3 minute read

Fera mutante

Embora esteja perante uma autêntica Indian Chief, a história deste magnífico exemplar teve início numa escola em Tóquio. Ali, o jovem Go Takamine cresceu infetado pelo vírus das motos. Tinha-o ele, os seus amigos e a sua geração, que nos anos 90 converteu este meio de transporte num renovado ícone de liberdade e personalidade adolescente, como já tinha acontecido em décadas anteriores. Foi aos 18 anos que Go Takamine começou a trabalhar numa oficina e, passados cinco anos, em 1998, montou o seu próprio negócio na capital nipónica, com o nome Brat Style. Brat, que traduzido à letra quer dizer pirralho, tem mais a ver com o espírito punk.

No seu novo atelier de mecânica, Takamine combinava reparações habituais de uma oficina de motos com preparações dotadas de estilo muito peculiar. Foi buscar inspiração às

Advertisement

Café Racer britânicas e às Bobber norte-americanas, tendo mesclado os conceitos para criar um tipo de moto muito específico: média cilindrada, peso e tamanho comedidos; máquinas japonesas ao início, depois também marcas americanas e europeias à medida que a sua fama foi crescendo. Em poucos anos, passou de oficina com alguma popularidade local a ícone internacional. A notoriedade da Brat Style passou fronteiras e, em 2014, o seu criador decidiu abrir uma sucursal em Long Beach, California. Com os pés firmes em ambos os lados do Pacífico, Go Takamine logrou ser considerado um dos preparadores mais importantes do mundo, trabalhando para clientela de renome e, em algumas ocasiões, até para as próprias marcas, como foi o caso deste modelo.

Estrela De Cinema

Um dos objetivos da Indian com o lançamento da nova Chief é posicionála como uma das melhores plataformas para a realização de preparações e personalizações. Longe do zelo com que outros fabricantes protegem os seus modelos de modificações alheias, os americanos creem (e não estão equivocados) que ter uma moto altamente personalizável é uma das chaves para o sucesso neste segmento. Para demonstrá-lo, convocou três preparadores de reconhecido prestígio internacional para que cada um deles assinasse uma unidade exclusiva de acordo com os seus gostos e estilos. O primeiro projeto ficou nas mãos de Paul Cox e Keino Sasaki, o segundo com Go Takamine, enquanto a terceira Indian Chief ficou a cargo da lenda do motocross Freestyle, Carey Hart.

E o que fez o génio criativo de Go Takamine com uma Indian Chief tão novinha? Em concreto, há muito mais trabalho aqui investido do que possa parecer à primeira vista. É escusado dizer que, desde que vive nos Esta-

FICHA TÉCNICA INDIAN BRAT STYLE CHIEF BY GOTAKAMINE*

Motor

Cilindrada

Potência Binário

Caixa

Vel. máxima Quadro

Suspensão dianteira

Suspensão traseira

Travão dianteiro

Travão traseiro

Pneu dianteiro

Pneu traseiro

Distância entre-eixos

Altura do assento

Peso declarado

PVP

2 cilindros em V a 49°, Thunderstroke 116

1.890cc n.d.

162 Nm às 3.200 rpm

6 n.d.

Tubos de aço com subquadro de alumínio

Forquilha telescópica

Braço oscilante fixo, amortecimento no banco

Disco 300 mm com pinça de quatro pistões

Disco 300 mm com pinça de dois pistões

130/60 B19

180/65 B16

1.626 mm

662 mm 294 kg n.d.

O ator de NicholasHollywood Hoult é o proprietário desta exclusiva Indian Nicholas Hoult dos Unidos da América, o japonês se tornou num verdadeiro especialista e apaixonado da Indian: tem sete na sua garagem particular, desde uma Wall of Death de 1927 até uma S&S Flat Track de 1939, várias Chief dos anos 40 e duas Scout de 1927 e 1941. Além disso, quando chegou o momento de realizar esta preparação, tinha já no seu atelier dez modelos do fabricante para diferentes projetos. Go não gosta de trabalhar com esboços, precisa de uma visão a 360° sobre como resultam os componentes que concebe para as suas motos, sendo um dos mais relevantes o depósito: embora pareça ser o da Chief de série, na verdade foi reduzido em largura e altura até ao limite onde ainda se pode conectar a bomba de injeção de combustível. Sim, preserva a forma original, mas não é o original. Outro elemento em destaque é o guarda-lamas traseiro, proveniente de um automóvel Ford de 1937, tendo sido ajustado para um encaixe perfeito com a roda traseira e o seu braço oscilante. Algumas peças são fruto da reciclagem e outras foram maquinadas de propósito para esta Chief, como os invólucros da forquilha, o protetor da corrente (feito à mão em chapa metálica) e os escapes artesanais, guiador ou os pousa-pés em latão.

A moto tornou-se viral, não apenas pelo espetacular resultado final, mas também porque o cliente para o qual foi criada é Nicholas Hoult, o ator de Hollywood celebrizado pelos seus papeis em Mad Max (foi a partir daí que se tornou motociclista) e X-Men, no qual encarnou o mutante “Fera”, que é justamente o que a partir de agora irá levar entre as pernas: uma Indian mutante que é uma autêntica fera.

This article is from: