2 minute read

Tudo sobre arroz

Next Article
Biscoito gigante

Biscoito gigante

Para mais da metade da população mundial, o arroz é um alimento básico em sua dieta diária. Conheça um pouco mais sobre sua história, sua importância cultural e seu valor nutricional.

POR BERENICE GUTIÉRREZ

Advertisement

A paella espanhola, o sushi japonês, o risotto italiano, a jambalaya americana, o pilaf indiano, o arroz chaufa peruano, o arroz vermelho mexicano... São pratos profundamente tradicionais nas suas regiões, com um fio condutor muito importante: o seu ingrediente central é um dos cereais mais antigos do mundo.

Um toque de história

Muitos historiadores acreditam que o cultivo de arroz começou 5.000 anos antes de Cristo (AC). No entanto, o primeiro registro oficial de seu papel como alimento data o século 2.800 A. C., quando o imperador chinês Shen Nung criou um ritual anual de cerimônias para celebrar o início das colheitas.

O arroz originou-se na Ásia e foi trazido ao redor do mundo por viajantes aventureiros, como exploradores, soldados, comerciantes ou peregrinos. Atualmente, a China lidera o ranking dos dez maiores produtores de arroz do mundo. O Brasil é o único país dessa lista que não está na Ásia.

Fenômeno cultural

O arroz tem um papel muito importante no folclore e nas tradições de muitos países. Por exemplo, na China eles o celebram dedicando um dia das festividades do Ano Novo a ele. Na Indonésia, o arroz é considerado um presente da deusa Dewie Srie e no Japão eles erguem pequenos altares para homenagear seu deus, Inari.

Arroz branco x arroz integral

O arroz branco é o arroz integral que passou por processamento para polimento e remoção do revestimento de farelo. Isso o torna mais durável e fácil de cozinhar, mas, como consequência, retém menos nutrientes do que o arroz integral.

Por ser menos processado, o arroz integral contém maior quantidade de fibras alimentares, vitaminas, minerais e antioxidantes. No entanto, os produtores de arroz branco geralmente compensam a perda nutricional enriquecendo o grão com vitaminas após o processamento. Ambos os tipos de arroz contêm altos níveis de carboidratos (principalmente amido) e algumas proteínas, com níveis quase nulos de açúcar e gordura. O arroz cozido é composto principalmente por água, ou seja, 70% do seu peso total.

Fatos divertidos:

Naturalmente, o arroz em todas as suas variedades é um alimento isento de glúten, sendo uma ótima alternativa para evitar o trigo e seus derivados. Para quem busca controlar os níveis de açúcar, o arroz integral é uma opção melhor do que o branco, pois contém um índice glicêmico mais baixo. No entanto, é importante ficar atento às porções para evitar o excesso de carboidratos.

Uma dica importante: lembre-se de verificar e comparar os rótulos na hora de comprar arroz para suas receitas. Desta forma, pode garantir que está adquirindo um alimento com os níveis nutricionais adequados. Siga sempre as instruções dietéticas do seu médico.

1. 2.

Arroz mantém a Grande Muralha da China unida. Literalmente! Enquanto estava sendo construída durante a Dinastia Ming, os trabalhadores usavam uma mistura com arroz para unir as pedras da parede.

Dependendo de como é armazenado, o arroz branco cru pode ser comestível por até 30 anos! Já o integral dura de três a seis meses.

Fonte:

“History of Rice”, The Rice Association.

“7 Things You Never Knew About Rice”, Food & Wine

“What to Know About Rice”, Medical News Today

This article is from: