Revista RP em Foco #24

Page 1

A JORNADA QUE NUNCA ACABA

A independência financeira é conquistada aos poucos, todos os dias. Aprenda como chegar lá!

EDITORIAL

Olá, caro leitor

Mais uma edição da Revista RP em Foco saiu e nossos estudantes estavam inspirados.

Nossas duas últimas edições foram feitas durante a pandemia de Covid-19, de forma remota. Dessa vez, toda nossa produção foi feita com a presença de todos.

Para a nossa volta, preparamos alguns roteiros para viagens curtas, de até três horas de Curitiba. Mas, se você tiver um tempinho a mais, nossos estudantes escolheram alguns destinos para intercâmbios de curta duração. Malas prontas?

Mas essa mala precisa ter roupas veganas, você sabe identificá-las? Essa moda veio para ficar e explicamos como adotá-la. E você deve estar se perguntando como vai pagar por tudo isso, então montamos uma jornada financeira para que comece a investir seu dinheiro.

Boa leitura!

Prof.a Carolina Pineli

Acesse nossas edições anteriores

Ano 8 - Edição 24 - Out/Nov 2022

Revista Laboratório desenvolvida na disciplina de Comunicação Interna por estudantes do 4º período do curso de Relações Públicas, da Escola de Belas Artes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

REITOR

Ir. Rogério Renato Mateucci

DECANA DA ESCOLA DE BELAS ARTES

Ângela Leitão

COORDENADORA DOS CURSOS MULTICOM

Fabio Henrique Feltrin

Suyanne Tolentino de Souza

COORDENADORA EDITORIAL

Carolina Pineli

COORDENADOR DE PROJETO GRÁFICO

Rafael Andrade

CAPA

Julia Baur e Julia Bonilauri

TEXTOS E DIAGRAMAÇÃO

Estudantes da turma do 4º período de RP

Distribuição gratuita e dirigida

CONTATO

Curso de Relações públicas da PUCPR

R. Imaculada Conceição, 1115 Prado Velho, Curitiba PR CEP: 80215-901 Curitiba - PR. Telefone: (41) 3271-2210

4 RPemFoco
RPemFoco 5 SUMÁRIO 14 Expandindo novos horizontes 06 Você é sua própria marca
estilo que veio para ficar : a moda
atemporal
“G”
ESG
jornada financeira
28 Terapias Holísticas: Encontrando o equilíbrio 10 O
vegana
26 Eventos universitários: Uma nova percepção 30 Turismo em até 3 horas 24 Gerenciando emoções 08 Entenda sobre o
do
20 CAPA Os primeiros passos da

VOCÊ É SUA PRÓPRIA MARCA

Entenda o que é uma marca pessoal, a importância e como construir sua imagem nas redes sociais.

6 RPemFoco
Thaisa de Almeida Thaisa de Almeida

Durante o período de transição para o mercado de trabalho surgem várias dúvidas e até mesmo inseguranças. Como se posicionar nas redes sociais? Será que devo criar um Instagram profissional? Por que usar o Linkedin?

A verdadeira resposta para essas perguntas está mais perto do que imagina, basta pensar em alguém do seu convívio ou que você conhece e o que essa pessoa te lembra, nosso cérebro não sabe separar alguém do que ela faz, sendo assim, você é também que escolheu para seguir de profissão, da mesma forma que é uma pessoa que ama animais e gosta de cozinhar.

A marca pessoal nada mais é que uma estratégia de gestão de marca que tem como objetivo torná-la maior reconhecida no mercado e pelo seu público, se fazendo mais presente e vista. É um conjunto de atitudes alinhadas ao posicionamento, valores, e visão da marca. O site “Resultados Digitais” enfatiza: “A função do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes” e é exatamente isso que vai fazer a diferença quando o seu cliente for decidir e escolher a sua marca e o seu trabalho. Uma marca não é uma logotipo ou identidade visual, mas um conjunto de experiências que você pode proporcionar, não existe uma fórmula pronta para essa construção, mas cada um deve trilhar um caminho que faça sentido para si, sempre com planejamento bem estruturado.

Entendendo isso, podemos partir do princípio que as pessoas querem ver em suas redes sociais tudo o que você representa. Deixe para trás os achismos de que as pessoas não estão interessadas em você, todos nós temos algo de diferente que podemos compartilhar e agregar na vida um do outro.

Mas não é só incluir a sua profissão na bio do instagram, é criar uma estratégia e planejamento para que as suas publicações tenham um objetivo e gerem resultados.

Mas você sabe realmente qual é a importância de se ter uma marca pessoal? Hoje em dia, ainda que ouvimos falar sobre, não sabemos a real

importância de se colocar em prática. Conversamos com Leticia Shimoda, Relações Públicas, que enfatizou: “É importante pra todo mudo ter uma marca pessoal, principalmente se você está entrando no mercado de trabalho, porque uma vez que você consegue fazer esse planejamento da sua marca pessoal, consegue ter um mapeamento melhor dos seus objetivos, o que é importante ou não e com quem você quer se relacionar para realmente crescer”.

A nossa marca pessoal basicamente é como nos mostramos para as pessoas, é o que as pessoas falam quando você não está perto, qual é a nossa identidade, afinidades e o que nos diferencia. É tomar uma posição para que as pessoas saibam quem é você e o seu propósito.

Mesmo que seja difícil, no começo, achar o seu público, é necessário manter uma constância de postagens e trilhar um caminho lógico que guie o seu público a entender quem você é e qual imagem você quer mostrar. No livro “Relações Públicas, profissão e prática” relata que em uma pesquisa, B. J. Fogg, da Universidade de Stanford e fundador da Yak- Park, explica que, mesmo que seja difícil alcançar a credibilidade com o público, ela pode evoluir com o passar do tempo à medida que as relações mantêm uma continuidade.

Para poder alcançar quem realmente quer te acompanhar, suas redes sociais devem ter a sua personalidade, muito além do que está em alta no momento, como trends do tiktok ou designers da moda atual, tudo deve estar relacionado a quem você é. As suas redes sociais devem ser uma extensão da sua essência.

RPemFoco 7
Leticia Shimoda Relaões Públicas formada pela PUCPR em 2021. @leshimoda

ENTENDA SOBRE O “G” DO ESG

A governança é o que possibilita o crescimento.

ODS

Uma das principais característica ao se investir em um negócio atualmente é o impacto que ela causa e o valor que é proporcionado aos seus públicos de interesse. Se uma organização não possui boas práticas de descarte de matérias-primas obsoletas, isso poderá impactar de forma negativa a sua imagem e reputação diante do mercado, o que não atrairá novos investidores e consumidores. Um ponto importante a se destacar, é que não é apenas aplicar qualquer prática e está tudo certo. A ação precisa ser estratégica, sendo possível mensurar o quão efetiva é, e se há pontos de melhorias.

Você já viu alguma propaganda de uma marca que te deixou motivado, encantado, com vontade de ajudar alguém? Provavelmente essa ação tem uma forte ligação com os objetivos de ESG dessa empresa. E você sabe o que é ESG? ESG é um acrônimo para Environment, social and governance, ou ASG (Ambiental, Social e Governança), e refere-se à uma série de práticas estratégicas sobre cada aspecto, mas calma, o termo vai além da sua exata tradução, tem uma forte relação com a reputação e credibilidade para as organizações.

O termo foi estabelecido em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, para indicar as empresas sobre a importância das práticas para o bem-estar social e ambiental. As práticas de ESG estão totalmente ligadas aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Tá, mas como isso pode ajudar uma organização?

As práticas de ESG se tornaram importantes a partir da mudança de comportamento principalmente dos consumidores e dos colaboradores em relação à cobrança de posicionamentos das organizações, com isso, o mercado se adaptou e iniciou seu processo de transformação para obter processos com foco no bem-estar social, ambiental e da própria organização.

Bom, já falamos o que é ESG, agora vamos comentar cada letra do acrônimo.

A letra E vem do inglês environment (Ambiental), que se refere às práticas visando o meio ambiente. Nas ações entram a reciclagem de resíduos oriundos da organização e de sobras dos processos de fabricações, busca por materiais menos poluentes e agressivos, coleta de água da chuva para processo de limpeza da área externa etc. Todas as ações de environment buscam as melhores práticas que colaborem com o meio ambiente. Um último exem -

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

8 RPemFoco
Italo Barbosa

plo para concluirmos esse assunto; sabe aquela bolsa que você achou linda e comprou? Uma organização que possui boas práticas de ESG adotou um couro sintético menos poluente ao invés de couro legítimo, pois entende que isso gera sofrimento ao animal.

A letra S também vem do inglês, e significa social. As práticas pautadas nessa letra buscam práticas que visam o bem-estar social, promovendo o avanço social interno e externo, como programas de diversidades, conversas abertas sobre o dia a dia da organização e como melhorar o clima organizacional, discussões sobre a sociedade etc. A parte social é muito importante para a organização, pois entende-se que a organização está interessada em promover esse bem-estar, além de buscar novos temas atuais para tratar sobre a sociedade e as relações interpessoais.

A letra G significa governance (Governança). Todas as outras ações ambientais e sociais só são possíveis com alinhamento da governança, pois seu papel é que haja a coerência entre as ações da organização com o negócio. Por isso é importante que esteja claro o posicionamento com a visão de desenvolvimento sustentável da organização. A governança também delimita critérios básicos de posicionamento que moldam a cultura organizacional.

Quando a governança é concebida a partir de uma visão sustentável, características como ética e transparência, são de grande importância para a organização, buscando as melhores tomadas de decisão para o negócio que levam em conta o bem-estar social e ambiental. Escândalos como corrupção, vazamento de dados, casos de discriminação e preconceito, são algumas ameaças devido a falta de interesse da organização com a governança.

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), os principais princípios de governança corporativa são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Vamos aprofundar cada característica.

A transparência preza a informação aberta e clara para as partes interessadas, não somente

para aquelas mandatórias por leis ou regulamento, como cita o IBGC. Tendo em vista o poder de decisão por parte de alguns membros, a transparência de documentos que envolve dados financeiros, tomada de decisão, entre outros documentos que colocam em risco a saúde da organização, deverá ser assegurado a segurança no repasse das informações, entretanto não negligenciada por parte da fonte emissora. A transparência é muito pautada entre documentos da alta gestão, mas também é de suma importância alterações que envolvam os colaboradores, que muitas das vezes tidas como pouco influentes, como alteração do fluxo de trabalho. A desconsideração no repasse dessas informações poderá causar danos imensuráveis para as organizações.

A equidade refere-se ao tratamento igualitário e justo entre todos os membros da organização. Ou seja, independente de cargo, posição ou nível de participação, todos os colaboradores devem serem tratados da mesma forma, sendo levados em consideração seus direitos, deveres, obrigações e necessidades.

A prestação de contas é muito pautada quando nós falamos de governança corporativa, principalmente aos acionistas, quando a empresa é de capital aberto, os informes de lucro, despesas, participações, algumas tomadas de decisões por parte dos acionistas, que fazem parte do conselho, também são comunicadas aos demais membros. Nesta categoria também engloba os assuntos relacionados o governo, organizações do terceiro setor, que a organização auxilia.

E por final, a responsabilidade corporativa, que engloba toda e qualquer responsabilidade pelos seus atos, independente da esfera, prezando reduzir interferências negativas externas, e aumentar as positivas, levando em consideração o modelo de negócio adotado e os diversos capitais.

Todas essas características possuem um alto valor para o mercado, como: novos investidores, valoriza a imagem e reputação da organização, aumenta o valor de mercado e propicia a maior participação do mercado.

RPemFoco 9

O ESTILO QUE VEIO PARA FICAR : A MODA VEGANA ATEMPORAL

O veganismo e a sustentabilidade andam lado a lado, sendo muito mais que apenas um prato, a roupa que você decide usar está diretamente ligada a esse mundo.

Queos hábitos veganos estão mais comuns não é novidade. Até o começo do século XXI, pouco se falava sobre esse assunto e o life style, apenas poucas comunidades e religiões eram adeptas ao costume de não consumir e usufruir de materiais animais.

A presença da cultura vegana dentro da sociedade se mostra cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Mas afinal, o que significa ser vegano? E qual estilo de vida que o veganismo aborda?

A palavra veganism vem do inglês e foi criada em 1944, pela Vegan Society, no Reino Unido, que a definiu da seguinte forma: “O veganismo é uma filosofia e um modo de vida que procura excluir, dentro do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade para com os animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito”.

Ou seja, quando se pratica o veganismo, a pessoa procura não contribuir com a exploração e maus tratos dos animais, dentro das medidas cabíveis, já que a cultura da exploração dos animais se encontra enraizada na sociedade, possuindo uma grande complexidade de ser anulada 100%.

Esse estilo de vida, além de prezar pela vida dos animais, busca cuidar do meio ambiente, da saúde e da sociedade. Ao abordar essa prática, os gastos ambientais diminuem, pois reduz a pecuária, a fome no mundo e o trabalho escravo. Segundo a ONU, é o setor pecuário que mais causa erosões de solos e contaminações de aquíferos, tirando o fato que é o setor que mais desmata a Amazônia em busca de território, sendo que o simples fato de ingerir menos carne diminuiria esse enorme efeito negativo, que, consequentemente, diminuiria o trabalho escravo, já que é esse o setor, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que possui 80% dos casos de trabalho escravo mundial.

Mesmo que a cada dia se torne mais comum a entrada de novas marcas veganas no mercado, apesar de ter preços mais caros, ainda não as vemos aos montes como quaisquer outras marcas disponíveis com facilidade, de fácil acesso no dia a dia da população.

No vestuário não é diferente, antes do veganismo ser bastante reconhecido, diversas marcas foram criticadas por utilizarem pelos, couros e peles em suas diversificadas roupas, sapatos e acessórios.

10 RPemFoco
RPemFoco 11

E A MODA VEGANA, VOCÊ SABE O QUE É?

De uma maneira simplificada, podemos dizer que é um guarda-roupa que exclui seda, couro, lã, cashmere, penas e peles. Se as roupas usam algo que venha de origem animal não deve ser incluída. É necessário bastante atenção aos detalhes da roupa, sua composição, acessórios e sapatos, para não se enganar, por isso, é aconselhável procurar o logotipo vegano aprovado pelo PETA, que garante que os itens comprados não utilizam nada de origem e testagem animal.

E QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MODA VEGANA E MODA SUSTENTÁVEL?

É necessário se certificar se a palavra “vegano” na sua roupa quer dizer que ela também é sustentável, porque nem sempre evitar os produtos de origem animal transforma o seu closet em algo bom para o planeta, pois a matéria-prima sintética ou derivada de combustíveis fósseis são difíceis de se decompor, prejudicando, assim, o oceano, por isso é importante a preocupação com o meio ambiente em geral

Essa moda veio para ficar, pois tem como um de seus objetivos ser atemporal, consequentemente, sendo descartadas mais tarde.

Para que elas sejam descartadas mais tardiamente, você precisa comprar a roupa certa, com os materiais corretos, senão, em questão de 2 anos, ela já terá que ser descartada. Como dito anteriormente, a roupa verdadeiramente vegana não é qualquer roupa que não tenha vindo de origem animal, e sim aquela que também não seja feita de materiais nocivos para o ambiente, seguindo corretamente o lema vegano.

Mas como faço para saber que essa roupa é 100% vegana, e que não possui materiais maléficos para o ambiente?

As roupas que contêm um maior número de materiais sintéticos, como plástico, são as mais nocivas. O rayon (viscose) é inteiramente vegano por ser feito de celulose, mas por conta do seu massivo uso na indústria fast fashion, causa impactos negativos ao ambiente, por conta do derramamento de substâncias prejudiciais ao ar, água e solo, além do desmatamento. O PU (poliuretano) e o PVC (policloreto de vinila) são os famosos “couros sintéticos”, baseados em plásticos, feitos a partir do petróleo e não biodegradáveis. Não é de surpreender o fato que eles são os principais responsáveis pelos plásticos no mar.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, de 15% a 30% do plástico identificado no oceano é consequência da indústria da moda. Materiais como elastano, poliamida, lycra, nylon, poliéster e peles sintéticas são muito comuns.

Sabendo disso, agora fica fácil de identificar qual roupa é realmente vegana, seguindo o ideal vegano. O correto seria pesquisar bastante sobre as origens das roupas, sempre preferindo usar as que não danifiquem o planeta quando e se forem descartadas.

Agora que já sabemos a diferença entre a moda vegana e a moda sustentável, vamos entender um pouco mais sobre a moda vegana.

12 RPemFoco
“ Se você substituir o couro por tecidos de plástico que vêm do petróleo, você pode afirmar que é mais ecológico? Se você seguir pelo caminho do plástico, acabará achando petróleo ” - Sébastien Kopp.

Mas o que vale a pena? Uma roupa de qualidade de origem animal duradoura ou uma peça vegana a qual não possui um material de qualidade e, infelizmente, não terá um tempo de uso relativamente interessante? A relação com o lixo e com os animais é algo a se pensar, porém esse debate cabe a cada um decidir quais ações se deve tomar na hora da aquisição, mas algo que deve ser levado sempre em consideração é o uso consciente, comprar apenas o necessário e de preferência optar por roupas de brechós e reutilizadas (conhecida pelo nome moda circular) nunca se abstendo de estudar os materiais utilizados na peça.

Mariana Hachmann, dona da MARS Store, criou sua marca própria de roupas sustentáveis/ veganas a partir desse intuito de querer ajudar as pessoas, os animais e, principalmente, o meio ambiente, seguindo com o propósito do consumo consciente, de roupas de muita qualidade, sem degradar a vida e o meio em que nós vivemos, o planeta.

Desde pequena era encantada por moda. Cursando Design de Moda, durante a pandemia teve a ideia de criar sua marca sustentável. Suas roupas não utilizam nenhum meio que degrada o planeta, sempre com uma fiscalização eficiente para ter a certeza de que nada danifique a vida dos animais e o ambiente, o qual, até o pensamento da embalagem de envio de suas roupas é importante, evitando o plástico, optando por uma ecobag, que pode ser reutilizada por seus consumidores.

VOCÊ SABE COMO SE DESFAZER CORRETAMENTE DE UMA PEÇA DE ROUPA?

Muitos perguntam o que fazer quando quiser se desfazer de roupas que não fazem mais parte do seu guarda-roupa, a gente te conta.

Uma roupa que não serve mais, ou que não faz mais parte do estilo, ou que, até mesmo não está dentro dos ideais, não precisam ir para o lixo, ela pode ser útil e fazer sentido para outras pessoas, mas caso essa roupa esteja em péssimas condições, transforme-as em outras coisas, como pano de chão ou reformar e gerar novas peças, ou até, em últimos casos, encaminhar para a reciclagem, como por exemplo, o movimento ReCiclo da C&A, que possuem urnas dentro de mais de 175 lojas espalhadas pelo Brasil que recolhem roupas em bons estados para a sua reutilização, ou até mesmo roupas que não podem ser reaproveitadas, que, após uma vistoria e separação, serão encaminhadas corretamente para o lixo.

E aí? Quais informações você já sabia sobre essa moda vegana sustentável? Já pensou em adotar alguns costumes veganos ou até aderir uma vida vegana, excluindo algumas peças de roupa? Pense e fale com seus amigos e sua família sobre esse assunto, quanto mais costumes você pratica e conhecimentos você possui sobre esse life style, mais você tem o poder de salvar e cuidar do nosso planeta

SAIBA MAIS:

Separamos um conjunto de marcas de roupas nacionais que prezam a vida animal e o meio ambiente, que podem ser do interesse do leitor, para começar com hábitos mais concientes, dando valor às peças e à vida.

Svetlana: @akasvetlana

Gustavo Silvestre: @silvestregustavo

Cofi Wear: @cofiwear

Fauno: @soufauno

RPemFoco 13
Mariana Hachmann, criadora da marca sustentável MARS. Logotipo PETA

EXPANDINDO NOVOS HORIZONTES

Todas essas propostas podem ser encontradas nas principais agências de turismo de Curitiba. Experimento; CI; STB; IE; TravelMate; Egali e Word Place são algumas delas. Vamos conhecer um pouco mais?

INTERCÂMBIO DE IDIOMAS

DVocê já pensou em fazer um intercâmbio, mas acabou desistindo da ideia por não ter dinheiro, tempo ou ter outros compromissos, e não conseguir passar 6 meses, ou mais, fora do país? Temos a solução perfeita. Existem vários cursos de curta duração, e você pode aproveitar suas férias para realizá-los e desenvolver ainda mais suas habilidades profissionais e pessoais. Reunimos algumas das melhores escolhas para que a sua decisão seja ideal e sua experiência maravilhosa. As opções acontecem em diversos países, como: França, Suíça, Canadá, Espanha, Argentina, Chile, Reino Unido, Estados Unidos, Malta, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Bélgica, Itália, China, Japão e Coreia do Sul. Entre as melhores ofertas estão: intercâmbios de línguas; cursos livres; idiomas com foco profissional, ou envolvendo hobbies; certificados e extensão universitária; oportunidades de trabalho, e muito mais.

Este é o mais conhecido, e vai do básico ao avançado. Com duração mínima de duas semanas, você pode aprender francês, espanhol, inglês, alemão, italiano, coreano, japonês ou chinês. Em diversas escolas, escolhendo entre viver no agito das principais cidades de cada país, ou no interior e vivenciando-a como um local, você pode aprender o idioma do zero, ou aprimorar o seu conhecimento. Existe ainda a possibilidade de trocar de cidade no meio do curso sem afetar sua aprendizagem, já que testes de nivelamento são feitos sempre que os alunos chegam às escolas. Já imaginou estudar inglês por 2 semanas em Los Angeles, e, depois, mais 2 semanas em Nova York? Ou então, aproveitar a cidade da moda, e depois ir para a Sicília e viver o famoso verão italiano, degustando um gelato?

14 RPemFoco
Descubra maneiras de fazer um intercâmbio, por um curto período de tempo, sem gastar muito e sem comprometer seus estudos ou o seu trabalho.
Amanda Gomes e Giovanna Cortes.
imagensemoldes.com.br Acervo exchangenow.com

CURSOS LIVRES

São aulas relacionadas às práticas das mais diversas áreas. Diferentemente da dobradinha de idiomas e hobby, este não conta com aulas adicionais de idiomas, apesar de acontecer em outras línguas como o inglês, o francês e o italiano. Entre as opções estão: artes; cinema e teatro; culinária; design; fotografia; marketing e comunicação; moda; negócios e lideranças; e tecnologia. Seguindo o mesmo padrão de duração mínima dos outros cursos, este é ideal para quem quer explorar inúmeras possibilidades acadêmicas ou aprofundar práticas nas áreas em que mais se identificam.

Kissia Carvalho, aluna de Turismo da UFPR, participou de um curso de Liderança e Criatividade Global, e contou um pouco sobre sua experiência: “Fiquei duas semanas em Londres estudando na King ‘s College London. Escolhi este curso porque achei que poderia acrescentar muito na minha carreira profissional, mas, principalmente, no meu lado pessoal. Pensei que me ajudaria a ter mais confiança na hora de falar sobre tópicos importantes. O intercâmbio foi um presente na verdade, me inscrevi no site de bolsas do Santander e, assim que passei, fui muito bem acompanhada por toda a equipe.

Acho que não existem palavras o quanto esse intercâmbio revolucionou minha vida. Foi minha primeira viagem internacional, conheci muitas pessoas de diferentes lugares e fiz contatos muito valiosos, as aulas eram sensacionais, os professores nos incentivavam a pensar e tomar decisões todos os dias. Sempre tínhamos tempo para desvendar as ruas de Londres.”

RPemFoco 15
freepik.com
Acervo
“Duas semanas parece pouco, mas vivi experiências que valeram cada centavo.”
Acervo Kissia Carvalho

CERTIFICADO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Se você é recém-formado ou já está há algum tempo no mercado de trabalho, outra excelente opção é o intercâmbio de certificado e extensão universitária, voltado às pessoas que desejam aprimorar suas habilidades e investir em sua carreira. Abrange as áreas de Administração, Turismo, Artes, Recursos Humanos, Engenharia, Marketing, entre inúmeras outras. A duração vai de 2 semanas a 6 meses.

IDIOMA COM FOCO PROFISSIONAL

Se o seu propósito é aprender mais sobre o vocabulário da sua área de graduação e aprimorar suas habilidades em outra língua, então a melhor escolha é o intercâmbio de idiomas com foco profissional. Com cursos de duas semanas até dois anos, você desenvolve uma habilidade crucial para se destacar no mercado de trabalho contando com uma imersão que nenhum curso online consegue oferecer, não importa se sua área é Business, Law, Marketing ou outra.

OPORTUNIDADES DA PONTIFÍCIA

IDIOMA + HOBBY

Esta é a escolha perfeita para quem quer se divertir praticando alguma atividade de sua escolha, e ao mesmo tempo ter uma imersão em uma língua estrangeira. O programa reúne práticas de gastronomia; esportes; moda; meditação; negócios; fotografia; entre outros. As atividades, que variam entre uma e oito semanas, no mínimo, são uma excelente oportunidade de se conectar com pessoas do mundo todo que têm interesses semelhantes aos seus.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

A PUCPR também conta com alguns intercâmbios, como a dupla diplomação, a oportunidade de fazer um semestre no exterior e o Summer Institute. Este último é um programa de curta duração que acontece durante o verão europeu, na cidade de Florença, na Itália. Por meio deste projeto, você pode somar créditos e agregar valor, acadêmico e profissional, ao currículo, além de aumentar seu networking e apreciar as férias em uma das cidades mais bonitas do mundo. Tem duração média de dez dias e, entre as ofertas, encontram-se disciplinas de arquitetura, psicologia, marketing, direito, gastronomia e administração. Natalie Marcondes, aluna do 4° período do curso de Arquitetura e Urbanismo, participou do programa em julho de 2022, e contou que:

“O Summer Institute foi uma experiência incrível. Me proporcionou a oportunidade de estudar em outro país em um curto período de tempo, sem comprometer as aulas curriculares. Pude conhecer novos lugares, pessoas e culturas, aprimorar o inglês, e adquirir mais autonomia e crescimento pessoal.”

16 RPemFoco
Acervo Natalie Marcondes Acervo voenews.com
RPemFoco 17 Acevor shutterstock.

TRABALHO

Fugindo um pouco dos cursos dos quais o principal foco são os estudos, existem os intercâmbios para as pessoas que estão interessadas em fazer uma grana extra, enquanto conhecem outro país. O famoso Work and Travel é dividido em cinco subcategorias: Disney Program, monitor de acampamento, estágios profissionais, trabalho voluntário e, o Work and Travel propriamente dito.

• O Disney Program é a chance de trabalhar na maior e melhor empresa de entretenimento do mundo. Acontece durante as férias de verão brasileiras, com duração entre dois e três meses. As principais funções são: trabalhar nas lojas, lanchonetes, restaurantes, brinquedos e atrações, auxiliar na limpeza, assistente de personagem e como personagem. A experiência te faz vivenciar o verdadeiro lifestyle americano. E é a forma mais divertida para dar um upgrade no seu inglês e no seu currículo.

• O programa de estágio acontece nos Estados Unidos e na China. Proporciona experiência profissional por meio de um estágio, em diversas áreas, em empresas das duas maiores economias do mundo. Com duração de, no mínimo, um mês, é a melhor opção para quem deseja conhecer e entender o mercado, enquanto aproveita as horas vagas para descobrir as peculiaridades dessas potências.

• O monitor de acampamento desenvolve atividades ao ar livre com crianças e adolescentes, cercado pelas belezas naturais dos Estados Unidos, fazendo parte da típica tradição americana de trabalhar em acampamentos de verão. Dura de nove a dez semanas, e as funções são divididas entre: Cabin Counsellors, responsáveis pela orientação e cuidado permanente das crianças e adolescentes durante todo programa; e Activity Specialists, responsáveis pela instrução das crianças e adolescentes em atividades relacionadas à sua experiência, como: esportes terrestres e aquáticos, equitação, culinária, música, dança, artesanato, cerâmica, escalada, arco e flecha, skate, dentre outros.

• O Work and Travel é mais voltado às pessoas interessadas em turismo e hotelaria, já que todas as funções são exercidas dentro de um resort. Algumas delas são: limpeza dos quartos, banheiros e áreas comuns; salva vidas; caixa de alimentos e bebidas, atrações ou varejo; atendimento ao cliente; preparação de alimentos ou venda de mercadorias. Dura de três a quatro meses.

• O único que não é remunerado é o trabalho voluntário. Neste, envolvem atividades com os animais e a vida selvagem; com crianças e adolescentes; com comunidades carentes e com o meio ambiente. Acontecem na África do Sul, Guatemala, Costa Rica, Gana, Tailândia, Seychelles, Argentina, Índia, Nepal e Sri Lanka. Têm as mais variadas durações. Já imaginou trabalhar com jaguares na Costa Rica? Ou jogar futebol com as crianças na África do Sul?

18 RPemFoco
Acervo Vitoria Reality

AGÊNCIAS DE INTERCÂMBIO

Quer saber mais sobre as opções de intercâmbio citadas nesta matéria? Separamos uma lista com as principais agências da cidade, clique no QR code e confira:

FOLLOW 4 MORE

MATHEUS TOMOTO pode ser considerado o maior influencer da atualidade no seu ramo (1,4M de Seguidores), motivado pela sua dura realidade como estudante da rede pública de ensino brasileira, decidiu estudar inglês sozinho e aplicar para diversas universidades nos Estados Unidos, sendo aceito nas mais renomadas instituições, como Harvard e MIT. Dá dicas incríveis de destinos e detalha todo o processo para a realização do seu intercâmbio, além disso, realiza consultorias para auxiliar estudantes no processo.Ficou interessado? Clique no QR CODE para encontrar Matheus nas redes sociais.

RPemFoco 19
Acervo Pessoal Matheus Tomoto
Acervo Seekpng.com
Acervo Wikipedia.com

OS PRIMEIROS PASSOS

DA JORNADA FINANCEIRA $

É importante termos noção de que isso tudo é um processo e uma jornada, com altos e baixos, na qual é preciso ter maturidade e independência emocional.

$

Pesquise o mercado e suas vontades, mas não force! Tome tempo e procure um nicho de negócio que você se identifique.

1

Agora é o momento de se jogar na internet e também olhar para você, e pesquisar muito e sobre tudo. 3

INÍCIO DA JORNADA

2

Preparar-se financeiramente é essencial e o dinheiro inicial vai depender do tipo do seu negócio, alguns precisam de ajuda de investidores externos.

Julia Baur e Julia Bonilauri
20 RPemFoco

Quase todo adolescente já pensou: “quando eu tiver a minha casa, vou fazer o que eu quiser”. Essa vontade de crescer e ser independente é linda, até realmente crescermos e nos tornarmos jovens adultos e percebemos que esse processo de independência não é tão fácil assim.

Mas como podemos fazer isso? Afinal, nas escolas não aprendemos muito sobre educação financeira, aposentadoria ou sobre impostos. Chegamos à vida adulta de paraquedas e muitas das vezes não sabemos como seguir em frente.

Quando decidimos que finalmente é o momento de nos tornarmos donos de nossos narizes, iniciar um negócio próprio pode ser a solução para encontrar essa tão sonhada e desejada independência financeira, ainda mais quando nós somos nossos próprios chefes. Foi o que fez nossa entrevistada, Giovana Pirotelli, dona da Seeds, marca de acessórios. Giovana contou que ainda está aprendendo a se organizar financeiramente, mas, com certeza, ela aprende muito como empreendedora.

Se você quer se arriscar nessa vida de empreendedorismo, e sente que essa é sua melhor maneira de conquistar sua independência, como a Giovana, é importante termos noção de que isso tudo é um processo e uma jornada, com altos e baixos.

Estamos apresentando aqui alguns passos que podem ajudar você nessa jornada, lembre-se que nunca é demais correr atrás de informações sobre o meio. Quanto mais conhecer seu mercado, melhor!

E se você não quer conquistar sua independência através de um negócio? E se você realmente não tem a veia empreendedora? Não se preocupe, separamos algumas dicas que vão te ajudar.

Poupar uma quantia de dinheiro hoje para transformá-la em mais dinheiro no futuro parece ser uma ótima ideia, não é mesmo? É a sua chance de organizar suas finanças e até ter a oportunidade de investir na tão sonhada viagem, na compra de um carro, uma casa, e tantas outras metas.

Separamos algumas dicas para te ajudar.

COMO SE PLANEJAR PARA TIRAR SEUS PROJETOS DE INVESTIMENTO DO PAPEL

1. Procure por dicas e conteúdos sobre esse tema

Hoje, nem é preciso procurar muito para encontrar uma infinidade de conteúdos de qualidade sobre investimento. De forma gratuita e on-line, você acessa sites, cursos, vídeos e várias outras opções que tratam o assunto de uma maneira fácil de aprender e aplicar no dia a dia.

Por exemplo, no YouTube, a Nath Finanças ajuda com dicas práticas para você economizar e saber exatamente como investir seu dinheiro.

2. Organize suas finanças

A fórmula básica de qualquer boa organização é gastar menos do que se ganha. Ok, mas como fazer isso na prática? Procure começar a criar o hábito de ter um lugar para anotar tudo o que ganha e gasta no mês.

4

Procure as pessoas que você conhece que têm certas habilidades que podem te ajudar com o negócio, nem que seja pra uma dica ou tirar uma dúvida.

5

Faça cursos. Procure desenvolver as habilidades que você precisa para tocar o negócio com maestria.

RPemFoco 21

Você precisa saber separar suas necessidades essenciais do que é supérfluo. Assim, consegue entender melhor para onde vai o seu dinheiro e visualizar o que pode ser feito para economizar.

3. Pense e anote seus objetivos

“Guardar dinheiro” ou “investir dinheiro” acaba sendo muito vago. “Viajar para o Nordeste no fim do ano”, “criar uma reserva de emergência” ou “reformar a casa”, não.

É importante que você seja o mais específico possível para entender e responder para você mesmo por que vale a pena investir. Algumas perguntas, como: “o dinheiro vai ser usado em quê?” e “como vou me sentir quando realizar tal objetivo?” podem te ajudar a tornar sua meta mais real. O bom é que você também se livra da tentação de usar o dinheiro antes do tempo.

mais fácil entender qual produto financeiro é mais apropriado para você. Basicamente, são duas opções: renda fixa e renda variável.

Na renda fixa, você tem mais clareza de quanto seu dinheiro vai render. Esse investimento varia em dois tipos - os prefixados (é possível saber o retorno no fim da aplicação) e os pós-fixados (o rendimento está relacionado com algum índice econômico). Os exemplos mais conhecidos são: Tesouro Direto, os CDBs e as LCAs.

Já com a renda variável, como o próprio nome

nas tendências ”

diz, o retorno financeiro varia o tempo todo. O principal exemplo é a bolsa de valores.

4. Entenda que tipo de investidor você quer ser Descobrir o tipo de investidor que você quer ser te ajuda a escolher investimentos mais alinhados com seus objetivos futuros. O seu perfil é construído com base em uma série de informações, entre elas, sua tolerância aos riscos do mercado e situação financeira.

Lembrando que essa análise pode ser feita por instituições financeiras sérias que têm interesse em oferecer produtos e serviços mais adequados às suas necessidades e expectativas.

5. Conheça os tipos de investimentos disponíveis Depois de conhecer seu perfil de investidor, fica

Você vai precisar de uma rede social para seu negócio e, mais importante ainda, vai precisar de um planejamento de postagens.

6. Descubra quanto consegue guardar Guardar dinheiro não precisa ser uma obrigação, mas estabelecer um valor mensal ajuda você a se tornar mais disciplinado e organizado. Por isso, um método conhecido que pode ajudar é a regra 50-15-35. Nela, você destina 50% da sua renda para despesas essenciais, 35% para gastos com lazer e estilo de vida e 15% para prioridades financeiras,

Erre. Cedo ou tarde você vai errar e é melhor que seja cedo, assim você tem mais chances de se recuperar fácil e tirar uma lição disso.

Defina uma data de lançamento do negócio e coloque num calendário, ter prazos e objetivos definidos é importante para a evolução do seu negócio.

22 RPemFoco
“ Pesquise sobre seus concorrentes, sobre o mercado, sobre seu produto ou serviço, entenda e fique de olho
6
7
8

como quitar dívidas, poupar ou investir.

Se você perceber que o percentual de 15% está fora da sua realidade, é só fazer um ajuste que caiba no seu orçamento.

7. Comece com valores baixos e com regularidade

A regra 50-15-35 é só um exemplo para te ajudar a ter uma meta específica, principalmente se você já é uma pessoa mais disciplinada ou já tem o costume de poupar. Mas, muito além do valor, o importante é dar o primeiro passo e não desistir, sempre tentando aplicar uma vez por mês.

O melhor é começar com pouco e, com o tempo, ir aumentando o valor conforme as suas possibilidades pessoais e o seu aprendizado com investimento escolhido. Por exemplo, no CDB, a partir de R$ 10, você já consegue fazer uma aplicação financeira.

8. Conheça aplicativos de investimentos

Um aplicativo de investimento é uma ferramenta útil para facilitar tudo o que você precisa ou pensa em fazer para o seu dinheiro render na palma da sua mão. Além de administrar os seus rendimentos, muitas opções permitem realizar outras tarefas dentro do sistema.

9. Monte uma reserva de emergência

A reserva de emergência é aquele dinheiro que te salva na hora dos imprevistos e te dá mais segurança para não passar por nenhum perrengue financeiro ou, até mesmo, ficar endividado. Além disso, ela pode ser um bom motivo para você começar seus investimentos.

Esses são apenas alguns passos que podem ajudar você nessa jornada, lembre-se que nunca é demais correr atrás de informações sobre o meio. Quanto mais conhecermos o mercado, melhor.

NÃO SE ESQUEÇA!

Não desista! Tudo bem se não der certo na primeira vez que tentar, o segredo é seguir em frente.

Essa jornada tem altos e baixos, se concentre no seu objetivo e mantenha por perto pessoas que te apoiam, que vão acreditar no seu projeto tanto quanto você.

EMPREENDEDORA DE SUCESSO

Giovana Pirotelli correu atrás de seus sonhos e, por isso, inspira todos nós a começarmos algo nosso, para conquistar nossa idependência financeira.

9

Registre cada pequeno passo que você toma, isso traz uma perspectiva completa do processo e te faz entender que essa é uma jornada sem fim, mas que é muito feliz e gratificante quando você faz o que gosta.

RPemFoco 23
Obrigada, Gi! Conheça a @use_seeds LEIA MAIS AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS SOBRE COMO SE DESENVOLVER Imagem:·Arquivo pessoal

GERENCIANDO EMOÇÕES

Lidar com as emoções não é nada fácil e todos nós sabemos disso. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso tempo, paciência, e muitas vezes, alguma ajuda externa.

O ambiente de trabalho e a faculdade são ambientes que constantemente testam nossos limites e nos tiram do sério, principalmente para nós jovens, mas isso não é desculpa para lidar com os sentimentos da melhor forma possível.

Para exercitar a inteligência emocional precisamos primeiro saber exatamente o que ela é. Segundo a psicóloga e professora da PUCPR Viviane Kubo, a conceituação mais alinhada com a ciência psicológica considera a inteligência emocional um conjunto de habilidades referente à capacidade de reconhecer e processar as próprias emoções e de entender de forma empática as emoções do outro, utilizando estes aspectos nas relações interpessoais e no processo de autoconhecimento e autogerenciamento.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

No ambiente profissional existem diversas dificuldades que afetam nossa saúde e sucesso na carreira. De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros são os mais ansiosos do mundo e isso, com certeza, causa efeitos negativos nas relações de trabalho.

Ter inteligência emocional evita se envolver com problemas interpessoais. Além disso, lidar com as emoções é um fator determinante para crescer profissionalmente de forma saudável.

Para interpretar feedbacks e refletir sobre o que precisa ser melhorado na sua atuação é imprescindível que você saiba lidar bem com os seus sentimentos. Outro ponto positivo é que desenvolver essa habilidade faz diferença na carreira e torna mais fácil que o profissional obtenha des taque e consiga conquistar seus objetivosDe acordo com a psicóloga Viviane Kubo, “a inteligência emocional é considerada um aspecto que é desenvolvido ao longo da vida, por meio da educação, das relações sociais e das experiências. Na vida adulta, processos de autoconhecimento com este foco, em especial a psicoterapia, são essenciais para o manejo das próprias emoções e no desenvolvimento da empatia em relação ao outro.” Desenvolver mais resiliência, se tornar mais empático e tentar manter uma postura positiva pode tornar sua vida profissional e ambiente de trabalho muito mais leve.

24 RPemFoco
O que você deve saber sobre inteligência emocional e como utilizá-la ao seu favor no ambiente de trabalho.

É fundamental deixar claro que muitas vezes o problema não é você, mas sim o ambiente no qual está inserido: “o problema não é necessariamente a questão da inteligência emocional, mas o próprio ambiente de trabalho” Viviane Kubo

Já ouviu falar em Burnout? Essa síndrome sempre esteve presente nos ambientes profissionais, mas na pandemia ganhou mais visibilidade. O burnout é uma síndrome relacionada ao esgotamento emocional no ambiente de trabalho. Cada vez mais evidente, e se tornando mais debatida entre os ambientes profissionais, a síndrome de Burnout surge após a pessoa passar por situações estressantes e desgastantes no trabalho. O excesso de responsabilidade e competitividade também são fatores determinantes para o surgimento dessa crise.

BURNOUT

Os principais sintomas dessa síndrome são exaustão extrema, dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia, desânimo, pensamentos de derrota e insegurança.

A prevenção do Burnout pode não ser tão simples, mas não é impossível. É fundamental acompanhamento psicológico e autoconhecimento para que a pessoa saiba definir estratégias que diminuam a pressão no ambiente de trabalho. Atividades prazerosas no tempo livre, descanso, fuga da rotina diária e principalmente conversar sobre os seus sentimentos podem ser mudanças extremamente significativas para evitar o esgotamento profissional.

DEMISSÃO SILENCIOSA

O quiet quitting, ou “demissão silenciosa’’, é um movimento que busca evitar o adoecimento e o esgotamento mental, por meio de limites mais definidos. Segundo o artigo publicado em 2022 por Taylor Telford do The Washington Post, apesar do termo difundido, o objetivo principal é um só: separar a identidade do trabalhador de sua função, deixando-o com mais tempo livre para investir em seu bem-estar. Ou seja, as pessoas que aderem à “demissão silenciosa” não são aquelas que vão responder mensagens sobre o trabalho ou ficar pensando em atividades para o próximo dia corporativo fora do horário de expediente. Essa mudança de cultura — em especial nos Estados Unidos — em relação aos famosos “workaholics” (viciados em trabalho), deve-se, principalmente, ao aumento dos casos de burnout durante a pandemia de covid-19. Com o home office, funcionários acumularam funções e as fronteiras entre descanso e trabalho foram desfeitas.

Conforme demonstra a reportagem do The Washington Post, essas tendências são mais fortes entre jovens adultos das gerações millennial e Z, que buscam reescrever as regras nos locais de trabalho. Entrando no mercado após recessões e uma pandemia, há uma insatisfação geral com oportunidades de emprego precárias, insegurança e excesso de trabalho sem o devido reconhecimento.

RPemFoco 25
‘‘O problema não é necessariamente a questão da inteligência emocional, mas o próprio ambiente de trabalho’’
Redes Sociais de Viviane
Viviane Kubo

EVENTOS UNIVERSITÁRIOS: UMA NOVA PERCEPÇÃO

Quando pensamos em lazer, as festas e baladas são os tipos de atividades mais procuradas pelos jovens, em especial os universitários e recém-formados. Após a Pandemia da Covid-19, esse público se tornou mais exigente e elevou o padrão das festas, a fim de “tirar o atraso” e viver tudo o que deixaram de viver nos anos de 2020 e 2021.

A publicitária e produtora de eventos Amanda Mylena dos Santos trabalha na empresa Formô e conta que precisaram atualizar o conceito das “choppadas” (festa clássica do meio universitário).

Ela explica que “o conceito de choppada mudou muito de uns tempos para cá. Antes, qualquer lugar era lugar para fazer choppada, qualquer DJ ia animar a galera. Hoje em dia, se você não tiver uma atração nacional, já não é considerada uma choppada.”

“Porque para você vender o ingresso e para a pessoa ter o interesse de ir à sua festa, você tem que

ter uma bebida boa, você tem que ter um diferencial, ou na decoração, ou na temática do evento, ou você tem que ter uma atração muito boa.”

Amanda conta que isso acaba os limitando, porque precisam estruturar muito mais um evento do que antigamente, que bastavam pegar um lugar, bebida barata e jogar todo mundo lá, e, mesmo assim, o evento tinha alta procura, as pessoas optavam por ir e estar com seus amigos. Atualmente, além de um bom lugar e bebidas de marcas boas, são fatores importantes para o alcance do público: atrações de reconhecimento nacional, decoração, temática, mesmo que, para isso, precisem pagar um valor mais alto no ingresso.

A temática dos eventos é como se fosse um combustível para a venda da festa. Quando abrimos uma rede social de divulgação e vemos uma identidade visual bem-feita, postagens que chamem atenção e estejam claras, automaticamente surge a vontade de participar. Os ingres-

26 RPemFoco
Veja quais são as tendências, o que os jovens estão curtindo e fique por dentro das novidades do setor.
Arquivo pessoal

sos em eventos que atingem esses critérios costumam esgotar em poucas horas, assim como os de shows de cantores e bandas internacionais.

Um exemplo prático desse formato de evento foi o Muvuca Festival, que ocorreu no dia 13 de agosto de 2022, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. O evento contou com a participação de treze mil jovens, que se divertiram ao som de Dennis DJ, Luísa Sonza e atrações locais como a bateria universitária Liga CWBU e DJs curitibanos.

Nós, da RP em Foco, conversamos com alguns jovens durante o evento e pudemos perceber que eles estão realmente curtindo esse novo padrão de evento.

Com a aproximação da Copa do Mundo 2022, empresas já estão se organizando para integração dos torcedores com suas marcas, em especial as casas de festas e produtoras de eventos. Durante a Copa do Mundo de 2018, aconteceu o evento “Arena nº 1 Brahma”, com a transmissão dos jogos em um telão na Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo Guimarães), seguida do show de grandes artistas nacionais (como Fernando e Sorocaba, Natiruts, Thiago Brava, Iza e Jetlag).

A Brahma deixou sua marca registrada nos curitibanos, com um evento de alta capacidade, com entrada gratuita, mas com venda de bebidas e comida no local. A aposta foi alta, mas conseguiu atingir o objetivo de fortalecer a imagem da marca, trazendo novos consumidores no momento em que só teriam cerveja Brahma para consumir durante o evento, foi uma grande estratégia de marketing.

Com o sucesso do evento, muitas pessoas acaba-

ram ficando para fora do local por ter atingido a lotação máxima, então, produtoras de eventos pensaram e estão organizando programações parecidas para a Copa do Mundo de 2022. Um exemplo é o “Ginga”, evento realizado em parceria com a produtora CWB Brasil, terá o mesmo modelo, com transmissão do jogo e, posteriormente, shows nacionais, contando com a presença de Dennis DJ, Saulo, Menos é Mais, Bruninho e Davi, dentre outros artistas de nível nacional.

Sua diferença inicial da Arena nº 1 da Brahma é que ocorrerá a venda de ingressos e, a princípio, não está sendo patrocinado por nenhuma marca, porém está sendo bem comentado e esperado pelos jovens. A CWB Brasil é responsável por diversos shows na cidade, entre eles, os principais são de pagode, ritmo de sucesso com os jovens atualmente.

RPemFoco 27
Conheça o trabalho do Grupo Na Loukura:

TERAPIAS HOLÍSTICAS: ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO

Entenda como os diferentes tipos de terapias holísticas podem ser uma alternativa aos métodos tradicionais para quem busca encontrar o equilíbrio

Ao longo da história da humanidade foram descobertas e exploradas diversas formas de auto cuidado. A saúde deixou de ser apenas sinônimo de bem-estar físico, e começou a se relacionar também com o conforto mental e social. Nesse contexto de transformação, as terapias holísticas ganharam força e respaldo científico. e podem fazer parte do tratamento de diversas doenças.

A Terapia Holística é um conjunto de terapias com berço na medicina oriental, que carregam conhecimento prático e científico. Tem como objetivo promover a cura e auto conhecimento, a partir de métodos de relaxamento, alívios de pontos específicos do corpo, mudanças nos hábitos de vida e de energia. . As terapias holísticas consideram a saúde em todos os aspectos, mental - emocional - físico - espiritual - social. São totalmente naturais, acessíveis e preventivas. E são baseadas na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado. Existem muitas terapias que constituem a Terapia Holística.

O importante é sabermos que cada uma delas tem suas particularidades, com benefícios próprios e agindo de maneira diferente para cada pessoa. Mas há um ponto em comum que as une: sua fundamentação no Holismo. O entendimento de que cada ser humano é único e multidimensional, e que o cuidado deve alcançar todos

os aspectos fundamentais que o constituem para que assim tenhamos saúde, tranquilidade e qualidade de vida.

Separamos alguns métodos para você que busca os benefícios citados:

TERAPIA FLORAL ALQUÍMICA

É um método que utiliza fórmulas naturais, que aproveitam o poder da flora e minerais em toda sua complexidade, onde são extraídas a energia vital das plantas por meio de técnicas específicas, com a finalidade de resgatar a conexão à sua própria natureza e equilíbrio humano.

CROMOTERAPIA

É uma técnica de tratamento terapêutico por meio das cores. Utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, podendo gerar sensação de bem-estar e aliviar sintomas de algumas doenças.

ACUPUNTURA

A acupuntura é um tratamento milenar com origem na China, que consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos de confluência energética e atua sobre os nervos. É usada, principalmente, no alívio de dores e relaxamento, sendo extremamente eficaz no tratamento de dores crônicas e doenças ósseas e musculares.

ARTETERAPIA

Nessa técnica, o arteterapeuta conduz as sessões trazendo diferentes técnicas artísticas, como desenho, colagem, música e dança. Utilizadas como ferramenta de expressão, o processo permite olhar para si e para o outro, aceitando os medos para então, observar e unir os sentimen-

28 RPemFoco

tos e sensações do inconsciente, a partir de experiências artísticas.

MEDITAÇÃO

Meditação é a conexão com o presente, com seu

interior e com o Universo. É uma prática que traz consciência sobre nós mesmos. Pode ser usada para relaxamento, ter insights, atenção plena, e até mesmo visões e conexão com alguma questão particular. O melhor jeito de começar a meditar, é através de meditações guiadas personalizadas, que te transportam direto ao seu inconsciente para encontrar resposras guardadas.

ENTREVISTA COM TERAPEUTA

Conversamos com a alquimista Dáfine Zielinski, terapeuta do método alquimia floral, formada pela Escola de Alquimia Contemporânea para entender um pouco mais sobre seu método. Dáfine salientou a importância da busca pelas terapias para a manutenção da mente e busca pelo auto equilíbrio. Além disso, reforçou que a terapia não deve ser considerada apenas nos momentos em que existem problemas, e sim utilizada como uma aliada na jornada do autoconhecimento.

Ela utiliza o método Terapia Floral Alquímica. Mãe de muitas ciências que, com o tempo, foram segmentadas como química, astrologia e até a medicina alopática, a Alquimia nasceu na Idade Média. O principal objetivo da terapia trata-se da busca pelo autoconhecimento, resgatando sua essência que muitas vezes são camufladas por medos e inseguranças. Eliminando barreiras que muitas vezes impedem nossas transformações interiores.

“A terapia não deve ser considerada apenas nos momentos em que existem problemas, e sim utilizada como uma aliada na jornada do autoconhecimento.”

Os florais são responsáveis por atuarem em nossa memória energética e trazerem para a consciência padrões comportamentais indesejados, dando suporte físico e emocional durante o processo terapêutico. Eles também combinam o alinhamento áurico entre as plantas e o ser humano, atuando na causa do problema. O tratamento começa com a análise do Mapa Astral do paciente. É ali que o Alquimista consegue entender os desafios e potencialidades da pessoa. Depois da consulta e entendendo quais são as principais necessidades do indivíduo, inicia-se o tratamento personalizado.

Na terapia floral alquímica os florais são manipulados de acordo com a necessidade de cada paciente.

RPemFoco 29
Acervo pessoal: Dáfine Zielinski

TURISMO EM ATÉ 3 HORAS

Descubra os melhores lugares para visitar nos arredores da capital paranaense.

Sabemos que o turismo em Curitiba é muito rico e que sempre há algo novo para descobrir, mas ás vezes tudo que precisamos é aquela sensação de viajar e fugir um pouco de casa, né?

Pensando nisso, reunimos 7 dicas de viagens com uma curta distância de Curitiba . A ideia é ser um passeio bate e volta, ou num fim de semana, que você consiga ir de carro viver as experiências. Então anota aí:

30 RPemFoco
Margraf Celso Margraf

Colônia Witmarsum, Um pedaço da Alemanha perto de Curitiba

Localizada no município de Palmeira, a Colônia Witmarsum fica a cerca de 60 km de distância da capital do Paraná. A comunidade, que possui em torno de 2.000 habitantes, remete aos pequenos vilarejos alemães. A arquitetura, a culinária e os costumes da colônia possuem traços germânicos que são herança dos imigrantes que chegaram no século passado e se firmaram no local.

Conhecida como um dos principais destinos de Ecoturismo no Brasil, a Ilha do Mel fica localizada a cerca de 1 hora e 45 minutos de Curitiba. Para chegar até lá você deve ir de carro até um dos pontos de embarque, em Paranaguá ou Pontal do Sul, e pegar a barca que te levará até o lado escolhido da ilha.

A ilha é dividida entre Brasília e Encantada e, para transitar de um lado ao outro, você pode ir de barca, o trajeto é rápido e há pontos de vendas em ambos os lados. Outra opção é pela trilha, mas, nesse caso, atente-se com a maré, chuva e escuridão, pois esses fatores podem deixar o trajeto perigoso.

Visitar a Colônia é uma ótima recomendação de passeio estilo bate e volta para os que desejam fazer algo diferente no fim de semana. A região possui diversas fazendas com atividades para crianças e adultos, restaurantes, cafés coloniais e cervejarias, além de diversas pousadas para os que desejam passar mais de um dia.

E claro, não deixe de passar no Museu de História Witmarsum para conhecer e entender sobre a vida na Colônia, lá é possível encontrar um acervo com documentos e imagens dos imigrantes, além de mobílias e outras peças dos antigos moradores. Fundado em 15 de setembro de 1989, o local é situado em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e o valor da entrada é de R$5,00.

Ilha do Mel, Um paraíso no litoral

Em Encantada está localizada a Gruta das Encantadas, o Buraco da Sereia e a Toca do Raul, com a meleca, bebida típica da região. Já em Brasília temos o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, além de uma extensa faixa de areia.

Próximo à ilha fica localizada a Baía dos Golfinhos. Os passeios de barco são vendidos nos dois lados, com a promessa de que se não vir golfinho, não paga!

Ambos os lados possuem pousadas, restaurantes e barzinhos, sendo fácil achar uma hospedagem que encaixe nas suas necessidades, mas um passeio bate-volta é muito enriquecedor também!

Lapa, Centro histórico e cultural

Sendo uma das cidades mais antigas do nosso estado. A Lapa pertence à região metropolitana de Curitiba, ficando a apenas 65 km da capital paranaense (cerca de 1 hora e 20 minutos).

RPemFoco 31
Fagner Martins Zivigicoski Dalbano

Sua origem é por meio da passagem dos tropeiros na região.

Se você gosta de um passeio cultural, voltado a conhecer mais sobre o Paraná e seu passado, a Lapa é o lugar certo pra você. O Theatro São João; Museu Histórico; Casa da Memória; Museu das Armas; Casa Lacerda e Panteon dos Heroes são os pontos mais visitados, cada um contando um pouco sobre a vida na antiga cidade, o Cerco da Lapa e a época dos tropeiros.

A cidade conta com uma grande variedade de restaurantes, sendos o Espaço Único, Lipski Restaurante e O Casarão os mais visitados.

Prudentópolis, Terra das cachoeiras gigantes

Possuindo as maiores cachoeiras do sul do Brasil, além de diversos canyons e quedas d’água, Prudentópolis está localizada a 2 horas e 40 minutos de Curitiba, e é considerada uma cidade ucraniana no Paraná.

que foi ocupado por holandeses no início do século XX e atualmente conta com aproximadamente 25.000 habitantes.

No ano de 2011, foi inaugurado o Parque Histórico de Carambeí, museu a céu aberto que tem como propósito manter viva a memória e o legado dos imigrantes holandeses que habitavam a região. Sendo considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil (ocupa uma área de 100.000 metros quadrados), o parque é uma réplica de uma vila de colonos da época em que aqui se estabeleceram.

As quedas d’água que mais se destacam são o Salto São Francisco, Salto São João, Salto Barão do Rio Branco e os Saltos São Sebastião e Mlot que ficam frente a frente.

Nossa dica é que faça sua visita na época da Páscoa, assim, além de se aventurar no turismo aventureiro, você pode conhecer a típica festividade pascal ucraniana, momento em que os traços da etnia ficam ainda mais evidentes. As caprichosas decorações, as danças, o jejum, as missas e a bênção dos alimentos são algumas das tradições culturais mantidas pelos descendentes ucranianos.

Parque Histórico de Carambeí, Museu a céu aberto

Localizado a cerca de 2 horas de Curitiba, Carambeí é um município no interior do estado

O local é dividido em cinco alas: A Vila Histórica, a Casa da Memória, o Parque das Águas, o Centro Cultural Amsterdã e o Centro de Exposições. Cada uma das construções está repleta de artigos daquele tempo, sendo a maior parte do acervo do museu doada pela comunidade dos imigrantes. São utensílios diversos e variados que tornam a visita ao museu uma verdadeira volta ao passado.

O Parque abre de terça a domingo das 10h às 17h e conta com espaços gastronômicos que oferecem culinária típica holandesa em um espaço aconchegante.

Fica nossa recomendação para que faça sua visita No natal, todo o local fica decorado, uma vista deslumbrante

Cânion e cachoeira do Rio São Jorge em Ponta Grossa, Aventura e belezas naturais

32 RPemFoco
RcriStudio
viagens e caminhos Divulgação Parque Histórico de Carambeí

Numa distância de aproximadamente 1 hora da capital paranaense, Ponta Grossa possui inúmeras atrações naturais e é uma excelente opção de passeio para os que gostam de natureza, passeios ao ar livre e belas paisagens.

O Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge é um parque de conservação de propriedade particular que possui diversas quedas d’água, piscinas naturais, cachoeiras, formações rochosas e paredões propícios à prática de rapel para os aventureiros. É uma ótima recomendação para acampar e passar o final de semana ou apenas o dia. O local possui uma infraestrutura que suporta uma boa quantidade de pessoas. Áreas de camping, churrasqueiras, mesas, banheiros com chuveiros quentes e um pequeno restaurante podem ser encontrados no parque.

Vinícola Araucária, Paraíso para os amantes do vinho

A vinícola Araucária está localizada a 40 minutos de Curitiba, o acesso é fácil, mas para um melhor aproveitamento de toda a experiência do local, recomendamos que você busque transportes alternativos. Lembre-se: Se beber, não dirija.

Para te ajudar a conhecer melhor cada um desses lugares, conversamos com a Josie e o Paulo, que produzem conteúdos para as redes sociais sobre o turismo no Paraná.

- Para vocês, qual a melhor parte de viajar?

Para nós, viajar é ser livre, tem muito mais intensidade nos momentos que você vive, porque você sai da sua rotina, se coloca em situações diferentes, se deixa conhecer coisas novas, talvez no seu dia a dia você não ia querer fazer alguma coisa ou outra, experimentar uma comida ou outra, mas quando você está viajando, você se permite mais e vive muitas coisas diferentes, memórias, conhece pessoas novas, então viajar é isso, se permitir ter experiências que você não teria na sua rotina.

- O que não pode faltar em uma viagem bate e volta?

São oferecidos passeios guiados pela vinícola, onde você pode aprender sobre o processo de produção e participar de uma degustação com dicas para a melhor apreciação. Os passeios são feitos com reserva. No local há um restaurante que serve comidas típicas.

Anualmente ocorre a festa da Vindima no local, celebrando a colheita do ano e seguindo a tradição da pisa das uvas, no inverno acontece a Sapecada, com queima de pinhões na fogueira.

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de lugares. Agora abasteça o carro, pegue a água, cachecol ou protetor solar e vá se aventurar.

Numa viagem bate e volta, se você estiver de carro, não pode faltar um extra em dinheiro, alguma peça extra de roupa caso aconteça uma mudança de clima, carregador portátil para o celular, protetor solar, independentemente da estação, e eu também gosto sempre de levar alguma comida e água.

RPemFoco 33
“Nós dois, separadamente, sempre gostamos de conhecer lugares novos, experimentar coisas novas, aí nos conhecemos e unimos isso.”
Rostislav sedlacek Acervo pessoal

Fatos

Deseja fazer o download do arquivo e receber o conteúdo imediatamente?

notícia.pdf Sim! Não. Prefiro esperar chegar nas bancas.

O jornalismo passou por atualizações e a PUCPR acompanhou essas mudanças.

A FATOS Narrativas Midiáticas conta com uma estrutura pioneira, considerada uma das melhores do Brasil, para desenvolver conteúdos jornalísticos de várias formas. Não é a toa que o portal tornou-se bicampeão da categoria "jornal/revista laboratório online." Se deseja trabalhar com o melhor do jornalismo, venha para PUCPR.

Célula: vencedora de dois prêmios na EXPOCOM 2022.

oragênciauniversitáriadoBra

m e l h

agência célula

s i l -

mocopxe 2018- 2022

De uma agência experimental, o que se espera é ganhar experiência. Mas, aqui, também se ganha prêmios.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.