
4 minute read
Eletricamente premium
A Lexus prepara o lançamento, no final do ano, do seu primeiro modelo elétrico desenvolvido sob uma plataforma totalmente dedicada. Depois do UX 300e, este RZ 450e quer marcar um ponto de viragem e transformar a marca japonesa na mais eletrificada do universo Toyota.
Anova Lexus está a avançar sobre carris. Depois de um primeiro “ensaio” no mundo dos elétricos com o UX 300e, um modelo totalmente adaptado, a marca nipónica lança no final de 2022 o seu primeiro modelo sem emissões assente numa plataforma dedicada. Chama-
Advertisement
-se RZ 450e e promete manter todo o ADN da marca, mas adaptado à eletrificação total.
A partir da plataforma e-TNGA, a mesma que serve o também novo elétrico bZ4X da Toyota, os designers da Lexus tiveram liberdade para dar largas à imaginação e criaram um modelo 10 cm maior que o “pri- mo”. A secção dianteira distingue de imediato o RZ como BEV. Sem motor de combustão interna, o capô foi rebaixado e as entradas de ar reduzidas. A grelha mantém-se como o principal laivo de identidade, mas neste caso o formato evoluiu tridimensionalmente. A maior flexibilidade de design permitiu, igualmen- te, a elaboração de guarda-lamas dianteiros mais musculados. Tudo isto, reforçado por uma pintura de dois tons, que estende a área de contraste do tejadilho ao capô, enquanto os faróis ultrafinos que realçam o “L” fundem-se na carroçaria. A longa distância entre eixos de 2.850 mm aumenta o impacto do
Em destaque
• Primeiro Lexus elétrico em platafoma dedicada (e-TNGA)
• Filosofia Lexus Eletrified
• Bateria de 71,4 kW
• Mais de 400 km de autonomia
• Estreia da tecnologia One Motion Grip desenho, expressa o baixo centro de gravidade e pretende proporcionar, segundo a Lexus, um excelente equilíbrio de massas. As jantes, de 18‘’, de série, ou de 20’’, nas versões mais equipadas, foram empurradas para os cantos do conjunto. Atrás, o visual é moderno e tecnológico e o nome Lexus surge em destaque no portão da mala. O spoiler dividido estende-se na linha traseira e contribui para o desempenho aerodinâmico.
CONFIANÇA, CONTROLO E CONFORTO
A Lexus defende que o RZ deve sempre responder às intenções do condutor, de forma a tornar a condução confortável e emocionante. Para tal, os responsáveis pelo projeto concentraram-se na qualidade de condução como uma sensação natural, para que o movimento do carro seja sempre fiel à vontade de quem segue ao volante, através do dispositivo opcional “One Motion Grip” do



ONE MOTION GRIP, O SANTO GRAAL DO RZ
sistema Steer-by-wire (ver caixa), uma inovação de controlo preciso da tração às quatro rodas, Direct4.
Do mesmo modo, utiliza o conceito de eixo elétrico, denominado e-Axle, que foi introduzido pela primeira vez no UX 300e. Trata-se de um conjunto compacto e modular que consiste num motor, numa engrenagem e numa unidade de controlo ECU, posicionada entre as rodas motrizes, e que em conjunto com o sistema de controlo de tração integral Direct4 (é o primeiro Lexus a utilizá-lo) ajuda a manter a postura, a tração e a distribuição de potência, de acordo com as condições de condução.
Uma das grandes estreias deste RZ é opcional, mas a Lexus acredita que será uma opção revolucionária. Chama-se One Motion Grip e é o primeiro sistema “steer-by-wire” do mundo dotado de um volante tipo manche de avião. Não existe qualquer ligação mecânica entre o volante e as rodas, eliminando a habitual coluna de direção. Ao invés, utiliza uma ligação elétrica que envia os movimentos do volante para as rodas. A marca defende que a resposta é instantânea e o controlo da direção mais preciso. A tecnologia exige menos esforço por parte do condutor; com apenas um movimento de 150 graus vira para a esquerda ou direita sem necessidade de sobrepor as mãos durante as mudanças de direção. Com a manche tipo avião, o condutor fica com uma visão mais ampla sobre o painel de instrumentos e a estrada. Os designers da Lexus aproveitaram para localizar os controlos em pontos mais altos e mais distantes do que seria possível com um volante convencional, minimizando a necessidade do condutor ajustar a sua linha de visão.
Em relação ao Direct4, consiste num sistema inteligente que equilibra constantemente a tração às quatro rodas, distribuindo a força da tração de forma automática e linear entre os eixos para maximizar a aderência.
Quanto à unidade motriz, é composta por um motor dianteiro de 150 kW e outro traseiro de 80 kW, para uma potência total de 230 kW (313 CV).
Mais De 400 Km
A bateria é de iões de lítio, com uma potência total de 71,4 kW, e está posicionada debaixo do habitáculo, contribuindo para baixar o centro de gravidade. A sua longevidade foi uma das preocupações da marca, até porque se espera que retenha mais de 90% da sua capacidade após 10 anos de vida. Ainda não existem detalhes sobre a autonomia e os tempos de carregamento, mas a Lexus garante que o RZ poderá ultrapassar os 400 km (WLTP). Para maximizar o potencial destes “supostos” 400 km, os perfis de condução incluem um modo “Autonomia” que tem por base a economia de energia registada no modo ECO, ajustando ainda mais as configurações do veículo: a velocidade é limitada e o controlo da climatização é desligado. A Lexus acredita que o RZ consegue fazer consumos abaixo dos 18 kWh/100 km.

Vida A Bordo
O tablier foi totalmente inspirado no do recente NX. A disposição dos mostradores, do head-up display e do ecrã central multimédia de 14” foi otimizada e o painel de instrumentos reduzido. A consola central apresenta um novo controlo circular para o sistema shift-by-wire (que faz de caixa de velocidades) e o habitáculo projetado para ser um espaço leve e aberto, aperfeiçoado pela iluminação ambiente, tudo com a habitual qualidade da marca nipónica.


O espaço atrás é bom, tal como a volumetria da bagageira. Ainda não existem dados, mas daquilo que foi possível ver, é muito grande e aproveitável.
O RZ beneficia ainda dos mais avançados sistemas de segurança ativa e assistência ao condutor apresentados na última geração do Lexus Safety System +, com funções atualizadas como um no- vo monitor que avalia o comportamento do condutor à procura de sinais de fadiga ou distração, a assistência à manutenção da faixa de rodagem sem mãos e o assistente de condução proativo com assistência de direção. Em relação a este último, faz uso do designado e-Latch da Lexus, um suave sistema eletrónico de abertura de portas por toque. O seu funcionamento es- tá associado ao sistema de deteção de ângulos mortos para informar o “Safe Exit Assist”, que cancela automaticamente a abertura das portas se for detetada a aproximação de veículos ou ciclistas na traseira.



As encomendas online do RZ abriram no dia 20 de abril e as primeiras entregas estão agendadas para o final do ano.






