Balcão Automotivo é uma publicação dirigida aos profissionais automotivos e tem o objetivo de trazer referências ao mercado, para melhor conhecimento de seus profissionais e representantes.
Os anúncios aqui publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes, inclusive com relação a preço e qualidade. As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores.
NAVEGUE EM NOSSO SITE
www.BalcaoAutomotivo.com
80 MIL VISITAS POR MÊS
balcaoautomotivo
21,5 MIL SEGUIDORES
balcaoautomotivo
13,2 MIL SEGUIDORES
SIGA NOSSA PÁGINA NO LINKEDIN
Balcao Automotivo
3,3 MIL SEGUIDORES
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE
BalcaoAutomotivo 2,5 MIL INSCRITOS
Premiatta Editora & MKT Digital Rua Miguel Haddad, 48 - Cursino -São Paulo - SP 04124-070 - tel (11) 5581-7030 contato@jornalbalcaoautomotivo.com.br
TIRAGEM: 10 MIL IMPRESSOS E 50 MIL CADASTROS DIGITAIS
O ESSENCIAL PAPEL DO BALCONISTA NO CORAÇÃO DO SETOR AUTOMOTIVO
Escrevo a vocês como alguém que, há mais de duas décadas, observa de perto o setor automotivo, com foco especial no varejo de autopeças. Nesse segmento, o proprietário e, especialmente, o balconista – ou, mais formalmente, “vendedor de peças e acessórios automotivos” – desempenham um papel essencial. Ao longo dos anos, ouvi muitas histórias desses profissionais dedicados, e uma coisa é certa: para a maioria deles, a profissão de balconista de autopeças foi o motor das conquistas de suas vidas.
Estamos em uma era de transformação tecnológica, em que a inteligência artificial parece cada vez mais ameaçar o papel do vendedor. No entanto, nada substitui o relacionamento humano e o olho no olho na construção da confiança com o cliente. Prova disso são os depoimentos que trazemos nesta edição: representantes de indústrias, distribuidoras e oficinas mecânicas celebram e reafirmam a importância dos balconistas para o setor.
O Dia do Balconista de Autopeças, celebrado em 26 de novembro, é um momento oportuno para homenagear esses profissionais, que há tanto tempo são a espinha dorsal do setor. São eles que movimentam o mercado, constroem relações de confiança com clientes – reparadores e consumidores finais – e se tornam os verdadeiros porta-vozes das marcas na hora da escolha dos produtos.
DIRETORIA/COMERCIAL: DIRETOR COMERCIAL - Edio Ferreira Nelson / edio@jornalbalcaoautomotivo.com.br | EXECUTIVO DE CONTAS - Richard Faria / richard@jornalbalcaoautomotivo.com.br
Este mês, nossa equipe acompanhou uma série de eventos e conquistas que ratificam a força e inovação no setor automotivo. Celebramos os 75 anos da DPaschoal e sua visão para o futuro do aftermarket brasileiro, testemunhamos a AutoZone Brasil apresentando soluções inéditas em seu evento anual, e destacamos a inspiradora trajetória de Gilmar Catirica, que há 40 anos contribui para o mercado e inspira seus pares.
O 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva nos lembrou que a excelência é o diferencial competitivo do setor, um princípio que empresas como a Nakata, com sua nova tecnologia de pintura em pó, têm adotado. No Seminário de Reposição Automotiva, discutimos o impacto da Inteligência Artificial na gestão e eficiência, mostrando como a tecnologia está moldando o futuro do mercado de reposição.
Encerramos esta edição especial, com recorde de anunciantes, celebrando os avanços, as histórias e as homenagens que confirmam a vitalidade do nosso setor. Qualidade, inovação e conexão humana são os pilares que garantem o desenvolvimento contínuo de um mercado em constante evolução. Agradecemos a cada um de vocês – profissionais e empresas –que mantêm o setor automotivo pulsante e preparado para o futuro.
O EDITOR
DEPTO DE ARTE: Supervisor de Arte/Proj. Gráfico - Fabio Ladeira / fabio@jornalbalcaoautomotivo.com.br
COLABORADORES: Felipe Orban | Valtermário Rodrigues
AUTOMEC TEM 90% DOS ESPAÇOS COMERCIALIZADOS E PREPARA EDIÇÃO COM MUITO CONTEÚDO
Com 90% dos espaços vendidos no São Paulo Expo, a 16ª Automec reunirá, de 22 a 26 de abril de 2025, as principais marcas de autopeças, manutenção, reparação e acessórios. Com mais de 1.500 expositores, um aumento de 10% em relação a 2023, a feira ocupará uma área maior, incluindo 1.500 m² externos. Destaque para a Universidade Automec, com cursos e certificações, e um test drive de veículos eletrificados. A feira, realizada pela RX Brasil, conta com apoio de entidades do setor e se confirma como referência em negócios e networking para o mercado automotivo.
NAKATA AMPLIA PORTFÓLIO COM 37 NOVOS ITENS PARA VEÍCULOS LEVES, PESADOS E MOTOCICLETAS
A Nakata, referência em componentes para suspensão, freio, direção, transmissão e motor no mercado de reposição, lança 37 novos itens, reforçando sua presença em diversos segmentos automotivos, incluindo motopeças. Entre as novidades estão sapatas de freio para motos Honda, Yamaha, Suzuki e Dafra; bandejas de suspensão e amortecedores para Fiat 500, Pulse, Strada e GM Blazer; além de componentes de transmissão para Ford, Volkswagen, Toyota e Mercedes-Benz. A linha motor inclui coxim para o Ford Ka. Confira o catálogo em: https://www.catalogonakata.com.br/
EUROTECNICA ANUNCIA SIMONE BINOTTO COMO NOVA GERENTE NACIONAL DE VENDAS PARA EXPANSÃO NO MERCADO DE REPOSIÇÃO
A Eurotecnica, parte do grupo Euroricambi, anuncia Simone Binotto como nova gerente Nacional de Vendas. Com 23 anos de experiência em multinacionais como Tenneco, Schaeffler e Mahle, a executiva traz sólida expertise no setor automotivo e será responsável por expandir parcerias e negócios no mercado de reposição. Graduada em Administração e com MBA em Gestão Comercial pela FGV, Simone se compromete a fortalecer as marcas com foco em resultados. Para mais informações sobre a Eurotecnica e Euroricambi, visite o site ou siga as redes sociais.
FORTBRAS
INAUGURA 20ª LOJA RONDOBRAS NO MATO GROSSO
A Fortbras expande sua presença no Mato Grosso com a abertura da 20ª loja Rondobras, agora em Rondonópolis, onde já atua com a marca Javali. Segunda maior economia do estado, a cidade é um importante polo de transporte nacional. A Rondobras Rondonópolis está localizada na Rua Ademir de Jesus Ribeiro, 2751 – Parque Res. Universitário. Com 240 pontos de vendas em 177 cidades, a Fortbras é líder no varejo de peças de reposição no Brasil, contando com 5,5 mil colaboradores e 6 centros de distribuição que atendem a mais de 700 mil clientes.
WIR EXPANDE LINHA DE EIXOS DE COMANDO COM LANÇAMENTOS INOVADORES
A WIR apresenta o novo eixo de comando montado para o GM Onix 1.0 8V, fabricado em aço e mais leve que o tradicional de ferro fundido. Com fabricação robotizada, a peça é mais resistente à torção, atendendo aos padrões de qualidade das montadoras. A empresa também reformulou as embalagens, com estojo sustentável e 60% menos volume. O Centro de Desenvolvimento Técnico (CDT) da WIR, em parceria com a VR3 Engine, valida e aprimora a linha de produtos, reforçando o lema: “A primeira linha de verdade tem cor e é ROXA”.
PORTFÓLIO DA CORTECO TEM NOVOS KITS DE DIREÇÃO HIDRÁULICA
A Corteco, do Grupo Freudenberg, lançou novos Kits de Direção Hidráulica para o mercado de reposição. Entre os produtos, destacam-se o Reparo da Bomba de Direção CB Todas – Rotação Direita DHB (57123K) e o Kit de Reparo de Direção Hidráulica (códigos 57120K, 57121K, 57127K, 57131K, 57126K), atendendo a marcas como General Motors, Peugeot, Volkswagen, Renault, Fiat, Mitsubishi, Ford, Nissan e Honda. Os kits são alternativas completas para troca de componentes danificados, com a qualidade e tecnologia alemã do Grupo Freudenberg. Informações: www.corteco.com.br
PHINIA APRESENTA NOVOS COMPONENTES E A DELPHI TRAINING ACADEMY NA AAPEX 2024
A PHINIA, líder em sistemas de combustível premium e produtos de reposição, participa da AAPEX, em Las Vegas, de 5 a 7 de novembro, com suas marcas Delphi®, Delco Remy® e Hartridge™. Delphi: Destaque para os novos sensores de NOx e sistemas de direção, além dos injetores premium remanufaturados ISX-XPI® 15L. Hartridge: Apresenta as bancadas Sabre CRi Expert e HK1400 Expert, voltadas ao diagnóstico diesel avançado. Delco Remy: Lançamento do motor de partida 150MT™ para veículos pesados, com proteção térmica e alta durabilidade.
DRIV™ PARTICIPA DE JANTAR DE GALA EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DO INSTITUTO
AYRTON SENNA
A DRiV™, do grupo Tenneco, participou do Jantar de Gala pelos 30 anos do legado de Ayrton Senna, promovido por Viviane Senna e Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1. O evento reuniu personalidades dos setores empresarial, artístico e esportivo; e incluiu uma exposição imersiva sobre Senna e um leilão exclusivo, cujo lucro será destinado ao Instituto Ayrton Senna. A DRiV™, com Monroe e Monroe Axios, destinou cerca de um milhão de reais à educação, apoiando políticas públicas, programas de formação e projetos educacionais para o desenvolvimento de crianças e jovens.
APLIC RESOLIT AMPLIA O CATÁLOGO
COM O LANÇAMENTO DO KIT DE DISTRIBUIÇÃO
A Aplic Resolit está constantemente em busca de inovações e soluções para atender às demandas do mercado de reposição, e apresenta seu mais novo lançamento: o Kit Completo de Distribuição para o Renault KWID 1.0 12v 3 cilindros, sob o código nº 833-9. Este kit foi desenvolvido com a qualidade e a durabilidade que caracterizam os produtos da empresa, garantindo um ajuste perfeito e maior segurança para o veículo. Pensando na facilidade de acesso à informação, o kit e outros produtos da linha podem ser consultados diretamente no nosso aplicativo Aplic Resolit, disponível para iOS e Android.
VOLDA ALINHA ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS PARA 2025 COM FOCO EM CRESCIMENTO E CREDIBILIDADE NA REPOSIÇÃO AUTOMOTIVA
Com foco em 2025, a Volda realizou recentemente, em São Paulo (SP), sua Convenção de Vendas. “Estamos reunindo toda a nossa equipe comercial e também os patrocinados, pilotos, e outros parceiros. Este é um momento importante para alinharmos os planos para 2025. Queremos traçar os objetivos de forma clara, criando uma base sólida que nos permita chegar com força total no próximo ano. Estamos trabalhando com uma política comercial séria, com o objetivo de aumentar a credibilidade. É isso que o mercado pode esperar da gente em 2025”, diz Ivan Furuya, diretor Comercial e Marketing da Volda.
Everton Peroni (especialista automotivo), a piloto Renata Camargo e Niela Mecânica participaram do evento promovido pela Volda
FIQUEPORDENTROPESADOS
LANÇAMENTOS 2024: KIT DE CORRENTE INA DESENVOLVIDO PARA VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES
Reconhecido pela qualidade e desempenho, o novo Kit de Corrente INA é uma solução essencial para veículos Kia e Hyundai, como os modelos Bongo e HR. Projetado com materiais de alta resistência, o kit é ideal para suportar condições extremas, garantindo a durabilidade e a eficiência do sistema de distribuição. Além disso, sua instalação prática e rápida facilita o trabalho de mecânicos e profissionais de manutenção, economizando tempo e aumentando a produtividade. Conheça todos os detalhes e benefícios acessando nosso catálogo eletrônico.
AUTOTRAVI COLOCA NO MERCADO O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE DE LANÇAMENTOS
A Autotravi lançou a pestana para caminhões VW Constellation. Prestes a completar 80 anos, a empresa de Caxias do Sul (RS) reforça seu pioneirismo ao desenvolver soluções inovadoras em borracha. A pestana, disponível para distribuidores, foi projetada com EPDM de alta qualidade e floco de poliéster suíço, garantindo resistência a intempéries e raios UV. Com inserto metálico para fixação robusta, destaca-se pelo custo-benefício, segundo Paulo Ricardo Steiner, gerente Comercial. Em 2025, mais lançamentos e um reposicionamento de marca estão previstos.
PARCERIA DE ALTA TECNOLOGIA: DUNLOP EQUIPA NOVOS CAMINHÕES DA IVECO
A Dunlop Pneus e a IVECO anunciaram uma colaboração estratégica para equipar os novos caminhões IVECO com pneus de alta tecnologia, incluindo os modelos Dunlop SP320 e SP835B na medida 295/80R22.5. A parceria, já consolidada, reforça o compromisso com segurança e desempenho. Desenvolvidos com a tecnologia Advanced Footprint Control, os pneus reduzem o desgaste irregular e têm maior vida útil, com possibilidade de várias recapagens. O SP320 é direcional, com menor consumo de combustível, enquanto o SP835B é de tração e possui reforços que preservam a carcaça.
MAGNETI MARELLI APRESENTA NOVAS
EMBALAGENS DE 5 E 20 LITROS PARA FLUIDOS DE RADIADOR
A Marelli Cofap Aftermarket lançou novas embalagens de 5 e 20 litros para sua linha de fluidos de radiador. A versão de 5 litros é voltada a veículos leves, e a de 20 litros, a pesados, proporcionando maior volume a custo competitivo. Os fluidos estão disponíveis nas versões pronta para uso (a base de glicol com inibidores orgânicos) e concentrada, com benefícios como proteção contra corrosão, cavitação e desgaste. Com esses lançamentos, a linha térmica Magneti Marelli agora oferece 10 opções de fluidos, além de mais de 900 itens como radiadores e bombas d’água.
FENATRAN ABRE AS PORTAS PARA DESCARBONIZAÇÃO
A 24ª FENATRAN, realizada de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, teve foco na descarbonização e novas tecnologias no transporte rodoviário de cargas. Montadoras como DAF, Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo apresentaram veículos elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis. O evento contou com mais de 600 marcas, incluindo 74 estreantes. A programação incluiu palestras e fóruns sobre sustentabilidade e diversidade, como o Fórum Transporte Sustentável e o Fórum de Mulheres no Transporte e Logística.
APARA AQUELES QUE MOVIMENTAM O SETOR DE AUTOPEÇAS
Em homenagem ao Dia do Balconista de Autopeças, fabricantes, distribuidores e proprietários de oficinas mecânicas
relatam a importância desse profissional no ecossistema automotivo
o longo da história do setor de autopeças, os balconistas sempre foram os protagonistas para fazerem esse mercado girar, estreitar o relacionamento com os clientes, sejam eles reparadores ou consumidores finais, e, principalmente, porta-vozes das marcas no momento da escolha dos clientes.
Assim como tantos outros mercados viam a tecnologia como uma ameaça, em especial a
inteligência artificial substituindo a figura do vendedor, nada substituirá o relacionamento humano, o olho no olho, tão importante para conquistar a confiança do cliente.
No dia 26 de novembro é comemorado o Dia do Balconista de Autopeças. Nessa matéria, porta-vozes de indústrias, distribuidoras e de oficinas mecânicas fazem uma justa homenagem aos balconistas
e falam sobre a importância deles para o ecossistema automotivo. Em comum, todos eles disseram que a certificação do IQA para os vendedores de autopeças eleva esses profissionais a outro patamar, validando suas competências e conhecimento técnico, e que nesse mercado em constante evolução é preciso se dedicar muito, aprender sempre, estudar e se capacitar incessantemente. Confira os depoimentos!
Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil
gerente Sênior de MarComm e Excelência
Comercial da ZF América do Sul
Eduardo Hiroshi, gerente de Vendas da Niterra do Brasil
“Os balconistas de autopeças são verdadeiros pilares do ecossistema automotivo. Eles representam a conexão essencial entre produtos e consumidores, atendendo desde mecânicos até proprietários de veículos, transmitindo informações técnicas e oferecendo soluções com uma precisão que só a experiência proporciona. Esses profissionais traduzem as especificações dos produtos em recomendações práticas e seguras, garantindo que cada peça e cada filtro seja o ideal para cada tipo de aplicação... Hoje, o balconista precisa dominar não apenas a parte técnica das peças, mas também as particularidades dos novos sistemas automotivos, que se tornam mais complexos a cada geração. No Dia do Balconista de Autopeças, queremos reconhecer e agradecer a todos vocês, que são muito mais do que profissionais de vendas. Vocês são a base de confiança entre o cliente e a qualidade das peças que colocam nas estradas e nas cidades do Brasil... Vocês fazem parte da nossa história e ajudam a reforçar o compromisso com a excelência. Neste dia especial, recebam nosso reconhecimento e admiração. Parabéns, balconistas! É uma honra ter o apoio de profissionais que entendem e confiam na Tecfil”.
“Os balconistas de autopeças são fundamentais para o ecossistema automotivo. Eles atuam como o elo direto entre o cliente final e as soluções que fornecemos. Com seu conhecimento técnico e compreensão das necessidades dos clientes, os balconistas conseguem garantir que as peças corretas cheguem às mãos dos reparadores. Seu atendimento contribui diretamente para a satisfação dos clientes e para a manutenção e segurança dos veículos e do trânsito como um todo. Em nome da ZF, gostaria de estender o nosso “muito obrigado!”. Agradecemos pela parceria de sempre, pelo comprometimento e dedicação desses profissionais. Trabalhar o setor automotivo, principalmente com autopeças, não é algo fácil. Sabemos da complexidade e do volume de produtos e aplicações, e entender esse universo não é para qualquer um. Parabéns a todos os balconistas de autopeças pelo seu dia. Vocês são verdadeiros especialistas e fazem a diferença no nosso setor! Continuem investindo em conhecimento e buscando a excelência, pois são quesitos fundamentais para o crescimento e inovação do mercado automotivo”.
“Os balconistas desempenham o importante trabalho de consultoria, sendo responsáveis por acessar as tabelas de aplicação dos fabricantes e efetuar as vendas dos produtos corretos. No atendimento ao consumidor, o balconista indica as melhores marcas e, muitas vezes, sugere verificar outras peças correlacionadas que também possam precisar de revisão ou substituição... Com a evolução contínua dos veículos, os balconistas precisam se manter atualizados sobre as novas tecnologias e regulamentações que visam aumentar a eficiência, a segurança e reduzir a emissão de poluentes no setor automotivo. Parabéns a todos os balconistas! Reconhecemos que o trabalho de vocês é um dos principais diferenciais para a fidelização de marcas e para impulsionar o processo de recompra. Queremos que saibam que podem contar com a Niterra para seu desenvolvimento profissional. Valorizamos as pessoas e estamos sempre abertos a ouvir sugestões, dúvidas e críticas, com o compromisso de construir um mercado mais forte e saudável”.
Juliano Caretta, supervisor de Treinamento Técnico e gerente do Monroe Club, marca de amortecedores e peças de suspensão da DRiV Tenneco
“O balconista é o principal elo entre a loja e cliente. Ao realizar uma venda, o balconista equilibra o conhecimento técnico – dos veículos e seus componentes, conhecimento humano e financeiro. Ao atender e entender o consumidor, o balconista ouve atentamente suas necessidades e assume um papel importante na solução das suas necessidades. É por esse motivo que é bastante comum os clientes terem seus balconistas preferidos na tarefa de encontrar a peça certa e de qualidade, sempre com as indicações precisas e as recomendações mais importantes para garantir a satisfação do consumidor e evitar retrabalhos e prejuízos. Parabenizamos a todos os balconistas por essa data tão especial e agradecemos imensamente pela dedicação ao trabalho. Continuem com esse espírito incrível, essa energia positiva e essa habilidade notável de transformar desafios em oportunidades. Desejamos que o desempenho em vendas seja o reflexo do talento e dedicação, com vendas incríveis e clientes muito satisfeitos”.
Amaury Oliveira, vice-presidente da PHINIA
“Os balconistas de autopeças são fundamentais no ecossistema automotivo, pois atuam como a ponte entre os clientes e os produtos. Eles oferecem conhecimento técnico, ajudam na escolha das peças corretas e garantem a satisfação do cliente. Sua expertise contribui para a segurança e a performance dos veículos, além de impulsionar as vendas e a fidelização dos clientes. A mensagem que deixo para os balconistas é de que vocês desempenham um papel vital no setor automotivo. Cada interação com o cliente é uma oportunidade não apenas para vender, mas para construir relacionamentos e oferecer soluções que fazem a diferença. Mantenham sempre a curiosidade e a disposição para aprender; o conhecimento é uma ferramenta poderosa. Invistam em suas habilidades e procurem se atualizar sobre as inovações do mercado. Lembrem-se: a paixão pelo que fazem e o compromisso com a excelência são o que realmente destacam vocês como profissionais. Continuem brilhando e inspirando os clientes!”.
Sabrina Carbone, gerente de Marketing da Frasle Mobility
“Os balconistas de autopeças são fundamentais porque eles levam as opções das marcas dos produtos aos mecânicos, acabam atuando como agentes que influenciam a escolha da peça. Conhecem as características dos produtos e estão próximos dos reparadores, oferecendo consultoria e geram relacionamento de confiança, o que é um fator muito determinante. Desta forma, na nossa visão, enquanto fábrica, é um elo de extrema relevância e que impulsiona toda a cadeia. O nosso mais sincero agradecimento aos profissionais de uma das categorias mais importantes para o setor de reposição. Podem contar conosco nessa jornada desafiadora que é o mercado de reposição, que vem passando por muitas transformações devido ao aumento do número de modelos e marcas de veículos ao longo dos últimos anos. Para ajudá-los nesse grande desafio dos vendedores de autopeças, desenvolvemos diversas ações em nossos canais digitais, além das visitas de técnicos e o nosso atendimento na área de assistência técnica, procurando oferecer todo o suporte necessário para que a peça certa chegue ao destino, as oficinas, da forma mais rápida possível”.
Fabio Malinconico, diretor
Comercial e Marketing do Grupo PMZ
“Os balconistas de autopeças são fundamentais para a operação do setor automotivo. Eles têm o contato direto com o cliente, servindo como consultores para questões técnicas e escolhas de produtos adequados. Com conhecimento técnico e domínio sobre as especificações dos produtos, os balconistas orientam os clientes nas melhores escolhas, garantindo segurança, performance e durabilidade nos veículos. Além disso, sua expertise e atendimento de qualidade fortalecem a confiança do cliente, refletindo a credibilidade da empresa. Gostaria de parabenizar cada balconista pelo papel essencial que desempenham diariamente no setor automotivo. O atendimento de qualidade, a habilidade técnica e o profissionalismo de vocês são fundamentais para o sucesso das empresas de autopeças e para a segurança de milhares de motoristas. O mercado está em constante transformação e o conhecimento atualizado sobre novas tendências e técnicas de vendas não só garante agilidade e assertividade, mas também eleva a satisfação do cliente, fortalecendo a relação e a recorrência nas vendas. Continuem se aperfeiçoando e mantendo o entusiasmo pelo setor, vocês são pilares fundamentais para o funcionamento e evolução desse mercado”.
Marcos Nunes Bezerra, diretor Comercial do Grupo Bezerra Oliveira
“O balconista é uma pessoa de fundamental importância, até porque é ele quem fornece a resposta para a demanda do consumidor, ele tem a resposta para o problema dele. O conhecimento a respeito dos componentes que soluciona o problema daquele carro passa pelo conhecimento técnico do balconista, então, ele é um camarada de extrema importância para todo esse processo.... Aquele balconista que realmente é um camarada profundo conhecedor, que realmente mergulha no conhecimento técnico do produto, se destaca como um bom profissional. O camarada que faz boas vendas se torna o empresário de autopeças do futuro. O meu pai, fundador da Bezerra Oliveira, foi balconista. Não existe autopeças sem o balconista. Que eu nem chamo de balconista, eu chamo de profissional de vendas, eu chamo de consultor de vendas. O que eu digo para o balconista é que ele busque conhecimento cada vez mais, se aprofunde em buscar o conhecimento. Existe um princípio bíblico, um versículo na Bíblia, que diz ‘feliz o homem que adquire o conhecimento, pois o conhecimento é mais proveitoso do que a prata e dá mais lucro do que o ouro’”.
Alcides Arcebi Neto, diretor
Comercial da Jahu Borrachas e Autopeças
“O balconista é importantíssimo para o nosso setor. É ele quem tira as últimas dúvidas do cliente, podendo até sugerir marcas e produtos de acordo com o seu conhecimento e experiência.... Com a facilidade das buscas na internet, o balconista tem que se manter atualizado para não passar uma falsa impressão de estar despreparado ao atender o cliente. Além da sua experiência prática, atualização técnica e treinamento, ele tem que dominar o uso das pesquisas na internet... O balconista tem que estar sempre preparado. As fábricas, distribuidores e palestrantes técnicos frequentemente divulgam informações sobre o produto e o setor da reparação nos sites e mídias sociais do mercado automotivo. Feiras e Eventos também são fontes de informação bem como cursos e certificações completam o aprendizado... Parabéns a todos os balconistas. Vocês são ‘peça’ fundamental para o sucesso e credibilidade do mercado de reposição de autopeças”.
CAPA
“ ...Esses profissionais traduzem as especificações dos produtos em recomendações práticas e seguras, garantindo que cada peça e cada filtro seja o ideal
para cada tipo de aplicação... Hoje, o balconista precisa dominar não apenas a parte técnica das peças, mas também as particularidades dos novos sistemas automotivos, que se tornam mais complexos a cada geração...”
Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil
Antonio Carlos Beiram, diretor da G&B
“São os balconistas que definem a marca e a peça que o cliente leva, eles são os grandes formadores de opinião.
Os balconistas precisam aprender e desenvolver técnicas de vendas, para terem autoridade e poder de argumentação. Os desafios são as complexidades das peças dos carros novos. Ainda mais de agora em diante, com a eletrificação da frota, é preciso estudarem constantemente para
se manterem atualizados. Gostaria de parabenizar a todos os balconistas do nosso setor, bem como alertá-los que o mercado necessita e valoriza esta mão de obra, tão escassa atualmente. Portanto, os profissionais bem qualificados têm grandes possibilidades de criar valor à atividade e melhora significativa na remuneração. Em outras palavras, se você é realmente bom e não é reconhecido onde está, busque um lugar que te dê o devido valor”.
Murillo Reis, diretor de Operações da AutoZone Brasil
“Estar à frente no balcão na autopeças, principalmente quando falamos de uma loja como a AutoZone, é estar de prontidão, atento e proativo em atender as necessidades do cliente. É uma atividade em constante evolução que necessita qualidade técnica, comportamental e de pessoas.... Costumo dizer que é estar disposto e disponível: pronto, amigável e genuíno em relação aos clientes. Ser conhecedor técnico, buscar conhecimento automotivo
através das mais variadas fontes, ser curioso e disciplinado são características fundamentais para o profissional de balcão. Agradeço a todos os balconistas que são verdadeiros profissionais incansáveis, persistentes e resilientes! Nada substitui estar e ser presente no balcão, interagindo com clientes e parceiros. É um prazer ter iniciado nessa profissão e que possamos construir um futuro ainda melhor, com mais conhecimento, riqueza de informação e clientes satisfeitos!”.
Ricardo Moraes, gerente Geral da Auto Norte
“Mesmo com o avanço da tecnologia, a profissão de balconista tem sua importância na cadeia do ecossistema automotivo, na minha opinião, é o elo cliente-lojista. Ainda temos na cultura de autopeças a pessoa do balconista, o porto seguro do cliente como seu consultor de confiança na compra da peça para seu veículo... Na minha visão, a principal mudança significativa na carreira do balconista é a tecnologia, que hoje é uma fonte de informações em tempo real e atualizada, sendo de grande ajuda ao balconista no atendimento ao cliente. O desafio é estar se atualizando com tantas marcas e modelos de carro que chegam ao mercado. Deixo minhas palavras de incentivo ao profissional que está ficando escasso no mercado, ao mesmo tempo, os parabenizo, esse profissional que é a engrenagem motora no segmento automotivo, é através deles que a cadeia do segmento automotivo gira, ele é o elo cliente-lojista. Parabéns pelo seu dia”.
Diogo Sturaro, diretor da Cobra Rolamentos e Autopeças
“A Cobra valoriza e admira os balconistas de autopeças, que são um elo fundamental na cadeia que mantém o mercado em movimento. São a ponte entre a necessidade do cliente, seja ele mecânico ou consumidor final, e a solução técnica oferecida pelas peças. Sua expertise garante a escolha correta do produto, otimizando o reparo e a manutenção dos veículos...
A profissão se transformou! O balconista de hoje precisa ir além do conhecimento técnico sobre peças. Ele precisa dominar ferramentas digitais, entender sobre sistemas de gestão de estoque e oferecer um atendimento consultivo, agregando valor e conhecimento à experiência do cliente. Parabéns, balconista, pelo seu empenho e profissionalismo! Que este dia seja uma lembrança de que seu trabalho é fundamental para o sucesso de todos nós.
A Cobra Rolamentos e Autopeças agradece a você, balconista de autopeças, por fazer o mercado se movimentar todos os dias!”.
Sérgio Santos, proprietário da SR Motors, de Jundiaí (SP), e idealizador do curso MétodoSR
“Os balconistas são fundamentais na nossa cadeia, no nosso ecossistema, porque eles são a ponte entre o fabricante e o mecânico. Acredito que, na sua grande maioria, os fabricantes levam primeiro para o distribuidor, para a autopeças, para depois chegar na mão do mecânico. Eles ainda respeitam essa hierarquia, então, o balconista é um grande influenciador na tomada de decisão do mecânico para a compra de um determinado produto... Quantas vezes eu mesmo buscava orientação com um amigo meu de autopeças e ele, com seu conhecimento e experiência, me ajudava a achar a melhor peça para o veículo do meu cliente. Eu quero parabenizar todos os balconistas pelo trabalho que eles realizam todos os dias, entendendo o que está dentro da cabeça do mecânico, porque o balconista também tem um desafio muito grande. Além de saber de peças, marcas e aplicações, que cabe a nós entendermos (risos). Aproveitem esse dia especial e parabéns por todo o esforço e dedicação para fazer com que tudo aconteça diariamente no segmento automotivo”.
“Os balconistas de autopeças são fundamentais porque eles levam as opções das marcas dos produtos aos mecânicos, acabam atuando como agentes que influenciam a escolha da peça. Conhecem as características dos produtos e estão próximos dos reparadores, oferecendo consultoria e geram relacionamento de confiança, o que é um fator muito determinante. Desta forma, na nossa visão, enquanto fábrica, é um elo de extrema relevância e que impulsiona toda a cadeia...”
Sabrina
Carbone, gerente de Marketing da Frasle Mobility
Sérgio Melo, proprietário da Personal Service Car e diretor do grupo RAE, grupo de reparadores automotivos do ABC paulista
“O balconista de autopeças desenvolve um papel crucial no ecossistema automotivo por várias razões: conhecimento técnico, atendimento ao cliente e intermediação da comunicação, facilitando a comunicação entre fabricantes, distribuidores e consumidor final, assegurando que as informações sobre novos produtos e atualizações sejam devidamente transmitidas. Em suma, o balconista de autopeças é essencial para a fluidez e eficiência das operações no setor automotivo, assegurando que clientes e
empresas possam operar sem interrupções significativas. Neste Dia do Balconista de Autopeças, queremos celebrar você, profissional essencial na indústria de autopeças, o seu conhecimento, dedicação e habilidade em atender nossos profissionais, os mecânicos. Vocês fazem a diferença, não só fornecem as peças necessárias, mas também oferecem soluções. Parabéns pelo seu trabalho, continuem se empenhando e se especializando, pois, sua contribuição é valiosa”.
Antônio Cláudio
Holanda
Craveiro, sócio e administrador da Sertões Off Road, varejo de peças e acessórios, de Fortaleza (CE)
“Os balconistas de autopeças desempenham um papel crucial, atuando como intermediários entre fornecedores e consumidores finais. Eles são responsáveis por fornecer orientação técnica e informações precisas sobre peças e componentes, ajudando mecânicos, oficinas e motoristas a encontrarem as soluções adequadas para os veículos. Com conhecimento sobre especificações de peças, aplicações e compatibilidade, os
balconistas asseguram que a demanda seja atendida de forma eficiente, contribuindo para a agilidade nos reparos e para a manutenção do funcionamento dos veículos. Esse papel é essencial para a confiança dos clientes e para a qualidade do atendimento no setor de reposição automotiva. Em homenagem ao Dia do Balconista de Autopeças, a minha mensagem é: invista em seu conhecimento e habilidades, busque sempre se atualizar e oferecer o melhor atendimento possível. Sua expertise é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios. Lembre-se de que cada interação é uma oportunidade de construir confiança e fazer a diferença no setor automotivo”.
Roberto Turatti, o Billy, proprietário da Invest Auto, de Balneário Camboriú (SC)
“Eu acho que balconista é um termo um pouco ultrapassado no mercado. A importância dele é grandiosa no setor, pois ele faz parte da cadeia e passa por ele informações do fabricante, do estoque, pedidos das oficinas e quando a mercadoria vai chegar na ponta. Ele tem que saber receber mercadoria, ver a sua qualidade, colocar no balcão e depois entregar para a oficina ou para o técnico que vem comprá-
la de uma forma firme, pois a maioria (das peças) não vem com numeração e é aí que acontece uma garantia. Quero parabenizar a todos os balconistas do Brasil. Eles têm uma função muito importante. Vocês estão de parabéns, porque sei que não é fácil suportar todas as cargas que vocês têm do distribuidor, dos fabricantes e depois ainda têm que ter calma para atender um técnico, um dono de oficina, que às vezes por uma aplicação errada ou um pedido errado de uma peça, ele retorna até vocês, e vocês têm que absorver essa peça mesmo fora da garantia, então, vocês estão de parabéns!”.
Chay Lock, CEO da TX4 Marketing Automotivo e Influenciadora Automotiva
“Os balconistas de autopeças têm um papel fundamental no ecossistema automotivo, já que são eles que com seu conhecimento garantem eficiência e a precisão na compra de peças e no suporte técnico, ajudando a minimizar erros de diagnóstico. Esses profissionais vão além do atendimento ao cliente, no contexto geral
do setor automotivo, o balconista é um elo que conecta fabricantes, distribuidores, oficina mecânica e consumidor final, criando uma cadeia de atendimento ágil e confiável. Sua expertise é fundamental para o bom funcionamento do mercado, aumentando a satisfação e a confiança dos consumidores. Quero parabenizar a todos os balconistas. Não parem, busquem conhecimento, o setor está em constante evolução, vocês são a conexão do setor, é uma profissão ótima, e para os bons sempre haverá mercado”.
“Os balconistas de autopeças são fundamentais para o ecossistema automotivo. Eles atuam como o elo direto entre o cliente final e as soluções que fornecemos. Com seu conhecimento técnico e compreensão das necessidades dos clientes, os balconistas conseguem garantir que as peças corretas cheguem às mãos dos reparadores. Seu atendimento contribui diretamente para a satisfação dos clientes e para a manutenção e segurança dos veículos e do trânsito como um todo...”
Fernanda Giacon de Lucca, gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul
DPASCHOAL CELEBRA 75 ANOS DE HISTÓRIA E REFORÇA AMBIÇÃO DE LIDERAR O
MERCADO DE AFTERMARKET
NO BRASIL
Adquirida pela Stellantis este ano, a DPaschoal tem uma trajetória marcada por grandes marcos e inovações, sendo pioneira como a primeira loja especializada em pneus no Brasil
s 75 anos da DPaschoal foi comemorado em grande estilo no Royal Palm Resort Campinas, no dia 9 de outubro, incluindo um show da Família Lima. Na ocasião, os participantes puderam conhecer a sua bem-sucedida trajetória e os seus próximos passos. Adquirida em janeiro deste ano pela Stellantis, juntas, elas se tornaram o maior distribuidor de peças automotivas do Brasil e da América do Sul. O objetivo é conquistar a liderança em aftermarket no Brasil. “Celebramos os 75 anos da DPaschoal com todo o seu legado que, somado à força da Stellantis, impulsiona a empresa no desafio de ser tornar a mais eficiente e rentável do segmento, com novas linhas de produtos e, claro, sempre com foco no cliente”, afirmou Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul e chairman DPaschoal.
Gerson Prado, diretor-geral da DPaschoal, destacou o momento como uma oportunidade para resgatar a história da empresa e pensar no futuro. “Celebrar 75 anos é um momento histórico para nós. É uma oportunidade de resgatar as nossas conquistas e, ao mesmo tempo, trazer a nossa visão de futuro. Estamos comprometidos em continuar oferecendo serviços de qualidade e seguir inovando no setor automotivo, sempre em parceria com nossos colaboradores,
fornecedores e parceiros”, declarou.
Luis Norberto Pascoal, vice-presidente do Conselho de Administração da DPaschoal, falou sobre a importância das parceiras e de o varejo investir em tecnologia como ponto crucial para a sobrevivência. “Não temos medo de enfrentar as questões, temos que encarar os desafios. O varejo precisa investir em tecnologia adequada e quem não fizer isso não vai sobreviver nos próximos 5 anos. Dessa forma, é possível ter os dados corretos, estoque certo e atender bem, com o cliente gastando somente o necessário e saindo da loja feliz. É necessário o envolvimento interligado com os fornecedores para funcionar da melhor forma. E sempre com pessoas preparadas e capacitadas para oferecer o melhor atendimento”, afirmou.
Solti também destacou a relevância das pessoas para a empresa. “A DPaschoal tem uma visão única e as equipes têm os mesmos propósitos e valores, acreditam no negócio. Isso se tornou perceptível desde a primeira reunião que tivemos e é fundamental para os resultados. Ter pessoas felizes e diversidade dentro da empresa também contribui significativamente para guiarmos a empresa no crescimento”.
Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul e chairman DPaschoal; Luis Norberto Pascoal, vicepresidente do Conselho de Administração, e Gerson Prado, diretor-geral
COMEMORAÇÃO
Breve história
Fundada em 1949, em Campinas (SP), por Donato Paschoal e sua esposa Marcelina, inicialmente com o nome fantasia “Casa dos Pneus”, ela foi a primeira loja especializada na venda de pneus no Brasil e, em 1963, já exportava pneus para a Argentina. Entre outros marcos atribuídos à DPaschoal estão a criação do primeiro curso de mecânica básica para mulheres, no ano de 1986, e a criação da DPK com a incorporação da autopeças dos irmãos Kabrino à marca.
Atualmente, a DPaschoal tem mais de 125 lojas próprias em oito estados brasileiros, dedicadas à prestação de serviços
automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas, e mais de seis milhões de clientes em sua base cadastral, além de 28 centros de distribuição de peças e pneus, abrangendo todo o território nacional. A DPaschoal também opera com diversas plataformas para atender clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas.
Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul e chairman DPaschoal; Luis Norberto Pascoal, vice-presidente do Conselho de Administração, e Gerson Prado, diretor-geral
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul
NAKATA ADOTA TINTA EM PÓ NO PROCESSO DE PINTURA DE AMORTECEDORES
A qualidade da pintura a pó é superior em diversos aspectos, incluindo aumento da vida útil da pintura, a qualidade do acabamento superficial com mais brilhos e mais uniformidade
Nakata inovou ao adotar tinta em pó, em substituição à tinta líquida, no processo de pintura dos amortecedores em sua fábrica em Extrema (MG), inaugurada em 2021. A unidade faz parte de um avançado complexo industrial, que também abriga o centro de distribuição das marcas da Frasle Mobility. Segundo Leandro Guia Damasceno, gerente da Planta da Nakata, a qualidade da pintura a pó é superior em diversos aspectos, especialmente para aplicações industriais e automotivas. Além do aumento da vida útil da pintura, da qualidade do acabamento superficial com mais brilhos e mais uniformidade.
“O acabamento é mais resistente a arranhões, riscos, impactos e corrosão, devido à cura térmica do pó. Proporciona uma cobertura uniforme e consistente, com menos risco de escorrimentos ou marcas, além de ser mais eficaz em proteger
contra a corrosão, especialmente em ambientes externos”, afirmou Leandro. Outros benefícios mencionados por ele são a estabilidade UV, “tende a ter melhor resistência à luz UV, reduzindo o desbotamento ao longo do tempo quando exposta ao sol” e a proteção contra químicos, “a pintura a pó, geralmente, proporciona melhor proteção contra produtos químicos e corrosão”, explicou.
Sistema de automação e sustentabilidade
O processo fabril conta com um sistema de automação online e estação de pintura sustentável, tecnologia avançada em automação e aprimoramento de processos em várias linhas. O sistema de controle das operações online, por exemplo, gera dados e histórico instantâneo do funcionamento das máquinas, proporcionando rapidez no monitoramento e facilidade na análise
Leandro Guia Damasceno, gerente da Planta da Nakata
de dados para verificação das atividades e identificação de intercorrências, assim como viabiliza as soluções necessárias.
A nova estação de pintura recebeu um aporte de R$ 3,6 milhões, permite reaproveitamento do material e reduz a eliminação de 137 toneladas de borras de tintas ao ano, além de reduzir o consumo, além de energia e água. “O processo tradicional de pintura líquida é gerado por resíduos, incluindo tintas não utilizadas, solventes e produtos de limpeza. Esses resíduos geram uma espécie de borra no processo de pintura que requer descarte especial para evitar impactos ao meio ambiente”, disse.
Já o processo a pó é o mais moderno de pintura e não gera resíduos. “A pintura a pó é mais eficiente, pois o pó é reutilizado de forma automática e inteligente, não gerando desperdício e resíduos”, contou Leandro.
No processo produtivo, Leandro falou sobre os ganhos. “A pintura a pó é mais rápida em alguns aspectos, especialmente no processo de aplicação e cura. A pintura a pó é aplicada por meio de um processo eletrostático, onde o pó é carregado e atraído para a superfície do objeto. Isso resulta em uma cobertura mais uniforme e rápida em comparação com a pintura líquida, que pode exigir mais camadas. A cura se dá por altas temperaturas, onde a resina do pó se funde, formando uma camada dura e resistente.
Esse processo é mais rápido do que o tempo de secagem de tintas líquidas, que muitas vezes precisam de várias horas ou até dias para curar completamente, dependendo do tipo de tinta. O processo de pintura a pó é eficiente em termos de menor perda de material, já que o excesso de pó pode ser reaproveitado, enquanto na pintura líquida há desperdício devido ao excesso que pode escorrer ou evaporar”.
Padrões mundiais
Com as certificações internacionais renovadas ISO 9001 sobre gestão, ISO 14.001 relacionada a questões ambientais e ISO 45.001 que se refere à segurança e saúde ocupacional, atualmente, a planta produz 500 parts numbers diferentes para atender às necessidades da frota circulante de veículos leves, pesados e motos no mercado de reposição.
Com tecnologia de ponta 4.0 e padrões de excelência das unidades fabris da Frasle Mobility ao redor do mundo, com a participação da Randon Auttom, braço do grupo voltado à inovação e soluções de tecnologia para processos industriais, a fábrica da Nakata está apta a competir com seus produtos mundialmente, garantindo capacidade de produção, qualidade e agilidade de fornecimento de produtos tanto para o mercado nacional como externo.
Alive de número 190 do Balcão Automotivo foi dedicada a Gilmar Monteiro Mundim, mais conhecido como Catirica. Neste ano, ele completou 40 anos de mercado automotivo. Nascido em Patos de Minas, município de Minas Gerais, Catirica começou a sua trajetória aos 14 anos de idade, na Bosch Diesel, na sua cidade natal. Depois, mudou-se para Belo Horizonte, onde atuou na Mar Diesel. Em maio de 1984, iniciou sua carreira na distribuição de autopeças na Sama, de Belo Horizonte, Uberlândia e Goiânia (GO), passando pela Polipeças, de Goiânia, e Pellegrino, de Goiânia e São Paulo (SP). Desde 2013, está na Cobra Rolamentos como gerente Nacional de Vendas Autopeças.
Uma trajetória de sucesso que inspirou e é reconhecida por muitos profissionais do setor e que teve, principalmente, o apoio de sua família. Casado há 35 anos com Simone, pai de Paula e Gabriela, Catirica não deixa de falar o quanto a família é importante. “Um fato marcante foi em 2005 quando estava em Goiânia, o Fábio Dabbur me convidou para vir para São Paulo. Simone me deu apoio total e motivador. Morávamos em Goiânia, Simone com função gerencial na Caixa Econômica Federal, filhas pequenas e um convite desafiador na matriz da Pellegrino. Ela foi gigante e veio sem a função, iniciando nova trajetória na Caixa e, com sua garra e capacidade, recuperou (e muito) suas funções de liderança. São Paulo só ocorreu por este apoio”, relatou.
Antes desta mudança para São Paulo, Catirica contou fatos que marcaram sua trajetória, um deles foi sair do varejo de serviços para a distribuição, da Mar Diesel para a Sama. “Na época, eu fui muito bem recebido a convite do finado Carvalho. Lá na minha admissão, tive a entrevista final com o Antônio Carlos, ele é um cara especial para mim. Na Sama, eu pude passar inicialmente por todos os departamentos, de receber mercadorias, ajudar no descarregamento de caminhões, conferir, guardar, separar pedidos até administração de pedidos, vendas pelo telefone e, inclusive, balcão, que era uma opção com preços diferenciados
40 ANOS DE MERCADO AUTOMOTIVO COM GILMAR CATIRICA
Uma homenagem do Balcão Automotivo a esse profissional reconhecido no mercado e por inspirar muitos. Nessa live, ele contou a sua trajetória, a importância da família e recebeu também homenagens de amigos do setor
a consumidores. Foi importante demais conhecer e conviver com pessoas e seus processos antes de iniciar como promotor de vendas. Os desafios eram diários. Sozinho e com representantes, ganhei a oportunidade e tenho esta gratidão por iniciar por Minas Gerais o fato de conhecer pessoalmente o Brasil de capitais a interiores. Não fui apenas a Roraima. São mais que clientes conhecidos, são amigos que me deram aprendizados de cada cidade. Meu mapa está marcado nestas cidades”.
No novo cargo, ele descreveu que os desafios eram diários. “Na Sama, neste início, tive um acidente de carro a trabalho, em dezembro de 1984. O apoio e carinho recebidos da Sama não consigo encontrar palavras. Contar sempre é minha maneira de eternizar meu agradecimento. Recebia na minha casa, todos os dias, gerentes, diretores, representantes e colegas de todos os departamentos. E após nove meses afastado, ainda tive uma promoção para a filial de Uberlândia, com Antônio Carlos, em 1986”.
Próximos passos
De Uberlândia para Goiânia, também em promoção em 1987, para um escritório regional. Em 1989, logo após o casamento em BH, “recebi um convite da Polipeças, também muito importante e enriquecedor. Em 1994, veio o convite desafiador da Pellegrino, de Goiânia. Foram 10 anos com pessoas especiais. Conforme já citado, em 2005, surgiu a ida para São Paulo com atuação gerencial por 8 filiais e também na matriz, mercados novos e desafiadores. São Paulo não para, tem esta diversidade muito grande e fundamental e os estados onde atuava me deixaram um brasileiro melhor. São aprendizados pelo quais só tenho gratidão. Para Simone, Paula e Gabriela, isto também é verdadeiro. Me considero um cidadão do Brasil, mas São Paulo me deixou preparado para o trabalho”, afirmou Catirica.
Características
Catirica é reconhecido no mercado pelo seu carisma, seu modo cativante de trabalhar e por prezar o relacionamento pessoal, o que segundo ele não será substituído no mercado pela tecnologia. “Eu afirmo que por mais que a gente tenha tecnologia, pessoas são a essência de tudo. Exemplo encontrado na Cobra, que é inovadora e pioneira em vários processos, sem deixar o contato humano. Estar presente com o cliente interno e externo, olho no olho, é importantíssimo. Digo isto com alegria”, enfatizou.
Outra característica dele é nunca desistir e compartilhar o que aprende. “Aprendi desde pequeno que ética é falar a verdade, que gera confiança. Confiança gruda no cliente e gera melhores relacionamentos com apoios. O que eu aprendo, compartilho sempre e aprendo mais. Trabalhe com confiança e focado em atitudes positivas. Isto procuro levar aos colegas de trabalho. Faça o melhor sempre. Não fique só lamentado e com coisas ruins em seu foco. Trabalhe com alegria e confiança”, disse.
No cargo de liderança, Catirica falou sobre uma atitude de Fábio Dabbur que lhe marcou. Catirica é leitor assíduo de livros. Entre eles, O Monge e o Executivo foi um dos que lhe encantou; e Dabbur fez um resumo para ele que está em sua mesa de trabalho dizendo: “O Monge e o Executivo deixa bem claro que você lidera pessoas, a confiança que você emite para as pessoas e a maneira como você trabalha transformam em várias situações boas”. Uma dedicatória que ele guarda com muito carinho.
“Quero falar sobre uma pessoa que admiro muito. Em 1974, fui para Patos de Minas, onde fiquei por cerca de quatro anos. Ele era apenas um garoto de 11 ou 12 anos, mas já demonstrava uma responsabilidade incrível, como um verdadeiro homem. Depois desse período, retornei a Belo Horizonte e fiquei por mais três anos, quando então montei meu próprio negócio. Apesar da distância, sempre mantivemos contato, e nunca o esqueci, pois é uma pessoa fantástica”, Antônio Dias
“Sou testemunha de seu primeiro dia de trabalho no setor de autopeças, há 40 anos. Ele entrou com muita curiosidade, querendo saber o nome de todos e o que havia para fazer. O pessoal até comentava: ‘Que rapaz curioso!’ Mas não era apenas curiosidade; era uma verdadeira vontade de trabalhar, de ajudar, de colaborar. Esse espírito é algo que ele carrega até hoje no setor de autopeças, para quem o conhece”, Antonio Carlos Ferreira
Aprender sempre
Para Catirica, educação é tudo, o que se resume a estar aberto para aprender sempre. “Comecei em 1984, e quando você está no cliente, conhece pessoas e o cliente, você vai aprender e se atualizar diariamente. Conheço pessoas que trabalhavam no estoque, na copa, motoristas e administração; e hoje são de vendas diretamente. Tem várias situações na Cobra de quem passou por outros cargos até chegarem a uma gerência. São oportunidades na Cobra e que em outras distribuidoras também acontecem”, disse.
Para os jovens, ele deixou um conselho. “Estudo. Educação é tudo, sem educação, a pessoa já começa com dificuldade. Estude, faça cursos, leituras e frequente oficinas para entender a mecânica. Na Cobra nós temos muitos jovens aprendizes. Estude muito e faça tudo com alegria, aprenda e compartilhe aprendizado. Tem espaço e o mercado está necessitando de pessoas que têm vontade. Mão de obra é uma coisa difícil, todos nós enfrentamos e em todas as áreas”.
Segundo Catirica, não falta trabalho, mas às vezes falta dedicação das pessoas. “Temos passado por várias mudanças. Quando citei a confiança, desde que entrei na Cobra, eu tive uma confiança muito grande da diretoria e dos colegas de trabalho, respeito bastante cada um (deles) e tenho ainda muita lenha para queimar, mas com cuidado. Viver cada dia, não sei o que vai acontecer amanhã, aprender, ensinar e o mais importante, ser feliz e a base da família é fundamental. A Simone, Gabriela e Paula são muito importantes para mim”, finalizou.
Silvio Rocha, do Balcão Automotivo (à direita), conduz a live em homenagem a Gilmar Catirica
Assista a live completa, acessando: https://www.youtube.com/watch?v=W-cv1zXyG1U&t=3023s
DEPOIMENTOS
“Enquanto hoje em dia muitas empresas focam em tecnologia e inteligência artificial, ele (Catirica) nos lembra da essência de onde tudo começou e do que deve continuar — o relacionamento, o contato próximo com o cliente. E isso ele faz com maestria. Catirica, parabéns pelos 40 anos de mercado! Uma parte desse tempo foi dedicada aqui na Cobra, e esperamos que essa parceria continue crescendo. Sucesso sempre!”, Diogo Sturaro
“Parabéns por essa homenagem tão merecida pelos seus 40 anos no mercado automotivo, dos quais alguns tivemos a oportunidade de compartilhar na Pellegrino. Seu jeito fácil e agradável de se relacionar fez de você uma pessoa diferenciada nesse setor. Afinal, quem não conhece o Catirica? Talvez alguns possam não conhecer o Gilmar, mas todos conhecem o Catirica. Forte abraço do amigo Fábio”, Fábio Dabbur
“Hoje quero falar sobre uma pessoa muito querida da grande família de autopeças do Brasil: Gilmar Catirica. Esse grande homem, que completa 40 anos de dedicação ao nosso mercado, é um verdadeiro exemplo para todos nós. Catirica, sem dúvida, é um patrimônio vivo do nosso setor. Parabéns, Catirica, por tantos anos fazendo amigos e construindo parcerias”, Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil e do SSA-Ce
“Catirica, sempre foi um grande prazer trabalhar com você. Você sempre demonstrou ética, respeito e amizade com todos. Mesmo atuando do outro lado da trincheira como concorrentes, sempre tive um enorme carinho e respeito por você, tanto como profissional quanto como pessoa. Um forte abraço, querido, e que você continue sempre sendo essa pessoa especial. Que Deus te abençoe muito! ”, Armando Sentin
Antônio Dias
Antonio Carlos Ferreira
Diogo Sturaro
Fábio Dabbur
Ranieri Leitão
Armando Sentin
AUTOZONE BRASIL APRESENTA INOVAÇÕES PARA O SETOR AUTOMOTIVO EM EVENTO ANUAL, EM CAMPINAS (SP)
Varejista reúne centenas de participantes e estreia Expo AutoZone para lançamentos e soluções inovadoras para fornecedores e oficinas
AAutoZone Brasil realizou sua Reunião Anual de Vendas (RAV) entre os dias 28 e 31 de outubro, em Campinas (SP), reunindo centenas de participantes do setor automotivo. O evento contou com uma novidade que promete fortalecer a interação entre fornecedores e oficinas mecânicas: a Expo AutoZone, um espaço exclusivo onde fornecedores puderam apresentar seus lançamentos e soluções inovadoras à equipe de loja da AutoZone e aos mecânicos presentes.
Segundo Murillo Reis, diretor de Operações da AutoZone, o evento de quatro dias reuniu cerca de 400 “AutoZoners” — incluindo gerentes de loja, de distrito, comerciais e regionais, além de equipes de suporte e do centro de distribuição. “O objetivo é estabelecer conexão, criar engajamento, celebrar o último ano fiscal e definir as estratégias para 2025. O evento tem grande potencial para fortalecer nossa relação com os reparadores e clientes comerciais”, afirmou.
Outro destaque foi o lançamento das baterias, amortecedores e ferramentas da marca Duralast — exclusivas da AutoZone. Projetados com os mais altos padrões da indústria automotiva, os produtos Duralast atendem às especificações de equipamento original dos veículos e já estão disponíveis nas lojas.
Para Tiago Reichert, diretor de Merchandising da AutoZone, a Expo AutoZone representa uma oportunidade única para estreitar relações com os 82 fornecedores presentes. “Esse espaço nos permite esclarecer dúvidas técnicas, apresentar novos produtos, lançar campanhas de vendas e fortalecer o contato próximo com nossos fornecedores, criando uma sinergia essencial para o sucesso das operações”, explicou.
Expo AutoZone
VAREJO
Expo AutoZone: Espaço exclusivo para fornecedores apresentarem lançamentos e inovações à equipe da AutoZone e mecânicos presentes
AutoZone: Networking que reforçou o compromisso com o setor e aumentou o engajamento e aprimoramento técnico no atendimento ao cliente
A Expo AutoZone também foi uma oportunidade de networking, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento do setor automotivo. “A Expo superou todas as expectativas, aumentando significativamente o engajamento dos nossos AutoZoners com os fornecedores, com foco na aquisição de conhecimentos técnicos que aprimoram o atendimento ao cliente”, destacou Gleverson Cavallaro, coordenador de Eventos e Trade da AutoZone Brasil.
Presente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a AutoZone possui atualmente 127 lojas em sete estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com um plano de expansão ativo, pretende
atingir 150 lojas em breve. Fundada nos Estados Unidos, a AutoZone oferece um catálogo com mais de 60 mil itens entre peças e acessórios para carros e motos, além de serviços gratuitos de manutenção preventiva.
Expo
IA na Reposição Automotiva: Soluções para uma frota diversificada e em expansão
Centenas de profissionais do setor automotivo estiveram presentes
O Seminário da Reposição Automotiva destacou a importância da Inteligência Artificial para otimizar estoques e prever demandas em um mercado com 2.400 modelos de veículos
OSeminário da Reposição Automotiva, realizado em 15 de outubro, em São Paulo, discutiu o papel da Inteligência Artificial (IA) no mercado automotivo. Especialistas apresentaram como a IA pode ajudar no gerenciamento de estoques e na previsão de demandas, essenciais para um mercado com 2.400 modelos e mais de 15 mil versões de veículos, segundo a Fraga Inteligência Automotiva. A IA também promete auxiliar na conectividade e eficiência das oficinas, enquanto o movimento “Right to Repair” busca garantir acesso a dados para manutenção.
Claudio Sahad, presidente do Sindipeças, destacou que, apesar dos desafios trazidos pela digitalização e novos combustíveis, a indústria automotiva brasileira possui vantagens, como uma matriz energética mais limpa, que pode sustentar seu crescimento até 2025. Ele projetou um crescimento de faturamento para o setor de autopeças, atingindo R$259,1 bilhões em 2024.
Fernando Moreira, fundador da 10X BlockInnovation, e outros
painelistas enfatizaram que a IA é uma aliada estratégica, mas ainda depende de decisões humanas. Eles ressaltaram que a IA acelera a análise de dados e melhora processos logísticos e operacionais, mas o fator humano continua decisivo. Assim, o setor automotivo deve promover mudanças culturais e investir em qualificação para maximizar os benefícios dessa tecnologia.
O mercado de reposição automotiva enfrenta o desafio de atender a uma frota cada vez mais diversificada, com mais de 2.400 modelos e 15.699 versões de veículos. Segundo Danilo Fraga, CEO da Fraga Inteligência Automotiva, essa “cauda longa” deve representar 44% da frota até 2030, o que exige um aumento nos estoques e investimentos das empresas, afetando diretamente a rentabilidade.
Além disso, o mercado está vendo uma mudança na composição da frota, com SUVs crescendo em participação, enquanto carros de entrada diminuem. Essa mudança reflete-se nos preços das peças, com componentes de SUVs sendo significativamente mais caros. Fraga
sugere a precificação com base no perfil do consumidor, utilizando IA para definir preços e otimizar estoques.
Paralelamente, o deputado estadual Tomé Abduch abordou o cenário macroeconômico, destacando preocupações com a instabilidade política, alta inflação; e desafios para o PIB e a Selic em 2024. Ele alertou para o impacto de possíveis aumentos tributários sobre grandes fortunas e ressaltou a importância dos empresários para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Painéis setoriais
O setor de distribuição de autopeças enfrenta desafios devido à variedade crescente de modelos e peças, o que exige mais investimento em estoques e espaço. Tecnologias como IA e RFID ajudam a otimizar processos, identificando peças e agilizando conferências. No entanto, o setor ainda carece de integração entre distribuidoras e fabricantes para prever demandas com mais precisão.
O crescimento dos veículos híbridos e elétricos no Brasil traz novos desafios; os elétricos exigem menos peças e enfrentam problemas de infraestrutura e depreciação no País. Especialistas defendem que o híbrido é uma solução mais viável para o Brasil devido ao uso de etanol.
No varejo, a gestão de estoque e a previsão de demanda se tornaram mais complexas. Os empresários destacam a importância do uso de tecnologia e do entendimento do mercado para otimizar estoques e melhorar o atendimento.
Na reparação, a crescente dependência de tecnologia nos veículos cria barreiras para oficinas independentes, que sofrem com a falta de acesso a dados e softwares de diagnóstico. O movimento “Right to Repair” busca garantir o direito dos consumidores de escolher onde reparar seus veículos, promovendo o acesso às informações tecnológicas das montadoras.
Painel Indústria: Discussão sobre as inovações e desafios enfrentados
Painel Distribuição: Estratégias para aprimorar a distribuição de peças e componentes
Painel Varejo: Debates sobre as melhores práticas e tendências
Painel Reparação: Foco nas atualizações e desafios
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA COMPETITIVIDADE DO SETOR AUTOMOTIVO ATUAL
Desafios no setor automotivo: A complexidade tecnológica, o acesso limitado a peças e a escassez de mão de obra impactam a competitividade
Esta foi a principal conclusão do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado em 10 de outubro, em São Paulo, que reuniu mais de 300 participantes
O10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado em São Paulo, destacou a qualidade como fator essencial para a competitividade e sustentabilidade do setor automotivo em meio à rápida transformação. O evento, que reuniu mais de 300 participantes, celebrou 10 anos e abordou o tema “O Papel da Qualidade na Melhoria da Competitividade do Setor Automotivo Nacional”. Especialistas debateram temas como o Programa Mover, a digitalização, a infraestrutura de qualidade, e o impacto de veículos elétricos e híbridos.
Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA, enfatizou a importância de competências e rigor na busca pela excelência, enquanto líderes do Sindipeças e Anfavea destacaram a qualidade como fundamental para a segurança e desempenho dos veículos. José Maurício Andreta Jr., da Fenabrave, ressaltou o papel do IQA na certificação, e Antonio Fiola, do Sindirepa, apontou a necessidade de especialização da mão de obra para melhorar a eficiência.
O evento contou com a participação de autoridades, entidades e empresas renomadas, incluindo Hyundai, Bosch e Volkswagen, com
Evento com mais de 300 participantes celebra 10 anos e discute “O papel da qualidade na competitividade do setor automotivo”, destacando desafios e avanços
patrocínios de ElringKlinger, Zurich, Umicore Brasil, Bosch e Solera.
Prêmio da Qualidade 2024
A 4ª edição do Prêmio da Qualidade 2024 contou com mais de 75 projetos em três categorias: Jornalismo, Qualidade no Processo Produtivo e Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias.
Na categoria Jornalismo, Carolina Vilanova, do Oficina News, venceu com a matéria “Gestão de Oficinas: Processos para Reparo em Veículos Eletrificados”. Caroline Rodrigues, da Revista Cobertura, ficou em segundo, e Soraia Abreu, do AutoData, em terceiro.
Na categoria Qualidade em Processos Produtivos, Guilherme Cabral levou o primeiro lugar com “Redução dos Custos de Refugo no Processo Produtivo”. Mariana Costa Lima foi a segunda, seguida por Márcio Souza.
FENABRAVE PREVÊ TERMINAR 2024 COM UM CRESCIMENTO DE 16,8% NO VOLUME DE EMPLACAMENTOS
Até o mês de outubro, todos os segmentos da linha leve e pesada apresentaram expansão e os números de transações de seminovos e usados também são positivos
ara o mercado de veículos novos, seminovos e usados, os resultados do acumulado do ano até o outubro apontam números bem promissores para o fechamento deste ano. Somando veículos leves e pesados, a Anfavea totalizou 2.124.000 unidades emplacadas, superando em 15% o mesmo período de 2023. Somente o mês de outubro foi um recorde de vendas dos últimos dez anos, com 265.000 unidades, e a melhor diária de vendas do ano, 11.500 mil unidades. “É um crescimento importante, pois quando comparamos com outubro de 2023, que já vinha sinalizando crescimento, esse mercado cresceu 21,6%”, comentou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
A produção ao longo do ano ficou abaixo das vendas, o que se
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea
explica pelo aumento das vendas de veículos importados. Ainda assim, foram fabricadas 2.123.000 unidades de veículos leves e pesados, 8,9% acima de janeiro a outubro de 2023. Somente em outubro, a alta foi de 8,9% sobre o mês anterior, com 249.000 unidades produzidas.
Pelo balanço da Fenabrave, no acumulado do ano o crescimento foi de 16,42% sobre janeiro a outubro de 2023, somando 3.896.251 unidades emplacadas, incluindo motocicletas, implementos rodoviários. No período, automóveis tiveram uma participação de 1.564.616 unidades, 14,01% a mais do que janeiro a outubro do ano passado, comerciais leves, alta de 18,07%, na mesma base comparativa, totalizando 435.326 unidades. Destaque para
caminhões que acumularam 100.942 unidades emplacadas, 18,86% acima de janeiro a outubro de 2023, enquanto ônibus, com 22.770 unidades emplacadas, apresentaram um crescimento de 9,47%.
Considerando apenas o mês de outubro e os segmentos leves e pesados, automóveis (195.201) e comerciais leves (54.695) totalizaram 249.896 unidades emplacadas, 12,2% acima do mês anterior e com um resultado superior a 20,9% comparado a outubro de 2023, entre os pesados, caminhões (11.901) e ônibus (3.139) totalizaram 15.040 unidades, 36,02% acima do mesmo mês de 2023 e com uma alta de 10,4% sobre o mês anterior. “O mês de outubro foi, de fato, excelente, com crescimento para todos os segmentos. O cenário permanece favorável ao crédito e, por isso, estamos caminhando em direção aos números projetados pela Fenabrave, que prevê alta de 16,8% para todo o setor, no ano de 2024”, disse Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Pesados
No segmento de pesados, pelos números da Anfavea, foram 12.220 caminhões emplacados em outubro, 6,7% acima de setembro, e 103.300 no acumulado do ano, resultado 16,8% superior ao mesmo período de 2023. Ônibus apresentaram uma expansão de 28,5% em outubro sobre setembro (2.600 unidades) e no acumulado do ano, 18.300 unidades, uma alta de 5,6% comparado ao mesmo período de 2023. “No acumulado do ano, ultrapassamos a barreira de 100 mil unidades emplacadas de caminhões e 18.300 unidades de ônibus”, comemorou o vicepresidente da Anfavea, Eduardo Freitas, acrescentando que a tendência é crescer mais, pelos pedidos já feitos para o programa Caminho da Escola.
Quanto à produção, as montadoras associadas à Anfavea registraram um aumento de 42,8% no volume de caminhões produzidos até outubro (117.400 unidades). No mês foram 14.800, 12% acima do mês anterior. Ônibus apresentaram uma expansão de 35,3% no acumulado do ano (23.600 unidades) e de 10,9% em outubro sobre o mês anterior (2.400 unidades).
Seminovos e usados
A Fenauto manteve a previsão de fechar o ano com 15.500.000
Enilson Sales, presidente da Fenauto
unidades transacionadas, o que será um novo recorde de vendas para um ano. Um volume que não está difícil de atingir. De janeiro a outubro foram 13.031.252 veículos transacionados, 9,9% acima do mesmo período do ano passado.
De acordo com o presidente da entidade, Enilson Sales, “se as condições de mercado e economia permanecerem sem nenhum imprevisto ou surpresa, esperamos fechar o ano com aproximadamente 15.500.000 veículos comercializados, o melhor resultado desde 2021, quando chegamos a 15.100.000, mostrando a força e crescimento do segmento”.
E nas redes de concessionárias associadas à Fenabrave, somando leves e pesados, 9.941.381 veículos foram transacionados entre janeiro e outubro, 9,86% a mais do que no mesmo período do ano passado. Por segmento, as transações de automóveis cresceram 9,89% (8.185.256 unidades), comerciais leves (1.425.806) apesentaram alta de 10,9%, caminhões (293.985) cresceram 4%, enquanto ônibus, com 36.333 unidades tiveram uma retração de 6,13% (11.901), quando comparado também ao mesmo período de 2023.
A participação dos importados e dos eletrificados
No acumulado do ano, com 369.100 unidades, o volume de emplacamentos de veículos importados cresceu 36% em relação ao mesmo período de 2023. A cada dois veículos importados fora do Mercosul, um foi proveniente da China. Ainda que as importações sigam crescendo, somente em outubro foram 47.000 unidades 10,4% acima do mês anterior, pelo quarto mês consecutivo as exportações também cresceram, 4,6% em outubro em relação ao mês anterior, totalizando unidades exportadas.
Entre os veículos eletrificados, 100% elétricos, híbridos e híbridos plug-in, a Fenabrave computou 139.278 unidades emplacadas até outubro. Deste total, 138.612 são automóveis e comerciais leves, 395 caminhões e 271 ônibus. “O acumulado de janeiro a outubro de 2024 teve 5,1 vezes mais automóveis e comerciais leves elétricos emplacados que em igual período de 2023”, disse Andreta Jr.
Analisando apenas o mês de outubro, com 16.032 automóveis e comerciais leves eletrificados emplacados, sendo 6.109 puramente elétricos, 5.627 híbridos plug-in e 4.296 híbridos, o presidente da Anfavea disse que está havendo uma inversão na curva. “O elétrico está superando o híbrido plug-in, que também apresenta crescimento, e um distanciamento em relação ao híbrido. O híbrido, na essência, tem uma participação maior de produtos nacionais, fabricados no Brasil, o elétrico e o híbrido plug-in são
José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave
na essência importados. Quando havíamos reportado (na coletiva de setembro) que havia um estoque de mais de 80.000 veículos, em sua maioria híbridos plug-in e elétricos, naturalmente, houve uma pressão maior do mercado para que esses veículos também tivessem crescimento”, afirmou Leite.
Fonte:
Comportamento
por: Valtermário Rodrigues*
POR TRÁS DO BALCÃO!
Para a edição de novembro, mês de importantes datas comemorativas, dentre elas a Proclamação da República, no dia 15, e o Dia da Consciência Negra, no dia 20, o Balcão Automotivo traz, em especial, abordagens sobre o balconista, importante profissional, que terá seu dia comemorado em 26 de novembro.
O balconista é o profissional que está “por trás do balcão”. O elo principal entre a empresa, o produto e o cliente.
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista Peças Acessórios para Veículos (Sincopeças), lançou durante a AUTOMEC 2023 uma certificação dos profissionais que atuam como vendedor em comércio varejista de autopeças, um reconhecimento que atende à norma técnica da ABNT NBR 16999/2021.
Por definição, balcão é o móvel comprido e da altura aproximada dos cotovelos de uma pessoa, que nas repartições públicas, cartórios, clínicas, farmácias, lojas de autopeças, etc., separa a parte de entrada, destinada ao público, da parte de dentro, onde ficam os funcionários que fazem o atendimento.
A arte da venda acontece no balcão e o artista principal, o protagonista, é o balconista, que contracena com o cliente, artista não menos importante que o balconista. É no balcão, portanto, que acontece o fantástico “show da venda”.
Por trás do balcão estão os balconistas, profissionais que carregam histórias de vida, emoções, sentimentos, sonhos, objetivos pessoais e profissionais.
Por trás do balcão deve existir toda uma estrutura que
Dia do Balconista de Autopeças é todo dia!
Hoje, nosso reconhecimento vai para o profissional que faz a diferença no setor automotivo, atendendo no balcão com simpatia, dedicação e muito conhecimento. Parabéns a você, balconista! Continue se atualizando com o Balcão Automotivo e contribuindo para o sucesso do nosso mercado.
GRUPO DE MÍDIA
POR TRÁS DO BALCÃO! Comportamento
possibilite ao balconista exercer sua função da forma mais tranquila possível, seja um bom estoque, um sistema rápido e eficiente, capacidade financeira, organização, armazenagem, produtos de qualidade e uma equipe de colaboradores alinhada com os objetivos da empresa.
O balconista exerce uma função de extrema importância. O cliente que se dirige a um balcão, geralmente, vai com algum tipo de “dor” e o papel do balconista é fazer com que o cliente seja atendido e saia com uma solução.
O balconista muitas vezes faz o papel de influenciador na medida em que indica ao cliente uma solução que muitas vezes não foi pensada pelo cliente. Por falar em influenciador, sem querer entrar no mérito da questão, Rick Azevedo, um exbalconista de farmácia, foi quem iniciou o movimento “Pela Vida Além do Trabalho”, movimento esse que defende o fim da escala 6x1, cuja PEC está em processo de aprovação no Congresso Nacional.
Um cliente, após percorrer diversas lojas, na tentativa de encontrar uma peça para o seu carro, sem êxito. Já descrente, por muita insistência, resolveu acompanhar um amigo até uma determinada loja. Chegando ao balcão, foi atendido por um profissional muito simpático, sorriso no rosto, bom ouvinte, entendeu a necessidade do cliente, excelente comunicação, demonstração de conhecimento técnico, pesquisou no sistema e identificou a peça disponível em estoque, por sua vez, o cliente, satisfeito por, finalmente, encontrar a peça que tanto procurava, a um preço justo e garantia expressa, fechou a compra.
O cliente que foi até a loja apenas para satisfazer ao amigo, virou-se em direção ao mesmo e perguntou: “Que show do balconista é esse? Obrigado por ter me trazido aqui. Estou bastante satisfeito com o atendimento”.
Em tom de brincadeira, o cliente pediu um desconto de 30% e ouviu do balconista, com sorriso no rosto, a seguinte resposta: “não sufoca o artista”
Após alguns dias, o balconista entrou em contato com o cliente, perguntou se a peça foi aplicada, se a viagem de férias programada para o litoral da região nordeste aconteceu sem qualquer tipo de problema com o carro e colocou-se à disposição em caso de qualquer problema.
Surpreso por conta de raramente receber um contato de pósvenda, agradeceu ao balconista, exaltou o bom atendimento, prometeu indicá-lo para alguns amigos e familiares e, antes de encerrar a conversa, o cliente perguntou ao balconista. “O que para você representa estar “por trás de um balcão?”
E ouviu como resposta: “por trás do balcão é onde eu me realizo profissionalmente”, disse.
“Exercendo a função de balconista, eu levo o sustento de minha família de forma digna, realizei o sonho da conquista da casa própria, fiz uma viagem dos sonhos, com a esposa, em um período de férias, e pude acompanhar a evolução de meus dois filhos até a formação acadêmica. Como diz a frase de Confúcio: ‘Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida’. Eu amo ser balconista. Gosto de gente, de interagir com as pessoas, aprender... Minha missão é buscar soluções para os anseios dos clientes, afinal, ao se dirigir a um balcão, o cliente espera ser bem atendido e sair satisfeito após ter seu problema solucionado”, contou.
“No balcão atendemos clientes com diversos tipos de humor e, naquele dia, no atendimento anterior, recebi um cliente extremamente nervoso, inclusive, me tratou com certa aspereza, no entanto, não deixo me abater por isso, meu papel é atender aos clientes com cortesia e dar o meu melhor de forma que ele saia satisfeito do balcão”, complementou.
Parabéns a todos os balconistas que atuam nos diversos mercados, em especial, ao balconista do setor automotivo, que atua em um mercado com uma enorme gama de itens e modelos de veículos nacionais e importados.