1 minute read

As epígrafes

(O objetivo é, como sempre, amplificar o conhecimento sobre o repertório de interesses dos estudantes, mas também fazê-los pensar sobre seus próprios gostos.)

As Epígrafes

Em seguida, convide-os a ler as epígrafes do livro. Habitualmente, elas reproduzem trechos de outros textos que “conversam” com as grandes questões abordadas numa obra. Quase sempre, é uma escolha carregada de intenções. Ao citar aqueles trechos no início de seus livros, autores costumam dar pistas do que virá à frente, mas recorrendo às vozes de outros escritores. Pode haver também, parece evidente, um desejo de associar o sentido da passagem (ou mesmo os grandes sentidos da obra de origem) com os do livro que ora publicam.

No caso de O Vale de Solombra, a primeira epígrafe reproduz os versos que abrem o Canto I do Inferno, primeira parte da Divina Comédia, o grande poema épico que Dante Alighieri publicou entre 1317 e 1321. Nele, o próprio Dante é personagem e narrador, e outros personagens reais e mitológicos vão aparecendo à medida que o poema avança. Após a leitura do livro de Eustáquio Gomes fica mais clara a alusão do trecho à viagem de Luís Quintana. Mas, assumindo que estamos no momento de pré-leitura dos alunos, o mais importante aqui é provocar a curiosidade deles quanto ao livro, estimulando sua imaginação para o que virá. Então, dialoguem com eles sobre essa epígrafe, para ver se espontaneamente eles intuem algo sobre os termos grifados:

Da nossa vida, em meio da jornada, Achei-me numa selva tenebrosa, Tendo perdido a verdadeira estrada.

Não é preciso, evidentemente, ter lido a Divina Comédia — algo que recomendamos independentemente deste trabalho — para especular sobre os significados conectados aos termos que grifamos. Mas pode ser interessante lembrar aos alunos que a jornada de Dante pelo Inferno, pelo Purgatório até chegar ao Paraíso pode ser uma alegoria de tantas trajetórias humanas. A metáfora da caminhada é sempre riquíssima. E é por isso que a conversa tende a ser rentável nesse rumo. Após ouvir as falas dos alunos sobre a epígrafe, questionem:

• As palavras jornada, estrada, caminho estão ligadas ao que mais?

(Deixem que eles pensem sobre isso e falem espontaneamente. Por fim, completem com os exemplos do uso dessas palavras para descrever as campanhas dos times de futebol — a “jornada até o título” —, a trajetória pessoal de estudantes de todos os

SUMÁRIO