
4 minute read
Mistura de conceitos

A nova geração X-Trail tem inspiração no Qashqai, mas conta com um perfil mais aventureiro e familiar. Tal como o “irmão “ adota a tecnologia e -Power para oferecer elevados níveis de conforto e posicionar-se num escalão intermédio face aos elétricos puros. À venda em Portugal a partir de 49.000 €
Advertisement
Em destaque
Depois de mais de duas décadas no catálogo da Nissan, o X-Trail (esta é a quarta geração) transformou-se, por direito próprio, num dos modelos mais identificativos da marca e um dos SUV mais vendidos em todo o mundo, roçando as sete mi- lhões de unidades comercializadas até à data.
Baseado na plataforma CMF-C da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesmo do Qashqai, a imagem do novo X-Trail evoluiu sem mudanças drásticas. Mantém elementos de design caraterísticos da marca, como a grelha V-motion de tamanho generoso, por exemplo, enquanto os novos faróis dianteiros conferem-lhe mais personalidade, estando divididos em duas secções. Debaixo da linha do capô surgem as luzes diurnas e intermitentes, sendo acompanhadas de faróis Full LED matriciais e adaptativos integrados no para-choques dianteiro.
A traseira é um pouco mais impessoal, com uma proteção prateada no para-choques que ajuda a reforçar o caráter SUV, e conta com farolins traseiros alargados, divididos também em duas secções para garantir uma enorme boca de acesso à bagageira. As dimensões exteriores refletem desafogo no interior: 4,68 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,69 m de altura (1,72 m com barras de tejadilho).
Cinco Ou Sete Lugares
Se por fora a Nissan procurou dotar o X-Trail de uma imagem marcadamente distinta face ao Qashqai,


Ficha T Cnica
NISSAN X-TRAIL E-POWER E-4ORCE
TIPO DE MOTOR Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.498 cm3
POTÊNCIA 157 CV
BINÁRIO MÁXIMO N.D.
TRANSMISSÃO Integral, caixa auto. 1 velocidade
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Dianteiro e traseiro
POTÊNCIA MÁXIMA 204 CV (150 kW) / 128 CV (94 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 330 Nm / 125 Nm
BATERIA Iões de lítio, 1,8 kWh
SISTEMA HÍBRIDO
POTÊNCIA TOTAL 213 CV
BINÁRIO TOTAL 525 Nm
V. MÁXIMA 180 km/h

ACELERAÇÃO 7,0 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 6,5 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 148 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.680 / 1.840 / 1.710 mm
PNEUS 235/55 R19
PESO 1.961 kg
BAGAGEIRA 485 l
PREÇO 49.000 €
LANÇAMENTO Novembro de 2022 no interior acontece precisamente o oposto. Aqui é quase impossível encontrar diferenças entre os dois modelos, o que supõe um enorme salto qualitativo em relação à geração anterior, tanto no detalhe da montagem como no desenho. O painel de instrumentos em ecrã TFT de 12,3’’ é totalmente digital, enquanto o sistema de infoentretenimento Nissan Connect está dotado de um segundo ecrã tátil também com 12,3”. Este último inclui conetividade com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto, e é compatível com Amazon Alexa e Google Assist. Acolhe ainda todas as funções desejáveis de navegação com mapas TomTom e atualização remota da cartografia.





Atrás, e num detalhe que pode passar despercebido mas que é relevante, os ocupantes beneficiam de portas com abertura a 85º, proporcionando excelente acessibilidade a uma segunda fila bastante espaçosa que goza, ainda, de regulação longitudinal em 220 mm. Este sistema é de série nas versões de sete lugares e opcional em alguns níveis de equipamento nos de cinco lugares. No que concerne ao X-Trail de sete lugares, incorpora dois bancos na terceira fila para passageiros até 1,60 m, cujo acesso, apesar de maior que na geração anterior, requer alguma agilidade para nos sentarmos. O portão traseiro de acionamento elétrico dá acesso a uma bagageira de
485 litros que, no caso dos sete bancos, diminui para valores entre os 120 e os 170 litros.
Estrela Da Companhia
Durante a apresentação internacional conduzimos a versão equipada com tecnologia e-Power e sistema e-4orce (tração integral), uma das grandes apostas da marca para o nosso país. Num breve resumo, a e-Power é composta por um propulsor 1.5 turbo a gasolina de 157 CV associado a uma bateria de 1,8 kWh de capacidade útil, um gerador, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150 kW. A estes, e tratando-se de um 4x4, junta uma segunda unidade elétrica traseira de 100 kW e um inversor adicional. O resultado são 213 CV no total, face aos 204 CV do 4x2. Na génese, este é um híbrido não plug-in que tem a particularidade de poder ter tração elétrica a qualquer momento. As rodas são impulsionadas exclusivamente pelo motor elétrico, por isso a experiência de condução é semelhante à de um carro sem emissões, com uma resposta suave e imediata, mas despreocupada em relação à autonomia. O bloco térmico é utilizado exclusivamente para gerar eletricidade que pode ser armazenada através do inversor da bateria, ser enviada para o motor elétrico ou englobar as duas tarefas, de acordo com o cenário de condução. Em fases de aceleração, o sistema, batizado como “Linear Tune”, aumenta progressivamente a velocidade do motor para manter uma ligação entre o que os ocupantes experienciam em termos de rendimento e o ruído que ouvem.


Na prática, o propulsor a gasolina passa praticamente despercebido, exceto nas fases de aceleração, onde mostra, com timidez, o ruído próprio de um três cilindros. Uma das grandes valias deste X-Trail e-Power é o facto de resultar silencioso em qualquer momento, o que lhe confere elevado conforto de rolamento.

A distância ao solo é de 20 cm e a suspensão traseira multibraços em todas as versões. No caso do e-4orce, o seletor dos modos de condução (Eco, Normal e Sport) acrescenta os programas Offroad e Neve que, não só, contribuem positivamente para as aventuras fora de estrada, como, no asfalto, ajudam a manter o X-Trail sobre carris, evitando a subviragem.



Quanto ao consumo, situa-se entre os 5,9 e os 6,5 l/100 km; valores perfeitamente possíveis de alcançar desde que a ritmos suaves e estáveis.


