INICIATIVA ALUNO RICHARD DE MELO UNIVERSIDADE PADRE ANCHIETA (CAJAMAR - SP)
BRTT - SKETCHUP MODELS O Sketchup é o primeiro software 3D que a maioria dos estudantes de arquitetura utiliza para criação e representação de seus projetos arquitetônicos na faculdade. Uma ferramenta incrível! À medida que se avança no curso começamos a descobrir plug-ins e renderizadores, tal como o Vray for Sketchup e o Lumion, que possibilitam a criação de modelos mais realistas. As maquetes eletrônicas são uma ferramenta introduzida durante a faculdade. Mas o foco é a arquitetura, então o aprimoramento no 3D acaba ficando por conta de cada estudante individualmente.
Na correria das entregas do trabalho, a organização do modelo 3D acaba ficando de lado. Facilmente os arquivos de projeto acabam com mais de 300 MB e os computadores menos potentes acabam trancando e possivelmente muitos projetos já se perderam no caminho, dando a maior dor de cabeça. Esse tipo de situação seria facilmente contornável adotando estratégias para se trabalhar com o 3D: organização da cena em grupos; saber quando reunir os elementos em componentes; organizar as layers do projeto; e, finalmente, utilizar blocos Low Poly. Ao invés daquela incrível (e pesada) árvore 3D, com 25 MB, que será copiada em vários locais da cena, o estudante poderia
34
adotar o estilo low poly e dar até uma cara mais descontraída ao seu projeto. O estudante Richard de Melo, da Universidade Padre Anchieta, em Cajamar (SP), é um entusiasta do estilo Low Poly na representação arquitetônico. Recentemente adotou a iniciativa de organizar e disponibilizar gratuitamente a sua biblioteca de blocos na página BRtt – Sketchup Models, no Facebook. Vale a pena conferir o trabalho de Richard nas redes sociais. Nessa entrevista, o estudante fala um pouco sobre como podemos usar os blocos low poly nas perspectivas 3D de forma a valorizar nossos projetos.