
4 minute read
Six appeal
Referência incontornável na arte de desenvolver motos para longas viagens, a BMW actualizou todas as versões da sua turística topo-de-gama, já com 11 anos no activo. Com a mesma base, a marca bávara desenvolveu quatro versões com personalidades e clientes distintos, pelos quatro cantos do mundo. Carregada de tecnologia, o revisto motor de seis cilindros em linha continua a ser o crème de la crème da indústria motociclística.
Ronaldo, “o fenómeno” brasileiro anuncia o final da carreira, ao mesmo tempo que Pedro Mantorras no Benfica.
Advertisement
A capitã Patrícia Almeida e a cabo Teresa Carvalho oficializam o primeiro casamento gay da história da GNR, enquanto Steve Jobs, CEO da Apple apresentava o iPad 2. O denominador comum de todos estes factos é o ano de 2011, altura em que a BMW colocou na estrada aquela que viria a ser a referência incontornável entre as motos turísticas, com toque desportivo inerente à filosofia da marca bávara.
Foi há 11 anos que a BMW substituiu dois modelos de uma assentada, a K1300GT e a K1200LT, sem ter que produzir duas motos diferentes. Com a mesma base criou a mais desportiva K1600GT e outra mais turística e confortável para longas viagens, a K1600 GTL. Na prática, a mesma moto, mas com alterações suficientes na posição de condução e no conforto que marcam a diferença de carácter entre cada uma. Mais tarde, juntaram-se a Bagger e a Grand America, assumidamente com a intenção de seduzir o mercado americano, graças ao desenho das malas, ao vidro mais curto e uma posição de condução em que os pés pode ir mais esticados para a frente.

Por incrível que pareça, a base da nova K1600 continua a ser a mesma de há 11 anos, mas com novo design e incremento de tecnologia suficiente para se poder falar de uma nova geração. Com os avanços tecnológicos nas R1250RT e R1250 GS, a topo-de-gama da BMW já não fazia jus a esse título.
Agora, o caso muda de figura e a GT (e todas as suas derivações) volta a assumir-se como uma das melhores, se não a melhor moto da sua classe, ao combinar como poucas conforto, performance e facilidade de condução para uma turística desportiva com mais de 340 kg, ou mesmo 370 kg, no caso da Grand America.
Um elemento importante no prazer que se retira da condução da GT é o seu fabuloso motor, que foi totalmente revisto por forma a cumprir as normas Euro 5. Continua a ser o mais estreito 6 cilindros em linha de produção em série, com uma largura de 555 mm e um peso de 102 kg.
Foi adoptada uma unidade de controlo electrónico BMS-O, dois sensores de detonação posicionados
Motor Cilindrada
Potência
Binário
Caixa Vel. máxima
Quadro
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
Travão dianteiro
Travão traseiro
Pneu dianteiro
Pneu traseiro
Distância entre-eixos
Altura do assento
Peso
Depósito
Cores
Garantia
Importador
PVP
6 cil. em linha, refrig. líquida
1649 cc
160 cv às 6.750 rpm
180 Nm às 5.250 rpm
6 vel. +200 km/h Dupla trave em alumínio
Duolever curso 115 mm
Paralever com Dynamic ESA curso 135 mm
2 discos de 320 mm com pinças de 4 pistões
Disco de 320 mm com pinças de 2 pistões
120/70 ZR 17
190/55 R17
1618 mm
810-830 mm/750 mm
343 kg/ 358 kg
26,5 l
Preto, Style Sport*, Option 719 Mineral Branco
2 anos
BMW Portugal
27.400/29.500 acima dos cilindros 2 e 5, e mais duas sondas lambda atrás dos catalisadores para melhorar a precisão da combustão. Além de menos emissões, também há benefícios relacionados com a entrega de potência e binário. Os 160 cv mantêm-se, mas agora são alcançados 1000 rotações mais cedo, ou seja às 6.750 rpm, enquanto o binário subiu de 175 para 180 Nm às 5.250 rpm. Tudo isto resulta numa aceleração mais poderosa com aumento do prazer de condução, até porque 75% do binário está disponível logo às 1.500 rpm.
Todas as K1600 estão equipadas com sistema MSR que evita o bloqueio da roda traseira em reduções bruscas, graças a uma fugaz abertura das válvulas do acelerador, o que aumenta a estabilidade e a segurança.
Suspens O Esa Da Nova Gera O
A qualidade do amortecimento desta moto deixa qualquer um rendido, graças à eficácia do esquema característico da BMW (Duolever, na frente, e Paralever, atrás) que evita que a
Bagger
dianteira afunde em travagem. O melhor de tudo é que a K1600 passa a contar com sistema ESA da última geração, que adapta o amortecimento automaticamente ao momento da condução. Além disso, faz o ajuste automático da altura ao solo consoante o peso, seja a solo, com passageiro, ou “tudo incluído”.
A única diferença entre a GT/GTL e a B/Grand America é o curso da suspensão traseira, que nas americanas é inferior em 10 mm.
Tudo está bem aos comandos da K1600 GT – que é a nossa preferida, não vamos negar -, o pisar, a facilidade com que se conduz, a disponibilidade do motor logo a partir de baixo regime, a estabilidade em curva a qualquer velocidade e o som do duplo escape. Claro que não somos indiferentes ao conforto da GTL ou das suas “primas” americanas, qualquer um tira o chapéu à qualidade da viagem nestas motos, mas o compromisso turística/desportiva da posição de condução da GT merece a nossa preferência e o conforto continua num patamar https://youtu.be/Ka1QVW9KnLE



Com a mesma base a BMW criou quatro motos distintasquatro


Disponível em embalagem 100% reciclável.
Só a Tecnologia XP da Silkolene pode oferecer:

11% DE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL 18% DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÓLEO 3% DE AUMENTO DE POTÊNCIA
#whatsinyourbike
A Grand America tem top-case de série e o vidro mais alto
elevadíssimo. A GTL e a Grand America vêm sempre equipadas com topcase, o que garante mais espaço de arrumação e conforto adicional ao pendura, sobretudo em aceleração forte. É que qualquer destas K1600 regista 3,6 segundos dos 0 aos 100 km/h, apesar da velocidade máxima da B e Grand America ser de 162 km/h. Para a GT e GTL a BMW anuncia mais de 200 km/h.

Os modos de condução Rain, Road e Dynamic influenciam a resposta do acelerador, da suspensão e dos sistemas de segurança, mas é possível escolher o modo Dynamic e regular o amortecimento para Road.
ENVOLVÊNCIA HI-TECH
Se sobram elogios para a refinada dinâmica desta BMW, o que dizer de toda a envolvência hi-tech do fabuloso painel TFT de 10,25’’ com navegação e conectividade integradas. Não só é muito bem pensado como oferece uma visibilidade perfeita em qualquer condição de luz, com a vantagem de já não ser necessário adquirir um Garmin à parte para ter GPS. O acesso aos menus é fácil e intuitivo, os botões estão bem colocados e são familiares dentro do universo BMW Motorrad, com o comando rotativo a

A pintura Option
719 Midnight custa
2.500 € a 2 . 5 0 0 €