3 minute read

Agora SUV, depois pick-up

Next Article
CARROS DO MUNDO

CARROS DO MUNDO

Radical em todos os aspetos, o Audi activesphere concept assume-se como uma visão futurista de um elétrico altamente modular capaz de se transformar consoante as necessidades: tanto pode ser um SUV coupé, como um veículo de estilo pick-up. Aquilo que confirma, sem dúvidas, é a forma como a Audi vai começar a projetar automóveis: de dentro para fora.

Advertisement

Quarto numa série de protótipos vanguardistas que teve início com o skysphere concept, em 2021, o Audi activesphere concept antecipa o potencial de modularidade dos automóveis do futuro, num am- biente de sustentabilidade e de alta tecnologia para utilização dentro e fora do asfalto.

Com 4,98 metros de comprimento, este protótipo assume-se como um autêntico cruzamento de estilos, variando de formato entre um SUV coupé e uma pick-up apta pa- ra transportar objetos de maiores dimensões atrás do habitáculo. Assim, a sua imagem Sportback rapidamente pode passar à de uma pick-up com plataforma de carga aberta (‘active back’) mediante o toque num botão, possibilitando pois o transporte de equipamen- to de lazer, como bicicletas elétricas. Na transformação, o elemento transparente da traseira sobe e alinha-se com o tejadilho, enquanto o segmento inferior vertical abre para uma posição plana, não faltando até suportes para bicicletas. Para manter o conforto acústico e térmico a bordo, uma antepara motorizada pode ser posicionada por detrás dos bancos traseiros. Para reforçar a faceta modular, há também um suporte de esquis integrado no centro da estrutura do tejadilho que se estende quando necessário para que os mesmos possam ser fixados e transportados em segurança.

A dianteira também causa impacto pela grelha ‘Singleframe’ concebida em vidro transparente, material que é ainda usado nas áreas laterais inferiores das portas e no tejadilho. A ladear a grelha estão os faróis com luz digital e assinatura luminosa variada consoante os modos de condução.

Na Estrada E Fora Dela

Com este concept, a Audi evoca o espírito das carrinhas allroad, mas garante que no activesphere o conceito-chave é o de “active Sportback”. A elevada altura ao solo de 208 mm é indiciadora da sua aptidão para troços fora de estrada, com a suspensão pneumática a permitir um incremento de 40 mm para terreno mais desafiante ou uma diminuição de igual valor para autoestrada, numa medida que melhora a aerodinâmica. Neste aspeto, as grandes jantes de 22” (pneus 285/55) desempenham o seu papel ao disporem de segmentos móveis que se alteram de acordo com a condução: em todo-o-terreno

COMO QUALQUER PICK-UP PERMITE TRANSPORTAR OBJETOS DE MAIORES DIMENSÕES

abrem-se para melhorar a refrigeração, mas em estrada podem fechar-se totalmente para não prejudicar o fluxo aerodinâmico.

Equipado com tração integral quattro variável, destaque ainda para as extremidades curtas com ângulo de aproximação de 18,9 graus e de saída de 28,1 graus, não faltando proteções inferiores com acabamentos de pintura escuros e de alto brilho em Arctic Teal à frente e atrás.

Vanguardista E Aut Nomo

O interior confirma que, no futuro, os veículos da Audi serão concebidos de dentro para fora, com o centro de desenvolvimento a Carros

DE PERFIL, UM MISTO DE BERLINA E DE SUV DESPORTIVO

estar no habitáculo. Em foco está a capacidade de condução autónoma, podendo ocultar o volante e os pedais. Se o condutor quiser conduzir, o painel de instrumentos, volante e pedais reaparecem para uma posição convencional.

Os mundos físico e virtual (realidade mista) dominam a bordo, através da exibição, em tempo real, de conteúdos digitais nos campos de visão dos ocupantes. Os ‘headsets’ completos de alta tecnologia sobrepõem elementos gráficos 3D e interativos sobre a visão real do ambiente, sendo diferenciada entre o condutor e os restantes ocupantes. Os utilizadores com ‘headset’ podem ver os painéis de controlo e outros mostradores virtuais oculto a olho nu, mas com os quais podem interagir nas zonas reais.

Com interação virtual, as diferentes funcionalidades estão localizadas de uma forma lógica em frente dos elementos com os quais estão

FAMÍLIA ‘SPHERE’

O activesphere concept marca o culminar dos veículos ‘sphere’ concepts apresentados pela marca dos quatro anéis. No seguimento do Audi skysphere (roadster) de 2021 e dos Audi grandsphere (sedan) e Audi urbansphere space concept (monovolume) de abril de 2022, o activesphere concept completa o círculo, num mo- delo criado e desenhado no centro de design da marca alemã em Malibu, nos Estados Unidos. Todos eles partilham a filosofia vanguardista de condução autónoma e um interior mais focado nas necessidades dos ocupantes, relegando a vertente técnica do veículo para segundo plano. relacionadas: os comandos do ar condicionado estão em frente das saídas da ventilação e o painel interativo de entretenimento e som sobre os altifalantes. Outras possibilidades passam pela sobreposição de gráficos de topografia 3D sobre a paisagem real no modo TT ou informações de segurança e navegação. De forma a facilitar o acesso ao interior, não existe pilar B, pelo que as portas abrem em sentidos opostos, revelando um espaço amplo graças aos 2,97 m de distância entre eixos com quatro bancos individuais suspensos com conexão ao túnel central, numa pose flutuante. Quase secundário, o sistema motriz assenta na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Porsche, com a bateria de cerca de 100 kWh situada entre os eixos. Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro possibilitam tração integral e debitam, em conjunto, 442

CV (325 kW) de potência e 720 Nm de binário. O concept está equipado com suspensão pneumática com amortecedores adaptativos e também com tecnologia de carregamento de 800 Volts, o que lhe permite recarregar a uma potência de até 270 kW (CC). A autonomia prometida supera os 600 km. Esta tecnologia entrará, pela primeira vez, nos segmentos médio e de luxo de grande volume com a PPE.

FORD FOCUS ST-LINE X 1.0 ECOBOOST MHEV 155 CV

This article is from: