ON THE TABLE
A harmonização perfeita de vinhos com queijos regionais e a arte da charcutaria

ON THE SEA
Luxo e sofisticação: Azimut Yachts lança no Brasil a nova Fly 56 e revela projeto da Grande 44M
A harmonização perfeita de vinhos com queijos regionais e a arte da charcutaria
Luxo e sofisticação: Azimut Yachts lança no Brasil a nova Fly 56 e revela projeto da Grande 44M
Presidente da edição 2024 do Congresso Mundial da WFLd – WorLd Federation For Laser dentistry, e diretor da VMCoM, CoMentaM sobre a iMportânCia do brasiL sediar peLa priMeira Vez o eVento CientíFiCo de laserteraPia na odontologia
Fórmula Indy dá exemplo ao mercado de eventos com Programa Racing Toward Net Zero
OtaviO netO
CEOGrupo On Media e Publisher HandS On
Chegamos aos últimos meses do ano, um período natural de reflexão e planejamento. Em meio a um cenário de constante transformação, três setores mostram-se vibrantes e são abordados nas reportagens desta edição da Hands ON Magazine: luxo, turismo e eventos corporativos, reforçando nosso compromisso com conteúdo exclusivo e inspirações que apontam para um futuro de inovação, sofisticação e sustentabilidade.
sustentabilidade, luxO, gastrOnOmia, turismO e eventOs cOrpOrativOs,
estãO nas páginas da última ediçãO dO anO da hands On magazine
gressos odontológicos do Brasil, comentam sobre a importância de trazerem para São Paulo a 18ª edição do Congresso Mundial de laserterapia da WFLD – World Federation for Laser Dentistry, evidenciando nosso papel no turismo de eventos de alto impacto.
CEO e PUBLISHER
Otavio Neto otavio@onnatv.com.br
EdItOR E jORnaLISta RESPOnSávEL
Luciana Albuquerque MTB: 53210/SP
dESIGn E dIaGRaMaÇÃO
Celso Andrade
Na matéria de capa, o cirurgião-dentista Dr. Aldo Brugnera Junior, um dos mais conhecidos pesquisadores do laser na odontologia e fundador do Instituto Brugnera e Zanin, e Haroldo Vieira, diretor da VMCom, empresa pioneira que realiza os maiores con-
PaRtICIPaÇÃO ESPECIaL
Helena de Mendonça Godoy
REPÓRtERES
Vanda Fulaneto
COnSELHO EdItORIaL
Adelson Coelho
Helena de Mendonça
Luciana Albuquerque
Professor Luís Marins
Toni Sando
Otavio Neto
UMA PUBLICAÇÃO
Conheça também as novas pérolas da italiana Azimut Yachts, embarcações que unem luxo, tecnologia e sustentabilidade, e o programa de responsabilidade ambiental da Fórmula Indy, que inspira o mercado de eventos. Além disso, exploramos a arte da charcutaria e o renome dos queijos regionais. E para fechar, embarque em uma viagem de trem pelos Alpes suíços, onde o requinte se encontra com a beleza natural.
dEPaRtaMEntO
COMERCIaL
Otavio Neto otavio@onnatv.com.br
dESEnvOLvIMEntO
PROjEtOS ESPECIaIS
Luiz Octavio Pinto Neto (JAKA) luizoctaviopn@icloud.com +55 (11) 98400-9130
FOtOS E ILUStRaÇÕES
Gregory Grigoragi, Divulgação e Freepik
Redação e administração: ON MEDIA E GESTÃO LTDA, inscrita no CNPJ(MF) sob o n° 55.157.837/0001-30, estabelecida à Av. Fernando Nobre, n° 11
Vila de São Fernando - Cotia/SP - Cep: 06705-500 Tel.: +55 (11) 91307-0979 whats app
A HANDS ON não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.
Não é permitida a reprodução total ou parcial sem a prévia autorização.
Data de publicação: 01/11/2024
aSSInatURa E dIStRIBUIÇÃO +55 (11) 98803-0299
COLaBORadORES
Suely de Souza
Adelson Coelho
Johnny Mazzilli
Professor Luís Marins
Rodrigo Januário
Willy Herrmann
Vera Ruth
AReforma Administrativa é uma revisão das atribuições do estado brasileiro. Umamaneira de garantir uma gestão maiságil e eficiente,desburocratizando processos, aplicandonovas tecnologias eacabando com despesas ineficientes para que estes valores possam ser investidos na melhoria da saúde, educação e infraestruturado nossopaís. Entenda e apoie.
CONHEÇA O NOSSO MANIFESTO portaldocomercio.org.br/reforma-administrativa
Saiba tudo o que o congresso científico da WFLD, referência mundial de laserterapia na Odontologia, traz para o Brasil
Olhando
LuiZ Marins
Antropólogo,consultor, palestranteeescritor com37livrospublicados www.marins.com.br
Um grande líder, ao terminar uma visita a uma empresa, pediu para reunir os funcionários e disse-lhes: Parabéns! Vocês foram contaminados pelo vírus da excelência!
Tudo nessa empresa era bem-feito. Quase perfeito! Os produtos eram de impecável qualidade. A limpeza era primorosa. As pessoas sabiam o que fazer e faziam bem. Até o café servido era um espresso de ótima qualidade. Num painel logo na entrada da empresa havia dezenas de cartas de clientes, carregadas de elogios. A empresa tinha sido contaminada pelo vírus da excelência!
E o vírus da excelência é benigno. Ele atrai ao invés de repelir; ele soma e multiplica ao invés de subtrair e dividir. O vírus da excelência aumenta a autoestima e, como num círculo virtuoso, torna as pessoas inconformadas com a baixa qualidade. Procure prestar atenção em empresas, marcas, pessoas que foram contaminadas pelo vírus da excelência. Você as conhece?
o vírus da exCeLênCia é o úniCo vírus que, eM veZ de nos prejudiCar ou Matar, nos saLva e fortifiCa +Conteúdo @hands_on_magazine
De fato, é impressionante como há empresas e pessoas que parecem ter sido contaminadas pelo vírus da excelência. Fazem tudo com sentimento de perfeição, com comprometimento, atenção aos detalhes e “follow-up” imediato. E todas as pessoas que trabalham numa empresa contaminada por esse vírus sentem-se mal quando alguma coisa não excede os padrões normais de qualidade. Não basta ter qualidade. É preciso exceder, ser excelente!
A palavra excelência vem de excellere (latim) ex = além, acima, + cellere = alto, torre. Uma pessoa ou coisa excelente é aquela que é ou está acima ou além dos limites comuns.
Há pessoas e empresas que nos deixam a impressão de terem sido contaminadas pelo vírus da excelência e que nos dão total segurança. Aquela marca de automóvel, aquele médico, aquele dentista, aquele professor, aquele militar, aquele restaurante, aquela aeromoça, aquele comissário, aquela companhia de aviação – tudo o que fazem é com sentimento de perfeição.
E a verdade é que pessoas contaminadas por esse vírus contaminam outras. E, rapidamente, o vírus se espalha e toda a empresa ou organização em que trabalham fica contaminada e a excelência passa a tomar conta de tudo e de todos, trazendo como conseqüência um incrível sucesso.
Acredite: o vírus da excelência é o único vírus que, em vez de nos prejudicar ou matar, nos salva e fortifica.
Deixe-se contaminar!
Pense nisso. Sucesso
SempreJuntosBR é uma plataforma multi-setorial de networking, unindo empresários, líderes de mercado, profissionais liberais e empreendedores. Reconhecemos que o crescimento é fundamental, porém, cada vez mais exigente em termos de discernimento e conhecimento para escolhas assertivas e sustentáveis.
suely de souzA
Numerologista www.numerandos.com.br
Novembro de 2024
será Mês Universal “1”
(2024+11=8+11=19=1+9=10=1)
Mês 1 é importante em qualquer ano. Durante um ano 8 (2024) o 1 é a sombra do ano todo, sendo mais acentuada nesse mês.
Para agora: ação, criação, procura de novidade, arranque, decisões e empreendimentos. É necessário evitar: preguiça, apatia e arrogância. O mês será de mudança de rumo e provocará a necessidade de se colocar diante das coisas. Todo recuo simbolizará muito mais que perda de terreno. Devem ser usadas as características mais marcantes do número, como comando, criatividade e força de vontade.
É o mês para assumir o comando e novas responsabilidades. Bom para desenvolver a individualidade e a independência, para abrir novas oportunidades, decidir, começar algo novo, dinamizar, propor, apressar as coisas, forçar o movimento daquilo que está emperrado.
Agora é a hora, aproveite para colocar em prática tudo aquilo que vinha adiando, pois o que você começar durante esse mês terá grande chance de prosperar. Esse é o seu momento, você no comando da situação.
É um mês que trará renovações que produzirão mudanças na sua vida, na maior parte, bastante benéficas. Foque em seus objetivos e corra atrás. Se arrisque mais, comece projetos, aja com ousadia! Não é um mês para ficar parado, mas cuidado com a ansiedade e com a competitividade em excesso. Trabalhe sua autoconfiança e criatividade. Uma boa dose de positividade e força de vontade te ajudarão a superar os desafios. 19 é formado por extremos começo (1) e fim (9), portanto será necessária muita determinação para vivermos esse momento. Sua energia, força e ambição o impulsionam para frente, empurrando-o a atuar por sua própria conta. Seja independente e aproveite as oportunidades, pois agora tudo conspira a seu favor. Reprima os atos impulsivos e prepare com cuidado seu futuro, com autoconfiança. O período favorece o início de novos negócios e nos traz oportunidades de superarmos vários obstáculos.
O mês 1 é um tempo de muita energia de ativação, favorecendo atitudes com coragem e iniciativa. Se estiver “empurrando” algum problema, essa é a hora de tomar decisões, as quais irão guiar os acontecimentos dos próximos meses
É um mês bom para exercitar a paciência, harmonizar e apaziguar grupos, agir com diplomacia, assumir compromissos de proteger, nutrir, sentir e intermediar
Dezembro de 2024
será o Mês Universal “2” (2024+12=8+12=20=2+0=2)
O mês 2 costuma ser dualista. Palavras de ordem: paciência, colaboração, cooperação, harmonia, paz, união, diplomacia e ajuda. Deve-se evitar: indiferença, hiperemotividade e negligência. A união é uma das palavras-chave para passar por esse mês de maneira mais tranquila e sem muitos problemas. Por isso, é interessante, durante
conteÚdo
esse período, reforçar as amizades e evitar conflitos desnecessários para, assim, não as perder e tê-las sempre ao seu lado. A palavra de ordem é espera. O momento é menos positivo que o mês passado. A ação dá lugar à semente, que foi semeada no mês passado e precisa germinar; as raízes devem crescer; ao tempo necessário para que os projetos possam tomar forma. Tenha paciência e saiba ficar na retaguarda. Mantenha-se receptivo, calmo, deixe chegarem pessoas e acontecimentos, principalmente sem precipitar nada. Controle sua emotividade que pode provocar problemas de saúde ou riscos de perdas financeiras. Paciência, tato e diplomacia lhe darão tudo o que desejar. As coisas levam tempo, e o tempo é importante para o desenvolvimento, mesmo quando parecer lento demais. Mantenha seus objetivos em mente enquanto trabalha com os outros. É um mês bom para exercitar a paciência, harmonizar e apaziguar grupos, agir com diplomacia, assumir compromissos de proteger, nutrir, sentir e intermediar. É um mês de hesitações e dúvidas, portanto, nenhum projeto muito importante deve ser iniciado neste período, pois corre risco de não dar certo. O êxito só virá pela colaboração e cooperação com outras pessoas. Por ser 20, vem com proteção divina, associado à reconstrução, momentos decisivos e exige muita adaptabilidade e reconstrução. Não se oponha à necessidade e mudança. Permaneça adaptável, use seu bom senso e chegue a conclusões bem estudadas
Fórmula Indy dá exemplo ao setor de eventos e mostra que é possível realizar o encontro esportivo de maior público no mundo com redução de impacto ambiental. Conheça o Programa Racing Toward Net Zero e os resultados já mensurados na última Indy 500
Por Willy Herrmann
A conscientização ecológica está impactando o mundo todo, inclusive o corporativo. Nesse verão Europeu, em uma reunião em um escritório de advocacia, comentei que, apesar do ar-condicionado ligado o ambiente estava bastante quente e fiquei envergonhado quando me disseram terem programado a climatização para 23°C a fim de economizar energia elétrica e não comprometer o meio ambiente. Caramba! Aquela turma de engravatados e empertigados advogados me levou a compartilhar com vocês o que tenho aprendido sobre sustentabilidade nos últimos tempos.
Sustentabilidade também é uma realidade neste mundo de grandes eventos. Sejam feiras, shows, congressos, eventos esportivos ou qualquer outra atividade que reúna uma massa de participantes, deveriam se preocupar com o impacto ambiental que geram, desde a produção, operação interna e externa até a administração dos resíduos gerados.
Pensando nisso, algumas perguntas incômodas me chamam a atenção: Por que a Fórmula 1, que precisa de ao menos seis aviões de carga cujas equipes estão baseadas na Europa, planeja um campeonato que se inicia no Bahrain, vai para Austrália,
Os caminhões na Fórmula Indy utilizam o Diesel renovável que reduz em 85% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Na foto abaixo, pneus ecológicos da Firestone, identificados pela faixa verde na banda lateral
Japão e China, para depois seguir para Miami, voltar para a Itália e Monaco antes de ir para o Canadá, em seguida voltar para a Espanha, passar algumas etapas na Europa e seguir para o Azerbaijão e Singapura para, de lá, voltar para suas bases na Europa e depois viajar para Texas, México e Brasil, voltar novamente para suas sedes na Europa, depois seguir para Las Vegas, Qatar e, finalmente, Abu Dhabi?
A categoria fala da pesquisa de um combustível não poluente, mas será que, além da pesquisa desse combustível ninguém se preocupou em racionalizar a movimentação das pessoas, carros e equipamentos pelo mundo? Enfim sustentabilidade não é apenas marketing, o desafio de implantar e manter esse compromisso é um exercício holístico, dinâmico que exige sacrifícios, como fui chamado atenção naquele escritório dos advogados!
Fórmula Indy: referência em sustentabilidade Falando do meu mundo, a Fórmula Indy. A Penske Entertainment, atualmente dona da categoria, como também de uma das principais equipes, do autódro-
mo Indianapolis Motor e promotora da Indy 500, que é o evento esportivo de maior público no mundo, implantou uma administração voltada para a sustentabilidade dos grandes eventos – não apenas para seus próprios, mas também para o desenvolvimento de um know-how a ser compartilhado.
Alguns conceitos da experiência nas pistas que fazem parte do DNA deste grupo e se fazem presentes no Programa Racing Toward Net Zero, ou “Correndo rumo a poluição zero”, entre eles: os problemas e os seus concorrentes não esperam por você; o sucesso pode depender da atenção aos pequenos detalhes; e o planejamento do amanhã começa com o que você fará hoje. Dentre as ações que a Fórmula Indy está implantando, destaco: Combustível 100% renovável: Desenvolvido pela Shell em colaboração com a Raízen, sua afiliada brasileira, é proveniente do Estado de São Paulo e obtido a partir do etanol celulósico de segunda geração extraído do bagaço da cana. Levando em conta todo o processo desde o plantio da cana até a sua queima pelos motores de competição, foi possível medir uma redução de 60% nas emissões do efeito estufa, comparado aos combustíveis fósseis.
a eficiente cOleta seletiva nO lOcal dO eventO permitiu que mais de 240 mil tOneladas de materiais geradOs nãO fOssem parar nOs aterrOs
Com a evolução constante, foi adotada recentemente a tecnologia híbrida, utilizando um supercapacitor, com isso a Fórmula Indy logrou aumentar a potência de seus motores em mais de 100 HP’s sem que isso representasse um aumento no consumo de combustível.
Pneus ecológicos: A Firestone, fornecedora exclusiva dos pneumáticos, desenvolveu um pneu que combina a borracha com outro material de origem vegetal, o Guayule, uma planta originária de regiões desérticas, gerando menor impacto ambiental na fabricação.
Coleta seletiva: Na Indy 500 de 2023 foi feita a substituição dos copos plásticos pelos de alumínio que têm um processo de reciclagem mais ecológico e implantada uma infraestrutura de coleta seletiva no local do evento, gerando mais eficácia. Essa ação fez com que 243,3 toneladas de materiais gerados no local não fossem parar nos aterros sanitários.
Além disso, unidades de compostagem produziram no local do evento 20.125 toneladas de adubo orgânico. Além disso, a empresa Safety-Kleen fez a coleta de reciclagem dos fluidos e lubrificantes utilizados pelas equipes, tanto nas pistas, como nas suas oficinas, no território norte americano.
Redução do desperdício de alimentos: Estudos mostraram que, em média, 31% dos alimentos disponíveis para venda e consumo nos grandes eventos não são comercializados. um projeto piloto de maio de 2022 contratou caminhões refrigerados para recolher esse excedente e permitiu a doação de quase duas toneladas de alimentos para instituições de caridade, além de arrecadar contribuições espontâneas que permitiram a doação de mais 6.967 refeições para entidades locais.
dora local de eletricidade, para a implantação de uma fazenda solar na sua propriedade que hoje é a maior operação de geração de energia dentro de um complexo desportivo no mundo. São 40 mil módulos solares que produzem 9 megawatts de energia que podem atender mais de mil domicílios, gerando um crédito de mais de 10 mil toneladas de carbono ao ano.
Enfim, buscar um enfoque holístico no desenvolvimento de eventos sustentáveis é uma atividade exaustiva e dinâmica, pois a cada dia descobrimos novos desafios. Porém, vemos todas as indústrias, do entretenimento, do esporte, das feiras e congressos, encarando esse desafio conscientes de que nada é pequeno demais ou grande demais na busca dos eventos Carbono Zero. Chegou a hora de evoluir dos projetos para as ações, então amigos “Hands On”, até a próxima
Energia solar: Em 2014 a Indianapolis Motor Speedway iniciou um projeto, junto com a distribui+cOnteÚdO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Por Helena de Mendonça
inaugurado em julho de 2020, o Altruísta Osteria e Enoteca rapidamente conquistou seu lugar no coração dos Jardins, bairro nobre de São Paulo. A casa combina a essência das tradicionais osterias italianas — locais simples e aconchegantes, onde boa comida e vinho são protagonistas — com o requinte da alta gastronomia e uma carta de vinhos impressionante, composta por mais de 850 rótulos.
o restaurante é o destino certo para os amantes de boa comida e experiências exclusivas. Além do salão principal, que conta com uma decoração imponente e aconchegante, o Altruísta oferece seis salas privadas, ideais para encontros intimistas, reuniões corporativas ou comemorações especiais. “essas salas são um dos nossos diferenciais. Queremos que o cliente sinta-se em casa, com privacidade e atendimento personalizado”, comenta o chef Sebastião Wilmar, responsável pela cozinha da casa.
cOm umA seleçãO refinAdA de vinhOs, hOrtA OrgânicA e menu sOfisticAdO, O restAurAnte Oferece um encOntrO entre A trAdiçãO e A mOdernidAde
Tradição com pitada moderna
No menu, a osteria resgata a essência da culinária italiana com pratos que utilizam ingredientes frescos, muitos deles cultivados na própria horta orgânica do restaurante. “A gente decidiu instalar a horta orgânica porque entende que ingredientes frescos são fundamentais para a finalização dos pratos, explica o chef. A horta, localizada na parte superior do restaurante, produz ervas como manjericão, alecrim e hortelã, que dão o toque final a várias receitas.
entre os pratos mais celebrados do Altruísta, destaca-se o Agnolotti di Gallina d’Angola, uma massa de ovos recheada com galinha-d’Angola em seu próprio molho, e o Tagliatelli Al Gamberi, mas-
O VISITE SÃO PAULO – assim como as demais entidades de destinos e Convention & Visitors Bureau em todo o Brasil – é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que trabalha com a missão de aumentar o fluxo de visitantes de um destino através da prospecção, promoção, apoio e incremento de eventos nacionais e internacionais.
Além disso, por meio de seus profissionais técnicos, oferece apoio logístico, visitas de inspeção, capacitação dos profissionais de atendimento, produção de material promocional, geração de oportunidades entre associados, pesquisa e divulgação de eventos para planejamento e tomada de decisão.
O resultado desse trabalho, que envolve toda a cadeia de turismo, eventos e viagens, contribui para o aumento das taxas de ocupação da hotelaria, recuperação da diária média e, consequentemente, para o desenvolvimento do destino.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é estrategicamente importante participar e manter um Convention & Visitors Bureau sólido, organizado e estruturado, que atue a médio e longo prazo não apenas nos novos eventos, mas também no apoio à manutenção dos já existentes no próprio destino.
Por isso, precisamos do compromisso dos gestores dos hotéis associados, a fim de manter na parametrização do sistema de reservas o valor da contribuição do Room Tax.
Com o seu apoio, toda a cadeia produtiva é beneficiada, e quem também sai ganhando é o visitante que, a negócios ou a lazer, encontrará em cada estada uma cidade mais estruturada e acolhedora.
Saiba mais em visitesaopaulo.com.
sa fresca de ovos servida com camarões, tomates-cereja e aspargos. Outro destaque é o Polpo Alla Griglia e Salsa Verde, um polvo grelhado com molho de ervas e alcaparras, acompanhado de nhoque grelhado. As opções variam desde clássicos italianos até criações modernas do chef, sempre priorizando a qualidade e frescor dos ingredientes.
E para quem deseja uma experiência ainda mais imersiva, o restaurante oferece um Menu Degustação com seis etapas harmonizadas. Nele, os clientes podem provar uma seleção de pratos, entradas e sobremesas, todos cuidadosamente escolhidos e acompanhados por vinhos que realçam cada sabor.
Adega: ponto central da arquitetura
No quesito vinhos, o Altruísta se destaca como uma enoteca de respeito. A adega da casa abriga mais de 850 rótulos das principais vinícolas do mundo, oferecendo uma vasta gama de opções,
desde tintos encorpados até espumantes refrescantes. “O vinho é parte essencial da experiência no Altruísta. Queremos que nossos clientes harmonizem seus pratos com o melhor que podemos oferecer”, comenta o chef.
Logo ao entrar no salão principal, uma estante de vinhos impressiona os clientes, ocupando uma parede inteira com garrafas dispostas em prateleiras que se estendem até o teto, a seis metros de altura. Para completar a atmosfera sofisticada, a casa conta com um skylight, teto retrátil que deixa a luz natural iluminar o espaço, criando um ambiente agradável e acolhedor.
Além de apreciar os vinhos no restaurante, os clientes podem adquirir seus rótulos favoritos na loja que funciona no local e também online, estendendo a experiência da Enoteca para o conforto de casa
Serviço
Altruista Osteria e Enoteca @altruista.osteria
Alameda Campinas, 952, Jardins Telefone: (11) 3142-9962 / Delivery: (11) 98214-2601
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite e aos domingos, do meio-dia às 17h
+cONTEÚDO
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Uma jornada sensorial que vai elevar sua experiência gastronômica a outro patamar
Na busca por experiências sensoriais mais sofisticadas, a combinação de queijos, embutidos e vinhos é um clássico.
A arte de combinar esses três elementos para uma experiência gastronômica inesquecível foi esmiuçada nesta matéria que a Hands ON preparou e que faz uma viagem do campo à taça, passando pelos sabores intensos dos queijos, pela arte da charcutaria que encanta os mais exigentes paladares e pela harmonização perfeita com cada tipo de vinho.
e texto Johnny Mazzilli Produção Helena de Mendonça
+conteÚdo
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Pesquisadores afirmam que a charcutaria surgiu provavelmente em algum momento incerto da baixa idade média, como um rudimento do que hoje conhecemos, ou seja, uma carne condimentada e ensacada em uma tripa de origem animal.
Há milhares de anos, carnes e pescados eram secos ao sol para a sua preservação. No inverno do hemisfério norte, as carnes eram preservadas pelo frio. Mas, nas estações mais quentes, tinham de ser consumidas frescas ou, como mostra a literatura a respeito, em deterioração. O consumo de carne estragada foi comum por séculos. As cobiçadas especiarias do Oriente tinham um objetivo mais importante do que temperar as carnes: encobrir o mal cheiro.
O nome charcutaria origina-se do francês charcuterie, que uniu as palavras “carne” (chair) e “cozido” (cuit). No dicionário Oxford, define-se como charcutaria, “a arte e os processos da preparação de produtos à base de carne bovina ou suína”.
Os primeiros registros históricos de sua prática organizada são da Europa, na Bélgica e na França, nos séculos 14 e 15, com as primeiras casas comerciais especializadas no preparo de embutidos.
As grandes expedições marítimas impulsionaram seu desenvolvimento, uma vez que os métodos de resfriamento ainda não existiam e, apesar de víveres serem armazenados no gelo, a durabilidade era pequena em comparação ao tempo das viagens.
A charcutaria acabou se desenvolvendo também por outras razões. Além de estender a sua preservação, obtinham-se outros sabores a partir dos processos de preservação, como a cura e a defumação.
Além dos embutidos, ela abrange também cortes como o Jamón Ibérico, o Prosciutto Crudo, o Speck e muitos outros.
Em uma visita a bucólica cidade de Cunha, conhecemos a pequena Salumeria Partigiano, onde Ricardo Pereira pratica a charcutaria artesanal de alto padrão. “O maior desafio do charcuteiro artesanal é, sobretudo, a paciência. Um Speck demora quatro meses para ficar pronto. Um culatello, doze meses. Uma copa leva pelo menos três meses e, um salame, cerca de dois meses para atingir o ponto ideal de consumo. Esperar é uma arte”, comentou Ricardo. “Outro desafio é o desconhecimento sobre a charcutaria artesanal. É comum ouvir comparações entre as características dos produtos artesanais e dos industrializados. Não dá para comparar”, completou.
A Hands On selecionou alguns rótulos para harmonizar com cortes e embutidos da Salumeria Partigiano. As combinações que você confere a seguir foram testadas no restaurante Bai 180º Terra.Fogo.Mar
Mortadela CoM Pinhão
Produzida em uma parceria da Salumeria Partigiano com a Charcutaria Prelúdio, de Santo André, essa mortadela excepcional é pouco salgada, tem textura delicada e sabor surpreendente. O pinhão, ingrediente sazonal e tradicional da culinária de Cunha, faz toda a diferença. Combinou muito bem com o DOMAINE DE LA PINTE ARBOIS TROUSSEAU, produzido com a pouco conhecida uva tinta Trousseau, leve, delicado e pouco tânico, de Arbois, na região francesa do Jura.
Salumeria Partigiano | @salumeriapartigiano
Todos os vinhos | winebrands.com.br
Restaurante | bai180restaurante.com.br
PastraMi
Elaborado com o corte bovino shoulder, no Brasil é mais conhecido como Raquete. Ele cura por apenas dez dias sob defumação. O vinho escolhido para ele foi o delicioso DOMAINE THIERRY MOTHE CHABLIS AOC. O caráter defumado do pastrami combinou perfeitamente com as notas cítricas, a mineralidade e o frescor desse delicioso branco produzido na mítica região francesa da Borgonha.
Pernil defuMado
Seu processo é breve – 10 dias de cura e defumação. Ao final, resulta em um sabor delicado e untuosidade perfeita. Finamente fatiado, ficou ótimo com o DOMAINE BOUZEREAU GRUÈRE Et FILLES BOURGOGNE CHARDONNAY, elegante, com aroma de frutas cítricas, paladar cremoso e muito frescor.
sPeCk O Speck é um corte curado cujo significado varia muito. Na Alemanha, é a gordura do porco em conserva. Na Holanda, é o bacon. Na Suíça, é o similar do célebre Prosciutto crudo italiano e, na Espanha, do Jamón Ibérico. Feito com a perna do porco, sua maturação mínima é de quatro meses. A combinação ideal foi com o NORMAND POULLY-FUMÉ AOC, um branco da Borgonha com aromas de frutas brancas e, no paladar, notas de mel, brioche e manteiga.
Produzido com pernil suíno, cura por 30 dias. Remete aos melhores salames artesanais italianos - mas é feito a 250 km de São Paulo. Harmonizou com o exótico DOMAINE ZÉLIGE DE CARAVENT BLANC DE NOIR, do Languedoc, no sul da França, vinificado em branco com a uva tinta Cinsault. Com aromas de peras e especiarias doces, macio fresco e persistente, é ótimo para embutidos, queijos e frutos do mar.
Por um momento, esqueça os queijos “tipo”tipo Brie, tipo Parmesão, tipo Camembert. Agora, a bola da vez são os queijos regionais autorais.
Certa vez, conversando com um mestre queijeiro de uma grande multinacional francesa de queijos e derivados, ele disse: “Sabe o que mais me fascina no mundo dos queijos? É que, a partir de apenas três ingredientes - leite, coalho e sal – são produzidos no mundo mais de 3.500 tipos de queijos.”
Na verdade, os três ingredientes se desdobram: há leites de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala e outros. Na Noruega, há um queijo doce produzido normalmente com leite de ovelha, o Brunost, que tem uma versão incomum com leite de rena. Na Suécia, há uma pequena produção de queijo de leite de alce. Na Sérvia, existe um queijo raro e caríssimo, o Pule, produzido com 60% de leite de jumenta e 40% de leite de cabra. Na Ásia central, o Airag é feito com leite de égua. Em regiões andinas, muito frias para a criação de bovinos, existe o queijo de leite de alpaca. No norte da África, comunidades nômades produzem o queijo de leite de camela. E, no Planalto tibetano, é comum o queijo de leite de iaque. Há, ainda, um quarto ingrediente, presente nos queijos de mofo: os fungos, responsáveis pela produção dos queijos “azuis”, como Gorgonzola e Roquefort, e dos queijos de casca florida (ou mofo na superfície externa), como o Brie e o Camembert.
O Estado de Minas Gerais sempre foi conhecido como produtor de ótimos queijos. Mas, neste momento, São Paulo surpreende por sua produção autoral de alta qualidade. “Os produtores artesanais paulistas oferecem atualmente uma ampla gama de queijos autorais e derivados lácteos únicos. Enquanto as grandes regiões produtoras de queijo artesanal estão focadas em resguardar a produção tradicional, os paulistas estão desenvolvendo receitas próprias e autorais com grande sucesso. Os consumidores dos grandes centros estão procurando queijos diferentes, de qualidade e, nesse quesito, os queijos artesanais paulistas tem poucos concorrentes diretos”, explicou Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal e produtor dos excelentes queijos de sua marca própria, a Christophe & Zeide, de Natividade da Serra.
Queijos & Vinhos
A Hands ON organizou uma degustação de queijos autorais de pequenas queijarias do Estado de São Paulo e selecionou 10 queijos os quais foram testadas as melhores combinações com vinhos. Confira!
Caetê da serra
Christophe & Zeide
De Natividade da Serra, é um saboroso queijo de leite cru de vaca, massa prensada e semi-cozida, amadurecido em folhas de caetê (Heliconia velloziana).
Combine com DOMAINE SYLVAINE & ALAIN NORMAND POULLY-FUSSÉ AOC, branco francês produzido na Borgonha. www.instagram.com /christopheezeide
horáCio
Vivedouro Queijaria Artesanal
De massa amarela, “chedarizada”, pastosa e macia, é produzido em Ribeirão Bonito, com leite de vaca e colorido com extrato natural de urucum. Ficou perfeito com o ENCOSTA DO SOBRAL LATE HARVEST, um vinho complexo, de excelente doçura e acidez. www.vivedouroqueijaria.com.br
ChouChou
Capril do Bosque
Elaborado em Joanópolis com leite de cabra, na pioneira queijaria Capril do Bosque, tem sabor ácido, textura macia e casca recoberta com o fungo Geotrichum. Combinou com o exuberante BECKER
LANDGRAF RIESLING
GUTSWEIN TROCKEN www.caprildobosque.com.br
Cuesta | Pardinho
frassinella
Terra Límpida
Produzido com leite orgânico de vaca, na região de Cássia dos Coqueiros, matura por 20 dias. Tem massa amarela macia e lisa, sabor discretamente adocicado, textura pastosa e quebradiça e aroma levemente amanteigado. Aqui a combinação foi com um tinto leve e diferente, o DOMAINE DE LA PINTE ARBOIS POULSARD, produzido com a rara uva Poulsard, nativa da região francesa do Jura, onde esse vinho é produzido. www.terralimpida.com
ferradura | Mulekinha
Produzido em Ibiúna com leite pasteurizado de vacas Jersey, matura por pouco mais de 30 dias. Sua massa é crua, levemente amanteigada, com sutil defumação e discretamente adocicada. O vinho escolhido para acompanhá-lo foi o delicado LES JAMELLES VIOGNIER PAYS D.O.C., branco icônico da vinícola Les Jamelles, produzido no Languedoc, sul da França. www.instagram.com/queijosmulekinha
Elaborado com leite cru de vacas Gir criadas em pasto aberto na cidade de Pardinho, matura por oito meses em caves subterrâneas em contato com um fungo especial, que lhe dá um aspecto característico. Elegemos o francês BOURGOGNE HUBERT BOUZEREAL-GRUERE et FILLES, produzido na Borgonha, um branco de grande acidez, vívido e suculento.
CreMosinho ChiMiChurri
Estância do Queijo Botucatu
Inspirado em um queijo árabe, é produzido com leite pasteurizado de vacas e fermentado com iogurte natural. Sua casca recebe pimenta calabresa e chimichurri. Com textura deliciosamente cremosa, fica perfeito quando regado com azeite de oliva extravirgem. Combine com um LES JAMELLES CLAIR ROSÉ I.G.P.
PAYS D’OC, um rosé aromático e elegante produzido na ensolarada Languedoc, no sul da França.
Burrata Fior D’Italia
Da bucólica Cunha vem a excelente Burrata Fior d’Itália, produzida pelo pugliese Vito Consoli. De frescor e cremosidade excepcionais, é produzida diariamente com leite fresco e orgânico de vacas criadas em pasto aberto. Um queijo delicado que combinou com o exuberante português ENCOSTA DO SOBRAL GRANDE RESERVA VINHAS VELHAS FERNÃO PIRES
BRANCO, produzido no Tejo.
Pinhal Queijaria do Jordão De Pindamonhangaba vem esse queijo de leite de vacas Jersey, cremoso, massa semi-mole, sabor lácteo e maturação de dois meses com mofos nativos. Combinou muito bem com o FORADORI SGARZON TEROLDEGO, um tinto robusto produzido com a uva Teroldego, na região italiana do Trentino Alto Ádige.
CaPrinus | Atalaia
Produzido com leite de cabras na Fazenda Atalaia, em Amparo. Matura durante nove meses em cave subterrânea. Seu longo amadurecimento atenua o sabor pronunciado e terroso desse tipo de leite. É intenso, de massa firme e quebradiça, sabor lácteo e sutis notas terrosas. Para acompanhá-lo, escolhemos o sedutor ZÉLIGE-CARAVENT BLANC DE NOIR, um branco de grande frescor e personalidade, elaborado a partir da uva tinta Cinsault, no Languedoc, sul da França.
Todos os vinhos | www.winebrands.com.br
Gornergrat,
Muitos países têm sistemas rodoviários eficientes, mas poucos se comparam a surpreendente eficiência e abrangência da malha ferroviária suíça
Com 126 milhões de habitantes, o Japão tem um número maior de passageiros transportados diariamente em sua rápida malha ferroviária. Mas, é na pequena Suíça, com uma população inferior a nove milhões de habitantes, que os trens alcançaram um grau de eficiência e pontualidade surpreendentes.
Desde o início de sua história ferroviária, a Suíça investe continuamente em seu desenvolvimento e ampliação. É possível partir de trem de qualquer vilarejo perdido nas montanhas e chegar onde quer que seja, diretamente ou fazendo conexões.
Silenciosos e pontuais, os trens transportam diariamente mais de dois milhões de habitantes, ou seja, cerca de 25% da população deste pequeno e próspero país europeu. Mais do que estender os tri-
lhos por todo o território, os serviços ferroviários são intensamente conectados a outros serviços no país. Um turista que se encontre, por exemplo, em Zermatt, uma charmosa estação de montanha aos pés do grande Pico Matterhorn, que tenha seu voo de volta ao Brasil saindo à noite do aeroporto de Zurich, pode efetuar seu check-in diretamente na estação de trens em Zermatt, tomar seu trem e passar o dia passeando tranquilamente na belíssima capital do país, se dirigir ao aeroporto, de lá seguir diretamente ao embarque e reaver sua bagagem na esteira do aeroporto de São Paulo. O Swiss Pass é um bilhete que permite, num período de oito dias, viagens ilimitadas por toda a malha ferroviária, pegar ônibus municipais, trens locais de montanha ou funiculares, que levam às vilas encravadas nas cotas mais altas das montanhas, bem como acesso gratuito ou com descontos a centenas de museus espalhados pelo país, restaurantes e lojas.
Após três dias em Zurich, peguei o trem para Interlaken, uma linda cidade no centro do país. Dia seguinte, fiz uma day trip ao topo do Jungfrau, a célebre estação plantada no topo de uma grande montanha.
De volta à Interlaken, segui para a charmosa
La Gruyère, onde se produz o famoso queijo. Nas pastagens e colinas, vaquinhas pastam tranquilamente em cenários encantadores. Na paisagem, lindas vilas de aparência medieval. Em Gruyère
acompanhei o Desàlpe, evento anual que marca o encerramento da temporada de produção do queijo Gruyère, quando os produtores decoram suas vacas com flores e sinos e empreendem uma barulhenta descida dos alpages – as fazendolas de montanha, rumo ao centro da pequena vila de Charmey – onde a concentração de centenas de vacas produz um ruído infernal. Milhares de turistas admiravam a chegada do cortejo bovino e os produtores de queijos vestidos com trajes típicos. De Gruyère, meu próximo destino foi a linda Vevey, ao lado de Montreux, onde acontece o famoso Festival de Jazz de Montreux. Vevey encontra-se às margens do lindo Lac Léman, formado pelas águas do rio Rhone. Após três dias de visitas a vinhedos
e degustações, segui para a espetacular Zermatt, aos pés do icônico Matterhorn, uma das montanhas mais bonitas do mundo e uma das últimas grandes conquistas dos Alpes. Zermatt fervilha de turismo e é conhecida como a Chamonix da Suíça. Uma ampla malha de gôndolas e chairlifts levam os visitantes, esquiadores, trekkers e turistas de todos os tipos de montanha em montanha para admirarem de perto o espetáculo da região
Em Zermatt, me deliciei com a substanciosa gastronomia local de fondues, racletes e röstis, após três dias, segui para a charmosa Crans Montana, no flanco de uma grande montanha no belíssimo Valais, um vale extenso por onde desce o rio Rhone, em cujas margens encontram-se dezenas de pequenas vilas e vinícolas. Nos vales, um clima moderadamente frio e seco, mas nas encostas e montanhas, neve abundante e frio. De Crans Montana regressei ao vale e segui para a famosa Saint Moritz, balneário onde famosos endinheirados têm chalés de veraneio. Lá me hospedei no agradável Nira Alpina, situado numa vila próxima chamada Silvaplana.
Dois dias de visitas pela região e tomei o rumo de Appenzell, na parte alemã da Suíça, junto à fronteira do pequeníssimo Liechtenstein, em Appenzell, participei de um evento de tradições culturais da região,
ONde fICAr
Zurich - Hotel Du Theatre www.hotel-du-theatre.ch
Interlaken - Victoria-Jungfrau
Grand Hotel & Spa www.victoria-jungfrau.ch
La Gruyère - Hôtel La Fleur de Lys www.hotelfleurdelys.ch/en
Vevey - Hotel des Trois Couronnes www.hoteltroiscouronnes.ch/fr
Zermatt - Mont Cervin Palace www.montcervinpalace.ch
Crans Montana - Crans Montana www.crans-montana.ch/en
Saint Moritz - Nira Alpina www.niraalpina.com
Appenzell - Hecht Appenzell www.hecht-appenzell.ch/en
Swiss Travel System www.swisstravelsystem.com
Turismo na Suíça www.MySwitzerland.com
com espetáculos musicais, danças, contação de histórias locais, visitei artesãos, experimentei diversos vinhos locais e comi muito Appenzeller, o delicioso queijo local. Na última manhã em Appenzell, encerrei a viagem com chave de ouro: um incrível passeio de balão, de onde assisti ao sol lançando as primeiras luzes sobre a bucólica Appenzell.
Lac Léman
Tomei o trem de volta à Zurich, de onde peguei o voo com destino ao Brasil. Foram 15 dias em cenários maravilhosos, pastagens verdejantes, montanhas gigantescas, vilas medievais, vinhos, boa comida e o mais importante, uma gente amável e muito cordial. Fui de trem à toda parte, sem qualquer atraso ou percalço. Num país ordeiro e desenvolvido, os trens funcionam com espantosa precisão, tal como um relógio. Suíço, é claro
Congresso da WFLD, referência mundial de laserterapia na Odontologia, presidido por Aldo Brugnera Junior, do Instituto Brugnera e Zanin, com realização de Haroldo Vieira, da VMCom, discute no Brasil, os principais avanços e aplicações da tecnologia laser na prática odontológica
A odontologia brasileira se destaca como referência no cenário global, e essa posição de prestígio não é por acaso: de acordo com informações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), há mais de 400 mil cirurgiões-dentistas atuantes no país. Contudo, os números não são os únicos fatores que nos colocam entre os melhores do mundo: o Brasil possui dentistas altamente qualificados que participam ativamente de pesquisas científicas e da prática clínica, além de possuir instituições de ensino de odontologia que estão entre as mais renomadas do mundo.
Um exemplo do claro reconhecimento da odontologia brasileira no exterior, foi a participação de 33 professores brasileiros, convidados como palestrantes, na última edição do congresso científico da WFLD - World Federation for Laser Dentistry, entidade reconhecida como referência na área de laserterapia, realizado na Polônia.
O protagonismo do Brasil na área, impulsionaram a escolha do país para ser sede, este ano, da 18ª edição do evento da WFLD, que acontece de 11 a 13 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. “O maior significado desse evento no país é o reconhecimento dos brasileiros que trabalham com laser. Nós temos muitos professores que pesquisam e ajudam a difundir esta ferramenta, então o congresso está aqui porque as pessoas querem ver o material brasileiro”, declara Aldo Brugnera Junior, presidente desta edição do congresso da WFLD. Doutor em odontologia, o renomado cirurgião-dentista, Aldo é um dos mais conhecidos pesquisadores na área de laser na odontologia do Brasil e do exterior e há 30 anos comanda o Instituto Brugnera e Zanin, ao lado de sua esposa Fátima e de sua filha, Ana Paula.. Para realizar um evento deste porte no Brasil,
nós temos muitos professores que pesquisam e ajudam a difundir esta ferramenta, então o congresso está aqui porque as pessoas querem ver o material B rasileiro
Aldo Brugnera
a WFLD contou com a expertise da VMCom, empresa criada pelo publicitário Haroldo Vieira no início dos anos 1980, que desde 1982, realiza eventos segmentados na Odontologia, se tornando, ao longo dos anos e do sucesso de suas empreitadas, referência na área. Desde a primeira edição do congresso, em 1988, em Tóquio, no Japão, o uso do laser na Odontologia evoluiu significativamente. Exímio conhecedor do mercado de eventos para a área odontológica, Vieira explica que isso se deve tanto à sua versatilidade de uso na área dental e um grande aumento na procura por tratamentos sem dor e menos invasivos por parte dos pacientes. “Hoje temos três mil dentistas utilizando laser de alta potência no Brasil, porém poderíamos ter cerca de 50 mil, já que hoje termos fabricantes nacionais que tornam os investimentos na laserterapia mais acessíveis” comenta. Para ele, a disseminação de conteúdo científico de qualidade e os
Aldo Brugnera, cirurgião-dentista e pesquisador na área de laser na odontologia
debates sobre o tema com renomados profissionais do mundo todo, proporcionados pelo evento da WFLD, são essenciais para a popularização do uso do laser na odontologia.
O congresso da Sociedade Mundial de Laser destina-se, principalmente, ao público do setor odontológico e reunirá conceituados especialistas em laserterapia do Brasil e de diversas partes do mundo, sendo uma oportunidade imperdível para os profissionais da área aprimorarem suas habilidades e expandirem seus horizontes no campo da Odontologia a laser. Segundo Haroldo Vieira, diretor da VMCom, a expectativa de público é de 600 pessoas. “O congresso é uma excelente oportunidade para a troca de conhecimento, inovações e melhores práticas na aplicação da tecnologia laser nesse segmento, permitindo que os profissionais aprimorem suas competências e ampliem suas perspectivas em relação ao tema, elevando a prática a um novo patamar e promovendo maior satisfação do paciente”, comenta Haroldo. “Temos mais de 80 estrangeiros já inscritos no evento, então teremos uma colaboração mundial muito grande aqui para o Brasil para a troca de conhecimentos. Eu acho que essa é a função de um congresso: reunir pessoas para trocar informações”, opina Brugnera.
Durante os três dias de evento, a laserterapia será explorada de forma detalhada em mais de 80 conferências e painéis científicos com 50 speakers, entre os melhores nomes da odontologia mundial e brasileira, que aprofundarão o tema indo além da teoria, demonstrando na prática como o laser opera e quais são os resultados dos tratamentos para que os profissionais possam entender melhor as interações entre a luz laser e os tecidos biológicos, e incorporá-los estrategicamente na prática clínica. Uma das grandes novidades do congresso, adianta Brugnera, será a utilização do laser como substituto dos antibióticos. Além disso, os participantes terão a oportunidade de obter a Certificação Internacional – WFLD, e haverá um curso exclusivo dedicado à utilização do laser na HOF - Harmonização Orofacial.
o congresso é uma excelente oportunidade para a troca de conhecimento,
inovações e melhores práticas na aplicação da tecnologia laser na odontologia
Os avanços do uso do laser na odontologia Falar do uso do laser na odontologia é um assunto amplo. A tecnologia permite obter resultados superiores nas mais diversas situações clínicas, desde as básicas até as mais complexas, ampliando o leque de tratamentos disponíveis nas clínicas odontológicas. Brugnera, que estudou o uso de laser na Alemanha e trouxe essa tecnologia ao Brasil em 1984, tornando-se um dos pioneiros em sua aplicação no Instituto Brugnera e Zanin, em São Paulo, explica que, inicialmente, o laser de baixa potência foi utilizado para tratar dores pós-cirurgia, sensibilidade dental, dores dentais e dores faciais como um todo, incluindo condições como neuralgia do trigêmeo, parestesias faciais e herpes.
Porém, hoje, há uma infinidade de estudos já publicados, fundamentados em pesquisas científicas, que revelam as diversas aplicações do laser. “Um exemplo disso é o tratamento da mucosite oral, que são lesões de pós-câncer bucal, além do
Aldo
Brugnera e Fátima Zanin, do Instituto Brugnera e Zanin
próprio câncer de boca. Para pacientes que apresentam alergia a anestésicos, há a possibilidade de realizar a analgesia em áreas específicas utilizando a tecnologia laser, ou ainda, potencializar a eficácia de analgésicos”, relata.
“Essa tecnologia permite que diversos procedimentos odontológicos sejam realizados de maneira minimamente invasiva. Se o paciente tem uma infecção, por exemplo, é possível tratá-la com o uso de corante leve de baixa potência ou com laser de alta potência em baixa energia. Os dentistas têm aumento de recursos para fazer procedimentos, melhorando o nível dos tratamentos oferecidos e até o nível do estresse do paciente, reduzindo a dor e o desconforto”, completa Dr. Aldo.
Ele relata ainda que o laser desempenha um papel importante no estímulo das células-tronco,
favorecendo a regeneração ou o crescimento de novos tecidos. “Uma pessoa que perdeu uma área da gengiva pode estimular o próprio sangue daquela região”, diz o especialista. Algo que parecia inimaginável até pouco tempo atrás, mas que já é uma realidade, é a possibilidade de promover o crescimento de ossos em pacientes com perda óssea em algumas regiões da face, dependendo das circunstâncias. Também é possível utilizar o laser para a remoção de manchas de melanina (aqueles pontos escuros), além de auxiliar em procedimentos cirúrgicos bucais, na descontaminação de bolsa periodontal e descontaminação de implante.
“Um dos avanços significativos do uso do laser na odontologia é a capacidade de atuar não só para tratamentos, mas também para diagnósticos e até mesmo a prevenção de problemas. No caso
u m dos avanços do uso do laser na odontologia é a capacidade de atuar não só para tratamentos, mas tam B ém para diagnósticos e prevenção
das cáries, é possível fazer o diagnóstico de uma desmineralização, estágio anterior à lesão. A partir disso, monitoramos se essa lesão está evoluindo ou não. Podemos usar ainda a fluorescência de diagnóstico, para saber se há cárie ou não. E na remoção de cárie, temos uma melhora de resultado também, porque o laser permite um foco muito maior, eliminando somente a cárie do dente, sem remover áreas maiores”, relata o cirurgião-dentista. O uso da laserterapia odontológica também vai de encontro a um dos maiores temores de quem precisa de um tratamento odontológico – ou foge dele: o medo! Quantos dentistas já não enfrentaram a situação de atender pacientes que têm receio do barulho do “motorzinho”? Nesses casos, o laser se apresenta como uma excelente alternativa, pois permite o tratamento de cáries sem o uso
da alta rotação, o que ajuda muito aqueles que sofrem de fobias.
Instituto Brugnera Zanin
A história de Aldo Brugnera com a laserterapia é datada de quarenta anos de muito estudo e dedicação. Quando percebeu o potencial do laser e seus resultados positivos, Aldo trilhou um caminho acadêmico para se aprofundar no assunto, que fizeram dele um dos maiores especialistas no tema, nacional e internacionalmente, tendo publicado oito livros, desenvolvido vários projetos e linhas de pesquisas em Fotobiologia e Biofotonica. Aldo faz parte do corpo editorial de diversas revistas cientificas; é sênior editor da PPMLS - Photobiomodulation, Photomedicine and Laser Surgery (USA); professor visitante e pesquisador colaborador do Instituto de Física de São Carlos – IFSC-USP; professor e membro do Mestrado Europeu de Aplicações em Laser na Odontologia e da Universidade de Liege Bélgica; e professor emérito da Universidade Camilo Castelo Branco.
Há 30 anos fundou o Instituto Brugnera e Zanin, ao lado de sua esposa, Fátima Zanin que compartilha com o marido a mesma paixão pela profissão, foram pioneiros na aplicação de laser terapêutico, laser para diagnóstico (fluorescência), laser e leds voltados para o clareamento e lasers cirúrgicos na área odontológica. Juntos, eles realizaram diversos trabalhos na área de pesquisas, estudos e experiências científicas, além de lecionar e orientar alunos dos cursos de doutorado e mestrado em laser. E a paixão se estendeu à Ana Paula, filha do casal, que também faz parte do corpo clínico do Instituto, adotando uma abordagem de odontologia antroposófica. “Ela promove uma visão mais humanista, que considera a conexão entre a saúde bucal e o corpo, além de priorizar um tratamento personalizado, que respeita a individualidade de cada pessoa”, explica Aldo. A proposta é utilizar materiais dentários naturais e orgânicos, evitando, sempre que possível, o uso de produtos químicos tóxicos. Além disso, a filosofia de trabalho abrange terapias complementares, como práticas artísticas e o uso de plantas medicinais, visando equilibrar o corpo, a mente e o espírito do paciente.
o s eventos segmentados são ideais para conectar a indústria, o meio produtor de insumos, e o profissional, o cirurgião-dentista, que precisa saB er mais soB re produtos e rentaB ilizar aplicaB ilidades
Haroldo Vieira
Mercado de eventos em ascensão
Desde 1982, a VMCom promove e realiza eventos segmentados na Odontologia. “Esses eventos são ideais para conectar a indústria, o meio produtor de insumos, e o profissional, o cirurgião-dentista, que precisa saber mais sobre produtos e rentabilizar aplicabilidades”, comenta Haroldo Vieira, diretor da empresa.
Para Haroldo Vieira, o networking e a integração de pessoas são fatores que também corroboram o sucesso de eventos segmentados. “As pessoas têm que sair dos seus ambientes e ir para ambientes onde elas encontram iguais, onde tem algo em comum, ouvir autoridades no assunto de interesse. Então, os eventos de pre -
sencialidade têm um futuro muito grande. Temos muito para explorar”, diz.
Ele cita o fortalecimento do mercado após a pandemia. “Os eventos presenciais retomaram com força total. O Centro de Convenções Rebouças está lotado até o final de 2026, o Anhembi está alugando espaço para 2027”, diz. E do alto de sua experiência, reflete que eventos que não dão certo tiveram problemas de gestão. “Não é porque não tem mercado, é competência gerencial. Se você tem visão, tem informação, tem tempo para organizar, dificilmente um evento vai dar errado, porque o evento é uma comunhão de interesses. Você tem a indústria que precisa promover uma determinada tecnologia ou uma mudança de processo. Na outra ponta, você tem o médico e o dentista que precisam entender um pouco mais como aquilo funciona. E eles precisam escutar autoridades no assunto. O que a VMCom faz é ser o ponto de convergência de uma necessidade”, explica.
A VMCom já criou, promoveu e realizou mais de 300 eventos dirigidos a essa categoria profissional, dentre eles a reformatação do antigo Congresso Paulista de Odontologia da APCD, que resultou no Ciosp – hoje o maior congresso de Odontologia do mundo –, congregando mais de 50 mil cirurgiões-dentistas interagindo com uma extensa programação científica e cerca de 350 empresas expositoras de mais de 20 países. Na lista de eventos da VMCom estão ainda o IN – Latin American Osseointegration Congress, maior evento sobre implantes dentários da América Latina, e o Congresso Brasileiro de Ortodontia – SPO, que reúne mais de 60 empresas expositoras e speakers vindos de 15 países. “Atualmente, estamos com um novo projeto, o INDEX – Innovation Dental Exhibition, o primeiro evento no mundo para cirurgiões-dentistas cujo conteúdo é focado em desmistificar o uso de novas tecnologias digitais, buscando produtividade profissional, a satisfação dos pacientes e a prática de uma Odontologia mais integrativa”, finaliza Haroldo
+conteúdo
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Haroldo Vieira, responsável pela produção e organização do congresso da WFLD, e Aldo Brugnera Junior, presidente do Congresso no Brasil
Sinônimo de liberdade e aventura, a marca atravessou décadas inovando sem renunciar ao seu estilo característico. Objeto de desejo dos motociclistas, a Softail une o melhor dos dois mundos: design clássico e tecnologia de ponta
Por Luciana Albuquerque
Sentir o vento nos cabelos, o ronco característico do motor V-twin e a vibração do chassi. Para muitos motociclistas, essa é a experiência mais pura de liberdade. E quando se trata de proporcionar essa sensação única, a Harley-Davidson é sinônimo de excelência. Mais do que um meio de transporte, uma Harley representa um estilo de vida, sinônimo de liberdade, aventura e, claro, status.
A marca, que há décadas conquista corações ao redor do mundo, comemora este ano um aniversário muito especial: 40 anos da família Softail. Uma saga que começou com um sonho e se tornou realidade, consolidando a Harley-Davidson como a escolha de quem busca a emoção de pilotar.
No início dos anos 1980, a Harley-Davidson enfrentava dificuldades financeiras e, visando consolidar uma posição competitiva no mercado, recorreu ao engenheiro independente Bill Davis, que apresentou um conceito de motocicleta com uma suspensão traseira equipada com amortecedores ocultos em um quadro Big Twin. Os enge-
nheiros da Harley-Davidson aperfeiçoaram o design, resultando no lançamento da FXST Softail, em 1984.
O modelo apresentava um estilo clean e linhas clássicas de uma hardtail, as preferidas dos customizadores – mas sem comprometer o conforto e a dirigibilidade, graças à suspensão traseira completa. O posicionamento dos amortecedores a gás, instalados verticalmente abaixo da transmissão, permitiu uma diminuição na altura do assento em relação ao solo. Além disso, juntamente com FXST Softail, fez sua estreia o motor Evolution® V-Twin, que gradativamente viria a substituir o antigo motor Shovelhead na linha Big Twin.
“a família softail combina com sucesso nossa herança e a tecnologia atual, atraindo os motociclistas da harley por todo o mundo”
Willie G. Davidson, antigo diretor de design, no livro “100 anos de Harley-Davidson”
“Quando eu me lembro do momento em que a FXST Softail foi lançada e do impacto no mercado – estávamos com dificuldades para atrair novos proprietários – é que me dou conta do quanto o novo chassi e o novo motor foram fundamentais para a nossa sobrevivência”, destacou Willie G. Davidson, antigo diretor de design da marca no livro “100 anos de Harley-Davidson”. O motor V-Twin é uma característica marcante das motos Harley-Davidson. A configuração de motor, com dois cilindros em um ângulo de 45 graus, faz parte da identidade da marca e é um dos elementos que definem o som e a vibração única das motos. O V-twin oferece um torque robusto em baixas rotações, proporcionando uma aceleração suave e progressiva, ideal para o estilo de pilotagem mais tranquilo e relaxado associado às Harley.
Linha Cruiser
Nova Fat Boy 2024
Quarenta anos se passaram e a Softail, resultado da harmoniosa combinação entre forma e função, continua a ser um grande sucesso, inspirando outros modelos icônicos da fabricante desde sua versão original. Com os avanços tecnológicos, o
Modelo FXST Softail, lançado em 1984, inspirou a nova linha Cruiser 2024
design se aprimorou funcionalmente ao longo do tempo, mas as linhas clássicas da hardtail original foram preservadas.
Uma comprovação de que a plataforma Softail se consolidou durante as últimas quatro décadas é o lançamento da linha Cruiser 2024. Considerada a mais diversificada do portfólio de motos da Harley-Davidson, essa linha apresenta oito modelos que vão do clássico ao moderno, atendendo a diferentes preferências.
O centro do atual chassi Softail é monoamortecedor traseiro, localizado por baixo do assento, e preserva as linhas hardtail clássicas da marca. Projetado para otimizar a eficiência, o amortecedor oferece fácil acesso para o ajuste da pré-carga, permitindo que os motociclistas façam a regulagem adequada para cada situação de pilotagem. Todos os modelos da linha Softail são equipados com o consagrado motor Milwaukee-Eight, com balanceiros duplos para reduzir as vibrações, resultando em maior conforto durante a pilotagem e possibilitando que o motor seja montado diretamente no quadro, reforçando a rigidez.
Os modelos do lineup global de motos Cruiser da Harley-Davidson para 2024 foram baseados na versão mais recente do chassi Softail, de 2018, e foram projetados para garantir estabilidade e leveza. Isso resulta em agilidade e desempenho que prometem impressionar até os motociclistas mais exigentes
+conteÚdo
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
• Softail® Standard: Representa a essência de uma Harley-Davidson Cruiser, com um quadro leve e esguio, cromados clássicos e acabamentos polidos.
• Street Bob® 114: Exala a autêntica atitude Bobber, com paralama traseiro encurtado, tecnologias atuais, como o painel digital junto ao guidão, e o característico farol dianteiro em LED. É ideal para motociclistas que buscam equilíbrio entre estilo, desempenho e facilidade de condução.
• Low Rider® S: Exibe o inconfundível estilo da Costa Oeste dos Estados Unidos e oferece uma performance impressionante, antes atingida somente com um investimento significativo em acessórios.
• Low Rider® ST: Equipada com alforjes removíveis e a carenagem aerodinâmica, é uma excelente opção para viagens, sem abrir mão do estilo e do desempenho.
• Breakout® 117: Com seu estilo chopper longo e esguio, é mais robusta do que qualquer outra moto. A potência do Milwaukee-Eight 117 é entregue ao asfalto por meio de um pneu traseiro de 240 mm, com o paralama bobtail.
• Heritage Classic 114: Inspirada nos modelos da década de 1950, traz a verdadeira essência da cruiser americana, com detalhes vintage e um autêntico estilo rock’n’roll.
• Fat Boy® 114: É um ícone que domina as estradas com sua presença imponente e inconfundível. Vem com rodas em alumínio fundido e se destaca pelo design único do farol dianteiro.
• Fat Bob® 114: Projetada para conquistar as ruas com potência e agilidade, é equipada com um arsenal completo de tecnologia de alto desempenho: freio dianteiro com disco duplo, suspensão dianteira de garfo invertido, como nas motos de competição, além do sistema de escape no estilo 2-1-2.
Business | Events | Lifestyle
| Plataforma de relacionamento | Networking | Geração de Negócios | Conteúdo e Conhecimento
Azimut Yachts, a maior fabricante de iates de luxo do mundo, apresentou sua mais nova “pérola” sobre as águas, o Azimut Fly 56, fabricado no Brasil. Conhecida por unir conforto, conveniência, design arrojado e tecnologia de ponta, a italiana também revelou o projeto da nova Grande 44M
Por Luciana Albuquerque
Quem esteve presente no Boat Show 2024, que aconteceu no final de setembro, em São Paulo, viu de perto o mais novo iate de alto luxo da Azimut Yachts, o Azimut Fly 56, da Coleção Flybridge. Maior fabricante de iates de luxo do mundo, o grupo italiano Azimut tem parque fabril no Brasil desde 2010 e o Fly 56 é fabricado em Itajaí – SC.
Pensada para promover máxima integração e conforto do proprietário com os convidados em momentos de confraternização, a nova 56 pés tem ambientes integrados, sem divisórias, e janelas panorâmicas. Para os momentos de privacidade e descanso, há uma
ampla suíte privativa e dois quartos com um banheiro interligado, que acomodam até seis pessoas com total conforto. A cabine máster, situada na meia-nau, destaca-se pelo espaço generoso e por contar com um closet, além de diversos compartimentos de armazenamento que garantem praticidade para longos cruzeiros.
A cozinha se conecta estrategicamente à praça de popa, espaço de convivência externo, que facilita refeições tanto dentro quanto fora do iate, ligada ao espaço gourmet na “varanda sobre as águas” que conta ainda com mesa de refeições ao ar livre e ampla plataforma para
Décor De aLto Luxo com móveis De Design itaLiano, eLementos orgânicos e assimétricos, marcam o estiLo do novo Flybridge 56 pés
mergulhos e banhos de mar. Na área externa superior, a Flybridge, conta com três ambientes que garantem experiências exclusivas ao ar livre, incluindo um segundo posto de comando, lounges com chaises e sofás, e área para refeições. Já o lounge da proa também impressiona pelo luxo e amplitude. Com um sofá e espreguiçadeiras, o ambiente proporciona maior conforto para apreciar a natureza e para os banhos de sol. o design traz o DNA da marca na combinação de elementos orgânicos, como móveis em linhas curvas, sofás em tons claros com revestimento em tecidos como o “bouclé”, além de carvalho escovado, tecidos em cores naturais e toques em bronze fosco que evidenciam a nobreza dos materiais e a sensa ção de amplitude e aconchego. os banheiros seguem o luxuoso padrão da marca, com metais e pedras nobres.
Navegação sustentável
A Azimut-Benetti tem se destacado na busca por pesquisas e inovações e anunciou um investimento recente, superior a R$ 900 milhões, para os próximos três anos, visando o desenvolvimento de novas tecnologias com foco na diminuição das emissões de carbono em suas embarcações. o grupo italiano que detém 14% do mercado mundial de iates, lançou este ano a única linha de iates de baixa emissão do mundo, começando pelo modelo Seadeck 6, que mede 17,5 metros de comprimento. Equipada com motores híbridos e uma placa fotovoltaica de 10 metros quadrados, a embarcação teve reduação de 40% nas emissões de Co². Além disso, a marca também se dedica a colaborar com o desenvolvimento de um índice público para avaliar a eficiência dos iates em relação ao consumo de combustível e ao impacto ambiental, em parceria com o Lloyd›s Register e a
A embarcação atinge uma velocidade máxima de até 31 nós e uma velocidade de cruzeiro de 26 nós, garantindo excelente desempenho em todas as condições de navegação. o sistema de controle por joystick, integrado à tecnologia g armin, permite manobras precisas e seguras, além da possibilidade de controlar o barco por meio de tablet. Alinhado aos projetos de sustentabilidade da empresa, a exclusiva motorização volvo IPS 950 D11 consome menos combustível e emite menos carbono.
“Nossa missão vai além da construção de iates de luxo. O Grupo Azimut-Benetti está comprometido em liderar a transformação sustentável. Este investimento é mais uma prova do empenho em desenvolver tecnologias que não só reduzem o impacto ambiental, mas também melhoram a eficiência energética e o desempenho geral”, explicou o CEo da Azimut Brasil, Francesco Caputo.
Com 44 metros de comprimento e equipado com quatro decks e cinco amplas cabines, a embarcação de luxo oferece mais espaço e requinte a bordo
Revelado projeto do superiate Grande 44M
Recentemente, a empresa anunciou o projeto da grande 44M, que promete ser um ícone para os aficionados por iates. Previsto para ser lançado somente em 2026, o modelo já despertou desejo no mundo todo, tendo cinco unidades já vendidas e fila de espera que pode chegar até cinco anos. A grande 44M será o maior iate já construído pela fabricante. Com 144 pés, diferencia-se por suas emissões reduzidas de Co², graças ao sistema MildHybrid Plus Zero Emission Hotel Mode. Essa tecnologia inovadora permite navegar com os geradores desligados, além de produzir energia adicional para recarregar as baterias.
relação aos três decks tradicionais –, oferecendo ainda mais espaço e sofisticação a bordo. Seu interior possui cinco amplas cabines, todas com suíte, garantindo conforto e privacidade para até dez hóspedes, e uma sala de jantar que acomoda até 12 pessoas. o deck superior pode ser transformado em um owners Deck, com uma suíte master e um terraço privativo com vista para o mar
A grande 44M também impressiona com sua configuração de quatro decks – uma inovação em
+conteÚDo @hands_on_magazine oN na tv onnatv.com.br
A Hands ON Magazine esteve presente no coquetel de lançamento do Calendário 2025 da G2C Events, líder na organização de eventos de Aviação Geral no Brasil, incluindo o maior evento de asas rotativas da América Latina, Heli XP. O encontro reuniu os principais players do setor, em 8 de outubro, no Razac Trading, em São Paulo. Confira algumas fotos dessa noite incrível!
Fotos Valdir Jorge Lopes
Miele Bernardo, da Comexport e rafael Mugnaini, da Guardian Jet
rogerio Sautner, do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, e Tiago ruiz da Sertrading
Mauricio Franzão e Leticia Monesi, da Southern Cross Aviation e Bruno Scotton de Carvalho, da Cruzeiro do Sul Aviação
Alexandre Gulla e Gladztone Silva, ambos da AGS Logistics; Ana Paula Company, da Jet Match; Ana Quirino, da national Freight; e rafaela Quirino, da Diretto House of Brands
CEOGrupo On Media e Publisher HANDS ON OtaviO NetO
Otavio Neto, idealizador do ESFE, e professor Luis Marins, palestrante e parceiro das útlimas edições do evento
a 20ª edição do eSFe - encontro do Setor de Feiras e eventos criado por otavio Neto, Ceo do Grupo oN Media, já tem data marcada: 18 de fevereiro de 2025. o Centro de Convenções rebouças, em São Paulo (SP), reunirá especialistas e líderes do mercado MiCe ce de entidades setoriais, com uma programação que contará com 28 talks sobre tendências, inovações e sustentabilidade, além da presença de 70 marcas do setor, da tradicional rodada de negócios, uma homenagem aos líderes notáveis de 2024 e o bom e velho networking.
De 7 a 10 de novembro, Gramado (rS) receberá a 36ª Feira internacional de Turismo (Festuris), um dos principais eventos de turismo da américa Latina. Organizada pela Rossi & Zorzanello, esta edição terá a presença de profissionais da área, empresários e autoridades de vários países, mais de 400
estandes e 50 destinos internacionais, reunindo 2.500 marcas, uma excelente oportunidade para impulsionar negócios e promover destinos turísticos brasileiros e internacionais. Dentre as novidades deste ano, destacam-se os espaços Holístico e Wellness, voltados para o bem-estar.
Depois de um período de fechamento provocado pela inundação de suas pistas durante a enchente que afetou o rio Grande do Sul em maio deste ano, o aeroporto Salgado Filho, em Porto para voos nacionais em 21 de outubro, após 170 dias sem pousos e decolagens. Com a finalização das obras de recuperação do local prevista para 16 de dezembro, todas as operações do aeroporto serão retomadas, como o retorno dos voos internacionais.
De 23 a 26 de junho de 2025, o Distrito anhembi, em São Paulo (SP), receberá a eletrocar Show, evento que almeja se firmar como a principal vitrine B2B do nicho de veículos elétricos no Brasil, reunindo líderes da indústria, montadoras, fornecedores e toda a cadeia envolvida em uma plataforma inovadora com palestras, exposições e test-drive. o projeto é inspirado no sucesso do Grupo eletrolar, de Carlos Clur, e ocorrerá junto da 18ª edição da eletrolar Show. a eletrocar Show tem como Presidente, Juan Pablo de Vera, que possui mais de 30 anos de experiência na área de eventos tendo em seu portfólio a realização do Salão do Automóvel e do Salão Duas rodas, e como Diretor, Daniel Zanetti, outro expert do setor, que tem na bagagem a realização eventos importantes, como a WTM e a iLTM Latin america.
a Tramontina Farroupilha, tradicional marca especializada na fabricação de equipamentos destinados a cozinhas profissionais com reconhecimento do mercado mundial pela qualidade dos seus produtos, é a mais nova associada do Sindicato da indústria de equipamentos, Produtos e Serviços para Cozinhas Profissionais do Estado de SP (Sindal). a parceria que teve início em 2001, com uma carta enviada por Clóvis Tramontina ao Sindal, agora foi formalizada, fortalecendo ainda mais a relação da empresa com a entidade.
Aficionadospeloautomobilismoviverão aexperiênciadeverdepertoaabertura da11ªtemporadadaFórmula e,primeiro esportedahistóriaasercarbononeutro, queserárealizadaem7dedezembrode 2024,noSambódromodo anhembi,em SãoPaulo(SP). ocampeonatomundial, promovidopelaFederação internacional deAutomobilismo(FIA),utilizacarrossimilaresaosdaFórmula1,porémtotalmente elétricos. ograndedestaquedoevento será o modelo GeN3 eVo,queimpressionaporlevarapenas1,82segundospara acelerarde0a100km/h,alcançadouma velocidademáximade322km/h.
a Prefeitura de itu (SP), comunicou que recebeu da Cacau Show, o projeto de construção de seu parque temático na cidade. De acordo com o projeto,oparqueterámaisde100atrações,dentre elas a maior montanha russa da américa latina. Serão mais de r$2bilhõeseminvestimentos, eaexpectativaéqueolocalfiqueprontoemtrês
anos e seja o maior parque da américa Latina. além de fomentar o turismo, o empreendimento deve oferecer mil vagas de trabalho diretas e indiretas durante a sua construção e empregará duas mil pessoas quando estiver em pleno funcionamento. o parque temático será implantado entreoskm77e84,3daRodoviaCasteloBranco.
Vera ruthofer
VeraRuthoferé jornalista,publicitária, gestoraadministrativa edocentedecursosde pós-graduaçãoMBA
O empreendedorismo jovem tem ganhado destaque no cenário econômico global. Cada vez mais, jovens visionários estão canalizando criatividade e inovação para criar startups que moldam mercados. No entanto, transformar ideias em empreendimentos de sucesso exige mais do que inspiração: o conhecimento estratégico é essencial em todas as fases da jornada empreendedora.
Empreender com sucesso requer domínio de diversas áreas, como o mercado, comportamento do consumidor, gestão financeira e marketing. O conhecimento profundo permite ao empreendedor identificar oportunidades, mitigar riscos e estruturar estratégias eficazes que garantem resiliência ao longo do tempo. A validação de uma ideia envolve investigar se há demanda real por um produto ou serviço e se a proposta possui viabilidade comercial. Aqueles que conhecem o público-alvo desenvolvem soluções alinhadas às expectativas, aumentando a chance de aceitação.
diretrizes precisas, orienta cada passo do negócio, desde a captação de clientes até a estruturação de preços. A administração eficiente de recursos financeiros é fundamental para a saúde do negócio. Conhecimentos sólidos em finanças permitem ao empreendedor alocar recursos de forma inteligente e manter o fluxo de caixa equilibrado, separando a gestão amadora de uma administração profissional.
O ambiente de negócios moderno também exige flexibilidade. Empreendedores dispostos a aprender conseguem se ajustar rapidamente a mudanças e crises, garantindo a continuidade da empresa. O conhecimento pode ser adquirido de várias maneiras. A educação formal, por meio de cursos universitários e especializações, oferece uma base robusta, enquanto workshops e capacitações proporcionam aprendizado prático.
A mentoria é crucial: aprender com a experiência de outros ajuda a evitar erros e oferece orientações personalizadas. O networking +ConteÚDo
Um plano estratégico bem fundamentado, com metas claras e
é essencial para o crescimento; estabelecer conexões permite a troca de ideias e identificação de novas oportunidades. A leitura contínua de livros e artigos especializados é fundamental para manter-se atualizado sobre as tendências do mercado.
A diferença entre empreendedores que prosperam e aqueles que não consolidam seus projetos está na profundidade do conhecimento e na capacidade de aplicá-lo estrategicamente. Jovens que investem em aprendizado aumentam suas chances de transformar ideias em negócios impactantes. Em um mercado competitivo, o aprendizado contínuo se torna uma necessidade.
Assim, a trajetória do empreendedorismo jovem vai além do lucro. Trata-se de inovar, criar valor e contribuir para uma sociedade mais próspera e inclusiva. Aqueles que combinam visão transformadora com um compromisso com o conhecimento têm o poder de moldar o futuro e deixar marcas duradouras na sociedade
JoVenS que InVeStem em aPrenDIzaDo aumentam SuaS
ChanCeS
De tranSformar
IDeIaS em negóCIoS
ImPaCtanteS
da Fom www.fom.br
Apráticadasexta-feiracasualcomeçounofinal dosanos1950,inicialmentecomoumatentativade encorajarostrabalhadoresnosempregosondeera necessárioousoderoupaformal.Contudo,naquela época,somentealgumascompanhiasaderiramao hábito.Somentenofinaldosanos1990einíciode2000, équeasexta-feiracasualseespalhoupelomundoe viroufebre.Duranteestedia,muitasempresasficam tãoinformaisqueseusfuncionáriossãopermitidos atrabalharcomroupasesportivas,aocontráriodos outrosdiasdasemana,emqueopaletó,agravata,a camisasocialeossapatossãoexigidos.Aideiaéque, nocasualday,osexecutivospossamrelaxar
Por Vanda Fulaneto
Tênis Aeris da Track&Field www.tf.com.br
White jeans da Lacoste www.lacoste.com
Camiseta polo 100% algodão da Intimíssimi www.intimissimi.com.br/homem
Moletom com capuz da Intimíssimi www.intimissimi.com.br/homem
Colete em nylon com matelassé da Track&Field www.tf.com.br
Um nome que ecoa como sinônimo de excelência e transformação no turismo brasileiro, Guilherme Paulus ostenta uma trajetória de mais de cinco décadas dedicadas à inovação e ao desenvolvimento do setor. Formado em Administração de Empresas e iniciando sua jornada profissional aos 14 anos, se destacou ao fundar a CVC em 1972, tornando-a a maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo. Sua visão estratégica e audaciosa se estendeu à fundação da GJP Hotéis & Resorts, à liderança da
Web Jet Linhas Aéreas e ao pioneirismo no mercado de cruzeiros. Hoje, à frente de projetos como o Terroir Wine Experience e a plataforma Special Travel, Paulus continua expandindo fronteiras, oferecendo experiências incomparáveis de luxo e exclusividade. Representante do turismo nacional, ele participa do Conselho Nacional do Turismo e do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, além de integrar o seleto Grupo Relais & Châteaux com o exclusivo Castelo Saint Andrews, em Gramado