
2 minute read
MASERATI MC20 CIELO
Novo Cabrio Da Marca Italiana Com Moto Biturbo De 630 Cv
Eis a nova versão cabrio do Maserati MC20. Chama-se Cielo e conta com uma capota retrátil que abre e fecha em 20 segundos. Contudo, o mais interessante deste “tejadilho” é o facto de poder passar de opaco a translúcido mediante o toque num botão. Segundo a marca, o sistema – que recorre à tecnologia de Cristais Líquidos Dispersos em Matriz Polimérica (PDLC) – funciona entre temperaturas de -30 ºC e 85 ºC. Para guardar a capota, a Maserati abdicou da cobertura transparente que permitia ver o motor conhecido como Nettuno, numa transformação que representa mais 65 kg o peso do conjunto. Mecanicamente o MC20
Advertisement
Toyota Corolla
A Toyota prepara uma renovação do Corolla com pequenos detalhes estéticos, tecnologia reforçada e renovados motores híbridos. Assim, no design surgem novas cores exteriores e novos acabamentos interiores, enquanto na tecnologia a instrumentação passa a ser digital em ecrã de 12,3’’ personalizável, acompanhado de um novo ecrã multimédia de 10,5” com navegação e assistente de voz. Em termos mecânicos, a aposta recai na quinta geração do sistema híbrido da marca, com mais potência e uma experiência de condução melhorada. Os motores híbridos mantêm a cilindrada, 1.8 e 2.0 litros, mas agora com 140 e 196 CV, respetivamente.
Land Rover Defender 8
Lugares

O Defender volta a ser disponibilizado com três tipos de carroçarias, fruto da introdução de uma versão longa com 5,36 metros e lotação para oito ocupantes (130). Esta é proposta em duas variantes: P400, com bloco a gasolina 3.0 de seis cilindros em linha mild-hybrid de 400 CV e 550 Nm, e D250, turbodiesel 3.0 de 250 CV e 600 Nm, igualmente com hibridação ligeira. Ambos estão acoplados a uma transmissão automática ZF de oito relações. Os preços começam nos 133.725 €.
Cielo recorre ao mesmo
V6 biturbo de 3.0 litros com 630 CV e 730 Nm utilizado pelo coupé, acoplado à também existente caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades que envia o binário às rodas traseiras. Uma aposta que permite anunciar uma aceleração 0-100 km/h em 3 s (2,9 s no coupé) e de 0-200 km/h em 9,2 s (8,8 s). Já a velocidade máxima é superior a 320 km/h. À semelhança do MC20 Coupé, o Cielo irá receber as mesmas atualizações introduzidas na geração 2023 do modelo italiano.
Renault Sc Nic Vision
Concept Que Marca O Regresso Do Monovolume Franc S
O Scénic vai renascer já em 2024, mais concretamente na forma de um modelo de linhas radicais com propulsão elétrica e a hidrogénio. O Scénic Vision Concept é a sua antevisão. A motorização híbrida, tanto elétrica como a hidrogénio, visa reduzir o tempo de paragem para recarga de energia, enquanto reduz a pegada de carbono (menos 75% que a de um automóvel elétrico convencional), incluindo a da bateria. A produção e a utilização têm emissões zero. O piso é composto por aglomeração de resíduos de plástico (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.), sendo que na conceção do veículo 30% do plástico é de origem biológica. Já os acessórios são feitos de carbono reciclado da indústria aeronáutica, enquanto os circuitos curtos recorrem a materiais estratégicos, tais como a platina, o cobre, o alumínio e o aço. Os pneus são fornecidos por um fabricante membro da GNSPR (Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável), comprometido com a responsabilidade ambiental e os direitos humanos. O couro é substituído por poliéster de baixo carbono 100% reciclado e o depósito para as células de combustível é feito de fibra de carbono produzida a partir de resíduos de papel reciclado. Por fim, a Renault afirma que a tecnologia a bordo oferece maior segurança para o condutor e passageiros, reduzindo o número de acidentes em até 70%.
