
3 minute read
Face para o futuro
O Inception Concept aponta o caminho para os futuros modelos elétricos da Peugeot em termos visuais e tecnológicos, inaugurando uma etapa para a marca francesa. Com linhas bastante agressivas e aproveitando as potencialidades de uma nova plataforma para modelos elétricos, o Inception Concept demarca-se ainda por uma nova abordagem ao i-Cockpit para uma total transformação da marca do ‘leão’.

Advertisement

PLATAFORMA STLA LARGE PARA OS VEÍCULOS ELÉTRICOS DE NOVA GERAÇÃO


Psign da equipa liderada por Matthias Hossann, diretor de estilo da Peugeot, o Inception Concept abre o caminho para os futuros modelos da marca gaulesa, levantando o véu sobre a imagem vindoura dos carros do construtor, já a partir de 2025, numa mudança que será transversal a toda a gama. Definido como o início de uma nova etapa para a Peugeot, este protótipo revelado na edição de 2023 do CES (em Las Vegas), tira partido de uma nova arquitetura dedicada para automóveis elétricos de nova geração, a STLA Large, que oferece dimensões generosas a bordo e novas competências tecnológicas, tanto na conectividade, como na assistência à condução.




A STLA Large é uma de quatro novas plataformas criadas pelo Grupo Stellantis com vista aos veículos elétricos de nova geração, com o Inception Concept a revelar como a mesma pode ser adaptada a uma berlina de baixa altura (apenas 1,34 metros), com, por exemplo, cinco metros de comprimento. As novas plataformas elétricas introduzirão, também, módulos tecnológicos alimentados por inteligência ar- tificial interligada entre si, ou se- ja, todas serão complementares: STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive.
Cart O De Identidade
Visualmente, os esforços de Hossann incidiram na criação de uma berlina de linhas agressivas, mas talhadas pela eficiência, reinterpretando os genes da marca para uma aparência musculada. A dianteira fica marcada pela agressividade de uma ‘máscara’ negra em vidro a toda a largura, combinando três finas linhas horizontais com as três garras da assinatura luminosa do ‘leão’. Essa máscara em vidro esconde ainda diversos sensores e os quatro módulos de iluminação. A traseira, com um formato em cunha, apresenta o mesmo conceito das três garras
As Zonas Vidradas Recorrem A Um Tratamento Multicrom Tico Herdado Da Nasa
luminosas verticais num painel de duas camadas de vidro. De perfil, as extremidades curtas combinam-se com a grande superfície vidrada do habitáculo (7,25 m2, no total), com recurso a vidros ‘Narima’ específicos de arquitetura, logo potenciando a rigidez e o isolamento térmico. Os vidros beneficiam ainda de um tratamento multicromático (tratamento com óxidos metálicos), processo inicialmente utilizado pela NASA para as viseiras dos capacetes dos astronautas. As jantes de 20 polegadas de estilo ‘Aerorim’ complementam o conjunto aerodinâmico de grande robustez. A bordo, o grande destaque está na evolução do conhecido i-Cockpit por intermédio da tecnologia STLA Smart Cockpit, com o volante convencional a ser trocado por um controlo ‘Hypersquare’ em que a ligação mecânica da direção é substituída pelo conceito ‘steer-by-wire’. O ‘Hypersquare’, com comandos digitais, consiste num ecrã com células circulares junto aos quatro cantos,


Intelig Ncia Artificial

Elemento de destaque, as portas podem comunicar com o mundo exterior a partir de uma ‘Tech Bar’ horizontal, a qual consegue emitir várias mensagens quando o condutor se aproxima. A inteligência artificial (STLA Brain) integrada reconhece o condutor, aplicando logo as suas configurações preferidas (regulação do banco, temperatura e preferências multimédia), dispondo ainda das habituais mensagens de boas-vindas e de despedida, bem como dos numerosos sensores e radares ligados à tarefa da condução.

permitindo condução convencional, mas também a ativação de controlos a partir de toques do polegar. Esse comando combina-se com um ecrã flexível circular que exibe informações de condução ou de infoentretenimento a 360°, o ‘Halo Cluster’, na frente do condutor. No caso de condução autónoma de nível 4 (STLA AutoDrive), o ‘Hypersquare’ retrai-se e um grande ecrã panorâmico ergue-se do tablier para oferecer novas funcionalidades conectadas a bordo.
AUTONOMIA: 800 KM!
Quanto ao conjunto motriz, o Inception Concept recorre a dois motores elétricos, para tração integral e potência combinada de 680 CV (500 kW), acelerando dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos. Com tecnologia de 800 V, a bateria de 100 kWh permite-lhe percorrer 800 km com uma única carga, com um consumo médio estimado de 12,5 kWh/100 km. A bateria carrega o equivalente a 150 km em cinco minutos, podendo ser recarregada por indução. Além da inspirar o visual dos futuros modelos da Peugeot, muitas das tecnologias apresentadas no Inception Concept deverão ser lançadas em modelos de produção a partir de 2025.

No interior, a iluminação muda de acordo com o ambiente em que está a ser conduzido, enquanto os bancos ‘Comfort Fit’ conseguem adaptar-se à morfologia de cada passageiro.











HYUNDAI BAYON 1.0 T-GDI PREMIUM VS. SEAT ARONA 1.0 TSI FR PLUS
