1 minute read

1.3 Leitura

repórter e editor. Como colaborador, publicou artigos sobre Literatura em O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Jornal do Brasil.

Além da novela O Vale de Solombra e da coletânea de crônicas Paisagem com Neblina, lançou os romances A Febre Amorosa (EMW Editores, 1984), O Mapa da Austrália (Geração Editorial, 1998) e Jonas Blau (Editora Brasiliense, 1986) — publicado originalmente, como folhetim, no Caderno 2, suplemento de Variedades do jornal O Estado de São Paulo. Também frequentou outros gêneros, como o conto, a poesia e o ensaio.

Eustáquio Gomes morreu de enfarte no miocárdio em 31 de janeiro de 2014. Morreu dormindo.

Estabeleçam um prazo para a leitura do livro, procurando não uma data fixa, mas um intervalo que possa respeitar o ritmo de cada um. Admitimos que esse parâmetro é bem difícil de conhecer com propriedade, porque os estudantes podem ter experiências de leitura muito diversas. Sabendo disso, é muito necessário acompanhar a evolução das turmas provocando, de tempos em tempos, algum questionamento sobre o curso da leitura, as possíveis dúvidas, as dificuldades e os trechos que mais agradaram em cada estágio.

Após esse momento, convidem a turma para um primeiro debate em torno das impressões sobre o livro. A ideia é fazer um levantamento dos pontos de vista mais marcantes para cada um. Ao fazê-lo, enfatizem que a intenção é apreciar esteticamente a obra como produção artística e cultural, como indica uma das competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias na BNCC. Numa primeira escuta, perguntem (e procurem não interferir nas respostas, por mais que isso lhes pareça razoável; lembrem-se que todo livro é, de alguma forma, aberto às conclusões de quem se propõe a ler):

• Sobre o que é a história? • Do que gostaram mais no enredo? • Do que gostaram menos? • Com quais personagens se identificaram e por quê? • A que conclusões chegaram sobre o grande tema que norteia o livro? • O que foi difícil de compreender? • Que dúvidas restaram ao final da leitura?

Essa primeira discussão deve ser acompanhada de muitas anotações para permitir um planejamento posterior de retomada de alguns dos assuntos citados e reflexão dos professores quanto ao que agiu sobre a percepção dos estudantes, produzindo inquietações.

SUMÁRIO