
3 minute read
Mais argumentos

Nova motorização a gasolina de 150 CV, auxiliado por sistema ‘mild-hybrid’, e pequenas mexidas no interior, que ajudam a reforçar o caráter desportivo, revigoram carreira do modelo compacto espanhol.
Advertisement
Oobjetivo é claro e assumido pelos responsáveis da CUPRA: ampliar a base de clientes do Leon com a entrada em cena, já a partir de março, da versão 1.5 eTSI de 150 CV e sistema ‘mild hybrid’. O familiar compacto mantém a oferta das configurações ‘5 portas’ e carrinha (Sportstourer) e acrescenta esta motorização às já existentes e que incluem motores térmicos a gasolina e duas opções híbridas plug-in.



A estreia deste motor na gama CUPRA dá mais argumentos ao Leon e vem acompanhada de reforço do equipamento de série incluído no familiar compacto. Falamos por exemplo dos faróis Full LED (os Matrix LED são um
Ficha T Cnica
CUPRA LEON 1.5 ETSI 150 CV DSG


TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindro em linha, turbo
CILINDRADA 1.498 cm3
POTÊNCIA 150 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 5.000 e as 6.000 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (DSG, dupla embraiagem)
V. MÁXIMA 214 km/h

ACELERAÇÃO 8,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,9 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 127 g/km (misto)
PESO 1.420 kg
DIMENSÕES (C/L/A) 4.398 / 1.799 / 1.444 mm
PNEUS 225/40 R18
BAGAGEIRA 380 l
PREÇO 36.223 € (valor indicativo)
LANÇAMENTO Março de 2023
Ficha T Cnica
CUPRA LEON SPORTSTOURER 1.5 ETSI 150 CV DSG
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.498 cm3 POTÊNCIA 150 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 5.000 e as 6.000 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (DSG, dupla embraiagem) V. MÁXIMA 216 km/h ACELERAÇÃO 8,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 6,1 l/100 km (misto) opcional); dos indicadores de mudança de direção dinâmicos e do difusor traseiro na cor da carroçaria, entre outros detalhes.

A CUPRA definiu ainda outras opções no equipamento, com referência para a já emblemática pintura da carroçaria em mate (cinzento ou azul) e para a hipótese de o Leon eTSI utilizar o controlo de chassis adaptativo (DCC). Aqui potenciando a dinâmica de condução – uma das linhas que definem a marca espanhola nascida sob a ‘asa’ da SEAT.
Aguerrido
A introdução do bloco a gasolina 1.5 TSI com sistema ‘mild hybrid’ serve, como já escrevemos, o propósito de tornar mais abrangente a oferta no Leon – e com isso conquistar mais clientes –, mas o facto de ter 150 CV de potência não lhe diminui a identidade desportiva.
O sistema utiliza motor/gerador de arranque elétrico de 48V, aliado importante para regenerar energia e apoiar o bloco 1.5 TSI – permite até circular com o ‘quatro cilindros’ desligado em algumas situações. As performances oficiais apontam os 8,7 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/hora e velocidade máxima de 214 km/h. Estes são valores para a versão de 5 portas, subsistindo di- ferenças mínimas para a Sportstourer: 216 km/h e 8,9 segundos.
Os consumos médios anunciados – muito próximos daqueles que conseguimos durante o ‘test-drive’ na região de Madrid – rondam os 5,6 l/100 km. Registo interessante até em função do ADN aguerrido do Leon, sublinhado também pela utilização de caixa de automática de dupla embraiagem (DSG) com sete velocidades (selecionáveis também através de patilhas no volante) e pela existência de três modos de condução.



Pormenores
Os responsáveis da CUPRA acreditam que esta versão vai ajudar o Leon a fixar-se como modelo a valer dez por cento das vendas da marca (o Formentor é o princi- pal protagonista) e, também por isso, deram igualmente atenção aos detalhes no interior. Há novos bancos desportivos (opcionais em couro/PVC); tablier com costura em tom Copper; pedais em alumínio e a tecnologia mostra-se, por exemplo, na escolha do painel de instrumentos ‘Digital Cockpit’ configurável e do ecrã tátil de 10” (ou 12”, em opção) que centraliza o ‘infotainment’.
Sem surpresa, o Leon eTSI 150 CV dispõe dos mais modernos sistemas de segurança e auxílio à condução – cruise control adaptativo (ACC); ‘Travel Assist’; ‘Side Assist’ (deteta veículos no ângulo morto até 70 metros); ‘Lane Assist’ (aviso de manutenção na faixa de rodagem) ou controlo adaptativo de velocidade cruzeiro preditivo (AAC que pode ajustar a velocidade de forma automática através do reconhecimento dos sinais de trânsito ou das características da via).
Não esquecendo que falamos de modelo com duas configurações de carroçaria, a nova motorização e o foco no refinar do equipamento trazem mais argumentos ao Cupra Leon. São por isso compreensíveis as expectativas e o otimismo dos responsáveis da marca espanhola.








LEXUS UX 250H F-SPORT
