HANDS ON 17

Page 1

ANDRÉA PROCHASKA

CEO DA BEM BACANA LOCAÇÕES

os
18 de abril de 2023 8h às 19h (Exposição, painéis e almoço de networking) Centro de Convenções Rebouças www.onnatv.com.br Presencial | Digital | Plataforma B2B Prata Bronze Platina Ouro
Para
melhores, o melhor!
Media partner Apoio Sustentabilidade eccaplan Consultoria em Sustentabilidade Realização e Promoção Produção Executiva Apoio Institucional União Brasileira de Feiras Eventos de Negócio unedestinos EMPRESÁRIOS BRASIL Apoio NETHOSPITALITY

Com approach personalizado das necessidades do mercado de feiras e eventos e do cliente pessoa física, a empresária aponta soluções criativas no crescente segmento de

ANDREA PROCHASKA

INDEX 8 EDITORIAL Momento especial 10 SPEAKERS ON Luiz Marins 20 SPEAKERS ON Suely de Souza 60 STAY ON Ferretti Yachts 850 68 ON TRAVEL Os melhores hotéis do mundo 46 ON EVENTS Expo Center Norte 40 ON SOCIAL A democracia do capital 50 ON GREEN O futuro é agora 12 ON INTERVIEW Inovação com muito estilo 34 ON PERSONA Inspiração & beleza 58 WHATS ON 56 ON EXHIBITION 30 ESFE 2023 Transparência & resultado 78 GALERIA DOS NOTÁVEIS 22
móveis
locação de
FÁBIO
MENDES
H.

OTAVIO NETO

CEOGrupoOnMedia e Publisher HANDS ON

MOMENTO ESPECIAL

Para nós, do grupo Grupo On Media, essa é uma época do ano muito especial. Em abril, realizamos anualmente o nosso ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, que em 2023, quem diria, chega com muito sucesso à 18ª edição, dessa vez abordando o tema ‘Transparência & Resultados”.

vem. Estão confirmados 34 expositores e projeta-se público de 600 participantes.

O 18º ESFE É VOLTADO AO MERCADO M.I.C.E.

E A TODOS OS SEGMENTOS QUE O ENVOLVEM

O conteúdo de nosso tradicional evento inclui exposição, painéis com convidados e painelistas de grande expertise e renome, e almoço de networking, no dia 18 de abril de 2023, das 8h00 às 19h00, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Haverá transmissão integral via YouTube e Plataforma B2B.

O 18º ESFE é voltado ao mercado M.I.C.E. e a todos os segmentos que o envol-

Nessa 17ª edição da Hands On destacamos, entre outros artigos, nossa entrevistada de capa, a empresária Andréa Prochaska, que vem revolucionar o mercado de aquisição por assinatura de móveis, nesta nova economia que estamos vivenciando. Há ainda um perfil revelador sobre o trabalho da atual Secretária Executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, Luciane Leite, pela ótica de nosso editor, Carlos Eduardo Oliveira.

E, como sempre, em Hands On, muito estilo de vida: confira todo o glamour dos iates Ferreti – notadamente, do Ferretti Yacht 850, o Senhor dos Mares.

Òtima leitura.

EDITOR E JORNALISTA

RESPONSÁVEL

Carlos Eduardo Oliveira

MTB: 2401/DF

PROJETO GRÁFICO

E DESIGN

Purim Comunicação Visual

REPÓRTER

Vanda Fulaneto

CONSELHO EDITORIAL

Adelson Coelho

Carlos Eduardo Oliveira

Otavio Neto

Rogério Macadura

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Otavio Neto otavio@onnatv.com.br

DESENVOLVIMENTO

PROJETOS ESPECIAIS

Luiz Octavio Pinto Neto (JAKA) luizoctaviopn@icloud.com +55 (11) 98400-9130

FOTOS

E ILUSTRAÇÕES

Fábio H. Mendes (Capa), Adobe Stock, Divulgação e Freepik Premium

UMA PUBLICAÇÃO DO GRUPO ON Media

Redação e administração: Radar Comunicação e TV LTDA. (CNPJ 36.398.837/0001-88)

ASSINATURA E DISTRIBUIÇÃO +55 (11) 11 98803-0299

COLABORADORES

Adelson Coelho

Luiz Marins

Helena de Mendonça Godoy

Luciana Albuquerque

Rodrigo Januário

Suely de Souza

Toni Sando

Willy Herrmann

Av. Fernando Nobre n. 11 - Vila de São Fernando Golfe - Cotia /São Paulo Tel.: +55 (11) 11 98803-0299

A HANDS ON não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados. Não é permitida a reprodução total ou parcial sem a prévia autorização.

Data de publicação: 03/04/2023

8 HANDSON 17 EDITORIAL

LUIZ MARINS

Antropólogo,consultor,

A CORAGEM DE “QUEIMAR AS NAUS”

Agátocles, tirano de Siracusa, numa expedição marítima contra Cartago, ao desembarcar, mandou queimar todos os seus próprios navios e marchou contra Cartago, cujos habitantes, derrotou. Fez isso para anular – para si próprio e a seus comandados – qualquer possibilidade de fuga ou de voltar atrás. Sem os navios, seria impossível recuar.

recuar? Não terá sido uma loucura esta decisão?

QUANDO VOCÊ TOMAR

“Queimar as Naus” significa, pois, ir em frente, sem sequer poder pensar na possibilidade de voltar ou desistir. Há vários exemplos na história, de comandantes valorosos que fizeram a mesma coisa. Dizem que os Vikings faziam o mesmo – ao chegar num porto para invadir um território e conquistá-lo – queimavam seus navios para impedir qualquer possibilidade de recuo.

“Queimar as Naus” significa, pois, vencer ou vencer! O que esta história pode nos ensinar para nossa vida pessoal, profissional e empresarial? Muitas vezes começamos um projeto; entramos numa nova empreitada; fazemos uma mudança forte em nossa vida pessoal e ficamos pensando no passado. Ficamos sempre com a dúvida se deveríamos ou não ter feito o que fizemos ou tomado a decisão que tomamos. Estamos sempre com um pé no cais e um pé no navio. Será que não vale a pena

E aí, se os navios estiverem no porto a nos esperar, é muito provável que tenhamos a tentação – mais confortável e segura – de voltar, de recuar. Mas se queimarmos os navios (do passado), não teremos como recuar. Não haverá navios a nos esperar. Teremos que caminhar, ir em frente, acreditar, lutar, vencer. Assim, quando você tomar uma decisão, pense bem antes e uma vez tomada, queime as naus, ou seja, não pense mais no passado e vá em frente! Na empresa, quando lançamos um novo produto ou novo serviço temos que fazer absolutamente tudo para que tudo dê certo. Se ficarmos pensando na possibilidade de recuar, jamais empreenderemos o esforço total para vencer os desafios que por certo surgirão à nossa frente. É a mesma coisa na vida pessoal. Um funcionário que foi transferido para uma nova função em local diferente terá muitas dificuldades a enfrentar até que a total adaptação ocorra. Filhos, esposa, escolas etc. tudo mudará. Se esse(a) funcionário(a) não “queimar as naus” ficará o tempo todo reclamando e lembrando os bons tempos do lugar onde morava e vivia. Assim, para vencer é preciso ter a coragem de “queimar as naus”. Pense nisso. Sucesso!

10 HANDSON 17
palestranteeescritor www.marins.com.br
UMA DECISÃO, PENSE BEM ANTES E UMA VEZ TOMADA, QUEIME AS NAUS +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br SPEAKERS ON
INTERVIEW ON FOTOS: DIVULGAÇÃO

INOVAÇÃO COM MUITO ESTILO

Recém empossada na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, a Secretária Executiva Luciane Leite assegura:

“Daremos ainda mais dinamismo e vitalidade ao turismo do estado”

“Sou uma soteropaulistana”, brinca Luciane Leite, durante a entrevista. “Gosto muito de São Paulo, do acesso à cultura que a cidade permite. Shows, exposições, museus, e principalmente cinema. Sou muito cinéfila”, revela. Natural de Uruçuca, região de Ilhéus, zona cacaueira da Bahia (“separei muita semente de cacau na fazenda da família”), a Secretária Executiva do turismo paulista assume o cargo após anos de elogiável gestão como Secretária de Turismo de Ilhabela, onde esteve à frente de cases de sucesso. Caso, por exemplo, da campanha anywhere office –em tradução literal, “escritório em qualquer lugar”, alusão à bem sucedida promoção de incentivo ao home office no paradisíaco município. Cooptada pelo atual planejamento do governo do estado, Luciane antecipa muita positividade para o momentum do turismo paulista. “Temos grandes pautas para nosso plano de gestão de 2023”.

HANDS ON – Como foi seu começo de carreira? Qual sua formação profissional, e como derivou para a administração pública?

“TEMOS ÓTIMOS

PROGRAMAS E VAMOS

TRABALHAR PARA

QUE

Luciane Leite – Meu início de carreira se deu ainda enquanto cursava a faculdade de turismo na Bahia. Trabalhei por oito anos como guia de turismo local, fazendo o receptivo de grupos internacionais de alemães, suíços e franceses, o que me fez entender o perfil do consumidor e suas expectativas. Logo em seguida, migrei para o setor público. Comecei a trabalhar na Emtursa, a empresa de Turismo de Salvador, cuidando do turismo na cidade de Salvador, e na sequência, na Bahiatursa, empresa de turismo da Bahia, onde permaneci por 15 anos como diretora responsável pela promoção internacional do estado. Em 2005, recebi o convite de Caio Luiz de Carvalho, que tinha sido primeiro ministro de Turismo na gestão do ex-presidente

13 HANDSON 17
À PLATAFORMA DO TURISMO, GERANDO EMPREGO E RENDA PARA A POPULAÇÃO”
ELES SE TORNEM PRODUTOS QUE SIRVAM

Fernando Henrique Cardoso, para fazer parte de sua equipe na SPTuris, a Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo.

HANDS ON – E quais foram os passos seguintes?

LL – Foi neste momento que saí da Bahia para vir para São Paulo, motivada pela coragem do Caio de trazer uma baiana para cuidar do turismo da cidade. Migrei para o setor privado, onde permaneci por cinco anos como diretora na Reed Exhibitions, uma das maiores organizadoras de eventos do mundo, cuidando da principal feira latino-americana: a WTM Latin America. Na pandemia, fui convidada pelo prefeito Toninho Colucci para ser secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela e senti que era uma grande oportunidade para evoluir e mudar. Lá, fiquei por dois anos, até receber o convite honroso do secretário Roberto de Lucena, para assumir a secretaria executiva da Setur-SP.

HANDS ON – Que avaliação faz dos desafios como Secretária em Ilhabela, em período que inclusive coincidiu com a pandemia?

LL – Comecei a trabalhar em Ilhabela em janeiro de 2020, em plena pandemia, quando estava proibido fazer qualquer tipo de promoção para viagens. As fronteiras estavam fechadas e só existia a possibilidade de fazer viagens internas pelo Brasil. O cenário de confinamento alargou nossos horizontes e me fez enxergar uma excelente oportunidade, especialmente por conta da tendência de deslocamentos para destinos de natureza, ao ar livre. Começamos, então, a fazer a promoção dentro do próprio estado, e lançamos o conceito anywhereoffice.

HANDS ON – O que exatamente era o projeto?

LL – Ilhabela se tornou o primeiro destino brasileiro a se apropriar desse conceito de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Investimos em estruturação do destino, qualificação, em segmentação da oferta e diversificação de experiências, trabalhamos bastante os eventos e a promoção. Com isso, os resultados vieram.

HANDS ON – Traduzidos em números, quais foram esses resultados?

14 HANDSON 17 INTERVIEW ON
Equipe do Turismo SP - sinergia no Plano de Metas para 2023

LL – Ilhabela foi um dos únicos destinos turísticos brasileiros que já em 2021 conseguiu recuperar seu fluxo turístico, recebendo 1,6 milhão de visitantes, a mesma quantidade de 2019. O observatório de turismo continuou registrando excelentes resultados em 2022: melhor ocupação hoteleira dos últimos sete anos, com média de 72,44%, e 1,8 milhão de visitantes. Ilhabela se reposicionou como destino de natureza, definitivamente a cidade não é mais apenas um destino de sol e praia, tanto que em pleno mês de julho, recebeu 160 mil visitantes, um aumento de 23% na taxa de ocupação hoteleira na baixa temporada, se comparado com 2021. O turismo aquecido impulsionou a economia, o faturamento das empresas do setor foi de 178 milhões no ano passado.

HANDS ON – Acredita que o conceito do anywhere office, o home office, seja definitivo, no pós-pandemia?

LL – Sim. Hoje, é irreversível. Chegou para ficar. Há empresas que exigem dois dias presenciais por semana, de seus colaboradores. Mas veja, quando começamos, o Brasil e o mundo estavam parados. E eu, que acabara de assumir a pasta do turismo em Ilhabela, cidade de eminente vocação turística, tinha a missão de promover a cidade de alguma maneira. E creio que conseguimos.

HANDS ON – Como se deu a transição do exercício em Ilhabela, para o Turismo de São Paulo?

LL – A mudança para São Paulo se deu em comum acordo com o prefeito Colucci. Fui muito bem recebida pelo secretário Roberto de Lucena, e temos o governador Tarcísio de Freitas, que acredita que o turismo é um vetor de desenvolvimento de enorme relevância econômica. Temos programas excelentes, deixados pela gestão anterior, aos quais vamos dar continuidade e ampliá-los. Ao mesmo tempo, estamos acrescentando novas iniciativas que darão ainda mais dinamismo e vitalidade ao turismo de São Paulo.

HANDS ON – A retomada do setor do turismo no pós-pandemia de certa forma “destrava” projetos e programas que ficaram parados em anos recentes. Quais os principais focos da Secretaria para 2023?

LL – Temos ótimos programas e vamos trabalhar para que eles se tornem produtos que possam servir à plataforma do turismo, gerando emprego e renda para a população. Em nosso plano de gestão, teremos foco na qualificação profissional, na regionalização, vamos consolidar a política de Distritos Turísticos e ampliar as oportunidades de investimentos, entre outras grandes pautas. O estado possui 645 municípios, dos quais 210 são turísticos. A muitos deles ainda falta vontade política, equipe qualificada e orçamento. Um dos desafios é conseguir levar o turismo ao máximo possível

15 HANDSON 17
NOSSO PLANO
METAS PARA DESENVOLVER REGIÕES NÃO NECESSARIAMENTE TURÍSTICAS DO ESTADO”
“O PROGRAMA DISTRITOSTURÍSTICOS É UM PROJETO PÚBLICO-PRIVADO DO
DE

de municípios, conscientizar os prefeitos sobre a relevância de apostar no setor, além de capacitar os profissionais da área.

HANDS ON – Qualificação e infraestrutura são pontos fundamentais, não?

LL – Não adianta apenas ter potencial para o turismo, é preciso infraestrutura de acesso, mão-de-obra qualificada e produtos comerciais para colocarmos nas prateleiras das agências de viagens, além de fazermos promoção. Hoje, dentre os projetos, temos o plano de Regionalização do Turismo Paulista, cujo objetivo é integrar e investir em infraestrutura através do DADE (DepartamentodeApoio ao Desenvolvimento das Estâncias), estamos também apostando no Turismo Rural, por meio da criação de um plano estratégico, e queremos trabalhar com a valorização da gastronomia regional. Temos muito trabalho pela frente e contamos com a chancela do governador e o engajamento do secretário.

HANDS ON – No que consiste o programa dos Distritos Turísticos?

LL – São áreas delimitadas, não necessariamente regiões de turismo, nas quais desenvolveremos politicas que facilitem o acesso dos turistas e desenvolvam o potencial desses locais. É um projeto público-privado do nosso Plano de Metas para 2023, que também envolve um comitê gestor local e para o qual captaremos alguns grupos empresariais como investidores. Mais ou menos como Orlando, na Flórida, faz com sucesso. Um desses distritos é denomina-se Serra Azul, e envolve as cidades de Jundiaí, Vinhedo, Louveira e Itupeva. Mas há outros polos, em outras regiões do estado.

HANDS ON – O setor M.I.C.E. é de extrema importância e peso significativo para o turismo do estado. Em que pontos a Secretaria e o setor convergem? Quais os pontos que podem ser melhorados ou ampliados nessa relação?

LL – O setor M.I.C.E é o sonho de consumo de qualquer destino, porque aumenta muito o ticket médio de gastos do visitante, pago pelas empresas através de seus CNPJs. A cidade de São Paulo já tem uma ocupação muito alta em relação ao turismo de

16 HANDSON 17 INTERVIEW ON
RONALD KRAAG
“O SETOR M.I.C.E É O SONHO DE CONSUMO DE QUALQUER DESTINO, PORQUE AUMENTA MUITO O TICKET MÉDIO DE GASTOS DO VISITANTE”

negócios. A ocupação da rede hoteleira ficou em 65% em 2022, de acordo o com Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens. Mas temos muitos destinos do estado que já estão investindo na capacitação para receber esses grupos corporativos, para reuniões, incentivos, convenções, congressos ou feiras. Ilhabela começou a trabalhar o setor M.I.C.E, fizemos um inventário dos equipamentos, uma sensibilização com o trade local para capacitar a mão-de-obra. Temos cidades prontas, como Santos, Atibaia, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Olímpia – essa, a maior rede hoteleira do estado fora da capital – e outras que ainda estão sendo preparadas.

HANDS ON – Há pouco, foi anunciada uma força-tarefa em prol da recuperação do litoral norte. O que de concreto já foi discutido, para ser colocado em prática?

LL – Nós nos reunimos com os prefeitos do Consórcio Turístico e o trade do Litoral Norte, onde colhemos as principais demandas da região na área de infraestrutura turística, crédito e promoção. De imediato, o governo de São Paulo disponibilizou crédito de 100 milhões de reais para o ecossistema do turismo no litoral norte, por meio da Desenvolve SP, facilitando o primeiro acesso através do Programa de Crédito Turístico no Portal da Secretaria de Turismo. No total, a Desenvolve SP liberou mais de 500 milhões de reais em crédito para diversas

áreas entre o público e o privado, sendo 100 milhões para o turismo. Em seguida, o governo de São Paulo, com a ajuda da iniciativa privada, acolheu nos meios de hospedagem de São Sebastião mais de mil desabrigados e desalojados, garantindo ocupação a parte dos meios de hospedagem da cidade nesse momento mais crítico, ativando assim também a rede de bares e restaurantes.

HANDS ON – Quais os próximos passos?

LL – Agora, diante da infraestrutura regional e os acessos restabelecidos, a Setur SP, juntamente com a Secom SP, estão desenvolvendo campanha de promoção do litoral norte paulista como destino turístico, em cooperação com ABAV, ABIH-SP, Braztoa, CVC Viagens, Befly Travel, Orinter Tour & Travel, Airbnb, Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae, para qualificação do destino, produtos e promoção turística para os próximos feriados e para a baixa temporada, que é o período mais crítico. A Secretaria de Cultura desenvolverá agendas culturais na região nos próximos meses, na baixa temporada. Embora os municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba tenham mais rapidamente do que São Sebastião voltado à normalidade da capacidade de receberem o fluxo turístico, esse fluxo era indesejado num primeiro momento, pelo tamanho da operação desenvolvida em São Sebastião, que envolvia resgate e socorro e recuperação de infraestrutura e serviços. Depois, tínhamos as rodovias e acessos com diferentes graus de insegurança.

HANDS ON – O turista poderá voltar ao litoral norte paulista?

LL – Agora, através do Turismo de São Paulo, vamos estimular o retorno dos visitantes à região com uma campanha de marketing e comunicação. Isso deve acontecer em breve, quando a defesa civil avaliar que o aumento do fluxo de pessoas não tenha impacto negativo no comércio e nos serviços da região, que por hora tem como prioridade atender a população local.

18 HANDSON 17 INTERVIEW ON
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Luciane Leite e o secretário Roberto de Lucena

SPEAKERS ON

AS INFLUÊNCIAS DOS

MESES UNIVERSAIS, PELA NUMEROLOGIA, TÊM

SIGNIFICADOS EM TERMOS DE SITUAÇÕES E ATITUDES

SUELY DE SOUZA

Numerologista www.numerandos.com.br

Março de 2023 será Mês Universal “1” (2023 + 03= 10=1)

Mês Universal “1”

É um bom mês para abrir novos negócios e iniciar projetos. Promoções são feitas, surgem novos líderes, são formulados novos planos de ação. É momento de crescimento, de invenções e de trabalho. Forte movimento de mercado; atos e movimentos de liberdade e independência, tais como greves e piquetes, normalmente ocorrem. Novos ideais são levados adiante. Com espírito de exploração, as pessoas sentem-se mais individualistas que o normal, podendo com isso não manifestar desejo de cooperação, mas sim de agir ou ficar só. Mês ativo e dinâmico, favorável a todo o tipo de ação e empreendimento.

Esteja aberto para novas ideias e ponha em ação seus planos.

É UM BOM MÊS PARA ABRIR NOVOS NEGÓCIOS E INICIAR PROJETOS

Mantenha-se ocupado usando tanto a energia mental quanto a física. As coisas iniciadas neste mês são favoráveis, e embora as recompensas possam não ser aparentes de imediato, geralmente frutificam em tempo. Deve ter cuidado com a tendência para dominação, arrogância e autoritarismo. Mês favorável para os negócios, assumir o comando, adquirir novas responsabilidades, começar algo novo, retomar um projeto que estava parado, investir nos negócios e ter empreendedorismo.

Abril de 2023 será Mês

Universal “2 e 11” ( 2023 + 4 = 11=2)

Mês Universal “2” “11”

Neste mês procure ser mais ativo e ter os seus objetivos bem definidos. Não deve delegar nenhuma tarefa pessoal a ninguém, devendo antes cuidar de tudo pessoalmente, com uma postura corajosa e segura, seguindo apenas a sua própria opinião, mesmo que esta vá contra a opinião dos que o rodeiam.

Durante esse mês, acordos diplomáticos, ajustes políticos, juntar dados, colecionar e acumular informações. É favorável toda ação para chegar a acordos e para manter relacionamentos amigáveis. É momento de testar as diferenças e as situações, sempre com o objetivo de se chegar ao âmago da ques-

20 HANDSON 17

tão. As pessoas se interessam pelas pequenas coisas e as trivialidades; sentem-se mais aptas a prestarem atenção aos detalhes. Embora seja uma vibração de proximidade e fácil de convivência, geralmente as pessoas têm dificuldade para tomar decisões e fazer coisas. A visão normalmente tende a ser limitada e, sendo assim, não é um bom tempo para compartilhar ideias. É um tempo de crescimento que pode não ser notado imediatamente porque você ainda está num período de gestação. Paciência, tato e diplomacia lhe darão tudo o que desejar. As coisas levam tempo, e o tempo é importante para o desenvolvimento, mesmo quando parecer lento demais. Mantenha seus objetivos em mente, enquanto trabalha com os outros. É um bom mês para cuidar de todos os pequenos detalhes

para os quais nunca se tem tempo. Desafios podem aparecer na forma de situações que envolvam conflitos, que você pode facilitar se quiser.

É FAVORÁVEL TODA AÇÃO PARA CHEGAR A ACORDOS

Pelo 11: instituições e organizações religiosas recebem maior amparo e têm suas atividades aumentadas. Tempo favorável para estudos religiosos ou filosóficos, para fazer reformas e compartilhar pensamentos e ideias. O evangelismo e os assuntos de natureza psíquica recebem maior atenção. Grupos atuantes clamam por melhorias. As ideias recebidas por inspiração podem vir a ser benéficas a todos. Mês de extremos, pois esta vibração pode dar grande energia em qualquer direção. As pessoas são nervosas e descuidadas e podem tomar decisões fracas, a menos que sigam sua orientação interior.

21 HANDSON 17
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br

INOVAÇÃO COM MUITO ESTILO

Com approach personalizado das necessidades do mercado de feiras e eventos e do cliente pessoa física, a empresária Andrea Prochaska aponta soluções criativas no crescente segmento de locação de móveis

Vamos combinar: nem sempre é fácil “virar a chave”, profissionalmente falando, quando se surfa uma carreira de sucesso. Mudar de rota, por algum motivo maior. Mas foi exatamente o que a empresária Andrea Prochaska, CEO da Bem Bacana Locações, fez. Publicitária na origem, percorreu carreira vitoriosa como diretora em grandes agências de propaganda de São Paulo. Quanto mais subia na profissão, mais aumentavam as reuniões, as viagens, os serões. “Isso era legal, eu tinha um bom status profissional. Por outro lado, via meus filhos crescendo, e não tinha tempo para eles, eu era aquela mãe que ninguém conhecia nas reuniões da escola”, brinca. A saída foi empreender o próprio caminho. Juntando forças com o marido, Nico Prochaska,

ele também egresso da publicidade, surgiu, há 22 anos a agência Bem + Comunicação Integrada. Deu certo. Tanto que, muitos anos depois, sob seu “guarda-chuva”, veio a Bem Bacana Locações, empresa que encampou logo de saída em seu DNA um inovador mas à época ainda meio incipiente core: a locação de móveis para eventos. Uma das razões, aliás, de seu atual protagonismo.

“Há uns doze anos atrás, claramente havia um nicho”, avalia a empresária. “Além de pouca gente operando no mercado, os custos para eventos eram altos, e a qualidade de entrega, baixa”, conta.

“Não havia preocupação com móveis diferenciados, com qualidade, com design. Enfim, com a entrega ao cliente”.

22 HANDSON 17
SPOT ON
“NÃO HAVIA PREOCUPAÇÃO COM MÓVEIS DIFERENCIADOS, COM QUALIDADE, COM DESIGN. ENFIM, COM A ENTREGA AO CLIENTE”
HANDSON
FOTOS: GREGORY GRIGORAGI

Aos poucos, a empresa buscou, antes de lançar-se ao mercado, criar, em quantidade e qualidade, o seu próprio acervo. “Antes de mais nada, o conceito na montagem do acervo era nos atender. Ou seja, atender à nossa expectativa, a partir da necessidade que sentimos no mercado de eventos”. Atualmente, o acervo conta com milhares de peças e móveis,

“É UM NOVO CONCEITO DE CONSUMO. ELE NÃO PRECISA COMPRAR. ELE NÃO QUER COMPRAR, NÃO PRECISA DA POSSE. QUEREM APARTAMENTOS JÁ MOBILIADOS, PRATICIDADE, MOBILIDADE”

distribuídos ao longo dos 1700 metros quadrados do galpão em Cotia, na Grande São Paulo.

Expandindo horizontes

Ao longo de sua atuação no segmento, a Bem Bacana nunca deixou de tentar identificar outros possíveis trends , tendências. E uma delas, então de

24 HANDSON 17 SPOT ON
Andrea Prochaska: talento em identificar as oportunidades de mercado

grande apelo nos EUA, acentuou-se no Brasil com a pandemia (e segue assim, depois dela): a locação de móveis para cacas, para o consumidor final. Por inúmeras e justificadas razões.

“Ao pesquisarmos, descobrimos que esse mercado é antigo nos EUA, e é enorme. Há um modelo de lojas de locação de móveis, as con-

cept stores (“lojas-conceito”, em tradução literal). Era algo que eu apenas intuía que poderia existir mas não tinha certeza, até então nosso foco era apenas a locação de móveis para eventos. Mas era uma realidade irreversível, um outro nicho. O que acontece é que o comportamento de parte dos consumidores no lar, notadamente consumidores mais jovens, mudou. Hoje, eles não se entusiasmam com a posse, mas apenas em ter acesso”, conceitua Andrea.

Na prática, esse consumidor moderno busca rever o layout do espalho físico que tem disponível para, a partir daí, buscar alternativas para adaptar os móveis em sua residência. Como? Alugando-os, através de uma plataforma de assinaturas de locação.

“É um novo conceito de consumo. Ele não precisa comprar. Ele não quer comprar, não precisa da posse. Querem apartamentos já mobiliados, praticidade, mobilidade. Até porque, seja por razão de trabalho ou outras, pode ser que esse nem seja seu endereço definitivo”. Nesse perfil de clientes cabem: jovens solteiros; recém casados com orçamento comprometido pela (pesada) parcela de “entrega das chaves”; profissionais de fora de São Paulo residindo na capital; idem, para quem realiza longos tratamento de saúde na Pauliceia; e assim por diante. E ainda há o fato, Andréa concorda, dessa parcela de consumidores mais jovens já viver “in”, no mercado de assinaturas de produtos e serviços. Vide o sucesso do streaming.

25 HANDSON 17
Bem Bacana Locações: sinergia em soluções para os clientes
26 HANDSON 17 SPOT ON
FÁBIO H. MENDES
Egressa da publicidade, Andrea soube como reinventar a carreira com sucesso

Os planos de assinaturas oferecidos pela Bem Bacana vão de um mínimo de um mês, até um ano. Ao longo do contrato, é possível mudar a decoração e trocar os móveis a qualquer momento e por qualquer motivo, testando o que fica melhor e renovando o ambiente interno sem gastar mais nada por isso. Outros serviços disponíveis são personal organizer; harmonização de ambientes; lavagem de tapetes, carpetes e estofados; “chef em casa” (cozinheiro para pequenos eventos), etc.

A visão ESG não deixa de estar presente também naquele que é o DNA de origem da Bem Bacana: uma vertical de eventos. Mercado, enfim!, reaquecido no pós-pandemia. “Em uma feira, o estande reflete a personalidade daquela marca. E dentro dessa personalidade da empresa, fazemos a curadoria mais apropriada no uso de móveis, cores, matérias, texturas, plantas, bufê”, diz Andrea.

Ou seja, naquele que o momento máximo de celebração da marca, existe a preocupação da empresária que a transmissão do “recado” ao visitante seja bem dada. E essa curadoria, Andrea adianta, é tailor made , personalizada. Até porque muitas empresas exibem um vasto portfolio dentro do mesmo evento. “Damos muita atenção a isso. Não é porque é uma marca de doces que o chocolate tem que ter o mesmo tratamento da paçoca”, brinca.

+

@hands_on_magazine

GREGORY GRIGORAGI

28 HANDSON 17 SPOT ON
Atualíssima, a pauta ESG baliza o trabalho da empresária: “Hoje os clientes são alinhados com a ideia de sustentabilidade”
CONTEÚDO
Há ainda outro ingrediente seminal a essa nova forma de “consumo” de móveis: a pauta ESG. “Há muitos clientes alinhados com a ideia de sustentabilidade, com preferência por empresas e marcas alinhadas ao conceito de sustentabilidade em sua origem”, assinala Andrea. “E adeptos também à ideia de economia compartilhada, da menor agressão possível à natureza: um bem pode ser seu em um momento, mas pode ser de outros, em outros momentos”. ON na TV onnatv.com.br
“EM UMA FEIRA, O ESTANDE REFLETE A PERSONALIDADE DAQUELA MARCA”
Estande na feira: a personalidade da empresa

ESFE 2023: TRANSPARÊNCIA & RESULTADO

18ª edição do tradicional evento do setor M.I.C.E. reúne lideranças do segmento para fomentar negócios, networking, conteúdo e inovação

2023 ESFE

ESFE 2023 – TRANSPARÊNCIA & RESULTADO

Data: 18 de abril de 2023 | Horário: 8h às 19hs

Local: Centro de Convenções Rebouças

End.: Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo/SP

Tel.: (11) 3898­7850 | https://convencoesreboucas.com.br

ras e eventos. O formato do ESFE contempla pautas e discussões seminais ao setor M.I.C.E., através de painéis com duração de 90 minutos cada que compõem a estrutura geral do evento.

Criador e desenvolve dor do ESFE, o empresário Otávio Neto, CEO do grupo On Media, publisher da revista HANDS ON e apresentador do programa On na TV, comanda rá os painéis. “Há 18 anos, o ESFE tem como missão gerar negócios para o setor. Esse é um dos nossos pilares, bem como os demais, que são networking, conteúdo e inovação. E como sempre, nessa nossa 18ª edição, esses quatro pilares estarão juntos, através

de nossos painéis e seus respectivos painelistas”. Ainda na pauta do ESFE 2023, destaque para a importância do crescimento sustentável e da abordagem ESG de feiras, eventos e congressos. E para o já tradicional Almoço de Networking. Como em edições anteriores, o ESFE 2023 novamente utilizará a melhor metodologia de reuniões disponível no país para a já tradicional Rodada de Negócios 4.0, organizada por Oracio Kuradomi, CEO da Empresários Brasil.

O ESFE 2023 – “Transparência & Resultado” é uma apresentação da plataforma SempreJuntosBR e do Centro de Convenções Rebouças.

31 HANDSON 17

PROGRAMAÇÃO

8h Welcome Coffe

8h30 Abertura Oficial Hino Nacional e Speech ON

PAINEL ESFE FEIRAS EVENTOS E CONGRESSOS - 8h45

Painelista eModerador

Paulo Octavio Pereira de Almeida Diretor executivo da UBRAFE

Osorio Neto CEO & Fouder At Octarte Arquitetura em Eventos

10h Coffe Break

Debatedor

Alexandre Marcilio Diretor Geral Destino Transamérica

Armando Arruda Pereira Consultor UBRAFE e Presidente do CONTURESP

Fatima Facuri Presidente da ABEOC Brasil

Debatedor Debatedor Debatedor

Paulo Passos Presidente Executivo da ABRACE

Carlos Corrêa Presidente Executivo APAS

PAINEL TURISMO: SAÍDA PARA O DESENVOLVIMENTO - 10h30

Erisson Matos CEO Yes Movel Show

Painelista

Toni Sando Presidente Executivo Visite São Paulo e Presidente Unedestinos

Ibrahim Georges Tahtouh Presidente da Câmara de Arbitragem; Presidente do Conselho na IT MICE

Edmar Bull CEO da Copastur

de Souza Presidente Executivo FOHB

12h Visita a Exposição Lounge de Relacionamento

TALKS

12h30 Almoço de Networking

Moderador

Otávio ON Media

Palestrante

Luiz Marins Presidente da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation & Sucess

32 HANDSON 17
2023 ESFE

E INCENTIVOS CARIBE MÉXICO E AMÉRICA DO SUL - 14h30

PAINEL EVENTOS

Painelista Debatedora Debatedor Moderador

Gervasio Tanabe Presidente Executivo Abracorp

Milagros Ochoa Turismo e Marca País - PROMPERU Brasil

Diana Pomar Los Cabos, BCS – México

Cecchele Diretora de vendas Hard Rock

15h30 Rodada de Negócios - 1ª etapa

15h45 Coffee Break

Barbosa Vitrine GlobalComunicação & Marketing

de Lucca Gerente de Vendas da Copa Airlines

Mauricio Vianna Net Hospitality

PAINEL DESENVOLVIMENTO

HUMANO CRIANDO NOVAS HABILIDADES - 16h15

Painelista Debatedora Moderador

Adriana Secali Eu e Minhas Mãos

Juliana D´Agostini Pianista Clássica, Concertista, Cantora e Compositora

Cirurgião Plástico

Hirata Médico Endocrinologista e Clinico Geral co-working do mundo

17h Rodada de Negócios - 2ª etapa

PAINEL LIVE MARKETING - BRAND EXPERIENCE - ESG

Otávio Neto Grupo ON Media

Painelista eModerador

Alexis Pagliarini Founder Criativista ESG4

Heloisa Santana Presidente Executiva AMPRO

Kito Manzano Fundador Rock Comunicação e Full Bar

19h Coquetel de Encerramento

Nico Prochaska Fundador da Bem+

Elza Tsumori Presidente da Câmara Brasileira da Industria de Eventos

Jane Campos CEO da Radici Plastics

Dutra CEO Octarte

* Programação inclui reuniões setoriais paralelas

33 HANDSON 17
PERSONA ON
FOTOS: LEILA VIEGAS

INSPIRAÇÃO & BELEZA

Com essa premissa, ex-consulesa da França Alexandra Loras inaugura instituto social pró-diversidade em parceria com a plataforma Westwing

“Somente com diversidade, equidade e respeito, criaremos e viveremos em uma sociedade de fato inovadora”. Frase forte, impactante, que faz refletir. E que baliza o trabalho da autora: Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil, que agora inaugura em São Paulo, em parceria com a multinacional Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle (verbox), o Instituto do Protagonismo Feminino. Parisiense da periferia, Alexandra gosta de reafirmar suas origens. “Nasci em uma família pouco convencional, com influências cristãs, muçulmanas e judaicas, de mãe francesa e pai gambiano”, conta. Mestra em Gestão de Mídia pela Sciences Po, a mais prestigiada escola de ciências políticas da França, seu trabalho como palestrante e escritora, ela destaca, já impactou mais de 20 mil pessoas, nos 57 países que visitou. Morou na Inglaterra, Alemanha, Suécia, Espanha, EUA, México e Brasil, onde chegou em 2012 como consulesa da França e se estabeleceu. “Como mulher negra de atuação internacional, pude acumular experiências e todo o conhecimento que compartilho em meus treinamentos e palestras”.

“AJUDEI A CRIAR

AMBIENTES DE TRABALHO

MAIS DIVERSOS, RESPONSÁVEIS, INCLUSIVOS, CRIATIVOS, INOVADORES E, CONSEQUENTEMENTE, LUCRATIVOS”

Sua meta “é transformar a maneira tradicional de liderar, incorporando às rotinas das empresas questões urgentes e delicadas, como ESG, diversidade, etarismo e sexismo, que ainda geram incômodo no ambiente corporativo, suscitam dúvidas e inseguranças e escancaram um importante ponto cego: como liderar a partir do futuro que já se apresenta”. Com base nessa fórmula, ao longo da última década a empresária afirma já ter colaborado com a transformação de empresas, líderes, equipes e empreendedores de diversos segmentos. “Ajudei a criar ambientes de trabalho mais diversos, responsáveis, inclusivos, criativos, inovadores e, consequentemente, mais lucrativos”.

É nesse contexto que surge o Instituto do Protagonismo Feminino, idealizado por Alexandra, Helena Vieira, Antonio Isupero e Bia Vianna. ”Nosso objetivo é fortalecer as mulheres pretas no mercado de trabalho e ajuda-las a alcançar posições de liderança. Queremos ajudar mulheres a darem um passo adiante em suas carreiras, tornando-se líderes em multinacionais e empresas relevantes no mercado”, afirma.

35 HANDSON 17

Diversidade e empoderamento feminino

Desde o final de 2022, Alexandra atua como consultora de diversidade e inclusão da Westwing, com o objetivo de colaborar na consolidação dos projetos que trazem maior pluralidade à empresa, com encontros mensais do comitê de diversidade e palestras gerais, alcançando os mais de 700 colaboradores da companhia no Brasil. “Faz parte do nosso DNA trazer mais beleza para a vida das pessoas. Contribuir com o

projeto do Instituto do Protagonismo Feminino e com uma personagem tão forte como a Alexandra reforça um pilar importante de nossa companhia: o compromisso com a diversidade, empoderamento feminino e ações antirracistas”, comenta Samantha Araújo, head de Growth e líder do comitê de diversidade da Westwing. Com grandes nomes do segmento como inspiração, o espaço recém inaugurado do instituto apresenta um mix entre moderni-

36 HANDSON 17
Alexandra Loras e Westwing: arte, diversidade e inclusão
PERSONA ON
“FAZ PARTE DO NOSSO DNA TRAZER MAIS BELEZA PARA A VIDA DAS PESSOAS”

dade e ancestralidade, peças coletadas pela empresária em viagens pelo Brasil e pelo mundo se misturam com lançamentos assinados pela Westwing Collection, marca exclusiva da companhia. Entre as principais referências estão Eva Sonaike, especialista em moda e tecidos africanos contemporâneos, e Diébédo Francis Kéré, arquiteto burquinês.

MODELO SHOPPABLE E CAPITAL ABERTO

A Westwing é uma plataforma de casa, decoração e estilo de vida. O modelo de negócios conhecido como shoppable possibilita campanhas diárias de curta duração, milhares de novos produtos todos os dia no ar, marcas e oportunidades exclusivas, além de fartas doses de inspiração. Além disso, clientes também têm acesso a uma curadoria de produtos diferenciada no Westwingnow. Desde fevereiro de 2021, a Westwing tornou-se uma empresa de capital aberto na B3.

Informações: www.westwing.com.br.

38 HANDSON 17 PERSONA ON
Instituto do Protagonismo Feminino: com o DNA da atuação da idealizadora em 57 países
+CONTEÚDO
ON na TV onnatv.com.br
Alexandra Loras: por mais mulheres negras em posições de liderança
@hands_on_magazine

Maior evento do quarto setor no país, Expo Favela Innovation

expande-se para todos os estados e ratifica o empreendedorismo social de seu criador, o empresário

Celso Athayde

40 HANDSON 17
SOCIAL ON

A DEMOCRACIA DO CAPITAL

Senão, vejamos: cerca de R$ 12 milhões em negócios transacionados diretamente entre empreendedores e investidores, dos quais a organização do evento nada pleiteia; o complexo Sheraton São Paulo WTC, na zona sul paulistana, lindamente decorado e abarrotado de visitantes (33 mil), ao longo de três dias, com 600 expositores que nada pagaram para participar (e ainda receberam os estandes prontos); 537 workshops; apoios e patrocínios de gigantes como Prefeitura de São Paulo, Sesi, Senai, IFood, BTG Pactual, Febraban, Grupo Carrefour, etc; presenças do calibre do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, dos apresentadores Luciano Huck e Marcelo Tas, o empresário Abílio Diniz, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, entre outros. Um balanço pra lá de positivo, o da segunda edição da Expo Favela Innovation, em São Paulo.

E com todo esse lastro, o criador do evento, num arroubo de descontração, adentra o auditório lotado para a abertura oficial arriscando passinhos de dança no palco, ao som de um DJ. Um ex-residente da Favela do Sapo, no Rio, com palestras em universidades como Harvard, London School of Economics, MIT (Massachusetts Institute of Technology). “Esse é o start de um movimento de massificação da nossa potência”, assinala o empresário Celso Athayde. “Se hoje a grande mídia nos destaca, é pela ousadia em

41 HANDSON 17
Por Carlos Eduardo Oliveira
“QUEREMOS PROMOVER O ENCONTRO DE GESTORES DE BILHÕES COM GENTE QUE ADMINISTRA UMA BARRACA DE HOT-DOG, E QUE TAMBÉM TEM SUA RELEVÂNCIA”
FOTOS: LEILA VIEGAS

realizar um evento num espaço nobre em São Paulo onde as grandes marcas fazem suas ações, unindo empreendedores da base social da pirâmide a grandes empresários. Promovendo o encontro de gestores de bilhões com gente que administra uma barraca de hot dog, e que também tem sua relevância”.

Está tudo lá: empreendedorismo, tecnologia, cultura, inovação, arte, moda, gastronomia, games. Maior evento do gênero no Brasil, a Expo Favela Innovation é o, digamos, offspring (“filhote”, em tradução literal) da atuação de Athayde à frente da CUFA (Central Única das Favelas), ONG fundada por ele (e pelo rapper MV Bill) no Rio em 1999, hoje presente em todos os estados e até no exterior – e de fundamental papel ao longo da pandemia (ver box). Feira de negócios que contempla empreendedores e startups de periferia, a Expo Favela tem como core dar visibilidade a essas iniciativas e, assim, promover o encontro com investidores que possam acelerar esses negócios, gerando oportunidades, empregos e renda. De acordo com dados da primeira edição, em 2022 estiveram presentes ao evento 307 fundos de investimentos. “A Expo Favela dá aula de inovação e democratização dos lucros”, estampou recentemente a revista VEJA.

Não por acaso, em 2023 a feira acontece em praticamente todas as capitais e no Distrito Federal, antes da apoteose, em dezembro, no Expo Center Norte, para 180 mil pessoas. “Para mim, que sou do Parque Santo Antônio, é uma alegria imensa participar da Expo Favela”, declara o prefeito Ricardo Nunes. “Trabalhamos para que São Paulo seja uma cidade de diálogo, que não exclua ninguém. Que reduza as desigualdades e gere emprego e renda a empreendedores de todas as raças e cores”. Luciano Huck: “A Expo Favela é importante para o empreendedor que não nasceu com grandes oportunidades ao seu redor. Para que possamos romper essa cruel loteria, e darmos oportunidades a todos, independentemente de onde nascerem”.

Trajetória de (muita) superação

“Agora é fácil. Difícil era correr do rapa nos tempos de camelô lá em Madureira”, brinca Athayde, fundador e CEO do Favela Holding. Nascido em Nilópolis, na Baixada Fluminense, sua trajetória de vida passou longe de um mar de rosas. Aos seis anos, saiu de casa com a mãe e o irmão para literalmente morar na rua, “debaixo de um viaduto”, ele revela. “Depois, morei num abrigo. Aí mudamos para o Pavilhão de São Cristóvão (N.E.: hoje palco da famosa

42 HANDSON 17
SOCIAL ON
A
EXPO FAVELA FAZ A PONTE
ENTRE STARTUPS DA PERIFERIA COM INVESTIDORES QUE ACELERAM ESSES NEGÓCIOS, GERANDO OPORTUNIDADES, EMPREGOS E RENDA
Nos EUA, em evento com o ex-presidente Bill Clinton: reconhecimento internacional Expo Favela: 33 mil na primeira etapa em SP, e previsão de 180 mil pessoas, em dezembro

Celso e o filho, Tales Athayde: à frente da holding pioneira em atuação nas comunidades

Feira Nordestina) e depois para a Favela do Sapo, onde me criei”. Por anos, batalhou como camelô, em Madureira e no centro do Rio. A redenção começou através da música: o envolvimento com bailes de black music acenou-lhe com oportunidades – tanto que, muitos anos mais tarde, passou a empresariar artistas de sucesso do rap, como o amigo MV Bill e os Racionais MCs. Criou projetos super bem sucedidos, como o Prêmio Hutus, de hip-hop; autodidata, tornou-se escritor e co-autor de best sellers (entre eles, “Cabeça de Porco” e “Falcão – Meninos do Tráfico”) e dirigiu documentários (baseado no livro homônimo, “Falcão...” estreou na TV Globo em 2006, no “Fantástico”, com maciça audiência e repercussão).

O Favela Holding surgiu em 2013 – a primeira holding reunindo empresas com o objetivo de atuar em comunidades e ajudar o desenvolvimento das economias locais. Sob seu “guarda-chuva” situa-se, entre outras companhias e projetos, a Vai Voando, agência de viagens criada para aproximar o transporte aéreo de populações de menor renda, e que já conta com centenas de endereços e franquias país afora. Tamanhos pioneirismo e ousadia renderam-lhe reconhecimentos globais, como a nomeação em 2017 de Empreendedor Social do Ano, pela revista Isto É Dinheiro, e o prêmio do Fórum Econômico Mundial 2022 como Empreendedor de Impacto e Inovação, que lhe foi outorgado em Davos,

43 HANDSON 17

na Suíça, pela Fundação Schwab. Anos antes, em 2015, quando da inauguração da CUFA Nova York, liderou uma caravana de perto de cem moradores de periferias à NY, onde foi recebido – e discursou – na ONU, palestrou na Columbia University e selou parceria da ONG com o Facebook.

“Sou empresário alternativo. Opero onde as empresas normalmente não operam, onde o empreendedor não tem o ‘Habite-se’ e é informal porque o espaço físico onde ele atua e onde mora é informal”, define-se. “Não necessariamente falo a língua do mercado. O que faço é plugar os dois lados. Para viabilizar que empresários e empresas entrem onde até hoje boa parte deles não conseguiu entrar, ou seja, nas comunidades. E que, por sua vez, os empreendedores das comunidades tenham mais oportunidades”. Hoje, os filhos Vinicius e Thales estão com ele à frente do Favela Holding – o último é responsável por novos negócios e planos de expansão. Um terceiro rebento, Celso Athayde Junior, engenheiro, trabalha na Rede Globo.

O céu é o limite

Grupo Carrefour, Luiza Trajano (leia-se, Magazine Luiza), TV Globo (que, diga-se, armou enorme estande na ExpoFavela 2023, em São Paulo), Ambev, Febraban, Grupo VR, Instituto C&A, Sesi, Senai, Sebrae, IFood, BTG Pactual – interlocuções importantes, que atestam a capilaridade de seus projetos. “São empresas e marcas de grande relevância, que nos ajudaram e

CUFA, A NAVE-MÃE

Entre Américas do Sul e do Norte, África e Europa, a CUFA – Central Única das Favelas contabiliza atualmente presença em 20 países. No Brasil, atua em todos os estados e no DF. Criada em 1999, a ONG exerceu papel fundamental nas comunidades brasileiras, ao longo da pandemia. Através de projetos como o Mães da Favela, foram doadas cerca de 500 mil toneladas de alimentos, que somaram R$ 600 milhões em doações, impactando positivamente cerca de 13 a 14 milhões de moradores das periferias.

ajudam no desenvolvimento de projetos sociais. Estamos evoluindo. A cada dia temos mais espaço, falamos de números maiores. Prova de que é possível construirmos, juntos, maiores oportunidades para todos”.

Números bem maiores, aliás. Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2023, a Expo Favela Innovation retorna novamente a São Paulo, após literalmente rodar o Brasil, dessa vez no Expo Center Norte – a expectativa é que circulem perto de 180 mil pessoas nos três dias do evento. Sucesso exponencial para quem atua há apenas dois anos no sempre concorrido calendário de feiras e eventos do país.

prêmio de Empreendedor de Impacto

44 HANDSON 17 SOCIAL ON +CONTEÚDO
ON na TV onnatv.com.br
@hands_on_magazine
Athayde: e Inovação do Ano, em 2022, no Fórum Econômico Mundial Atuação na África: capilaridade multinacional

PROJEÇÕES PANORÂMICAS E MAPEADAS.

PAINÉIS DE LED

CAPTAÇÃO DE IMAGENS, TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA, STREAMING E SATÉLITE

PRODUÇÃO DE CONTEÙDO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOS

SOLUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA SEUS PROJETOS Rua Joaquim de Almeida, 230 São Paulo/SP CEP: 04050-010 Tel: 55 11 5593-5120 programasom@programasom.com.br www.programasom.com.br Atendemos em todo o Brasil Unimos talento e tecnologia para proporcionar experiências inesquecíveis. Trabalhamos com projetos corporativos, esportivos, culturais e de entretenimento. Programasom Programasom Programasom Programasom ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO

EXPO CENTER NORTE: TRÊS DÉCADAS E LONGO CAMINHO À FRENTE

Novidades do tradicional palco de grandes eventos em São Paulo incluem reforma dos pavilhões, instalação de mais de sete mil pontos aéreos, novo fornecedor de alimentos & bebidas e conectividade

Da redação

46 HANDSON 17
IMAGENS: FLÁVIO FERNANDES EVENTS ON
Paulo Ventura, dretor-executivo do Complexo Expo Center Norte: gestão apoiada na modernidade e conectividade

O Expo Center Norte, maior e mais tradicional espaço para eventos de São Paulo, inicia a celebração dos seus 30 anos repleto de novidades para clientes e promotores. As melhorias serão implementadas ao longo de 2023 e 2024, em todos os pavilhões do empreendimento e vão desde obras estruturais, até novos parceiros de A&B, conectividade e soluções para montagem.

As obras compõem o projeto de modernização e atualização do Expo Center Norte, importante polo de feiras e congressos na Zona Norte de São Paulo desde 1993. Atualmente com 98 mil m², o Pavilhão recebe eventos dos mais diversos setores e é parte integrante da Cidade Center Norte, que conta também com os shoppings Center Norte, Lar Center e Novotel Center Norte.

Obras estruturais

As melhorias já começaram a serem implementadas com os pontos aéreos, que estarão disponíveis a partir de abril de 2023. Serão, ao todo, mais de sete mil pontos distribuídos ao

longo dos pavilhões Vermelho, Verde, Branco e Azul, com capacidade de até 50kg cada.

Além disso, a reforma em andamento inclui retirada de paredes e 24 colunas em espaços estratégicos para melhora no fluxo e visibilidade nos pavilhões, bem como pontos de nivelamento do piso.

Já para 2024, as obras previstas incluem a instalação de divisórias com isolamento acústico que serão instaladas entre os pavilhões, o que possibilitará o uso individual e simultâneo dos espaços por diferentes eventos, ampliando a modularidade do Expo. Outro ponto serão as reformas nos banheiros, que serão modificados e realocados, somando 620 ao final de 2024 - o dobro das unidades atuais.

Novos Parceiros

Uma das novidades é a parceria com a AR Fast Food, referência em A&B no Brasil, para contratação em feiras, congressos e outros eventos. A empresa especializada, que possui grandes eventos e festivais em seu portfólio, é o novo fornecedor parceiro

47 HANDSON 17
O EXPO CENTER NORTE, MAIOR E MAIS TRADICIONAL ESPAÇO PARA EVENTOS DE SÃO PAULO, INICIA A CELEBRAÇÃO
DOS SEUS 30 ANOS REPLETO DE NOVIDADES PARA CLIENTES E PROMOTORES

do espaço. Como representante de grandes marcas como McDonald’s, Bob’s, Patroni e Giraffas, a AR Fast Food presta serviços com foco em pratos rápidos e grande escala, desde a Praça de Alimentação, passando por serviços para estandes, restaurantes e serviços diversos para sala, como coffee break, almoço, coquetel, jantar etc.

Conectividade

Com a retomada dos eventos a partir de 2022, após um momento de pausa do setor, as demandas por avanço na conectividade aumentaram, juntamente com a tendência de digitalização das experiências, que voltaram ao modelo presencial. Nesse sentido, uma novidade que chega ao pavilhão são os novos pacotes de conectividade para visitantes, expositores e promotores, que visam universalizar a digitalização para todos os participantes dos eventos realizados no Expo Center Norte.

O objetivo é fomentar o uso da tecnologia e redes para criar experiências cada vez mais conectadas e imersivas, entregando aos realizadores de eventos a possibilidade de se conectar ainda mais com seu público-alvo. As entregas poderão ser contratadas em pacotes que iniciam em conexão de até 2 horas para visitantes, conexão sem intervalos para expositores, além de projetos personalizados on-demand.

TRADIÇÃO & VANGUARDA

O Expo Center Norte nasceu em novembro de 1993, para consolidar a região norte da cidade de São Paulo como um polo de feiras e congressos. Dos seus 35 mil m² iniciais, aumentou gradativamente sua estrutura até chegar aos atuais 98 mil m², onde estão distribuídos cinco pavilhões e 21 auditórios. O Centro de Convenções, de característica modular, foi projetado para receber até 4.100 pessoas simultaneamente, tornando-se o maior de São Paulo. A ampliação da área de pavilhões e a construção do novo Centro de Convenções, em 2009, posicionaram o empreendimento como um dos mais versáteis e completos locais para a realização de eventos do país.

@hands_on_magazine

48 HANDSON 17 +CONTEÚDO
ON na TV onnatv.com.br
EVENTS ON
Ventura: desafio de criar experiências cada vez mais conectadas e imersivas

OFUTURO É AGORA

Sócio-presidente da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, empresa pioneira no setor, Fernando Beltrame adverte: é provável que feiras ou eventos descompromissados com a pauta ESG estejam com os dias contados

50 HANDSON 17
GREEN ON

Com a retomada em escala global do setor M.I.C.E. no cenário pós-pandemia, o compromisso com causas ambientais de empresas – e de patrocinadores, é bom não esquecer – tornou-se questão inexorável ao setor. É essa a análise de Fernando Beltrame, da Eccaplan. “Hoje, a tendência é de que as empresas criem internamente políticas de ações recomendáveis e obrigatórias para todos os seus eventos externos. E isso só tende a escalonar”.

HANDS ON – Nunca se falou tanto em eventos sustentáveis, comprometidos com a redução de emissões de carbono, como agora, no pós-pandemia. Por que?

Fernando Beltrame – Isso vem crescimento do tema ESG, que hoje é parte da estratégia da maioria das empresas. E com a questão da mídia enfocando o tema, consumidores e empresas têm se preparado muito, em relação ao tema. E o evento é um momento de celebração, do bem receber seus clientes apresentar novos produtos e serviços. E nenhuma companhia, hoje, quer ser associada a um evento que não tem preocupações ambientais. Não adianta ter um estande espetacular, lançar uma super marca, um super produto, para depois esse evento gerar pilha de lixo no pavilhão e que vai acabar indo para um aterro. Então, as empresas têm se preocupado cada vez mais não só com a realização do evento, mas com o que será feito com o impacto desse evento. Porque todo evento geram impacto no meio ambiente, isso é inevitável. Ou seja, a empresa tem que buscar caminhos de diminuir esse impacto, através de ações de redução e compensação.

HANDS ON – Existem normativas para isso?

FB – Sim. É o caso da ISO 20121 (N.E.: norma internacional para gestão sustentável de eventos, criada pela International Organization for Standardization), que trata da gestão e sustentabilidade de eventos, especificamente sobre planejamento, montagem, realização, desmonte e . Envolve toda uma metodologia para que as companhias busquem boas práticas.

HANDS ON – Que outras ações viu escalonar, nesse sentido?

FB – Outra tendência que vimos crescer em 2022 foi as empresas criarem internamente políticas de ações recomendáveis e obrigatórias para todos os seus eventos externos. Posso mencionar na lista, por exemplo, bancos e até gigantes do ramo alimentício que já colocam em prática isso em suas ativações. Há agencias de publicidade que chega e nos falam: “O cliente exigiu tal ação, temos tal valor já aprovado e vamos aplicar”. Então, já

51 HANDSON 17
“A EMPRESA TEM QUE BUSCAR CAMINHOS DE DIMINUIR ESSE IMPACTO, ATRAVÉS DE AÇÕES DE REDUÇÃO E COMPENSAÇÃO”
FOTOS: DIVULGAÇÃO

não se trata de abrir a planilha do Excel e “ir cortando linhas”. Ao contrário, as empresas realmente estão investindo nisso.

HANDS ON – Qual é a percepção geral?

FB – Isso é um dado muito interessante: ninguém é contra. Hoje, pesquisas apontam que 92% de pessoas e consumidores querem observar essas ações por parte das empresas e têm interesse em levar um estilo de vida mais saudável. Porem, só 13% desses pesquisados consegue efetivamente mudar as coisas no seu dia a dia. Ou porque não tem acesso, ou porque produtos e serviços sustentáveis são mais caros. As razões são diversas. Por sua vez, as empresa querem mudar, mas nem sempre sabem como. Por isso, são levadas a achar que os custos dessas ações ambientais são proibitivos.

HANDS ON – Em proporção ao tamanho do evento, que custos são esses?

FB – Quando se trabalha um evento sob o selo evento neutro, gestão ambiental ou compensação de carbono, no curso do evento o valor não chega a 1%, ou 2%, no máximo, do custo total. E, a depender das circunstâncias ou do evento, às vezes é até menos que isso. Porque ao invés de gastar com caçambas, transporte e taxa de aterro, com ações ESG o custo acaba sendo bem menor. E ainda gera emprego em cooperativas de catadores, que separam o material reciclado.

HANDS ON – Como se dá a relação entre redução de custos e uma eventual lucratividade, na abordagem ESG de feiras e eventos?

FB – É uma conta até simples. Hoje, os patrocinadores de grandes eventos já assumiram com-

52 HANDSON 17
Equipe Eccaplan: missão em emitir selos de neutralidade para feiras e eventos
GREEN ON
49 ESFE Magazine 2020 Jornal ● Portal ● Eventos ● Revista ● Emarketing ● Redes Sociais ● Educação /mee_turismo /mercadoeeventos /mercadoeeventos /MercadoeEventos Edição Especial 47ª Abav Expo Internacional de Turismo -Setembro 2019 QUAIS OS RUMOS Agências e Operadoras, Assistência ao Viajante, Aviação, Hotelaria, Cruzeiros, Parques e Locadoras RETROSPECTIVA Relembre os fatos que marcaram o setor em 2018 SUPLEMENTOS ESPECIAIS empresários e executivos do turismo DO TURISMO? NA AVIAÇÃO COMERCIAL E LUGAR NA AGENDA POLÍTICA ABREM BOAS PERSPECTIVAS PARA O SETOR de autoridades, WWW.MERCADOEEVENTOS.COM.BR

promissos de ESG ou de redução de CO2. Quando nós disponibilizamos o selo de neutralidade para um evento, é porque os requisitos dos patrocinado res foram atendidos. Isso é um grande diferencial, através do qual a empresa consegue se diferenciar e obter maiores patrocínios.

HANDS ON – Nesses casos, o ganho, o “lucro”, é indireto, não?

FB – Exato. Sem isso, por vezes o patrocínio pode nem acontecer, porque o patrocinador não vai apoiar algo que vai contra sua política. A empresa pode não ter redução de custos, mas tem algo maior: acesso a bons patrocínios, que vão bancar o evento. Hoje, para muitos patrocinadores, isso é obrigatório. O empresário tem que ter essa consciência, aliás, deve saber que essa questão cada vez vai se tornar mais importante e decisiva, tão decisiva como obrigações óbvias, como não ter crianças trabalhando no estande, por exemplo. Outra questão é a mídia. Quando ações ambientais estão envolvidas, isso é pauta, gera conteúdo e engajamento nas redes.

OUTRA QUESTÃO É A MÍDIA. QUANDO

HANDS ON – Fora do evento, no cotidiano das empresas, essas ações também são observadas?

FB – Em uma boa e efetiva gestão de ações ambientais para a redução de emissões de carbono o serviço começa em casa. E traz benefícios e compensações financeiras. A primeira delas é a redução com custos gerados com a energia. Outra é a redução dos resíduos gerados, através da orientação dos colaboradores com campanhas de informações sobre coleta seletiva, educação ambiental, etc. isso reduz os custos com caçambas, transportes de resíduos, taxas, etc.

HANDS ON – Outro ponto importante: como reduzir ou mesmo neutralizar impactos das empresas de transportes? Da aviação comercial, por exemplo?

FB – O tema principal da compensação é a transparência. É importante que as empresas que oferecem opções de compensação de impactos

ambientais em suas viagens terem a transparência de mostrar, tipo, “olha, essa sua viagem emitiu X, e essa emissão vai ser reduzida se você apoiar esse projeto aqui, que é certificado”. Esse é o primeiro passo: a transparência de cálculos de compensação. Depois, o desenvolvimento de um sistema que integrar ao sistema de passagens aéreas que calcule emissões por bilhete, e entregue ao cliente com o cálculo de quanto ele emitiu e qual o projeto a ser apoiado. Um programa denominado “Passagem Neutra”, por exemplo, é extremamente benéfico para o e-commerce de uma empresa aérea ou mesmo de transporte rodoviário.

HANDS ON – Como criar adesão de empresas ainda não comprometidas com causas ambientais em seus eventos?

FB – Esse é um bom desafio. Por isso é que é bacana divulgar as boas práticas. Trata-se de algo relativamente novo, que angaria muito interesse, então é fundamental incentivar mais companhias a aderir. Principalmente para o público ainda não exatamente familiarizado com a questão. Um evento de economia e finanças, por exemplo. Tentar incluir esse tema no radar de diferentes tipos de empresas. Todos os setores, hoje, precisam incluir a questão ambiental em suas ações.

54 HANDSON 17 GREEN ON
AMBIENTAIS ESTÃO ENVOLVIDAS, ISSO É PAUTA, GERA CONTEÚDO E ENGAJAMENTO NAS REDES +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
AÇÕES

FEIRA HOSPITALAR 2023

Em 2023, a Hospitalar comemora 30 anos de evento. Há três décadas, o evento se faz presente no setor da saúde criando oportunidades de bons negócios, conectando o mercado e compartilhando conteúdo e discussões que movem o setor, e oferecendo milhões de experiências, dentro de sua história.

ENCONTRO NACIONAL ABRINT

Referência nacional, o Encontro ABRINT, em sua decima-quarta edição, é o maior evento relacionado ao universo dos provedores de internet, trazendo, como sempre, as principais tendências do mercado de telecomunicações, e transformando cada participante em um agente transformador da conectividade. A cada ano, o evento supera as expectativas, com crescimento notório e exponencial. A meta é: aperfeiçoar as comunicações e surpreender os visitantes.

24 a 26 de Maio | Transamerica Expo Center www.eventonacionalabrint.com.br

Em seu DNA, a Hospitalar é um evento movido por gerar por gerar oportunidades para boas conexões e compartilhamento de conteúdos relevantes.

23 a 26 de Maio | São Paulo Expo www.hospitalar.com.br

56 HANDSON 17 EXHIBITION ON
FOTOS: DIVULGAÇÃO

APAS SHOW 2023

Maior feira de alimentos e bebidas das Américas e maior evento supermercadista do mundo, a APAS SHOW 2023 apresenta seu novo conceito “Além de Alimentos”, que reflete o posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos, etc. Voltado para negócios, networking, novidades, lançamentos e know-how, o evento reúne as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional. De quebra, o Congresso de Gestão, este ano sob o tema “Supernova”.

15 a 18 de Maio | Expo Center Norte www.apasshow.com

EXPOMAFE 2023

A maior e mais completa feira do setor da América Latina, o evento reúne tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria, a EXPOMAFE é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Com

conteúdos exponenciais, apresenta os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

09 a 13 de Maio | São Paulo Expo www.expofafe.com.br

57 HANDSON 17

ROYAL CARIBBEAN ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE

PRIMEIRO BEACH CLUB PARA 2025

Eleita a melhor companhia de cruzeiros marítimos do mundo em 2022, a Royal Caribbean International, sinaliza a construção de seu primeiro beach club, previsto para 2025. O Royal Beach Club em Paradise Island, nas Bahamas, será o primeiro da empresa, e contempla experiências exclusivas para os hóspedes de navios que visitam a capital

Nassau. Desenvolvido junto ao governo das Bahamas, o novo projeto contará com uma parceria público-privada em que os moradores da ilha poderão possuir até 49% de participação no projeto, sendo que empresas e empreendedores locais também terão a oportunidade de gerenciar a grande maioria dos negócios locais.

APEXBRASIL: MAPA DE OPORTUNIDADES INCLUI 14 NOVOS PAÍSES

Criado em 2015, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil acaba de ampliar o número de países contemplados na ferramenta, passando de 121 para 135. A ferramenta digital permite visualizar geograficamente as oportunidades nos mercados internacionais para milhares de produtos da oferta exportadora brasileira. Entre os novos mercados, sete são da África, que ampliou sua participação de de 21 para 28 países, entre eles, Tanzânia, República Democrática do Congo e Sudão. O objetivo da ferramenta é classificar oportunidades reais para a exportação nacional em perfis que representam diferentes estágios da participação do Brasil nesses mercados.

58 HANDSON 17 WHATS ON
FOTOS: DIVULGAÇÃO

TURISMO: TRADE PEDE CONTINUIDADE DE ISENÇÃO DE VISTOS PARA EUA, CANADÁ, JAPÃO E AUSTRÁLIA

Representantes de mais de 30 instituições empresariais do turismo entregaram à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, manifesto pedindo apoio à manutenção da isenção de vistos para turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão. A liberação temporária de vistos que ocorreu em 2016,

Toni Sando

facilita turismo interno por ocasião das Olimpíadas, gerou um aumento de cerca de 50% na entrada de viajantes estrangeiros, demonstrando o potencial da medida. Alexandre Sampaio, diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, ressalta a preocupação com a volta da exigência. “O turismo foi o setor mais afet ado pela pandemia. Nossa expectativa é que o setor inicie a recuperação em 2023, e essa exigência dos vistos não vai ajudar”.

BCB SÃO PAULO 2023

Principal evento mundial da comunidade da coquetelaria, mixologia e indústria de bebidas, o BCB – Bar Convent, é o grande encontro do segmento para o desenvolvimento do setor, por meio de novos negócios, compartilhamento de ideias, troca de experiências, conteúdo de alto nível, degustações e lançamentos. No Brasil, a terceira edição do evento – o BCB São Paulo – acontece nos dias 05 e 06 de junho, em novo palco: o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Lançado pela empresa RX na Alemanha em 2007 e nos EUA em 2018, o BCB visa enaltecer o universo de bebidas destiladas premium, impulsionando o desenvolvimento do setor.

59 HANDSON 17
(dir.), diretor do SPCVB: isenção
60 HANDSON 17 STAY ON
FOTOS: DIVULGAÇÃO

SOBERANO

Ferretti Yachts 850: glamour italiano em harmonia com o oceano para até 18 pessoas a bordo

61 HANDSON 17
Por Carlos Eduardo Oliveira

Um super iate, com nada menos que 26 metros de comprimento. A bordo, são três andares, quatro suítes, ampla sala de jantar, flybridge customizado, lounge na proa, espaços grandiosos ao ar livre – tudo finamente mobiliado e decorado com móveis italianos.

Acha pouco? O iate de alto luxo Ferretti Yachts 850 é um dos quatro modelos da marca fabricados no Brasil pelo Grupo OKEAN — único do mundo licenciado para a produção das embarcações da consagrada grife náutica italiana.

Preço de lançamento: R$ 35 milhões, a depender das configurações da embarcação.

DESIGN E ENGENHARIA

“A escolha do Grupo OKEAN para ser o único estaleiro licenciado da marca italiana no mundo demonstra o nível de profissionalização da nossa empresa, que em apenas sete anos já está apta a atender aos padrões internacionais de qualidade”. A embarcação impressiona pela grandiosidade: amplas áreas de lazer e convivência externas e internas, quatro suítes, lavabo no piso superior. A bordo, muita tradição e requinte, com linhas arrojadas e elegantes. Grandes janelas possibilitam uma maior entrada de luz natural e também uma bela vista do oceano.

“A Ferretti Yachts 850 é um novo conceito em design e engenharia”, explica Roberto Paião, CEO do Grupo OKEAN. “É o único barco da categoria no Brasil que possui tripulação na proa, duas cabines full beam , plataforma submergível deslizante e pilot house de comando independente”, descreve Paião.

Conforto e alto desempenho

No interior do convés principal, o living, a cozinha, o posto de comando principal (pilot house) e uma sala de jantar com mais de 10 metros de comprimento impressionam pelas dimensões e pelo padrão de acabamento composto por linhas retas, superfícies planas e painéis lineares

62 HANDSON 17 ON STAY
A FERRETTI YACHTS 850 É UM NOVO CONCEITO EM

Um hub de união de Líderes e compartilhamento de melhores práticas e ideias inovadoras que impactam a vida empresarial e a sociedade como um todo. A proposta é buscar soluções que possam ajudar as organizações a inovar

SempreJuntosBR semprejuntosbr www.sjbr.com.br

que redefinem o design de interiores dos iates. Na decoração, muito glamour, em peças exclusivas assinadas por Minotti, Ernestomeda e Roda, que compõem o ambiente.

O layout da cozinha atende às necessidades de cada perfil de cliente. A embarcação possui um espaço interno separado da sala e um exclusivo acesso da tripulação, longe da área de convivência e das cabines, garantindo maior privacidade ao proprietário.

Localizada entre as quatro suítes do convés inferior, a cabine principal foi projetada para um aproveitamento total, utilizando a largura total do barco. Além de cama de casal, o ambiente tem área de estudo, amplos guarda-roupas e diversos compartimentos de armazenamento.

Na área exterior, o flybridge (pavimento acima do convés principal) também é destaque pelo projeto arquitetônico e aproveitamento de espaços. É possível personalizar os móveis, com uma customização que envolve móveis soltos ou mesmo um bar.

Na proa, o confortável lounge ao ar livre com sombra proporciona um espaço de relaxamento

A GRIFE DOS MARES

A Ferretti Yachts é uma das maiores construtoras de embarcações de luxo do mundo. Na Itália, a marca produz barcos de 50 a 100 pés; já no Brasil, o portfólio envolve embarcações de 55 a 85 pés. O Grupo OKEAN é o único licenciado no mundo a produzir os conceituados Ferretti Yachts.

Informações: https://www.yachtmax.com.br

64 HANDSON 17 ON STAY
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA | Plataforma de relacionamento | Networking | Geração de Negócios | Conteúdo e Conhecimento ON na TV Otavio Neto otaviopneto www.onnatv.com.br Business | Events | Lifestyle

com privacidade, principalmente quando a embarcação estiver ancorada. O modelo conta com um grande solário central, mesa para aperitivos e confortáveis assentos frente a frente.

O barco possui dois motores MAN 1.900 hp V12, proporcionando excelente velocidade de cruzeiro. O casco alto da FY 850 possibilita uma navegação estável e extremamente confortável, uma vez que é entregue também com o sistema de estabilizadores.

A embarcação está equipada para receber até 18 passageiros/dia e 12 para pernoite (incluindo a tripulação).

@hands_on_magazine

DE ITAJAÍ PARA O MUNDO

As embarcações Ferretti são produzidas no parque fabril do Grupo OKEAN, na cidade catarinense de Itajaí, principal polo náutico brasileiro. Com investimento de mais de R$ 100 milhões, a empresa tem 11 mil metros quadrados de área e conta com 360 colaboradores. Além da Ferretti Yachts 850, outras embarcações de 55 e 72 pés da marca italiana estão em linha: FY 550, FY 670, FY 720 e FY 850.

66 HANDSON 17 ON STAY
+CONTEÚDO
ON na TV onnatv.com.br

OSHOTÉIS MELHORES DO MUNDO

68 HANDSON 17
TRAVEL ON

Revista Forbes revela lista anual das mais

suntuosas hospedagens do planeta – com

brasileiros em destaque no ranking FOUR

69 HANDSON 17
SEASONS
Four Seasons Astir Palace Hotel - Atenas Por Carlos Eduardo Oliveira

Com a ressurgência do turismo em 2022, isso significa que mais e mais pessoas embarcam rumo a aventuras, descanso e lazer no mundo todo. Assim, como não poderia deixar de ser, a bíblia Forbes acaba de publicar seu anualmente aguardado  Forbes Travel Guide (“Guia de Viagens da Forbes”), que em sua 65ª edição revela os vencedores da lista da casa de melhores do mundo: hotéis, restaurantes, spas e –a partir desta edição – também cruzeiros marítimos.

Para publicar anualmente o prêmio StarAwards, inspetores do  Forbes Travel Guide  inspecionam, disfarçados como clientes pagantes, todos os estabelecimentos postulantes aos prêmios. Cruzeiros, hotéis, restaurantes, tudo é inspecionado. Dentro dos mais variados critérios que favoreçam o bem

estar dos hóspedes, da decoração à atenção por parte dos funcionários dos estabelecimentos – sendo que o item “serviço”, alias, compõe cerca de 70% da nota, por configurar a experiência do hóspede.

A lista de 2023 apresenta 48 novos hotéis cinco estrelas, 64 quatro estrelas e 45 novos hotéis na categoria de “recomendados”. Diversos novos países – incluindo Suécia, Noruega, Dinamarca, Tunísia e Chipre – fazem sua primeira aparição, enquanto nove destinos internacionais entram na lista pela primeira vez com hotéis cinco estrelas, casos de Atenas (Four Seasons Astir Palace Hotel), ilha de Capri, Itália (J. K. Place Capri), Kuwait (Four SeasonsKuwaitatBurjAlshaya), e Shenzhen, na China (Mandarin Oriental Shenzhen).

70 HANDSON 17 TRAVEL ON
JK Place Capri - Ilha de Capri Mandarin Oriental Shenzhen - China Four Seasons Kuwait at Burj FOTOS: DIVULGAÇÃO

CRUZEIROS MARÍTIMOS, A GRANDE NOVIDADE

Pela primeira vez em 65 anos de história, o  Forbes Travel Guide mergulhou no oceano dos iates e cruzeiros marítimos, lançando a categoria com avaliação que elegeu cinco grandes embarcações – destaque para o topo da lista, ocupado pelo navio Celebrity Apex , tendo a seguir mais quatro embarcações da mesma frota, que pertence à grife americana Royal Caribbean Cruises, completando as cinco primeiras posições.

Notória pela alta exclusividade de seus jantares – assinados por ninguém menos que o chef norte-americano Daniel Boulud, seu embaixador culinário em 2022 – a linha  Celebrity (“Celebridade”) oferece ao viajante a experiência de um resort de alto luxo a bordo, sendo que todas as suas embarcações têm  stopovers de um mínimo de oito diferentes destinos, em cada cruzeiro.

71 HANDSON 17

SICÍLIA, ESCANDINÁVIA, MACAU, MALDIVAS – UM MUNDO CINCO ESTRELAS

Entre os novos destinos internacionais com status cinco estrelas indicados pelo Forbes está a Sicília, na Itália, que primeiro captou atenções mundiais através da premiada série da HBO, The White Lotus . Filmada no recém reformado hotel quatro estrelas San Domenico Palace, em Taormina, a série apresenta cenários deslumbrantes da região.

A Escandinávia também fez sua estreia no guia em grande estilo, através do quatro estrelas Hotel d’Angletere , de Copenhagem, Dinamarca, e dos hotéis vencedores da categoria Reco -

mendados,  Grand Hotel Estocolmo , na capital sueca, e  Amerikalinjen e  Ett Hem, ambos em Oslo, na Noruega.

Após permanecer fechada para o turismo nos últimos três anos, Macau, quem diria, destronou Londres este ano do posto de cidade com mais hotéis cinco estrelas do mundo, de acordo com avaliações do Forbes. Em 2022, a capital inglesa, que “reinou” ao longo das ultimas edições, teve 21 propriedades no topo da lista, enquanto Macau teve 22. Naquela que já foi chamada de “a

72 HANDSON 17 TRAVEL ON
San Domenico Palace, Taormina
www.onnatv.com.br | bit.ly/onnatv | www.cnt.com.br O PROGRAMA QUE GERA NEGÓCIOS E CRIA RELACIONAMENTOS Otavio Neto ON na TV otaviopneto Terça-feira | às 23:10 pm | Rede CNT Business | Events | Lifestyle | M.I.C.E.

capital mundial da jogatina no mundo”, o guia da Forbes elencou cinco novas entradas para a elite do ranking, incluindo o opulento Grand Lisboa Palace Macau , e ainda o também cinco estrelas The Karl Lagerfeld , único hotel do mundo inteiramente desenhando pelo falecido ícone da moda.

Conhecida por seu destinos de intenso luxo e glamour, as Ilhas Maldivas expandiram seu escopo através de um rol de novos top-ranked hotéis, este ano. Enquanto o “sereno”  Joali Being foca suas lentes no conceito wellness, para seus hóspedes, o  Soneya Jani se destaca pela exclusividade de suas vilas que incluem, entre outros, tetos retráteis.     Destaque ainda para os luxuosos  Patina Maldives Fari Islands, e o The Ritz-Carlton Maldives at Fari Islands. Ainda na Ásia, o Fobes Travel Guide destaca, na edição 2023, o Capella Bangkok, na capital tailandesa, que entre outros luxos oferece ao cliente um conjunto de vilas com jacuzis outdoor de frente ao notório rio Chao Phraya, ícone da cidade, e um grandioso (e novo) spa cinco estrelas.

74 HANDSON 17 TRAVEL ON
Capella Bangkok Hotel Amerikalinjen - Oslo Patina Maldives Fari Islands Hotel d’Angletere - Copenhagem

BRASIL, LITERALMENTE BEM NA FOTO

A princípio, o glamour do receptivo brasileiro não passou despercebido dos avaliadores do  Forbes Travel Guide, em sua avaliação das Américas (que inclui, claro, EUA e Canadá). No topo dos brasileiros listados, o Hotel das Cataratas, do Grupo Belmond, em Foz do Iguaçu/PR. Além dele, oito grandes hotéis do país entraram no escopo dos Recomendados do  Forbes Travel Guide, com até quatro estrelas: hotéis Unique, Palácio Tangará e Emiliano (São Paulo), Fasano (São Paulo e Rio), e ainda Santa Teresa Hotel (Rio), Fairmont Copacabana, e, claro,  last but not least, o eterno e lendário Copacabana Palace, també m do Grupo Belmond.

76 HANDSON 17 TRAVEL ON +CONTEÚDO
ON na TV onnatv.com.br
@hands_on_magazine
Copacabana Palace Fairmont Copacabana Hotel Fasano São Paulo
rogerio@purimvisual.com.br | rogeriomacadura@gmail.com | 55 11 98382.8021 www.purimvisual.com.br purimvisual
Empresa Associada

EDMAR BULL

Presidente do Conselho da Copastur

Presidente do conselho da Copastur Viagens e Turismo e ex-presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), Edmar Bull é um dos mais bem sucedidos empresários do país no segmento de viagens corporativas e de incentivo. Criada em 1973, a empresa, graças ao investimento contínuo de Bull em seu time de colaboradores, re -

gistrou, ao longo da pandemia, crescimento recorde de 185% em faturamento. No ano em que completa 50 anos de existência, o core da Copastur centra-se atualmente no turismo corporativo de grandes clientes do varejo, bancos e instituições financeiras, e do setor de óleo & gás. Sem nunca renunciar ao projeto de investir cada vez mais na valorização de seus colaboradores, define o empresário.

78 HANDSON 17
20
NOTÁVEIS GALERIA DOS
GERMANO LÜDERS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
HANDS ON 17 by HANDS ON MAGAZINE - ON NA TV - Issuu