
6 minute read
Eternamente jovem
15.500 EUROS
Ficha T Cnica
Advertisement
Motor
Cilindrada Potência Binário Limitável Caixa
Vel. Máxima Quadro
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
Travão dianteiro
Travão traseiro
Pneu dianteiro
Pneu traseiro
Distância entre eixos
Altura do assento Peso
Depósito Consumo PVP
HARLEYDAVIDSON NIGHTSTER
Bicilíndrico em V Revolution Max 975T, DHOC, 4v, refrigeração por líquido
975 cc
89 CV a 7.500 rpm
95 Nm a 5.750 rpm
Sim
6 velocidades n.d.
Tubular de aço de duas peças com motor portante
Forquilha telescópica, 41 mm Showa DBV
Mono amortecedor duplo sem ligação, reg.
Pré-carga
Mono disco dianteiro de 320 mm com pinça
Brembo
Disco de 260 mm
Dunlop 100/90-19
57H
Dunlop 150/80 B16
77H
1.545 mm
705 mm
221 kg (em ordem de marcha)
11,7 litros
5,1 l/100 km
A partir de 15.500 €
PONTUAÇÃO
Estética
Prestações
Comportamento
Suspensões
Travões
Consumo
Preço
HARLEYDAVIDSON NIGHTSTER www.harley-davidson.com
A empresa de Milwaukee ressuscita um dos seus antigos apelidos para conceber uma nova custom com um toque sport, alimentada por um inovador bicilíndrico V-Twin de 975 cc (derivado do seu revolucionário 1250), uma versão “à escala” do utilizado na Sportster S. É esta a grande aposta da Harley-Davidson no modelo de acesso ao catálogo.
Já passaram três anos desde que a Harley-Davidson desvendou os seus planos para o futuro, referindo que estava a preparar novos modelos que iriam quebrar com tudo o que já era visto no seu catálogo. Algo que, por outro lado, era necessário, para ir de encontro ao objetivo de abrir um novo caminho, com muito potencial para aqueles que não eram clientes da empresa americana..., mas sem perder os seus fãs de longa data. O motor bicilíndrico Revolution Max de 1.250 cc, com refrigeração por água, seria o seu elo e, se no ano passado já pudemos desfrutar da Pan America e da Sportster S, este ano, 2022, chega a Nightster.


Com esta última montagem, a abordagem é simples: trazer de volta um modelo de acesso à marca, após a reforma da clássica e bem-sucedida gama Sportster em 2020 oferecendo, ao mesmo tempo, um produto mais atrativo, dinâmico, tecnológico e com boas prestações, como nunca.
RE-INVENÇÃO
Sóbria, minimalista e clássica ao mesmo tempo, soube reinventar-se para cativar todos os seus fãs. Assim, as principais características da nova Harley-Davidson Nightster 2022 incluem a adoção de um novo motor V-Twin a 60º derivado do 1.250 de 8v, agora com uma cilindrada reduzida, para declarar 89 cv e 95 Nm a 5.750 rpm, com uma relação de compressão de 12:1, além da refrigeração por líquido e distribuição variável VVT (localizada apenas nas árvores de cames). Conta também com eixo duplo de compensação (cárter e culata) para reduzir as vibrações, uma embraiagem deslizante para mi- nimizar os bloqueios da roda traseira em reduções fortes e uma caixa de 6 velocidades.




Para atingir um peso total em andamento de apenas 221 kg e um comportamento mais desportivo, o motor é integrado como parte estrutural do chassis multitubular, disposto em duas secções (uma de aço para suportar a parte frontal e outra de alumínio para atuar como subchassis). Tem um braço oscilante de alumínio e um equipamento de suspensão assinado pela empresa japonesa Showa, composto por uma forquilha telescópica
SDBV (Showa Dual Bending Valve) de 41 mm (não ajustável) e um amortecedor traseiro duplo (ajustável em précarga), que atua sobre umas jantes de liga leve de 19 e 16”, respetivamente, com pneus Dunlop D401. O único disco de travão dianteiro de 320 mm de diâmetro é munido por uma nova pinça Brembo monobloco de 4 pistões com bomba de travão radial, enquanto o disco traseiro está equipado com uma pinça Brembo de dois pistões e um disco de 260 mm de diâmetro. Por último, o depósito de combustível está debaixo do assento, deixando aquele que parece ser o depósito convencional na frente do assento, para alojar a caixa de ar.
Este modelo tem um módulo de inércia IMU, três modos de condução (Rain, Road, Sport) com diferentes potências (acionáveis com o botão MODE no punho direito), quantidade de travagem do motor (DSCS) e nível
A opinião do jornalista
A Nightster surpreende muito: é uma moto que rompe com toda a herança da anterior Sportster, reinventando-se com soluções técnicas de ponta para se tornar mais fácil e mais divertida do que nunca.
de intervenção do ABS e do controlo de tração em curva (pode ser desligado pressionando o botão TC no punho direito). Se estiver a fazer uma condução standard lógica, não dá conta desta eletrónica a intervir, o que contribui para o seu lado mais lúdico e dinâmico.
Outros detalhes interessantes do equipamento incluem o velocímetro analógico redondo de 4” com ecrã LCD multifuncional, integrado no “riser” do guiador, iluminação full LED,
É O MODELO DE ACESSO À MARCA, APÓS A REFORMA DA GAMA CLÁSSICA SPORTSTER



assento individual, guarda-lamas recortados, retrovisores nas pontas do guiador, escape 2 em 1 com um longo silenciador e parabrisas desportivo com entrada de ar antiturbulência.
O Que Nunca Foi Visto
A acessibilidade à nova Nightster é uma brincadeira de crianças já que, com um assento que está a apenas 70,5 cm do chão, qualquer pessoa chega facilmente com os dois pés ao chão, independentemente da sua altura. A postura obriga a esticar os braços, adotando uma postura um pouco dragster, mas sem sobrecarregar o resto do corpo.
Guiador baixo, traseira rebaixada e muito “sabor” a motos personalizadas com um toque de corrida, mas com um bom raio de viragem e facilidade para manobrar a baixa velocidade.



Nada mais que arrancar e... ficar surpreendido com a ausência de vibrações e o pouco barulho que emite, o que é pouco comum numa Harley. O modo Rain é ideal para a cidade e para economizar consumos (5,1 l/100 km), enquanto o modo Road
Altamente funcional, com botões nos punhos que não são os clássicos encontrados noutros modelos, embora se assemelhem aos da S é adequado para a condução em autoestradas e o Sport para fazer uma condução mais desportiva (mais do que aquilo que imagina).
Em qualquer destes modos, a sensação do acelerador é tão suave e direta que é surpreendente, mas no Sport, o novo 975T exibe-se em plena prestação, com uma rápida subida de rotações e uma entrega de potência de médio alcance mais potente.
Rivais
Honda Cmx1100 Rebel
Lançada no ano passado e alimentada pelo motor bicilíndrico da Africa Twin. De forma opcional, pode incorporar a exclusiva transmissão automática DCT.

Com exceção das suas outras irmãs Revolution Max, não há outro motor da Harley com o qual nos possamos divertir mais. Diria mesmo que até é mais divertido e dinâmico do que o das suas irmãs mais velhas. A relação das mudanças é longa, e por isso, não é forçado, mas sim “lançado”, com um regime de funcionamento ótimo entre 3.000 e 5.000 rpm. As recuperações também são

Moto Guzzi


V9 ROAMER muito vivas e assumem bem o jogo constante com a caixa de velocidades, algo que é raro num segmento que até agora tem sido tão “monomarca”.
Com algum tempo já no mercado, e lançada para celebrar o 95º Aniversário da empresa, este modelo tem um corte menos agressivo e não tão desportivo, mais clássico.
Se a nível mecânico e eletrónico a Harley Nightster é um autêntico “caramelo”, na área do chassis faz ainda mais diferença em comparação com as suas antecessoras. A agilidade nas mudanças de direção é surpreendente, conseguindo um manuseamento superior e tornando muito fácil cada movimento. A nova arquitetura do chassis acerta em tudo, algo que foi apenas utilizado em modelos desportivos de outras marcas, mas muito bem adaptado às necessidades de um cliente custom que quer, não só passear na moto, como também divertir-se nas curvas. É precisamente neste cenário que podes chegar a roçar com os pedais adiantados, não tanto por irem demasiado baixos, mas devido à excelente confiança que o novo chassis proporciona.

O único disco dianteiro cumpre, especialmente se se conduzir como deve ser, mantendo-a na linha e sem muita brusquidão. Se achar necessário, a ajuda com o travão traseiro também pode auxiliar a pará-la rapidamente, e o Brembo é sempre uma garantia de sucesso.

A proteção aerodinâmica é inexistente, mas este modelo não foi concebido para acelerar por autoestradas, mas sim para desfrutar do mais maravilhoso nas distâncias curtas e sinuosas. A única dúvida que resta é o que será que a empresa irá oferecer a seguir, e se estará à altura dos novos modelos Sportster: S e Nightster. Melhores do que nunca.
Conclus O
Ágil, fácil, dinâmica, tecnológica e competitiva: é assim a HarleyDavidson Nightster 2022. Se conhece as Harley “de antigamente”, vai alucinar com esta, e se ainda não experimentou nenhum dos modelos da última geração, vai ficar cativado com todo o seu potencial. Útil e divertida, é um conjunto muito bem conseguido e com o qual vai sorrir cada vez que a usar. Disponível numa versão limitada para A2, a versão em preto custa 15.500 euros, enquanto as decorações em cinzento e vermelho custam mais 300 euros. A dúvida é se quer gastar mais um bocadinho para adquirir a Sportster S.





Suzuki GSX-S 1000: Motor 4 cilindros em linha, 999 cc e 152 CV de potência 999 cc 52 CV








DESDE 13.499 EUROS