Revista Soma Edição 11

Page 1

REVISTA INTERNA DO GRUPO VIBRA Setembro 2018 | Ed. 11

REVISTA

Vibramos e crescemos juntos

No ano em que completamos 28 anos de Grupo Vibra e 50 anos dedicados à avicultura, preparamos uma edição com grandes histórias.

Nossa união supera desafios na avicultura há 50 anos

PÁGINAS 4 E 5

PÁGINAS 14 E 15

O papel dos multiplicadores no projeto de Reintegração

A vida prepara grandes lições


EDITORIAL

GRANDES MARCOS QUE CONSTROEM NOSSA

HISTÓRIA Você consegue imaginar uma empresa abatendo 80 frangos por dia, colocando os produtos dentro de um Fusca e saindo do interior do Rio Grande do Sul, percorrendo a estrada que levava até Porto Alegre para vender o que, na época, era uma novidade – o tal frango de granja? E que, 50 anos depois, tem um abate diário de centenas de milhares de frangos e chama-se Grupo Vibra? Quanta história carregam esses anos! E quantos desafios superados. Não foi da noite para o dia, e nesta décima primeira edição da Revista SOMA vamos contar para você alguns dos grandes marcos que a empresa viveu e continua vivendo para se preparar para os desafios futuros, assim como a família que somos: com estrutura forte, pronta para se reinventar e... com história! Nas próximas páginas, confira também o trabalho dos multiplicadores da comunicação interna fazendo a diferença na empresa, o lançamento do Você Vibra e histórias que irão inspirar o seu dia a dia. 2

REVISTA SOMA

“Vejo uma empresa que tem estrutura firme, com projetos e ações acontecendo em todas as esferas que nos preparam para um futuro com ainda mais confiança. Nossa maior característica é não ficarmos parados frente aos desafios, é nos reinventarmos e fazer acontecer. Colocar a mão na massa. O CIV é um dos exemplos mais claros de visão de futuro para a nossa marca: queremos enaltecer a proteína de frango, fazer com que clientes tenham uma experiência diferenciada com o que sabemos fazer de melhor. Quando valorizamos nosso produto, estamos mostrando para o mercado que estamos aqui para fazer diferente e melhor.” Jorge Juchem Zanette Diretor Administrativo Financeiro

“Clientes necessitando de novos fornecedores, que sentiam falta de produtos de qualidade e de uma relação confiável foram os motivos mais fortes e decisivos para voltar ao abate, em 2009. Na época, havia unidades de abate e diversas granjas desativadas no Sul, aliadas a disponibilidade de pintos (bi produto) para alojamento, além de fatores estratégicos e econômicos que fizeram tomarmos a decisão de retornar à industrialização e produção de alimentos. Iniciamos a organização em janeiro e já estávamos operando em agosto. Foi criada a marca Nat. Desenvolvemos produtos de qualidade, usamos nosso conhecimento, mais a expertise técnica e voltamos para o negócio. De lá para cá, evoluímos com tecnologia e inovação.”

“Todas as grandes mudanças nascem de um desafio. Em 1968, o Sr. Flavio Sergio Wallauer iniciou com coragem e muito trabalho toda essa história que hoje podemos contar e continuar trabalhando para perpetuar de forma sustentável. Três anos depois, quando a água da Granja Pinheiros acabava e foi preciso abrir um poço artesiano em um local sem perspectivas, deu mais um exemplo de determinação e de como precisamos encarar de frente nossos desafios. E é assim até hoje, quando planejamos um modelo de Governança Corporativa ou criamos um comitê para prever e minimizar riscos. É bem verdade que tem momentos que não são fáceis, mas é preciso senti-los, saber o quanto nos impactaram. E, no dia seguinte, levantar e enfrentar!”

Eugênio Canova de Castro Diretor Industrial

Gerson Luís Müller Diretor Superintendente

“Com certeza, se estamos aqui hoje para contar essa história, é porque, em 1997, tomamos uma grande decisão frente a desafios e oportunidades para nosso trabalho de multiplicação genética: iniciar a parceria com a Cobb, que está conosco até hoje. Na época, uma mudança que exigiu coragem, uma vez que a parceria naquele momento era com uma marca respeitada e tradicional. Foi a partir daí que a Agrogen se tornou uma referência no seu segmento.”

“Costumo dizer que praticamente nasci nesse ambiente. Desde criança, assim como boa parte da minha família, acompanhei com orgulho e atenção cada aprendizado. A criação da marca Grupo Vibra, em 2015, assim como o fortalecimento de cada uma de nossas marcas nos mercados em que estamos presentes, são alicerces de um posicionamento sólido e respeitado. Refletem o que somos hoje, o que nos fez chegar até aqui e nossas escolhas para o futuro que trilhamos com muito trabalho.”

Irton José Boni Diretor de Originação

Flávio Rogério Wallauer Diretor Comercial e Marketing


Rio Grande do Sul

COMUNICAÇÃO

Sete Lagoas (MG)

Anielle Barbosa, da equipe Comercial de Sete Lagoas (MG), uma das multiplicadoras da unidade, fala sobre o resultado: “O retorno do trabalho foi muito positivo. O treinamento possibilitou aos funcionários estarem a par de fatos sobre a empresa que até então eram desconhecidos para alguns. Houve bastante interação, os participantes demonstraram interesse em conhecer mais a dimensão dos negócios e da história do Grupo Vibra”.

MISSÃO DADA É MISSÃO

CUMPRIDA Eles tinham uma missão: a Reintegração dos funcionários de todas as unidades do Grupo Vibra.

Pato Branco (PR)

4

REVISTA SOMA

Esse foi o primeiro desafio dos multiplicadores da Comunicação Interna, que já apresentamos em edições anteriores, um time de 78 funcionários de diferentes áreas, selecionados para ser a voz da empresa e representar a marca junto aos

Ela salienta que foi um processo em que todos aprenderam, inclusive os multiplicadores. “Participar do projeto me proporcionou crescimento profissional e também pessoal. Conheci melhor as pessoas e suas áreas de atuação e estreitei os laços com os colegas, além de aprimorar meus conhecimentos sobre a organização”, comemora Anielle.

seus colegas. À frente do projeto de Reintegração, os multiplicadores foram os responsáveis por proporcionar conhecimento aos participantes e reforçar o envolvimento de todos com a Missão, Visão e Valores do Grupo Vibra.

Coronel Vivida (PR)

Itapejara D´Oeste (PR)

Guarapuava (PR)

O multiplicador Paulo Ramakiuvv, membro da equipe da Granja Palmeirinha de Guarapuava (PR), compartilha do mesmo sentimento de desenvolvimento mútuo: “Muito da história da empresa, da sua fundação, acabei aprendendo ao mesmo tempo em que transmitia as informações aos colegas”. Ele revela que ser convidado para participar desse projeto foi gratificante e ao mesmo tempo desafiador: “Foi um momento de superação profissional e pessoal conduzir um treinamento de tamanha importância para um número expressivo de pessoas”, finaliza Paulo.

O Projeto de Reintegração, idealizado pelo RH, iniciou em outubro de 2017 e foi concluído com sucesso em 20 de abril de 2018. A equipe de multiplicadores cumpriu a missão do treinamento e está de parabéns pelo empenho com que vem conduzindo essa e outras demandas da Comunicação Interna. Além das funções que exercem na Vibra, eles dedicam tempo para apoiar, em suas unidades, os processos que envolvem a comunicação da empresa com os funcionários.

GRUPO VIBRA

5


VOCÊ VIBRA

O QUE A VIBRA FAZ POR

HISTÓRIAS QUE FAZEM A GENTE VIBRAR

VOCÊ

Você sabe, na prática, como o Você Vibra está inserido no seu dia a dia? A melhor forma de contar é pelas pessoas que já se beneficiaram. CARREIRA “Aqui na Vibra estou tendo a oportunidade de trilhar uma carreira em constante crescimento. Entrei há 16 anos como Auxiliar de Produção. De lá para cá, já tive uma promoção para Líder de Frigorífico e, posteriormente, Supervisor de Produção. Desde 2017, assumi a responsabilidade de ser Coordenador de Produção no frigorífico de Pato Branco. A motivação por novos desafios e a abertura da empresa em valorizar as pessoas que trabalham aqui fazem com que a cada dia a gente se inspire mais para alcançar o melhor. Esse é o caminho que estou trilhando, e a Vibra me auxilia a cada passo.”

Enquanto você faz mais pelo seu trabalho e busca as melhores soluções para superar desafios, a Vibra também pensa em iniciativas e benefícios para valorizar a sua relação com a empresa. Em maio, lançamos o Você Vibra, para que você fique por dentro de todas as entregas que realizamos e oferecemos como diferencial. A primeira unidade que recebeu o Você Vibra foi Sete Lagoas (MG). Confira, na galeria de fotos, a recepção dos funcionários.

SAÚDE “Quando se está grávida, a segurança é um ponto muito positivo. Estou na Vibra há dois anos e todo o acompanhamento de pré-natal, as ecografias e outros exames necessários durante a gravidez eu fiz com o plano de saúde da empresa, inclusive o parto da Ana Clara, que nasceu em janeiro. Ter a tranquilidade de poder usufruir dos melhores médicos e hospitais foi um grande diferencial que a Vibra me proporcionou. Além do benefício econômico, tive a segurança de estar sendo bem assistida. Com isso, conseguimos aproveitar muito mais a chegada dela, com a garantia de que a nossa saúde estava em boas mãos.”

Jhonatan Menin Coordenador de Produção Pato Branco (PR)

Relembre quais são os seis pilares norteadores do Você Vibra:

ocê

ibra 6

REVISTA SOMA

Fabiele Baum da Silva Assistente Administrativa da área de Qualidade Montenegro (RS) EDUCAÇÃO CORPORATIVA “Sou formada em Psicologia e sempre tive interesse em fazer uma especialização. Quando entrei na Vibra, fiquei sabendo dos convênios que a empresa tem com instituições de ensino. Então, vi que era hora de voltar a estudar. Aproveitei essa parceria e fiz o MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Concluí o curso em dezembro de 2017. Essa foi uma oportunidade que, com certeza, abrirá portas em minha carreira profissional. Hoje sou assistente e almejo crescer profissionalmente. O MBA vai proporcionar que eu atinja meu objetivo. A Vibra oferece oportunidades e cabe a nós percebê-las e aproveitá-las!” Alessandra Almeida Assistente Administrativa – RH Sete Lagoas (MG) GRUPO VIBRA

7


SUPERAÇÕES

50 ANOS NA AVICULTURA:

uma trajetória de conquistas e desafios superados com trabalho “Se eu não tivesse enfrentado, se eu tivesse me entregado, hoje isso tudo não teria acontecido!” Essa foi uma frase dita pelo Presidente do Conselho de Administração, Flavio Sergio Wallauer, depois de narrar uma situação que precisou enfrentar de forma corajosa em 1971, mas que é atual ainda nos dias de hoje. E no ano em que completamos 50 anos de trabalho no ramo da avicultura e 28 anos de Grupo Vibra, muitos desafios fizeram parte da nossa história e a superação é a nossa companheira em toda essa trajetória.

Confira nas próximas páginas alguns dos desafios mais importantes que o Grupo Vibra superou durante esse tempo e as soluções encontradas em momentos decisivos para nos tornarmos uma empresa sólida no mercado.

8

REVISTA SOMA

JÁ NASCEMOS COM ESPÍRITO DE SUPERAÇÃO O início de tudo foi a Granja Pinheiros, situada em Montenegro, que começou a abater frangos para vender aos mercados da região. Na época, o frango de granja era uma grande novidade. A produção foi aumentando e chegou ao ponto de, no meio da tarde, faltar água para dar continuidade ao trabalho. Foi então que o Sr. Flavio (hoje Presidente do Conselho de Administração), resolveu contratar a perfuração de um poço artesiano, que garantiria água o dia todo. O que ninguém imaginava era a dificuldade de encontrar a água. Depois de dias de trabalho, chegando a mais de 80 metros de profundidade, nada de água, e o dinheiro ia chegando ao fim. Resolveram perfurar mais 10 metros, e nada. Até que decidiram perfurar os últimos 10 metros, quando começou a jorrar água, garantindo a continuidade do trabalho e deixando um legado de determinação do Sr. Flavio, que iniciou

esta matéria. Alguns anos após esse desafio enfrentado, a então Frangosul, fundada em 1974, estava exportando duas carretas com 25 toneladas cada de frango para a Argentina.

Primeira exportação para a Argentina

Primeiros produtos Frangosul exportados para a Argentina

Foto ilustrativa

GRUPO VIBRA

9


finidos com evolução constante. Um exemplo é a governança corporativa, referenciada entre os principais resultados do país nessa área, de acordo com o Anuário 360° da Revista Época.

1997 assinatura do primeiro contrato com a Cobb

MOMENTO DECISIVO: A MUDANÇA DE GENÉTICA Em 1990, foi fundada a Agrogen, com o objetivo e a necessidade da produção de multiplicação de genética própria, que tinha como parceira a marca Ross, uma das principais fornecedoras do mercado. A partir de 1995, houve a necessidade de qualificar ainda mais o trabalho pela exigência de volumes e padrões de mercado. Foi então que iniciaram os testes com a marca Cobb, todos com resultados positivos e que demonstraram índices de qualidade dos plantéis de excelentes níveis. A partir de 1997, Agrogen e Frangosul tomam caminhos diferentes nessa história: começa-se a trabalhar com a genética Cobb, parceira até hoje do Grupo Vibra, elevando a nossa reputação de qualidade. A parceria com a Cobb, que já dura mais de 20 anos, é baseada em uma identificação mútua de solidez e transparência. A decisão de trocar a genética de uma empresa e a venda de uma marca não acontece da noite para o dia. Ela vem carregada de história e de atitudes que impactam em pessoas, famílias e mercados. NÃO FOI SÓ UMA VENDA. FOI UMA RECONSTRUÇÃO Com a venda da Frangosul, em 1998, a Agrogen precisou incorporar processos administrativos que eram divididos até então com a própria Frangosul. A operação precisava continuar enquanto toda a administração precisava ser reestruturada. Essa foi uma experiência de como reerguer uma empresa com ela já “andando”. Aos poucos, as áreas foram sendo criadas, estruturadas para que hoje consigamos nos orgulhar e ver como nossos processos são de10

REVISTA SOMA

Vale lembrar que o principal cliente da Agrogen era a própria Frangosul, principalmente para o mercado de suínos, que produzíamos na década de 90. A Agrogen solidificou-se como uma empresa focada em genética e, com isso, acabou expandindo seus mercados, buscando novos clientes e soluções para o uso de seu produto. Mais uma vez, criando oportunidades em cima de um cenário que se desenhava negativo e revertendo todas as expectativas para novas e prósperas oportunidades. Assim, conseguimos encontrar na instabilidade a força para crescer e evoluir. A VOLTA PARA O ABATE Outro grande marco decisivo na história do Grupo Vibra foi a volta do abate de frangos. Diversos ex-clientes nos indagavam do porquê não retornar, que sentiam falta de um fornecedor que buscava fazer com qualidade. Em contrapartida, tínhamos granjas paradas com ótima estrutura sanitária que eram usadas anteriormente para a criação de suínos e perus, mas que estavam inoperantes. Ao mesmo tempo, precisávamos de um frigorífico que abatesse o descarte de avós. Era janeiro de 2009 quando decidiu-se voltar para esse mercado. Em agosto, as estruturas já estavam sendo utilizadas e iniciava nossa volta para o negócio, dessa vez, com toda nossa capacidade estrutural, expertise técnica e conhecimento da proteína de frango. E, claro, mais um exemplo de como dar a volta por cima apesar dos desafios encontrados pelo caminho. MUDANÇA DE NOME. UM JEITO DE VIBRAR O ano de 2015 já começou intenso para a Vibra. Vínhamos de uma recente implantação de SAP, Governança Corporativa e uma série de outros proces-

Primeiro pack de produtos Nat

Centro de Inovação Vibra (CIV) – Montenegro (RS)

sos que interferiram decisivamente no amadurecimento do processo de gestão, além da recente aquisição da Frango Seva e a necessidade de marcarmos esse momento de transformações. Muitas decisões foram tomadas e uma delas era escolher um nome que representasse o novo momento da empresa e que unificasse nossas marcas e negócios. Um nome que fosse um traço de nossa personalidade e de um conjunto de ações que começou em um grupo familiar e que hoje se propaga por todos os funcionários. Uma marca que se posicionasse perante as dificuldades. Assim nasceu a Vibra, que não vibra somente no nome, mas no modo de agir de cada um. Nosso nome faz menção à propagação causada por uma pedrinha jogada na água. É essa energia que esperamos de cada um, para que, perante as dificuldades, todos juntos criem as oportunidades para vencê-las e isso reverbere por toda a organização. CENTRO DE INOVAÇÃO VIBRA Seja em alimentos ou em genética, nós somos avicultura. Nosso passado nos ensina a prever o presente, mas não podemos parar por aqui. O CIV é o grande projeto de inovação e de visão de futuro da Vibra em busca de resultados. Nele, iremos valorizar ainda mais a proteína de frango, tão destacada hoje em dia em uma alimentação saudável. O Centro de Inovação Vibra vem para acrescentar valor ao negó-

cio, valorizando nossa embalagem e criando oportunidades para clientes e fornecedores estarem mais perto. Ser diferente. Atrair seguidores. Superar todos os desafios e ser mais um marco nessa história que ainda irá escrever muitos capítulos.

Lançamento da marca Vibra – maio de 2015

Reuniões organizadas pelo Comitê de Crise

COMITÊ DE CRISE Em maio, o Brasil viveu uma grande paralisação liderada por caminhoneiros. Nos dias em que tivemos as rodovias do país bloqueadas, fomos impedidos de escoar nosso fluxo de matérias-primas, rações, transporte de frangos e demais produtos, que ficaram retidos até o final da paralisação. Diante de tantas incertezas, usamos nossa capacidade de trabalhar em equipe. O Comitê de Crise foi criado com este fim: todas as áreas juntas, trabalhando em busca de soluções diante do cenário que estava à nossa frente. Com isso, os prejuízos foram reduzidos, as equipes trabalharam com ainda mais sinergia e mais um desafio foi superado. GRUPO VIBRA

11


DIVERSIDADE

COMERCIAL

Estratégia

am r No

de vendas

e na superação

Você sabia que temos uma área específica que pensa em como melhorar ainda mais a relação com nossos clientes e atrair o consumidor para que ele escolha o nosso produto quando estiver no ponto de venda? Estamos falando do Trade Marketing.

Lindomar e Silvia são casados há 4 anos. Ele, há mais tempo na empresa, conheceu ela e, de cara, se tornaram amigos. Entre as idas e vindas, os meses passaram e a identificação foi ficando maior, até que ele criou coragem e fez o pedido de namoro. Não demorou muito para eles morarem juntos e aguardarem pelo maior projeto de vida do casal: a chegada da primeira filha! Esse poderia ser o roteiro de um filme romântico, daqueles que exala amor da primeira à última cena, não é mesmo? Mas essa é a história “real oficial” do casal de funcionários do Grupo Vibra da unidade Pato Branco (PR). São eles os personagens principais da vez para o tema Diversidade, para representar a pluraridade de pessoas existentes na empresa e como isso é importante para o desenvolvimento de todos nós.

“Somos realizados com o nosso trabalho e gratos pela oportunidade que a Vibra nos deu”, salienta Lindomar. 12

REVISTA SOMA

Feira APAS Show – maio de 2018

O Trade Marketing é responsável por fazer a conexão entre as áreas de Marketing e Comercial. Ele entende o que o Marketing está buscando com um determinado produto e ajuda o Comercial a desenvolver as estratégias para vendê-lo da melhor forma possível. “Na área de Trade Marketing são pensadas as ações orientadas a clientes e canais específicos para gerar melhores resultados com as vendas da empresa”, destaca Lucineli. Lindomar Antonio Zapparolli

Silvia Leticia Antunes

41 anos

24 anos

Auxiliar de Produção Embalagem Secundária Pesagem

Auxiliar de Produção Embalagem Secundária IQF

14 anos de empresa

4 anos de empresa

Os dois funcionários fazem parte do Programa Sem Limites da Vibra,* mas isso, nem de longe, é um fator que os impede de levar uma vida normal, de trabalho, lutas e conquistas diárias. É apenas mais um desafio a ser superado na rotina deles, que, com a ajuda de familiares, se dividem também nas responsabilidades com a filha Larissa, de apenas um ano de idade. O dia a dia é de aprendizagem e ensinamentos,

não só para eles, mas para todos que convivem com Lindomar e Silvia. A família e o trabalho são o que eles têm de mais importante, pois representam o amor, a liberdade, o conforto, a reforma da casa própria, a realização de sonhos. E por falar em sonhos, a dupla planeja a chegada de mais um filho. Porque de amor e de superação esse casal entende bem. *Sem Limites é o programa permanente de inclusão de pessoas com deficiência da Vibra.

Confira algumas de nossas estratégias de divulgação • Participação em feiras e eventos relacionados com o Trade. • Participação em divulgações e publicações orientadas ao Trade. • Ações em pontos de venda (abordagens e degustações) para captar a atenção do consumidor e gerar a intenção de compra. • Exposição diferenciada nos pontos de venda com materiais para chamar a atenção do consumidor em relação às demais marcas. • Treinamentos, orientação e motivação para a equipe de vendas e as equipes relacionadas à execução do trabalho da Nat. • Investimento em ações orientadas diretamente aos clientes para gerar relacionamento e promover os produtos da Nat.

O Grupo Vibra investe sempre em diferenciais para que os seus produtos se destaquem no mercado, e você faz parte desse movimento de transformação. Prova disso é o surgimento de linhas de produtos como: Nat Verde resfriado em bandejas ATM, Nat Verde IQF e Nat resfriado em bandejas ATM. “O mercado em que estamos inseridos é bastante desafiador. Nos últimos tempos, a carne de frango tem sofrido uma pressão de preços muito grande. Entretanto, nosso produto é a proteína animal mais consumida no Brasil, logo, há sempre possibilidades de buscarmos o nosso espaço e nos diferenciarmos”, conclui Lucineli.

Lucineli Schmidt, da equipe de Trade Marketing de Montenegro (RS), nos explica como tudo acontece por lá.

GRUPO VIBRA

13


PERFIL

lições

As

que a vida dá

Quando foi convidado para integrar a equipe de Logística do Grupo Vibra em 2015, Felipe Vencato sabia dos grandes desafios que teria de enfrentar. Mas nem de longe imaginava ter que superar a si mesmo diante de um inimigo silencioso e, até então, desconhecido. Incentivado pela esposa – profissional de Recursos Humanos – a migrar para uma empresa de origem familiar, por possuir um perfil de entrega e comprometimento em tudo o que faz, Felipe decidiu encarar a nova experiência. Nessa decisão também pesou o bem-estar da sua família, já que ele tinha, ainda, uma proposta de mudança para outro estado. A Vibra era, sem sombra de dúvida, a melhor opção naquele momento.

“De tudo que passei, a maior lição que tirei foi valorizar a família. Meus pais são maravilhosos e, no momento em que mais precisei, eles estavam ali, me dando exemplo do pai que devo ser para a minha filha. Hoje em dia faço o que me dá prazer, não troco por nada estar com os meus amores. Profissionalmente sou muito realizado, gosto do meu trabalho, atuo há mais de dez anos com logística e aqui na Vibra tenho a oportunidade de mostrar o meu melhor e ser reconhecido por isso. Só tenho a agradecer a Deus por tudo”, relata o funcionário, que dá exemplo de superação e de força pela vida.

14

REVISTA SOMA

Logo nos primeiros meses de empresa, o recém-chegado Gerente de Operações da área de Logística – unidade Montenegro (RS) conquistou a equipe e seus colegas com seu carisma, competência e brilho nos olhos ao tratar das questões que envolvem a área. Sua bagagem profissional lhe propiciou agregar muito em pouco tempo. Ele estava feliz, a empresa estava satisfeita. Foi em pouco tempo também, com cinco meses de Vibra, que Felipe, uma pessoa ativa, praticante de esportes e que levava uma vida saudável, se viu internado no hospital investigando a causa das fortes dores que atingiam seu corpo.

A DOENÇA A descoberta da doença que acometeu Felipe surgiu após exames e medicações para dor. O diagnóstico: Doença de Hodgkin, um tipo raro de câncer que atinge o sistema linfático. Juntamente com seus pais, irmã, esposa e filha, Felipe ficou diante do maior desafio de todos: a luta pela vida. E que contou com um verdadeiro time de guerreiros: os Vencato unidos. No mesmo instante em que estava sem chão, Felipe se sentiu amparado, abraçado, acolhido, amado. Em sua cabeça, uma retrospectiva de momentos, reflexões, previsões e a certeza de que não poderia desistir. Ele tinha o dever de ser forte, se não por ele, pelos seus entes queridos e pela sua pequena de apenas dois anos. E uma vida inteira pela frente. O TRATAMENTO Decidido a enfrentar tudo o que viesse pelo caminho, Felipe iniciou uma batalha descomunal contra a doença. O tratamento seria de, no mínimo, 12 meses. E lá foi ele, vestido com a armadura da coragem. Foram inúmeras idas e vindas ao hospital e, por fim, para afastar o risco de retorno da doença, Felipe se submeteu a um transplante autólogo de medula óssea. Para acompanhá-lo nessa jornada, a família fazia escalas, seu pai se afastou do trabalho para estar mais próximo. Esmorecer era uma palavra impensada para essa turma que pegou junto, que se permitia chorar do lado de fora do quarto e, ao entrar, distribuir sorrisos na frente de Felipe. A essas alturas, com a saúde debilitada, no auge do seu desgaste físico, ele também contou com o apoio da Vibra, que lhe prestou assistên-

p Ex

ed

te n e i

AS LIÇÕES cia e garantiu o seu cargo, dando a segurança para seguir o tratamento com mais tranquilidade. Essa, com certeza, foi uma notícia reconfortante para o recém-chegado funcionário, que tão logo recuperado do transplante estava de volta ao trabalho em 2017, antes mesmo do previsto e ainda mais motivado. Felipe retribui todo o apoio recebido pela empresa sendo simplesmente o Felipe. Recentemente, deu um importante exemplo de comprometimento, de quem “veste a camisa”, quando, na mobilização dos caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018 e que afetou significativamente a Vibra, teve participação importante. Ele criou e liderou o Comitê de Crise, auxiliando a diretoria na tomada de decisões para amenizar os impactos operacionais e financeiros.

Gratidão Família Valores Simplicidade Exemplo Vida Amores O Felipe pós-tratamento está em lua de mel com a vida. O período de procedimentos hospitalares foi de muito aprendizado. Para ele, a vida ganhou outro sentido e as coisas simples hoje têm prioridade: um chimarrão com os pais, levar a filha na escola, dividir bons momentos com a esposa, andar de moto e a tranquilidade na tomada de decisão no dia a dia de trabalho.

A Revista Soma é uma publicação quadrimestral voltada aos funcionários do Grupo Vibra.

COORDENAÇÃO: Recursos Humanos GERENTE: Adalgisa Porto COMUNICAÇÃO INTERNA: Manuel Nunes PROJETO E EXECUÇÃO: iNÓSS Endomarketing PROJETO GRÁFICO: iNÓSS Endomarketing

CONSULTORIA JORNALÍSTICA: Mônica Sosnoski (MTB 14.414) REDAÇÃO: Luciane Costa (MTB 13.089) DIAGRAMAÇÃO: Marina Padilla TIRAGEM: 5.000 exemplares FOTÓGRAFOS: William Motta, Liane Neves, Doc Photos, Newphoto, Castelão, Milene Venter e arquivo pessoal de colaboradores.


CHEGOU

Cada novidade que lançamos é mais uma conquista na construção da nossa história.

Desta vez, a novidade é a Nat PRO – linha profissional, que chegou para atender ao mercado de food service (estabelecimentos comerciais para alimentação fora do lar) na medida certa para o setor e com o padrão de qualidade Nat.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.