2 minute read

INSPIRAÇÃO & BELEZA

Next Article
EDMAR BULL

EDMAR BULL

Com essa premissa, ex-consulesa da França Alexandra Loras inaugura instituto social pró-diversidade em parceria com a plataforma Westwing

Por Carlos Eduardo Oliveira

Advertisement

“Somente com diversidade, equidade e respeito, criaremos e viveremos em uma sociedade de fato inovadora”. Frase forte, impactante, que faz refletir. E que baliza o trabalho da autora: Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil, que agora inaugura em São Paulo, em parceria com a multinacional Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle (verbox), o Instituto do Protagonismo Feminino. Parisiense da periferia, Alexandra gosta de reafirmar suas origens. “Nasci em uma família pouco convencional, com influências cristãs, muçulmanas e judaicas, de mãe francesa e pai gambiano”, conta. Mestra em Gestão de Mídia pela Sciences Po, a mais prestigiada escola de ciências políticas da França, seu trabalho como palestrante e escritora, ela destaca, já impactou mais de 20 mil pessoas, nos 57 países que visitou. Morou na Inglaterra, Alemanha, Suécia, Espanha, EUA, México e Brasil, onde chegou em 2012 como consulesa da França e se estabeleceu. “Como mulher negra de atuação internacional, pude acumular experiências e todo o conhecimento que compartilho em meus treinamentos e palestras”.

“AJUDEI A CRIAR

AMBIENTES DE TRABALHO

MAIS DIVERSOS, RESPONSÁVEIS, INCLUSIVOS, CRIATIVOS, INOVADORES E, CONSEQUENTEMENTE, LUCRATIVOS”

Sua meta “é transformar a maneira tradicional de liderar, incorporando às rotinas das empresas questões urgentes e delicadas, como ESG, diversidade, etarismo e sexismo, que ainda geram incômodo no ambiente corporativo, suscitam dúvidas e inseguranças e escancaram um importante ponto cego: como liderar a partir do futuro que já se apresenta”. Com base nessa fórmula, ao longo da última década a empresária afirma já ter colaborado com a transformação de empresas, líderes, equipes e empreendedores de diversos segmentos. “Ajudei a criar ambientes de trabalho mais diversos, responsáveis, inclusivos, criativos, inovadores e, consequentemente, mais lucrativos”.

É nesse contexto que surge o Instituto do Protagonismo Feminino, idealizado por Alexandra, Helena Vieira, Antonio Isupero e Bia Vianna. ”Nosso objetivo é fortalecer as mulheres pretas no mercado de trabalho e ajuda-las a alcançar posições de liderança. Queremos ajudar mulheres a darem um passo adiante em suas carreiras, tornando-se líderes em multinacionais e empresas relevantes no mercado”, afirma.

Diversidade e empoderamento feminino

Desde o final de 2022, Alexandra atua como consultora de diversidade e inclusão da Westwing, com o objetivo de colaborar na consolidação dos projetos que trazem maior pluralidade à empresa, com encontros mensais do comitê de diversidade e palestras gerais, alcançando os mais de 700 colaboradores da companhia no Brasil. “Faz parte do nosso DNA trazer mais beleza para a vida das pessoas. Contribuir com o projeto do Instituto do Protagonismo Feminino e com uma personagem tão forte como a Alexandra reforça um pilar importante de nossa companhia: o compromisso com a diversidade, empoderamento feminino e ações antirracistas”, comenta Samantha Araújo, head de Growth e líder do comitê de diversidade da Westwing. Com grandes nomes do segmento como inspiração, o espaço recém inaugurado do instituto apresenta um mix entre moderni- dade e ancestralidade, peças coletadas pela empresária em viagens pelo Brasil e pelo mundo se misturam com lançamentos assinados pela Westwing Collection, marca exclusiva da companhia. Entre as principais referências estão Eva Sonaike, especialista em moda e tecidos africanos contemporâneos, e Diébédo Francis Kéré, arquiteto burquinês.

Modelo Shoppable E Capital Aberto

A Westwing é uma plataforma de casa, decoração e estilo de vida. O modelo de negócios conhecido como shoppable possibilita campanhas diárias de curta duração, milhares de novos produtos todos os dia no ar, marcas e oportunidades exclusivas, além de fartas doses de inspiração. Além disso, clientes também têm acesso a uma curadoria de produtos diferenciada no Westwingnow. Desde fevereiro de 2021, a Westwing tornou-se uma empresa de capital aberto na B3.

Informações: www.westwing.com.br.

Maior evento do quarto setor no país, Expo Favela Innovation expande-se para todos os estados e ratifica o empreendedorismo social de seu criador, o empresário

Celso Athayde

This article is from: