
3 minute read
RUMO O futuro começa agora
A Dacia embarca num novo capítulo da sua história: novo logótipo, novos concessionários, um design mais moderno e cores mais apelativas, mas há muito mais. Materiais recicláveis, menos uso de papel e, claro, novos modelos para um futuro em crescendo, até porque é a terceira marca europeia com mais vendas a clientes particulares.
ADacia reuniu a imprensa europeia no antigo aeroporto de Le Bourget, em Paris, para dar a conhecer ao mundo o seu futuro e o “Manifesto”. A partir de agora, a marca romena vai focar-se na produção de automóveis mais apelativos, tanto do ponto de vista estético como comercial, sempre sem renunciar ao custo de aquisição. O objetivo: continuar posicionada no extremo mais acessível do mercado.
Advertisement
O Essencial
Sem grandes novidades em relação à gama que comercializa atualmente, composta por seis modelos distintos, a Dacia preparou uma autêntica revolução sem mudar muito aquilo que é visível. A começar pelo novo logótipo, com um “D” e um “C” mais estilizados e a fazer lembrar os elos de uma corrente. Este passa a surgir a branco com dimensões generosas na grelha e a palavra Dacia remata a traseira, também a branco, com letras “avantajadas”. O nome do modelo surge na base do portão da mala, do lado esquerdo. Já no interior, destaque para a palavra Dacia no volante, que substitui o anterior logo do construtor. Avançando no tempo, em 2023 iremos assistir ao lançamento de uma versão HEV (híbrida autorecarregável) do Jogger, com uma mecânica idêntica à que a Renault utiliza no Clio híbrido com 145 CV, sendo acompanhada, um ano depois, por uma nova geração Duster totalmente distinta daquela que conhecemos. Já em
2025 será a vez do Bigster, um SUV com 4,6 metros de comprimento e até sete lugares que servirá de porta-estandarte da marca no segmento C. Igualmente inovador é a introdução de um kit para o Jogger, disponível em 2023, que permitirá montar uma cama no seu interior. Trata-se de uma caixa construída em madeira marítima (pesa menos de 50 kg) colocada na bagageira que possibilita “armar” uma cama de casal em menos de um minuto.
Econ Mica E Ecol Gica
O terceiro propósito corporativo da Dacia é alcançar emissões industriais neutras e utilizar uma maior percentagem de materiais sustentáveis nos seus veículos. Neste sentido, o construtor franco-romeno estuda a introdução massiva de plásticos reciclados (cerca de 20%), tanto nos componentes internos como nos externos
O Manifesto é um pequeno 4x4 para dois ocupantes sem portas e tejadilho. Tem tablier em cortiça e bancos em tecido que se podem transformar em sacos cama.

Manifesto De Ideias

Mais do que um concept irreverente, o Manifesto é uma espécie de laboratório de ideias num carro elétrico de dois lugares com tração integral que concentra toda a atualização dos novos princípios Dacia. Ao mesmo tempo, é a prova de que um veículo “low cost” pode ter um aspeto chamativo e design inteligente, assim como ser minimalista e polivalente. Este pequeno 4x4 (mede 3,6 m de comprimento) não tem vidros nem portas para “potenciar os sentidos dos ocupantes”. Conta com faróis LED extraíveis que podem ser usados como potentes lanternas ou ainda bancos cujo tecido, para além de poder ser retirado e de ser utilizado como saco cama, é facilmente lavável. Os pneus são todo-o-terreno com aderência otimizada e sem câmara-de-ar. O tablier é de cortiça, o tejadilho modulável e os elementos interiores foram criados para que fossem multifuncionais. Este concept irá servir de inspiração a um novo nível de equipamento Extreme, que vai chegar em breve à gama Dacia.




dos seus veículos, algo que será visível a olho nu (os materiais dos para-choques que utilizem esta mistura de plástico reciclado não serão pintados). No habitáculo encontraremos elementos vegan que, entre outros, contribuirão para que os produtos sejam mais leves que os da concorrência, o que resulta num custo de produção mais reduzido, maior eficiência energética e um comportamento dinâmico mais apurado. Paralelamente, a marca quer manter a aposta no GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), um combustível mais barato e do qual é líder e pioneira: 60% das vendas de motores bifuel com GPL correspondem a modelos Dacia e 30% dos Dacia comercializados combinam motor a gasolina com GPL.
Novo Conceito De Concession Rio
Os novos valores da marca também serão refletidos nos seus pontos de venda físicos, vulgo concessionários, que, além de passar a respeitar ainda mais o meio ambiente, irão tornar-se mais apelativos e flexíveis (o mobiliário, por exemplo, vai ser personalizado com base nas necessidades de cada “showroom” e do espaço que estes dispõem).
Para além de redefinir o percurso do cliente na loja (adequado ao seu processo de compra), as suas preferências enquanto consumidor de mobilidade privada são aprofundadas através de um conjunto de serviços online, várias aplicações móveis (Up&Go e MyDacia), algumas com funções remotas, e até mesmo um programa de configuração de modelos com realidade aumentada, solução bem interessante quando testada “in loco”.
