
4 minute read
TAIGO O primeirocoupé
O novo Taigo nasce como o primeiro SUV coupé da VW. Com um toque dinâmico e desportivo, motor transversal e tração dianteira, vai imiscuir-se no segmento B SUV, onde a marca já conta com outros dois modelos: T-Roc e T-Cross. Descubra as diferenças.

Advertisement
Em destaque

Tendo como ponto de partida o design do Nivus, modelo comercializado em exclusivo no Brasil (com grande sucesso, digase), a Volkswagen desenvolveu o Taigo para a Europa, aproveitando a tendência atual de “coupetizar” os SUV. É produzido em Espanha, na fábrica de Pamplona, onde a marca produz o Polo. Assente na plataforma MQB A0, a mesma que serve o Polo e o TCross, aquele que se intitula como o primeiro SUV Coupé da marca alemã apresenta uma distância entre eixos de 2.566 mm, praticamente a mesma dos dois irmãos. Apesar disso, o comprimento cresce para os 4.266 mm, enquanto a altura cifra-se em 1.494 mm e a largura em 1.757 mm. Feitas as contas é 150 mm maior e 60 mm mais baixo que o T-Cross. Um aumento quase irrelevante das dimensões, mas suficiente para lhe conferir uma bagageira de 438 litros, valor próximo dos
385/455 do T-Cross que conta com a regulação longitudinal do banco traseiro, argumento que o Taigo não possui.
“Este é um momento muito importante para a Volkswagen. Sabemos que o segmento dos SUV compactos é muito importante em Portugal, representando cerca de 1/4 das vendas. A Volkswagen precisa de rejuvenescer a imagem e este modelo vai reforçar o posicionamento e a notoriedade da marca”, sublinhou Marília Machado dos Santos, diretora-geral da Volkswagen em Portugal, durante a apresentação do novo modelo.

Suv Coup Puro
O design do Taigo distingue-se facilmente dos outros representantes da marca, com destaque para a pronunciada inclinação do óculo traseiro, que contribui para o tão desejado estilo dinâmico/desportivo. As secções dianteira e a traseira revelam linhas mais próximas da família VW, ainda que o
Equipamento
A gama “portuguesa” compreende 14 cores de carroçaria, 8 desenhos de jantes e três níveis de equipamento: Life, Style e R-Line.
LIFE: sistema Front Assist; aviso de saída de faixa Lane Assist; faróis em LED; painel de instrumentos Digital Cockpit Basic; sistema multimédia Ready Discover com ecrã de 8’’ e App Connect Wireless; câmara de estacionamento traseira; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sensor da pressão dos pneus; ar condicionado automático; retrovisores elétricos aquecidos e retráteis; volante multifunções em couro; vidros traseiros escurecidos; barras de tejadilho em preto; e jantes de liga leve de 16’’.
STYLE, acrescenta: IQ. Drive Travel Assist; faróis iQ.Light Matrix LED; faróis de nevoeiro em LED; ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro; Digital Cockpit Pro 10,25”, ar condicionado automático bi-zona; aquecimento dos bancos dianteiros; barras de tejadilho prateadas; e jantes de 17’’.
R-LIFE, acrescenta: para-choques na cor da carroçaria; apontamentos visuais específicos; estofos em tecido desportivo exclusivo; difusor traseiro em preto brilhante; ponteiras de escape com acabamento cromado; e forro do tejadilho a negro.
conjunto faróis/grelha (LED de série; IQ.Light LED Matrix opcional) à frente e a “barra” luminosa atrás reforcem a tónica desportiva ao assumir contornos mais afilados. Na dianteira é ainda possível optar por uma segunda barra a unir os grupos óticos que também pode ser iluminada.
No interior, o design do tablier também é conhecido, idêntico ao do T-Cross e do T-Roc, mas distingue-se pela presença de comandos da climatização com superfícies táteis e poucos botões físicos. Num conjunto orientado para o condutor são os ecrãs que dominam, com o painel de instrumentos digital a ser de série em todas as versões (Digital Cockpit de 8” ou de 9,25”). Já o sistema de infoentretenimento (MIB 3.1) pode oscilar entre os 6,5 e os 9,2”, dependendo da variante e nível de equipamento. Destaque para a presença de diversos assistentes de condução que conferem ao Taigo a condução semiautónoma. Aqui, nota para o sistema IQ. DRIVE Travel Assist, que conjuga assistência à travagem, à direção, à aceleração e ao cruise control adaptativo.
APOSTA NA GASOLINA
Como vem sendo apanágio na VW para este segmento, a gama Taigo é composta apenas por motores a gasolina entre os 95 CV e os 150 CV, já conhecidos de outros propostas da casa germânica; não contempla variantes híbridas ou elétricas. Assim, a oferta engloba o tricilíndrico 1.0 TSI com 95 e 110 CV e o quatro cilindros 1.5 TSI de 150 CV. Dependendo da motorização, a transmissão (dianteira) pode ser manual de cinco ou seis velocidades, ou automática de dupla embraiagem (DSG) de sete. Em opção haverá, ainda, pacotes que permitirão personalizar o Taigo ao gosto do cliente: Black Style Package, Design Package e Roof Pack.



RICARDO CARVALHO
Ficha T Cnica
VW TAIGO 1.0 TSI

TIPO DE MOTOR Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo CILINDRADA 999 cm3
POTÊNCIA 110 CV às 5.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 200 Nm entre as 2.000 e as 3.000 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa manual de 6 velocidades
V. MÁXIMA 191 km/h
ACELERAÇÃO 10,4 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 123 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.266 / 1.757 / 1.515 mm
PNEUS 205/60 R16
PESO 1.242 kg
BAGAGEIRA 438 l
PREÇO 25.080 €
LANÇAMENTO Março de 2022
Ficha T Cnica
VW TAIGO 1.5 TSI DSG
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo CILINDRADA 1.498 cm3
POTÊNCIA 150 CV entre as 5.000 rpm e as 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 1.500 e as 3.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (DSG, dupla embraiagem)
V. MÁXIMA 212 km/h
ACELERAÇÃO 8,3 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 6,1 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 138 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.266 / 1.757 / 1.515 mm
PNEUS 205/55 R17
PESO 1.304 kg
BAGAGEIRA 438 l
PREÇO 33.510 € LANÇAMENTO Março de 2022


Em



• Primeiras entregas em junho
• Três motorizações, duas a gasolina e uma PHEV
• Interior totalmente novo
• Suspensão hidráulica progressiva de controlo eletrónico (PHEV)
Citro N C5 X
