

Editorial
Bem-vindos à 2a Edição da mais258 Magazine Digital. Tem sido uma Jornada e peras, até agora, com o lançamento da 1ª Edição no mês passado mês de Janeiro.
Tivemos mais de 180mil acessos diretos, em menos de 1 mês!! Obrigado!
Moçambique, Africa de Sul, Portugal, Malawi, Estados Unidos, Qatar e muitos mais! Chegamos, literalmente, em todos os cantos do Mundo!
Estas marcas e conquistas, superaram as nossas expetativas, em todos os sentidos. No entanto, mais do que números, é o feedback que temos recebido dos diversos sectores da Sociedade Moçambicana e o calor de quase todas de todas as faixas etárias, pois o nosso variado leque de temas e assuntos é transversal e agrada a todo o público leitor. Kanimambo, pois tudo isso nos inspira e nos dá ainda mais alento e certeza de que estamos no caminho certo.
Ficha técnica
Direção criativa: Emerson Vidigal
Designer Gráfico: Frederico Bernardo

Editor de Video: Edilson Massingue
Revisão de texto: René Moutinho
E como a ideia é estarmos sempre a melhorar, comprometemo-nos em trazer conteúdos frescos, inovadores e repletos de criatividade e paixão pelo novo.
Aos nossos parceiros e anunciantes, trazemos a “boa nova” de que, agora, além de terem as suas publicidades patentes na mais258, passam também a ter “tempo de antena” nas nossas redes sociais, aumentando ainda mais a sua visibilidade e alcance.
Outra novidade: Iniciamos uma nova rubrica, denominada “VIRAL”, onde damos o “spotlight” aos diversos criadores de conteúdo moçambicanos, e muito mais.
É caso para afirmarmos seguramente que: a mais258 veio pra ficar e para se tornar uma referência. Continue connosco, garantimos que a viagem continuará sendo cada vez mais excitante, em cada página folheada, em cada Edição!
Parceiro Digital: Ace Publicidade
Parceiro Audiovisual: Gevel Studios
Edição e Direção: Muhammad Esmail
Dep. Comercial: +258 872582584
E-mail: comercial@mais258.co.mz









Como começou sua carreira de DJ e Produtor Musical; e quais foram as suas maiores influências?

Desde muito cedo, sempre gostei de ouvir música, acredito que seja por influência do meu pai que é colecionador nato de CD’s. Mas a minha paixão pela música electrónica surgiu no início dos anos 2000, mais precisamente no início do ano 2001, quando, num belo sábado, meu pai perguntou se não queria ir dar uma volta e comprar um CD novo que tinha acabado de sair. Fomos à loja
e comprámos o CD. Quando ele “botou” para tocar no carro, logo na 1ª música tive certeza da minha conexão com a música electrónica. O CD era nada mais, nada menos, que o álbum Discovery doS DaftPunk e foi o verdadeiro amor à primeira vista.
Fui crescendo, e em 2008, comecei a frequentar algumas festas/baladas de música electrónica, em Maputo; só que nessa época, a galera tocava Electro House/Dutch House/Big Room, eu até achava legal, mas não ao ponto de

querer mixar/produzir. Nessa época, eu já baixava muita música e gravava CD de música electrónica para um DJ amigo meu, de open format, chamado DJ Alvin. “DJ Open Format”, para quem é leigo, é o DJ que toca de tudo um pouco. E, nessa época, eu e esse amigo meu tínhamos apenas 13 anos de idade, e ele já tocava em vários aniversários e casamentos.
Ele sempre foi muito bom no que fazia, o que me fez querer entrar nesse ramo também, mas não como um “DJ Open Format”, mas sim como DJ de
FÁBIO MICHEL FIGUEIRA DOS SANTOS
, 28 ANOS, NASCIDO NA CIDADE DE MAPUTO, TERMINA O ENSINO MÉDIO EM 2012 NO COLÉGIO KITABU E EM 2013 ÉI ADMITIDO NA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UEM NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

EM 2014 CONSEGUE UMA BOLSA
DE ESTUDOS PARCIAL PARA ESTUDAR NO BRASIL E DECIDE SE MUDAR PARA FAZER A FACULDADE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
música Electrónica. Nessa altura, eu já tinha um professor particular, já baixava as músicas e gravava os CD. Baixei o programa que ele usava para treinar em casa, na época era o Atomix pro e assim começou brincadeira. Em 2010 começámos a fazer algumas festas, tipo “Tarde Dançante” na nossa antiga escola do Ensino Médio; e foi aí que pude brincar um pouco nos “Decks”.
A “pira” por Produção Musical começou no final de 2012, início de 2013, quando eu tinha acabado de concluir o Ensino Médio. Num belo sábado ensolarado, tocando para a galera, num churrasco em casa de uma amiga, todo o mundo curtindo e se divertindo, veio uma reflexão tipo:
E a partir daí comecei a estudar produção musical e a fazer os primeiros beats.
“Se já é bom tocar músicas dos outros e a galera curtir, imagina como que deve ser a sensação de tocar uma música nossa e a galera vibrar?!”
Qual é o processo criativo que segue quando produz novas músicas ou mixagens?
Quando vou produzir uma música nova, ou eu começo com um vocal que curto, e faço a música por cima desse vocal, ou já começo com uma melodia ou “harmonia chiclete” (que fica na cabeça) e faço a música por cima disso. Sinto que, desse jeito, para mim as coisas fluem mais. Já quando vou gravar um “set” ou vou tocar numa festa, eu imagino como se estivesse na pista de dança e o que eu gostaria de ouvir naquele momento. E sempre funcionou bem! Mas o melhor processo criativo que existe na produção é o propósito.
Quando existe uma mensagem a ser passada, ou a intenção de exteriorizar alguma ideia/sentimento, parece que tudo flui mais rápido. Quando a música vem de dentro é uma parada muito “foda” (famosa inspiração).
Já ouvi vários relatos de produtores que de alguma forma aconteceu uma coisa parecida, mas comigo foi quando eu briguei com a minha namorada e, para fazer as pazes com ela naquele momento de tristeza/ódio, peguei um MPB que os dois gostamos e fiz uma versão minha para ela. Resultado: terminei a música em 6h!!!

Depois foi só detalhe de Mix/Master, mas a música ficou pronta literalmente em 6h!
Quais são as principais diferenças que encontra entre o mercado musical moçambicano e o mercado musical no Brasil?
A cultura/mercado da música electrónica difere bastante entre Moçambique e Brasil. Uma das maiores diferenças no meu ponto de vista é a questão da valorização, tanto dos artistas quanto da cultura electrónica em si. E, segundo, é que no Brasil a cultura de música electrónica é bem mais difundida que em Moçambique, consequentemente existem mais festas e maior geração de empregos nessa área.
Como define seu estilo musical e como ele evoluiu ao longo dos anos?
Minha linha de som flutua entre o House e o Techno, mantendo sempre o underground presente. Grave, groove e melodias marcantes são minha marca registada. Quando comecei a tocar, comecei tocando Deep House, depois tive a fase do Jackin House, Tech House e Gangsta House. E, por fim, vim me encontrar nas subdivisões melódicas e progressivas do House e do Techno.
Quais foram os maiores desafios que você enfrentou em sua carreira e como superou esses obstáculos?
O maior desafio foi ter que conciliar a Faculdade de Engenharia Civil com a vontade de largar tudo e viver única e exclusivamente para e pela música. Mas não teve jeito, tive que deixar a música de lado, por alguns anos, e, felizmente terminei, o curso.

Como mantém sua criatividade e energia em alta, enquanto viaja e se apresenta em todo o mundo?
Quando a gente realmente gosta daquilo que faz, a palavra “cansaço” quase que não existe; e quanto à criatividade, sou adepto da expressão “Não existe criatividade, apenas combinatividade.” Tenha boas referências, e nunca lhe faltará criatividade.
Quais são suas principais “dicas” para os aspirantes à DJ e Produtores Musicais?

Sejam originais e tenham uma identidade própria. Não sigam tendências, criem tendências. Estudem e pratiquem muito. NÃO FAÇAM PARA DAR CERTO, FAÇAM ATÉ DAR CERTO. A BATALHA É LONGA E AS CRÍTICAS SERÃO MUITAS, MAS NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS!!!
Como utiliza as Redes Sociais e outras ferramentas digitais para promover o seu trabalho e alcançar novos fãs?
Nos últimos meses, tem saído um set novo a cada 2/3 meses no soundcloud por alguma label parceira; e a meta neste ano é, pelo menos, uma música lançada, há cada 3 meses.
Quais são seus planos futuros para sua carreira como DJ e Produtor Musical?
Tocar em Festas/Festivais relevantes, aqui no Brasil e no mundo, e, em algum momento da minha vida, pretendo abrir um Beach Club focado em Música Electrónica.

“A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.”

A reciclagem é um dos principais pilares da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Quando os materiais são reciclados, a quantidade de resíduos que são enviados para aterros sanitários é reduzida, reduzindo assim a quantidade de poluição que é produzida. Além disso, a reciclagem de materiais também reduz a necessidade de recursos naturais e energia necessária para a produção de novos materiais.
A importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente é inegável. Ao reciclar, estamos ajudando a reduzir a quantidade de resíduos que são produzidos e enviados para os aterros sanitários, o que reduz a poluição ambiental e melhora a qualidade do ar e da água. Além disso, a reciclagem também pode ajudar a reduzir a necessidade de extração de matérias-primas, como minerais, petróleo e madeira, que podem ser esgotados. Os benefícios da reciclagem são muitos, e os materiais que podem ser reciclados são diversos. Papel, vidro, plástico, metal e até mesmo eletrônicos podem ser reciclados e transformados em novos produtos. No entanto, é importante lembrar que nem todos os materiais são recicláveis, e que a separação adequada dos resíduos é fundamental para que a reciclagem seja efetiva. Outra grande vantagem da reciclagem é a economia de energia.
Ao reciclar materiais, menos energia é necessária para produzir novos produtos, uma vez que a matéria-prima já existe. Por exemplo, a produção de papel reciclado consome 60% menos energia do que a produção de papel novo a partir de árvores.
A reciclagem também ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis, usados na produção de materiais novos, é uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. Ao reciclar, menos materiais novos precisam ser produzidos, o que ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Em resumo, a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente é inegável. Ao reciclar, estamos ajudando a reduzir a quantidade de resíduos produzidos, economizar energia, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e preservar os recursos naturais. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para ajudar a proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.



MIGUEL E NURJAN DO ZERO AO LEGADO DIGITAL


Nurjan Vaz e Miguel Bettencourt, hoje conhecidos por muitos como o Casal DV. Casados, Donos da “Doce Vaidade”, fundadores do Movimento SWEATNATION e criadores do aplicativo Meu Studio, que revolucionou o mercado de fitness e saúde em Moçambique, e que já impactou directamente mais de 15.000 vidas.
Nurjan Vaz, mais conhecida como “Musa” por suas alunas e seguidoras, nunca cresceu em um ambiente de Empreendedorismo. Até os seus 19 anos, focava-se apenas nos seus estudos; hoje é Licenciada em Engenheira Civil, e já trabalhou neste ramo durante anos.
Miguel Bettencourt, mais conhecido, por suas alunas, como “Capitão”, vem de uma família de empreendedores, e, por conseguinte, desde a sua infância, sempre teve um gosto por criar novas fontes de renda. Estudou Engenharia Informática e já trabalhou em tempo integral no ramo por mais de 8 anos.
Portanto, a história da “Doce Vaidade” começa num belo dia que o Miguel decidiu oferecer um presente a Nurjan, algo com o qual ela sempre sonhava ter; esse produto era uma cinta modeladora, igual a das famosas americanas. Miguel, sendo um homem romântico, fez os possíveis de importar uma cinta igual, porque naquela altura, não existia algo da mesma qualidade no nosso mercado interno. Assim, após oferecer a referida cinta à sua namorada, Nurjan postou algumas fotos suas usando o presente, e despertou atenção das suas amigas e seguidoras. De seguida, o casal recebeu vários pedidos de encomendas e, assim, decidiram investir algum valor e importar mais artigos daquela espécie para venda.
A fascinação das mulheres pelos seus produtos e serviços é imensa, e bem notável pelo desejo de procura dos seus produtos e serviços inovadores nas suas páginas de Rede Social.
O casal confirmou à mais258 Magazine que tem estado sempre focado na inovação, na qualidade dos seus produtos e no atendimento cordial aos seus clientes, nos períodos antes e pós-venda, atitudes que os possibilitou quebrarem barreiras e a ultrapassarem fronteiras. “Mas nem sempre foi assim”, diz o casal.
A sua história começa em 2011 quando o Miguel conhece a Nurjan e se apaixonam; inseparáveis desde o início, o casal sempre teve uma boa sinergia.
Inesperadamente, os pedidos foram aumentando, a demanda ficou alta, e o casal naquele momento decidiu transformar o hobby (biscato) em negócio.
FOI DAÍ ONDE NASCEU A DOCE VAIDADE, FOCADOS NA MELHOR QUALIDADE DOS
PRODUTOS QUE AJUDAM A ENALTECER A BELEZA FEMININA.

MIGUEL E NURJAN DECIDIRAM
INVESTIR TUDO QUE TINHAM NOS SEUS PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE QUE POR VENTURA VIRARAM FEBRE
PERANTE AS MULHERES, TORNANDO-SE INDESPENSAVEL NAS VIDAS DELAS.
“Invista na inovação e na qualidade do seu produto e vire indispensável aos olhos do cliente!”
Aproveitando da fama que a marca alcançou, o casal tomou a decisão estratégica de “surfar” a onda das Redes Sociais, servindo-se do alcance, que já possuíam, para ampliar suas vendas e diversificar os seus produtos e serviços.
Hoje o Meu Studio já conta com mais de 30 programas online desde treinos para fazer no conforto de casa, para fazer no ginásio, programa de nutrição, aulas de dança e de edição criativa de vídeos por outros criadores.
Encontre a Doce Vaidade em: @docevaidademz, @sweatnation_dv @migueldefranca, @nurjan_vaz

“O sucesso é medido pela impacto positivo que causa na vida do cliente”

APÓS TANTO SUCESSO DA DOCE VAIDADE, O CASAL NOTOU UMA LACUNA NO MERCADO QUE IMPACTAVA O RESULTADO FINAL DAS SEUS CLIENTES.

O CASAL COMEÇOU A POSTAR A SUA ROTINA
SAUDÁVEL, SEUS TREINOS E ALIMENTAÇÃO PARA DESPERTAR ESSE INTERESSE NOS SEGUIDORES E CLIENTES E FUNCIONOU, CHAMOU A ATENÇÃO DAS PESSOAS.
Todavia, ao longo desse empreendimento, constataram a falta de cuidados pessoais dos seus clientes, e, para que seus produtos trouxessem mudanças definitivas, era necessário que as clientes levassem um estilo de vida mais saudável e incluíssem a prática de actividade física e melhores escolhas na alimentação para sua rotina. Identificando esse desejo, o casal decidiu começar uma nova aventura: as aulas de treino em grupo e Nutrição.
Deste modo, ambos decidiram investir mais na área de cuidados de Saúde, formando-se em vários Cursos de prescrição de treino, e a Nurjan, em especial, decidiu focar-se na Nutrição, estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos na área.
Assim, após terem concluído sua formações e obterem os respectivos Certificados, concentraram todas as suas energias no desenvolvimento de uma nova modalidade de treino , agradável para as mulheres, que concilia exercícios físicos e uma alimentação prazerosa de seguir.
Estrategicamente, decidiram oferecer aulas em grupo, portanto totalmente gratuitas, e abertas para o público, em geral.
O objectivo dessa metodologia era despertar, nas pessoas, o desejo de iniciar a prática de actividade física e, como consequência, as clientes compravam mais os seus produtos
Porém, o que não imaginavam no momento é que estava nascendo o segundo bebé do casal; as aulas eram tão viciantes que as alunas pediam por mais e até se ofereciam a pagar para participarem. E foi assim que nasceu o Movimento “SWEATNATION”.
Crescendo em número de alunas, eles decidiram alugar seu próprio Estúdio de aulas, e dar de tudo para impactar mais vidas. Pelo reconhecimento, conseguiram fechar parcerias com grandes empresas, participar de grandes eventos, organizar Feiras, e sobressair nesse novo mercado emergente
“Encantar a cliente de tal forma… ao ponto de ela se tornar uma fã.”

A dificuldade gera inovação, essa máxima foi comprovada no início do ano 2020, quando o “Mundo parou”: as escolas encerraram, empresas fecharam e todos foram obrigados a se manter dentro de suas casas, por causa do surto do Novo Corona Vírus.
Quando a Pandemia atacou o nosso país, o casal que já vinha, a meses, preparando a migração das aulas para o Digital, aproveitou a oportunidade e deu o pulo de presencial para online em pouco tempo.
Encantadas com a nova experiência, as alunas adoraram a solução e, em pouco tempo, as aulas online expandiram-se para todo país.
Hoje, o online quebra barreiras, sem fronteiras, sem restrição de horário nem localização… modalidade que concedeu ao o Casal DV mais um meio para impactar mais vidas.
Com tempo, foram aperfeiçoando as aulas, inovando e diversificando suas áreas de actuação.
E, assim, nasce o terceiro filho do casal, e a nova revolução do mercado que é o aplicativo “Meu Studio”.
Trata-se de uma inovação tecnológica que oferece uma experiência surreal. Foram meses em concepção e desenvolvimento.
O casal queria uma experiência totalmente diferente para suas alunas, mas semelhante de alguma maneira ao Instagram e ao Netflix, e é
exactamente por esta combinação que o aplicativo “Meu Studio” que faz toda a diferença.
Um casamento perfeito entre uma plataforma de rede social que abriga todo o conceito de comunidade, e partilha, em tempo real, desde feed cronológico a lives (videos em tempo real) dentro do próprio aplicativo; e a parte do Netflix que é o streaming de conteúdo em alta definição, com a possibilidade de assistir às aulas em modo offline.
Miguel e Nurjan confirmam que, apesar de todo esse sucesso, ainda se
encontram no início da materialização dos seus mais inovadores planos e projectos em torno do “Meu Studio, pois o objectivo é continuarem a inovar e expandirem seus serviços para mais países. A pretensão é de continuar em a transformar vidas como vem fazendo há mais de 8 anos.
Empresária Master Coach Licenciada em gestão de pessoas

Pós-graduada em diversas áreas MBA

NILZA CHIPE TRANSFORMANDO VIDAS
O “Coaching” é um processo em as pessoas aprendem a lidar com a motivação, como ter ânimo e como despertar emoções positivas, e “fazer acontecer”. Mas há momentos em que a motivação será escassa, devido as situações da vida; nesses momentos é preciso disciplina e manter-se focado/a na nossa visão do futuro.

Como se tornou um Master Coach? Quais foram as etapas do seu processo de formação?
Tudo começou em 2012, quando eu trabalhava numa organização de apoio a mulheres; eu coordenava uma área de Monitoria de Políticas Públicas e também tinha que fazer processos participativos e formativos com outras mulheres. Nessa altura, comecei a compreender que quem quer ajudar deve ter a capacidade de se auto-ajudar e de se abrir para receber ajuda. Nessa organização, tínhamos uma pessoa que oferecia programas similares ao de “coaching”, o que me ajudou a compreender as várias dimensões do ser humano e do trabalho comigo mesma. Sempre fui uma pessoa envolvida em movimentos de mudança e transformação, mas, trabalhar com pessoas e olhar para mim, muitas vezes se parecia à descobertas diárias, e foi aí que comecei a ter um interesse muito grande por este trabalho com o ser humano, isto despertou em mim o interesse em buscar mais conhecimento e técnicas de “coaching”, ao ponto de obter formação básica em Life Coach, Business Coach, Coach Ericksoniano; e, anos mais tarde, tornei-me numa Master Coach..
Como descreveria sua abordagem de Coaching? Qual é a sua filosofia em relação ao Coaching?
Muitas pessoas levam anos a se formarem nas escolas, institutos, colégios e universidades, em matérias relacionadas ao mundo e o meio envolvente, e não se dão tempo de se formarem mais sobre elas próprias. A minha abordagem cinge-se em ajudar as pessoas a despertarem os seus dons e talentos, para que possam viver ABUNDANTEMENTE.
O coaching é um caminho em direcção á meta; é sair do estado actual para o estado desejado. O que eu faço é construir uma caminhada para acelerar os resultados. Por isso, a minha abordagem é de resultados, e são esses resultados que nos permitem despertar o aprendizado sobre novas formas de fazer as coisas, sobre criar um estado mental de liberdade, mais autónomo, de mais consciência do tempo, do momento presente e de resultados.
Como você ajuda seus clientes a definirem e alcançarem seus objetivos? Você pode fornecer exemplos específicos?
No caso concreto das alunas, cujo desafio tem a ver com finanças, com negócios e carreira empreendedora; antes de trabalhar nos objectivos que me apresentam, eu ajudo-as, primeiro, a saberem lidar com elas próprias, suas emoções e a livrarem-se de feridas emocionais. Porque, depois disto, tudo fica automático, em especial a sua relação com o meio envolvente. Exemplo, muitas pessoas, quando o ano começa, fazem planos e estabelecem metas ousadas, mas, quando o ano termina, se frustram..
Como lida com clientes que estão lutando para progredir em sua jornada de Coaching? Como ajuda a motivá-los e a superar desafios?
O trabalho que faço é de despertar a consciência; as vezes a gente não progride porque não conhecemos o ponto de partida. E o ponto de partida tem a ver com aceitação de si mesmo. Então, é importante que as pessoas tenham a capacidade de se auto-aceitarem. Essa capacidade é treinada e direcionada para olhar para momentos, e aceitar o jeito como as coisas estão, para que possamos construir uma visão positiva do futuro.
Nilza Chipe, nascida em Maputo, é uma mulher multifacetada, Empresária (Dhara Coaching, Dhara Store, Dhara InCompany), Master Coach, Mãe de 2 adolescentes, Wendy(16) e Welder(15); um “Ser de Luz”, Licenciada em Gestão de Pessoas, Pós-Graduada em Psicologia Positiva, Pós-Graduada em Constelações Sistémicas Integrativas e Coaching, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, MBA em Gestão de Pessoas e Coaching, MBA LIDER-ANÇA, INOVAÇÃO E GESTÃO 4.0.

Possui, igualmente, certificações Internacionais em Master Coach, Terapia Avançada, Constelações Sistémicas Integrativas, Business Coaching, Coaching Eriksoniano - Hipnose Aplicada, Marketing Intelligence, Data Analytics e Agile Management. Possui 18 anos de experiência de trabalho no Sector Privado, e em Organizações Governamentais e não Governamentais.
Desenvolveu vários métodos de Desenvolvimento Pessoal e Aceleração de Resultados: AbundanteMENTE, Uma Mentoria de Gestão de Emoções, Elevação da Autoestima e Liderança do Self, desenvolvidos exclusivamente para mulheres. CHB: um Treinamento de Alta Performance e Liderança para profissionais que almejam acelerar resultados e crescer na carreira profissional e empreender com sucesso. Master Mind - A CHAVE: um programa aplicado em grupo de pessoas que desejam alcançar uma vida extraordinária, pessoas que sonham e que acreditam no poder do conhecimento. Pessoas que estão ciente de que a mente está em harmonia para atingir todo e qualquer objetivo.
Desde muito cedo, Nilza Chipe demonstrou interesse em ajudar pessoas, por simplesmente querer vê-las felizes e alegres; assim, aos 20 anos, decide formar-se em Gestão de Pessoas. Ela desenvolveu métodos que já transformaram a vida de mais de 5.000 pessoas.
Nilza Chipe, Palestrante Motivacional, lançou recentemente a sua primeira obra intitulada: “Vem Prosperar”. Um Livro onde ela procura transformar mulheres e dotá-las de ferramentas poderosas de gestão de emoção.
Como Master Coach, ela oferece treinamentos de desenvolvimento pessoal para mulheres, onde estas são capacitadas, primeiro, em lidar com suas próprias emoções, segundo, transfor-mar a sua dor em poder, e, terceiro, a capitalizar os seus dons e talentos.
Nilza Chipe é uma das melhores Coach de Moçambique, e uma das mais referenciadas em Brasil, Portugal e Angola.
Como mede o sucesso de um cliente? Quais são os indicadores de sucesso que você valoriza?
Coching não é uma “varinha mágica” onde a pessoas recebe a mentoria, dorme e acorda já transformada. Trata-se de um processo evolutivo, onde, gradualmente, a pessoa vai se descobrindo: aprende a gerir suas emoções, cura-se de feridas e, igualmente, as pessoas a sua volta são directamente influenciadas por esta mudança. Este são os indicadores Como mantém seu próprio desenvolvimento como Coach? Participa de treinamentos e workshops? Lê livros e artigos sobre Coaching?
Eu sou uma pessoa apaixonada pelo conhecimento. Tenho a consciência de que não nos fazemos sozinho e acredito que faço parte de uma concriação. Tenho dezenas de certificações, gosto de ler, escutar as autoridades da minha área; participar de roda de conversas; e faço muitos cursos online. Tenho a consciência de que o nosso cérebro aprende muito mais ao fazer, por isso também ensino. Em suma, estou em constante aprendizado, leio livros, escuto Podcasts, frequento cursos on-line, leio e produzo artigos científicos.
Qual é o maior desafio que enfrentou como Coach? Como superou esse desafio?
A nossa vida é feita de desafios diários. Mas a resistência à mudança é um problema global. E eu enfrento isso, diariamente, com Coach. As vezes essas resistências criam um vício ou dependência de emoções. Contudo, o foco é continuar a trabalhar e transformar pessoas de forma paulatina, mas gradual. Acredito que o outro desafio é o de cuidar da saúde mental. A nossa sociedade julga que só um “maluco” pode cuidar da sua saúde mental, o que não é verdade. Eu acredito que superar é todos dias; partilhar amor e acreditar que o que estamos a fazer é o certo.

Como ajuda seus clientes a manterem o foco e a disciplina necessários para alcançarem seus objetivos de longo prazo?
Eu tenho um programa de Mater Mind, A CHAVE, onde diariamente partilho a minha rotina, objectivos e metas diárias, semanais e mesais. Pelo meu próprio exemplo elas sentem-se influenciadas. Eu não dou teorias, mostro o que deve ser feito.
Quais são os principais benefícios que um cliente pode esperar de trabalhar com um Coach?
O Coaching é um processo de aceleração de resultados. O maior benefício é ter resultados. Todo o doente quando procura por um médico, tem a esperança de ser curado. Por isso, eu dou a minha vida para curar as pessoas de traumas e feridas emocionais. Dou a minha vida pelas pes- soas que me procuram. É por isso que tenho uma 5 estrelas de avaliação dos meus pogramas e 99% de taxa de satisfação.


POSSUÍ MAIS DE 20 MIL SEGUIDORES
E MAIS DE 1500 COACHES (ALUNAS).


A Província de Manica é um destino turístico encantador, com belas paisagens e atrações naturais para todos os gostos. Uma viagem com vários destinos me levou a explorar alguns dos seus tesouros mais preciosos.
Começamos nossa jornada pela cidade de Chimoio e visitamos o Monte Cabeça de Velho, um lugar que para mim carregava muitas lembranças e emoções. Escalamos o monte e do topo apreciamos a beleza panorâmica da cidade. Depois de muitas fotos, continuamos a viagem com destino ao Parque Nacional de Chimanimani.
O parque Nacional de Chimanimani localizado na província de Manica, é uma das áreas de conservação de maior riqueza florística do país, com ecossistemas e espécies únicas. É detentora do ponto mais alto do país, o famoso Monte Binga. Esse lugar possui uma grande diversidade de plantas e espécies endémicas de aves e répteis.

Ao chegar em Chimanimani, fui imediatamente impactado pela beleza natural da região. Com uma vegetação exuberante, cachoeiras, cascatas. rios, montanhas e uma fauna diversa, é um verdadeiro paraíso para quem busca conexão com a natureza.
Uma das primeiras atividades que fiz em Chimanimani foi visitar as pinturas rupestres. Com a ajuda de um guia turístico local, pude conhecer a história e a importância dessas pinturas, que remontam há mais de 2.000 anos. Foi incrível imaginar como essas pinturas foram feitas e como as pessoas viviam naquele tempo. Outra atividade que não pode ser deixada de lado em Chimanimani é a trilha para a Cascata de Muoha. A caminhada pode ser um pouco desafiadora, mas a recompensa no final é incrível. Chegando lá, fui surpreendido por uma queda d’água de mais de 50 metros de altura, rodeada por uma vegetação exuberante. Foi uma experiência inesquecível.
Mas Chimanimani não é só aventura. A região também tem um forte aspeto cultural. Visitei a comunidade local e aprendi um pouco sobre as tradições, crenças e rituais da região. Foi muito interessante ver como a comunidade mantém suas tradições vivas até hoje.

Parque Nacional de Chimanimani, com uma área de mais de 175 mil hectares, é um dos locais de conservação de maior riqueza florística do país. É o lar de uma grande variedade de animais, incluindo espécies endêmicas de aves e répteis. o Monte Binga, o ponto mais alto de Moçambique, também é uma boa experiência para quem gosta de desafios.

Em suma, Chimanimani é um lugar que todos deveriam visitar. É um lugar onde a beleza natural e a cultura se encontram, criando uma experiência única e inesquecível. A região é um verdadeiro tesouro de Moçambique e uma das mais belas que já visitei em toda a minha vida.
Mas Manica tem ainda muitos outros lugares incríveis para visitar. Outras atrações imperdíveis incluem a Barragem de Chicamba, A primeira vez que ouvi falar da Barragem de Chicamba foi quando um amigo me falou sobre a beleza da região. Desde então, fiquei curioso para ver a barragem com meus próprios olhos. Recentemente, tive a chance de visitar a região e, devo dizer, fiquei impressionado com a beleza natural da barragem.

CORDILHEIRA DE CHIMANIMANI
Eu também tive a oportunidade de explorar a área circundante da barragem. O que me deixou mais impressionado foi a quantidade de aves e animais que se pode ver na região. Eu vi várias espécies de aves, incluindo martim-pescador, garça-real e muitos outros. Caminhar pela área da barragem foi uma experiência maravilhosa, especialmente por causa da paisagem espetacular que rodeia o local. Pude desfrutar da vista do sol se pondo atrás das montanhas, criando um espetáculo de cores no céu.
A barragem de Chicamba é um lugar que eu recomendo fortemente a todos os amantes da natureza e da engenharia. É um lugar mágico e pacífico, com uma beleza natural que nunca esquecerei. Se você ainda não visitou a barragem de Chicamba, eu sugiro que faça planos

para visitar o mais rápido possível. Você não vai se arrepender!
Manica dispoem de vários outros locais que podemos explorar exemplo da Barragem de Mavuse, a Quinta da Fronteira e a Casa Msika. Esses lugares oferecem experiências únicas, desde turismo cultural até aventuras ao ar livre, como escalada, caminhadas, passeios, podendo avistar com vários animais como é o caso do avestruz, girafas, elefantes e outros
Viajar pela Província de Manica é uma experiência inesquecível. A riqueza da natureza e a diversidade de atrações fazem desta região um tesouro escondido no coração de Moçambique.

Assim que chegamos à barragem, pude sentir a serenidade do lugar. Fiquei fascinado pela imensidão da represa e pela vista deslumbrante das montanhas que a cercam. A sensação de paz que senti ali foi incomparável.
Outra coisa que me fascinou na barragem de Chicamba foi a história e a engenharia envolvida em sua construção. Fiquei impressionado com a imensidão do projeto e a habilidade necessária para construir algo tão grande e complexo. Vale a pena conhecer.


VOCÊ REALMENTE SABE COMO SER FITNESS?
Muitas pessoas iniciam sua jornada rumo ao corpo ideal. Porém, muitas falham e não conseguem atingir os seus objetivos porque não sabem como ser fitness.
Como ser fitness? Muitas pessoas teriam dúvidas na hora de responder essa simples questão. Afinal, atualmente, existem várias concepções que fogem completamente da intenção inicial dessa palavra. No inglês, a palavra fitness significa ter a capacidade para realizar as tarefas cotidianas sem sentir cansaço ou sensação de incapacidade. Esse significado é amplo e diz respeito, principalmente, às capacidades físicas do nosso organismo. Dessa forma, o termo fitness é muito mais profundo do que ter somente um corpo estético e musculoso. A seguir, nós falaremos mais a respeito desse tema controverso. Pronto para saber mais? Continue a sua leitura!
Como ser fitness: o estilo de vida que mais cresce no mundo Anualmente, milhares de pessoas ao redor do mundo iniciam sua jornada rumo ao corpo ideal e a uma vida mais saudável. Porém, muitas falham e não conseguem atingir os seus objetivos pessoais. Parte desses erros ocorre por conta de uma expectativa de resultados que não condiz com a realidade. Outras desistências se dão, principalmente, pela falta de conhecimento e de real entendimento sobre como ser fitness. Fitness, na realidade, é um estilo de vida. Os objetivos estéticos que chamam atenção da maioria que pretende mudar o físico são consequência de um trabalho pessoal e consistente com o corpo e a mente.

Exercitar-se regularmente é parte desse trabalho. Entretanto, outras questões, como o cuidado com a alimentação e o autoconhecimento, também fazem parte dessa equação. Sobretudo quando mencionamos a disciplina e a satisfação pessoal para conseguir enfrentar todas as novas mudanças que impactam positivamente a qualidade de vida.

A dificuldade para conquistar mudanças duradouras acontece quando um indivíduo está tentando ingressar em um estilo de vida que não condiz com a sua realidade atual. Por essa razão, há sempre uma necessidade de encontrar o equilíbrio entre o que é possível e o que é funcional. E esse é um importante assunto que abordaremos mais à frente!
Muito mais do que músculos e um bom visual
Além da funcionalidade e da praticidade do novo estilo de vida, é importante ter em mente que ser fitness é, antes de mais nada, ter um corpo capaz e preparado para enfrentar qualquer atividade que apareça no seu dia a dia.
A consciência corporal tem um importante papel nesse objetivo. Conseguir controlar e dominar movimentos corporais é muito mais vantajoso do que ter somente um grande desenvolvimento muscular. Aliás, o desenvolvimento muscular pode diminuir a sua mobilidade e funcionalidade para algumas tarefas

O yoga e o pilates, por exemplo, são atividades que focam no seu desenvolvimento físico de maneira integral. Elas envolvem flexibilidade, resistência e, principalmente, controle corporal. O desenvolvimento do aspecto mental também é encontrado nessas duas modalidades. Inclusive, deve ser ressaltado que o objetivo estético também pode ser observado na prática regular dessas atividades.
Ambas podem agregar efeitos positivos para a rotina pessoal de quem está em busca de uma vida mais ativa e mais saudável. A prevenção de lesões e, até mesmo, o tratamento de algumas patologias musculoesqueléticas (principalmente no pilates) também são outros benefícios que devem ser levados em consideração na hora da sua escolha.
Como você pode observar, ser fitness é muito mais do que buscar um padrão de beleza ou um resultado estético determinado pela sociedade. Ser fitness é uma conquista pessoal e uma prova existencial do desenvolvimento de cada indivíduo. É uma busca pela melhor qualidade de vida e o seu próprio potencial pleno.
Texto extraído da pagina: https://namu.com.br/ portal/corpo-mente/fitness/voce-realmentesabe-o-que-e-ser-fitness/

Como começou a criar conteúdo para o YouTube?

Antes de criador de conteúdos, eu sou produtor, rapper e Cartoon Maker; então, começo a fazer conteúdo com intuito de mostrar um pouco o “behind the scenes” de produção de instrumentais e criação de cartoons; depois experimentei a comédia, e também faço sketch!


Quais são os temas ou tópicos que geralmente aborda em seus vídeos?
Geralmente abordo tópicos que acontecem no quotidiano das pessoas, consigo transformar situações e acontecimentos em um sketch cómico, mas também gosto de brincar com a imaginação e englobo um pouco de ficção!
Como define o seu estilo de criação de conteúdo?
O que eu faço chama-se Sketch Comedy, ou simplesmente Skit, ou seja, peças curtas, geralmente cómicas, com menos de 10 minutos de duração.
Como mede o sucesso de um vídeo ou canal no YouTube?
O sucesso de conteúdos na internet, eu meço através do engajamento do mesmo. O número de visualizações não é o mais importante que o número de Likes e os comentários, pois é importante saber que várias pessoas acompanham os trabalhos, mas quando se engajam é o ápice.
Como lida com comentários negativos ou críticas em seus vídeos?
Existe uma “unwritten rule” na internet, que é não ler comentários, mas eu leio hahaha... Normalmente ignoro os comentários negativos (raramente os tenho). Deixar um comentário negativo, em uma publicação na internet, é tipo sair de casa para um restaurante, chegar, gri-tar “Vossa comida não anima!” e sair. Julgo ser desnecessário; se não gosta ou acha que não faz o seu estilo passa para o post seguinte, simples... Mas pelo contrário, críticas são muito importantes para o crescimento pessoal, eu gosto.
Quais foram seus maiores desafios na criação de conteúdo para o YouTube e como os superou?

Considero um desafio uma barreira, algo que nos impede de avançar; nunca tive tal coisa, todas as dificuldades que tive faziam parte do processo, e não consigo aqui mencionar alguma; mas o maior “desafio” que tento combater, até hoje, é a procrastinação. Acredito que estaria a entregar muito mais conteúdo do que entrego agora se não procrastinassem demais.

Como interage com seu público e quais são as ferramentas que utiliza para se comunicar com eles? Interajo com o meu público através dos comentários nas publicações, DM no Instagram e Facebook.
Quais são os seus conselhos para os iniciantes na criação de conteúdo para o YouTube?
Gravar e postar, gravar de novo e postar, gravar de novo e postar, gravar todos os dias, se possível, pois o objetivo de todos os iniciantes desta área deve ser o conteúdo, por mais que aparentemente não esteja a ver os resultados, o foco deve ser o conteúdo. A persistência é a chave do sucesso, e a prática traz a perfeição; eventualmente, o momento de brilhar aparecerá.
Como mantém sua criatividade em alta, e como busca novas ideias para seus vídeos?

Tento prestar atenção em acontecimentos à minha volta e retirar o lado cómico da história. Pratico isso desde que comecei, e agora tornou-se espontâneo, dá para criar conteúdo com literalmente qualquer coisa.
Quais são os seus planos futuros para seu canal no YouTube e para sua carreira de Criador de Conteúdo?
Por enquanto, o meu plano é manter a saúde em alta, o resto Deus proverá.
AGENDA CULTURAL
LITERATURA | MAPUTO STREET ART | BEIRA

03/03/2023 17:30
Casa Do Artista – Beira
MÚSICA | MONIQUE SEKA | MAPUTO
03/03/2023 19:00
Galeria Porto de Maputo
MÚSICA | LÁ FUSION | BEIRA

04/03/2023 15:00
Infraestruturas Verdes (em frente a Casa dos Bicos), Cidade da Beira.
MÚSICA | RUI ORLANDO | TETE
04/03/2023 18:00
Horizonte Lodge (antigo Massau Lodge)
MÚSICA | MONIQUE SEKA | MAPUTO


04/03/2023 19:00
Galeria Porto de Maputo
TEATRO | SUGAR DADDY | BEIRA


05/03/2023 18:00
Novocine, Beira

ACESSE ESTES E MAIS EVENTOS EM

www.abstrarte.com
MÚSICA | HIP HOP - NO MAPIKO | BEIRA


09/03/2023 17:30
MAPIKO BAR & LOUNGE – BEIRA

QUEM DISSE QUE AS MULHERES NÃO PODEM FAZER
UMA SERENATA | MAPUTO
11/03/2023 19:00
Galeria do Porto de Maputo
MÚSICA | JAZZ ENCOUNTER | MAPUTO

11/03/2023 20:00
Centro de Eventos de Maputo
MÚSICA | AFRO CARNAVAL | NAMPULA

11/03/2023 20:00
Centro de Eventos de Maputo
MÚSICA | HOT BLAZE - ÚLTIMA SESSÃO DE TERAPIA DO CORAÇÃO | MAPUTO
11/03/2023 20:00
Centro de Eventos de Maputo
MÚSICA | CELEBRANDO VIDA | MAPUTO

26/03/2023 13:00
Casa D’Artista Kutenga
QUAL A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA O PAÍS E SOCIEDADE?
Quando você pensa em uma pessoa empreendedora, quais características vêm à sua cabeça? Inovadora? Criativa? Que assume riscos? Tudo isso se encaixa na descrição e, mais do que isso, é interessante buscarmos em nossas referências qual a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento da nossa sociedade.
O empreendedorismo tem ocupado um papel cada vez mais relevante em nosso país, contribuindo não apenas para o desenvolvimento de pessoas e de empresas, mas fazendo a diferença em todo um processo de transformação!
O que é empreendedorismo?
Antes de falarmos sobre qual a importância do empreendedorismo (que por sinal, são muitas), é fundamental destacar que ser empreendedor não é sinônimo de ter o próprio negócio, como muitos pensam.
Quando pensamos em empreendedorismo, falamos sobre inovação, ideias e, principalmente, realização. Empreendedorismo é a capacidade das pessoas em criar negócios ou aperfeiçoar os já existentes, trazendo soluções para pessoas, empresas e sociedade.
Qual a importância do empreendedorismo?

Vivemos um momento marcado por grandes evoluções tecnológicas e mudanças comportamentais. A forma como trabalhamos, como nos relacionamos e como consumimos tem mudado cada vez mais rápido e o empreendedorismo tem papel fundamental nisso.
Os empreendedores não só acompanham essas transformações sociais como também fazem parte dela. Ao mesmo tempo em que trazem soluções e inovações para os consumidores, também contribuem para a recuperação
da economia do país por meio da geração de empregos.
O empreendedorismo é bom para a sociedade
O chamado empreendedorismo social tem compromisso direto com a sociedade. Além da geração de empregos, que falamos anteriormente, um negócio voltado para a sociedade gera inclusão social e torna a tecnologia ainda mais acessível, estimulando o cidadão a adquirir produtos e serviços aos quais antes não tinha acesso.
O empreendedorismo feminino também tem ganhado cada vez mais destaque em nosso país. Com um número maior de mulheres tomando a frente dos negócios, acompanhamos a queda das diferenças profissionais entre os gêneros e fomentamos ambientes mais inovadores e inclusivos. Investir no empreendedorismo feminino é investir no desenvolvimento da nossa sociedade
O empreendedorismo é bom para o país
O fortalecimento desses negócios ajuda a alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) e contribui para o fortalecimento da economia, seja por meio da geração de emprego ou do incentivo ao consumo.
O empreendedorismo é bom para o mercado de trabalho
Quando falamos que o empreendedorismo é bom para o mercado de trabalho, a geração de empregos é só a ponta do iceberg. Uma pessoa que está disposta a abrir um negócio também está disposta a correr riscos e se entregar de corpo e alma à sua empresa. Isso abre caminhos para a inovação, para a concorrência e para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Como falamos no começo desse artigo, empreender não é sinônimo de abrir um empreendimento. Um funcionário pode empreender dentro da empresa em que já trabalha trazendo novas ideias e utilizando seus conhecimentos e habilidades para crescer junto com o negócio. Isso é chamado de Empreendedorismo Corporativo.

O empreendedorismo é bom para a administração
O significado de ‘empreender’ é muito amplo e engloba desde uma mudança de mindset no dia a dia até a criação de soluções. Independentemente do caso, é essencial ter uma boa noção de ferramentas administrativas para empreender de forma mais simples e segura. Ao contrário do que muitos pensam, o empreendedorismo e a administração andam lado a lado. Afinal, a administração oferece essas ferramentas básicas de organização para o empreendedor e, do outro lado, o empreendedorismo é capaz de fornecer novas formas de pensar e agir para a administração. Um complementa o outro e as pessoas saem ganhando
O empreendedorismo é bom para o desenvolvimento local
Em 2020, com o aumento do desemprego ocasionado pela pandemia, foi possível notar um movimento da sociedade em valorizar o comércio local. Comprar do pequeno empreendedor contribui para o desenvolvimento local, pois abre caminho para as empresas terem mais lucratividade. Isso possibilita o aumento de renda dessas pessoas e a ascensão social dos empreendedores e funcionários diretos e indiretos, por exemplo.
Qual a importância do planejamento para o empreendedor?
Para ser empreendedor, não basta ter apenas uma boa ideia. Antes de colher os frutos do seu negócio, o empreendedor precisa de muita dedicação, investimento e estudo constante. E isso só se intensifica com o crescimento da empresa.
Por isso, um bom planejamento é mais do que necessário para assumir o controle da sua empresa e mapear o seu negócio de forma estratégica. Investir em planejamento ajuda a:
• Entender o cenário atual;
• Definir metas e objetivos;
• Antecipar problemas e oportunidades;
• Criar planos de ação;
• Direcionar os próximos passos com mais clareza.
O planejamento de um negócio também precisa englobar o planejamento financeiro, o pilar fundamental para a realização de todas as ideias.
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre qual a importância do empreendedorismo para o pais e para a sociedade, esperamos que este artigo te inspire a apoiar cada vez mais os empreendedores que estão à sua volta e, por que não, a identificar e impulsionar o empreendedor que há em você!
SHORT TRENDS
A estilista moçambicana, Taússy Daniel, fez sua estreia no Nova York Fashion Week (NYFW). Ela foi a única representante de Moçambique e do continente Africano na principal semana de moda do mundo, ao desfilar sua coleção “Blooming”, no passado dia 12 de Fevereiro.

Reinildo Mandava lesionou-se no empate entre o Atlético e o Real Madrid, em duelo da 23.ª jornada da LaLiga e está fora dos relvados para o resto da época.O lateral-esquerdo moçambicano sofreu uma rotura do ligamento cruzado no joelho direito na sequência de uma disputa de bola. Mandava estará fora dos relvados durante, pelo menos seis meses.

Sahima Hajat é a grande vencedora do “Masterchef Portugal”.

Após 12 semanas de competição, chegou ao fim mais uma temporada do cooking show MASTER CHEF. Num episódio muito emotivo, a candidata moçambicana levou a melhor sob Ana Sanchez, com quem disputou a última prova.

A mezzo-soprano moçambicana Mariana Carrilho estreiou-se a cantar numa das salas mais emblemáticas de Espanha, a Palau de la Musica Catalana, no passado dia 24 de Fevereiro.

