6 minute read

Lado veg da vida

Next Article
Cidades de sucata

Cidades de sucata

Considerada por muitos um estilo de viver, a dieta vegetariana estrita conquista seu espaço e atinge um público cada vez maior

Gabriela Fialho, Julia Baggio e Monique Benoski

‘‘Oveganismo (Alimentação Vegetariana Estrita) é um estilo de vida que ultrapassa as vertentes de ter uma base de alimentação saudável e foca em extinguir das nossas vidas todas as formas de exploração aos animais.” É assim que Tatiana Velozo, estudante de Administração de Empresas e “vegana para a vida”, como ela mesma se denomina, conta um pouco mais sobre suas escolhas. Vegetariana desde os 8 anos, Tatiana diz que vive muito bem com todas as suas restrições alimentares e jura de pés juntos que mantém sua dieta veggie há 10 anos.

Vinda de uma família de carnívoros fanáticos, que não deixam de fazer um churrasco aos domingos, lutou contra esses valores e hoje sua família abre um espaço na churrasqueira para seu churrasquinho veggie. “Os domingos na minha casa ficaram muito mais ‘a minha cara’. A gente consegue agradar todo mundo, minha família, que ama carne mal passada, até pega uns pedacinhos da minha carne vegana”, conta.

O assunto que antes era tratado com anormalidade, agora virou tema da área de comportamento. A dieta vegana, por exemplo, atravessa os limites da alimentação e entra no campo da filosofia de vida. Por motivos éticos, os veganos não consomem ou vestem nada de origem animal em nenhuma área de suas vidas. Alimentação, vestuário ou qualquer outro tipo de atividade que envolva sofrimento animal são excluídos de suas rotinas.

Fabiana Muniz foi a grande responsável por inserir Tatiana no mundo vegano. Hoje, as duas aguentam juntas as piadinhas e implicâncias dos amigos. “Conheci a Tati em um encontro de amigos em comum, acabamos pedindo o mesmo prato, que era o único que seguia a nossa dieta. Na época, ela era apenas vegetariana. Acabei contanto um pouco sobre a filosofia vegana e aos poucos ela foi seguindo

a dieta também. Hoje, trocamos várias receitas e pensamos até em abrir um negócio juntas na área.”

“Os domingos na minha casa ficaram muito mais ‘a minha cara’.” Tatiana Velozo Comércio

Curitiba é umas das capitais brasileiras com maior número de veganos. Cada vez mais estabelecimentos oferecem opções de pratos feitos exclusivamente com ingredientes de origem

crédito: Monique Benoski

Hambúrguer de beterraba, pasta de dente vegana e sorvete veggie.

vegetal. Pensando na dificuldade que tinham para encontrar esses produtos, Caroline Ferreira e Tatielle Jorge decidiram criar a Veg Veg – Empório Vegetariano. A primeira conta que era muito complicado morar sozinha, trabalhar o dia todo e ainda ter de cozinhar diariamente. “E na rua, o que nos salvava era praticamente só açaí e batata frita”, comenta.

A Veg Veg é um espaço vegano, porém, as empresárias deixam bem claro que a filosofia da loja sempre foi ser um espaço acolhedor e aconchegante para todos os públicos e, principalmente, um local sem julgamento, no qual um cliente “não vegano” pode entrar, conhecer os produtos, entender o que é o veganismo e se sentir “em casa”.

Uma das referências para a criação do estabelecimento foi o mercado Vegans, na Alemanha, que é segmentado em diversas classes de produtos para veganos, incluindo roupas, calçados, alimentos congelados, vegetais e até uma lanchonete. Pensando nessa diversidade, faz um mês que a Veg Veg trouxe mais uma novidade para Curitiba, a lanchonete Veg, que traz um cardápio selecionado com muito carinho pelas duas amigas. “Foi um sonho realizado. Agora os nossos clientes podem experimentar os alimentos já preparados”, conta Caroline.

crédito: Monique Benoski

Saúde

Qualquer estilo de alimentação que um indivíduo escolha para seguir regularmente traz pontos positivos e negativos. Existem alguns mais saudáveis e outros nem tanto, porém, nenhum tipo de dieta será livre de prejuízos. Sempre que algum alimento é retirado do cardápio, a falta de nutrientes pode alterar o metabolismo. No caso do veganismo não é diferente. Como são retiradas da rotina as proteínas completas, como a carne, e a vitamina B12, que vêm do leite e dos ovos, o corpo fica sem receber esses nutrientes por completo.

Segundo a nutricionista e autora do livro A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer, fazer exames laboratoriais são necessários para verificar o nível dessa vitamina no organismo. Em seguida, é preciso fazer uma suplementação com um profissional da saúde. Todos os outros nutrientes a alimentação vegetariana estrita consegue suprir.

‘’A retirada da carne, do ovo e dos lácteos pode ser feita sem problema nenhum, porém, é importante reajustar os nutrientes durante o dia para que a alimentação fique equilibrada’’, explica Astrid.

Para a nutricionista Camila Malucelli, é sempre importante pensar na saúde e em uma alimentação completa com os nutrientes que o nosso corpo precisa. Não importa a dieta ou estilo de vida que a pessoa segue. O principal

Caroline Ferreira e Tatiele Jorge - Proprietárias da Veg Veg.

Paula Abraão: “Escolhi ser vegana após começar a entender o que acontece com os animais na base de uma cadeia alimentar. Acredito que a vida dos animais tem a mesma importância que a nossa. Mas são questões de escolhas e respeito a elas. ”

Gabriel Borges: “Mesmo Curitiba sendo um polo forte do veganismo, há um tempo era muito complicado encontrar produtos veganos de qualidade. Já passei muito tempo a base de coxinha veggie, mas nunca abri mão da minha escolha. ”

Leonardo Barrozo: “Grande parte das pessoas não entende o que é o real significado do veganismo. Sempre generalizam ser veggie com ser vegetariano. Pensam que apenas não como carne de origem animal e ponto final, mas não julgo. ”

é sempre ter uma dieta balanceada e diversa. ‘’Podemos fazer isso com acompanhamentos de profissionais da área e sempre pensar que nosso corpo funciona como um aparelho que precisa de diferentes cargas, que vêm a partir da alimentação’’, afirma.

Segundo a posição da American Dietetic Association (ADA), a alimentação vegana é indicada para qualquer tipo de pessoa. “A alimentação vegetariana apropriadamente planejada, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem proporcionar benefícios para a saúde, bem como a prevenção e o tratamento de certas doenças. Bem planejada, a alimentação vegetariana é apropriada para indivíduos durante todas as fases do ciclo de vida, incluindo gravidez, lactação, infância, adolescência e também para atletas”, defende a entidade.

Serviços

Para mais informações sobre produtos orgânicos, em Curitiba existem 14 feiras ao ar livre durante a semana, confira no site da Prefeitura de Curitiba.

Veg Veg – Empório Vegetariano: Praça General Osório, 333. Galeria Osório – Loja 11 – Centro – Curitiba.

Sunny Cakes – Cupcakes Veganos –

/sunnycakesvegan

Doces e Cores – Confeitaria Vegana –

/docesecorescuritiba

Bolo de Café com Bolo – Quitute Vegano

This article is from: