
2 minute read
Prefácio
PREFÁCIO
No dia que recebi a notícia do diagnóstico do meu pai, me senti no dever de lhe escrever algumas palavras que refletissem um pouco do que estava sentindo naquele momento. Na minha breve mensagem para ele, enviada pelo celular, recordo de dizer que que sentia confiança. Sentia valentia. E sentia gratidão.
Advertisement
Confiança de que tudo que ele estava enfrentando não passaria de um susto. Uma voz que vinha de dentro, proveniente do meu espírito, me dizia que nada de mal aconteceria com ele.
Me senti valente. Pensava que, se fosse a vontade de Deus e de suas Leis, eu deveria enfrentar tudo com cabeça erguida, afinal como filho mais velho eu teria uma missão pela frente na família.
E junto a tudo isso, senti muita gratidão por tudo que já havíamos vivido juntos. Pensava que, se ele partisse, eu não teria nada para me arrepender, pois desfrutei e desfruto muito da sua companhia, da sua amizade e seu do amor. Então só me restariam as lembranças boas, e meu pai continuaria vivendo nelas…
E o que podemos extrair dessa experiência?
Estou aprendendo que nada nesta vida é por acaso. Deus fala conosco o tempo todo, através das suas leis e da sua Criação. Precisamos tentar entender o que Deus está querendo nos dizer.
Se eu pudesse tentar adivinhar o que Deus está querendo lhe dizer, Pai, seria mais ou menos o seguinte: - Curta os seus próximos vinte anos como se fossem os primeiros vinte… - Desfrute muito da companhia dos filhos, dos netos e da família… - Viaje, conheça lugares novos… - Curta Lagoa Santa sem pressa de ir embora… - Se permita tomar um vinho ou uma cervejinha numa segunda-feira, se der vontade… - Viva a vida de forma leve, sem muita cobrança… - Não existe nada caro; caro é aquilo que não conseguimos comprar ou que não damos valor… - Faça atividade física, ouça música, dance se der vontade. - Tenha fé, em Deus e em si mesmo, seja valente, e seja grato por tudo que construiu nessa vida - E por fim, aproveite o seu tempo livre para escrever um livro com suas memórias.
E aqui está o livro! Um presente do “seu Ivo”, “Andrez”, “Dedê”, ou apenas “véio”, para os íntimos. Um presente para que as futuras gerações possam
PELOS CAMINHOS DA VIDA
conhecer um pouco da história desse homem simples, honesto, que criou uma família linda e que deixa estampado nestas páginas um legado de bem para os seus filhos, netos e todas as pessoas que tiveram e têm o prazer de conviver com ele.”
Frederico A. Fonseca