Page 1


PALAVRA DO PRESIDENTE

Caro colaborador, Em 2016, chegamos aos 60 anos com espírito jovem e vontade de crescer; com a certeza de que não há limite para aonde podemos chegar. Comemoramos esse ano histórico em uma grande celebração que valorizou o que a Lebes tem de melhor: nossos colaboradores. Tenho uma satisfação muito grande ao ver que todos estão engajados nas propostas da Lebes e tentam fazer sempre melhor, pois tenho a convicção de que o diferencial de uma empresa são as pessoas que fazem parte dela. Chegamos até aqui com a certeza de que estamos no caminho certo. Este último ano foi difícil e cheio de desafios, como havia sido 2015, mas foram essas dificuldades externas que nos motivaram a olhar para dentro de casa e atuar sobre os fatores que estão sob nosso domínio. E em 2016, fizemos muito. Lançamos projetos importantes, mostramos mais a nossa marca, ganhamos produtividade e aprendemos a trabalhar de maneira mais eficiente e veloz. Conseguimos manter nossas vendas apesar da desafiadora situação econômica do país, contribuindo para empoderar as pessoas e ajudá-las a realizar seus sonhos. Em 2017, vamos aprofundar o que já vem sendo feito e seguir trabalhando juntos para o crescimento de todos. Nosso objetivo é que nossos colaboradores, fornecedores e todos aqueles que se relacionam com a Lebes tenham orgulho em trabalhar conosco. Agradeço o trabalho e o esforço conjunto de todos que contribuem para o objetivo maior da empresa: crescer junto com seus colaboradores. Muito obrigado pela sua parceria. Um excelente ano para você e para sua família!

OTELMO DREBES Presidente


60 ANOS DE LEBES Em 1956, Elvis Presley lançava seu primeiro sucesso, Heartbreak Hotel. No mesmo ano, o ex-presidente Juscelino Kubitschek iniciava seu mandato, durante o qual seria construída a cidade de Brasília. Em Melbourne, na Austrália, aconteciam os primeiros Jogos Olímpicos em um país do hemisfério Sul. E em São Jerônimo, no interior do Rio Grande do Sul, nascia uma empresa que construiria uma longa trajetória de sucesso. Em 2016, a Lebes completou 60 anos com muita história para contar. Para comemorar foram realizados 145 aniversários, em todas as lojas. Foram muitas ofertas, ações, retrospectivas e uma grande festa no dia 16 de outubro, valorizando o que a empresa tem de mais importante: seus colaboradores. Vire a página e conheça um pouco mais sobre o passado, presente e futuro da Lebes.

EXPEDIENTE

Revista especial comemorativa aos 60 anos da Lebes Coordenação: Cheila Silveira, Coordenadora de Recursos Humanos, e Tamara Nonnenmacher, Analista de Comunicação Gerente: Fernando Jacks, Gerente de Recursos Humanos

Projeto e execução: iNÓSS Endomarketing Diagramação: Josely Albuquerque Consultoria jornalística: Cristina Wagner (MTB 12412) Redação: Gabriela Gonçalves e Priscila Zigunovas

Tiragem: 3.300 Fotógrafos: Argos Vascos, Willian Souza e banco de imagens Lojas Lebes

3


PERFIL

Determinação e desejo de crescer estão presentes na rotina de Otélio Drebes desde o primeiro dia de vida da Lebes. Para ele, trabalhar com alegria e andar de cabeça erguida são prioridades. Confira trechos da entrevista com o fundador e entenda de onde vêm os valores que nos orientam há 60 anos.


Fundamos a empresa quando eu tinha 21 anos. Éramos oito sócios. Tínhamos dois colaboradores em uma pequena casa em São Jerônimo (RS). No início, tudo foi difícil; mas com o tempo as coisas foram se encaminhando. Trabalhávamos muito, mas fazíamos as coisas com amor e felicidade. Às vezes eu chegava em casa à meia-noite e levantava às três horas da manhã para carregar caminhões. O difícil foi não ter visto o nascimento dos meus três filhos. Quando eu chegava em casa, às vezes eles estavam dormindo. Dava um beijo neles e fazia um pacto comigo: vou trabalhar para dar estudo a eles, para que não passem tanto trabalho quanto eu. Foi o que fiz. Eu não tenho estudo, tenho só o quinto ano. Mas sempre pensei grande. Desde pequeno, com seis anos de idade, já gostava de ganhar dinheiro. Fazia, vendia e carregava rapadura nas costas. Coloquei na cabeça que não importava a idade que eu iria chegar, mas iria chegar com saúde, cheio de dinheiro e alegria. Nesses 60 anos, nunca dei um passo para o lado ou para trás. Sempre para a frente. Em nenhum momento eu quis desistir. Tudo o que queria eu consegui. Não sei se sou um cara de sorte, mas sou muito persistente. Não importava o quanto eu ganhasse, sempre gastei menos do que ganhava. E assim comecei a comprar a parte dos sócios. Até que chegou o momento em que a empresa se tornou só da família Drebes. Então vendi 10% para cada um dos meus filhos, que me pagaram com cinco anos de trabalho. Os filhos ficaram grandes, e então passamos por um processo de governança. Foi muito difícil, mas era o momento de pensar na empresa. Chegamos a um final feliz e definimos a Lebes para os próximos 50 anos. A empresa cresceu desde o primeiro dia, nunca deu prejuízo. A empresa tem que acompanhar os tempos, se modernizar. Fui o primeiro a pendurar roupa no Rio Grande do Sul, porque vi as araras em São Paulo e coloquei dois cabos de vassoura para pendurar cabides. Os grandes comerciantes tinham só prateleirinhas.

Quero que a empresa continue crescendo, dando um passo de cada vez, mantendo a cultura e o respeito. Acho muito bonito poder andar de cabeça erguida. Quero que a Lebes seja admirada em qualquer lugar em que a gente chegue.

O momento em que compramos a parte dos sócios, há cerca de 30 anos, pois a empresa estava bem, mas se descapitalizou. Trabalhamos muito apertados. Mas esse momento passou, e agora a empresa é só nossa.

Aprendi que as pessoas são muito inteligentes, só precisam de uma oportunidade para desenvolver o seu potencial. Ninguém é menos que ninguém. Também aprendi que a gente tem que colocar na cabeça que é o melhor naquilo que faz. Acredito numa frase: “A felicidade mora em mim”. A gente pode ficar sempre bem, depende de como enxergamos as coisas. Gosto de trabalhar com gente de bem, que me passe coisas boas. Sou bem organizado, chego sempre meia hora antes. Não admito atraso. É preciso ser transparente, correto e dar o exemplo. Se chego primeiro, os outros têm que chegar no horário.

Chegue cedo, seja o melhor. Todos têm chance de crescer aqui, mas depende da pessoa. A maioria dos nossos gerentes são formados na empresa. Começam como montadores, vendedores, crediaristas... Quando as pessoas pegam a filosofia da empresa, começa a jorrar o sangue verde na veia, na alma, no corpo, no coração. Acredite em você, pois eu acredito muito em você. Não se acomode em nenhum momento da vida. Pense grande. 5


1979 – Inicia-se o setor de móveis e eletrodomésticos,

LINHA DO TEMPO Conheça a trajetória da Lebes

ofertando um roupeiro e dois televisores em preto e branco, em uma pequena área de mais ou menos 20 m², na parte dos fundos no alto do supermercado Matriz.

1977 – Inicia a migração do setor de alimentos para o setor de confecções. O lucro é três vezes maior, o que representava um grande potencial para a empresa. Essa iniciativa de Otélio é inspirada nas conversas que teve com sua irmã costureira. 1976 – É inaugurado um dos mais modernos supermercados da época, já com o setor de confecções, o marco inicial do setor de moda.

1970 – Época de inovação no mercado, pois começa um novo jeito do consumidor escolher e interagir com os produtos expostos à venda.

1960

70 9 1

1969 – É aberta a primeira filial da empresa, um

supermercado na cidade de Charqueadas (RS).

195 0

1967 – Os negócios progridem e é inaugurado o primeiro supermercado da empresa, no endereço onde hoje é a loja matriz, em São Jerônimo.

1958 – O armazém vende produtos

variados vindos da colônia e também embutidos suínos. Entre os produtos vendidos a granel estavam linguiças, charque, feijão, açúcar e mercadorias de armazém.

1956 – A nossa história começa com a abertura de um varejo e atacado de produtos alimentícios na cidade de São Jerônimo (RS), por Otélio Drebes, sua esposa Délia Drebes e mais sete sócios. INÍCIO

6

1


1983 – Ocorre a cisão da antiga razão social Leonhardt, Drebes & Cia Ltda. para Drebes & Cia Ltda. e se mantém o nome Lebes, que já era amplamente conhecido. Foi uma nova fase de arrojo, motivação, expansão e crescimento da empresa. Início da era da informatização da empresa e das atividades da fábrica de confecções Freedom.

1984 – Jaime Drebes começa a trabalhar na Lebes. 1986 – A partir deste ano, todos os sócios da empresa são da família Drebes. 1988 – Arlete Drebes começa a trabalhar na Lebes.

1992/1993 – A Freedom é transformada em New Free e passa a fazer parte da divisão industrial do Grupo Lebes.

19 8

1993 – Encerramento da Coincel (engenho de arroz) e das atividades no ramo de supermercados.

0

1996 – Inauguração da primeira filial na Grande Porto Alegre, em Gravataí, Filial 24.

19 9 0

1997 – É aberta a primeira filial em shopping center, na cidade de Cachoeirinha (RS), Filial 29.

2005 – Priscila Drebes começa a trabalhar na Lebes.

0 20

0

0

1980 – Otelmo Drebes começa a trabalhar na Lebes.

2006 – A Lebes comemora 50 anos de fundação e adota um novo slogan: “Acreditando na felicidade”. 2009 – É inaugurada a Filial 100, a primeira Loja Lebes em Porto Alegre. 2011 – Drebes Júnior começa a trabalhar na Lebes. Novo logotipo da Lebes é lançado e começa a comercialização de produtos na internet pela loja virtual. 2012 – Inauguração do Centro Administrativo Lojas Lebes em Eldorado do Sul. 2014 – Assinatura do Pacto dos Sócios, oficializando o processo de Governança Corporativa. 2015 – Otélio Drebes passa a presidência para Otelmo Drebes, conforme pacto de governança assinado em 2014. Entrada de Luis Brocca e José Rafael Rocha como diretores executivos, sendo os primeiros diretores fora da família. Inauguração de mais duas novas filiais em Porto Alegre. Lançamento da campanha “Tudo que a vida pede, na Lebes você pode”. A empresa adota um novo posicionamento de marca. A Lebes inicia a venda dos seus primeiros serviços financeiros: Seguro Bis e Seguro Bis Premiado. Inauguração do Centro Logístico Lebes (CELL) na cidade de Gravataí. Moderno centro de distribuição para moda e móveis.

2016 –

Inauguração do Lebes Mobile, primeiro quiosque de telefonia, em Porto Alegre, filial 301. Empresa inaugura a primeira Loja Lebes em Santa Catarina, na cidade de Criciúma, filial 140.

7


PERFIL

53 ANOS DE DEDICAÇÃO À LEBES “Eu nunca saí do script, como dizem.” É assim que Guido Fritscher, o colaborador mais antigo, resume o sucesso de seus 53 anos de trabalho na empresa. Desde que a Lebes era um mercado com apenas quatro colaboradores em São Jerônimo (RS), no tempo em que o açúcar era vendido a granel, Guido já ajudava a família Lebes a construir a história que completou 60 anos em 2016. Das entregas de caminhão ao setor financeiro, Guido reforça a importância de trabalhar com responsabilidade e tratar bem o cliente. “Eu falo para os colegas que é preciso ser dedicado e honesto para ficar tanto tempo na mesma função”, aconselha. Nessas cinco décadas, Guido viveu momentos que rendem histórias dignas de relatos no almoço de domingo – que ensinam e fazem rir. Ele relembra: “Em certa época, enfrentamos uma grande crise financeira. A situação melhorou quando fechamos os mercados e ficamos só com as lojas”. Guido se orgulha em contar que chamou o médico e acompanhou a família ao hospital quando sua irmã, Délia Drebes, estava prestes a dar à luz a Arlete Drebes, pois o pai, Otélio Drebes, estava em viagem. Hoje ele vai para o Centro Administrativo Lebes, em Eldorado do Sul, três vezes por semana. Nas segundas, terças e quintas-feiras, acorda cedo e passa o dia na empresa, onde aproveita os dias de trabalho para continuar ativo como Tesoureiro: “Em casa o tempo demora muito a passar”. Já nos finais de semana e no fim de tarde, Guido gosta de caminhar, jogar cartas e passear com a esposa. Ele garante que, enquanto tiver saúde, estará trabalhando na Lebes, o seu primeiro emprego. Sobre o futuro, tem uma certeza: “Cresceremos cada vez mais. Quero continuar fazendo parte dessa história”.


MERCADO

LOJAS CADA VEZ MELHORES Em 2016, a estratégia da Lebes para inaugurações e reinaugurações focou-se em grandes centros e lojas muito bem localizadas, em regiões com grande fluxo de pessoas. Foram 17 lojas inauguradas e outras 5 reinauguradas, além das mais de 20 filiais que foram repaginadas ou reorganizadas. “Começamos a perceber que, nas dez principais cidades do Rio Grande do Sul, a empresa não era tão forte. Passamos a olhar para esses grandes centros e a abrir lojas com localização muito boa e estrutura moderna para ganhar visibilidade

vendas e atender bem aos clientes”, conta Otelmo Drebes Jr., Diretor de Marketing e Vendas. A abertura de uma nova filial começa com a escolha do gerente e da sua equipe, cerca de 45 dias antes da inauguração. A partir daí, os novos colaboradores passam por um treinamento. “Apesar das diferenças regionais, o perfil das lojas é igual em todas as cidades. Não tem nenhuma inauguração que não seja um sucesso”, avalia Emerson Lesnik, Gerente de Vendas.

REINAUGURAÇÕES: MUDAR PARA MELHOR

As reinaugurações são motivadas por oportunidades de crescimento. Por exemplo, a mudança para um imóvel melhor ou mais bem localizado.

Em 2016, tivemos cinco reinaugurações com troca de prédios. Todas as lojas reinauguradas têm aumento nas vendas. Emerson Lesnik Gerente de Vendas

EXPANSÃO PARA SANTA CATARINA

Em 2016, foi inaugurada a primeira loja fora do Rio Grande do Sul, em Criciúma (SC). O Gerente, Ricardo Silveira, trabalha na Lebes há 15 anos. “Fico muito orgulhoso por ter sido escolhido para apresentar aos catarinenses o jeito Lebes de ser. Minha expectativa é transmitir a nossa cultura de sangue verde e esverdear Santa Catarina!”

NOVIDADE: UNIDADES MOBILE

A Lebes lançou em 2016 as unidades mobile, quiosques de venda de celulares e acessórios localizados em shoppings. “É um modelo de negócio que está dando muito certo. Todas as sete unidades já inauguradas estão com ótimas vendas, algumas acima da expectativa”, avalia Emerson. 9


MERCADO

CAMPANHA REFORÇA MARCA LEBES Em 2016, a marca Lebes ganhou visibilidade com a nova campanha #tôpodendo, que reforça o posicionamento “tudo o que a vida pede, na Lebes você pode”, disseminado em 2015.

“O ano de 2016 prometia redução do consumo em razão da crise, cenário que impactaria muito as classes C e D, que representa a maioria dos clientes da Lebes. Com este cenário, entendemos que seria preciso passar uma mensagem positiva e estimular o empoderamento dos consumidores. Por isso, lançamos o conceito ‘#tôpodendo’, para transmitir a mensagem de que as pessoas podem seguir realizando seus sonhos”, conta Margarida Galafassi, Head de Marketing. “O uso da hashtag e da expressão coloquial visava a aproximar as pessoas da nossa marca. Para passar a mensagem de forma leve e descontraída, foi escolhida a atriz Mariana Santos (foto acima), que faz parte do entretenimento dos clientes Lebes, já que atua nos programas Zorra Total e Amor e Sexo, ambos da Rede Globo”, complementa Margarida. 10

A campanha teve cinco filmes, todos gravados em um final de semana. E foi ativada com ações de intervenção urbana – a letra caixa gigante – nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo e Criciúma. “Durante as ações, as pessoas se relacionaram com a marca de maneira divertida, interagiram e compartilharam fotos nas redes sociais, reforçando a mensagem positiva que vai muito além do poder de consumo”, avalia Margarida. A estratégia de marketing adotada pela empresa em 2016 intensificou a promoção da marca também em outros meios, gerando uma maior exposição da Lebes. “As pessoas viram ou ouviram falar da Lebes na televisão, no rádio, nos trens, nos ônibus, nos painéis de rua, nas redes sociais, no site e nas lojas”, completa.


LMODA:

A LEBES CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DOS CLIENTES Com dicas de beleza, tendências, novidades, ideias de looks e muita informação, a LModa é uma revista pensada para que o cliente se identifique com a nossa coleção e para que a Lebes esteja cada vez mais presente na casa do consumidor.

A revista é produzida pela equipe de Estilo, Marketing, Fábrica New Free e Compras Moda com o apoio de um time reforçado de profissionais da área, estúdio de fotografia, agência e jornalistas. Mariana Kalil, As Patrícias e Mauren Motta são alguns nomes que já contribuíram nas criações da LModa.

Os conteúdos são modernos e voltados para a família toda, com dicas de moda para homens, mulheres, crianças e para a casa.

Cláudia Drebes Gerente de Estilo

Criada em 2013, inicialmente a revista era publicada apenas uma vez ao ano, mas 2016 contou com duas edições: o lançamento da coleção de inverno e também o preview do verão 2016/2017. A LModa é distribuída nas 150 lojas da rede e enviada para a casa dos principais clientes da Lebes. O conteúdo da revista também é disponibilizado no site da marca e faz sucesso como curadoria de moda para nossas lojas e nossos clientes. 11


Natalzão da Lebes distribuiu dez caminhões cheios de prêmios

“Com o Natalzão, a Lebes largou na frente. Nenhuma empresa no mercado investiu tanto nos seus clientes e colaboradores quanto a gente. Foram dez caminhões com 60 prêmios cada, incluindo uma moto por caminhão, além de um cheque reforma de 5 mil reais. São prêmios bons, para fazer a diferença para o consumidor”, explica Otelmo Drebes Jr., Diretor de Marketing e Vendas. Segundo Drebes Jr., o Natalzão teve dois objetivos principais: trazer clientes para dentro das lojas no final de ano e aumentar o valor médio de cada compra. A cada 200 reais em compras, o cliente ganhava um cupom, estimulando-o a comprar mais. “O Natalzão foi criado para deixar todo mundo no clima festivo de Natal, com alegria e emoção. A gente acredita que com esse espírito os clientes gastam mais, o clima da loja melhora, as pessoas ficam mais felizes, com dinheiro no bolso, e também o nosso público interno: consultores e gerentes batem suas metas e terminamos o ano com muita felicidade”, conta.

P2K DIGITALIZA LOJAS Começou a virar realidade o novo sistema de ponto de venda Lebes (P2k), desenvolvido para levar às nossas lojas uma tecnologia de vanguarda, o que garante um melhor controle na gestão da loja e contribui para melhorar o atendimento aos clientes. Com ele, a Lebes estará preparada para acompanhar a evolução da tecnologia nos próximos anos.

compreende quatro módulos: Emissão de Cupom Fiscal, Tesouraria, Crédito Pessoal e Assistente de Vendas.

Além da TI, o P2k envolve diversas áreas da empresa, como Financeiro, Crédito e Cobrança, Contábil, Fiscal, Vendas e Marketing. Este sistema

Os módulos PDV, Tesouraria e Crédito Pessoal já estão implantados em 21 lojas. Mais lojas receberão a tecnologia ao longo de 2017.

12

Este último está em testes e conta com uma tecnologia inédita no país com conceito omnichannel, que consiste em integrar todos os canais da marca para oferecer ao cliente as melhores experiências.


CRÉDITO PESSOAL:

O NOVO PRODUTO DA LEBES Desde setembro de 2016, 14 lojas já oferecem empréstimos financeiros, e o produto deve passar a ser vendido em breve em todas as filiais.

“O oferecimento desse produto representa uma nova etapa na Lebes. A empresa continua o seu processo de crescimento focada em atender bem ao seu cliente, oferecer qualidade, preço, condição de pagamento e agora uma opção de gerenciamento financeiro. Para a Lebes, é muito importante oferecer alternativas para que o cliente saia satisfeito da loja, seja qual for a necessidade que ele tenha”, explica José Jair Silva, Gerente Financeiro. Segundo Jair, o crédito pessoal será oferecido por meio da Lebes Financeira, que existe desde 2009. Para isso, cada loja atuará como um correspondente bancário da Financeira. O crédito pessoal será direcionado, inicialmente, apenas a clientes com pelo menos seis meses de relacionamento com a Lebes. As operações terão prazo de até 12 meses e limite de 2,5 mil reais por CPF. “Entendemos que neste momento é importante avançar e oferecer essa alternativa ao cliente”, diz Arlete Drebes Scarinci, Diretora de RH, Jurídico e Financeiro.

O crédito pessoal é tradicional no varejo. Temos um vínculo próximo com o cliente e alto índice de penetração nas cidades onde a Lebes atua. José Jair Silva Gerente Financeiro

13


Fazer um empréstimo na Lebes pode ser muito vantajoso para o cliente. A empresa oferece:

A mais baixa taxa de juros entre os varejistas, segundo levantamento do Banco Central.

A conveniência de ter as lojas abertas aos finais de semana.

Crédito pré-aprovado.

Os consultores ganham comissão nas vendas de crédito pessoal, assim como acontece com outros produtos. Cada filial que passa a oferecer o crédito pessoal recebe treinamento para os times de venda e de crediário. “Os resultados têm sido muito bons, acima do esperado. É efetivamente uma nova etapa na Lebes”, diz José Jair Silva, Gerente Financeiro.

TENDÊNCIAS EM CRÉDITO E COBRANÇA “Com a instabilidade política e econômica do país, houve retração no consumo de parte da população. Somando isso às dificuldades que o estado do Rio Grande do Sul vem passando, com parcelamentos e atrasos no pagamento do funcionalismo público, acaba por impactar no aumento da inadimplência”, avalia Tânia Leote, Head de Crédito e Cobrança. A Lebes, assim como todo o varejo, sofreu com esse cenário. Para 2017, está prevista uma ampliação do call center. Hoje atendemos 11 lojas, porém, outras devem ser acrescentadas. “O objetivo é padronizar e assim buscar melhores resultados”, explica Tânia. 14


ESTRATÉGIA

A revista Jeito Lebes conversou com os diretores da empresa para saber quais foram os principais destaques do ano que passou e o que os colaboradores podem esperar para 2017. Confira!

ARLETE DREBES SCARINCI Diretora de RH, Jurídico e Financeiro Na nossa comemoração de 60 anos, ficou muito claro que a Lebes tem uma cultura forte, de gente com garra, que trabalha em uma empresa moderna e tecnológica, sem perder a ligação forte que tem com a sua história. Nosso objetivo para 2017 será buscar resultados por meio das pessoas. Queremos ir longe com os pés no chão, e assim continuar a ser uma empresa robusta. Se os nossos colaboradores desejam crescer, estão no lugar certo, porque aqui temos muitas oportunidades. Então, que continuem trabalhando com garra e afinco e terão sucesso, e junto com a empresa chegarão aonde querem. É missão do gestor ajudar o colaborador a crescer, mas também cabe ao colaborador ir em busca e solicitar um feedback, perguntar como está o seu trabalho, o que pode fazer para crescer. Isso vale muito, até para ser lembrado como alguém que deseja ir longe. É importante não ficar só esperando, porque a concorrência está grande, então temos que ir em busca e correr na frente. Esse tipo de iniciativa é fundamental. Queremos do colaborador muito trabalho, seriedade, honestidade, garra, motivação e muito sangue verde. Que este sangue esteja cada vez mais correndo nas suas veias!

PRISCILA DREBES FILIMBERTI Diretora de Compras São poucas empresas no mundo, e principalmente no Brasil, que completam 60 anos. Temos muito a comemorar, pois é um orgulho termos chegado até aqui e ainda estarmos tão fortes. O mundo está cada vez mais dinâmico, com mais informações e tecnologias disponíveis. Precisamos estar atentos às novas demandas dos consumidores, sempre preservando a rentabilidade da empresa e tendo uma visão de longo prazo. Queremos ser uma empresa cada vez mais sólida, atendendo às expectativas dos clientes e com pessoas felizes! Porque, sozinhos, não conseguimos nada. O trabalho de cada um é muito importante para juntos conseguirmos atingir os objetivos da empresa, trazendo satisfação e realização para todos. As tarefas de cada dia não devem ser um sacrifício ou algo ruim, mas sim trazer felicidade, crescimento pessoal e dignidade. Trabalhando felizes, engajados no propósito da empresa, as recompensas vêm naturalmente!


JAIME DREBES Diretor de Moda e Comércio Exterior Esse foi um ano como nunca, de muito trabalho, entrega e necessidade de fazer diferente em função dos problemas do país, mas também devido às mudanças internas ocorridas na empresa. Para 2017, o objetivo da Lebes é ser muito ágil. Na área de Moda, nossa principal meta é aumentar em 20% as vendas, além de modernizar a nossa fábrica e ganhar produtividade. Porém, sabemos que o dinheiro do consumidor está mais curto: o mês tem 30 dias, mas o dinheiro não dura 30 dias. Por isso, estamos apostando em produtos básicos, que tenham excelente qualidade e durabilidade, com alguma variação de cor nas peças. Assim, o cliente se vestirá na moda, mas não necessariamente com produtos totalmente inovadores e diferentes. Os objetivos da empresa evoluem a cada ano, sempre com novos desafios. Isso é difícil porque todo mundo quer se acomodar, ficar no seu cantinho, e a empresa tem a característica de não deixar ninguém se acomodar. Estamos trabalhando para que os colaboradores se integrem e trabalhem em conjunto, somando esforços, em vez de ficar no seu cantinho, no seu computador. Aos Consultores de Venda, a mensagem é: atendam aos clientes como vocês gostariam de ser atendidos. Procurem resolver todos os problemas e necessidades do cliente, e com certeza ele irá voltar. O fundamental é que os colaboradores gostem do que estão fazendo, porque daí vão fazer bem. Fazendo o que gosta, a gente trabalha se divertindo.

Diretor de TI e Controladoria Dois mil e dezesseis foi um ano histórico, por causa dos 60 anos da empresa, e também pelos desafios superados neste momento de crise econômica no Brasil. A Lebes se reestruturou organizacionalmente, além de focar em vendas e inúmeras iniciativas das outras áreas para aumentar sua performance e produtividade, obtendo um resultado muito positivo. Nas áreas de TI e Compliance, também nos reorganizamos, alinhados com a Lebes, e evoluímos fortemente. Digitalizamos setores inteiros. Um exemplo é o projeto P2K, que está preparando a empresa de forma digital. Iniciamos com novos métodos de controle para a conformidade da cultura da Lebes. Com certeza, estamos começando um novo ciclo. Trabalhamos intensamente no Planejamento Estratégico, evoluindo ano a ano nesse sentido. Com todas essas mudanças, a empresa está de parabéns por ter conseguido manter as vendas com rentabilidade em ótimos patamares neste ano extremamente difícil para o país. Daqui para frente, cada vez mais, o alinhamento com a estratégia da empresa é importante. Em termos de TI e Compliance, a Lebes quer crescer de forma justa e em conformidade com a estratégia, com as melhores tecnologias e resultados acima da média. Este ano será focado em convergência digital com foco no cliente. Dos colaboradores, esperamos uma atitude proativa, inovadora, comprometida, com bastante embasamento técnico das áreas, sempre visando ao aumento de performance focado na estratégia. O ano de 2016 mostrou a força dos colaboradores em se superar, o que é um diferencial da empresa e nos destaca da concorrência. Agradeço e dou os parabéns por esses resultados, que nos motivam a sermos mais fortes e a nos superar em 2017. Vamos para esse ano melhores ainda. Vai ser puxado, mas vai ser ótimo, eu tenho certeza. Vamos fazer a diferença!


JOSÉ RAFAEL DA ROCHA Diretor de Operações A empresa completou 60 anos com um nível de organização muito alto, sabendo como chegou aqui e o que precisa fazer para ter mais 60 anos pela frente. Hoje temos um norte claro de para onde estamos indo, e isso é fundamental para nosso crescimento. Já temos desenhado o ano de 2017 e rabiscado o ano de 2018. As informações estão vindo de uma forma cada vez mais antecipada. Em 2016, todas as diretorias semearam muito: adquirimos sistemas, mudamos processos, fizemos um trabalho grande de mudança dentro dos setores, e em 2017 esses frutos serão colhidos. Porém, o mercado ainda deverá ter um ano complicado, e quem sobreviver a 2017 entrará em 2018 nadando de braçada. Será um ano de muito trabalho e desafios, mas estamos preparados para isso. Esperamos um crescimento sadio, crescer sem “inchar”, ou seja, de forma sólida. Nesse contexto, o que precisamos dos colaboradores, resumindo em uma palavra, é o comprometimento. Comprometimento de apostar e acreditar na Lebes. Eu sou o resultado de uma aposta da Lebes: tenho 19 anos de empresa, e a minha vida profissional toda foi eu apostando na Lebes e a Lebes apostando em mim. Um grande diferencial da empresa é que aqui existe oportunidade. Quem estiver preparado e souber aproveitar terá um futuro brilhante dentro da Lebes.

OTELMO DREBES JR. Diretor de Marketing e Vendas Nos nossos 60 anos, fizemos uma festa linda para valorizar os colaboradores, as pratas da casa. Mais de 10% dos colaboradores da Lebes têm mais de 10 anos de empresa, o que não é comum no mercado. Em 2016, atingimos um novo jeito de trabalhar. A empresa está muito mais ágil, “pra frente”, agressiva. Para 2017, a perspectiva é crescer 20% no setor de Moda e 10% em Móveis. Para conquistar isso, vamos olhar para dentro de casa, melhorar algumas deficiências, fazer mais com menos, gastar menos, vender mais. Será um ano de muito trabalho, no qual as pessoas terão que se doar bastante. Não será fácil, porque a economia ainda vai demorar a melhorar. Será um ano para consolidar e aperfeiçoar o que foi feito em 2016. Para isso, precisamos que as pessoas comprem a ideia, tenham muita garra, atitude e confiem no trabalho da empresa; porque a gente tem certeza de que está no caminho certo. Precisamos que todo mundo colabore e realmente faça acontecer, porque assim todo mundo vai ganhar, trabalhar muito bem, feliz, com bastante dinheiro no bolso e ter um ano repleto de realizações. Nós precisamos ser desafiados, porque é só assim que crescemos. Então os colaboradores podem ter certeza de que serão cobrados e desafiados o tempo inteiro, mas o resultado é que eles vão crescer e a empresa vai crescer junto.


GENTE

TECNOLOGIA A FAVOR DA INTEGRAÇÃO Em 2016, a Lebes lançou o Integra Online, recurso que auxilia na integração dos novos colaboradores já no primeiro dia de trabalho. A ferramenta oferece acesso rápido a informações institucionais. “O Integra Online permite que as informações sobre a empresa estejam disponíveis aos colaboradores a partir do momento de sua contratação através da nossa plataforma de ensino a distância. O objetivo é reforçar a cultura e possibilitar que os novos integrantes se sintam parte da Lebes”, explica Cheila Silveira, Coordenadora de RH – Desenvolvimento e Engajamento. “A integração online não substitui a presencial, que é realizada após o término do contrato de experiência, a partir de 90 dias da contratação”, complementa Fernando Jacks, Gerente de Recursos Humanos. 18

O Integra Lebes, evento que reúne presencialmente os novos colaboradores, é realizado desde 2011 com a presença do fundador, Otélio Drebes, da diretoria e da área de RH. Com mais de 140 lojas e a empresa em expansão, a distância geográfica acaba dificultando a frequência e abrangência dos encontros presenciais, fazendo com que o Integra Online seja uma forma de otimizar e acelerar o processo de fornecer ao colaborador informações importantes sobre a empresa. Para que todos estejam atualizados sobre as grandes mudanças pelas quais a empresa passou em 2016, uma nova versão Integra Online está sendo elaborada.


1º ENCONTRO LOGÍSTICO Os centros logísticos de Moda e Móveis passaram a operar no mesmo local em 2016. Para integrar as equipes, que somavam mais de 100 colaboradores, foi realizado em abril o 1º Encontro Logístico, evento que contemplou momentos de motivação, reflexão e integração. Para o Gerente de Logística, Alessander Bernardes, o maior desafio agora é melhorar cada vez mais a performance do setor logístico.

“A otimização da equipe e dos equipamentos permite um ganho financeiro e de desempenho, mas ainda temos um caminho a percorrer.” Consolidar todas as operações da logística no mesmo lugar era um desejo antigo da Lebes. O projeto de fusão das áreas foi desenvolvido ao longo de cinco anos. Para o Gerente do Centro de Distribuição, Flavio Gonzalez, o Encontro foi um momento importante para a área:

Conseguimos quebrar barreiras. Além da junção de dois locais, tínhamos o desafio de aproximar colaboradores de diferentes cidades, com diferentes culturas. Flavio Gonzalez

Gerente do Centro de Distribuição

REUNIÃO DE GERENTES A reunião de Gerentes da Lebes, realizada em 29 de novembro de 2016, na Sogipa, em Porto Alegre, foi o momento de conhecer as ofertas para o final de ano e discutir resultados e metas para 2017. “O que a gente buscou neste evento é conversar sobre os últimos resultados e também traçar as metas para o futuro. O ano de 2016 fechou muito bem, mas que 2017 seja melhor ainda”, destaca Arlete Drebes Scarinci, Diretora de

RH, Jurídico e Financeiro. O encontro proporciona uma importante oportunidade de contato pessoal com os gerentes. “Sempre que estamos em contato direto com as pessoas, o resultado e o entendimento são muito melhores. Este é um momento de agradecer e valorizar os nossos gerentes, da mesma forma que eles devem valorizar as suas equipes, pois são as pessoas que fazem os resultados”, ressalta Arlete. 19


GENTE

MAIS DE 1000 HISTÓRIAS COMEMORADAS Nos 60 anos da Lebes, os colaboradores que completaram de 5 a 53 anos de empresa receberam uma homenagem. É um orgulho ter mais de mil jubilados há tanto tempo conosco!

GOLD STAR O Gold Star é um projeto criado em parceria com o Grupo GS & Friedman para potencializar a performance das lojas. Gerentes de Loja e Trainees recebem conteúdos teóricos e são avaliados quanto às práticas e aos resultados durante os três meses do programa pelos consultores do Grupo. Além disso, há um acompanhamento contínuo realizado pelos Gerentes Regionais. “É uma espécie de caixa de ferramentas com tudo o que há de melhor no mercado para que o Gerente tenha condições de atuar com o olhar de gestão que a empresa busca”, explica Cheila Silveira, Coordenadora de RH – Desenvolvimento e Engajamento. O conteúdo foi estruturado especialmente para a Lebes. Em 2016, foram realizadas a terceira e a quarta turmas, fechando o ano com todas as filiais treinadas. Em 2017, o projeto segue junto ao Programa de Trainees. “Com o projeto, conseguimos organizar melhor o dia a dia. Os procedimentos e as responsabilidades atribuídas a cada colaborador nos ajudam a criar um padrão em nossas lojas. A partir do acompanhamento individual de cada consultor, identificamos as dificuldades de cada um para, juntos, através dos planos de ação, chegarmos ao resultado esperado. Assim, teremos equipes bem treinadas e prontas para um atendimento melhor”, reforça Catiani Vieira, Gerente da Filial 44, de Três Coroas, destaque da quarta turma do treinamento.

NOVO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO PARA CONSULTORES DE MÓVEIS Em reunião realizada em outubro, foi divulgado aos Consultores de Móveis da Lebes o novo sistema de remuneração. Os Consultores, que antes recebiam a mesma comissão para qualquer tipo de produto vendido, passaram ser recompensados de forma diferente de acordo com a lucratividade do produto e condição de pagamento escolhida pelo cliente, com base em meritocracia, a partir do atingimento de metas do período. Segundo Emerson Lesnik Cyganski, Gerente de Vendas, o novo modelo teve receptividade excelente, porque é algo que os Consultores desejavam muito. “É um investimento alto da empresa que se traduziu em reconhecimento. Os Consultores aprovaram e valorizaram a novidade”, explica. “Foi um investimento substancial de remuneração, especialmente ao ser considerado o foco adequado nessas três variáveis. De modo geral, passamos a ter a melhor remuneração para Consultores de Vendas do mercado. Com isso, esperamos manter e atrair para a Lebes o melhor time de vendas”, destaca Fernando Jacks, Gerente de Recursos Humanos. 20


Os Consultores de Vendas conheceram o aplicativo “Tá na mão” em outubro. Ele foi criado pelas áreas de TI e Trade Marketing para facilitar a distribuição de informações entre Consultores de Vendas e Gerentes.

Ele funciona como uma rede social interna, dividida entre as áreas de Moda e Móveis, que permite, entre diversas categorias de comunicação, informar os colaboradores de forma instantânea sobre novidades preparadas para as lojas, exposições e promoções de vendas, a partir de campanhas vigentes. “O objetivo foi tornar a comunicação mais fluida nos pontos de venda e dar às equipes mais velocidade nas promoções e campanhas, informando sobre lançamentos, treinamentos, desafios e sobre o que está acontecendo na Lebes”, explica Juciane Jacks, Gerente de Trade Marketing.

BENEFÍCIO ESPECIAL PARA COLABORADORES Colaboradores da Lebes agora têm desconto de 20% na compra de produtos da linha de moda e de 5% na linha de eletromóveis (compras realizadas no crediário). O benefício especial é aplicado mesmo no caso de produtos que já estão em promoção.


SUA OPINIÃO FAZ UM LUGAR MELHOR DE SE TRABALHAR

Por meio dela, cada um dos 2.444 colaboradores participantes teve a oportunidade de dar sua opinião sobre a empresa. “Conseguimos mapear os pontos fortes da Lebes e as oportunidades de melhoria. Tudo isso de forma transparente, pois a pesquisa é realizada por uma empresa terceirizada, sem a identificação do colaborador. Assim, percebemos em quais aspectos podemos atuar para tornar a Lebes uma organização cada vez melhor para se trabalhar”, explica Wagner Milhoranza, Coordenador de RH – Planejamento e Carreira. “O alto índice de satisfação vem de colaboradores comprometidos, que buscam desafios e têm o sangue verde para vencê-los”, reforça Wagner. 22

PROGRAMA DE TRAINEES É EXPANDIDO Em 2016, o Programa de Trainees Lebes contratou aproximadamente 40 aspirantes para posições de liderança de lojas. O número é mais que o dobro dos anos anteriores. O aumento, segundo Fernando Jacks, Gerente de Recursos Humanos, é devido à velocidade de expansão da empresa. “Precisamos preparar uma turma de gestão mais rapidamente, pensando neste ano e nos próximos. Por isso, em 2016 decidimos pela abertura de duas turmas de Trainees (2016/1 e 2016/2), com processos de seleção em janeiro e setembro”, esclarece. Outra novidade é que neste ano o Programa passou a recrutar pessoas do mercado. “Estamos trabalhando com a referência de composição de grupo considerando 70% de participantes internos e 30% externos”, conta Fernando. “Posições de liderança de lojas são a chave para o êxito das operações da empresa. Procuramos identificar, entre os candidatos avaliados, potencial para a gestão com habilidades técnicas, comportamentais e especialmente que tenham aderência à nossa cultura, ao sangue verde.” Roberta Ramos, Analista de Desenvolvimento, diz que o Programa vem trazendo bons resultados. “Estamos precisando cada vez mais de profissionais flexíveis, com boa liderança e visão sistêmica, que estejam em sintonia com o momento da empresa, que é de expansão e busca de resultados”, avalia.


RELACIONAMENTO

DIA DO CLIENTE COM EMOÇÃO No último Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, a Lebes inovou ao promover uma ação única e emocionante.

“Até 2015, comemorávamos o Dia do Cliente fazendo ações em todas as lojas, entregando um brinde simbólico a todos que as visitassem na data. Mas os brindes eram tão singelos que talvez não fizessem diferença no dia ou na vida daqueles clientes”, conta Rodrigo Fryga, Gerente de Experiência de Marca. Em 2016, a empresa decidiu reunir essa verba e fazer uma ação com um só cliente. “Fizemos um levantamento com o CRM e vimos que uma cliente de Butiá (RS) havia comprado mais de 300 vezes na Lebes. O nome dela é Verita Gomes de Souza. Ficamos surpresos com o número de compras e decidimos dar um presente a ela”, explica Rodrigo. Verita foi levada até a loja e recebeu adesivos com os quais deveria marcar os produtos que gostaria de ganhar, no período de 60 segundos. Ela ganhou mais de 20 mil reais em produtos, como televisão, geladeira, celular e roupas. “Através dela, homenageamos a todos os clientes. Foi uma forma de dizer que a Lebes retribui o carinho daqueles que acreditam na empresa”, resume Rodrigo.


O MELHOR DIA DOS PAIS DO MUNDO Jardineiro da Lebes há 16 anos e pai de Nathália e Rafaela, José Carlos da Silva de Souza, o Zequinha, foi homenageado em uma ação especial de Dia dos Pais.

“Decidimos presentear o Zequinha e a família com uma viagem a Gramado, que era o sonho dele. Quando fui combinar a viagem com a esposa, vi que a casa dele era muito humilde, tinha uma árvore na frente que tapava a fachada. Tivemos, então, a ideia de reformar a casa sem a família saber, enquanto estavam em Gramado”, conta Rodrigo Fryga, Gerente de Experiência de Marca. Ao longo de três dias de trabalho, a casa de Zequinha foi toda reformada pela equipe da Lebes. Quando a família voltou de viagem, ficou surpresa com o que viu. “Eles ficaram apaixonados, não conseguiam acreditar que era a casa deles”, relembra Rodrigo. A ação fez sucesso no Facebook da Lebes, com quase 770 mil impactos, muitas curtidas e compartilhamentos.

24

O colaborador Zequinha no dia da homenagem


PARADA DE ÔNIBUS CLIMATIZADA Já imaginou esperar o ônibus em uma parada fresquinha no verão e quentinha no inverno? Em Parobé (RS), a Lebes colocou um ar-condicionado na parada em frente à loja. Por meio de um convênio, quem paga a energia elétrica é a prefeitura. Inaugurada no inverno de 2016, a Parada Lebes, como é conhecida pelos moradores, nunca foi roubada ou depredada. A Lebes é conhecida na cidade por fazer coisas que nenhuma outra empresa faz.

BROADWAY GAÚCHA Faz mais de 20 anos que a Lebes patrocina a tradicional Gincana Cultural de São Jerônimo, que em 2016 reuniu 4.500 pessoas. Os moradores se reúnem todos os anos para assistir a apresentações de música e dança. No emocionante baile da Gincana, realizado no ginásio da cidade, cada uma das quatro equipes participantes tem 45 minutos para montar o cenário, apresentar e desmontar. São Jerônimo é o município em que a Lebes nasceu, há 60 anos.

QUE BELEZA DE PRAÇA! A Praça da Usina, de São Jerônimo (RS), estava em condições precárias, com brinquedos quebrados, grama alta e outros problemas que impossibilitavam a comunidade de utilizar o local. A Lebes decidiu agir e presentear a cidade com uma praça novinha em folha. Já conhecida como Praça Lebes, ela tem quadra esportiva, playground, chimarródromo, internet sem fio gratuita e espaço para a prática de exercícios físicos. A nova praça transformou a paisagem da cidade.

FUTEBOL DO BEM A Lebes foi vice-campeã mundial da Samsung Galaxy Cup, um campeonato de futebol 7 promovido pela empresa de tecnologia. O time de craques da empresa chegou até a final, realizada no Rio de Janeiro, e acabou ganhando um prêmio de 10 mil reais pelo segundo lugar. Os jogadores, colaboradores da Lebes de diferentes cidades, decidiram doar o valor a três instituições beneficentes: a APAE de São Jerônimo, a Casa de Passagem de Eldorado do Sul (na foto, a entrega da doação) e o Instituto Inevan, de Três Coroas (RS).

PROJETO PARALÍMPICO EM CANOAS Em Canoas (RS), a Lebes é patrocinadora de um projeto de esporte paralímpico. Desde 2015, a empresa apoia as equipes de basquete em cadeira de rodas e futebol 5 para cegos. Os recursos são investidos em infraestrutura e pessoal, melhorando muito a rotina de treinos dos atletas. O time de futebol é conhecido pelo craque Ricardinho, campeão pela Seleção Paralímpica de Futebol para Cegos. A Lebes foi uma das primeiras empresas a investir no esporte paralímpico na cidade, com o objetivo de proporcionar aos jogadores acesso ao esporte e a uma vida mais saudável e feliz. 25


TENDÊNCIAS

#PARAELAS Nas roupas e acessórios, não vai faltar brilho, renda, florais, listras, xadrez, estampas divertidas e patches (pedaços de tecidos/emblemas colados ou costurados nas peças). Segundo a equipe de Estilo da Lebes, blusas com ombro de fora serão destaque no inverno de 2017. Animal print colorido e na cor tradicional, pelos, gola alta e casacos alongados também estarão nas vitrines. Amarrações e camisas jeans com diferentes lavagens serão destaque, assim como o moletom, que estará presente em blusões, jaquetas e em vestidos. Para os homens, moletom, listras, cores sóbrias e sobreposição formarão looks esportivos e casuais. A moda infantil segue essas tendências, com estilo colegial, estampa de bichinhos e de super-heróis.

#PARAELES

Patches

Amarrações

Estampas étnicas

Peças bordô

Jaqueta bomber Jeans 26


#PARACRIANÇAS

Criaturas silvestres: ursos, animal print, corujas e capuz com orelhas

A Moda Infantil Lebes está dividida em Kids Free (1 a 4 anos) e Like Me (6 a 14). Na coleção outono/inverno 2017, as meninas e os meninos poderão aproveitar:

Estilos college e street: listras, skate, números e escritos Bichos divertidos: gatos, cachorros e estampas coloridas e alegres

OURO ROSÉ É APOSTA DO ANO Um detalhe que faz toda a diferença é a principal novidade em móveis: acabamentos metalizados em ouro rosé. Mateus Conceição, Consultor de Design da Kappesberg, marca de móveis disponível nas nossas lojas, conta que para definir as tendências da estação é preciso um estudo de inteligência. “Eventos de decoração, design e arquitetura do mundo inteiro ajudam a inspirar as criações de móveis. Por isso, nossos lançamentos de roupeiros, poltronas e até refrigeradores estão baseados no acabamento metalizado, fosco, com pouco brilho e em tons claros e médios de madeira”, explica.

Ubirajara Trindade, Gerente de Compras de Móveis, cita outras tendências para 2017 no setor: “Começam a entrar no mercado os colchões de mola com tampo liso, sem a costura em matelassê, e nos estofados o tecido suede pena firma-se como um bom substituto ao suede animale e ao amassado. É hora de oferecer os estofados por unidades e cadeiras de aproximação, e não em conjuntos, para que o cliente aproveite melhor os espaços e personalize sua casa com estilo”. 27


28

Revista Jeito Lebes  

Edição especial comemorativa aos 60 anos da empresa Lebes, voltada ao público interno e publicada em fevereiro de 2017.