e-flyer!
Com a maior base de e-mails do setor, o serviço de envio de e-flyers é capaz de estimular vendas e atingir amplo público.
Distribuição e cobertura nacional!
Envio direto gratuito e por assinaturas, entidades, distribuidores, empresas do setor de panificação e confeitaria, escolas especializadas, universidades e faculdades, entre outros.
Contatos:
augusto@panificacaobrasileira.com.br
antonelli@panificacaobrasileira.com.br
entre outros minerais, o farelo de trigo acelera o trânsito intestinal e ajuda a reduzir o risco para de câncer nesta região do organismo.
Gérmen – também conhecido como o embrião do grão, comercializado na forma de farelo ou óleo, é considerado uma excelente fonte de vitamina E, nutriente antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e contribui na redução do envelhecimento dos vasos sanguíneos, o que proporciona uma maior longevidade do sistema circulatório. Rico em vitaminas do complexo B, em especial a B1 ou tiamina, que é fundamental na metabolização da glicose, em especial para os diabéticos.
Endosperma – localizado na parte intermediária do grão, entre o farelo e o gérmen, é utilizado como base para fabricação da farinha de trigo e está presente nas receitas de massas, pães, bolos e biscoitos. Atualmente, a tradicional farinha é encontrada em nos mercados em várias versões, por exemplo com a adição de fermento, orgânica, entre outras.
PADARIAS
Farinha de trigo branca – considerada uma das principais bases da alimentação dos povos em todo o planeta, é indicada para ser consumida no dia a dia, pois contribui para a digestão e manutenção da boa forma.
SORVETERIAS
LOJAS DE CONVENIÊNCIAS
Fonte de carboidratos, também ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável e controla os níveis de colesterol.
11.99101-3902
comercial@panificação brasileira.com.br
Farinha de trigo integral – obtida pelo acréscimo do farelo à farinha branca, ou extraída no início do processo de moagem, além de ser fonte fibras, possui al tos teores de vitaminas, sais minerais e proteínas, fatores que ajudam a reduzir o estoque de gordura no abdômen e diminuir os riscos de doenças cardíacas. A nutricionista também explica que as farinhas podem ser enriquecidas com ingredientes como ferro e ácido fólico, tornando os alimentos ainda mais sau
O FUTURO DAS PADARIAS ARTESANAIS E DA FERMENTAÇÃO NATURAL NO BRASIL
Como sua empresa está preparada para atender AS DEMANDAS
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS?
Direcionado a:
Modelo - 01 - fornecedores
Modelo - 02 - in company (fornecedores)
Modelo - 03 - padarias e correlatos
Padarias Artesanais e da Fermentação Natural
1. HISTÓRICO DO SETOR
Evolução dos pães no Brasil
Pães artesanais e fermentação natural
Crescimento da panificação artesanal
Resgate das técnicas tradicionais
2. ANÁLISE DO NEGÓCIO
Perfil das padarias
Modelo atual: tradicional x artesanal
Perspectivas futuras para o setor
Produção própria e controle de qualidade
AUGUSTO CEZAR
Expansão para confeitaria e produtos agregados
3. DADOS DE PESQUISA (DataFoods)
Participação de mercado por tipo de pão
Crescimento do consumo de pães artesanais
Preferências do consumidor moderno
Tendências e busca por produtos mais naturais e saudáveis
4. INFORMAÇÕES DE MERCADO
Concorrência direta e indireta
Presença de redes e supermercados
Valorização da experiência do consumidor
Opiniões de especialistas e projeções
Duração: 120 minutos, incluindo 30 minutos para perguntas
Evento on-line
Confidencialidade
Certificado
Investimento por pessoa R$ 3000,00
Especialista e historiador da panificação brasileira - 35 anos de atuação nos principais grupos moageiros. serviços técnicos a padarias e indústrias de panificação, consultoria para fábricas de pré-misturas, melhoradores e aditivos para panificação e autor de 33 livros.
Contato e informações: augusto@panificacaobrasileira.com.br
11.99101-3902
11.99342-4860
Estreando
PRESENÇA DESTACADA NO SETOR
COBERTURA NACIONAL
100 bilhões de reais
1,3 milhões de empregados + 70 mil padarias
Revista focada nas padarias, varejo com pães, indústrias de pães e bolos, fábrica de pães congelados, moinhos de trigo, fábricas de misturas.
Atinge diretamente empresários e profissionais formadores de opinião
+ 200 mil donos de padarias
O que você quer oferece a esse público?
Distribuição
Sudeste Centro-Oeste Sul Nordeste Norte
marketing e tecnologia
Saiba por que a aveia está ganhando cada vez espaço na gastronomia nutritiva brasileira
No universo da gastronomia, tendências que unem prazer e funcionalidade à alimentação vêm ganhando relevância. O motivo? A gastronomia nutritiva, uma tendência que tem se mostrado uma poderosa ferramenta na promoção da saúde por meio dos alimentos. Durante a pandemia, os hábitos alimentares dos consumidores passaram por mudanças com maior demanda por produtos saudáveis, mercado que atingiu R$ 100 milhões em 2020, segundo dados da Euromonitor International.
E nessa busca pela nutrição de qualidade, um super ingrediente tem ganhado espaço como protagonista no dia a dia dos brasileiros: a aveia. De acordo a Nielsen, a aveia está presente em 45% dos lares brasileiros e esse número está em constante crescimento. Além disso, também segundo a Nielsen, o segmento de aveias movimentou 700 milhões de reais em 2022.
Esta ascensão não é por acaso. A resposta está no seu valor nutricional, funcionalidade e versatilidade. Para começar, as aveias, em geral, são uma fonte natural de beta-glucana, fibras solúveis que auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue e no controle do colesterol. As fibras presentes no grão, proporcionam sensação de saciedade, que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso. Além disso, melhora a função intestinal quando aliadas a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Ou seja, o ingrediente é um verdadeiro aliado de quem deseja uma alimentação gostosa e equilibrada. A porção recomendada é de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa.
(Paudel, 2021)
"A aveia é um alimento muito democrático e pode ser facilmente integrada em todas as refeições do dia, seja no café da manhã, em mingaus ou iogurtes, ou em pratos principais para o almoço e jantar. A aveia não é apenas um grão - é um excelente alimento que chegou para ficar", comenta Gisele Pavin, Gerente Sênior de nutrição saúde e bem-estar da Nestlé.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para
levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
VITRINE SHOW
M. Dias Branco explica quais são as margarinas ideais para quem quer começar a empreender em confeitaria
Companhia explica as diferenças entre as margarinas com 70% e 80% de lipídios
Empreender em confeitaria pode gerar muitas dúvidas, especialmente para quem está começando. Dúvidas como estrutura e diferenças de aplicação de cada matéria-prima são algumas das questões que vem à cabeça de quem está iniciando no segmento. Margarinas com 70% de lipídios são opções interessantes quando o foco é custo-benefício, pois traz versatilidade podendo ser utilizada em bolos, biscoitos, recheios e em algumas massas. Por apresentar textura macia, facilita o batimento em massas e cremes, proporcionando facilidade na aplicação. Mas, se o foco for um produto de confeitaria com alta qualidade e padronização, a margarina com 80% de lipídios é a mais recomendada, pois garante melhor desempenho em receitas. Esse é o caso de aplicações mais específicas como em massas folhadas e croissants, já que traz melhor laminação e crocância. Além disso, a margarina com 80% de lipídios apresenta estabilidade térmica superior, importante para a manipulação da massa, evitando que espalhe de forma exagerada no forno, ideal para biscoitos amanteigados.
Ainda com foco na aplicação profissional, a textura da margarina 80% de lipídios pode ser essencial para alguns tipos de recheios e coberturas em confeitaria. Em resumo, se a ideia é empreender, pode ser interessante testar a margarina 70% em algumas receitas e avaliar se a qualidade final atende às expectativas do consumidor. Mas, se preferir começar com um produto mais estruturado e com melhor desempenho, vale a pena investir em uma margarina com 80% de gordura. Entre as opções de margarinas oferecidas pela Companhia, é possível contar com Medalha de Ouro e Puro Sabor, disponíveis em baldes de 3kg e 15kg.