2 minute read

Profissão: Blogueiro

Com o crescimento da internet, os blogs deixam de ser apenas hobbie e se tornam fonte de renda

Daniela Gusso, Dayanne Wozhiak, Luciana Prieto e Marina Creplive

Ainternet dominou o mundo nos últimos anos. Segundo o Ibope de 2015, o Brasil pode ser considerado o 5.º país mais conectado do mundo, com mais de 77 milhões de usuários. Neste cenário, muitas pessoas lançam um novo olhar sobre o assunto, ultrapassando o entretenimento e utilizando rede como ferramenta de profissão ao compartilhar gostos, dicas e a vida pessoal com um público que parece ser infinito.

Foi por volta do ano de 2010 que os blogs se tornaram relevantes, segundo Luísa Barwinski, especialista em Marketing e em Novas Tecnologias em Jornalismo. Segundo ela, as empresas perceberam nessa época que poderiam utilizar essas plataformas como uma forma de divulgar uma marca por meio de word of mouth marketing (marketing de boca a boca). Isso porque os blogs são importantes formas de conversar com um público-alvo bem delimitado, que pode, inclusive, ser o mesmo ou similar ao da empresa que nele investe.

As três irmãs curitibanas Bárbara, Débora e Júlia Alcântra decidiram criar um blog quando a internet ainda não era esta febre atual e o assunto era de um gosto comum às três: a moda. Nisso, nasceu o Tudo Orna. “A maioria das pessoas já comentava nas nossas fotos: ‘Que marca você esta usando?’, ‘Que sapato bonito?’, nas minhas imagens e das minhas irmãs”, lembra Débora, que é a filha do meio entre as três.

Sem pretensão de levar para o lado profissional, o blog começou a crescer aos poucos e se tornou um dos pioneiros em falar de moda do Brasil. Foi só quando os convites para participar de eventos começaram a se intensificar que as irmãs perceberam a oportunidade de um retorno financeiro, atuando tanto com presenças especiais quanto como fontes para matérias. “A gente demorou muito tempo, muito esforço e muita dedicação para ter um reconhecimento no mercado de moda”, afirma Débora. Atualmente, o Tudo Orna engloba as formações das três e representa 100% da renda financeira das irmãs e sócias: Bárbara é designer de produto, Débora, relações públicas, e Júlia é designer de moda e estudante de Design.

Além da plataforma de blog, o Tudo Orna ainda ganhou mais espaço. O trio também criou a grife de bolsas Orna Concept e o aplicativo para edição de fotos profissionais. Fechando a lista, elas ainda são muito procuradas para dar palestras e workshops.

deboralcantara

Além do Tudo Orna, a blogueira Débora Alcântara é administradora do Instagram @apartamento.33

Doce

O primeiro tour gastronômico de doces em Curitiba é fruto da internet. Criadora da novidade na cidade, Ledinara Batista percebeu a oportunidade ao constatar que os posts em seu blog – o Férias Now! – que davam dicas sobre lugares onde comer doces, atingiam números

This article is from: