Revista Espaço Brinquedo & Papelaria #146

Page 1


ESSA EDIÇÃO é especial!

Estamos na edição 2025 da Escolar Office Brasil.

E acompanhar a dinâmica do mercado de papelaria é sempre inspirador. Afinal, é um setor que se transforma com genialidade!

Por aqui, você confere todas as possibilidades para aproveitar o evento, bem como quais as principais novidades de grandes fornecedores.

Já no bate-papo, a conversa é com Cintia Medvedovsky, CEO da Ziggle Licensing, sobre as particularidades de se trabalhar com influenciadores no licenciamento.

Falando em marcas e personagens, nesta edição estão todos os detalhes da LicensingCon Latam − encontro que reúne os maiores detentores e agentes de licenças do mundo! Programe-se, faça sua inscrição e participe.

Papelaria fofa, e-commerce, negócios, IA e outros temas que são pertinentes ao seu negócio estão nas páginas da publicação que fomenta os mercado de brinquedo e papelaria.

Vamos lá? Vire a página e aproveite a leitura.

Até a próxima!

marici@epgrupo.com.br

@epgrupo

fb.com/epgrupo1 linkedin.com/company/ep-grupo @epgrupo1

Ano 21 // Ed. 146 // Julho 2025

ESPAÇO PALAVRA EDITORA E ARTE LTDA.

DIREÇÃO-GERAL E JORNALISTA

RESPONSÁVEL

Marici Rosana Ferreira (MTB 36727)

REDAÇÃO

Camila Guimarães

NOVOS NEGÓCIOS

Camila Guimarães

REVISÃO

Lu Peixoto

ARTE

Wilson Alves

Fabio Dias

MARKETING

Luiz Paulo Ferreira

Luise Kipper

ATENDIMENTO

Daiane Miranda

ASSISTENTES ADMINISTRATIVAS

Cristina Venâncio

Mariana Silva (estagiária)

ADMINISTRAÇÃO, PUBLICIDADE E REDAÇÃO

Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109

Moema – São Paulo/SP

CEP: 04516-001

Tel.: (11) 5092-5588/(11) 5094-0403

E-mail: comercial@epgrupo.com.br

ASSINATURAS (11) 5092-5588 ou pelo site epgrupo.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Espaço Brinquedo & Papelaria e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Espaço Brinquedo & Papelaria possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

Aproxime a câmera do celular e confira o editorial em vídeo.

Ziggle

O mercado de Youtubers no licenciamento

Conversamos com a CEO da Ziggle Licensing, Cintia Medvedovsky. Com um portfólio com nomes como Enaldinho, Maria Clara e JP, Rafa e e Luiz, Dudu e Carol e Loud, ela nos conta como surgiu a ideia de criar a agência, além das particularidades de trabalhar com influenciadores no licenciamento.

“Não é só número. O youtuber tem que ter um diferencial. Vejo que ele faz uma coisa que ninguém faz, que é muito característico e que eu posso explorar do ponto de vista do licenciamento e, aí, isso voa”.

Quer saber mais sobre o mercado de licenciamento de marcas e personagens? Acesse os conteúdos em nosso portal – www.epgrupo.com.br.

Primeira boneca Barbie com diabetes tipo 1 é lançada

A Mattel anunciou o lançamento da primeira boneca Barbie com diabetes tipo 1 (DM1). Segundo a marca, a adição à linha permite que mais crianças se vejam refletidas na Barbie e promovem um maior senso de inclusão e empatia.

Para garantir que o design da boneca capture realmente a comunidade, a Barbie firmou uma parceria com a Breakthrough T1D (antiga JDRF), a principal organização global de pesquisa e defesa do diabetes tipo 1, comprometida em acelerar avanços transformadores para curar, prevenir e tratar a doença e suas complicações.

A DM1 é uma doença autoimune crônica que faz com que o pâncreas produza muito pouca ou nenhuma insulina, levando à dependência da terapia com insulina e ao risco de complicações a curto e/ou longo prazo.

Para se aproximar da realidade, o visual da boneca inclui um monitor contínuo de glicose no braço para ajudar a controlar a doença, além de uma bomba de insulina presa à sua cintura, que permite a dosagem automatizada de insulina conforme necessário.

A Barbie ainda foi confeccionada com uma blusa de bolinhas e uma saia combinando com babados. Segundo a Mattel, tanto o azul quanto a estampa circular são referências aos símbolos globais que representam a conscientização sobre o diabetes.

Além do lançamento, a marca também homenageou duas modelos globais e defensoras do diabetes tipo 1 – a instrutora da Peloton, Robin Arzón, nos EUA, e a modelo Lila Moss, no Reino Unido – com suas próprias bonecas Barbie exclusivas.

Além da boneca em questão, a Mattel já lançou uma Barbie cega, uma boneca Barbie com Síndrome de Down e uma boneca Barbie com aparelhos auditivos, entre outros. No Brasil, a marca honrou duas brasileiras PCDs com uma Barbie, entre elas, uma sobrevivente do trágico incêndio da Boate Kiss, em 2013.

A boneca Barbie com diabetes tipo 1 já está disponível na Mattel Shop e em varejistas nos Estados Unidos. Ainda não foi divulgada uma data de venda no Brasil.

Beto Carrero estreia loja fora do parque no Aeroporto de Florianópolis

A marca Beto Carrero World inaugurou sua primeira loja física fora do parque, localizada no Aeroporto Internacional de Florianópolis. A loja, situada na entrada principal do terminal, oferece aos viajantes uma experiência com cores, personagens icônicos e itens exclusivos, fortalecendo a ligação emocional com os visitantes.

A nova unidade comercializa ingressos e produtos de marcas parceiras do Beto Carrero World, como Hot Wheels, Bob Esponja e DreamWorks, além de itens exclusivos da marca Beto Carrero. Localizada em um aeroporto, a loja visa estender a experiência do parque aos viajantes, atingindo novos públicos e reforçando o vínculo com os fãs, como parte da estratégia de expansão da marca para além do parque temático.

Gato Galáctico lança novo livro de colorir
“Dias de Sol na Vila Láctea”

A criatividade do colorir e toda a magia das cores, que tomou conta do universo infantil no novo livro do Gato Galactico proporcionará, a nova geração de pequenos artistas, vivenciar dias ensolarados e de muita diversão na companhia de Roni, Luna, Mimi e toda a turma.

O livro “Dias de Sol na Vila Láctea” é composto por páginas para colorir, adesivos e toda a energia positiva que já é marca registrada do Gato Galáctico.

O lançamento foi em conjunto com a NS Kids, que consolidou mais uma parceria de sucesso. Juntos, Gato Galáctico e NS Kids já brilharam nos rankings editoriais com o livro “Chapeuzinho Azul”, que alcançou o 2º lugar entre os livros infantis mais vendidos do País, lado a lado com fenômenos como Bob Goods.

Bom Dia & Cia com Patati Patatá estreia novos desenhos

No dia 14 de julho, o Bom Dia & Cia com Patati Patatá estreou novos desenhos para deixar as manhãs do SBT ainda mais animadas. Em Boris e Rufus, a garotada vai conhecer as aventuras de Boris, um cachorro esperto, e Rufus, um furão cheio de atitude, que vivem se metendo em confusão quando acessam a “interpetnet” sempre que seu dono, Enzo, sai de casa. Com Tuca, o Mestre Cuca, os espectadores conhecerão uma receita a cada capítulo, com um ingrediente surpreendente e um desafio que vai muito além do fogão ao lado de Tuca e sua família. Tem ainda Esquadrão do Mar Azul, em que um corajoso grupo de animais marinhos se mostra capaz de enfrentar os maiores desafios para proteger o seu lar doce mar.

O público também se divertiu com uma nova aula da Escolinha do Bom Dia & Cia, que trouxe o professor Goma Behr tentando ensinar seus alunos Patati, Patatá, Tony Tonelada, Melocoton e Emilia em mais uma aula cheia de conhecimento e irreverência. Além disso, outros desenhos e clipes musicais em parceria com marcas de sucesso como Mundo Bita, Bolofofos e Bob Zoom colocam todo mundo para dançar e cantar ao som dos hits mais viralizados do momento entre as crianças de diversas idades.

O Bom Dia & Cia com Patati Patatá vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h30, no SBT. (Foto:

Hello Kitty & Friends chega na versão amigurumi pela Círculo

A parceria da Círculo e Sanrio ganha mais uma novidade. Depois da coleção dos kits de Amigurumi da Hello Kitty – que conta com três versões – e dos kits para bordar em ponto cruz, chegou a vez do lançamento da My Melody e Kuromi na versão amigurumi. Os novos produtos celebram essas adoráveis personagens, unindo cultura pop e artesanato para conectar gerações.

Os Kits de Amigurumi Hello Kitty & Friends – Besties Forever são os primeiros da coleção de licenciados que terão as amigas

My Melody e Kuromi, que completam 50 e 20 anos, respectivamente, em 2025. “Vamos aproveitar que a série em stop motion

My Melody & Kuromi está prevista para estrear no streaming em julho e já levar ao mercado também a nossa novidade em amigurumi a todos que adoram as personagens, que poderão confeccioná-las e transformá-las em um item colecionável”, avalia Osni de Oliveira Junior, CEO da Círculo.

De acordo com ele, a Hello Kitty trouxe um aumento de 40% nas vendas dos kits de amigurumi da marca e a projeção é que esse número aumente ainda mais com os novos itens da coleção.

“Conquistamos um novo público para descobrir o artesanato e o amigurumi. Com My Melody e Kuromi, queremos ampliar a nossa presença nesse mercado, com um incremento de mais 10% nas vendas.”

Cada kit contém todos os materiais necessários para fazer um amigurumi (uma espécie de boneco de crochê) de um personagem específico. A embalagem inclui um QR Code que leva a um vídeo com dicas e instruções passo a passo. Os kits são adequados tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes em crochê, e são uma boa opção de presente. Os “Kits Amigurumi Hello Kitty & Friends Bestie Forever” da Círculo estarão disponíveis em armarinhos e lojas on-line especializadas a partir de fevereiro, por um preço médio de R$ 65. A coleção é limitada.

QUE SOMOS MULTIPLATAFORMA, VOCÊ JÁ SABE!

AGORA, QUAL A SUA INTERAÇÃO COM O NOSSO CONTEÚDO?

VOCÊ ACOMPANHA NOSSAS COBERTURAS DE EVENTOS E ACONTECIMENTOS?

DEVERIA, VIU? POIS HÁ SEMPRE INSIGHTS E OPORTUNIDADES QUE FAZEM TODO O SENTIDO PARA O VAREJO!

PREPARE sua loja!

As

novidades imperdíveis da Escolar Office Brasil

Oprincipal evento de papelaria das Américas, a Escolar Office Brasil, acontece entre os dias 3 e 6 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne as mentes mais criativas e os produtos mais inovadores do setor de papelaria, material escolar, escritório, artesanato e organização.

Este é o encontro que define o ritmo do mercado, onde os lojistas descobrem as últimas inovações e os principais lançamentos da temporada antes de todo mundo. Se conectando com um universo repleto de conteúdo, experiências e lifestyle. São quatro dias repletos de inovação, troca de conhecimentos e networking.

Além dos estandes das principais marcas do setor de papelaria, artesanato e escritório, são diversas atrações para aproveitar ao máximo. Participe de ativações, mentorias, talks, rodadas de negócios e muito mais!

CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES!

UMA AGENDA DE POSSIBILIDADES QUE PROMOVE CONHECIMENTO E CONEXÕES:

ESCOLAR PELO BRASIL – Grave um vídeo na cabine interativa e compartilhe a história da sua marca. Destaque sua trajetória

ESCOLAR EXPERIENCE – Explore conteúdos especializados por meio das mentorias e talks.

PALCO DO EXPOSITOR – Apresentações dos lançamentos em rodadas rápidas e repletas de insights.

RODADA DE NEGÓCIOS – Encontre-se frente a frente com os melhores fornecedores do mercado. Espaço exclusivo e reservado para a realização de transições importantes e parcerias estratégicas.

LOUNGE WOW! – Área exclusiva comandada por influenciadoras e especialistas do setor de papelaria. Participe de ativações de produtos, demonstrações ao vivo e uma produção intensiva de conteúdo.

TOUR DA ORGANIZAÇÃO – Nova atração exclusiva em parceria com a Anpop. Descubra os últimos lançamentos e tendências em produtos de organização para vender em sua loja.

Grupo Dermiwil

Lançamentos: 298 novos SKUs.

Diferenciais das novidades: Produto com materiais diferentes como pelúcias supermacias, estampas nas costas, puxadores especiais, identificadores com o formato dos personagens e uma linha completa com foco na neurodiversidade.

Coleção de maior expectativa: A grande novidade vai além das famosas linhas de mochilas e acessórios, a Dermiwil enxergou um novo nicho de mercado e trouxe uma linha de produtos chamada Container Creative, produtos voltados para a neurodiversidade que incentivam o tato, a criatividade, foco e, principalmente, diversão dos pequenos, essa linha conta com borrachas desmontáveis, massinhas de EVA que as crianças montam seus próprios personagens, borrachas que viram carimbos e um kit superlegal de livro para colorir com case mochila, giz de cera, borracha e régua.

Copag

Lançamentos: Dungeons of Kards – Masmorra & Gelo, Eu Vi! –Capivara, Eu Vi! – T-Rex e Salsicha

Diferenciais das novidades: Os lançamentos na linha de games incluem um carteado moderno – jogo tático com mecanismos similares aos de jogos de baralho, acrescidos de regras originais e ambientação temática –, com o título Salsicha e o tema popular “cachorros-salsicha”; um jogo de aventura inspirado no universo temático da Fantasia e nas campanhas de RPG, na primeira de três versões que compõem a coleção chamada Dungeons of Kards; além de novas versões do fenomenal Eu Vi!, que trazem para a mesa dois sucessos nas tendências temáticas: Capivara e T-Rex. Além das cartas de alta qualidade e das experiências únicas que promovem, os jogos são todos pensados para unir excelência a popularidade, facilidade de aprendizado e disponibilidade para as mesas de todo o Brasil.

Coleção de maior expectativa: A coleção Eu Vi! segue em destaque com a chegada das versões Capivara e T-Rex, no mercado a partir de agosto. Eu Vi! é um jogo de destreza original da Copag, um fenômeno de mercado com sua abordagem única, de fácil acesso aos mais diversos públicos, reunindo nostalgia e contemporaneidade de forma altamente colecionável.

Confetti

Lançamentos: São cadernos, pastas e agendas produzidos com capas em Poliux ou Terium, materiais fabricados pela própria empresa, em cores e texturas modernas e atraentes.

Diferenciais das novidades: São todos 100% recicláveis. E o Terium é um material reciclado pós-consumo de embalagens tipo longa-vida. Há agendas diárias e semanais, com os miolos bem limpos e elegantes. Os cadernos são resistentes, montados com espiral, wire-o e discos para folhas removíveis.

Coleção de maior expectativa: São muitos lançamentos focados no público adulto, mas aqui estão os destaques em agendas e cadernos mais infantis. A linha Zoo lança três bichinhos com seus filhotinhos que encaixam na capa ou podem ser usados como marcadores de páginas (capivara, preguiça e panda). A criança brinca com o filhote, tirando e encaixando no colo da mãe. Já a linha Pets, com cadernos e agendas, em que a bolsa porta-papel fica na frente da capa, tem desenhos de gato e cachorro. A bolsa que é um utilitário, vira brincadeira.

DAC Brasil

Lançamentos: 217 novos SKUs.

Diferenciais das novidades: Nostalgia, fofura e criatividade.

Coleção de maior expectativa: Os Mini Fluffys da DAC são acessórios colecionáveis que unem a tendência dos itens surpresa com o Fluffy DAC. Disponíveis nas versões licenciadas de Disney e Harry Potter, os itens trazem uma surpresa diferente a cada pacote. São diversos personagens Disney e Harry Potter para colecionar e decorar os cadernos DAC SMART, fichários, estojos e mochilas.

Além de fofos eles possuem uma ferragem ideal para pendurar onde quiser, e um espaço de aproximadamente 100 mm X 100 mm X 25 mm, com abertura em zíper para guardar itens essenciais como lip balm, moedas, chaves, fones de ouvido, ou que mais desejar.

Teca Papelaria

Lançamentos: + 120 modelos de planners, agendas e calendários.

Diferenciais das novidades: As agendas da Teca trazem arte para a rotina, com capas assinadas por nomes que atravessam gerações — de Tarsila do Amaral a Van Gogh.

Coleção de maior expectativa: A nova linha Pintores Geniais chegou para somar às coleções com nomes icônicos da arte europeia, sem perder a essência original brasileira da marca. Claude Monet, Gustav Klimt e Vincent Van Gogh.

capa

Culturama

Lançamentos: Cerca de 40.

Diferenciais das novidades: Lançamentos para todos os gostos, desde livros de atividades e colorir, até livros de histórias mais longas. Entre os personagens, seguem as tendências do mercado, dando destaque para Stitch, Angel, Homem-Aranha, capivaras, dinossauros, entre outros.

Coleção de maior expectativa: A linha Comfy Relax da Culturama, com personagens em cenas fofas para colorir, também deve ganhar novos integrantes do universo Disney, como princesas e filmes clássicos.

Também há um box com os quatro livros da linha Clássicos da Literatura Disney. Nestes livros, Minnie, Mickey, Tio Patinhas, Margarida, Donald e outros personagens do universo Disney interpretam histórias clássicas adaptadas para o público infantojuvenil: Orgulho e Preconceito; Drácula; Os Miseráveis e Dom Quixote.

Luxcel/Up4you

Lançamentos: 5 novos produtos em 3 diferentes cores. Diferenciais das novidades: Zíper estampado, fivela, aba nos bolsos, puxadores em cadarço personalizado e, nas mochilas com rodinhas, rodas duplas de skate 360°, base emborrachada e haste dupla.

Coleção de maior expectativa: A linha jovem e funcional com acabamento em PU mate, zíper estampado, puxadores em cadarço personalizado e fechamento com fivela. Disponível em lilás, azul turquesa e preto com verde neon, inclui mochilas (com e sem rodinhas), lancheiras e estojos. Destaque para as rodinhas duplas de skate personalizadas e design moderno que valoriza o PDV.

capa

Grupo Leonora

Lançamentos: + 150

Diferenciais das novidades: Os lançamentos reforçam o compromisso com inovação, desejo e relevância. As novidades incluem duas novas licenças de peso: Hello Kitty e Amigos e Superman; um portfólio mais completo de hidrocores e itens essenciais na lista escolar. A coleção Color Joy cresceu; a linha institucional Unicórnio chega com visual renovado e novidades, e a grande aposta fica por conta da collab inédita com Bruna Tavares: a Coleção BT Office, que une design, sensorialidade e papelaria criativa com um toque de beleza.

Coleção de maior expectativa: Collab com Bruna Tavares –Coleção BT Office, com as marcas LeoArte e Letron. Bruna Tavares é empresária e influenciadora, que estando à frente da marca BT, cocriou itens que traduzem estética, estilo e experiência. Com mais de 10 milhões de seguidores, ela figura entre as marcas mais queridas da geração Z e está no ranking das 500 pessoas mais influentes da América Latina, sendo referência em beleza, design e conexão com o público jovem.

A coleção traz 11 produtos colecionáveis que unem papelaria criativa e eletrônicos com apelo sensorial: marca-texto com brilho 4 cores; kit office com caneta e lapiseira; estojo de silicone com pins personalizados; caneta esferográfica com pompom; lápis grafite hb com pompom; lapiseira com espelho; blocos adesivos aromatizados; fita corretiva + marca-texto; borracha em formato de batom e fone de ouvido sem fio.

A parceria reforça o posicionamento da LeoArte como marca afetiva e divertida, e da Letron como referência em tecnologia, trazendo frescor, propósito e inovação para o portfólio.

Daxon Office

Lançamentos: + 80 SKUs

Diferenciais das novidades: Está na cocriação de produtos para o importador que não tem uma equipe de design e deseja ter uma coleção própria

Coleção de maior expectativa: Silver Line + é uma coleção voltada para quem ama brilho e vai ser apresentada em outras texturas e versões ao longo deste ano.

Pais&Filhos Brinquedos

Lançamentos: + 100. São mais de 20 itens no segundo semestre.

Diferenciais das novidades: Os novos brinquedos e jogos são pensados para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando a criatividade, a empatia e o raciocínio. São brinquedos que incentivam o brincar em família, fortalecendo laços e criando memórias afetivas entre pais, filhos, avós e amigos.

O Grupo Gala está apostando em produtos inovadores e sustentáveis que atendam às demandas do mercado. Estamos preparando novidades para datas importantes como o Dia das Crianças e o Natal.

Coleção de maior expectativa: Quebra-Cabeça Família de 300 peças. Novidade no mercado nacional, esse item proporciona uma nova experiência na montagem de quebra-cabeças. São 300 peças em diferentes formatos, o jogo apresenta diferentes níveis de dificuldade de acordo com tamanho das peças, podendo iniciar do mais fácil ao mais difícil ou vice-versa, tudo isso dentro de uma mesma cena, fazendo com que cada etapa da montagem seja um novo desafio.

Editora Ciranda Cultural

Lançamentos: 100.

Diferenciais das novidades: Pensando sempre na experiência do cliente e no fortalecimento do mix do varejo, a editora amplia o portfólio com lançamentos exclusivos de grandes marcas como Enaldinho, Hello Kitty, Harry Potter, Turma da Mônica, Barbie, Snoopy, entre outras – trazendo ainda mais valor e atratividade para as prateleiras de papelarias. Coleção de maior expectativa: Os Grupos Ciranda Cultural e Magic continuam investindo na linha de livros de colorir Comfy & Cozy, desenvolvida para atender o consumidor que busca bem-estar, criatividade e momentos de desconexão. Com papel de alta qualidade, acabamento impecável e ilustrações modernas, a linha apresenta forte performance no ponto de venda. Como destaque, vale mencionar o lançamento da Hello Kitty com marcador, que agrega ainda mais valor à experiência do produto.

Xeryus

Lançamentos: 898 SKUs.

Diferenciais das novidades: Um novo mix de produtos, pensado estrategicamente por faixas etárias e licenças, com ampla variedade de materiais e modelagens. Houve o aumento do portfólio de licenças – com destaque para Emilly Vick, Natan por aí e Stumble Guys no infantil e incrementaram o mix de clubes de futebol. Trouxeram mais alternativas de materiais em relação ao PVC – que é a matéria-prima core dos produtos de mochilas e acessórios de volta às aulas – e repaginaram a forma como vendem os produtos. Um catálogo totalmente diferente, com imagens humanizadas e QR codes com vídeos para visualizar as peças e seus detalhes. Também estreitaram a parceria com influencers relevantes para o mercado e apresentaram uma nova estratégia de marketing, que oferece visibilidade à marca e aos produtos. Também lançaram uma marca nova, a On my way!, que traz uma abordagem fresca e moderna para as linhas próprias.

Coleção de maior expectativa: A coleção de Emilly Vick será de grande impacto, pois ela é hoje uma das influencers mais importantes do Brasil e uma das maiores Youtubers do mundo. Além disso acreditam muito na força que Bluey vem ganhando com o passar dos anos e ampliaram o número de linhas e produtos. E por fim, e não menos importante, personagens super-relevantes de Sanrio: Hello Kitty, Hello Kitty e amigo e Kuromi.

Fandom Box

Lançamentos: 27.

Diferenciais das novidades: Bonecos colecionáveis de produção 100% nacional com licenças oficiais das maiores franquias da cultura geek, e ainda acompanha uma box para melhor proteção e exposição do produto.

Coleção de maior expectativa: Fandom Box Harry Potter. Diretamente de Hogwarts para o Universo Fandom Box: são 13 bonecos colecionáveis ricos em detalhes, que trazem características únicas de cada personagem de Harry Potter. E ainda vem em um box, que expõe o produto e o protege.

Lider Brinquedos

Lançamentos: 10.

Diferenciais das novidades: Produtos fabricados no Brasil, com licenças oficiais de franquias icônicas.

Coleção de maior expectativa: Casinha Stitch. Diretamente do Havaí para o quarto das crianças, a casinha do Stitch é o cantinho perfeito para soltar a imaginação, além de super fácil e prática de montar.

Jandaia

A principal notícia é que todos os cadernos espiralados – de linhas próprias e licenciadas – virão equipados com JandaIA, o tutor de inteligência artificial que apoia o aprendizado. A iniciativa visa democratizar o acesso a ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. A marca apresentará também evoluções do projeto JandaIA, que prometem surpreender.

A Jandaia também apresenta 27 novas licenças, incluindo My Melody, Hello Kitty Besties Forever, Zé Carioca, Vilãs Disney, Zootopia, Lola Bunny, Gokko, Crayola, Furby, Haribo, Beyblade e Super Interessante. A marca própria ganha 11 lançamentos com design renovado e temáticas atuais. Outra novidade é o lançamento completo de uma linha Dream with Me –livros de colorir com diversos temas e formatos.

Foroni

Lançamentos: 18 novas linhas entre marcas próprias e Licenças.

Diferenciais das novidades: A Foroni preparou um super lançamento: são os cadernos com folhas de papel de carta customizadas e destacáveis. Com uma ampla variedade de temas, o produto promete resgatar a nostalgia e estimular novas formas de interação entre os consumidores, como as tradicionais trocas de papel de carta que marcaram gerações. A novidade se completa com kits de papel de carta e cards com envelopes decorados, ampliando ainda mais a experiência criativa.

No universo das licenças, a Foroni traz uma linha de Stitch ainda mais robusta, com quatro coleções distintas para atender diferentes perfis de fãs, além da ampliação do portfólio com novos itens como papéis de carta, cadernetas grampeadas e fichários com e sem lombo. O portfólio da marca também terá estreias de peso como Marvel Rivals, Daredevil, Dora Aventureira, Elio e Sulley, este último apontado como uma das grandes apostas para as próximas temporadas. Outros grandes destaques são a parceria inédita com o jogo UNO, e a linha de cadernos com aroma em parceria com a marca Guaraná.

Já nas marcas próprias, a Foroni mantém o foco nas principais tendências de mercado com as linhas Doll, Amazzu, Motoclub, Milly, Drakos, Flashy, Spacefly, Funfinity, Axolove entre outras que prometem movimentar as vendas no próximo período de volta às aulas. A Foroni reforça seu compromisso em oferecer um portfólio cada vez mais diversificado, com produtos que unem apelo emocional, inovação em design e qualidade reconhecida pelo mercado.

Coleção de maior expectativa: Os itens especiais voltados para a categoria de presenteáveis, com destaque para o lançamento dos cadernos com folhas de papel de carta customizadas, além dos kits de cards com envelopes e dos kits de papel de carta com envelopes decorados. Com uma variedade de temas, esse lançamento promete resgatar a nostalgia e estimular novas formas de interação entre os consumidores, como as tradicionais trocas de papel de carta que marcaram gerações. Essa linha se completa com kits que ampliam a experiência criativa e reforçam o compromisso da Foroni em oferecer produtos cheios de afeto, estilo e conexão emocional.

Clio Style

Lançamentos: Oito (3 Palavrinhas, Moranguinho, Peppa, Cacau Haxkar, Juju Teófilo, Os Smurfs, Alice Palucci, Demon Slayer).

Diferenciais das novidades: Segmentos infantil e juvenil. Clássicos dos anos 1990, 2000 e influencers.

Coleção de maior expectativa: Os Smurfs estarão presentes nas coleções infantil e juvenil. Um verdadeiro fenômeno, os Smurfs fazem sucesso em livros, quadrinhos, séries, filmes e produtos de consumo e agora chegam ao maior Volta às Aulas do Brasil. A Clio Style trará belas coleções que darão todo um charme e deixará o Volta às Aulas mais azul.

Delta Artigos Escolares

Lançamentos: 1 relançamento – Massa de modelar Koala Soft

Diferencial da novidade: A massa de modelar Koala Soft é um produto à base de amido, não tóxico, macio e não gruda nas mãos ou em objetos. Com um aroma todo especial de tutti-frutti, além de cores ricas e vibrantes. Com ela, é possível criar trabalhos de modelagem, seja na escola ou em qualquer outro lugar. Em contato com o ar por dois ou três dias, o produto endurece e pode ser pintado com tinta guache, pintura a dedo, colas coloridas e glitter Koala.

COMBINAÇÃO ESTRATÉGICA de inovação e funcionalidade

As novidades da Faber-Castell para a temporada de Volta às Aulas

Os lançamentos da Faber-Castell para a temporada de Volta às Aulas se destacam por uma combinação estratégica de inovação e funcionalidade. A marca busca inspirar a criatividade e a expressão artística dos estudantes, oferecendo produtos que unem design atraente e praticidade para o dia a dia escolar. Além disso, a Faber-Castell reforça seu compromisso com a sustentabilidade, buscando materiais e processos ecologicamente corretos.

“Um diferencial importante é a preocupação com a diversidade e a inclusão, como demonstrado pelo relançamento dos Ecolápis de Cor Caras&Cores, que incentivam a representatividade em desenhos. A qualidade e a durabilidade também são prioridades, com tecnologias como amortecimento contra impactos e tintas laváveis, garantindo que os produtos acompanhem os estudantes por mais tempo. Em resumo, os lançamentos da Faber-Castell oferecem uma experiência completa, que vai além do simples ato de escrever ou desenhar, promovendo valores importantes e incentivando a criatividade de

forma consciente”, afirma Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell para América Latina.

Entre as novidades da Faber-Castell para a Volta às Aulas, a coleção que se destaca como a de maior expectativa junto ao varejo é o Estojo de Canetinhas Vai&Vem com 50 Cores. Este lançamento representa uma evolução de um dos produtos mais populares da marca, agora com o maior sortimento da categoria. O estojo apresenta um design superexclusivo, que traz mais praticidade para criança levar suas canetinhas para onde quiser, além de se transformar em um estojo de mesa. Seu design foi inspirado na tendência dos desenhos doodles, tornando-o ainda mais atraente para o público. As canetinhas contam com a tecnologia de amortecimento contra impactos na ponta, que garante maior durabilidade, e tinta lavável, o que facilita a limpeza e evita preocupações. “Com todos esses atributos, o Estojo de Canetinhas Vai&Vem com 50 Cores promete ser um sucesso de vendas e um item indispensável na lista de materiais escolares.”

CONectando HISTÓRIAS E NEGÓCIOS!

O MAIOR ENCONTRO DO SETOR DE MARCAS E PERSONAGENS DA AMÉRICA LATINA!

Omercado latino-americano de marcas e personagens tem destino certo em agosto: o LicensingCon 2025, evento criado e promovido pelo EP Grupo. Nos dias 27 e 28, o Vila dos Ipês, em São Paulo, receberá executivos que buscam propriedades como estratégia de negócios.

Histórias bem contadas criam demanda por produtos, serviços e experiências!

Por lá, há enredos para todos os públicos, afinal, o encontro reúne os principais detentores de marcas e personagens do mundo!

Seja por meio de animações, filmes, games, livros, canais do YouTube, apps, marcas corporativas… todos são excelentes contadores de histórias que estão prontos para agregar valor ao seu negócio!

Sabe quando a marca de um salgadinho vira coleção de esmalte?

Ou então, uma marca de refrigerante vira coleção de moda?

São verdadeiras CONexões entre histórias e negócios.

“Mais do que um evento, o LicensingCon Latam é um ecossistema vibrante de negócios e criatividade. Aqui, as marcas ganham vida, as histórias se transformam em produtos, experiências e os personagens transcendem a tela para fazerem parte do dia a dia das pessoas – em roupas, acessórios, alimentos, papelaria, cosméticos e muito mais”, afirma Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e presidente da Abral-Licensing International.

EXPOSITORES

Os principais donos e agentes de propriedades globais estarão presentes.

PROGRAMAÇÃO

Nas manhãs dos dias 27 e 28 de agosto, o auditório será palco de apresentações exclusivas.

27/AGO

28 /AGO

8h00 8h30 9h30 10h00

PRÊMIO

O Prêmio LicensingCon Latam – Marcas&Personagens é uma iniciativa do EP Grupo que destaca anualmente as inovações do mercado brasileiro de licensing.

Trata-se da maior conquista no setor nacional de marcas e personagens. Todos os anos, o evento reúne os principais players do negócio. O Prêmio LicensingCon Latam – Marcas&Personagens é o único reconhecimento de excelência em licenciamento na América Latina.

O processo de seleção dos indicados é realizado por meio de curadoria interna. Posteriormente, os projetos selecionados são avaliados por uma comissão de experts no setor. Neste ano, foram inscritos mais de 130 projetos distribuídos entre as categorias: Ambiental/Social, Ativação/ Promocional, Collab, Digital, Experiência, Produto Infantil e Produto Jovem-Adulto.

A cerimônia de premiação será realizada para convidados durante o evento LicensingCon, no dia 27 de agosto às 19h.

AUDIOVISUAL GANHA MAIS CONEXÃO EM 2025

Neste ano, o LicensingCon Latam amplia o espaço de conexão do audiovisual infantil por meio do painel Conteúdos que Vendem, Personagens que Movem Mercados, que será realizado na tarde do dia 28.

O encontro será mediado por Paula Costa – pesquisadora, consultora e coach, criadora do método Passion Economy Journey –, e reunirá líderes do setor para discutir tendências, desafios e oportunidades no desenvolvimento, na produção, na distribuição e no licenciamento de conteúdos infantis. Na plateia estarão criadores, produtores e investidores convidados.

LCON LATAM

Dias: 27 e 28 de agosto

Horário exposição: 10h às 19h

Horário palestras: 8h às 12h

Local: Espaço Vila dos Ipês [Avenida Mofarrej, 1505, Vila Leopoldina, São Paulo – SP]

Evento B2B. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos

Mais informações: licensingcon.com.br

INSCREVA-SE e aproveite as oportunidades que o mercado delicenciamento de marcas e personagens oferece para suas estratégias!

K-Pop Demon Hunters ESTÁ QUEBRANDO RECORDES

Ofilme de animação musical da Netflix está se tornando um dos maiores sucessos infantis do ano, e suas bandas fictícias estão no topo das paradas musicais do mundo real.

As grandes franquias geralmente dominam o verão em filmes para a família, mas nas últimas duas semanas, uma animação original surgiu como o grande sucesso surpresa da temporada.

Produzido pela Sony Pictures Animation, o original da Netflix, K-Pop Demon Hunters estreou em 20 de junho e quase instantaneamente assumiu o segundo lugar na lista de filmes em inglês mais assistidos do serviço de streaming, gerando 9,2 milhões de visualizações em apenas três dias. Na semana seguinte, o K-Pop subiu para o topo, com 24,2 milhões de visualizações.

O musical animado gira em torno de três garotas de um popular grupo de K-Pop chamado Huntr/x, que conciliam a fama com suas vidas duplas secretas como caçadoras de demônios. Mas as coisas mudam quando um grupo de

"O filme de animação musical da Netflix está se tornando um
sucessos
e suas
estão

dos maiores

infantis do ano,

bandas fictícias

no topo das paradas musicais do mundo real."

demônios decide formar uma boy band de K-Pop chamada Saja Boys para se esconderem à vista de todos enquanto drenam a energia de seus fãs desavisados. Tudo isso embalado por batalhas explosivas, temas culturais envolventes e músicas originais cativantes.

É difícil resumir o sucesso do filme a apenas um fator: sua animação vibrante e estilizada (que também inspirou a série de filmes de sucesso da Sony Aranhaverso) e seu apelo de quatro quadrantes ajudaram-no a se expandir muito além de seu público-alvo adolescente.

Mas não se pode desconsiderar um elemento intrínseco: a conexão fundamental do filme com o gênero musical K-Pop, que se tornou um pilar nas paradas globais graças aos seus fãs jovens e apaixonados. (As produtoras canadenses Pillango e Aircraft Productions aproveitaram com sucesso a mesma oportunidade de mercado na série adolescente Gangnam Project, da CBC, do ano passado , que rapidamente conquistou compradores globalmente e lançou uma segunda temporada em março.)

K-Pop Demon Hunters também está dominando as paradas musicais, com uma trilha sonora lançada pela Republic Records atualmente na oitava posição na Billboard 200. (A últi-

ma trilha sonora de filme a estrear no top 10 foi o filme live-action da Universal, Wicked, repleto de estrelas, em novembro.)

Os fictícios Saja Boys também registraram a faixa mais bem colocada no Spotify nos EUA na sexta-feira, com “Your Idol”. E é o primeiro grupo masculino de K-Pop a alcançar o primeiro lugar nessa parada nos EUA, superando os superstars do mundo real do BTS, que alcançaram o terceiro lugar com a música “Dynamite” em 2020.

Para não deixar que as rivais as dominem, Huntr/x também está esquentando as paradas como o grupo feminino mais ouvido no Spotify em termos de reproduções diárias. A música “Golden”, do trio, estreou na 91ª posição na parada Billboard Hot 100, e suas reproduções aumentaram 2.000% na Apple Music desde seu lançamento. A Netflix está particularmente otimista com essa faixa de sucesso (que desempenha um papel fundamental no filme) e, segundo informações, a enviará para avaliação de prêmios .

As vendas da coleção de produtos de K-Pop Demon Hunters também estão aumentando bastante. Embora dados específicos de vendas não estejam disponíveis, uma camiseta Huntr/x e uma pelúcia do Derpy Tiger estão entre os cinco mais vendidos na loja da Netflix deste ano.

A ASCENSÃO METEÓRICA DE Labubu

A License Global entrevistou Emily Brough, da POP MART, para saber como Labubu se tornou o fenômeno de PI de 2025. Acompanhe!

Se você viu alguém carregando um chaveiro meio assustador e meio fofo por aí, pode ser o Labubu da POP MART. A empresa vem dominando o mercado de colecionáveis ultimamente, com filas na porta de suas lojas e seus produtos dobrando, triplicando ou até quadruplicando em valor de revenda.

A comunidade POP MART está crescendo rapidamente, com 41 lojas e 63 Robo Shops nos EUA, apoiada por uma presença digital próspera: 1,4 milhão de seguidores em seu Instagram global, mais de 800.000 somente em sua conta nos EUA e mais de dois milhões em seus canais do TikTok nos

EUA. Celebridades como Rihanna, Lisa do BLACKPINK, Kim Kardashian, Dua Lipa, David Beckham e mais estão pendurando a boneca Labubu em bolsas de luxo ou exibindo-a como um acessório independente. A POP MART existe há 15 anos, mas muitos concordam que este é o seu momento.

“Fundada em 2010, a POP MART é uma força global em ascensão no entretenimento da cultura pop”, afirma Emily Brough, chefe de licenciamento de PI para as Américas da POP MART. “Motivada pela missão de ‘acender a paixão e trazer alegria’, a POP MART concentra-se na propriedade intelectual (PI) como seu núcleo, desenvolvendo três grandes

Labubu vestindo uma camiseta Tarte Edward Berthelot, Getty Images

segmentos de negócios: produtos de consumo, serviços e experiências, e entretenimento. Construímos uma plataforma operacional integrada que abrange toda a cadeia da indústria de PIs de brinquedos da moda.”

A POP MART conquistou reconhecimento por sua abordagem de varejo e IPs originais, gamificando o varejo por meio de itens como caixas surpresa e máquinas de venda automática. Essas caixas surpresa resultam em bonecos de vinil colecionáveis que se tornaram o acessório do ano. Isso resultou no que Brough chama de “colecionáveis de designer” – uma declaração de moda, uma febre de colecionáveis assustadoramente fofos e até mesmo um símbolo de status. Os fãs não se cansam de Labubu, e a POP MART oferece diversos pontos de contato que permitem essa interseção entre varejo e cultura.

“A emoção e o fandom de formatos surpresa colecionáveis, como cards colecionáveis, existem há décadas”, continua Brough. “A POP MART combina essa experiência com propriedades intelectuais ousadas e empolgantes e destinos de varejo diversificados. Sejam nossas Robo Shops, lojas conceito imersivas, a POP LAND ou plataformas digitais como nosso site, aplicativo e TikTok Shop, os fãs podem mergulhar nos mundos de seus personagens favoritos onde quer que estejam.”

O resultado dessa estratégia é o nascimento de uma personagem icônica globalmente. A popularidade de Labubu mudou o discurso público em todo o mundo, contribuindo significativamente para a receita de US$ 1,81 bilhão da POP MART em 2024, com Labubu sozinha arrecadando US$ 419 milhões para a marca naquele ano. O que Labubu oferece aos consumidores e quem ela é como personagem resulta em mais compradores.

“Ela é brincalhona, curiosa e um pouco selvagem, com uma silhueta distinta e energia expressiva. Cada coleção a reinventa por meio de diferentes lentes criativas e desenvolvimento de produtos inovadores. Seus bonecos de vinil são cobiçados globalmente, e as recentes linhas de pelúcia impulsionaram uma demanda significativa tanto no varejo quanto nas plataformas digitais.”

“Labubu faz parte da série The Monsters, da artista Kasing Lung”, diz Brough. “Ela é brincalhona, curiosa e um pouco selvagem, com uma silhueta distinta e energia expressiva. Cada coleção a reinventa por meio de diferentes lentes criativas e desenvolvimento de produtos inovadores. Seus bonecos de vinil são cobiçados globalmente, e as recentes linhas de pelúcia impulsionaram uma demanda significativa tanto no varejo quanto nas plataformas digitais.”

Essa demanda significativa contribuiu para que Labubu fechasse seus próprios acordos de licenciamento, dando aos fãs mais do que eles desejam.

“Houve colaborações da Labubu com outras marcas globais icônicas como Vans, Uniqlo e Coca-Cola”, diz Brough. Essas coleções licenciadas são apenas o começo, com Brough observando que mais está por vir. “Continuaremos a levar a PI da POP MART ao mercado com parcerias criativas.”

Labubu permitiu que a gamificação do varejo impulsionasse a popularização da propriedade intelectual. Essa abordagem de “colecionar tudo”, com um ar de mistério, acrescenta entusiasmo. Esse entusiasmo se transforma em uma compra planejada, se combinada com a propriedade intelectual certa. O visual e a personalidade únicos de Labubu, combinados com a estratégia de varejo da POP MART, resultaram em um momento de destaque para a personagem, incentivando o público a continuar comprando – e a conferir outras propriedades intelectuais da POP MART.

“A popularidade de Labubu reflete o gênio artístico de Kasing Lung, o crescimento da cultura de brinquedos de grife e a abordagem da POP MART ao desenvolvimento de PIs”, continua Brough. “Construímos um portfólio de PIs de destaque, com foco em artistas, incluindo The Monsters, Crybaby, Dimoo, Peach Riot e Hirono. Labubu ressoa graças ao seu design expressivo, charme travesso e apelo do cruzamento entre moda e cultura. Além disso, a experiência de unboxing se tornou um fenômeno que incentiva os fãs a compartilharem sua empolgação com amigos e com a comunidade global on-line da POP MART.”

Essa empolgação e comunidade só contribuem para que Labubu continue alcançando novos patamares. A POP MART está ansiosa para continuar a empolgar os fãs à medida que Labubu se torna um ícone cultural cada vez maior.

“À medida que o interesse por itens colecionáveis de design continua a crescer, estamos animados para continuar criando momentos significativos por meio da arte, propriedade intelectual e comunidade”, diz Brough.

LICENCIAMENTOS E MARKETPLACES: o novo jogo do varejo de brinquedos

Como os marketplaces estão se tornando protagonistas na distribuição de produtos licenciados – e por que sua marca precisa estar nesse espaço com controle, estratégia e presença ativa.

CEO da SSI Investimentos, sócio-diretor de expansões e novos negócios do CNAP (Clube de Negócios Alta Performance), mentor de empresários do e-commerce e palestrante em eventos nacionais do setor. Atuou diretamente na construção de marcas de brinquedos com destaque nacional e é referência em estratégias de vendas digitais e gestão de canais de marketplace.

Instagram: @helciosobral

LinkedIn: linkedin.com/in/helcio-sobral

"O e-commerce de brinquedos licenciados vive uma nova era. Com marketplaces dominando o volume das vendas on-line, controlar a presença da marca nesses canais deixou de ser uma alternativa – e passou a ser um pilar estratégico para quem quer crescer com consistência e proteção."

Ovarejo de brinquedos licenciados está passando por uma transformação irreversível. Se há alguns anos os canais digitais ainda eram vistos como “complementares” na jornada de compra, hoje eles representam boa parte do volume total das transações do setor – e os marketplaces são os grandes protagonistas desse novo cenário.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os marketplaces concentram mais de 70% do volume transacionado no e-commerce brasileiro, sendo os brinquedos uma das categorias com maior crescimento. Mas o ponto mais relevante é: os marketplaces estão cada vez mais demandando produtos licenciados, por reconhecerem seu alto potencial de conversão, fidelização e valor agregado à experiência do consumidor.

Loja oficial: confiança e proteção da marca

Estabelecer uma loja oficial em plataformas como Mercado Livre, Amazon, Shopee ou Magalu não é apenas uma jogada comercial. É um compromisso com a integridade da marca.

Marcas licenciadas enfrentam desafios, como pirataria, revendedores não autorizados e experiências de compra que prejudicam a imagem dos personagens.

A loja oficial permite:

• Coibir o uso indevido da propriedade intelectual;

• Controlar preço, sortimento e narrativa de marca;

• Ativar campanhas exclusivas com os marketplaces;

• Ser elegível para collabs estratégicas e visibilidade premium.

• Mesmo no modelo 3P (third-party seller), é possível estruturar lojas guarda-chuva, com a marca coordenando e autorizando vendedores parceiros — uma forma de escalar mantendo o controle.

• Operação híbrida: 1P + 3P com visão 360.

• Marcas maduras já atuam em modelo híbrido, combinando:

• Venda direta ao marketplace (1P);

• Operação própria ou autorizada (3P).

Essa estratégia garante capilaridade, flexibilidade e menor dependência de um único canal — criando uma presença digital com visão 360, que atende o consumidor em diferentes estágios da jornada.

Os marketplaces também querem (e precisam) da sua marca

O papel dos marketplaces vai além da venda. Eles investem em retail media, dados de comportamento, colaborações com marcas e campanhas nacionais. E posso dizer isso com propriedade: por 2 anos consecutivos, um produto da minha

"Os marketplaces se tornaram os principais motores de distribuição, awareness e conversão de produtos licenciados no Brasil."

marca foi destaque no programa Caldeirão com Mion, na TV Globo, em uma campanha patrocinada pelo Mercado Livre. Esse tipo de exposição gratuita e em rede nacional mostra o quanto essas plataformas estão buscando produtos com potencial de escala, apelo de marca e posicionamento estruturado. A boa operação no marketplace é, hoje, uma porta de entrada para oportunidades que vão muito além do digital.

Conclusão

A pergunta já não é mais “vale a pena estar no marketplace?”.

Hoje a pergunta é: “Como minha marca ainda não tem uma presença oficial e estratégica lá?”

Os marketplaces se tornaram os principais motores de distribuição, awareness e conversão de produtos licenciados no Brasil.

O consumidor já está lá. O canal precisa da sua marca. E a sua marca precisa estar onde o consumidor está.

Imagem

NÃO É SÓ UM lápis

A revolução fofa da papelaria

RODRIGO LEME

Arquiteto e designer estratégico, pós-graduado em marketing com ênfase em ciências do consumo. Atua em modelagem de negócios para indústria e varejo. Diretor do Grupo Criativo e professor do MBA Design Estratégico.

“Estamos consumindo tendência, mas ainda não produzindo com a mesma força” – Rodrigo Leme

Quem frequenta papelarias, lojas de presentes ou mesmo dá uma passada rápida por marketplaces on-line, já percebeu: a papelaria fofa invadiu o varejo. Não é exagero dizer que virou uma febre. O que antes era um lápis qualquer, agora é um objeto de desejo. Ele pode ter cheirinho de tutti-frutti, ponta colorida, glitter, e uma borracha em forma de nuvem. É mais do que um item funcional – é uma peça de expressão pessoal. E as crianças são as principais protagonistas desse movimento. Nos recreios, adesivos viraram o novo “tazo”. Eles são organizados em pastas plásticas, cuidadosamente separados por cor, personagem ou tema. Os pequenos trocam entre si, criam regras, estabelecem valores simbólicos. Alguns adesivos são raros, outros são “repetidos”. Mas todos têm importância. Por trás da brincadeira, estão aprendendo sobre troca, negociação, pertencimento e até organização. O recreio virou uma feira de escambo cheia de fofura e afeto. Esse comportamento espontâneo das crianças revela algo maior: a papelaria deixou de ser utilitária e passou a ser emocional. A função continua ali – escrever, rabiscar, apagar −, mas o que move a compra é o encantamento. O lápis que desenha é o mesmo que encanta pela cor. O caderno serve para escrever, mas também para inspirar com capas que trazem frases positivas, bichinhos simpáticos e texturas agradáveis ao toque. O mercado entendeu o recado. A resposta do varejo foi rápida. Hoje, grandes redes têm áreas

/design na prática

Bobbie Goods é uma marca norte-americana independente que ficou conhecida por sua estética fofa e retrô, com ilustrações autorais e kits de papelaria que celebram o slow living.

sensorial, envolvente. O cliente não quer só comprar – ele quer colecionar, exibir, trocar, usar com prazer. Itens como estojos, marcadores, planners e post-its se tornaram formas de expressão. Cada escolha diz algo sobre quem a pessoa é – ou quem deseja ser. E quando a criança (ou adulto) mostra seu objeto novo para o amigo, não está apenas exibindo um produto: está compartilhando uma parte de si.

inteiras dedicadas à papelaria fofa. Marcas antes tradicionais passaram a desenvolver linhas “cute”, investindo em colaborações com artistas, coleções temáticas e personagens proprietários. Há também uma explosão de pequenos empreendedores que criam adesivos autorais e vendem por Instagram, Shopee e Etsy – transformando o que antes era apenas um nicho em um mercado vibrante. Mas, apesar do crescimento, a indústria brasileira ainda investe pouco nesse segmento. A maior parte dos produtos disponíveis no varejo nacional é importada, principalmente da Ásia. Falta investimento em design local, em desenvolvimento de personagens próprios e na criação de coleções que valorizem a cultura e o olhar brasileiro. Estamos consumindo tendência, mas ainda não produzindo com a mesma força. Produto que emociona fideliza. Esse movimento todo mostra algo que o design e o marketing já sabem há tempos: quando o produto toca a emoção, ele se torna inesquecível. Não basta ser funcional – é preciso encantar. A papelaria fofa acerta em cheio nesse ponto. Ela é tátil, Mande sugestões de assuntos ou dúvidas para rodrigo@grupocriativo.com e siga @grupocriativo.

PARA O MUNDO dos brinquedos

O método invisível das fábricas encantadas

CEO | Chief data & knowledge officer Empresário e publisher atuando no desenvolvimento de estratégias de marketing e metodologias multiplataformas em comunicação

"Alguns donos de marcas ainda acreditam que o sucesso nasce como mágica, num toque de varinha ou numa ideia
'brilhante' soprada pelos ventos do feeling."

Alguns donos de marcas ainda acreditam que sucesso nasce como mágica, num toque de varinha ou numa ideia

“brilhante” soprada pelos ventos do feeling. Outros acordam, abrem o estoque e torcem para que o caminhão leve tudo. Mas há um grupo, discreto como os bastidores de um parque temático, que trabalha diferente: confia nos dados.

Nesse universo de tinta, plástico, parafusos e imaginação, ser data-driven não é só uma buzzword pintada de dourado em reunião de diretoria. É um jeito de montar o brinquedo certo, pra criança certa, na prateleira certa. É transformar a fábrica num grande quebra-cabeça onde cada peça é uma métrica e nenhuma pode faltar.

A primeira peça? Dado literal.

Não basta contar quantas bonecas saíram da linha de montagem. Tem que entender por que algumas vendem como água no verão e outras dormem no estoque como brinquedo esquecido na estante. É saber que medir cliques em campanha; não é o mesmo que medir pedidos fechados no atacado. A segunda peça é a curiosidade, aquele motorzinho que não vem na embalagem, mas faz tudo funcionar.

É olhar o histórico de vendas como quem olha o mapa do tesouro. É ver ali onde caiu, onde subiu, o que aconteceu quando trocaram o azul pelo amarelo. Ser curioso é cruzar o dado do SAC com o lançamento do concorrente. É transformar planilha em pista de corrida de insights.

E aí, quando os números começam a conversar (e às vezes eles gritam), vem o grande desafio, que é agir.

Sim, montar um plano de ação com base nos dados. Mexer no sortimento, revisar a embalagem, ligar para o distribuidor.

Porque notar que o caminhão voltou cheio é fácil. Entender o porquê é, um pouco mais trabalhoso.

Mas mudar o que vai ser produzido na segunda-feira? Aí é onde muitos donos de marca travam.

Ser orientado por dados no mundo dos brinquedos é ter coragem de desmontar o castelo para remontar com peças melhores.

E não se brinca sozinho.

Ser data-driven também é saber dividir a descoberta ao mostrar para o marketing, envolver o comercial, trazer o financeiro para a conversa. É transformar números em histórias com propósito, não contos de fadas, mas narrativas que conectam o “porquê” com o “pra quê”.

E, se quiser mesmo ser bom nisso, seja cético.

Sim, cético como quem testa um protótipo mil vezes antes de lançar.

Se o seu brinquedo “dobrou as vendas”, comece perguntando: dobrou em relação ao quê?

É olhar o dado como um mágico olha o truque do outro: procurando o fio invisível.

No fim das contas, os dados não criam brinquedos sozinhos.

Mas mostram o caminho quando a inspiração falta.

Eles são o mapa da fábrica encantada e você, o operário, o dono, o inventor.

A direção? Essa você escolhe.

Mas se escolher ignorar os dados… boa sorte na sua próxima aposta no unicórnio que ninguém pediu.

Imagem de IAGemini

A nova era DOS BRINQUEDOS INTELIGENTES

Mattel se une a OpenAI para criar brinquedos e experiências com inteligência artificial

AMattel, uma das maiores empresas de brinquedos e entretenimento familiar do mundo, anunciou uma colaboração estratégica com a OpenAI – empresa pioneira em inteligência artificial – para desenvolver produtos e experiências para suas marcas mais icônicas. O primeiro lançamento, fruto dessa colaboração inédita, será revelado ainda em 2025.

A união entre as empresas combina a expertise da Mattel em criação de experiências lúdicas com a tecnologia de ponta da OpenAI, resultando em soluções inovadoras e seguras para crianças e famílias. A proposta é explorar o potencial da IA de forma responsável, priorizando privacidade, segurança e adequação etária. Além do desenvolvimento de novos produtos, a Mattel também irá adotar ferramentas como o ChatGPT Enterprise em seus processos internos para acelerar a inovação, apoiar a criação de novos conceitos e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

“Nossos produtos são criados para inspirar, entreter e enriquecer a vida das pessoas por meio da brincadeira. A inteligência artificial amplia essa missão e nos ajuda a explorar novas formas de brincar. Com essa parceria com a OpenAI, vamos reforçar nossa posição como líderes em inovação e

Com foco em inovação responsável, empresas vão lançar produtos que unem tecnologia, segurança e imaginação; o primeiro produto fruto da parceria será

revelado ainda neste ano.

repensar o futuro do brincar com experiências nunca antes vistas”, afirma Josh Silverman, vice-presidente de franquias da Mattel.

“Estamos entusiasmados em apoiar a Mattel na introdução de experiências e produtos com inteligência artificial que respeitam os valores de suas marcas. Além disso, com o ChatGPT, os colaboradores da Mattel terão acesso a ferramentas que impulsionam produtividade, criatividade e transformação em larga escala”, afirma Brad Lightcap, vice-presidente de operações da OpenAI.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.