Revista Balcao Automotivo ed 198

Page 1

AUTOMEC VOLTA COM

Depois de quatro anos, o maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina retorna gerando muitas expectativas em expositores e visitantes. E, claro, com muitas novidades, de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo.

no198 ANO XVII | ABR 2023
HÁ 16 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO DE QUALIDADE À REPOSIÇÃO AUTOMOTIVA
CADERNO ESPECIAL AUTOMEC Pág. | 20
A Feira deste ano contará com mais de 1.500 marcas dos segmentos de reparação e reposição automotiva. Ela será o grande palco dos principais lançamentos, novidades e tendências da indústria de autopeças. São marcas dos mais variados mercados do mundo.

Balcão Automotivo é uma publicação dirigida aos profissionais automotivos e tem o objetivo de trazer referências ao mercado, para melhor conhecimento de seus profissionais e representantes. Os anúncios aqui publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes, inclusive com relação a preço e qualidade. As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores.

NOSSA PLATAFORMA DIGITAL

Após quatro anos, Automec promete fazer história; com espaço maior e vários atrativos

Sabe aquela pessoa que você gosta demais, mas que por alguma razão você não vê há bastante tempo? Então, guardadas as devidas proporções, é mais ou menos o nosso sentimento em relação ao retorno da Automec. Depois de quatro anos, o maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina volta com força total, gerando muitas expectativas por parte dos expositores e dos visitantes. E, claro, com muitas novidades.

Uma delas é que nesta edição a Automec ocupará um espaço maior, de 100 mil m2. Em sua última edição, em 2019, ocupou 90.000m2 Para este ano, a estimativa é de que a Feira gere um volume de negócios de R$ 24 bilhões, acima do resultado da edição anterior, que foi de R$ 20 bilhões. O evento tem o apoio das principais entidades setoriais - Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças e Sindirepa.

Organizadora da feira é a RX e, para esta 15ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, Eduardo Marchetti, gerente da Automec, antecipa quais serão os principais atrativos. “O evento deste ano contará com a expressiva participação de mais de 1.500 marcas dos mercados de reparação e reposição automotiva e deverá se consolidar como a maior Automec de todos os tempos. São marcas dos mais variados mercados do mundo”.

Ela será o grande palco dos principais lançamentos, novidades e tendências da indústria de autopeças. “A presença garantida com antecedência dos mais importantes players sinaliza a grande expectativa do setor para apresentar suas soluções para um mercado de pós-vendas, que volta a aquecer e esse cenário deverá promover um volume significativo de negócios”, conta o gerente da Automec.

Além das várias novidades dos expositores, a Automec contará também com uma série de atrações para o público, como a Automec Experience / Batistinha Experience / Arena do Senai/IQA / shows de drifts. A estimativa da RX é receber nos cinco dias mais de 80.000 visitantes. Corroborando, haverá transporte gratuito na saída da estação Jabaquara –Linha Azul. Os ônibus terão como destino o Centro de Exposições São Paulo Expo.

Por fim, vale frisar que o credenciamento para a Automec deve ser feito somente pelo site www.automecfeira.com.br. “Não haverá credenciamento na entrada da Feira. Os visitantes deverão fazer antecipadamente o seu cadastro para evitar filas e aproveitar ao máximo sua experiência no evento”, esclarece Marchetti. Então, aproveite esses dias até a mostra e se inscreva!

Até lá!!!

Premiatta Editora & MKT Digital

Rua Miguel Haddad, 48 - Cursino -São Paulo - SP 04124-070 - tel (11) 5581-7030 contato@jornalbalcaoautomotivo.com.br

Jornalista Responsável: Silvio Rocha – MTB: 30.375

DIRETORIA

DIRETOR COMERCIAL

Edio Ferreira Nelson edio@jornalbalcaoautomotivo.com.br

REDAÇÃO

EDITOR-CHEFE Silvio Rocha redacao@jornalbalcaoautomotivo.com.br

DEPTO DE ARTE Supervisor de Arte/Proj. Gráfico Fabio Ladeira fabio@jornalbalcaoautomotivo.com.br

MKT DIGITAL

Apoios

CONSELHEIRO CONSULTIVO Carlos de Oliveira COMERCIAL

EXECUTIVO DE CONTAS

Richard Faria richard@jornalbalcaoautomotivo.com.br

Karin Fuchs redacao2@jornalbalcaoautomotivo.com.br

COLABORADORES

Valtermário Rodrigues Robson Breviglieri

FINANCEIRO

Analista Financeira: Luciene Moreira luciene@jornalbalcaoautomotivo.com.br

Guilherme Nelson guilherme@jornalbalcaoautomotivo.com.br

Gabriela Medeiros gabriela@jornalbalcaoautomotivo.com.br

ASSINATURAS contato@jornalbalcaoautomotivo.com.br

| EDITORIAL 4 BALCÃO AUTOMOTIVO Nº 198 | ANO XVII | ABRIL DE 2023
29 MIL VISITAS POR MÊS www.BalcaoAutomotivo.com NAVEGUE EM NOSSO SITE balcaoautomotivo 20 MIL SEGUIDORES SIGA NOSSA PÁGINA NO LINKEDIN balcaoautomotivo balcaoautomotivo 12 MIL SEGUIDORES
O EDITOR
e Parcerias
16 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO DE QUALIDADE À REPOSIÇÃO AUTOMOTIVA
15 MIL IMPRESSOS E 50 MIL CADASTROS DIGITAIS
TIRAGEM:

DRIVEWAY ANUNCIA AMPLIAÇÃO DE SEU PORTFÓLIO COM NOVOS PRODUTOS PARA A REPOSIÇÃO

A Driveway anuncia orgulhosamente sua nova linha de produtos para o mercado automotivo. Para incrementar o seu portiólio, a fabricante investe no momento em bandejas e suportes de barra tensora (morceguinho), fruto de um intenso processo de pesquisa e desenvolvimento, com tecnologia de ponta e rigorosos testes de qualidade. A Driveway se dedica a oferecer produtos de alta qualidade para seus clientes, seguindo protocolos que visam a segurança como uma de suas prioridades fundamentais.

CORTECO INVESTE EM MELHORIAS

PARA APRIMORAR PROCESSOS DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E AMPLIAR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

TECFIL COMPLETA 70 ANOS COMO LÍDER DE MERCADO, E ORGULHOSAMENTE BRASILEIRA

A Tecfil completa 70 anos de atividades consolidando sua posição de liderança no mercado nacional e como referência mundial no setor de filtros, exportando seus produtos para mais de 60 países. Fundada em 1953, a Tecfil produz mais de 5.800 modelos de filtros, atendendo tanto os segmentos de leves, pesados e motocicletas, quanto de máquinas pesadas e implementos agrícolas. Nos últimos 10 anos, mais do que dobrou a sua capacidade industrial, saltando para mais de dez milhões de unidades por mês.

SCHAEFFLER APRESENTA

REVESTIMENTO DE SUPERFÍCIE

CORROTECT™® N COM MAIOR

PROTEÇÃO ANTICORROSIVA

A Schaeffler anuncia a preparação das suas linhas de produção de rolamentos de fixação rápida, para implementar o revestimento de superfície Corrotect® N, em substituição ao Corrotect A. A previsão é que os rolamentos com a nova proteção cheguem ao mercado no primeiro quadrimestre de 2023.

O novo revestimento Corrotect® N, marca registrada da Schaeffler contra corrosão, para se ter uma ideia, utiliza nanopartículas, que são incorporadas à superfície da peça.

IQA LANÇA ÁREA DE ATUAÇÃO FOCADA

NA AGENDA ESG PARA O SETOR

AUTOMOTIVO

A Corteco, do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, acaba de realizar uma visita a um dos centros de distribuição da empresa em Milan, nos Estados Unidos. Com a iniciativa, a Corteco se mantém alinhada às principais tendências mundiais e planeja adotar práticas em seu centro de distribuição, situado em Salto-SP (foto), para aprimorar ainda mais os processos e fluxos, promovendo benefícios internos e melhorando o atendimento ao mercado.

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva lançou o IQA DS, sigla para Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, nova área de atuação da entidade, cujo foco é disponibilizar soluções para o setor automotivo visando a implementação ou aprimoramento da atuação de acordo com a Agenda ESG, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A iniciativa vai impactar diretamente um mercado composto por 800 mil empresas, entre fabricantes, varejos, oficinas, etc.

Foto: O evento contou com as presenças de representantes do IQA, Cetesb e das empresas Zurich, ElringKlinger e Hyundai

6 | BALCÃO AUTOMOTIVO
FIQUEPORDENTRO POR: REDAÇÃO | FOTO(S): DIVULGAÇÃO

CINPAL EM TRANSFORMAÇÃO

Companhia chega aos 73 anos de olho na eficiência e na evolução do mercado

Na Cinpal, tradição e inovação andam juntas. Este princípio dá o tom no dia a dia dos mais de dois mil colaboradores da Companhia. Uma das marcas mais renomadas no mercado de peças para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e da linha amarela, a Cinpal passa agora por um processo de reestruturação em sua gestão, consolidando um novo passo para a Companhia, rumo ao crescimento sustentável e à evolução de seus negócios.

Uma das mais renomadas fabricantes de peças forjadas, fundidas e usinadas, como engrenagens, semieixos, eixos de comando de válvulas, eixos dianteiros, tambores de freio, volantes, dentre outras, a Cinpal volta-se ao mercado, atenta à demanda de clientes para modernizar-se, manter-se competitiva e continuar crescendo nos segmentos de peças originais e de reposição. A transformação na Cinpal evidenciase no mercado e é parte de um projeto de profissionalização pautado, principalmente, na condução de processos internos com base em práticas de excelência.

Para Walter Medeiros, diretor Executivo da Cinpal, a nova fase da Companhia é de investimentos nas relações com clientes e parceiros, na excelência das operações e na preservação do legado de sete décadas, abrangendo todos os níveis de gestão da empresa. “A Cinpal cresceu investindo no atendimento aos requisitos de qualidade e entrega de clientes e, agora, nos debruçamos sobre as melhores práticas do mercado para

oferecer inovação e excelência aos nossos stakeholders. Toda a empresa está voltada a esta direção”, ressalta Medeiros.

Na esteira da transformação, a Cinpal já conta com profissionais de ampla experiência nos cargos de liderança. Walter Medeiros, atual diretor Executivo, possui mais de 30 anos de experiência no setor siderúrgico, metal mecânico e automotivo, tendo passado por diversos cargos nas empresas do conglomerado alemão ThyssenKrupp. Fabrício Debortoli, CFO desde junho de 2022, já atuou nos setores de energia, petroquímico e logística, é, ainda, membro do Conselho de Administração da Usiminas. O diretor de Operações, Ricardo Bertolini, possui expertise de 25 anos em empresas da indústria automobilística e do setor de serviços e de siderurgia e, o diretor Comercial, Aluizio Menezes, conta com vasta experiência nas áreas de produção, manutenção e comercial no segmento metalúrgico de peças automotivas.

Ser uma empresa segura, rentável e inovadora, que satisfaça a expectativa de seus stakeholders, é a principal aspiração da Cinpal nesta fase de transformação. Para os próximos anos, em busca de novos mercados, a Companhia planeja incrementar e consolidar a adoção de modernas ferramentas de governança, a atualização do parque industrial com foco em inovação, investimentos na Agenda ESG e em excelência operacional.

8 | BALCÃO AUTOMOTIVO
PUBLIEDITORIAL
Por: Redação | Foto(s): Divulgação
FOTO: (Da esq. p/ dir.) Fabricio Debortoli, Ricardo Bertolini, Aluizio Menezes e Walter Medeiros, acompanhados de Giancarlo e Alessandro Arduini, netos de um dos fundadores da Cinpal

AUTOMEC VOLTA COM TUDO!

Depois de quatro anos, a Automec, maior evento do Aftermarket

Automotivo da América Latina, volta com força total, gerando muitas expectativas por parte dos expositores e dos visitantes. E, claro, com muitas novidades. Uma delas é que nesta edição ela ocupará um espaço maior, de 100 mil m2. Em sua última edição, em 2019, ocupou 90.000 m². Para este ano, a estimativa é de que a Feira gere um volume de negócios de R$ 24 bilhões, acima do resultado da edição anterior, que foi de R$ 20 bilhões. O evento tem o apoio das principais entidades setoriais - Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças e Sindirepa.

A organizadora da feira é a RX e para esta 15ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, Eduardo Marchetti, gerente da Automec, antecipa quais serão os principais atrativos.

“A Automec deste ano contará com a expressiva participação de mais de 1.500 marcas do mercado de reparação e reposição automotiva e deverá se consolidar como a maior Automec de todos os tempos. São marcas dos mais variados mercados do mundo”, afirma.

Ela será o grande palco dos principais lançamentos, novidades e tendências da indústria de autopeças. “A presença

12 | BALCÃO AUTOMOTIVO
CAPA
O maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina promete fazer história, após quatro anos suspenso, ocupando um espaço maior e com vários atrativos
Por: Karin Fuchs | Foto(s): Divulgação Eduardo Marchetti, gerente da Automec

garantida com antecedência dos mais importantes players sinaliza a grande expectativa do setor para apresentar suas soluções para um mercado de pós-vendas, que volta a aquecer e esse cenário deverá promover um volume significativo de negócios. Nossa estimativa é a geração de mais de R$ 24 bilhões de negócios”.

ATRAÇÕES

Além das várias novidades dos expositores, a Automec contará também com uma série de atrações para o público. Entre elas:

- A Automec Experience: Composta por espaços de experiência com oficinas modelo, espaço de formação de profissionais e arena de conteúdo, ela terá uma programação variada de demonstrações de produtos e serviços dos mercados de reposição e reparação. “Claro que para aproveitar a grande demanda desse mercado, a Automec vai promover também Rodadas de Negócios entre as empresas expositoras e compradores convidados que visam estreitar o relacionamento e acelerar o processo de negociação entre eles”, acrescenta Eduardo.

- Batistinha Experience: Área em que os visitantes poderão acompanhar e tirar dúvidas técnicas relacionadas, por exemplo, à montagem de motor no laboratório com equipamentos de precisão, entre várias outras experiências e serviços do mercado.

- Arena do Senai/IQA: Os visitantes encontrarão ambientes temáticos para acompanharem demonstrações diárias de atividades práticas. A arena ainda contará com um auditório com uma programação

de palestras envolvendo os temas mencionados.

- A RX vai estrear na Automec, em parceria com a empresa Ultimate Drift, uma programação diária de shows de drifts, onde pilotos profissionais em carros esportivos colocam à prova vários componentes dos veículos. A Automec Experience, juntamente com a arena do Ultimate Drift, ocupará um espaço total de 2.000 m2

MOBILIDADE

A estimativa da RX é receber mais de 80.000 visitantes na Automec e como o tema do transporte para o público é fundamental, Eduardo conta que haverá serviço de transporte gratuito na saída das estações Jabaquara – Linha Azul. Os ônibus disponibilizados terão como destino o Centro de Exposições São Paulo Expo, e que o credenciamento para a Automec deve ser feito somente pelo site www.automecfeira.com.br. “Não haverá credenciamento na entrada da Feira. Os visitantes deverão fazer antecipadamente o seu cadastro para evitar filas e aproveitar ao máximo sua experiência no evento”.

A RELEVÂNCIA DA FEIRA

Nas palavras de Ranieri Leitão, presidente do SSA-Ce e Sincopeças Brasil, a Automec é a feira de autopeças mais importante da América do Sul e uma das mais importantes do mundo. “Ela traz para a gente as novidades do setor, das indústrias brasileiras de autopeças e de outros países. Quem vai para a Automec tem a oportunidade de se deparar com as novas tecnologias das fábricas e se qualificar. Lá é um campo de qualificação. O ganho para quem visita a Feira é muito grande”.

Segundo ele, as expectativas para esta edição são as melhores possíveis. “Todos os empresários de autopeças e da reparação automotiva, do Ceará e do Brasil, que eu tenho falado, estão dizendo que está sendo muito bom o retorno da Automec depois de quatro anos”, ele acrescenta que as caravanas estão sendo organizadas pelos distribuidores e serão várias rumo à Automec.

Ranieri também aproveita para deixar uma mensagem. “A Automec é imperdível para quem trabalha no setor de autopeças e de reparação automotiva. Um evento de uma magnitude ímpar, onde a gente encontra todos os principais players da cadeia de autopeças do Brasil”.

RELACIONAMENTO PESSOAL

Presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, fala sobre a importância da feira presencial. “A Automec realmente é um evento de grande vulto e personalidade em termos de informação, de realidade do mercado e de lançamentos. Teremos uma Automec novamente presencial, muito importante para o setor porque poderemos ver lançamentos, novidades tecnológicas e conhecer de perto as mudanças que já estão ocorrendo no mercado. Os lançamentos de produtos são importantíssimos para nortear os estoques dos varejos”.

Ele acrescenta que os carros elétricos e híbridos já estão nas ruas e, mais cedo ou mais tarde, vão gerar volume de negócios para a reposição e o mercado tem que se antecipar a essa demanda. “Acredito que a Automec é uma grande feira que abre espaço de contato, de integração, de expectativas de melhoras porque ali se veem as novidades que o comércio de autopeças terá de investir agora”.

A mensagem que Heber deixa é “visitem a Feira, pois o contato físico com o produto, poder tocá-lo e conhecer os representantes que levarão esse componente até o balcão da loja para revenda, é essencial. No final, o mais significativo nesses eventos é o reencontro entre os profissionais, isso sim

14 | BALCÃO AUTOMOTIVO
CAPA AUTOMEC VOLTA COM TUDO
Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP Ranieri Leitão, presidente do SSA-Ce e Sincopeças Brasil

gera conhecimento e negócios”.

O RETORNO

Para Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, as expectativas com a Automec são as melhores possíveis. “Depois de todo esse tempo, há muitas novidades, bem como o mercado novamente podendo se relacionar no evento mais importante da reposição. É muito positivo estar de volta à Automec. É a primeira edição que não haverá a presença dos asiáticos que participavam massivamente nas anteriores”.

Entre os principais atrativos, ele destaca novidades dos fabricantes em tecnologia em produtos e serviços, além de oferecer a oportunidade de manter o relacionamento presencial entre os reparadores, fabricantes, distribuidores e varejo. “A Automec reúne todo o universo da reparação de veículos em um mesmo ambiente e os ganhos para os visitantes são estreitar relacionamento, adquirir conhecimento, poder ver as tendências em termos de tecnologia, fazer networking e um momento para poder também refletir

sobre o negócio. A Automec apresenta as novidades que vão trazer mudanças nas oficinas nos próximos anos. É o evento de maior importância do mercado”.

Em relação às caravanas, Fiola conta que estão sendo programadas e definidas as cidades. “Devem ser dez aqui do Estado de São Paulo pelo Sindirepa-SP, mas terão outras de outros estados e suas respectivas entidades estão organizando”, e aproveita para também deixar uma mensagem.

“Esperamos os reparadores de todo o Brasil na Automec que vão poder conhecer as novidades do universo do aftermarket. Esta edição apresentará toda a evolução dos últimos quatro anos e é muito aguardada por todos. Desejamos um excelente evento aos expositores e excelentes experiências aos visitantes”.

FORÇA TOTAL

Falando da pujança da Feira, Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, enfatiza que “a Automec nasceu com apoio total do Sindipeças. Estivemos presentes em todas as edições, como entidade parceira e apoiadora. É nossa principal feira e está entre as maiores do mundo para o setor de autopeças, com ênfase no segmento da reposição. Nos cinco dias da mostra, nosso setor pode mostrar sua incontestável competência. Que todos os expositores realizem excelentes negócios”.

Depois de quatro anos, Rodrigo Carneiro, presidente da ANDAP, afirma que a Feira retoma com toda a força, trazendo as tendências e tecnologias que vão guiar o futuro do aftermarket. “Estamos felizes com a realização da Automec, maior evento do mercado de reposição da América Latina e um dos maiores do mundo. A ANDAP promoverá eventos com a participação de

seus associados distribuidores, fabricantes e convidados, buscando integração e muita troca de experiência, após o período de uma triste pandemia que inviabilizou nossos encontros”.

Entre as pautas, ele destaca o movimento Right to Repair (Direito de Reparar) e Right to Connect para garantir o direito à livre escolha do consumidor com relação ao local para o consumidor levar o veículo na hora de fazer a manutenção. “Com os recursos tecnológicos cada vez mais presentes na indústria automobilística, tornando os carros mais conectados, as informações técnicas são primordiais para a realização de diagnóstico, mas ficam retidas com as montadoras”, comenta Carneiro.

Essa retenção dificulta o acesso dos reparadores independentes, responsáveis pela manutenção de 80% da frota circulante no País. “Portanto, é um tema muito sensível ao nosso mercado. Na Automec, as entidades envolvidas, como ANDAP, SICAP, Sindirepa Brasil, Sincopeças Brasil e Conarem terão oportunidade de reforçar a importância desta inciativa”, ressalta.

16 | BALCÃO AUTOMOTIVO
CAPA AUTOMEC VOLTA COM TUDO
“A presença garantida com antecedência dos mais importantes players sinaliza a grande expectativa do setor para apresentar suas soluções para um mercado de pós-vendas, que volta a aquecer e esse cenário deverá promover um volume significativo de negócios. Nossa estimativa é a geração de mais de R$ 24 bilhões de negócios”.
Eduardo Marchetti, gerente da Automec Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional

A PAR DAS NOVIDADES

Presidente do SICAP, Alcides Acerbi Neto, também diz que as expectativas com a Automec são muito boas. “A Automec é a feira mais importante do nosso setor, integrando gente, empresas e informações. Foram quatro anos sem esse convívio, o que nos faz prever uma grande presença de público nesta edição”.

Ele conta que são previstas a presença de várias caravanas, sendo parte delas organizada individualmente, por conta dos próprios distribuidores. E que o principal atrativo da Feira são os expositores. “É a oportunidade que os mecânicos, lojistas e distribuidores têm de conhecer novos parceiros, lançamentos de produtos, tirar dúvidas e reforçar a parceria comercial”.

Finalizando, ele deixa a sua mensagem. “Acho que a principal mensagem é: “NÃO PERCAM”. A Automec 2023 será o marco onde poderemos comprovar que o mercado de reposição de autopeças voltou com toda a sua força”.

AÇÕES DAS ENTIDADES

Confira a seguir algumas das principais iniciativas das entidades na Automec.

• Dia 25, às 16 horas, na Arena Automec: Palestra sobre o movimento mundial “Right to Repair”, ministrada pela Dra. Raquel Preto, maior especialista neste assunto no Brasil.

• Dia 26, das 10h às 12h, no Mezanino Automec: Reunião Mensal com participação de toda a diretoria do SICAP e seus representados, com a presença do Dr. Giovanni Saavedra, recém-chegado da Europa, trazendo informações relevantes sobre o atual cenário econômico, político e social.

• Dia 27, às 16 horas, na Arena de Conteúdo: Palestra sobre o Programa Loja Legal, ministrada pelo consultor de Negócios do Sebrae-SP, Reginaldo Oliveira.

O programa é uma ação inédita em parceria com o Sebrae que visa promover a otimização do comércio de autopeças em todos seus aspectos gerenciais e de formalização do negócio perante o mercado de reposição.

• Dia 28, às 10 horas: Reunião do Sincopeças Brasil. Os dois principais temas que serão tratados são a Inspeção Técnica Veicular e o Right to Repair.

• Divulgação do Anuário do Comércio de Autopeças 2022/2023, elaborado pelo Sincopeças Brasil, com um retrato inédito do setor, e também da Norma de Qualificação do Vendedor de Autopeças, que criamos com a ABNT.

• As entidades farão parte do espaço do conhecimento reservada à Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil, formada pelo Sindirepa Brasil, ANDAP, Sicap, Sincopeças Brasil e Conarem, que lançaram a Carta de Fortaleza, em agosto de 2022, às vésperas da Autop, em Fortaleza (CE). Entre as ações destacadas no documento, foi apresentado o movimento Right to Repair.

18 | BALCÃO AUTOMOTIVO
CAPA AUTOMEC VOLTA COM TUDO
AUTOMEC - 15ª FEIRA INTERNACIONAL DE AUTOPEÇAS, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS • DATA: 25 a 29 de abril de 2023 • HORÁRIO: Das 13h às 21h - Sáb das 09h às 17h • LOCAL: São Paulo Expo
Alcides Acerbi Neto, presidente do SICAP
“A Automec reúne todo o universo da reparação de veículos em um mesmo ambiente e os ganhos para os visitantes são estreitar relacionamento, adquirir conhecimento, poder ver as tendências em termos de tecnologia, fazer networking e um momento para poder também refletir sobre o negócio. A Automec apresenta as novidades que vão trazer mudanças nas oficinas nos próximos anos. É o evento de maior importância do mercado”.
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional Rodrigo Carneiro, presidente da ANDAP
SERVIÇO

CADERNO AUTOMEC

POR: REDAÇÃO | FOTO(S): DIVULGAÇÃO

*Nos reservamos o direito de adequar as informações, igualitariamente, sem a obrigatoriedade de aviso prévio

RADNAQ

Em 2022, a RADNAQ lançou a linha MOTOR OIL, uma linha de lubrificantes de alta tecnologia. E a empresa vai aproveitar o grande sucesso da Automec para divulgar e fortalecer ainda mais a parceria com seus atuais clientes e também com futuros clientes. A Radnaq, sempre destaque nos eventos que participa, convida a todos para visitar seu estande e conhecer a nova linha, que já vem alcançando excelentes resultados em vendas. A empresa estará no estande F197.

CABOVEL

A marca Cabovel completou 50 anos em 2022 e celebrará na Automec apresentando novos produtos originais. A empresa é líder do seu segmento no Brasil e exporta para os mais diversos países da América do Sul, Europa, África e USA. A Cabovel produz mais de 3 mil modelos de cabos de comando, trambuladores e varetas medidoras do nível de óleo, com grande cobertura de todos os segmentos automotivos e agrícola, é certificada VDA, pelo grupo VW, e premiada pela DPK com o Prêmio Aliança.

MOTORSERVICE

A Motorservice apresentará na Automec novas tecnologias das marcas (Kolbenschmidt) e Pierburg com qualidade original, incluindo itens mecatrônicos, componentes de motor e sistemas para a mobilidade. Uma das atrações fica por conta de componentes para o Euro 6, tecnologia de motores de combustão interna que atende aos padrões de emissões mais rigorosos da União Europeia e que começa a ser introduzida no Brasil. Também apresentará portfólio completo para motores 3 cilindros.

NTN

Este ano, o estande na Automec está totalmente voltado à reposição. Segundo a gerente de Vendas e Marketing, Mariana Di Monte, a ampliação dos negócios para o aftermarket ganhou força na companhia nos últimos anos, com muita oportunidade de crescimento. “Desenvolvemos soluções para o mercado que vão além do produto com alto padrão de qualidade. Temos, por exemplo, o cartão ASB® para verificar as condições do sensor e o desgaste do ABS, além de ferramentas para reparo de rolamentos”, comenta.

ZEN

LUMILEDS

A Lumileds lança uma nova linha de lâmpadas em LED da Philips para veículos leves e pesados no mercado brasileiro de reposição. A nova Ultinon Pro5100 (U51) chega para substituir a atual U50 e traz vantagens significativas sobre a linha antecessora. A nova LED Philips U51 aumenta a visibilidade de longo alcance para a condução noturna com até 160% de luz mais brilhante por meio da tecnologia SafeBean em comparação com o padrão mínimo legal para lâmpadas halógenas (convencionais).

A ZEN S.A. anuncia o lançamento de sua linha de rolamentos de alta performance para ar-condicionado. Com mais de 60 anos de experiência no segmento, a empresa investe cada vez mais na ampliação de seu portfólio para oferecer aos seus clientes produtos de qualidade. Os rolamentos ZEN possuem selos de excelente vedação anticontaminante, graxa especial e gaiola de polímero em toda a linha, que garantem maior vida útil do produto. Desta forma, a empresa reforça sua posição no mercado de rolamentos.

20 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ABRIL /2023
Rua E-181 Rua B-96 Rua E-160 Rua F-100 Rua E-71

UNIVERSAL

A Universal Soluções Automotivas chega à Automec 2023 acelerando o mercado com um portfólio de produtos completo, com maçanetas, fechaduras, borrachas, mangueiras, lâmpadas, palhetas, máquinas do vidro, químicos e toda a linha de suspensão, transmissão e amortecedores. Os visitantes poderão conhecer os produtos de todas as linhas, além dos lançamentos 2023, que compõem um leque de novidades em SKUS complementando ainda mais o portfólio já existente.

VETOR

Mais uma edição da Automec chegando e a Vetor está ansiosa para receber seus amigos e clientes, para juntos fazerem um excelente evento e, como sempre, superarem todas as expectativas. A empresa informa que estará no estande B130 com toda a sua equipe para apresentar as novidades e lançamentos para 2023. E para você, que como a Vetor é apaixonado por carros e pelo que faz, a empresa convida a todos a ver de perto o clássico que estará em exposição no espaço.

JAMAICA

A Jamaica amplia sua linha de mangueiras para o sistema de arrefecimento e sistema hidráulico. Dentre os lançamentos, estão mangueiras de reposição para os veículos das montadoras Ford, Volkswagen, Scania, Mercedes-Benz e Volvo. A Jamaica vem trabalhando constantemente para oferecer sempre as melhores soluções aos seus clientes, sendo responsável por todo processo produtivo, desde a fabricação da massa de borracha até as etapas finais do produto acabado.

22 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ABRIL /2023
CADERNO AUTOMEC
Rua E-150 Rua C-130

COBRA AUTOMOTIVA

A Cobra Automotiva chega à Automec com toda a qualidade e benefícios que os produtos da marca produzida e distribuída com exclusividade pela Cobra Rolamentos podem oferecer. Estarão à disposição, profissionais especializados para esclarecer dúvidas e apresentar o portfólio da marca. Como atração principal, a Cobra trará o carro da equipe que patrocina na Stock Car com as presenças do piloto Bruno Baptista e do chefe de equipe, Nonô Figueiredo. Todas essas novidades estarão na Rua E166.

BORGWARNER

A BorgWarner apresentará a certificação pioneira de “Remanufatura Fabricante Original”, um selo que constará nas embalagens de todo produto remanufaturado da marca. Apresentará também o Motor de Partida Delco Remy 150MT para veículos pesados. Outro pioneirismo da companhia na feira será o treinamento técnico voltado exclusivamente para pessoas com deficiência auditiva. Na área de treinamentos Delphi Experience constam três sessões de treinamentos exclusivas para surdos durante a Automec.

SCHULZ

Para marcar os 60 anos de fundação e uma década de sucesso na reposição, a Schulz Automotiva apresentará sua ampla linha com mais de 800 itens para veículos pesados e utilitários. São compressores, componentes pneumáticos, câmaras, catracas, sapatas, rolamentos, bombas hidráulicas e sistemas para bascular cabines. A empresa fará o lançamento da Attrezzi, marca especializada em soluções para implementos rodoviários e agrícolas, e os visitantes conhecerão seu módulo de treinamento exclusivo.

A ARTEB estará no evento com estande moderno, trazendo o portfólio original e lançamentos com tecnologia de ponta, reforçando o posicionamento da marca no mercado e mostrando também a nova comunicação visual da empresa. “A participação reforça a notoriedade da marca nos mercados nacional e internacional e confirma a importância do aftermarket para a companhia, bem como consolida a parceria com nossos distribuidores e clientes”, afirma Gustavo Souza, gerente Comercial e de Marketing da ARTEB.

SAMPEL

A Sampel marca presença na Automec 2023 com um estande de destaque na rua F120. Com mais de 60 anos de experiência no setor, a Sampel apresenta suas mais recentes tecnologias, incluindo o coxim e as buchas hidráulicas, itens modernos de conforto para o motorista. Além disso, a empresa também está expondo suas bandejas, bieletas e kits do amortecedor com rolamentos originais, mostrando sua força e inovação em suspensão metal/borracha. Não deixe de conferir o portfólio de produtos da Sampel em seu estande.

RIO

A RIO - Riosulense S.A., marca global, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, apresentará na Automec, em seu estande de 130 m2 (localizado na Rua D108), uma prateleira repleta de lançamentos. Os visitantes poderão conferir as inovadoras peças automotivas: bronzinas, parafuso de cabeçote, junta de motor, kit comando e kit distribuição, todos para a linha leve, além do kit válvula, com e sem mola, da linha pesada.

26 | BALCÃO AUTOMOTIVO CADERNO AUTOMEC ABRIL /2023
Rua E-111 Rua G-161 ARTEB Rua E-217

BOSCH

A Bosch apresentará novidades, tendências e soluções dentro do conceito “Peças, Diagnósticos & Serviços para Oficinas”, envolvendo autopeças para veículos leves e pesados, equipamentos de teste e softwares de diagnóstico, treinamentos e serviços. Entre os destaques estão produtos das linhas de elétrica, filtro e iluminação, além de lançamentos de bombas de combustível, recicladora de ar-condicionado e mantenedores de bateria. A localização do estande da Bosch é: Rua E 140.

CORVEN

A Corven, que se dedica à fabricação de amortecedores para sistemas de suspensão de veículos automotores, estará presente na Automec com novidades. Conhecidas pelo seu ótimo desempenho e segurança, as pastilhas de freio Corven garantem os mais altos níveis exigidos, uma vez que são fabricadas com materiais de alta qualidade e durabilidade. Complementando seu portfólio, a Corven acaba de anunciar novos modelos de suas linhas de barramento, que estarão na Automec.

VIEMAR

A Viemar Automotive apresenta a nova planta fabril e amplia o portfólio de produtos. A indústria brasileira vai proporcionar aos visitantes da Feira uma experiência inédita. A casa nova, com capacidade instalada de mais de 10 milhões de peças/ano, poderá ser visitada em uma experiência imersiva, com visualização de todo o processo produtivo. Em paralelo, a Viemar leva novidades para as linhas pesada e soluções para freios, com pinças e kits de reparo para freios, dedicados à linha comercial leve.

TMD FRICTION/COBREQ

A TMD Friction/Cobreq terá muitas novidades nessa Automec! São novos produtos para as linhas leve e pesada com pastilhas tradicionais e cerâmicas e também linha moto, com seus kits de transmissão, além de produtos de qualidade “premium” com a marca alemã Textar e o lançamento da marca Pagid Racing aqui no Brasil, com pastilhas para veículos de competição “super premium”, como Lamborguines, Ferraris, Porsches, Audis. A empresa terá todos esses produtos em exposição na Rua E120.

EMPRESAS RANDON

A Fras-le apresentará a linha de pastilhas de freio Fras-le EHnergy destinada a veículos elétricos e híbridos para a reposição. Para o segmento de veículos comerciais, a novidade é a formulação de pastilhas de freio e lonas para caminhões e ônibus. O estande E-201 também reunirá lançamentos das marcas do grupo Fras-le, como Fremax, Controil e Nakata, e das Empresas Randon. Haverá muita interatividade e o primeiro curso no Brasil para mecânicos no metaverso: MetaMecânicoVerso.

SABÓ

Na Automec, a SABÓ, com 81 anos de fundação, apresentará, além de seus itens de juntas, retentores e sistemas integrados de vedação para as linhas leve, utilitários e pesada, sua linha completa de produtos para os motores 3 cilindros, em alta no mercado atualmente. Receberá também a visita dos “Especialistas SABÓ”, os influencers Tenório Júnior (26/04), Mineirinho (27/04) e Marcelo Tonella (28/04). A empresa aguarda a visita de todos na Rua E131.

28 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ABRIL /2023
CADERNO AUTOMEC
Rua E-127 Rua F-80

ISAPA

Na Automec 2023, a Isapa Autopeças está de cara nova, com um estande completamente interativo e tecnológico (Rua E-90). No mercado há 25 anos, a Isapa tem hoje o portfólio mais completo do segmento, garantindo que seus clientes atendam o mercado com rentabilidade máxima. A interatividade digital é uma prioridade para a Isapa; a empresa aposta no interativo e bem-sucedido canal de vendas online B2B, que já se tornou um case de sucesso no mercado, sob o selo de qualidade e tecnologia Isapa.

AJUSA

Em 1972, foi fabricada a primeira junta de cabeçote AJUSA, em Albacete, Espanha. Em 2022, comemorou-se o 50° aniversário.  E com filiais em todo o mundo, a AJUSA celebra desde então toda sua evolução tecnológica com lançamentos para as linhas leves, vans, pick-ups e linha pesada. Visite o estande da empresa e conheça seus lançamentos, como os motores 3 cilindros TSI (T-Cross, UP, Polo); linha diesel: Toro e Hilux 1gd e Land Rover, e também a linha de selantes para motores elétricos e a combustão.

HELLA

A HELLA está confirmada na Automec 2023, maior feira de autopeças da América do Sul, e está preparando diversas novidades para os visitantes que passarem no estande da marca! Além de ações interativas no espaço, incluindo atrações para os amantes de Copa Truck e automobilismo no geral, a principal novidade é a linha de produtos eletrônicos que a HELLA está trazendo para o Brasil, com destaque para as bobinas de ignição e sensores NOx, que contam com qualidade diferenciada no mercado de reposição.

TECFIL

São 70 anos olhando para frente e movimentando o mercado em direção ao futuro. E para celebrar este momento tão importante para a empresa, a maior fábrica de filtros da América Latina está preparando um lançamento exclusivo que vai revolucionar o mercado de filtros. A Tecfil convida a todos a visitar seu estande e descobrir em primeira mão todas as suas novidades. Aos interessados, a empresa estará localizada no Estande E191, na Rua Principal. Visite-a!

GSP

2023 marca a estreia da GSP na Automec, uma empresa com mais de 38 anos dedicados à fabricação de peças para aftermarket. “Há anos, a GSP participa das maiores feiras mundiais. Agora com a Automec, esperamos fortalecer relacionamentos com clientes locais e do Mercosul e aprender como atender suas necessidades por peças com qualidade OEM”, afirma Michael Ceritano, COO. Hoje a GSP tem mais de 2.300 colaboradores, 5 plantas fabris e 5 Centros Logísticos espalhados pela Ásia, EUA, Europa e México.

CAUPLAS

Com mais de 40 anos de tradição e produtos para as linhas leve, pesada, turbinados, utilitários, industrial e agrícola, a CAUPLAS é conhecida na América Latina por ter a linha mais completa de mangueiras automotivas e estar presente em 17 países e 3 continentes. “Trabalhamos com diversos tipos de material, entre eles EPDM, NBR, Silicone, Poliacrílicos e Plástico PA12, nosso Mix de Produtos inclui Mangueiras Curvas, Ramificadas, Injetadas, Sopradas, Lonadas, de Metro e Multiuso”, afirma a empresa.

30 | BALCÃO AUTOMOTIVO CADERNO AUTOMEC ABRIL /2023
Rua D-197 Rua A-176

CADERNO AUTOMEC

AUTHOMIX

MONROE

A Monroe e a Monroe Axios estarão na Automec 2023. Os visitantes poderão conferir os últimos lançamentos de amortecedores e componentes de suspensão para as linhas leve e pesada. Destaque para os 15 novos modelos de bandejas e juntas homocinéticas da Monroe Axios. Os componentes já equipam modelos das marcas GM, Toyota, Mercedes-Benz, Volkswagen e Fiat, e durante a Feira estarão em exposição. A empresa ressalta que sua equipe técnica estará presente para informar sobre aplicações e esclarecimento de dúvidas.

CINPAL

A Cinpal, uma das marcas mais renomadas no mercado de peças para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e da linha amarela, apresentará na Automec seu novo catálogo de peças automotivas com foco no segmento de reposição e será também uma oportunidade para que clientes, parceiros e demais stakeholders tenham contato com a nova liderança da Companhia. A Cinpal passa por um processo de reestruturação em sua gestão, consolidando-se rumo ao crescimento sustentável e à evolução de seus negócios.

“Venha acelerar com a AUTHOMIX na Automec, que acontece no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), de 25 a 29 de abril! Há 17 anos, a AuthoMix marca presença no mercado automotivo, com mais de 4.400 itens no portfólio e um mix de soluções para seu negócio de autopeças e motopeças”, conta a empresa, que convida a todos a conhecer as novidades e os lançamentos preparados por ela especialmente para a ocasião! Aos interessados, a Authomix espera por todos nesse grande evento! Estande Rua D 38

A Argentina ILLINOIS, fundada em 1943, é especializada em juntas, parafusos, vedantes, retentores e guias de válvulas: são mais de 15.000 referências, abrangendo 100% as linhas leve, utilitários/ comerciais, pesada e agrícola. Exporta 35% da sua produção para os continentes Americano, Europeu e Africano, e no Brasil possui uma filial própria, em Guarulhos(SP). Na Automec, apresentará a nova linha de Guias de Válvulas e os novos Catálogos Eletrônicos em versão desktop e App para celulares.

32 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ILLINOIS Rua EE-240
ABRIL /2023
Rua F-186 Rua E-141

Em 2023, a Wir comemora seu primeiro ano de mercado, uma empresa que surgiu de um projeto idealizado por uma equipe jovem, porém com muita experiência e já conhecida por sua trajetória no aftermarket, com investimento de um dos maiores grupos empresariais das Américas. Hoje o portfólio é de cerca de 150 SKUs (unidade de manutenção em estoque), nas linhas de Eixo de Comando, Tuchos e Balancins, para as linhas leve e utilitários, e Luvas de Bico Injetor, exclusiva para as linhas pesada e agrícola.

DAYCO / NYTRON

A Dayco e a Nytron estarão mais uma vez participando da Automec, que acontece de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), apresentando suas linhas de correias, polias, tensionadores e kits de distribuição para veículos leves e pesados. Evidenciando sua posição de vanguarda, a Dayco ainda fará um super lançamento exclusivamente na feira. Quem quiser conferir qual será a novidade, terá que visitar o estande da empresa na Rua E180.

EXCELITE

JUNTALIMA

Os 30 anos da Juntalima serão comemorados na Automec! “Nesta edição especial, além de rever amigos, parceiros, clientes e fornecedores, contaremos com lançamentos de juntas para as linhas Leve e Pesada, além de expor as nossas juntas com tecnologia ULTRANOX. Para comemorar as três décadas, reforçando a nossa parceria com os amigos mecânicos, sortearemos a régua para verificação de empenamento de cabeçote, ferramenta indispensável para verificar a planicidade de cabeçote e bloco de motores”, diz a empresa.

A presença da Excelite na Automec 2023 é uma oportunidade para conhecer de perto seus produtos e serviços, bem como estabelecer parcerias com a marca. Ela está lançando sua nova linha de lâmpadas led, que promete trazer alta qualidade, desempenho e durabilidade para os veículos. Essa nova linha de lâmpadas led foi desenvolvida garantindo eficiência energética e baixo consumo de energia. Com a nova linha, a Excelite espera ampliar sua presença no mercado de iluminação automotiva.

DANA WEGA

A Wega Motors não poderia ficar fora da Automec, o maior evento de negócios de autopeças, equipamentos e serviços da América Latina, que ocorrerá de 25 a 29 de abril, em São Paulo (SP). “Estaremos presentes com a nossa linha pesada como tema principal, com a intenção de nos relacionarmos com outros profissionais da área e trazer ainda mais inovação e qualidade para o mercado de autopeças. Não perca a oportunidade de nos visitar no evento e conferir de perto as nossas novidades. Esperamos por você!”, convida a empresa.

A marca Victor Reinz chega com a linha de Juntas de Motor Eletrônico a diesel para veículos pesados e utilitários. A marca Spicer, que reforça sua vocação e especialidade na transmissão de força com a linha de Lubrificantes Spicer para eixos diferenciais, oferecida em duas opções: aditivada Spicer 85W140LS Trac-Lok™ de alta performance para eixos com blocante e o Spicer 85W140 para eixos sem blocante. A Dana também apresenta na Feira a Frota Diamante Spicer e o Dana Training Academy.

36 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ABRIL /2023
CADERNO AUTOMEC
WIR
Rua C-90 Rua B-65 Rua E-200 Rua F-110 Rua B-140

CADERNO AUTOMEC

SPAAL | DYNAMIC

A SPAAL | Dynamic comemora 65 anos de mercado. A empresa 100% brasileira está consolidada como uma das principais fabricantes de juntas e retentores nas linhas leve e pesada, industrial e agrícola do mercado nacional. “Convidamos você a visitar o nosso estande na Automec, onde além de expor grandes novidades e lançamentos, preparamos palestras técnicas sobre aplicação de juntas e retentores, com direito a certificado de participação e um brinde especial. Aguardamos você lá”, diz a empresa.

DNI

Na 15ª edição da Automec, a DNI apresentará seus produtos já consagrados no mercado, como interruptores de vidro, solenoides de parada, auxiliares de partida, fusíveis universais, tomadas de engate (aplicados também em veículos híbridos da linha leve), além do lançamento de uma linha de COMUTADORES DE IGNIÇÃO, para veículos leve e pesado. Como destaque, também, a marca ressalta que já tem a extensão elétrica residencial de tomada (plug-in), para veículos híbridos e elétricos. Visite-a na Rua D80.

APLIC RESOLIT

A Aplic Resolit entra neste ano no seleto grupo de empresas sexagenárias do mercado de reposição automotiva. E vai aproveitar o retorno da Automec 2023, que acontece de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), para reunir clientes, representantes e amigos em seu estande especialmente projetado para uma grande celebração. Como destaque também o eixo comando de válvulas Peugeot / Citroën, além, é claro, do novo App da empresa para Google e IOS-Apple. Visite o estande da empresa na Rua D90.

ZM

A ZM, indústria catarinense 100% brasileira, comemorará seus 40 anos de existência durante a Automec, que acontece de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), e aproveitará para apresentar o lançamento de sua linha de impulsores, além dos itens de suspensão e direção para a linha pesada. A fabricante levará também para o evento o piloto patrocinado pela empresa, Raphael Abbate, da Copa Truck, no dia 25/04. O estande da ZM fica na rua F90.

40 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ABRIL /2023
PEUGEOT E CITROEN - Cód: 908 N° Orig.: 93086100 / 0801 W2

PYSKO

A Pysko, que em novembro de 2022 completou 30 anos de atividades, tem evoluído muito, sempre buscando o máximo de eficiência e qualidade de seus produtos. “Nesta Automec, muito esperada pós-pandemia, estaremos compartilhando com todos nossos clientes as melhorias implantadas, como aquisição de novas máquinas embaladoras e a inclusão de novas linhas como Suporte Hidráulico e Cilindro Mestre de Embreagem”, diz a empresa, que reforça o convite a todos para visitarem seu estande.

MTE-THOMSON

A empresa levará para a Automec 2023 seu portfólio completo de produtos para injeção eletrônica e temperatura, as cinco tecnologias de sonda lambda, sendo a única indústria brasileira a oferecer essa gama para o mercado de reposição, além do seu recém-lançado Cat-E Zap, catálogo no whatsapp. “Quem visitar o estande, na Rua E190, poderá desfrutar de experiências sensoriais diferenciadas, nunca vistas antes na Automec”, garante a empresa. Não percam!

LUPORINI

No mercado automotivo desde 1923, a Luporini estará presente na Automec apresentando suas novidades nas linhas de produtos nas marcas ASH, KOTRA e WORX; e a empresa implementa a ferramenta de vendas B2B, que tem a funcionalidade de integrar os clientes com o seu sistema de vendas. Na oportunidade, estará divulgando também o lançamento da plataforma de negócios PLUVEN, que é um novo conceito para as ferramentas digitais de vendas. Estande C-140

AFC

VANNUCCI

O Grupo Vannucci celebra 30 anos de atuação no setor automotivo e marca presença na Automec 2023. O evento é uma oportunidade para apresentar as soluções e inovações que tornaram o Grupo referência no mercado nacional e internacional. Além disso, a equipe Vannucci Racing, com os pilotos Leandro Totti e Rodrigo Taborda, disputa a Copa Truck e mostra a força e a paixão pelo esporte motor. O Grupo Vannucci segue em constante evolução e busca sempre oferecer o melhor para clientes e parceiros.

A AFC Auto Parts tem duas novidades para seus visitantes na Automec 2023. A primeira é o produto Filtros F. TW. Os filtros para câmbio Automático F. TW contam com tecnologia dos EUA, são fabricados em Taiwan com papel especial para filtragem de alta eficiência, a fim de reter as menores impurezas, preservando e prolongando a vida útil do câmbio do veículo. A segunda novidade é novo serviço de reparação em peças para Câmbio DSG & CVT, além da venda de peças novas e recuperadas para essa linha.

42 | BALCÃO AUTOMOTIVO CADERNO AUTOMEC ABRIL /2023
Rua E-230 Rua D-203 Rua A-94

Texto: Redação | Foto(s): Divulgação

MAGNETI MARELLI AMPLIA CATÁLOGO DE BOMBAS D’ÁGUA PARA VEÍCULOS LEVES E PESADOS

Focada em oferecer o mais completo catálogo de autopeças para a reposição, a Marelli Cofap Aftermarket inclui 36 novos códigos de bombas d’água no portfólio da marca Magneti Marelli. Os lançamentos atendem veículos leves da Audi, BMW, Citroën, Chevrolet, Chrysler, Fiat, Ford, Honda, Jeep, Land Rover, Mazda, Mitsubishi, Peugeot, Suzuki, Toyota, Troller e Volvo. Para veículos comerciais, CBT, Ford/New Holland, Massey Ferguson, Valtra/Valmet e Volvo, além dos motores Cummins, MWM e Perkins.

CUMMINS PROMOVE PROJETO DEDICADO A JOVENS NEGROS

PARA REDUZIR DESIGUALDADE

EDUCACIONAL

Um dos pilares das ações de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, a educação, foi  impulsionado pelo Grupo de Recursos de Colaboradores ou ERG (Employee Resource Group) Multicultural Etnia Afro para reduzir a desigualdade educacional de jovens negros em situação de vulnerabilidade social da região de Guarulhos (SP). No total, 20 jovens foram selecionados para um curso preparatório, participaram do programa de estágio Cummins e quatro estudantes foram contratados como estagiários.

CANAL DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA DA EATON

PARA O SETOR AUTOMOTIVO COMPLETA UM ANO COM MAIS DE 15 MIL PESSOAS IMPACTADAS

O +Eaton completa um ano no ar com a marca de 15 mil pessoas impactadas. Ao longo do período, foram publicados cerca de 50 conteúdos, a partir de mais de 50 entrevistas concedidas por especialistas com visão ampla, técnica e estratégica do mercado. Em formato híbrido (vídeos, podcasts, imagens e textos), o +Eaton surgiu da proposta global de incorporar em todas as frentes de negócios da multinacional uma mentalidade digital. https://www.eaton.com/br/pt-br/markets/vehicles/mais-eaton.html

BRIDGESTONE LANÇA NOVA BANDA BANDAG

WHL COM FOCO NO SEGMENTO RODOVIÁRIO E REGIONAL

A Bandag lança a nova banda WHL, para o segmento rodoviário e regional. A nova banda foi desenvolvida para montagem em eixo de tração, eixo livre ou direcional de veículos que circulam em rodovias pavimentadas e fora de estradas, em curtas e médias distâncias. A novidade oferece um excelente desempenho quilométrico, além de contar com um design moderno, com blocos otimizados que proporcionam excelente poder de tração em diversas condições, e sulcos que reduzem a retenção de pedras.

CONTROIL AMPLIA LINHA PARA CAMINHÕES E MICRO-ÔNIBUS VOLKSWAGEN

A Controil anuncia o lançamento do cilindro mestre de embreagem 25,40mm para caminhões e micro-ônibus Volkswagen. Feitos com materiais ultra resistentes, os cilindros atendem as rigorosas exigências das montadoras e estão preparados para suportar altas cargas e, por isso, apresentam uma durabilidade maior. O novo cilindro mestre da Controil é comercializado com o C-2654 e tem aplicações nos modelos Delivery anos 2012 a 2020, micro-ônibus 2012 a 2019, ônibus de 2011 a 2019 e Worker 2011 a 2019.

46 | BALCÃO AUTOMOTIVO

RADNAQ CRESCE E AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO AFTERMARKET

ARadnaq é uma indústria especializada em desenvolver produtos químicos automotivos, que desde 1995 atua no mercado com grande destaque. “Temos um dos portfólios mais completos do mercado. Cada linha possui variedade de produtos e embalagens, como a linha de Fluido de Freio, que é homologada pelo IQA e INMETRO e tem as opções de DOT3 / DOT 4 / DOT 4 LV/ DOT 5.1 nas versões 200 ml e 500 ml. E a nossa Linha de Fluido de Radiador, que é bem completa também”, diz Paula Carvalho, gerente Geral da empresa.

E, mais recentemente, em janeiro de 2022, a empresa iniciou a comercialização da linha de Lubrificantes RADNAQ MOTOROIL. “A planta de envase foi montada com maquinário homologado e adequado pelas NR10 e NR12, são linhas completas que iniciam o processo desde a rotulagem até o fechamento semi automático das caixas. Na linha Química, estamos passando por um processo de modernização das embalagens e, em breve, teremos novidades”, conta a gerente.

Paula explica que essa aceitação dos produtos, que já beira os 30 anos, tem o trabalho forte de uma equipe competente e comprometida, que sabe usar como poucas as redes sociais. “O Instagram se tornou uma das plataformas mais populares atualmente. É uma oportunidade única de atingirmos um público amplo e diversificado, ali concentramos

formas de utilização dos produtos, orientamos a aplicação correta, bem como divulgamos eventos realizados com uma presença visual forte e uma pitada de entretenimento”.

E muito desse reconhecimento pode ser percebido nos eventos em que participa. “Consideramos de extrema importância marcarmos presença nos principais eventos do setor em nível nacional, onde podemos apresentar as novidades do nosso portfólio, trocar informações com nossos clientes, iniciar novas parcerias e fortalecer ainda mais nosso relacionamento com distribuidores, aplicadores e consumidores finais. Para Automec, apresentaremos a nossa linha RADNAQ MOTOROIL”, afirma ela.

Para finalizar, sobre os resultados auferidos, “fechamos 2022 com crescimento, apesar de todas as dificuldades e variações no mercado mundial, impactado também pelo momento político nacional que enfrentamos em época de eleições. Para 2023, almejamos um crescimento de 20% a 40%”, diz a gerente. Para este ano, haverá expansão no portfólio da Linha Química e da Linha de Lubrificantes, atendendo cada vez mais a necessidade do mercado.

48 | BALCÃO AUTOMOTIVO
INDÚSTRIA
Para este ano, a empresa espera faturar de 20 a 40% mais que 2022 e anuncia expansão no portfólio das Linhas Química e de Lubrificantes
Por: Silvio Rocha | Foto(s): Divulgação Paula Carvalho, gerente Geral da empresa

POR MAIS COMPETITIVIDADE DAS LOJAS DE AUTOPEÇAS

E OFICINAS MECÂNICAS

As entidades do setor, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, se uniram ao Sebrae-SP para desenvolverem um projeto para estimular uma política setorial de profissionalização

Em parceria com o Sebrae-SP, o Sindirepa-SP e o SincopeçasSP estão desenvolvendo um projeto inédito para levar gestão de ponta a ponta para as lojas de autopeças e oficinas mecânicas. Ambas as entidades já têm iniciativas com os programas Loja Legal e Oficina Legal, respectivamente.

“Com este novo projeto, o foco é estimular uma política setorial de profissionalização desses setores que seja uma referência para os órgãos públicos”, conforme explica Luiz Sergio Alvarenga, consultor do Sindirepa-SP e Sincopeças-SP.

“O objeto é trabalharmos a credencial do Sebrae, que é relacionada à gestão como um todo, a competitividade, as ferramentas de transformação digital e de RH e as legislações ambientais e de segurança para chegar a um nível de profissionalismo que seja referência para os órgãos públicos, inclusive para quem vai abrir um negócio em uma dessas áreas. Protegendo, assim, quem é sério e

eliminando o aventureiro, o oportunista que atrapalha o negócio”.

Alvarenga ressalta a importância das entidades neste processo. “O papel delas é muito importante para fazer a conexão com o Sebrae sobre as necessidades desses setores, que fazem parte de uma cadeia de valor que tem grandes empresas, indústrias e distribuidores de autopeças. O papel delas é fazer a leitura correta para que seja desenvolvido um projeto mais adequado ao perfil dessas empresas”.

Michelle de Melo Santos, da Unidade de Desenvolvimento Setorial e Territorial Sebrae-SP, diz que a ideia geral do projeto é levar um pacote de soluções para as oficinas e lojas de autopeças para tornálas mais capacitadas não só em termos de gestão, mas também em credibilidade perante os clientes. “Nós queremos preparar melhor esses estabelecimentos, incluindo o digital, levando para eles

50 | BALCÃO AUTOMOTIVO
MERCADO
Por: Silvio Rocha | Foto(s): Divulgação

gestão, inovação e tecnologia”.

Ela acrescenta que com ambas as entidades o Sebrae-SP já tem um trabalho desenvolvido e que, com a nova iniciativa, as ações expandirão. “Com o Sindirepa, já estamos há mais tempo e, mais recentemente, com o Sindipeças. Inclusive, estamos rodando um piloto na capital com algumas oficinas em parceria com o Sindirepa justamente pensando na transformação e, com o resultado, deste piloto, expandiremos para todo o Estado de São Paulo. Agora, o que estamos fazendo é expandir para outras soluções para trabalhar bem a parte de credibilidade das oficinas e das lojas de autopeças”.

Ganhos para as empresas

Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP, comenta alguns pontos muito importantes para o comércio varejista de autopeças, com esta parceria entre as entidades e o Sebrae-SP. “Em princípio, existe uma grande necessidade das empresas do comércio de varejo de autopeças em agilizar seus processos e adquirir novos conhecimentos de digitalização, informática, tecnologia, etc. Nossas empresas estão precisando correr atrás dessas inovações, buscar procedimentos e processos, e fazer com que esse conhecimento se transforme em ferramenta fundamental dentro da atividade empresarial”.

Ele fala também sobre os benefícios para as empresas. “O Sebrae tem expertise e ferramental para as empresas de autopeças estarem bem estruturadas nesse sentido. O grande fator dessa parceria entre o Sincopeças e o Sebrae é o benefício para as empresas, que poderão contar com o conhecimento técnico oferecido pelo Sebrae e o apoio e a competência do Sincopeças em fazer o acompanhamento dos resultados”.

Com relação às expectativas, comenta Carvalho, “acreditamos que essa parceria vai evoluir cada vez mais porque o Sebrae,

Da esquerda para direita: Bernardo Ignarra, Desenvolvimento Setorial e Territorial do Sebrae-SP; Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP; Marco Vinholi, diretor Técnico do Sebrae-SP; Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP; Luiz Sergio Alvarenga, consultor do Sindirepa-SP e Sincopeças-SP; e Michelle de Melo Santos, Desenvolvimento Setorial e Territorial Sebrae-SP

com o seu conhecimento e treinamento proporcionado pelos seus gestores e profissionais capacitados, juntamente com o Sincopeças, expandirão essa parceria para as empresas associadas do comércio varejista de autopeças que, com certeza, vai trazer bons resultados. Estou certo de que iremos colher excelentes frutos com esses procedimentos”.

Sebrae Vocacional - OFICINA LEGAL

Para estimular a profissionalização do mercado de reparação automotiva, o Sindirepa-SP e o Sebrae anunciaram recentemente o programa Sebrae Vocacional - OFICINA LEGAL, uma parceria em prol da capacitação e fomento da competividade de todo o setor da reparação. Antonio Fiola, presidente do Sindipeças-SP e Sindirepa Nacional, conta que o programa já está sendo oferecido nos 33 escritórios regionais do Sebrae-SP e tem o apoio de empresas como a MTE-Thomson, Leone, Jornal Oficina Brasil, entre outras.

“A importância do potencial econômico no setor da reparação automotiva justifica a parceria entre as entidades e fabricantes de autopeças. Com uma frota estimada em mais de 22 milhões de unidades, o Estado de São Paulo abriga um parque de oficinas de aproximadamente 33 mil micros e pequenas empresas, sendo responsável pela geração de empregos”, especifica.

O foco, diz ele, é estimular conhecimento em gestão das oficinas que é a maior carência das oficinas.” Por ter características técnicas, o reparador tem mais dificuldade com a parte administrativa da empresa, seja na contração de funcionários, como em todas as atividades que envolvem a gestão do negócio, como compras e finanças”. A Universidade do Aftermarket (UniAfter) tratará também de gestão, entre outras questões. “A ideia é justamente unir forças para promover conhecimento ao setor”, acrescenta.

51 BALCÃO AUTOMOTIVO |
MERCADO PARCERIAS

Tendências

GANHANDO O JOGO DAS VENDAS ON-LINE

Oenvelhecimento da frota devido à redução do poder de compra e aumento do valor dos veículos zero km obrigou as pessoas que antes compravam 0km e lidavam apenas com concessionárias a buscarem também a rede de reposição e reparação independente. Nesse contexto, melhores experiências de compra são requeridas por esse novo perfil de consumidor, o que impulsiona a migração das vendas para o mundo on-line. Independentemente se a compra ocorre na loja física ou no e-commerce, 80% das compras de autopeças se iniciam com uma busca on-line, ou seja, o comportamento do consumidor já é digital, por que não dar a oportunidade a ele de concluir a sua compra?

Para estruturar uma operação de sucesso, existem diversas frentes a serem trabalhadas, abordaremos algumas delas:

Catálogo e Anúncios

Uma boa taxa de conversão nos anúncios disponibilizados na sua vitrine de e-commerce ou marketplace começa pelos dados das peças que serão vendidas, que precisam ser assertivos e completos, contendo informações como um título de fácil busca, contendo uma descrição da peça que deve ser completa e de fácil compreensão, aplicação da peça aos modelos de veículos compatíveis e ótimas fotos.

52 | BALCÃO AUTOMOTIVO
Diretor de novos negócios da Linx

GANHANDO O JOGO DAS VENDAS ON-LINE

Além dessas informações básicas, outras informações derivadas do catálogo podem ajudar na elevação do ticket médio das vendas, por meio de composição de kits de peças ou recomendações de itens complementares que se aplicam dentro do mesmo contexto de utilização da peça inicial que está anunciada, no tradicional modelo “quem comprou isso, também comprou isto”.

Geração de Fluxo e Atração de Clientes

O caminho mais curto para atrair clientes aos produtos vendidos on-line é por meio de marketplaces, que já entregam um fluxo sem necessidade de investimento do anunciante, porém cobram taxas por isso, aqui abordaremos alguns pilares que devem ser levados em conta na construção de um fluxo próprio de tráfego para o e-commerce da sua marca.

Tudo começa pela construção e exposição da marca, sendo fundamental aproveitar a sua reputação e história nas vendas físicas para suportar a sua imagem no digital, credibilidade gera aumento de conversão em vendas. Nessa construção de marca, invista em conteúdos e anúncios que geram visitas orgânicas ao seu site, hoje cerca de 69% do tráfego do e-commerce chega dessa forma, assim é fundamental ter bons conteúdos que atraiam em sintonia com uma boa gestão das suas redes sociais, sem deixar de lado a mídia paga, que bem gerenciada e medida pode gerar retornos muito interessantes.

Retenção de Clientes

Um dos maiores gargalos de qualquer operação de e-commerce é o Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, o investimento feito para gerar a primeira venda para um cliente. Uma vez feito este investimento, ele precisa ser rentabilizado ao longo do tempo com a fidelização que gera resultados expressivos: um cliente que retorna após a sua primeira compra em um e-commerce

Tendências

de autopeças tem um ticket médio 45% maior do que o cliente que está comprando pela primeira vez, além disso a taxa de conversão de um cliente fiel é 100% maior do que a de um cliente que está comprando pela primeira vez no seu site. Para garantir o retorno desses clientes, primeiramente garanta um nível de serviço acima da média, mantendo o cliente informado sobre o status do seu pedido ao longo de toda a jornada, agradecendo e verificando sua satisfação após a entrega do pedido, e com essa base sólida de satisfação, invista em construção de campanhas de reengajamento, com promoções exclusivas a clientes que já compraram antes.

O e-commerce não é um desafio trivial, deve ser pensado e estruturado de forma consistente, porém é extremamente poderoso quando combinado a uma operação de vendas em lojas físicas e deve ser considerado como uma alavanca de crescimento e rentabilidade para o mercado de reposição.

54 | BALCÃO AUTOMOTIVO
*Renato Matias Vieira Lass é diretor da vertical de Aftermarket Automotivo da Linx, empresa da plataforma de software StoneCo, especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx é focada em um varejo de - e para - pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline
“Independentemente se a compra ocorre na loja física ou no e-commerce, 80% das compras de autopeças se iniciam com uma busca on-line, ou seja, o comportamento do consumidor já é digital,...”
Renato
Lass, diretor de novos negócios da Linx

Comportamento

por: Valtermário Rodrigues*

A CEREJA DO BOLO

Etimologia é a parte da gramática que estuda a história das palavras e da explicação do significado das palavras através de seus elementos (morfemas).

A cereja é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelha e com polpa macia e suculenta, originária da Ásia, que possui propriedades muito benéficas para o homem. Trata-se de uma árvore ornamental que se enriquece de flores, tornando-se muito bela, atraindo milhares de turistas em todo o Japão.

A expressão cereja do bolo é usada para falar sobre aquilo que serve como finalização perfeita para algo ou algum evento, faz referência, portanto, ao Grand finale – aquilo que enche os olhos, que encanta e cativa.

Imagine que, em uma festinha de aniversário, no momento de dividir o bolo, uma das crianças dissesse: “quero a minha fatia com aquela frutinha vermelha, melhor parte do bolo”.

Durante a viagem para participar da Automec, maior evento de negócios da América Latina, que reúne as principais marcas de reposição e reparação com suas soluções para veículos leves, pesados e comerciais, surgiu uma conversa sobre a cereja do bolo entre profissionais do ramo de distribuição de autopeças e cada um deles expôs uma situação:

1. A cereja do bolo no mercado de trabalho

O setor automotivo, por exemplo, um mercado predominantemente masculino, tem na presença feminina a “cereja do bolo”, afinal, elas proporcionam um toque especial de leveza e alegria ao ambiente de trabalho.

2. A cereja do bolo no processo de atendimento a vendas

Ao realizar uma compra, o cliente saiu bastante satisfeito com o atendimento do vendedor por conta do conhecimento técnico que o mesmo demonstrou ao apresentar o produto. No dia seguinte, retornou ao estabelecimento comercial para realizar a compra de outro produto, na expectativa de ser atendido pelo mesmo vendedor, o que não foi possível, pois o mesmo estava em seu dia de folga.

O cliente realizou a nova compra com outro vendedor e saiu não somente satisfeito, mas, também, encantado, pois além do conhecimento técnico, o vendedor lhe apresentou um algo mais; sorriso no rosto, expressão de satisfação no momento da abordagem, durante todo o processo de venda e no fechamento.

3. A cereja do bolo, fruto do reconhecimento de um trabalho

Receber conceito “ótimo” em auditoria é a cereja do bolo. O resultado

56 | BALCÃO AUTOMOTIVO
ARTIGO
Foto(s): Divulgação

de um trabalho em equipe, focado no atendimento às normas e procedimentos com eficiência e eficácia.

4. A cereja do bolo na família

Um casal retorna ao lar após um exaustivo dia de trabalho e é recebido pela cereja do bolo da família. O sorriso e a espontaneidade de uma criança não têm preço. Têm o poder de aliviar o estresse do dia e florescer o sentimento de amor fraterno.

Importante, também, não perdermos oportunidades de beber da fonte da experiência e sabedoria ao conversar com um idoso, afinal, essas são possibilidades que nos levam a reflexões e nos fazem adquirir conhecimentos.

“Eu cheguei em frente ao portão Meu cachorro me sorriu latindo”. Erasmo Carlos e Roberto Carlos

Chegar em casa e o dog, considerado um membro da família, lhe receber com toda a alegria e expressão de saudade é motivo de felicidade para todo o ser humano que ama os animais.

5. A cereja do bolo no dia a dia de trabalho

“Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Confúcio

Iniciar um dia de trabalho e ser recebido pelos colegas de trabalho com um sorriso no rosto e um desejo de “bom dia”; terminar um dia de trabalho com a consciência do dever cumprido; aquela antiga pendência resolvida, aquele projeto aprovado e uma meta alcançada é motivo de satisfação/realização. “Ufa!! Não foi fácil, mas enfim, vencemos o dia com sucesso”.

6. A cereja do bolo no período de férias

Férias em um lindo lugar no litoral Sul da Bahia na companhia da esposa. Primeiros dois dias, tempo chuvoso. De repente a “cereja do bolo” se apresentou: o sol em um belo amanhecer e saindo de cena ao entardecer para ceder lugar à lua. Embora a ausência do sol nos primeiros dias não foi impeditivo para aproveitarmos os encantos de um local maravilhoso, sobretudo, da natureza no vai e vem das ondas do mar, canto dos pássaros, interação com pessoas amigas e receptivas, enfim, tudo de bom.

7. A cereja do bolo no esporte, em especial, no futebol

Uma partida de futebol impecável realizada por determinado time caminhava para o resultado de empate, o que seria um resultado injusto, no entanto, o gol no finalzinho foi a cereja do bolo para abrilhantar a grande atuação da equipe e deixar o torcedor feliz com a vitória do seu time de coração.

8. Automec, maior feira do setor automotivo

Voltar à Automec, maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina, que teve sua última edição em 2019, retornando somente agora em 2023 por conta da pandemia, é motivo de enorme satisfação e oportunidade para interagir com parceiros de negócios, trocar experiências e adquirir conhecimentos. Vencer esse período e retornar à Automec é a cereja do bolo do tão dinâmico e concorrido setor automotivo.

9. A “cereja do bolo” sob os olhos de quem vê

Domingo de sol, dia lindo, praia... cenário perfeito para um dia de domingo entre alguns amigos que resolveram aproveitar o dia à beira mar.

“Há controvérsias”, disse um dos componentes do grupo após ouvir a seguinte colocação: “essa cerveja gelada é a cereja bolo desse momento tão legal entre amigos” e, assim, outros comentários sobre a cereja do bolo foram elencados para simbolizar o encontro:

• A natureza representada pelo vai e vem das ondas do mar;

• Um cantinho à sombra em meio ao lindo sol;

• O local escolhido para a realização do encontro, consenso entre os amigos pelo bom atendimento;

• O sol, com seu brilho, é o personagem principal desse encontro. Sem ele, nosso encontro não aconteceria nesse local tão interessante;

• A cereja do bolo desse encontro é nossa amizade, merecedora de um brinde.

10. A importância do “bolo e da cereja” na carreira profissional

Bastante aplaudido, o profissional subiu ao palco para receber importante premiação por sua atuação de destaque ao longo do ano de 2022. Em seu discurso de agradecimento, destacou a importância da premiação, então recebida, a qual denominou de “cereja do bolo” de uma carreira pautada pela ética, justiça, empatia, respeito aos parceiros de negócios e profissionais que sempre estiveram ao seu lado.

Uma carreira profissional de sucesso, muito mais que experiência e talento, é marcada pela autoconfiança.

Autoestima, boa comunicação, atitude, foco e motivação são importantes ingredientes da receita do bolo de uma carreira de sucesso e a autoconfiança, portanto, é a “cereja do bolo”.

E você, caro leitor? Qual a cereja do seu bolo? O que o torna uma pessoa incrível e um profissional diferenciado?

57 BALCÃO AUTOMOTIVO |
Comportamento A CEREJA DO BOLO
*Analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em ADM; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e "Planejamento Estratégico para a Vida”

PRODUÇÃO E EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS SEGUEM EM BAIXOS PATAMARES

Os balanços do primeiro trimestre da Fenabrave e da Anfavea mostram que ainda falta muito para a retomada do setor de veículos novos. Em volume de emplacamentos, ainda que no comparativo com o primeiro trimestre de 2022 a alta tenha sido de 21%, com 878.872 unidades emplacadas, incluindo todos os segmentos e motos, a base de comparação é fraca, segundo a Fenabrave, que projeta para este ano um crescimento de 3,3%, similar ao resultado de 2022.

Nas palavras de Andreta Jr., presidente da entidade, para refletir a realidade deste mercado, a comparação tem quer ser feita com o período antes da pandemia, em 2019, quando foram 608.000 unidades emplacadas no primeiro trimestre e, neste ano, foram 472.000, uma retração de 22,3%. Nesta conta, o executivo excluiu o segmento de motos, que segue de vento em popa.

Segundo ele, “a montadora está com capacidade ociosa, o ticket

médio para o concessionário caiu muito e nós esperamos que haja uma recuperação mais consistente neste ano. O crescimento do primeiro trimestre está mascarado pelo resultado do primeiro trimestre de 2022, quando as fábricas estavam paradas e o setor amargou uma queda de 23% no volume de emplacamentos”.

Eliminação de turnos

Neste ano, a queda de produção de veículos tem sido muito mais por falta de demanda, do que por falta de semicondutores como tinha sido nos anos anteriores. O primeiro trimestre amargou o pior desempenho desde 2004, com 536 mil unidades produzidas, somando todas as categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). Quando comparado ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de apenas 8%. Oito fábricas foram paralisadas e dois turnos foram cancelados, o que de acordo com o Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, poderá trazer sérias consequências.

58 | BALCÃO AUTOMOTIVO
NÚMEROS DO SETOR
O cenário econômico do País não tem sido favorável para a retomada do setor. Fábricas foram paralisadas, turnos cancelados e a expectativa é de que a situação melhore
Por: Karin Fuchs | Foto(s): Divulgação

“Nós repetimos neste ano o pior trimestre desde 2004. Os dois turnos que deixaram de existir talvez tenham um efeito ainda pior do que uma simples paralisação de fábrica. No ano passado, as paralisações foram muito marcadas pela falta de semicondutores, agora, adicionamos a isso principalmente a questão de demanda. É um mercado que tem um problema de aquecimento e que precisa voltar a patamares que sejam sustentáveis. A suspensão de dois turnos tem um impacto mais duradouro, porque não é momentâneo”, afirmou.

Por segmento

No primeiro trimestre deste ano, a queda de produção foi acentuada no segmento de pesados, de 28,8% para caminhões, somando 24,5 mil unidades, e de 29,6% para ônibus, com 4 mil unidades. A queda está diretamente relacionada à mudança de fase para o Proconve 8, a partir de 1º de janeiro deste ano. Com a nova tecnologia, aumentou o preço dos veículos e muitos compradores se anteciparam à mudança de fase.

“As fábricas estão com uma produção muito abaixo do normal. Em torno de 7% do que foi comercializado neste ano foi produzido no próprio ano e mais de 93% foram produzidos em 2022. Isso tem um impacto muito grande não apenas para o primeiro trimestre, mas também para os próximos meses do ano”, expôs o presidente da Anfavea. “As montadoras de pesados também estão dando férias coletivas, ou fazendo eliminação, ou redução de turnos”, disse Gustavo Bonini, vice-presidente da entidade.

Perspectivas

Pelas previsões da Fenabrave, este ano deve terminar com um crescimento de 3,3% no número de emplacamentos, praticamente similar ao que ocorreu em 2022. O melhor desempenho previsto é para motocicletas, com alta de 9%, seguidas por ônibus, com crescimento de 5%. O pior desempenho estimado é para implementos rodoviários, com queda de 10%. Para automóveis, comerciais leves e caminhões a previsão é de estagnação.

A Fenabrave adiantou que os números podem ser revistos. “Ainda está muito nebuloso o que deve acontecer pela frente. O Governo está se movimentando, alguns planos estão em análise, e deverá ocorrer um aquecimento para o nosso setor e para a economia do País”, colocou Andreta Jr., acrescentado que a expectativa é que isso ocorra o mais rápido possível para que talvez o setor retorne aos níveis de 2019.

A Anfavea tem atuado ativamente na interlocução com o Governo para desenvolver alternativas para a retomada do setor. Um dos fatores que impactam diretamente nos resultados é a somatória de juros altos, condições de crédito e financiamentos. Tanto que no último mês de março, as vendas para as locadoras cresceram 93%, com uma participação de 40% do total.

“São 1,2 milhão de empregos e famílias que dependem deste mercado e dos nossos investimentos. Juros altos têm sido a principal razão para a queda deste mercado. Se não tivermos condições melhores de juros, crédito e linhas de financiamentos, este mercado não conseguirá reagir”, defendeu Leite. Tudo isso foi exposto em uma reunião recente da Anfavea com o Banco Central.

Hoje, o setor automotivo brasileiro responde por 26% dos investimentos do País em Pesquisa & Desenvolvimento, é uma referência em novas tecnologias, tendo sido pioneiro na pesquisa e no desenvolvimento do etanol e com o programa Proálcool, criado em 1975. A luta agora é para a descarbonização.

“O envelhecimento da frota não tem em seu DNA a descarbonização. Se não mexermos na frota antiga, estaremos com um veículo que emite 20 vezes mais (poluentes) do que um veículo novo. É um tema que temos enfrentado muito com o Governo”, disse o presidente da Anfavea.

59 BALCÃO AUTOMOTIVO |
NÚMEROS DO SETOR
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.