

AUTOMEC 2025
SUCESSO



Balcão Automotivo é uma publicação dirigida aos profissionais automotivos e tem o objetivo de trazer referências ao mercado, para melhor conhecimento de seus profissionais e representantes. Os anúncios aqui publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes, inclusive com relação a preço e qualidade. As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores.
NOSSA PLATAFORMA DIGITAL

www.BalcaoAutomotivo.com
MÊS
NAVEGUE EM NOSSO SITE 17 MIL SEGUIDORES
AUTOMEC 2025: QUANDO O MERCADO SE SUPERA
A 16ª edição da Automec extrapolou todas as expectativas — e isso não é força de expressão. Durante cinco intensos dias, o pavilhão do São Paulo Expo foi o epicentro da reposição automotiva na América Latina. Foram mais de 105 mil visitantes, superando com folga os 90 mil inicialmente projetados pela organizadora RX Brasil. O número de marcas expositoras também bateu recorde: mais de 1.500 empresas exigiram da organização uma ampliação estrutural inédita, com a adição de 1.500 m² dentro e fora dos pavilhões.
Pela primeira vez, o evento contou com uma arena internacional, um reflexo direto da presença 20% maior de expositores estrangeiros em relação à edição anterior. A Automec se consolida, assim, como a 4ª maior feira do mercado de reposição do mundo — um palco onde Informação, Formação e Experiência se conectam para fortalecer todo o ecossistema do setor.
dos componentes.
Mas a Automec começa muito antes da abertura dos portões. Para o Balcão Automotivo, o evento foi cuidadosamente planejado com dedicação e ousadia. Produzimos uma edição especial da revista impressa, com 64 páginas repletas de conteúdo exclusivo, antecipando tendências e destacando os principais movimentos do setor. Expandimos nossa cobertura digital e, pela primeira vez, montamos um estande com transmissões de podcast — um verdadeiro marco para nossa equipe. Ao longo dos cinco dias, recebemos convidados de peso, promovemos debates de alto nível e geramos um conteúdo relevante e conectado com os desafios e oportunidades do mercado.
As redes sociais vibraram, a audiência respondeu e, claro, tudo isso está eternizado na edição de maio da Revista Balcão Automotivo, com uma cobertura completa e exclusiva.
Nosso muito obrigado a todos que nos receberam com tanto profissionalismo e gentileza, aos parceiros que embarcaram conosco neste projeto e a você, leitor e seguidor, que nos acompanhou a cada passo.
2,8 MIL INSCRITOS 21 MIL SEGUIDORES
Informação? Foram mais de 40 horas de conteúdo relevante na Arena de Conteúdos, além de 140 horas técnicas em eventos de parceiros. Formação? A Universidade Automec, em parceria com Senai e IQA, entregou 70 horas de treinamentos, centenas de certificados e mais de 70 provas aplicadas. E na Experiência, o Garage Show levou adrenalina aos visitantes com apresentações diárias de Drift, reunindo 18 pilotos profissionais e testando ao extremo a resistência
3,4 MIL SEGUIDORES
DIRETORIA / COMERCIAL:
DIRETOR COMERCIAL - Edio Ferreira Nelson / edio@balcaoautomotivo.com
EXECUTIVO DE CONTAS - Richard Faria / richard@balcaoautomotivo.com
CONSELHEIRO CONSULTIVO: Carlos de Oliveira
REDAÇÃO: Editor-chefe - Silvio Rocha / redacao@balcaoautomotivo.com | Karin Fuchs
Jornalista Responsável: Silvio Rocha – MTB: 30.375
Missão cumprida. Nos vemos na próxima feira!
DEPTO DE ARTE: Gerente de Produção e Arte/Proj. Gráfico - Fabio Ladeira / fabio@ balcaoautomotivo.com
COLABORADORES: Felipe Orban | Valtermário Rodrigues
MKT DIGITAL: Guilherme Nelson / guilherme@balcaoautomotivo.com | Larissa Galdino / larissa@balcaoautomotivo.com / Otávio Rocha
FINANCEIRO: Analista Financeira: Luciene Moreira / luciene@balcaoautomotivo.com
PREMIATTA EDITORA & MKT DIGITAL - Rua Miguel Haddad, 48Cursino - São Paulo - SP - 04124-070 - tel (11) 5581-7030 - contato@ balcaoautomotivo.com / Assinaturas: contato@balcaoautomotivo.com



AUTOMEC
Por: Karin Fuchs | Foto(s): Divulgação
A cada edição, os números de expositores e visitantes só crescem, em um ambiente mais do que propício para fazer negócios e conectar-se com tendências e novidades globais
A16ª edição da Automec extrapolou todas as expectativas. Ao longo de cinco dias, a RX Brasil, organizadora da feira, computou 105 mil visitantes, acima dos cerca de 90 mil estimados inicialmente. O número de expositores também bateu recorde, com a presença de mais de 1.500 marcas, exigindo que a RX remodelasse o espaço para abrigar todas elas. Para tanto, foram adicionados 1.500 m2 dentro e fora dos pavilhões e, pela primeira vez, a feira teve uma arena internacional e mais expositores interacionais; um acréscimo de 20% em comparação à edição anterior, de 2023.
4ª maior feira do mercado de reposição do mundo, a Automec fundamenta-se na tríade: Informação, Formação e Experiência. Todos esses pilares foram devidamente atendidos nesta edição. Na primeira tríade, os visitantes puderam participar de mais de 40 horas de palestras e painéis com temas pertinentes ao mercado de reposição na Arena de Conteúdos; além de mais de 140 horas de conteúdos técnicos promovidos em eventos de parceiros.
Na segunda tríade, cerca de 70 horas de cursos e treinamentos para qualificação profissional foram ministrados na
“O nosso principal compromisso foi reunir, num só lugar, expositores capazes de apresentar produtos inovadores e com os mais avançados recursos tecnológicos. Com isso, foi possível criar conexões e reforçar as mais antigas. O volume expressivo de leads confirma a Automec como o ambiente ideal para fortalecer conexões e impulsionar negócios no mercado de reposição e reparação automotiva”
Universidade Automec, em parceria com o Senai e o IQA. Em cinco dias, o Senai emitiu centenas de certificados e o IQA realizou mais de 70 provas. E na tríade Experiência, mais uma vez, a grande atração foi o Garage Show com apresentações diárias de Drift. Ao todo, dezoito pilotos profissionais participaram das provas, o que também é um teste de resistência extrema de durabilidade de componentes veiculares. Nesta edição, os patrocinadores foram a Mahle, NGK e SKY Group.
Eduardo Marchetti, diretor da Automec, comentou os resultados da feira. “O nosso principal compromisso foi reunir, num só lugar, expositores capazes de apresentar produtos inovadores e com os mais avançados recursos tecnológicos. Com isso, foi possível criar conexões e reforçar as mais antigas. O volume expressivo de leads confirma a Automec como o ambiente ideal para fortalecer conexões e impulsionar negócios no mercado de reposição e reparação automotiva”, afirmou.
Eduardo Marchetti, diretor da Automec
Principais destaques
Em cada canto da Automec pairavam as principais discussões que permeiam hoje e o futuro do setor de reposição automotiva. O Right to Repair ou Direito de Reparar e a Inspeção Técnica Veicular (ITV), as duas principais bandeiras da Aliança do Aftermarket Automotivo, foram predominantes no 1º Congresso da Aliança Aftermarket Automotivo. No 5º Encontro da Indústria de Autopeças, os debates em torno do programa Mover coincidiram com a publicação do Decreto nº 12.435/2025 que regulamenta o programa, uma semana antes da feira, em 15 de abril. Outro grande destaque da Automec foi a realização, pela primeira vez, de um evento oficial dedicado ao protagonismo feminino, o Elas na Automec, e o lançamento da AMMA, Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo. Tudo isso e muito mais você confere nos boxes a seguir.
1º CONGRESSO
DA ALIANÇA AFTERMARKET
AUTOMOTIVO

Formada pela coalisão das principais entidades do setor de reposição automotiva - Andap/Sicap, Anfape, Asdap, Conarem, Sincopeças Brasil e Sindirepa Brasil -, a partir da assinatura da Carta de Fortaleza, durante a Autop, em 2022, a Aliança do Aftermarket Automotivo nasceu para unir forças e o setor ter maior representatividade. Conforme dito por Rodrigo Carneiro, presidente da Andap, na abertura do 1º Congresso da Aliança Aftermarket Automotivo, “a Aliança nasceu para que deixemos de ser vistos como um setor periférico quando dialogamos com os formuladores de políticas públicas”, afirmou.
Direito de Reparar - Carneiro também convidou os participantes a assinarem uma petição pública em defesa do Direito de Reparar, ao apresentar um QR Code. A grande atração do painel sobre o tema foi a apresentação de Bin Hanvey, presidente & CEO da Auto Care Association. A associação reúne cerca de 3.000 membros e cerca de 1.500 empresas afiliadas do setor automotivo, e tem sido uma voz ativa para a mobilização do Direito de Reparar em outros países, como o Canadá, Austrália, Nova Zelândia, União Europeia e o Brasil.
Hanvey mostrou que o caminho é árduo, mas não impossível. Tanto que nos Estados Unidos, dois estados, Massachusetts e Nova York, aprovaram leis de Direito de Reparar, em 2020 e 2022, respectivamente. Quanto à aprovação em Massachusetts, ele contou que as montadoras despenderam mais de US$ 30 milhões para coibirem os consumidores, alegando que seus dados e até os seus carros seriam roubados. “Apesar da campanha, 82% da população votaram a favor do direito de reparar”, ressaltou.
Ele também disse que a falta de informação técnica gera uma evasão de US$ 3 bilhões nos Estados Unidos pela impossibilidade de diagnosticar pela ausência de dados. “Essa barreira à informação técnica causa prejuízos
reais ao direito do consumidor e, claro, à sustentabilidade econômica dos players do aftermarket independente dos Estados Unidos”, defendeu.
“O Right to Repair é um movimento mundial, dois estados nos Estados Unidos já são obrigados a liberarem as informações técnicas. Isso é o certo, e nós nos unimos (Aliança) porque se não tivermos força, não conseguiremos disseminar essa ideia para todo mundo se unir no Brasil. Queremos uma legislação que dê direito ao consumidor reparar o seu veículo onde quiser e o acesso às informações para as oficinas independentes poderem fazer o diagnóstico e reparar os veículos”, sintetizou Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional.
Renato Fonseca, presidente da Anfape, seguiu na mesma linha. “A Aliança vai proporcionar que a gente enfrente esses e outros problemas complexos de forma organizada e unida. A experiência norteamericana na defesa do direito dos consumidores, na defesa do mercado independente de autopeças, mostra que o caminho é árduo e longo, e nós devemos superar diversas barreiras. Não pedimos nada mais, nada menos, do que o direito de competir. Nós queremos competir e dar ao consumidor o direito de escolha”, explicou.
Advogada especializada em Direito Tributário e defensora do Direito de Reparar, a Dra. Raquel Preto está atuando junto à Aliança do Aftermarket Automotivo para que haja uma legislação específica. “Estamos trabalhando intensamente em uma regulamentação e no reconhecimento legal do Direito de Reparar. Eu tenho fé de que o Congresso Nacional vai ser bastante sensível ao que nós vamos apresentar”, otimizou.
Inspeção Técnica Veicular (ITV) - O principal desafio para que a ITV se torne uma lei com abrangência nacional é sensibilizar e
Representantes da Aliança presentes
conscientizar a sociedade e os políticos o quanto ela impacta na redução de acidentes de trânsito e na redução de emissões de poluentes. Na visão de Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil, o que falta é representatividade política do setor de reposição automotiva no Congresso Nacional.
Ele mesmo já tentou sensibilizar Renan Filho, Ministro dos Transportes, em uma reunião. Conforme relatou ao público presente no Congresso, ‘ele (ministro) disse que a pauta é inapropriada no momento por ser impopular ao gerar custos adicionais aos motoristas, principalmente, aos de menor renda’. O que Ranieri considera incoerente. “A falta de segurança no trânsito e a poluição pela falta de manutenção dos veículos colocam em risco a população”, afirmou.
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional, também comentou, “o tema não é popular entre os políticos, e há uma sensibilidade em relação ao veículo social, que se for retirado de circulação a pessoa ficará sem renda”. Para ele, assim como para todos os defensores da ITV, a questão é muito maior: segurança viária e saúde pública.
Claudio Torelli, presidente do SIVESP (Sindicato das Empresas de Inspeção Veicular do Estado de São Paulo), e vice-presidente da Abrac (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade), participou do painel e ilustrou com estudos da Espanha, onde a ITV vigora desde 1961 e, desde 1985, para automóveis. “25 milhões de carros inspecionados por ano evitam 15 mil acidentes, 13 mil feridos, 150 mortes diretas e mais de 500 por poluição. A nossa deficiência é a informação para os nossos políticos, que poderão legislar sobre o tema”, defendeu. Torelli é também autor do livro ‘Vidas Preservadas: Inspeção de Segurança Veicular – A desconhecida experiência brasileira’.

5º ENCONTRO DA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS
Praticamente uma semana antes da Automec, foi regulamentado o programa Mover, por meio do Decreto nº 12.435/2025, pelo Governo Federal, estabelecendo os parâmetros técnicos e ambientais que as empresas do setor automotivo devem cumprir para a comercialização de veículos no Brasil, com foco em eficiência energética, reciclabilidade e segurança.
No painel “Um ano de Mover”, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, falou sobre os avanços do programa, em especial sobre o reconhecimento do biocombustível como alternativa para a descarbonização. “O Mover abre o reconhecimento do biocombustível, da tecnologia híbrida, da tecnologia flex, e isso vem fomentando novas tecnologias e desenvolvimento, gerando contribuição na cadeia automotiva e na renda, não só do setor automotivo, mas do setor sucroalcooleiro também. Em média, o aumento do PIB nas cidades próximas às instalações de usinas de álcool chega a US$ 1 mil per capita”, colocou.
Sobre a regulamentação do programa, Maggio defendeu a previsibilidade. “Temos que trabalhar para que a normatização tenha muita clareza e estabilidade de critério ao longo do tempo. Uma vez estabelecida, que tenha perenidade, pois o ciclo de desenvolvimento da indústria é muito longo. A
ELAS NA AUTOMEC

ADiversos painéis movimentaram o evento
indústria é capital intensivo, o custo de capital é associado às taxas de juros do mercado. É preciso agilidade para que entre no fluxo de caixa das empresas e reduza a dependência de capitação externa. Ao mesmo tempo em que celebramos os avanços, é importante que a implementação seja harmônica entre os diversos órgãos do Governo e a administração pública para que ele tenha velocidade e um ambiente de segurança regulatória”, esclareceu.
Diretor Técnico e líder da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea, Henry Joseph Jr., elogiou também os avanços do Mover, mas ponderou. “Para os produtos que ultrapassassem as metas obrigatórias, havia um desconto tributário. Isso não está no decreto e não sabemos como ficará. É um ponto importante. Graças às metas bonificatórias, as empresas têm um seguro a mais para terem produtos cada vez melhores e competitivos no mercado ante a concorrência”, explicou.
Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, defendeu também a clareza das regras. “Para não haver erros de interpretação e evitar cometer erros que vimos nos outros países, onde os estados definiram as metas. O Governo tem que definir como e com qual tecnologia, e isso se dá com pesquisa e desenvolvimento, validada
também pelo consumidor”, expôs.
Localização - Na palestra magna, “Internacionalização, Reshoring e Sustentabilidade”, Dan Ioschpe, vicepresidente da Fiesp e membro do Conselho de Administração do Sindipeças, explanou os caminhos que levam as corporações à internacionalização, à globalização - iniciada a partir do final da década de 1980 com a produção concentrada na Ásia e, nos anos de 1990 na China – e o fim desta era impulsionada pela Covid-19, com o retorno da produção e os incentivos à localização.
O momento, disse ele, é de transição para o protecionismo. “A localização agressiva passa a ser o objetivo. A IRA (Inflation Reduction Act, uma lei americana que oferece incentivos fiscais) e outros estímulos fiscais e políticas tarifárias. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, PD&I, é o incentivo para trazer a localização ao invés de impor a produção local. Estamos nesse caminho e o Mover vai nesta direção”. O executivo enfatizou que em todo esse contexto, a sustentabilidade é e será cada vez mais preponderante para a competitividade. “A cadeia de valor buscará a sustentabilidade em seus processos produtivos e a demanda buscará alternativas sustentáveis. Sustentabilidade é a chave na oferta e na demanda”, afirmou.

Arena de Conteúdos foi palco do primeiro evento oficial dedicado ao protagonismo feminino na Automec, o Elas na Automec, idealizado por Carla Loretta Nórcia, CEO da Insight Trade. Mais de 200 pessoas participaram do evento, entre homens e mulheres, reforçando o propósito da equidade de gênero. Exemplo disso foi o primeiro painel, com as participações de Marcelo Gabriel (LA4B), Marcelo Tonon
“Elas na Automec” aconteceu pela primeira vez
(Frasle Mobility) e Alfredo Bastos Jr. (MTEThomson), que relataram o papel das mulheres em suas trajetórias profissionais, reforçando a importância da diversidade e da troca de conhecimento entre os gêneros, gerando resultados melhores para as corporações. O painel foi mediado por Carla Nórcia e Simone de Azevedo, da Mobensani.
Compartilhando as suas experiências,
Vanessa Martins (Chief Happiness Officer), Thais Alves (GTMX), Camila Bezerra (Auto Esporte e sócia-fundadora da Chassis Force) e Talita Peres (Rheinmetall Brasil) participaram de um painel onde falaram de superação, saúde mental, empreendedorismo e cultura organizacional. Em outro momento, Cris Bove (joalheira e consultora financeira) e Sabrina Carbone (Frasle Mobility) compartilharam também

as suas experiências, mas com foco em liderança feminina.
AMMA - O Elas na Automec marcou também o lançamento oficial da AMMA, Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo, idealizada por Carla Nórcia. “Estamos nos juntando para construir algo maior. Está provado que mulheres capacitadas conseguem liderar, tomar decisões brilhantes. A gente está engatinhando, mas engatinhar já é um sinal de evolução”, declarou Carla.
CONAREM

OConarem participou de diversas frentes na Automec. Celebrou os 15 anos de sua rede credenciada, “essa rede foi reconhecida e hoje temos a parceria de grandes fabricantes que passaram a utilizar a nossa rede; um braço autorizado de assistência ao mercado”, afirmou o presidente da entidade, José Arnaldo Laguna.
Na Arena de Conteúdos foi apresentado o Actoil A550, desenvolvido a partir da parceria do Conarem com a Actoil, uma solução que evita a criação de borra no tanque de combustível da frota e no tanque do veículo a diesel.
Como membro do Conselho de Administração do MBCB – Movimento Baixo Carbono Brasil, o Conarem apresentou na Automec o estudo sobre a descarbonização da mobilidade, realizado pela LCA Consultores e MTempo Capitar. Do ‘poço ao túnel’, conceito que mede a pegada de carbono desde a exploração de minerais para a produção das baterias e de peças até o descarte do veículo e suas peças, disse Laguna, “o carro elétrico é um pouquinho melhor do que o movido a etanol. Aqui, temos geração de emprego, de renda e podemos melhorar mais ainda. E tem também o gás que ainda não está sendo usado no Brasil”, afirmou sobre alternativas para a descarbonização.
A AMMA já nasce com nomes de peso: Carla Nórcia, presidente, Talita Peres, vicepresidente, Simone de Azevedo, diretora, e apoiada por líderes como Sabrina Carbone, Vanessa Martins, Camila Bezerra e a jovem mecânica Niela. E com propósitos muito bem definidos: oferecer programas de capacitação, networking estruturado e um banco de talentos feminino para fomentar o ingresso, o desenvolvimento e a ascensão das mulheres no setor.
Uma das prioridades da AMMA é mapear
a diversidade no setor de reposição automotiva para dar voz e visibilidade às mulheres que vêm construindo e fazendo parte desta história. O que há de dados referem-se ao setor automotivo, a partir de uma pesquisa da Automotive Business, a qual as mulheres representam apenas 21% da força de trabalho; a diferença salarial caiu, mas ainda é de 9%; em 27% das empresas, homens ganham mais que mulheres no mesmo cargo, e a permanência média das mulheres nas empresas é de apenas 5 anos e a dos homens, 15 anos.
Nareunião do Sincopeças Brasil com dirigentes dos Sincopeças estaduais foram alinhadas estratégias e a definição de novas ações para o fortalecimento do setor automotivo em âmbito nacional. O presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, ressaltou a importância dos líderes sindicais. “Como
gestores de entidades sindicais, é preciso estar ciente de toda a liderança, principalmente, em questões práticas e objetivas, como os acordos de convenções coletivas das empresas”, assegurou.
Durante a reunião, duas possibilidades de parcerias foram apresentadas. A FBN Corretora de Seguros detalhou um seguro para franquia de veículo a ser oferecido nas oficinas mecânicas e no comércio de autopeças para o consumidor final. A CATA, Centro de Avaliação Técnica, mostrou como funciona a certificação de itens importados que pode ser utilizada pelo varejo e atacado de autopeças, garantindo a procedência.
Em andamento, a parceria entre o Sincopeças Brasil e a Fraga Inteligência Automotiva também foi apresentada na reunião. O objetivo é disponibilizar gratuitamente o catálogo eletrônico de peças para os associados dos Sincopeças estaduais em dia com a sua contribuição. “O Sincopeças-SP já está viabilizando conversações com a Fraga para agilizar a parceria para oferecer aos seus associados”, antecipou Heber Carvalho, presidente da entidade.
E um dos temas mais falados na Automec, a Inspeção Técnica Veicular (ITV), também foi debatida na reunião. Para sensibilizar o Legislativo, Gustavo Pereira, presidente do Sincopeças-BH, sugeriu envolver uma entidade médica apoiando a causa. Logo após a Automec, o Sincopeças-SP já entrou em contato com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, referência em segurança de trânsito, para se juntar ao pleito que será encaminhado para o Legislativo.
OSindirepa
Brasil também reuniu os dirigentes dos Sindirepas estaduais. Segundo Antonio Fiola, presidente da entidade, “a reunião do Sindirepa Brasil, realizada na Automec, destacou as principais pautas do setor de reparação de veículos, assim como fizeram alinhamento das estratégias para o futuro. Em todas as edições da Automec os Sindirepas se reúnem para discutir temas relevantes”, afirmou.

REUNIÃO



















DEPOIMENTOS
*Nos reservamos o direito de adequar as informações, igualitariamente, sem a obrigatoriedade de aviso prévio. Fotos: Divulgação
Pedimos aos expositores que respondessem à pergunta: “Como foi a participação da sua empresa na Automec deste ano e quais foram os principais resultados ou aprendizados que vocês tiraram do evento?” Confira as respostas e veja como o setor avaliou essa edição!

CORTECO
EATON
“A Automec foi uma excelente oportunidade para destacar a qualidade dos nossos produtos e fortalecer ainda mais nossa marca, sempre alinhados ao crescimento contínuo do setor e ao nosso compromisso com a sustentabilidade. Durante o evento, apresentamos um portfólio completo e inovador, com destaque para os lançamentos e o estudo de impacto sustentável da linha ECOBox®, que reflete nosso empenho em soluções ecologicamente responsáveis. Também lançamos o programa Jornada Eaton, uma iniciativa de capacitação técnica que atraiu mais de 500 inscrições de profissionais do setor”.
A participação da Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, foi marcada por seu retorno à Automec com muito sucesso. A empresa fez o lançamento da linha agro, com mais de 40 itens de retentores de motor para tratores e colheitadeiras; apresentou 16 novos retentores para veículos com motor 3 cilindros, mostrou a linha de transmissão automática da TransTec, etc. Visitantes de todo o País, América do Sul e Europa passaram pelo estande. Foi uma experiência positiva, com atrações, troca de informação e aprendizados.

ZF

DENSO
A Denso teve participação histórica na Automec 2025, destacando-se pelo compromisso com a sustentabilidade, simbolizado por uma árvore em seu estande eco-friendly. A empresa apresentou a máquina recicladora de ar-condicionado, kits colisão e soluções para os segmentos agro e de veículos pesados. No evento, promoveu treinamentos técnicos diários, reforçando seu compromisso com a capacitação do mercado de reparação. A Feira resultou no maior volume de vendas já registrado pela Denso em um evento, consolidando sua posição como referência em tecnologia automotiva sustentável na América Latina.
“A ZF fortaleceu o relacionamento com seus clientes, realizando diversas ativações personalizadas no evento. Anunciou seu ecossistema exclusivo, que integra o novo portal ZF [pro]Amigo, a plataforma de gestão ZF [pro]Manager e a expansão do marketplace ZF [pro]Parts. O ZF [pro]Manager foi destaque com a conexão da plataforma ao Google. Com isso, a oficina pode contar com a análise e constante atualização de dados. Aliado à gestão de reputação e avaliações oferecidas pelo novo ZF [pro] Tech by Concept, a experiência foi considerada promissora para melhorar a visibilidade e gestão das oficinas”. Fernanda Giacon de Lucca - Gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul

MAHLE

STÄRKX
“Nossa participação na Automec deste ano foi extremamente positiva e estratégica para reforçar nosso posicionamento no mercado de aftermarket automotivo. O evento nos ofereceu uma vitrine de alto nível para apresentar nossas soluções em manutenção automotiva, como testadores de baterias, carregadores inteligentes e equipamentos para diagnóstico e inspeção. Interagimos diretamente com reparadores e revendedores de todo o Brasil e da América Latina; e recebemos um retorno muito valioso sobre a eficiência e a praticidade dos nossos equipamentos no dia a dia das oficinas”. Eric Heiji Kiriyama - Diretor de Operações da Stärkx
A MAHLE foi destaque na Automec 2025, com mais de 3 mil visitantes em seu estande. Entre os lançamentos, para se ter uma ideia, estiveram os eixos de comando para a linha leve e a ampliação da linha de juntas para veículos pesados. O espaço contou com diversas interações que incentivaram o networking entre os visitantes e a equipe da empresa. Outro destaque foi o lançamento do Circuito MAHLE Luva Azul, iniciativa de capacitação presencial para mecânicos, que complementa a plataforma de ensino a distância EAD MAHLE.



VOLDA
“A participação da Volda na Automec foi a materialização do fortalecimento da marca no mercado automotivo. Com um estande moderno e acolhedor, tivemos a oportunidade de apresentar lançamentos importantes, como novas aplicações de bandejas e semi-eixos, que despertaram grande interesse no público. O evento foi uma excelente oportunidade para nos conectarmos com clientes de todo o Brasil, consolidar parcerias estratégicas e gerar novos negócios. Foi um momento de visibilidade, troca de experiências e aprendizado, reforçando nossa posição no setor e o compromisso com a inovação e qualidade”.
FRASLE MOBILITY – FRAS-LE, FREMAX, CONTROIL E NAKATA
“No estande da Fras-le Mobility, nosso foco foi valorizar os profissionais da cadeia automotiva, com destaque para o mecânico, fundamental na escolha das marcas para reparos. Apresentamos novidades das marcas Fras-le, Fremax, Controil e Nakata em um ambiente criado para fortalecer nosso vínculo com os reparadores. Criamos uma Arena Show com atividades interativas, rodas de conversa e atrações exclusivas. A programação intensa impactou mais de 8 mil pessoas e incluiu entrevistas com executivos. Foi uma edição memorável, com foco na valorização do mecânico”. Sabrina Carbone - Gerente de Marketing Global da Frasle Mobility

LITENS

“Apresentamos na Automec, com exclusividade, o primeiro Tensionador V (HDT), fabricado no Brasil para equipar o sistema MHEV dos modelos Fiat Pulse e Fiat Fastback T200 Hybrid. Também levamos mais de 200 lançamentos originais com a embalagem Litens das linhas de tensionadores do Sistema de Sincronismo – TBT™, Tensionadores do Sistema de Acessórios – ADT™, Polias de Desvio – Idler™, Polia do Alternador OAD™ e Roda Livre OAP, além do kit de ferramentas mais completo do mercado para manutenção da Polia do Alternador Roda Livre e OAD™ e a tampa da Polia do Alternador Roda Livre e OAD™”. Roney Engholm - Gerente de Vendas e Marketing Aftermarket da Litens


APLIC RESOLIT
A Aplic Resolit marcou presença mais uma vez na Automec, consolidando sua atuação no principal evento do aftermarket automotivo da América Latina. Ao longo dos cinco dias de feira, a empresa apresentou seu amplo e diversificado portfólio de produtos voltados às linhas leve e diesel, com destaque especial para os comandos de válvulas. A participação também foi estratégica para o fortalecimento do relacionamento com clientes, distribuidores e parceiros comerciais, além de ampliar a visibilidade da marca nos mercados nacional e internacional.

NTN E SNR

DEVOC
“A Devoc alcançou a maior exposição para o mercado, se tornando publicamente mais conhecida e os produtos, assim como as máquinas e ferramentas que estavam em exposição geraram muito interesse no público. O estande foi muito bem avaliado por todos que nos visitaram. A marca cresceu em relevância e exposição e o número de negócios fechados já superou as expectativas e as vendas pós-feira também devem ter resultado acima do esperado. A nossa análise é extremamente positiva com relação a impacto de marca e vendas e faturamento com os produtos apresentados”.José Henrique Borges - CEO da Devoc
“A marcas NTN e SNR comemoram bons resultados da participação na Automec 2025, que contou com público qualificado e interessado em conhecer os lançamentos de produtos e as novidades apresentados ao mercado. O estande teve movimento intenso todos os dias e os visitantes puderam assistir à demonstração de montagem e desmontagem de rolamentos, com o kit de ferramentas, desenvolvido em parceria com a marca francesa CLAS. A presença de executivos do Grupo NTN e do presidente da NTN no Brasil, Leonardo Araujo, demonstram a relevância do mercado brasileiro para as operações da companhia”. Mariana Di Monte - Responsável por Vendas & Marketing Automotivo OEM e Aftermarket da NTN

SPAAL

MOTORSERVICE
“Essa foi uma edição de sucesso que superou nossas expectativas. Percebi muito mais interação com o público em um momento importante para nós, que é o do movimento de expansão do portfólio em 2025, com o lançamento de 485 novos itens das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF voltados para aplicações em veículos leves, utilitários, pesados e motocicletas para motores de alta demanda no mercado nacional. Entre as novidades, bombas de água elétricas da marca Pierburg, compatíveis com todos os modelos da Tesla, as embalagens com sistema de proteção contra falsificação, entre outras”. Talita Peres - Gerente de Marketing e Comunicação Corporativa da divisão de reposição do Grupo Rheinmetall
Completando 67 anos de mercado, a Spaal participou de mais uma edição da Automec, que superou as expectativas e foi marcada principalmente pela oportunidade que tivemos de reencontrar nossos amigos reparadores e distribuidores. Esse momento permitiu aprofundar o relacionamento da Spaal com seus parceiros, fortalecendo os vínculos de confiança e fidelidade à marca. Para a Spaal, a edição da Automec 2025 foi ainda mais marcante pela apresentação de sua nova identidade visual, que mantém a presença do nome e evidencia as transformações pelas quais a empresa passou nos últimos três anos.




DRiV
RIO
“A Automec é um evento especial que reúne o mercado automotivo nacional e internacional, onde a RIO tem forte presença. Durante a Feira, os novos produtos — como os balancins para linha pesada e os eixos de comando com parafuso — tiveram excelente aceitação. Nosso estande teve grande movimentação, possibilitando conversas e alinhamentos com parceiros e potenciais clientes. O time técnico esclareceu dúvidas e compartilhou conhecimento. Também realizamos muitas negociações e recebemos feedbacks valiosos sobre a qualidade das peças RIO, reforçando a confiança na nossa caixa laranja”. Gustavo Piovesan Correa - Gerente Geral das áreas comerciais da RIO
“A Automec 2025 marcou um novo e importante capítulo para a DRiV, agora totalmente focada no aftermarket. Aproveitamos a força do evento para anunciar a chegada das marcas Wagner, FP Diesel e Champion, que se somam às já reconhecidas Monroe e Monroe Axios, ampliando nosso portfólio com soluções de alta performance para diferentes aplicações. Com mais de 6 mil visitantes em nosso estande, tivemos a oportunidade de fortalecer laços com clientes, estabelecer novas conexões estratégicas e reforçar nosso compromisso com a excelência, a inovação e a confiança no mercado de reposição automotiva”. Daniel Fabbris Neto – Diretor Comercial da DRiV do Brasil

PHINIA

“A participação na Automec foi uma excelente oportunidade para promover a Delphi Academy, atingindo o resultado esperado. O grande interesse pelos cursos do Centro de Treinamento Delphi garantiu o preenchimento das vagas das próximas turmas, um avanço positivo. A Feira mais uma vez cumpriu seu papel ao reunir visitantes e gerar oportunidades, com fluxo intenso desde o início. Milhares passaram pelo estande e interagiram de forma positiva com a marca. Caravanas de várias regiões e países vizinhos reforçaram o sucesso do evento”. Amaury Oliveira – Vice-presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul





YIMING PARTS
CAUPLAS
“Nossa participação na Feira foi extremamente positiva e estratégica. Fortalecemos laços com distribuidores, ampliamos parcerias e nos aproximamos tecnicamente dos mecânicos por meio de um curso de alta qualidade, voltado às demandas reais das oficinas. Apresentamos lançamentos exclusivos e destacamos o mix de mangueiras automotivas mais completo da Automec, o que atraiu grande interesse dos visitantes. A feira foi uma verdadeira vitrine de soluções, reforçando nossa presença no mercado e reafirmando nosso compromisso com a qualidade, a inovação e o suporte técnico especializado”.
“A participação da Yiming Parts na Automec 2025 superou todas as expectativas. Nosso estande foi um verdadeiro ponto de encontro para parceiros, clientes e novos contatos, proporcionando momentos valiosos de conexão e prospecção. Foi uma oportunidade perfeita para apresentarmos, em primeira mão, os muitos lançamentos que estamos preparando para 2025. Saímos do evento com a certeza de que estamos no caminho certo, impulsionados por trocas enriquecedoras e pela confiança do mercado. Obrigado a todos que nos prestigiaram”!

AMPRI

ISAPA
“Em 2025, a Isapa apresentou na Automec um estande inovador: O Portal Para um Mundo de Autopeças. A proposta não se limitou a uma simples exposição de produtos, mas foi um convite aos clientes para participarem da evolução do mercado, junto à marca mais completa de produtos automotivos importados do País. O Portal ISAPA representa um novo patamar, onde cada cliente, ao visitar nosso estande, pode se sentir um explorador em seu próprio universo, contando com os melhores produtos e o suporte necessário para uma jornada de sucesso. A presença na Automec tangibilizou a força da Isapa Autopeças”.
“A Participação da Ampri na Automec 2025 foi marcada por conexões, novidades e grandes oportunidades. Para se ter uma ideia, apresentamos lançamentos que reforçam nosso compromisso com a inovação e com as necessidades de quem vive o dia a dia do setor automotivo. Foi também um momento especial para fortalecer parcerias, fechar novos negócios e conhecer de perto muitos profissionais que fazem o setor acontecer. Voltamos com a certeza de que estamos no caminho certo, mais motivados e conectados com o mercado”.

BOSCH

MARELLI COFAP AFTERMARKET
“Para a Marelli Cofap, a 16ª edição da Automec foi marcante em todos os sentidos. Apresentamos ao público um estande disruptivo e interativo, amplificando o relacionamento com nossos clientes, de todas as regiões do Brasil e do exterior. A Automec nos trouxe, também, a oportunidade de mostrar ao mercado o que nós temos de inovador e a nossa capacidade de diversificação daquilo que oferecemos para o segmento automotivo. As marcas Cofap e Magneti Marelli, cada vez mais, a cada edição da Automec, se notabilizam por serem as marcas de melhor índice de retorno do mercado de reposição brasileiro”.
“A Bosch marcou presença em mais uma edição da Automec, apresentando suas soluções completas em peças, diagnósticos e serviços a um público altamente relevante e engajado. Com dois estandes estrategicamente posicionados, a Bosch proporcionou espaços valiosos para troca de experiências, networking e aproximação com clientes, parceiros e colaboradores. Além disso, reforçou seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o futuro do setor de reposição automotiva. Sem dúvida, foi uma excelente oportunidade para fortalecer relacionamentos e gerar novos negócios”. Robinson Silva - Diretor de Marketing da divisão Mobility Aftermarket para a América Latina



GATES
BORGWARNER
A BorgWarner recebeu, no seu estande, um público qualificado e interessado em conhecer as suas soluções, reforçando a importância de dialogar com públicos estratégicos e técnicos. Alguns destaques incluíram o lançamento da linha de sistemas EGR para controle de emissões de veículos pesados e a linha de sistemas de ignição da marca Beru na reposição latino-americana. A empresa ainda reforçou as aplicações de turbos que correspondem a 50% dos carros de passeio turbo flex fabricados no Brasil e turbocompressores com tecnologia ball bearing que equipam motores EURO 6 no segmento de pesados.
“A participação da Gates na Automec foi positiva. O estande teve grande visitação, reforçando a força da marca. Apresentamos novidades nas linhas de mangueiras curvas, bombas d’água, kits completos e correias micro-v®, além do nosso catálogo online Navigates. Mais do que mostrar produtos, foi uma oportunidade valiosa de estar próximo do aplicador, ouvir os reparadores e entender suas necessidades. Esses aprendizados fortalecem nosso compromisso com soluções confiáveis para o aftermarket brasileiro”. Keli Osako - Diretora de Vendas da Reposição Automotiva

VETOR

AUTOGLASS
“Nesta edição da Automec, a Autoglass lançou a marca Teiko Parts, que estreia no mercado com uma linha de peças de arrefecimento, como radiadores e condensadores — e o retorno do público no estande mostrou que foi uma escolha acertada. Também levamos nosso serviço de calibração de sistemas ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor), além de apresentar como a tecnologia nos ajuda a apoiar clientes e lojistas na escolha entre os mais de 90 mil itens disponíveis no nosso catálogo. Foi uma chance de reafirmar o compromisso da Autoglass com a evolução do setor”. Grupo Autoglass
“A Automec foi, mais uma vez, um marco importante para o setor de reposição automotiva — e para a Vetor, uma grande oportunidade de fortalecer nosso papel nesse mercado. Nesta edição, conseguimos apresentar aos nossos clientes e parceiros soluções tecnológicas que elevam a eficiência e a qualidade no aftermarket. Nossa participação foi um sucesso! Alcançamos todas as metas planejadas e saímos ainda mais motivados para os próximos desafios. Agradecemos a todos que visitaram nosso estande e contribuíram para tornar esse evento tão especial”.




NITERRA
SKF
“A Automec 2025 foi a melhor de todos os tempos para a SKF em termos de engajamento e inovação. Atuamos com base na tríade “Portfólio, Conhecimento e Experiência”, apresentando lançamentos para linhas leve e pesada, com destaque para rolamentos de veículos elétricos. Promovemos conhecimento com palestras, debates e videocasts, além de experiências imersivas e gamificadas. Fomos eleitos no Prêmio Inova como a melhor marca de Rolamentos, Tensionadores e Polias do Brasil. Com mais de 4.000 visitantes, fortalecemos laços com toda a cadeia do setor”. Michel Vences - Diretor Comercial Aftermarket Automotivo da SKF na América Latina
“A Automec é uma excelente oportunidade para se conectar com profissionais do setor automotivo. Como maior feira do segmento na América Latina, permite conhecer realidades, além do mercado brasileiro. Nossa participação nesta edição destacou o bom momento do setor e nos aproximou das principais dúvidas de mecânicos e reparadores. Com o lançamento da nova linha de sensores automotivos, esclarecemos funcionalidades e diferenciais. A presença rendeu frutos e insights para aprimorar nossos produtos e serviços”. José Eduardo de Souza - Chefe de Marketing da Niterra do Brasil

DPASCHOAL

SEG AUTOMOTIVE
“A participação da SEG Automotive na Automec 2025 foi extremamente positiva. Recebemos clientes de todo o Brasil e da América Latina, com visitas constantes e direcionadas ao nosso estande, todos os dias da Feira. O evento foi marcado por um alto nível de profissionalismo e foco em negócios, com visitantes organizados e objetivos. Além de resultados comerciais expressivos, fortalecemos nossa marca com ações de branding estratégicas, que geraram grande engajamento, visibilidade e reforço institucional junto ao público-alvo”.
“Automec foi bastante positiva para a DPaschoal, em sua primeira participação na feira. Foi uma ótima oportunidade para mostrarmos ao mercado a nossa estratégia 360º em soluções automotivas, que contempla produtos, serviços e soluções financeiras – para atender de forma completa tanto o consumidor final, quanto o reparador independente. Foi, também, um momento de estarmos ainda mais próximos dos profissionais do setor e entender as necessidades deste mercado para oferecer as melhores soluções”.

TECFIL

RADNAQ
“A participação da Radnaq na Automec 2025 foi extremamente positiva. Reforçamos o relacionamento com clientes, apresentamos lançamentos como o Condicionador de Metais Motor Oil e ampliamos nossa presença no mercado. O evento nos proporcionou insights valiosos sobre tendências do setor e fortaleceu nosso posicionamento como referência em soluções automotivas. A troca com o público e parceiros foi enriquecedora e nos impulsiona a seguir inovando. Aproveitamos para agradecer a todos que visitaram nosso estande”.
“A participação da Tecfil na Automec 2025 foi um sucesso absoluto. Durante os cinco dias de evento, reencontramos parceiros, recebemos novos clientes e apresentamos as inovações que consolidam nossa liderança no mercado. Mostramos a força de quem fabrica mais de 6000 itens com tecnologia de ponta, ampla cobertura e compromisso real com o dia a dia do balcão e da oficina. Somos a maior fábrica de filtros automotivos da América Latina. Somos a confiança que move o mercado. Somos o Filtro Original do Brasileiro”.



PERFECT AUTOMOTIVE
CABOVEL
“ Nesta edição, a Cabovel obteve grande êxito com os lançamentos e viveu momentos marcantes, como a visita de parceiros e amigos ilustres — ocasiões que permitiram estreitar relacionamentos e fortalecer conexões. Também foi uma excelente oportunidade para ouvir aplicadores e varejistas, que buscaram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos. Outro destaque foi a presença expressiva de visitantes estrangeiros interessados em novos negócios. As mudanças promovidas pela RX foram bastante positivas, contribuindo para o amadurecimento e a profissionalização do setor”.
“A participação da Perfect Automotive na Automec 2025 foi um sucesso absoluto. Nosso estande recebeu um público engajado, promovendo conexões valiosas assim como informações estratégicas que reforçam nosso compromisso com nossos pilares, principalmente segurança e qualidade. A Arena Perfect levou o show do drift para perto dos visitantes, fortalecendo nossa marca. Com mais de 105 mil visitantes e 223 mil leads gerados, saímos da Feira com parcerias consolidadas, novos negócios, grandes perspectivas para 2025 e muito felizes com a repercussão de tudo isso”.

VALEO

KYB
A KYB do Brasil teve grande destaque na 16ª Automec, reforçando sua liderança mundial em tecnologia para amortecedores. Com estande de 300 m² na avenida principal, atraiu milhares de visitantes. Foram 14 palestras técnicas, lançamentos para BMW, Audi, Fiat, Lexus e destaque para a linha Ultra SR. Houve ativações interativas, talk shows, reuniões com parceiros e prospecção de novos clientes. A Feira também celebrou os 10 anos da KYB no Brasil e marcou um passo importante para o futuro da marca no País.
“Mais uma vez, a participação da Valeo Service na Automec 2025 foi um sucesso. Tivemos a oportunidade de anunciar a nova assinatura global da companhia e apresentar os nossos lançamentos, além de fortalecer o nosso relacionamento com os nossos clientes. Além disso, a presença da Valeo Service na maior feira do setor na América Latina também é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com toda a cadeia de clientes e compartilhar conhecimento técnico por meio de experiências imersivas, treinamentos e ativações no estande”.

HITECH AUTOMOTIVE
REDE ANCORA

A Rede ANCORA teve uma participação bastante marcante na Automec 2025, com ativações, lançamentos e conexões estratégicas. Para se ter uma ideia, o estande virou ponto de encontro para profissionais, clientes e franqueados de todo o Brasil. Destaques incluíram a ação com a TRW, com venda exclusiva de amortecedores, e o Catálogo de Produtos Rede ANCORA. Por fim, a campanha “Achou, Ganhou!” e a forte presença da indústria reforçaram o papel da marca como referência no abastecimento de autopeças no País.
A HiTech Automotive marcou presença na Automec 2025, realizada de 22 a 26 de abril, no São Paulo Expo, reforçando seu compromisso com inovação no setor automotivo. Com mais de 105 mil visitantes, lançou três produtos, incluindo o FluodeTech — único aditivo com tecnologia patenteada que detecta vazamentos no sistema de arrefecimento por meio de luz UV. O estande atraiu grande público e contou com a presença do Team Race, promovendo interatividade. A HiTech se destacou como referência em tecnologia e excelência.





SCHAEFFLER
JUNTALIMA
“A Juntalima marcou presença na Automec 2025 apresentando lançamentos exclusivos para as linhas Pesada, Agrícola, JCB, Shibaura, juntas de cabeçote com tecnologia ULTRANOX, juntas de cabeçote especial sob medida, e parafusos para cabeçotes. Para se ter uma ideia, participar da Automec foi uma excelente oportunidade para fortalecer laços e apresentar inovações ao mercado de reposição automotiva. Agradecemos sinceramente a todos que nos visitaram. Seguimos juntos com qualidade, tecnologia e melhoria contínua”! Sérgio Lima - Diretor da Juntalima
“Nossa presença na Automec reforçou a forte atuação da Schaeffler e das marcas LuK, INA e FAG. Foi o primeiro evento na América do Sul com a nova divisão Vehicle Lifetime Solutions (VLS). Apresentamos inovações globais e lançamentos para o mercado brasileiro em 2025, como o NOx Sensor, voltado ao controle de emissões, e a nova bomba d’água elétrica, que oferece controle térmico avançado. O Espaço Super Dicas REPXPERT foi destaque entre os mecânicos. Com treinamentos rápidos diários, compartilhamos dicas práticas e superamos nosso recorde, com mais de 2.300 profissionais treinados”. Rubens Camposvice-presidente sênior da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions para a América do Sul

SABÓ

DAYCO
“A participação da Dayco na Automec 2025 foi positiva e produtiva. Durante o evento, reforçamos parcerias estratégicas, apresentamos nossas últimas inovações e ampliamos nossa visibilidade no mercado automotivo. Os feedbacks recebidos confirmam nosso comprometimento com a inovação e a busca contínua pela excelência no atendimento. A interação com o público permitiu uma troca enriquecedora de aprendizados sobre novas tecnologias, práticas sustentáveis e a importância de manter uma relação próxima com os clientes”.
“Nossa participação na Automec 2025 foi extremamente positiva. A feira, fundamental para o setor, proporcionou grande visibilidade à Sabó, presente desde a primeira edição. Nesta, destacamos o contato com um público diversificado e qualificado de todas as regiões e elos da cadeia: reparadores, balconistas, vendedores e distribuidores. Foi uma excelente oportunidade para apresentar novidades, tirar dúvidas, fortalecer relacionamentos e valorizar a proximidade expressa em nosso lema: A SABÓ está onde você está”.
Ana Paula Soares - Diretora de Vendas e Marketing SABÓ

ZM

MTE-THOMSON
“Mais uma vez, a participação da MTE-Thomson na Automec foi motivo de orgulho. Inovamos com um estande interativo, experiências sensoriais e ativações exclusivas. Apresentamos sistemas de motor e escapamento em acrílico, ambos em funcionamento, e o Passat MTE, agora com nova motorização e injeção eletrônica. Destacamos também o lançamento das linhas de sensor de NOx e sensor de pressão de arcondicionado. A Feira atendeu às nossas expectativas, com público qualificado e resultados muito positivos, inclusive com clientes de exportação”. Alfredo Bastos Jr. - Diretor de Marketing MTE-THOMSON
“Participar de mais uma edição da Automec foi gratificante para toda a equipe da ZM. Consideramos esta feira a melhor em termos de geração de negócios, pois nos proporcionou oportunidades valiosas para networking, fortalecimento de parcerias estratégicas, apresentação de lançamentos e ampliação da nossa presença no mercado nacional e internacional. Tivemos a chance de estreitar relacionamentos com clientes, fornecedores e profissionais do setor, além de reforçar nosso compromisso com a inovação e a excelência em soluções para o mercado automotivo”. Poliana Zimermann - Gerente de Vendas e Marketing MI ZM



COBREQ
TEXA
“Participar da Automec 2025 foi excelente para a Texa do Brasil. Batemos nosso recorde de faturamento, mesmo sendo uma feira em que o foco não era vender, mas sim fortalecer a marca e apresentar nossas soluções ao mercado. Conseguimos transmitir nossa mensagem de tecnologia e expertise no diagnóstico multimarcas e multiambientes. Foi gratificante compartilhar nossa história e inovação, mostrando nossa atuação nos segmentos de carros, motos, caminhões e máquinas. Saímos ainda mais motivados a seguir liderando no diagnóstico automotivo”. Renan Polverente - Gerente de Marketing TEXA do Brasil
“A participação da Cobreq na Automec foi especial e marcada por um público focado e interessado em informação. Tivemos a chance de estreitar nosso relacionamento diretamente com reparadores, balconistas e profissionais que buscam conhecer mais nossos produtos, especialmente a linha premium TEXTAR. Nosso espaço dedicado permitiu interatividade, demonstrações e esclarecimento de dúvidas através de vídeos. Destacamos também o lançamento dos cilindros de roda e pastilhas para veículos elétricos GWM e BYD”. Patricia Micolaiciunas - Gerente de Desenvolvimento e Marketing TMD Friction/Cobreq

BALCÃO AUTOMOTIVO

ARTEB
“A Arteb mais uma vez apresentou soluções inovadoras em sistema de iluminação automotiva em um ambiente tecnológico e interativo. Na Automec 2025, a equipe comercial recebeu os clientes nacionais e internacionais de todos os elos da cadeia automotiva, entre montadoras, lojistas, reparadores e consumidores finais, estreitando ainda mais o relacionamento com o mercado. Com 90 anos de trajetória, a Arteb se destaca como referência por oferecer portfólio de produtos com alta tecnologia e resistência”. Emerson de Paula – COO da Arteb
“A Automec vai muito além dos cinco dias de feira! Cada detalhe foi planejado com antecedência — inclusive uma edição especial da revista, produzida especialmente para circular durante o evento e levar a melhor cobertura até você. Nossa equipe percorreu todos os corredores do São Paulo Expo, destacou os principais lançamentos e, pela primeira vez, transmitimos podcasts diretamente do nosso estande! Tudo isso com grande engajamento nas redes sociais e uma cobertura completa na edição de maio do Balcão Automotivo. Obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada! Nos vemos na próxima!”

SABE O QUE DEU O QUE FALAR NA AUTOMEC 2025?
O PODCAST DO BALCÃO AUTOMOTIVO ROLOU DIRETO DO NOSSO ESTANDE, COM GRANDES NOMES DO SETOR!
Quer ver quem passou por lá e o que foi destaque? Corre pro nosso canal no YouTube e assista tudo na íntegra. Bora lá conferir!














Ekstron
Sampel
Dayco


EKSTRON
WEGA MOTORS
“A participação da Wega na Automec 2025 foi um grande destaque. Nosso estande, vibrante e interativo, recebeu milhares de visitantes por dia e contou com forte presença da liderança. Aproveitamos cada oportunidade para apresentar nosso portfólio renovado, com destaque para os kits de filtros e os filtros desumidificadores dourados, que reforçaram nossa imagem inovadora. Com demonstrações técnicas e explicações no estande, mostramos como nossos produtos facilitam a manutenção e garantem alta performance. Foi uma experiência marcante e que fortaleceu a presença da Wega no mercado latino-americano”.
“A Ekstron atua há mais de 10 anos no mercado de turbinas automotivas, atendendo a veículos leves, pesados, picapes e vans. Estreamos na Automec com grande satisfação, colhendo ótimos resultados e já planejando o retorno. Identificamos uma lacuna no mercado, especialmente em veículos mais antigos, e viemos suprir essa demanda com mais de 40 lançamentos previstos só para o segundo semestre. A Ekstron tem mais de 200 postos autorizados e já se consolida como referência em qualidade e inovação. O futuro é aqui”.
Roberto Silva - Diretor da Ekstron Technologies

CINPAL

“A Cinpal escolheu a Automec para o lançamento de sua nova marca e a comemoração dos 75 anos de atuação. Foi uma oportunidade única de relacionamento com clientes, contato com o mercado e fornecedores, e apresentação de nossos produtos e soluções para a mobilidade”.



FATOS & FOTOS





/















ATIVAÇÃO PERFECT (EXTERNA) / DESCERRAMENTO DA FAIXA INAUGURAL COLETIVA BORGWARNER
RICARDO FERREIRA (VAREJISTA) / SILVIA E RANIERI (SSA-CE) E HEBER (SINCOPEÇAS SP) /COLETIVA MAHLE
SILVIO, OTAVIO E LARISSA (BALCÃO)
EVENTO DRIVEWAY (EXTERNO) / DELFIM CALIXTO (EX-BOSCH) / BALCONISTA DOS PAMPAS
RODRIGO E PRISCILA (VAREJISTAS) / COLETIVA VALEO / EQUIPE SEG AUTOMOTIVE
CARAVANA ATLANTA / ENTREVISTA FRASLE MOBILITY / BORGWARNER
SIDNEY, FELIPE E MOLINA (VAREJISTAS) / EVENTO SINDIPEÇAS / EVENTO BORGWARNER (EXTERNO) / EVENTO ALIANÇA



















ENTREVISTA CONTROIL / CLAUDIO ARAUJO E ÉDIO (BALCÃO) / EVENTO SINDIPEÇAS / COLETIVA CUMMINS
COLETIVA DRIV/ EQUIPE BALCÃO / COLETIVA SCHAEFFLER
COLETIVA EMPRESAS RANDON / COLETIVA PHINIA / EVENTO CORTECO (EXTERNO)
COLETIVA DANA / COLETIVA NTN / COLETIVA VOLDA / CARAVANA FURLAN
ESTANDE APLIC RESOLIT / COLETIVA WEGA / COLETIVA TAKAO
EVENTO ALIANÇA / EVENTO ELAS NA AUTOMEC / CARAVANA MENIL





LUPORINI COMEMORA OS 30 ANOS DA ASH COM EVENTO MARCANTE NA RODA RICO
Em dois dias de celebração em São Paulo (SP), marca reúne parceiros e colaboradores para homenagear três décadas de inovação, crescimento e conexões duradouras
Para marcar os 30 anos de trajetória da ASH, a Luporini promoveu um evento exclusivo na Roda Rico, em São Paulo (SP), reunindo colaboradores, parceiros e convidados especiais em dois dias de celebração, nos dias 22 e 23 de abril. A iniciativa homenageou uma história construída com inovação, crescimento constante e relações duradouras — pilares que sustentam a marca desde sua fundação.
A escolha da Roda Rico, a maior roda-gigante da América Latina, foi mais do que simbólica. Representou o movimento contínuo da ASH ao longo de três décadas, sua capacidade de girar junto com o mercado, superar desafios e manter uma visão ampla, dinâmica e conectada com as transformações do setor. Assim como a roda não para, a ASH também segue evoluindo, impulsionada por um olhar atento ao futuro e guiada por propósito.
Construção coletiva
Durante o evento, os convidados participaram de momentos de integração nas cabines, onde puderam contemplar a cidade do alto e refletir sobre a trajetória da empresa. A programação incluiu uma palestra voltada ao universo do e-commerce, destacando tendências, novas tecnologias e oportunidades que moldam o presente e o futuro
do varejo digital. O ambiente foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e acolhimento, com um cardápio especial, bebidas à vontade e clima descontraído.
“O que vivemos nesses 30 anos foi uma construção coletiva, feita com dedicação, parcerias verdadeiras e muito trabalho. Por isso, queríamos um momento à altura dessa história. A roda-gigante trouxe o sentimento de perspectiva, de olhar para trás com orgulho e para frente com entusiasmo”, destacou Guido Luporini, diretor da marca.
Sentimento de gratidão
“Mais do que uma comemoração, o evento foi um tributo a todos que contribuíram para o desenvolvimento da ASH ao longo de sua jornada. Foi também uma reafirmação dos valores que norteiam a empresa: inovação com propósito, compromisso com o desenvolvimento humano e social, e relações construídas com confiança, respeito e transparência”, disse o diretor da marca.
A ASH encerra este marco com o sentimento de gratidão e com a certeza de estar preparada para continuar crescendo, inovando e fortalecendo ainda mais os laços com quem faz parte dessa história de sucesso.


CINPAL LANÇA NOVA MARCA E REFORÇA
POSICIONAMENTO VOLTADO AO FUTURO DA
MOBILIDADE PESADA
Tradição e inovação se unem para marcar o início de um novo ciclo de transformação e crescimento
ACinpal, referência no setor de autopeças há 75 anos, apresenta ao mercado e à comunidade de Taboão da Serra (SP) sua nova identidade de marca. O movimento simboliza um novo ciclo para a companhia, que passa por uma transformação cultural e estratégica.
Mais do que uma mudança visual, a nova marca reflete o posicionamento da empresa como uma estrutura confiável para o avanço da mobilidade, conectando sua história com uma visão clara de futuro. O novo logotipo, os elementos gráficos e a paleta de cores traduzem força, precisão e credibilidade — valores que sempre acompanharam a Cinpal.
“A nova marca Cinpal visa reforçar nosso compromisso com a excelência, a inovação e a confiança do setor. Estamos olhando para frente, com os pés fincados em uma trajetória
de conquistas e liderança industrial”, afirma Walter Medeiros, diretor-Geral da Cinpal.
A nova identidade é também um símbolo da transformação interna da Cinpal. A marca foi construída com base em valores como confiança, agilidade e visão estratégica — e será incorporada ao dia a dia da empresa por meio de iniciativas de cultura, comunicação interna e relacionamento com o mercado.
Com três unidades fabris em Taboão da Serra (SP), a Cinpal conta com mais de dois mil colaboradores que atuam em áreas administrativas e de produção de peças para veículos comerciais pesados. A Cinpal oferece soluções em engenharia de produtos, forjaria, fundição, usinagem e tratamento térmico, consolidando-se como um dos principais players do setor, atendendo a montadoras e o mercado de reposição.

COLUNA DO NONÔ

* Piloto, profissional do automobilismo, fundador e diretor técnico-esportivo da Cobra Racing Team, atuante na TCR South America
PÉ CRAVADO NA GESTÃO: a mentalidade de corrida aplicada ao comando de equipe
Como piloto, meus resultados vinham da preparação: planejar, estudar adversários, analisar corridas anteriores. Como dono de equipe, a base continua a mesma — só que com mais variáveis para administrar. A diferença agora é que lidero pessoas, e isso exige ainda mais disciplina, foco e paixão.
Ter ao lado quem compartilha da mesma mentalidade é fundamental. Vontade de vencer, espírito de equipe, disciplina. São qualidades essenciais tanto nas pistas quanto na gestão. E sigo com as mesmas empresas parceiras, buscando dar retorno dentro e fora das pistas, com resultado esportivo e ativações de marca.
Ser piloto é ser atleta de alta performance. E cobro isso da Maria Nienkötter, jovem piloto da equipe: preparação física, técnica, alimentação e foco total. Em um mundo cheio de distrações, especialmente nas redes sociais, manter a concentração se tornou ainda mais desafiador. Comparações constantes e informações distorcidas afetam a motivação. Por isso, disciplina e mentalidade forte são mais importantes do que nunca.
Sempre digo: a verdadeira vontade de vencer aparece quando ninguém está olhando. Não basta mostrar disposição no fim de semana da corrida. É na rotina que o campeão se forma — na segunda-feira, nos treinos, nos estudos, na vida regrada.
Minha experiência como piloto hoje me ajuda na tomada de decisões rápidas e estratégicas. Consigo orientar com base no que já vivi nas pistas. Isso se traduz em decisões técnicas e esportivas mais seguras, além de maior atenção aos detalhes — essenciais quando se corre no limite.
Planejamento é tudo. Analisar dados das corridas anteriores, entender o acerto ideal, estudar o traçado. Mas também é preciso ser realista. Em San Juan (Argentina), por exemplo, a Maria correu numa pista que nunca tinha visto. Pouco treino, muita pressão. Não dá para exigir o mesmo de quem já correu lá várias vezes. O gestor precisa traçar metas possíveis e manter o time motivado.
Nosso maior desafio é manter todos na mesma sintonia. Mesmo com os contratempos — que sempre virão — é preciso manter a energia da equipe alinhada, sem perder a vontade de evoluir e ajudar quem está ao lado. Porque ninguém vence sozinho.
Trabalhar com margem mínima de erro exige precisão e empatia. Um pneu calibrado com uma libra errada, dois milímetros fora no alinhamento — isso muda tudo. A pressão é enorme. Mas errar faz parte. Todos erramos. O importante é aprender com isso e seguir ajustando para errar cada vez menos.
Essa é a essência do nosso trabalho: pé cravado no acelerador, foco no detalhe e uma equipe que respira o mesmo propósito.


Por: Redação | Foto(s): Divulgação
MARFLEX CELEBRA 40 ANOS DE HISTÓRIA COM INOVAÇÃO, QUALIDADE E EXPANSÃO INTERNACIONAL

Com trajetória marcada por evolução constante, a empresa reforça seu compromisso com tecnologia, sustentabilidade e excelência no atendimento ao mercado automotivo
Ao longo de quatro décadas, a Marflex construiu uma trajetória sólida no setor automotivo. Entre os principais marcos estão sua fundação em 1986, a ampliação da linha de produtos, a conquista da certificação ISO 9001, a expansão para o mercado latino-americano e, mais recentemente, a modernização da identidade visual. Cada fase representou um avanço estratégico em direção à excelência.
A consolidação da empresa como uma das líderes do segmento foi resultado de investimentos constantes em tecnologia, qualificação da equipe e qualidade dos produtos. A Marflex também desenvolveu parcerias estratégicas, aprimorou a logística e o atendimento, garantindo presença em todo o território nacional e em diversos países da América Latina. A escuta ativa do mercado sempre foi essencial para antecipar tendências e responder às mudanças com agilidade.
“Como toda empresa com longa trajetória, a Marflex enfrentou desafios, como oscilações econômicas, mudanças tecnológicas e novas demandas do consumidor. Manter a competitividade sem abrir mão da qualidade exigiu capacidade de adaptação e foco permanente na excelência”, disse Marcos Alberto de Oliveira, diretor-presidente da Marflex.
Reconhecimento da marca
A certificação ISO 9001 reforça esse compromisso com

processos bem estruturados, controle rigoroso e melhoria contínua.
A empresa investe em equipamentos modernos, laboratórios próprios e uma equipe técnica especializada, garantindo alto padrão de qualidade para o mercado nacional e internacional.
O reconhecimento da marca é construído diariamente, com base em confiança, qualidade e relacionamento próximo com clientes e parceiros. A presença em eventos do setor, nas redes de distribuição e a comunicação transparente fortalecem a imagem da empresa.
“A nova identidade visual e as embalagens atualizadas simbolizam uma Marflex ainda mais moderna, alinhada às tendências e pronta para os desafios futuros”, contou o diretorpresidente.
40 anos de conquistas
Com foco também na sustentabilidade e inovação, a empresa utiliza matérias-primas de menor impacto ambiental, otimiza recursos e investe em processos mais limpos e soluções tecnológicas que elevam a performance dos produtos.
Neste momento especial, “a Marflex agradece a todos que fazem parte dessa história. São 40 anos de conquistas, dedicação e compromisso com a qualidade, a inovação e o respeito que sempre nortearam a empresa”, enfatizou Marcos Alberto de Oliveira.

Comportamento
por: Valtermário Rodrigues*
PONTO CEGO
Sem perceber um veículo passando ao seu lado, o motorista leva um susto ao tentar mudar de direção e, rapidamente, evita uma colisão. Seu campo de visão, prejudicado pelo ponto cego, poderia ter implicado em acidente de trânsito e consequências desagradáveis.
Sem perceber um colega ao seu lado, passando por um momento difícil na vida pessoal, distante do seu campo visual, no ponto cego, que muitas vezes nos impossibilita de perceber a dor do outro, perdemos a oportunidade de ajudar alguém que, de repente, precisa apenas ser ouvido, ser notado, ou precisa apenas de uma palavra de incentivo. Por estarmos focados apenas em nossos próprios assuntos, esquecemonos de dar atenção a um colega de trabalho ou prestar algum apoio.
O “ponto cego” é uma característica natural da visão humana nas diversas interações do dia a dia. É aquela parte do nosso estilo natural de personalidade que são óbvias para todos, exceto para nós mesmos, até que alguém os aponte. São os comportamentos ou palavras que usamos sem perceber seu impacto nos outros.
A cegueira social é a incapacidade de percebermos a realidade que nos rodeia, é o que nos tira a possibilidade de reagir a ela, dessa forma não respondemos às necessidades e sofrimentos dos outros, muitas vezes em prol de interesses pessoais ou do status quo. É uma forma de alienação.
No trânsito, o ponto cego é uma questão de segurança, requer muita atenção e cuidado. São áreas ao redor do carro (ou outro veículo) que o



motorista não consegue ver diretamente, mesmo usando os espelhos retrovisores, seja pela posição do banco do motorista, do tamanho do veículo, ou objetos que obstruem a visão, o que impossibilita o condutor de perceber a presença de outros veículos, pedestres ou obstáculos nesta área.
A arrogância causa uma cegueira mental: um cliente arrogante, que chega a um balcão de atendimento e não enxerga do outro lado do balcão um ser humano e o trata com olhar de superioridade, é merecedor de um tempo para reflexão, assim como, um atendente (balconista) precisa ter o entendimento de que o cliente que chega ao balcão vai em busca da solução de um problema, nem sempre sabe exatamente o que precisa e nesse contexto cabe ao balconista fazer o cliente enxergar que ali é um local de atendimento diferenciado e com grandes possibilidades de solução do seu problema.
Chegamos ao mês de maio, mês em que se comemora o “Dia do Trabalho” (1º), o “Dia das Mães” (segundo domingo de maio), o “Dia do Automóvel” (13), a “Abolição da Escravatura” (13) e o mês em que aconteceu o conclave que elegeu Leão XIV, o Papa. O ano está quase chegando à sua metade. Você conseguiu enxergar as oportunidades que se apresentaram em sua vida ou essas oportunidades não foram percebidas por conta do Ponto Cego, natural da visão humana?
O Maio Amarelo é o mês do movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, um período de referência para ações e reflexões sobre o tema, que tem por objetivo
sensibilizar a sociedade quanto à importância de comportamentos seguros nas estradas.
“Cavalo selado só passa uma vez”, assim diz um ditado popular, portanto, é importante estarmos sempre atentos e preparados para aproveitar as oportunidades no momento em que elas se apresentam, pois essas oportunidades podem não se repetir.
A expressão “Cego é aquele que não quer ver” é um ditado popular que difere do ponto cego. No ponto cego algo obstrui nossa visão, enquanto que não querer ver uma situação real, reconhecer ou aceitar uma verdade ou uma situação que está diante de seus olhos, é uma recusa que torna a pessoa um cego mental.
O conceito de empatia vai ao encontro do conceito de Ponto Cego (visão humana). Empatia é a habilidade de “enxergar além das aparências” e reconhecer a humanidade compartilhada, buscando entender as razões por trás do comportamento e das emoções do outro. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, pensamentos e experiências, mesmo que sejam diferentes dos seus.
Um “olhar humanizado” valoriza a dignidade e o bem-estar do indivíduo, considerando-o como um todo e não apenas como um problema ou condição a ser tratada. É uma visão que vai além da técnica e do profissionalismo, incorporando a empatia, a escuta ativa e a compreensão das necessidades emocionais e sociais do outro.
Diante desse contexto, as empresas brasileiras precisarão incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a partir de 26 de maio de 2025, com base na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). Dessa forma, será uma exigência a garantia da promoção da saúde mental dos trabalhadores no ambiente de trabalho, incluindo a prevenção de estresse, assédio e outros problemas relacionados, alteração essa fruto da Portaria MTE nº 1.419/2024.
Ouvir a voz interior é a capacidade de prestar atenção e confiar nos seus próprios pensamentos, sentimentos e intuições. É uma forma de se conectar consigo mesmo, olhar pra dentro de si e tomar decisões que estejam alinhadas com seus valores e desejos.
Em liderança, o “ponto cego” são aspectos do próprio comportamento ou estilo de liderança em que um indivíduo não consegue reconhecer ou perceber, mesmo que sejam óbvios para os outros. Esses pontos cegos podem prejudicar a eficácia da liderança e afetar negativamente o desempenho da equipe.
Existe um ponto cego, ou seja, percepções e informações que outras pessoas possuem, mas que preferem não declarar. E sem essas informações seu campo de ação é limitado. Pouco pode fazer para melhorar a qualidade da sua liderança. Afinal, ninguém reconhece aquilo que desconhece e só é possível agir sobre o conhecido.
O ponto cego é uma expressão usada no mundo empresarial e representa tudo aquilo que o gestor não enxerga sobre sua liderança. Geralmente, muitos líderes têm pontos cegos em comum, porém, não percebem.
O “amor é cego” é uma expressão popular que significa que alguém não consegue ver os defeitos da pessoa amada. É um sentimento em que a pessoa se torna “cega”, no sentido de ignorar tudo o que está errado com o outro, associando-o apenas a bons sentimentos.
A autoestima refere-se à nossa auto avaliação, incluindo qualidades, defeitos, habilidades e valor pessoal. É a confiança em si mesmo, a capacidade de reconhecer e aceitar os pontos fortes e fracos, e a capacidade de se sentir bem consigo mesmo. Ela pode ser alta (positiva) ou baixa (negativa), e influencia a forma como lidamos com a vida, as relações interpessoais e o bem-estar emocional.
O que tem a ver autoestima com “Ponto Cego”? Pois bem! A expressão “autoestima nos deixa cegos” é uma metáfora que sugere que uma baixa autoestima pode impedir um indivíduo de enxergar a si próprio e ao mundo com clareza, dificultando a tomada de decisões e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis.
A arrogância, nossas crenças, prejulgamento, o preconceito, não saber ouvir, a procrastinação, a falta de foco e motivação de um indivíduo o torna completamente cego no sentido da visão humana e o impede ou dificulta a conquista do sucesso na vida pessoal e/ou profissional, portanto, precisamos ficar atentos para não cair nessas armadilhas.
Quanto à arrogância do outro para conosco, pode nos servir de aprendizado. Ao lidar com essa situação, é importante mantermos a confiança, tentarmos um diálogo com tato, não cair em provocações e, em situações extremas, afastar-se para evitar desgastes. Ao tempo em que é crucial desenvolver a autoconsciência, autoconfiança, auto respeito e amor-próprio para não se deixar afetar pela arrogância alheia.
A Geração X, Y e Z são grupos de pessoas marcados por diferentes contextos históricos e evoluções tecnológicas que influenciam seus valores, comportamentos e expectativas. As principais diferenças entre elas incluem a forma como se adaptam à tecnologia, suas prioridades na vida profissional e pessoal, e seus padrões de consumo. No mundo empresarial, o grande desafio é a convivência harmoniosa entre esses grupos convivendo em um mesmo “enxergando” as diferenças entre eles como forma de aprendizado e crescimento no que se refere à convivência harmoniosa entre pessoas de gerações diferentes.
Para concluir, espero que você, caro leitor, tenha enxergado nesse texto que acabou de ler um motivo para reflexão sobre quais comportamentos nos deixam “cegos” em determinadas situações.
Espero trazer algum tema interessante na próxima edição. Estarei atento no sentido de não ficar “cego” para insights que se apresentam, trazendo temas de grande relevância.
Até breve!


No dia 8 de abril, teve início o processo de cadastramento oficial da Click Parts Brasil, plataforma digital que propõe integrar toda a cadeia automotiva em um único ambiente online. Em poucos dias de operação, a iniciativa já contabiliza quase 1000 cadastros, abrangendo fabricantes, distribuidoras, prestadores de serviço, lojas de autopeças e consumidores finais.
Desenvolvida a partir da análise dos principais gargalos e ineficiências do setor, a Click Parts Brasil surge como uma solução pioneira para os desafios enfrentados no processo de compra e venda de peças automotivas. Seu principal diferencial é oferecer uma infraestrutura digital capaz de reunir todos os elos do segmento — respeitando as dinâmicas e hierarquias comerciais — e promover transações mais rápidas, transparentes e seguras.
A proposta é clara: transformar a experiência de aquisição e comercialização de peças por meio de uma plataforma intuitiva, com recursos avançados de busca, cadastro de produtos e suporte técnico especializado. Ao conectar diferentes perfis de usuários, a Click Parts Brasil contribui para a digitalização de um setor historicamente marcado por práticas operacionais tradicionais, ao mesmo tempo em que amplia o alcance de vendas, otimiza estoques e fortalece o relacionamento entre fornecedores e clientes.
“Seu principal diferencial é oferecer uma infraestrutura digital capaz de reunir todos os elos do segmento”
CLICK PARTS BRASIL
Plataforma Click Parts Brasil
inicia cadastramento para empresas, prestadores de serviço e consumidores finais

Para o consumidor final, o ambiente oferece acesso facilitado a uma ampla gama de produtos, com maior competitividade de preços e confiabilidade nas negociações. Já para os empresários do setor, representa uma oportunidade estratégica de modernizar seus processos e ampliar sua presença no mercado.
Outro grande destaque da plataforma é o espaço dedicado aos prestadores de serviços automotivos, como oficinas mecânicas, guinchos, borracheiros, chaveiros, lavadores, despachantes, pintores, locadoras de veículos, dentre outros. Com planos acessíveis e geolocalização integrada, esses profissionais podem se cadastrar e ser encontrados com facilidade pelos usuários, aumentando sua visibilidade e potencial de negócios.
A Click Parts Brasil também disponibiliza um ambiente exclusivo de suporte e atualização para esses parceiros, contribuindo para a profissionalização e valorização do setor de serviços.
Com a proposta de redefinir a lógica do comércio de autopeças no País, a Click Parts Brasil reforça seu posicionamento como um ecossistema digital integrado, voltado à eficiência, inovação e conectividade. Empresários, prestadores de serviço e consumidores já podem se cadastrar pelo site clickpartsbrasil.com.br e fazer parte da transformação que promete reestruturar o mercado automotivo brasileiro.
Peterson Frias, idealizador e CEO da Click Parts Brasil




EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS NOVOS E TRANSAÇÕES DE USADOS SE MANTÊM AQUECIDOS NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE E NO MÊS DE ABRIL

s vendas de veículos novos e usados se mantêm aquecidas, mesmo em um cenário econômico de alta taxa de juros, o que compromete os financiamentos. Pelos números da Fenauto, no acumulado do ano até abril, 5.373.438 de veículos foram transacionados, 11% acima do mesmo período de 2024. Somente no mês de abril, a alta foi de 7,9% em relação a março e 13,1% acima de abril de 2024, com um total de 1.487.401 unidades.
Com esse resultado, a entidade fez uma nova previsão para o término deste ano. “Nossa melhor previsão é a de chegarmos a dezembro com um novo recorde em torno de 16.500.000 de veículos comercializados. Embora o momento do mercado seja positivo e promissor, precisamos ter cautela, pois alguns pontos devem ser levados em consideração, como o desempenho da economia, índice de confiança do consumidor, alta de juros, etc. Vamos acompanhando mês a mês esse desempenho”, afirmou o presidente da entidade, Enilson Sales.
Emplacamentos
No acumulado do ano, segundo dados da Fenabrave, o volume de emplacamentos de veículos leves e pesados cresceu 3,4% em comparação a janeiro a abril de 2024, com um total de 760.288 unidades. Por segmento, automóveis totalizaram 551.965 unidades (+2,023%), comerciais leves, 162.820 (+8,31%). Caminhões, com 36.160, tiveram uma ligeira queda de 0,68%, enquanto ônibus expandiram 24,56%, totalizando 9.345 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre.
Somente no mês de abril, foram 152.286 automóveis emplacados, alta de 7,58% sobre o mês anterior e uma retração de 7,31% quando comparado a abril de 2024. Comerciais leves tiveram um crescimento de 5,37% sobre o mês anterior e de 2,42% ante abril de 2024, com 44.790 unidades. No segmento de pesados, caminhões, com 9.038 unidades, registraram um crescimento de 14,23% sobre abril de 2024 e uma
retração de 1,77% em comparação a março. Enquanto ônibus cresceram 16,62% em relação a abril de 2024 e 14,22% em relação ao mês anterior, com 2.547 unidades emplacadas.
Para este ano, a Fenabrave mantém a previsão de um crescimento de 7,5% no volume de emplacamentos. “Em abril sobre março, exceto caminhões e implementos rodoviários, todos os segmentos automotivos apresentaram números positivos. Já na comparação com abril do ano passado, que teve 2 dias úteis a mais do que abril de 2025, o desempenho de automóveis e comerciais leves sofreu retração, assim como o crescimento de motocicletas foi mais moderado. A oscilação de dias úteis impacta no resultado dos emplacamentos, mas notamos que, no geral, a evolução está dentro das estimativas da Fenabrave, que projeta um crescimento global próximo de 7% para 2025”, analisou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Vendas e produção
Pelo balanço da Anfavea, 760.400 mil unidades foram vendidas no acumulado do ano, 3,4% superior ao primeiro quadrimestre de 2024 e 208.700 unidades no mês de abril, 6,7% acima do mês anterior e 7,1% inferior a abril de 2024. O grande descompasso tem sido o volume de vendas de importados. “As vendas de importados subiram 18,7% no quadrimestre. Mais importante do que esse aumento, pois nós da Anfavea entendemos que as importações são boas desde que elas complementem a produção local, é que elas subiram mais do que proporcionalmente os A Fenauto aponta para um novo recorde este ano, em torno de 16,5 milhões de veículos comercializados
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea





Arcelio Junior, presidente da Fenabrave
modelos locais, que cresceram apenas 0,2% no período”, comentou o presidente da Anfavea, Igor Calvet. Do volume de emplacamentos no quadrimestre, 6% foram a participação de modelos chineses.
Também no acumulado do ano, saíram da linha de montagem 811.200 veículos leves e pesados, 6,7% acima do mesmo período de 2024, o maior volume para o período desde 2019. Somente no mês de abril, foram produzidos 228.200 veículos, o melhor para o mês em seis anos, sendo 214.300 veículos leves e 13.900 pesados, 20,1% acima do mês anterior e 2,8% superior a abril de 2024.
No segmento de leves, com 603.600 automóveis produzidos no acumulado do ano, ante 568.500 no mesmo período de 2024, e 154.700 comerciais leves, ante 141.300 unidades na mesma base comparativa, a alta se justifica, principalmente, pelo incremento das exportações, em especial para a Argentina; país que aumentou as importações do Brasil de 34,8% no primeiro quadrimestre de 2024 para 59,1% no mesmo período deste ano. Somente em abril, 46.300 unidades foram embarcadas para o exterior, 18,9% acima do mês anterior.
Híbridos e 100% elétricos
Um movimento que tem sido observado desde o ano passado é praticamente a estagnação do volume de veículos 100% elétricos emplacados, com uma média de 5.000 unidades por mês, enquanto os híbridos e híbridos plug-in têm conquistado mercado. Segundo a Anfavea, a cada 10 unidades emplacadas por mês, 1 é com novas tecnologias.
Pelas contas da Fenabrave, automóveis e comerciais leves híbridos totalizaram 52.766 emplacamentos no acumulado de janeiro a abril de 2025, 73% acima do mesmo período de 2024. Somente em abril foram 15.125 unidades emplacadas. Já os 100% eletrificados somaram 17.691 emplacamentos no primeiro quadrimestre do ano, 15,03% inferior ao mesmo período de 2024. “O desempenho reflete a adesão dos
consumidores a modelos eficientes energeticamente. O segmento deve ser uma das principais alternativas para a descarbonização automotiva”, disse Arcelio Junior, referindo-se aos híbridos.
Pesados
No segmento de pesados houve um ajuste de produção, principalmente de caminhões. Em abril, 11.000 unidades saíram das fábricas, volume 6% inferior ao mês anterior e 5,5% abaixo do resultado de abril de 2024. No acumulado do ano, as 42.800 unidades produzidas representaram um incremento de 4,3% no comparativo com o primeiro quadrimestre de 2024. Quanto a ônibus, no acumulado do ano foram produzidas 10.000 unidades, 8% acima do mesmo período de 2024. Especificamente no mês de abril, com 2.900 unidades, houve uma queda de 0,2% na produção em relação ao mês anterior e até de 2,4% quando comparado a abril de 2024.
Segundo a Fenabrave, o mercado de caminhões tem sido impactado pelas altas taxas de juros, pela maior seletividade na oferta de crédito para financiamentos e pelas incertezas sobre o preço do diesel. “O segmento tem apresentado demanda, mas há cautela por parte dos transportadores, que estão aguardando melhores condições de financiamento. As perspectivas para o restante do ano seguem positivas”, disse o presidente da entidade, Arcelio Junior. A previsão para caminhões é de um crescimento de 4,5% nos emplacamentos neste ano.
Ao contrário, o segmento de ônibus teve alta acumulada, no primeiro quadrimestre, acima das projeções da Fenabrave para todo o ano de 2025. “O mercado tem se beneficiado com o Programa Caminho da Escola, a recuperação do transporte público e com os investimentos em renovação de frotas voltadas, também, ao turismo”, destacou Arcelio Junior.
Enilson Sales, presidente da Fenauto



