Revista Cultura do Automóvel - Ed. 32 - fevereiro/2022

Page 36

os carros de 1959

Muita inspiração A criatividade ao fim de uma década

O Ford Galaxie de 1959 marcou a transição da ousadia da década com o visual comportado que viria nos anos 60

A

lguns dos automóves que mais admiro foram lançados em 1959. O Chevrolet Impala, como modelo independente (em 1958 ele era uma versão superior do Bel Air), o Mini, o Austin Healey e o Fusca nacional. Nesse ano, outros modelos já existentes atingiram seu ápice de ousadia e sofisticação, como o Cadillac Eldorado, em sua quarta geração. Mas há outros carros igualmente interessantes, um pouco menos famosos do que os listados, que poderiam muito bem figurar em uma importante lista de desejos. Vamos começar com um bem conhecido, o Ford Galaxie. Nós, os brasileiros, ficamos bem íntimos do Galaxie quando ele foi lançado no Brasil, em 1967, trazendo luxo e conforto antes inexistentes em qualquer modelo nacional. 36

Fevereiro 2022 Cultura do Automóvel

O Galaxie foi o primeiro carro de passeio da Ford no país e foi produzido até 1983, nas versões Galaxie, LTD e Landau. O Galaxie americano, no entanto, foi lançado nos Estados Unidos em 1959, como uma versão superior ao Fairlane 500, com seu novo nome aproveitando a popularidade dos assuntos espaciais que o país vivia naquele momento. O Ford Galaxie também era o top da marca naquele país, sendo que em 1962 ele foi promovido a Galaxie 500 e depois LTD, em 1965. Até então, o modelo não era tão atraente quanto seu rival Chevrolet, ano a ano, pelo menos na minha opinião, mas a sua terceira geração, de 1964, chegou a uma beleza atemporal. Foi a geração que desembarcou no Brasil dois anos depois.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Cultura do Automóvel - Ed. 32 - fevereiro/2022 by Gabriel Marazzi - Issuu