
2 minute read
MERCEDES-BENZ OCEANIC LOUNGE

Novo Espa O Em Lisboa Promove Desenvolvimento Sustent Vel
Advertisement
Ford Ranger Raptor
A marca americana deu início às encomendas para a nova geração Ranger Raptor cuja produção começa este mês de julho. Desenvolvida pela Ford Performance, a Raptor será proposta, nesta fase de lançamento, apenas com um motor a gasolina EcoBoost V6 biturbo de 3.0 litros com 288 CV e 491 Nm de binário. Mais tarde, em 2023, a oferta será reforçada com uma versão Diesel. Entre as várias especificidades desta nova pick-up, destaque para os amortecedores FOX Live Valve, sistema de escape ativo, pneus BF Goodrich com jantes de 17’’ e sete modos de condução. Os preços partem dos 81.825 €.
Um espaço junto ao rio, nas Docas de Alcântara, em Lisboa, para a promoção de debates, produção de ideias e experiências ligadas à proteção e preservação dos oceanos, bem como para alertar a população para a necessidade de um desenvolvimento mais sustentável. Eis o conceito do novo Mercedes-Benz Oceanic Lounge que incluirá, também, a possibilidade de ter aulas de vela, tirar a carta de marinheiro ou observar os golfinhos no Tejo. A estrutura é composta por um edifício com dois pisos, quatro veleiros e dois semirrígidos, e uma equipa de skippers e marinheiros, aos quais se juntam, em determinadas iniciativas, a presença de três biólogos e um zoólogo. “É um espaço que vai estar a rolar 365 dias por ano e que pretende servir cerca de 5 mil pessoas por ano”, explica Jorge Aguiar, diretor de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal. Com o Oceanário, parceiro da Mercedes-Benz nesta iniciativa, vão ser promovidas ações de formação ambiental, saídas para recolhas de lixo em mar aberto e observação da fauna marinha, em especial os golfinhos. O espaço Lisboa é “a continuação de uma viagem” que começou há um ano na Nazaré com o EQ Lounge, outro espaço autossustentável que acolhe iniciativas ligadas ao tema do ambiente e da sustentabilidade. O Lounge é aberto a todos e inclui condições especiais para os clientes da marca.
Errata
Hyundai Ioniq 5
Na última edição (nº 109) da Carros & Motores, no “Frente a Frente” entre o Hyundai Ioniq 5 Plug & Power 73 kW vs. Kia EV6 GT-Line, referimos no último parágrafo do texto que as garantias de marca eram de 5 anos no Hyundai e de 7 no Kia. Um erro, na medida em que a garantia da Hyundai é já algum tempo (desde setembro de 2019) de 7 anos sem limite de quilómetros.

À Hyundai e aos leitores as nossas desculpas
Lexus Rx
A Lexus desvendou a 5ª geração do RX, um modelo completamente reinventado que abre um importante capítulo na história do icónico SUV. A par do novo NX e do recentemente-revelado RZ, o RX contribuirá para a construção do ‘Next Chapter’ (Próximo Capítulo) da Lexus. Para tal, os responsáveis da marca nipónica inspiraram-se na herança de design do RX criando um modelo que apesar de manter vários traços do antecessor, apresenta um caráter mais dinâmico e elegante. O interior, centrado no condutor, destaca-se pelo cockpit ‘Tazuna’, que se caracteriza por um controlo direto e intuitivo do veículo. Do mesmo modo, melhora a experiência de condução com um layout mais intuitivo e limpo, aperfeiçoado com um novo ecrã central tátil de 14” para o sistema multimédia. O futuro RX estará disponível com três motorizações: 450h+ (306 CV), que vai alargar a oferta da marca em termos de tecnologia híbrida plug-in; o novo híbrido 350h (245 CV); e o 500h (371 CV), o primeiro híbrido turbo da Lexus, que inclui sistema de controlo de tração integral DIRECT4. Assente na renovada plataforma GA-K, o novo SUV japonês promete uma agilidade dinâmica melhorada e uma maior capacidade de resposta, fruto do aumento da rigidez da carroçaria e de uma diminuição do centro de gravidade. O RX conta, ainda, com a terceira geração do denominado Lexus Safety System+, cujo conjunto de sistemas de segurança foi aperfeiçoado.