2 minute read

A segurança é a chave!

Next Article
Odisseia americana

Odisseia americana

A empresa francesa apresenta as suas novidades para esta temporada, sendo que a peça central, em todos os modelos, é a segurança, de forma a superar confortavelmente a nova norma E 22-06.

Mais de 30 anos de trabalho e inovação no setor dão para muito conhecimento e experiência quando se trata de apresentar o produto final. E isso é algo que se nota realmente quando pegamos e manuseamos um capacete Shark. Pudemos comprová-lo na apresentação à imprensa da nova gama do fabricante francês para 2022; um evento em que vimos de perto os principais modelos que compõem o seu catálogo. O Spartan RS, é o primeiro desta nova geração a superar com sucesso a nova norma E 22-06. A sua viseira tem um novo nível de segurança, graças ao seu sistema de 4 pontos de ancoragem. Está equipado com a viseira VZ300 da classe ótica 1, com diferentes espessuras, o que evita distorções visuais, independentemente do ângulo de visão. Incorpora, além da lente Pinlock 120 Max Vision, o sistema anti embaciamento mais eficiente do mercado, e uma viseira solar interna. O acolchoamento interno combina camurça e tecido, com propriedades antibacterianas, anti suor e anti odor. Tem duas entradas de ar, uma frontal e outra superior.

Advertisement

O Spartan GT, está disponível em duas variantes de calota exterior: carbono ou fibra de vidro, ambos com EPS interior com múltiplas densidades. Inclui o Shark Emergency Release System, que permite a ex-

O Evo-GT tem um sistema curioso, que o homologa como modular tração rápida do colarinho da nuca e as almofadas laterais, em caso de acidente. A viseira em forma de cilindro é também de classe ótica 1, com espessura variável, e inclui também o Pinlock 120 Max Vision.

O Evo-GT destaca-se pela sua inovação com o sistema patenteado Auto-up & Auto-down, que permite o levantamento automático da viseira quando se fecha a queixeira. Está equipado com o Sistema de bloqueio “V-Tech”, que permite um bloqueio otimizado da queixeira para uma maior segurança e ergonomia. Vem também provido com uma viseira ótica de classe 1 e a lente anti embaciamento Pinlock 120. O conforto está garantido graças ao forro em Microtech com ajustes personalizados, tanto na posição jet como integral.

O Varial RS é um capacete integral de competição off-road com um elevado conteúdo de carbono de outra das suas empresas, a X-lite, que a Shark, como empresa mãe, tira obviamente partido. Apresenta um design agressivo e incorpora o sistema ERS (Emergency Release System), que permite às equipas de emergência retirar as queixeiras do capacete enquanto o condutor ainda o tem posto, para isso basta puxar as tiras vermelhas presas à parte da frente da própria queixeira. Oferece uma visão ultra ampla graças a uma janela particularmente grande, que se adapta a vários tipos de óculos. E se a sua cena é a competição ou os capacetes de competição, vai apreciar o race-R Pro GP , o “produto topo” do fabricante gaulês. Foi testado ao mais alto nível da competição: não é por nada que tem o recorde de velocidade do Campeonato com Jorge Martin, a 363,6 km/h. O seu perfil aerodinâmico foi desenvolvido em simulações computadorizadas e confirmado no túnel de vento. Oferece uma penetração de ar inigualável e um efeito anti-buffering: o capacete não se mexe, independentemente da velocidade. Mais informações em www.lusomotos.pt .

This article is from: